DEU SAUDADE…

SÃO PAULO (abstinência) – Cacilda, acho que estou mesmo com falta de corrida no sangue. Não começa campeonato nenhum! Estimulado pelo blogueiro Valdir Procópio, que tem um Calibra e me mandou vídeos sobre a cereja do bolo da Opel, acabei caindo nessas imagens aí embaixo, de DTM e ITC.

Deu muita saudade dessas corridas, as melhores de carros de turismo de que tenho lembrança (e para agradar o Procópio, ok, os Calibra eram os mais belos). Notem a pauleira que era, e como tinha público, e piloto bom.

Semana retrasada entrevistei o Max Wilson (vai ao ar no “Limite” da ESPN Brasil na semana que vem) e ele falou muito sobre aquela prova de 1996 do ITC em Interlagos . Vale a pena esperar para vê-lo contando sobre a corrida, e como seu desempenho lhe abriu portas pelo mundo. Enquanto isso, fiquem com o clipe abaixo, para ver o que é corrida de verdade e o que é envolvimento real de fábricas com competições.

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
15 anos atrás

Flavio, quando essa entrevista vai pro ar?? assisti ao Limite essa semana (9 a 13/02) e não vi….

abs!

Wankel
Wankel
15 anos atrás

Assista o penultimo top gear de 2008 que tem uma parte em comemoração aos 50 anos do BTCC com acidentes e melhores momentos.

DINO
DINO
15 anos atrás

Foi a minha primeira falta no emprego em mais de trez anos , faria tudu de novo.Foi a coisa mais lind auq eu ja vi .

Junior
Junior
15 anos atrás

Inesquecíveis. E eram transmitidas pela Manchete, com o Edgar de Mello Filho narrando. Lembro de uma que convidaram uma mulher que corria de Turismo Italiano, acho que era Tamara Vidale o nome, ela não aliviava, guiava demais no meio dos marmanjos

Rafael Schettini Dantas
Rafael Schettini Dantas
15 anos atrás

Vou definir o vídeo e a categoria em apenas uma palavra: FANTÁSTICA!!!
Pena que no Brasil não é televisionado para TV aberta e a Stock (que é a categoria televisionada) não chega aos pés da DTM.

Eric
Eric
15 anos atrás

Bruno Mantovanelli……pelo amor de Deus……..esse video é de 1995…….esse ITC eram carros com motor V6 bi-turbo em alguns casos……

E outra,se vc achar uma BMW nesse vídeo acima,como o Meianov do FG e dou de presente para vc.

Não confunda ITC que significa International Touring Championship com BTCC,WTCC……..ou DTM……..

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
15 anos atrás

Eric, os carros do ITC tinham motores de 2 litros, portanto a BMW 320i era igual a 325i, porém com motor 2 litros.

Eric
Eric
15 anos atrás

Só complementando….campeão da temporada….a corrida aqui em SP foi a final de não me engano do ITC.

Eric
Eric
15 anos atrás

Ao Marcelo…..o Calibra era tão ruim que foi campeão aqui em SP.

Ao Bruno Mantovanelli….BMW 320?????

Ângelo
Ângelo
15 anos atrás

Galera, que dia vai ser a entrevista do Max Wilson no Limite?
Me digam dia e hora!! rs.
Obrigado.

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
15 anos atrás

Eu estava em interlagos nessa corrida! Foi fantástico, aquelas Mercedes, Alfa 155, Calibra, BMW 320i, andavam muito e eram lindas… que saudade….
Eu fui pra ver os carros, nem sabia que tinha brasileiro no grid, quando ouvia que o Max Wilson estava na frente nem imaginava que ele era brasileiro, Max Wilson parece nome de estrangeiro, só depois fiquei sabendo..

Cláudio Cardoso
Cláudio Cardoso
15 anos atrás

Esse campeonato já foi o melhor do mundo em relação a carros de turismo. Depois que Alfa e a Opel se retiraram perdeu um pouca da graça. Mas ainda continua sendo um dos melhores.

Edgard Filho
Edgard Filho
15 anos atrás

Flavio,

Obrigado pelo post, realmente é muito bom rever esses vídeos, de corridas que jamais esquecerei. Foi daí que surgiu minha paixão pelo Calibra e que me faz ser hoje um feliz proprietário desse cupê alemão.

