MENU

Saturday, 21 de February de 2009 - 12:19DKW & cia., Foto do dia

FOTO DO DIA

SÃO PAULO (e a cor?) – Esta foto foi enviada pelo Carlos Alberto Torres, capitão do tri. Pertence ao acervo do Nelson Cintra. Trata-se da reedição carioca da famosa carretera Mickey Mouse da Vemag, um Belcar com entreeixos cortado em 22 cm, ótimo para pistas de rua. Segundo o Cintra, foi feito em Jacarepaguá em 1968 pelos irmãos Vicente e Edu Domingues. Essa foto foi tirada nos 1.000 Km da Guanabara de 1969, 40 anos atrás. Alguém se lembra desse carro e dessa corrida?

18 comentários

  1. não lembro da foto nem da corrida mas sou amigo do vicente e adorei achar essa foto

  2. Jorge says:

    Gostariada saber que Mauricia, é o mesmo que morou na estrada dos Três rios. 1l71 em Jacarepagua.

  3. Ingrid says:

    Como é o melhor carro do Brasil?

  4. jorge amaral says:

    Eu estava lá, pendurado no caminhãozinho da direção da prova junto com o Edson Novaes e o falecido Celso “Ladrão” meu finado cunhado que recebeu este apelido no “Rally da Integração” após “coletar” uns frizos de um Chevrolet 41( igual ao dele) que estava abandonado na estrada. Coisas dos “meninos do Girão.

  5. Flávio
    Pena que cheguei atrasado.

    Essa foto é mais uma daquelas muitas coincidências que acontecem em seu blog.

    Acredite ou não o Vicente Domingues, que não chega nem perto de um teclado de computador, havia me entregue algumas fotos dele pedindo se eu poderia escanear devido elas estarem ficando corruidas com o tempo e ele não possuir os negativo das fotos.

    Bem, entre outras que ele me entregou está justamente essa e mais duas dele com essa carretera DKW, numa delas num pega bonito no S com Maurício Chulam de VW preparado pelo Rainer Reuther, como bem falou Vicente Miranda.

    Joaquim

    Sua suposição foi certa, se não tivesse conversado com o Vicente hoje após ver a foto aqui pra saber mais detalhes, com certeza minha suposição seria a mesma que a sua. Pois o Patinho Feio andava mais que a carretera DKW.

    Vou tentar transpor o que ele me relatou: essa foto e as outras que falei foram tiradas nos 1000 km da Guanabara 1969.

    Acontece que Alex teve problemas com o Patinho Feio no treino classificatório, por isso ele havia ficado em último lugar na classificação.

    O Vicente ficou ou em 18 oitavo ou 19 nono lugar nesse treino, lembra-se que rodou 1m 45s e uns quebradinhos.

    Ele correu em dupla com Roberto Cerqueira, esse era piloto de Fórmula Vê, infelizmente não me lembro dele.

    Vicente falou que eles chegaram em 11 lugar na geral.

    Disse-me que essa foi a única corrida que o rapaz fez de carro sem ser F-Vê.

    Disse que não correu com o Carlos Eduardo Domingues,”Edú”, seu irmão, porque em 69 ele ainda era estreante.

    Contou alguns casos curiosos: essa foi a última corrida no traçado antigo do Autódromo de Jacarepaguá, porque depois fechou para obras, havia me esquecido desse detalhe.

    Disse que nos treinos, na quarta ou quinta-feira anterior aos 1000 km Amauri Mesquita pediu pra dar uma tocada em sua carretera protótipo CBA, dando uma rodada no S saindo da pista, mas que não abalou a sua “Mickey Mouse”.

    Disse que na reta o Chulam passava ele, pois os motores preparados pelo Rainer Reuther realmente andavam muito, já no miolo a DKW tinha mais estabilidade e ele reassumia a frente.

    Disse que após algum tempo vendeu a carretera pra o Carlinhos “Dez pras Duas”, rapaz bem conhecido em Jacarepaguá por andar com os pés nessa posição.

    Depois Carlinhos bateu com ela e a vendeu.

    Vicente Miranda
    Há pouco tempo Vicente encontrou-a numa oficina aqui em Jacarepaguá, comprou-a de novo e a está restaurando de maneira a ficar igualzinha como era.

    Ah, Flávio, ele também está restaurando um Lada.

    Abraços a todos.

  6. Luis Fernando says:

    Flávio, tenho umas fotos de um DKW de competição que tirei em um encontro no RS. Como posso te mandar? Pooooó pó pópópópó..

