SÓ DÁ ELE
SÃO PAULO (hoje, G-4) – O francês Sébastien Loeb venceu a segunda etapa do WRC, na Noruega (nosso herói Petter Solberg nem foi tão mal, em sexto). Loeb, atual multicampeão (já nem sei mais quantos títulos conquistou), não tem adversários na categoria, que corre o risco de virar palco de seus desfiles solitários.
Apesar da beleza implícita do talento de esportistas acima da média (como ele, Schumacher e Rossi, para ficar só no motor), o exercício repetitivo da superioridade nunca faz bem a modalidade alguma. Tomara que com as novas regras, no ano que vem, apareça alguém para, pelo menos, fazer cócegas em “Seb” e seu Citroën invocado.
Tive a oportunidade de conhecer o Loeb nos boxes da CITROEN no WRC 2004 em Córdoba.
O cara é gente finíssima, super simples (depois mando a foto).
Com certeza ele está para os Ralis o que o Schumacher está para a F-1 e o Valentino Rossi para a Moto GP.
-Vão dizer que são categorias absolutmente diferentes..e são! Mas….. um bom piloto de rali (como Loeb) vale por dez bons pilotos de F-1. Por que? Precisa mais coragem para correr em rali. Eles correm na leve, lama, chuva,barro, cascalho, areia, o que for… e não em circuitos de asfalto impecável e liso. E,ainda por cima, em caso de acidente o resgate é muito mais complicado do que num circuito fechado. ´Desculpe, já corri muitos ralis e quero correr mais e, talvez por isso mesmo não acho graça em Fórmula 1.
Para quem assistiu o último ROC (Race of Champions) sabe que o Loeb é um animal!
Numa das etapas individuais, ele estava dirigindo um KTM X-Bow e na primeira curva passou batido e voltou as pressas e ainda venceu a etapa. Fez a final com Coulthard e ficou com o caneco… Sem maiores comentários.
Não tenho dúvidas que esse cara bota o Schumacher, Hamilton, Alonso, entre outros, no chinelo! Vai ter braço assim na PQP!
Quanto a esta etapa, acompanhei via site do WRC algumas etapas em vídeo (algumas ao vivo) e foi bem equilibrado entre ele e o Hirvonen… Mas é incrível como ele administra muito bem as diferenças de tempo sobre os demais pilotos…
Outro que a meu ver tem crescido bastante é o Latvala que foi o único que acompanhou os dois com diferenças de menos de 1 minuto.
Loeb monstrengo – ele é, sem dúvida nenhuma, o melhor piloto do mundo na atualidade, entre todas as categorias. E com certeza um dos melhores da história, entre todas as categorias também. Cara que anda forte em carro de rally (em TODAS as superfícies), protótipo LeMans e Fórmula-1 merece o mais profundo respeito. Só não está na F1 porque, hoje em dia, qualquer estreante que não use mais fraldas é considerado “velho”. Se fosse uns 20 anos atrás, entraria com certeza.
Mas por mais que eu admira ele, não tem como negar que é chato esse domínio todo. O C4 é o melhor carro, e tem o melhor piloto. E a única concorrência oficial vem da Ford. Mal posso esperar pelos S2000… devem trazer uma bem-vinda variedade de volta ao mundial.
Agora, olhando os vídeos do rally, percebe-se que os caras são fora da casinha mesmo. Claro que as características da prova ajudam muito no tocante que você pode apoiar o carro nas barreiras de neve das laterais, escorregou demais? a traseira vai tocar no muro macio de gelo e colocar as coisas no prumo de novo se o slide não for exagerado. Jogando uma das últimas versões em game desse rally, eu colocava um pouco mais de tração no diferencial da frente do Subaru para coibir derrapagens em excesso da traseira – já que não há espaço suficiente em caso de erro – e puxava um pouco mais a frente com uma relação de marchas um pouco mais curta do que o setup básico. Funcionava bem e dava para escorar legal nas laterais pequenos desvios de rota….apenas um video game é claro, parece bobagem, parece infantil, mas dava para se divertir bastante bem na falta de algo mais real. Saudações a esses super homens do rally!!!!
poxa,
ele tem q ir pra f1
o webber se aposenta e em 2010 teremos dois sebastiões na red bull e dois na str
perfeito
e diga-se de passagem, só a red bull pra ter 2 equipes com 4 charás…..
Flávio,
Quando vamos começar nossa campanha “WRC no Brasil já”?!?!?
E há quem diga que Citroën não aguenta nada né??!?!? Dá-lhe C4 neles!!! Já entendi porque a Suzuki e a Subaru se mandaram….chega de tomar pau dos C4.
Abraço!
Loeb é um ET!
Esse é um dos eleitos! Deve dirigir que é uma monstruosidade.
Comecei a gostar de automobilismo, quando vi esse cara pilotando.. Será que um dia teremos uma etapa no Brasil ?
Sem dúvida, o maior piloto de todos os tempos!
Pneu fino e piso liso é especialidade da casa.
O Dú,ainda estava com 34 na frente e 39 atrás…….
Se Loeb dirigir uma Lancia Delta, seria campeão do mesmo jeito… Gosto dele só pelo fato de ter aposentado a histeriquinha do Gronhol..rs…
E que saudades dos Lancer!!!! snif…
Hoje ele é o melhor piloto da atualidade incluindo a Formula 1!
Ah se Alex Barros tivesse em suas mãos pneu com cravo e equipe de ponta… Aí vocês veriam…
Putz, eu quero um C4 desses. Sempre quando vejo na rua fico me perguntando se o motorista sabe do monstro que dirige essa carro no WRC….
viva o racing-underground, acabei de assistir os resumos de cada dia da eurospot, muito bom, foi um rally bem disputado entre hirvonen e loeb (nao foi uma dominação, foi uma disputa em bom nivel), belas imagens… e o petter solberg fez bonito com um carro de 3 anos atras! e ja garantiu sua participação no proximo rally.
linda foto
Esse C4 do WRC é uma coisa!
Tá quase virando um desejo
O Petter terminou em sexto pilotando um Citroen Xsara 2006…
Isso pq ele teve que montar um time pra ele as pressas para poder correr o WRC na sua terra natal…
A ESPN transmitia as etapas mas eu achava melhor quando era a AXN que só fazia colocar legenda na produção do canal EuroSport que é muito bacana…
O jeito agora é procurar na net para poder acompanhar esse campeonato… :)
É um monstro. Assista qualquer vídeo dele on-board e entenda porque esses caras do WRC deveriam ter seus cérebros estudados após a morte…
Flávio,
A ESPN parou de transmitir o resumo das provas do WRC? Por que?
O WRC está monótono com as vitórias seguidas do Loeb. E pelo jeito esse ano, nem a Ford vai encostar. Já basta a falta de montadoras participando e agora ficamos sabendo quem vai ganhar cada etapa que se inicia.
É por preconceito não estar esse sujeito na F1 – ele já tem trinta e tantos anos de idade.
Um campeonato que se diz o máximo da pilotagem de competição no planeta deveria ter lugar também para um piloto excepcional como esse francês. Que já fez testes com um F1, junto com vários dos moleques titulares de agora, e ficou no meio da lista de tempos(acho que foi oitavo no seu melhor dia), não no fim dela.
O Loeb sim, esse é piloto de verdade!!
O cara é um animal sobre as rodas. Incrível.
O Grande Premio está colocando o Petter Solberg como piloto de um C4 na tabela de resultados. Ele não estava pilotando um Xsara???
Leandro, vc. tomou quantas Stolichnaya hj.?
Cássio, a maior foi no pit stop ontem, chovendo, ele desce do carro como um louco e fala: Conta até cinco e para de murchar. Calibragem de fazer inveja, fiz que ele mandou oras.
Esse Eric nunca murchou pneu de Fusca na rua qdo. criança!
FG, essa de acima da média, imagina se o Rossi não estivesse na Moto Gp este ano, que seria dela?
O Stoner e a Ducati não possuem bala na agulha para sustentar a categoria, e o resto, é resto mesmo. Fora o Hayden, o resto tá tudo bichado.
Mais um Tião.
Ele fez testes na F1 em dezembro (se não me engano) e saiu-se muito bem. O cara já virou “our concour” no rallye.
Eu queria ver ele em um bom carro da F1, quem sabe num Lada F1, que deverá ser a 13ª equipe da F1 em 2010…
Esse pneu, fininho para neve, me lembrou o 64 do Eric. Piloto que deve se dar muito bem nesse piso escorregadio.