Para quem gosta do Calibra ou tem curiosidade de saber um pouco mais sobre ele, acessem http://www.clubecalibra.com.br. Temos um forum bacana, com gente que entende muito de carro e automobilismo em geral, certamente ficaremos felizes em recebê-los!

Um abraço,

Edgard

Sandro - Rondonopolis - MT
Sandro - Rondonopolis - MT
15 anos atrás

Flavio, voce me fez voltar no tempo, lembrei na hora do Edgar narrando na tv manchete as corridas e reparei também que ele sumiu das emissoras, o que aconteceu com ele hein ?, o kara mandava muito bem nas narrações, sabia das marcas e detelhes tecnico e ainda falava tudo sem muita serimonia, “no popular” mesmo, tipo quando corriam os kara com mustang ele chamava as carangas de “chaleiras” se alguem batia ele fala que o kara dei uma “diaba”, e outras girias mais, só que muito legal a narração que ele fazia, eu gostava mitod e assistir a DTM com ele, hoje ta tudo muito sem graça, carros que nao são carros são “gaiolas”, pilotos sem sal, e narradores idem…. tudo dentro do padrao globo de babaquice… uma chatice só…….

Roger F
Roger F
15 anos atrás

Eu tenho até hoje todas as provas de DTM e ITC que a Rede TV transmitiu em 95 com a narração e comentarios do Edgard. Tudo em VHS.

Mandei até uma carta para o Edgard para parabeniza-lo pelas transmissões pois entender de automobilismo como esse cara eu nunca vi.

Jefferson Floriano, tem alfa 155 com V6 aqui no Brasil, procura que vc acha.

Roger
Roger
15 anos atrás

Eu tenho até hoje todas as provas de DTM e ITC que a Rede TV transmitiu em 95 com a narração e comentarios do Edgard. Tudo em VHS.

Mandei até uma carta para o Edgard para parabeniza-lo pelas transmissões pois entender de automobilismo como esse cara eu nunca vi.

mauricio
mauricio
Reply to  Roger
7 anos atrás

ola eu queria saber se vc tem ainda essas corridas do dtm que a manchete exibia e se tiver como faço pra conseguir com vc e as imagens estao boas? desde ja obrigado

Roger
Roger
15 anos atrás

Eu tenho até hoje todas as provas de DTM e ITC que a Rede TV transmitiu em 95 com a narração e comentarios do Edgard. Tudo em VHS. assisto até hoje!!!!

Jefferson Floriano
15 anos atrás

Adorava assistir a essa corridas, os Alfas, os Calibras e as Merças era relamente muito lindos, pemas que só as Merças vieram pra cá com o V6. Essa 155 com o V6 das 164 ficaria um foguete.

Romeu
Romeu
15 anos atrás

A categoria Turismo é duca!
E nessa fase então, com as Casse C, os Calibras, e principalmente as lidíssimas Alfas 155 – Martini.
Todos com pinta de carro de rua.
E a narração do Edgar era show.
Depois o carros foram se empetecando, cheios de apendices aerodinamicos, parecendo carreteras tunadas, perderam o charme.
Bons tempos.
Se eu procurar, devo ter alguns VHS gravados direto da TV.

Danilo Rizzo
15 anos atrás

Como é bom ver as 155 correndo… e como ganharam corridas de 94 a 98!!! Quantas saudades!!! Tenho uma 96 Elegance… Impecável depois de 6 meses de reforma… um carro confortável mas com um motor especialmente forte e de suspensão e dirigibilidade incomparáveis… de uma precisão assustadora… estou atrás da “mosca branca” agora… a 155 V6…

Arthur Cerri
Arthur Cerri
15 anos atrás

Essa Alfa vermelha é um dos carros mais belos já feitos!

MSM
MSM
15 anos atrás

Lembro com saudade até hoje de como era bom ver o DTM na Manchete com o Edgar narrando, era uma diversão total. Na época haviam várias marcas (não essa chatisse de hoje com apenas 2). Mercedes, Alfa Romeo, BMW, Opel, Ford Mustang , que na época corriam dois irmãos que só viviam batendo, e o Edgar os chamava de “irmãos metralhas”. O Keke Rosberg corria de Opel Calibra, torcia para ele, tanto pelo piloto como pelo modelo que era lindo. Aqui no meu bairro tinha um abastado com um Calibra vermelho, não tinha como não parar para ver o carro, um clássico lindo.
Se não me engano a Manchete transmitiu 2 temporadas, depois para variar parou (o tempo passa mas o desrespeito das emissoras continua vide a Rede Tv com a A1GP). Passou um bom tempo e o Edgar voltou na Record transmitindo o ITC (aí eu torcia para o Renault Laguna) que era o top da montadora e logo depois veio para cá (ainda vejo um rodando pelo meu bairro).
O Edgar dava um show narrando e comentando, ainda faz com perfeição na RaceTv (assistam se puderem a GT3) além de dar uma aula ele divertia, pelo modo como se expressava.
Hoje eu vejo com tristeza como o DTM acabou.
Houve um prova num circuito (não lembro o nome agora) mas ele era curto, tinha 2 retas com um grampo fechadíssimo entre elas, logo depois da largada, houve uma batida e metade do grid ficou neste grampo, uma tomada da câmera ficou no público e quando aconteceu o engavetamento todos levantaram para ver o que tinha acontecido, foi um forte acidente, mas ninguém se machucou. A transmissão da corrida era show, com câmeras internas, dava para escutar o um assobio dentro do carro, eu achava que era o turbo, mas o Edgar explicou que eram as engrenagens do câmbio que giravam muito rápido e apitavam direto.

Milton
Milton
15 anos atrás

+Rafael+, por favor, como que eu faço para entrar em contato contigo para ter uma cópia disso tudo que você tem?

Qualquer coisa, te deixo meu email: [email protected]
Gracias

Tito Neto
Tito Neto
15 anos atrás

Aaaaahhhh, as Alfas…

Andre Decourt
15 anos atrás

A DTM começou a passar na época da natimorta rede OM, que aqui no Rio tinha comprado a TV Corcovado antiga Record, e que depois virou CNT

Quanto começou a audi ainda corria com o modelo 200, a Mercedes com o 190 Evolution II e a BMW com a M3, era simplesmente fantástico e a pancadaria corria solto. Essa época já [e da transformação para a coisa sem graça que é hoje. Se usava monobloco mas as frentes já eram peças me material composto e voavam. Mas ainda era muito bom, depois a grana começou a avinagrar tudo e hoje é esse horros com dois carros, que não tem nada a ver com os de rua.

Renato A. Azevedo
15 anos atrás

O velho DTM era uma categoria maravilhosa, e ainda tinha a narração do grande Edgard Mello Filho, bons tempos!
E até 1993, havia uma prova no Nurburgring clássico, vejam que coisa linda:

http://www.youtube.com/watch?v=K7BlsqKecQc

Tem outros vídeos, cada um com as duas corridas dessa etapa. Era o melhor formato, com certeza.
E a corrida de 1996 em Interlagos foi a melhor que já fui assistir lá!
Abraços

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Rapaz esses Calibras conseguiam terminar alguma prova???

É um tal de perder roda,perder o caminho e motor pegando fogo sem fim!!!!

No GT4 meus carros favoritos são a Alfa 155 Selénia (Nannini acho) e tem uma Mercedes C190 Pretinha da Sonax… Belíssimos!!!!

Valdir Procopio
Valdir Procopio
15 anos atrás

Valeu Flavio por ter colocado no ar o vídeo, realmente as corridas de DTM com a narração do Edgard “pé no porão” de Mello Filho eram as melhores, eu fico aqui imaginando o que seria uma corrida de Fórmula 1 com sua narração.
Eu também sempre tive ressalvas quanto ao Calibra que nós tupiniquins tinhamos acesso, mas depois de comprar o meu há cerca de dois anos e ser morador do grande ABC e trabalhador na cidade de São Paulo, mis especificamente na Av. Ibirapuera, acho que o Calibra cumpre bem o seu papel com seus 150CV e fazendo 9Km/L com gasolina Pódium nos infindáveis radares fotográficos da cidade.

Paulo Sousa
Paulo Sousa
15 anos atrás

Merc serie C e Alfas as mais lindas. Opel Calibra é “bonitinho” apenas. Pena que para o Brasil só foram importadas as tranqueiras com motor 4 cil, e não tivemos aqui as V6 tração integral que existiam por lá…
Coisa semelhante se passa ao se comparar nosso Escort XR3 com o XR3 Cosworth, Focus RS contra o que temos aqui, Golf GTi com o que temos aqui… Pelo menos com Merc, BMW, Audi se tem aqui o mesmo que lá fora… mesmo que só acessível no mercado de usados.

Conde
Conde
15 anos atrás

Sérgio : A trilha sonora é : Speed com Billy Idol
Enjoy it !

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Essas corridas já eram excelentes e ficavam ainda melhores com a narração do Edgard Mello Filho. Também gostava das colunas que ele escrevia no Grande Prêmio. Quem sabe a CBA não organiza um campeonato desses daqui a 500 anos?

Fabio Tust
Fabio Tust
15 anos atrás

eu descobri essa DTM numas férias em Santa Catarina. Acho que era a Bandeirantes que tranmitia com um comentarista muito engraçado.
Realmente o espetaculo era lindo.

Como sou fordista tenho que perguntar… Aquelas corridas com Mondeos, que tinham até o Mansell correndo, era o campeonato ingles de turismo? Não tinha mondeo na DTM não é? Mesmo com o motor Zetec tendo sido desenvolvido na alemanha?

Don Victor
Don Victor
15 anos atrás

Q saudade desse tempo onde o Schneider humilhava a concorrencia com sua Mercedes… foram trocentos campeonatos conquistados…

Além de sua reluzente Mercedes flecha de prata da D2 / Warsteiner, e da Mercedes preta Sonax, os Alfinhas Martini eram tb mto lindos…

Oq me recordo eh q eu odiava as alfinhas vermelhas da selenia…. não sei se eh por culpa da ferrari q tanto odeio hehehee

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
15 anos atrás

sergio se eu não me engano quem tá cantando é Dave Mustaine do Megadeth.

Eu cresci amando esses carros, foi por causa deles que eu comecei a acompanhar automobilismo , principalmente as categorias Turismo.

Abreu
Abreu
15 anos atrás

Sérgio, Billy Idol música ” Speed ” , http://www.youtube.com/watch?v=vpgQcSYB9TU.

+Rafael+
+Rafael+
15 anos atrás

Eu sou um feliz proprietário de um Alfa 155 ITC/DTM 1:18 nas cores Martini Raing. Somplesmente o carro de corrida mais bonito de todos os tempos.

http://img502.imageshack.us/img502/7025/p1010432uh4.jpg

Vocês não sabem a cruzada que foi para achar isso.

E eu também tenho um review completo da temporada de 1994 narrado pelo Edgard Mello filho; além de várias corridas completas de 95, narradas pelo próprio.

Grande Edgard

Tampos marailhosos que não voltam nunca mais.

Renatov
Renatov
15 anos atrás

As 155 eram demais…minhas preferidas. O Larini guiava muito…

Sergio Balbino
15 anos atrás

Lembro que o Edgar falava das Audis, que tinham tração integral…

“Olha lá, olha o bico usando as quatro patas para sair do atoleiro…”

Ou algo assim…

“Anú errante”…

“Tomou uma piaba…”

Hilário!!!

Milton
Milton
15 anos atrás

Edgard Mello Filho atualmente narra provas na Race TV, além de apresentar programas nessa mesma emissora “internética”, e trabalha na equipe CRt que corre Maserati Trofeo e GT3.

Eu “aprendi” automobilismo( e graças a Deus eu pude dizer isso ao Proprio Edgard) vendo essas provas. Muito por acaso, fiquei sabendo que passavam, assim como nascar, na rede Manchete, essas provas, e isso foi logo após a morte do Senna, em 1994.
Me Apaixonei de imediato com tudo: os carros(Lindissimos), a narração do EMF(soberba, até estava comentando com o Rodrigo Mattar sobre essas lendárias narrações), e não parei mais de acompanhar.

Muitos desses carros são utilizados até hoje, e é possível ver no youtube vídeos da Alfa 155 de fábrica em provas de Subida de Montanha na Europa… Também, um rojão daqueles, câmbio sequencial, e AWD…Imagina o que não anda numa corrida dessas…

E, para terminar: ALGUÉM AÍ SABE SE DÁ PARA ACHAR PROVAS DESSA EPOCA NO YOUTUBE COM NARRAÇÃO DO EDGARD MELLO FILHO?
Pelamordedeus, se alguém souber, poste aqui no blog o link…

rodrigo
rodrigo
15 anos atrás

É bons tempos. Naquela época, os pilotos tinham onde correr. Além da F1, que tinha 26 vagas, tinha o DTM/ITC e a F-indy. Ambas com otimo nivel técnico, com fabricas envolvidas e com ótimos pilotos. Hoje as duas categorias estão sem grandes pilotos e com poucas fábricas envolvidas. E, pra completar, a F1 só tem 18 vagas.

Portuga
Portuga
15 anos atrás

A DTM dessa epoca era demais, as melhores corridas para se ver. Os Calibras e Alfas 155, Mercedes C, espetaculares, pois eram carros “iguais”, aos que tinham nas lojas, sem muitas frescuras e apendices, como a DTM atual e os novos “estoques”, que na realidade são gaiolas com casca de modelo de linha, a narração do Edgar era tecnica e hilária ao mesmo tempo. Cade o Edgar?

sergio
sergio
15 anos atrás

Boa tarde, Flavio.

Pode ser motivo de risada para muitos, mas, de quem é trilha sonora?
O tiozinho aqui agradece.
Abraços.

Jeba
Jeba
15 anos atrás

Nussss… essa Alfa 155 com patrocínio da Martini era uma coisa linda de ser ver…

Hugo Borghi Filho
Hugo Borghi Filho
15 anos atrás

Acho que a razão principal do sucesso da nossa Superclassic se resume justamente no fato de ser a única categoria “realmente” multimarcas do Brasil. Vide nossos grids.
Para matar as saudades com algo semelhante, basta assistir ao excelente programa (apesar da locução) Velocidad Sur no Speed Channel. Nossos “hermanos” dão um show de competência com suas inúmeras categorias, provas a cada final de semana por todo o país, e sempre com grids e público enormes.
Tava bom do Sr. Pinteiro dar uma pintada lá para ver como as coisas são (bem) feitas…
Hugo

Eric
Eric
15 anos atrás

E carrinhos de 1:18 de escala devo ter uns 3 da ITC….nothing else than spetacular…..

A minha C280 que esta em boas maos hoje,alem de ser prata tinha o adesivo D2 e Warsteiner….

Eric
Eric
15 anos atrás

Fui com certeza no templo…paguei uma grana para ficar la no setor”A”….simplesmente inesquecivel…..foguetes de fabrica com mais de 500 cv,a Mecca tracao traseira e os Calibras AWD…..se nao me engano viraram em interlagos em 1:28……ta bom ne….ha 13 anos atras….

Dai eu tirei a conclusao que turismo eh muito mais legal do que formula….e ate hoje penso assim…

Ramon Dias
Ramon Dias
15 anos atrás

A única semelhança que “nossa” Estoque tem com o DTM é quando há batidas múltiplas…de resto, tamo mal servido!

luis Rossi
luis Rossi
15 anos atrás

Alfas com patrocinio da Martini… Bons tempos que não voltam mais…

Ney
Ney
15 anos atrás

Tenho vários DVDs gravados dessas corridas, que eram a síntese do automobilismo. Com a narração do Edgar, então, era o máximo! Como eu xinguei a globo, com aquele imbecil narrando, quando existia o Edgar dando mole…

márcio x-burger
márcio x-burger
15 anos atrás

O Max Wilson toca turismo pra caramba….o cara deu um chocolate naquela ferrari que ganhou o gp cidade de são paulo, no final da oposta….pena que zuou a embreagem da fuca que ele tava tocando, ele teria levado o caneco pra casa, na boa.