  7. acjr says:

    E foto do DKW do Volante 13, carro que corria com o número 13, já saiu por aqui?

  8. Vicente Miranda says:

    Fala Joaquim !….
    Quanto tempo. Boa memória, enviei essa foto da carreterinha do xará Vicente Domingues, e outra, em que o xará aparece com esse belo carro à frente da carretera (Prot. Exp. CBA) VW 1600 do Mauricio Chulam, preparada pelo Rainer Reuther.
    Que eu saiba, o xará está fazendo OUTRA carreterinha DKW baseada nessa da foto.

  9. Roberto Fróes says:

    Confirmo que a Mickey Mouse original permanece com a família Arouca: alguém aí falou “dizem”, e está certo!
    Eu provavelmente estava presente nos 1000 km da Guanabara de 1969 – não faltava a nada que acontecesse no autódromo – mas não me lembro.
    E esse carrinho aí da foto ainda existe, e permanece pertencendo ao Vicente Domingues. Ainda na semana passada falei com ele sobre isso.
    Qualquer hora dessas ele aparece andando por aí…

  10. Joaquim says:

    Esta foto já andou por aqui, enviada pelo Vicente Miranda, uns dois anos atrás.
    A memória me falha mas acho dificil ser os Mil Km da Guanabara de 69. De 1968, talvez..

    Em 1969 somente largaram 33 carros e muitos concorrentes mais competitivos que este DKW ficaram de fora, entre estes vários protótipos VW, fuscas, e até o camber do Alex Dias Ribeiro que andavam muito mais que esta carreteirinha.

    Mas vale o registro…

  11. Ney says:

    PS. A prova longa, foi justamente os 1000km da Guanabara. O carro teve um bom desempenho, com motor preparado pelo Vicente, janelas e pistões arrombados, cabeçote rebaixado, e um Webber 40 de corpo duplo.

  12. Ney says:

    Sobre o Mickey, o Vicente resolveu fazer o carro, pois tinha feito a temporada anterior de Belcar, na estreantes, e o Edú queria a vez dele. Foi feito todinho no sítio onde moravam, e onde tinham uma oficina de fundo de quintal, de onde tiravam uma graninha. Foi feito também outro Belcar, do Leonardo (primo do Terra Smith, de Sampa), que correria o estreante, juntamente com o Edú. Esse carro acabou comprado por mim, no ano seguinte. Acompanhei a construção de ambos, de perto, pois era amigo de todos eles. Foi tudo feito meio nas coxas, mas o carro surpreendeu, numa prova longa nacional, lá em Jacarepaguá, com ótima colocação na categoria.

  13. Carlos A. Torres says:

    E o numero……….. -1 teriamos outro 69.
    O Nelson Cintra tem fotos espetaculares de corridas em Petrópolis – região serrana do Rio de Janeiro.

  14. luiz says:

    fiquei pensando onde o Carlão entra nesta história. Afinal, o negócio dele era ser campeão. Daí, o Tico deu um chute no Teco e pimba, o número do carro é 70. Aras….

  15. Milton says:

    E a original, dizem, está até hoje em posse dos malas dos Arouca…que nem para montar algum museu ou ceder o carro a alguém ou coisa do genero servem!

  16. O Jonny O’ que já leu e o Meste Joa (tb conhecido como Joca!) estava lá, ah estava.

    Boss, faz tempo que não falamos de F1, por motivos óbvios, mas tropecei nessa “youtubada” bem bolada, na minha humilde opinião, sobre o carro de F1 08′ e a novinha…
    http://www.youtube.com/watch?v=QUWhJAyB6i4

    Já pensou o Meianov com KERS???
    Ixe, iria usar na Subida, só…
    E acho que duraria até o Café!

    Alguém comemorou SAO (preciso diminuir minhas idas ao Aeroporto) vazia.
    VIVA!
    Mas precisavam vir aqui fazer fila e brigar pela Ponta da Praia à fora???
    Pq não vão fazer fila lá em Cubatão???

  17. ALEX B. says:

    Flavinho, realmente “DAS KLEIN WUNDER”! Projeto para um seguidor do MEDIANUEV e do #96?

  18. Marcelo Ferreira says:

    Gomes, Gomes….

    Eu juro pra vc: se, algum dia – obvio, ganhar na Mega Sena, serei um dos maiores colecionadores de carros do país…..

    Tenho a impressão de que nesta época não se havia a mentalidade de se colecionar, guardar, estes carros para que – um dia – virassem “relíquias”….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *