SENNA, 15 (1)

SÃO PAULO (assim, sim) – Esta é a semana que marca os 15 anos da morte de Senna. Não estou a fim de cair na vala-comum da choradeira e das lembranças de “como eram boas as nossas manhãs de domingo”. Em vez disso, vou procurar colocar aqui, todos os dias, algum vídeo bacana que, se possível, não esteja entre aqueles que todo mundo já viu. Começo com este enviado pelo Ricardo Divila, que foi projetista da Lada. Trata-se da vitória de Spa em 1985, pela Lotus, comentada por ele mesmo — Senna, não Divila, que naquela época trabalhava no “face-lifting” do Laika que seria exportado para o Brasil. Foi sua segunda vitória na F-1. Como na primeira, em Portugal, na chuva.

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio
Antonio
14 anos atrás

Valeu !!

Andre Benevides
Andre Benevides
14 anos atrás

Incrível os caras dos pits. Todo mundo de jaqueta, calça jeans, sem qualquer equipamento de proteção. Parece que chamaram torcedores: Ei, venham aqui dar uma força na troca de pneus!! Era mais humano.

célio
célio
14 anos atrás

Para mim, foi a melhor e a mais inesquecível dupla da fórmula 1, Senna e a Lotus preta, uma dupla sensacional, era sempre um show, depois da separação, tudo ficou normal, até mesmo Senna perdeu um pouco do seu brilho…vídeo muito legal…

Glauber
Glauber
14 anos atrás

Show de bola ! Ayrton sempre ganhando em cima do anão, que fugia da chuva. Acho que é a mania francesa de não tomar banho. Deve ser medo da água mesmo.
Fantástica a ultrapassagem que o Ayrton faz logo após sair do box.
E como já disseram, hilário a Ferrari derrubando o carro do Johansson no pit stop. Esta é a velha Ferrari, que está voltando a cena agora. Eles devem estar assistindo muito estes vídeos da famosa época de jejum de títulos…

Foca
14 anos atrás

alguem tem o email do rubinho pra mandar esse video pra ele?

s_muller
s_muller
14 anos atrás

Coisa mais linda o áudio dos motores turbo daquela época; os carros, também, demais…, bico baixo, pneuzão atras, os motores renault da lotus na época eram 1,5 L e tinham 1500 HP (os de classificação). Saudades da F1 de verdade, que o Vermie e seu capacho Mosley mataram com as constantes mudanças de regulamento, sempre visando impedir ora piloto, ora carro que se sobressaíse. Tudo em prol do bu$ine$$. Mas um dia vem a conta pra estes 2, daí quem sabe o esporte melhore.

E.Martinez
E.Martinez
14 anos atrás

Senna foi o maior piloto da história, ele era do tempo que o cara tirava a mão do volante pra trocar de marcha, no tempo dele o carro ainda era mais mecânico que eletrônico, fora que ao contrario do Schumacher ele disputava o grid com mais 3 ou 4 campeões mundiais.

Quem diz que Schumacher é melhor que o Senna só porque o alemão tem 7 campeonatos só prova que aprendeu a contar…

Schumacher pegou uma bela entre-safra na F1, enquanto que a grandiosidade de Senna se provou não só pelo seu talento mas também pela qualidade de seus adversários….

fernando zimmer
fernando zimmer
14 anos atrás

o pit lane naquela epoca era uma farra do boi(2)

Muller
Muller
14 anos atrás

O review desse ano de 85 foi todo comentado pelos próprios pilotos. Na maioria das vezes vencedores (como Mansell, Piquet, Senna, Prost) e alguns caras legais como Alboretto e Johansson.
Cada corrida um deles. Muito boa, a iniciativa.

No de 86, aquele chato do locutor oficial da FISA voltaria para comentar as corridas.

Paulo Gomes
Paulo Gomes
14 anos atrás

“Coloquei por fora, no molhado, de slicks, para passar o Mansell…”

Simple like that!

coringa
coringa
14 anos atrás

o pit lane naquela epoca era uma farra do boi

Goiás
Goiás
14 anos atrás

Eu lembro desse prova…
AH,COMO ERAM ÓTIMAS ESSAS MANHÃS DE DOMINGO!!!!!
Fiquei estupefato com esse post pois o FG parece que nunca gostou muito do Senna.

Daktarino
Daktarino
14 anos atrás

Todos os pilotos da atual F1 deviam assistir esse vídeo e em seguida abandonar suas carreiras.

Senna é Deus, e esse comentário não é de torcedor manipulado pela Globo como alguns “achistas” e “entendidos” tentam nos caracterizar.

Max Mosley
Max Mosley
14 anos atrás

Bom video com uma análise, acima de tudo, lúcida do que estava acontecendo na pista com suas causas e consequências.

Interessante notar que a ferralha do video é legítima. Os trapalhões sempre me fazem rir.

Eric
Eric
14 anos atrás

Ao Vascojones:

O Piquet estava em segundo.Reveja a primeira curva ápós a largada.

JP
JP
14 anos atrás

“Pelo video, a gente ve que a F1 nem era tão ‘legal’ assim. Senna dominou a corrida toda.
Passou Mansel, o segundo como se fosse em retardatário.”

PBG:
Só quem acompanhou aqueles dias, sabe que a F1 era LEGAL sim.

PBG
PBG
14 anos atrás

Pelo video, a gente ve que a F1 nem era tão ‘legal’ assim. Senna dominou a corrida toda.
Passou Mansel, o segundo como se fosse em retardatário.
Mias ou menos como o Vettel fez em imola e este ano.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
14 anos atrás

Mauro

Eu tinha 5 ou 6 anos nessa época e assistia às corridas nos horários que fossem!
Não perdia de jeito nenhum!

vascojones
vascojones
14 anos atrás

Não vi o Piquet rodando. É certo que ele não era dos melhores na chuva,mas a Williams que vi rodando não poderia ser do Piquet, porque ele só foi correr para o tio Frank em 1986 – quando brigou com Mansell até o fim e ambos perderam pro Prost em Adelaide.
Em 1985, Piquet corria de Brabham – equipe do Tio Bernie.
Antes de cornetarem Piquet-Pai, pesquisem.Senna era gênio, o melhor.Mas o Piquet também era, perdendo em alguns pontos e ganhando em outros.Viva O brasil da F1 daquela época.

Renato Rolim
Renato Rolim
14 anos atrás

“e pelo que sei, tanto a lotação de interlagos quanto a audiencia da TV, hj são maiores que nos tempos dele como piloto. Novamente parabéns, comentário sensato, com razão e não somente com emoção.
Mauro”

sabe nada, as audiências das corridas na época do Tri campeonato, eram comparaveis as de partidas do Brasil na Copa do Mundo. Passavam de 30 pontos.

luisfernando
luisfernando
14 anos atrás

senna é inesquecivel,as paradas de box da ferrari na época eram bem tumultuadas.o domenicalli já estava lá?

JR
JR
14 anos atrás

Podem me chamar de viúva…. mas poxa…esse cara era muito bota. Sabia o que falar, usava a mídia e tudo omais. Mas ainda acho que foi o melhor brasileiro na F1 e um dos 5 melhores de todos os tempos. Pessoal: imaginem o Senna numa RBR, Brawn, STR ou até mesmo a Force India nos dias de hoje. Quem seria seu maior adversário: Button? Massa? Vettel? Seria coverdia. Comparação só mesmo com o alemão … Abraços a todos os admiradores da velocidade.

Rodrigo Abreu
Rodrigo Abreu
14 anos atrás

Essa Lotus foi o carro de fórmula 1 mais lindo que já existiu, na minha opinião…

ANTONIO JUNIOR
ANTONIO JUNIOR
14 anos atrás

É covardia comparar Senna com os atuais pilotos de F1, até mesmo shumacher tomaria pau do senna, perdeu o campeonato de 94 para Damom hill …O único que rivalizava com Senna era o Prost e mesmo assim só no seco…no molhado não tinha pra ninguém…Provavelmente hoje com 49 anos ele andaria mais que barrica…massa e cia…

André Buriti
André Buriti
14 anos atrás

PQP!
Esqueci como esse cara guiava na chuva!
Depois de tantos anos assistindo pilotos medianos e medíocres perdi o parâmetro, o que foi a ultrapassagem na Eau Rouge, meu Deus!
Era por isso que depois daquilo todo mundo dizia que aquilo era curva que separava os homens dos meninos, hoje está mais fácil com a aerodinâmica, mas comparado com hoje há quinze anos atrás os carros eram absolutamente instáveis, ainda mais naquelas condições, pista molhada com slicks frios, só mesmo O CARA pra fazer uma manobra daquelas.
Hoje na F1 arrisco dizer que só tem dois pilotos com o arrojo do Senna: Hamilton e Vettel, o resto ou é mediano ou burocrático.
Tem o Massa também, mas ele é meio on/off.
Já a Ferrari, nada mudou, só os cabelos… brancos… do Luca de Montezemolo.

Eric
Eric
14 anos atrás

O mauricio mandou uma Ótima…(com maiuscula mesmo)

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

Que ultrapassagem mais insana sobre o Mansell: de pneus sclick, frios, fora do trilho e na Eau Rouge!
Ele jamais deveria ter feito isso. Tinha é que ficar umas 4 voltas tendo chilique e gesticulando atrás do Mansell pra ver se ele tinha a boa vontade de dar passagem.

Leonardo
14 anos atrás

Pô.. falar que o regulamento matou Senna foi forçada.
Pelo que dizem e pelo que se lê daquela corrida (eu tinha 10 anos, só assisti a corrida, não li notícias nem os comentários), Senna estava preocupado quanto à segurança, já que o Ratzenberger havia acabado de morrer e o Rubinho estava no hospital.
Dizem que até agitou a volta da comissão de segurança dos pilotos, sendo ele o “lider”.

Mas ele queria correr pq precisava pontuar pq “vencer” é mais importante, “dar o melhor de si” é mais importante.
É um vencedor morto. Uma pena, mesmo.

Só voltei a assistir F1 quando o Alonso apareceu. Não via graça alguma.

Mas o que eu gosto mesmo do Senna é a pronúncia! Was bery dificult

Maurício
Maurício
14 anos atrás

Poucos jornalistas no Brasil tratam os assuntos F1/Senna de forma tão sensata quanto você. Parabéns pelo seu profissionalismo. Merece respeito.

Rodolfo I. Vieira F.º
Rodolfo I. Vieira F.º
14 anos atrás

Só posso dizer uma coisa , a F-1 era mais legal e mais charmosa do que hoje .

Danillo
Danillo
14 anos atrás

Para o pessoal que quiser ver coisas sobre o Senna, aqui no Conjunto Nacional (SP), na Av. Paulista tem uma exposição sobre a carreira dele com esculturas, fotos, quadros e capacetes. Tem lojinha com souvenirs tb!

charly
charly
14 anos atrás

O italianada “felomenal”, essa trapalhadas da ferrari são de longa data, e agora com o Massa não poderia ser diferente! Mas o Senna era o cara!!!!!!

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
14 anos atrás

É a Ferrari mais conhecida por nós…tal como hoje. Tempos de vacas magras.

Sobre o Senna: para os especialistas, ele era excepcional, mas não o melhor; para os fãs, um mito. Para mim, humildemente, o maior que eu vi pilotar, de longe. A ultrapassagem na chuva, com pneus gelados foi de arrepiar – notem como o carro chacoalha a traseira…sensacional. Nada da “Era Schumacher e as voltas rápidas antes do pit” ou a “Era controle de tração”. Saudades dessas corridas.

Sérgio Frega
Sérgio Frega
14 anos atrás

Ele era populista….até Deus na pista ele chegou a ver….mas que ele tocava mais que qualquer um…isso sem dúvidas!!

sergio
sergio
14 anos atrás

Saiu truncado o final : ” Será que o Ricardo Divila não conhece o caminho das pedras?”

sergio
sergio
14 anos atrás

Bom dia, Flavio.

Eu não sei qual canal de tv japones ( NHK ou outro qualquer) mas, o melhor sobre corridas de F1 sempre acaba vindo de lá. Tomara que alguém, um dia, tenha acesso à todo esse material e nós pobres mortais possamos assistir. Essa turma da TV sabia o produto que tinha nas mãos e fazia o melhor. Ideal para a cambada da globo e sportv aprender como se faz uma transmissão ou um especial sobre corridas.
Sobre o acesso à esse material, será que o Ricardo Divila não o “caminho das pedras”

Mauro L. Donato
Mauro L. Donato
14 anos atrás

Assistindo ao Limite de ontem 28/04, achei oportuno seu comentario a respeito da beatificação do Senna, parabéns, foi a 1ª vez que alguem disse todas aquelas verdades, e nao mascarando como a Globo sempre fez, nao há duvidas quanto as qualidades dele como piloto, mas nao éra esse santo todo, inclusive, pessoas entrevistadas que deveriam ter 4, 5, 6 anos de idade à época, dizendo que acordavam cedo p/ assisti-lo, quanta demagogia barata, e pelo que sei, tanto a lotação de interlagos quanto a audiencia da TV, hj são maiores que nos tempos dele como piloto. Novamente parabéns, comentário sensato, com razão e não somente com emoção.
Mauro

Eric
Eric
14 anos atrás

E mais…não vejo muita diferença da F1 de hoje não……Cagadas da Ferrari no Pit logo depois a bosque para.

O Piquet rodando igual a um pião……tá tudo igual……DNA da familia.

Eric
Eric
14 anos atrás

Sensacional.

E nessa série do Senna,iremos “perder” alguns comentários…..que pena…..aqueles….dos fãs do aposentado…

Não dão o braço a torcer nem fud….

Rodrigo Flareço - Guarapuava - Paraná
Rodrigo Flareço - Guarapuava - Paraná
14 anos atrás

Nossa essa merece um monte de comentários…. primeiro ouvir o Senna é demais…. segundo a quantia de gente nos pit stops e nenhuma proteção… parece que sai ate a copeira pra fora do pit pra ver a parada…. depois nigel mansel! como gostava de ver as cagadas do mansel apesar de achar ele um otimo piloto…. agora nao tem como negar a f1(sera que posso escrever f1 aqui sem o bernie me processar?) naquela epoca, mais simples e mais braço era muito melho que a f1 do kers ou nao kers…. a unica coisa que parece que voltou a ser como antes e a ferrari hehehehe

Paulo Aidar
Paulo Aidar
14 anos atrás

Muitas coisas legais, as lindas duas Lotus pretas juntos, Mansell pastelão jogando fora a corrida com mais carro, Lole no final de carreira, os boxes totalmente bagunçados com segurança ZERO e a Ferrari…..que coisa, que gene, que zona…

Helvécio
Helvécio
14 anos atrás

1) Era lindo esse carinho da Lotus.
2) Depois da Era Schummi/Brawn/Todt, a Ferrari voltou ao “Normal”.
3) Enfiar o carro no lado molhado da pista, usando Slick…Pilotava muito esse menino.
4) O Keke tentou o mesmo (se fosse o filho, rodava)
5) Hans é pra fracos: a cabeça e o pescoço ficavam expostos. Loucura.
6)As pinturas dos carros são um caso a parte. Marcantes.Legal ver tanta variedade.
7) Concordo contigo: Vamos deixar de lado essa história de mito e relembrar o grande piloto.

Jayme Fonseca
Jayme Fonseca
14 anos atrás

Como pessoa não gostava do Senna, como piloto nem o alemão chegou perto dele, era sensacional pois só corria contra genios e loucos. Spa é a pista o resto é circuito, chatos pra cacete. Pena que acabaram com a Bus stop. Nem ele conseguiu conter o riso com aquele pit da Ferrari, acho que assistindo à Cingapura ano passado ele riu de novo e pensou, porra essa merda não mudou nada desde a minha época.

Cláudio F-1
Cláudio F-1
14 anos atrás

Excelente vídeo! Realmente Senna foi um dos melhores pilotos que a F-1 já teve, pena que naquela que seria a sua melhor fase ele veio a falecer, pois, a Williams dominou a categoria até temporada de 1997. Agora, vamos reconhecer que o pessoal de box Ferrari deve ter feito um treinamento intensivo com Charlie Chaplin, porque mais pastelão do que aquilo não existe, só mesmo o Massinha saindo dos pits com a mangueira de reabastecimento ainda atarraxada no carro ou ainda quando a Ferrari deu a grande sacada de sugerir ao mesmo que desse apenas 4 voltas no treino classificatório e ficasse relaxando nos boxes, esperando que avançasse para o Q2 simplesmente por osmose, para logo depois quebrar a cara e assumir a autoria da grande burrada. Enfim, podemos perceber que após todos esses anos o pessoal de Maranello não perdeu o jeito para a coisa e que como mecânicos eles são ótimos comediantes!

Ros
Ros
14 anos atrás

Há também a corrida de Portugal (1a vitória) disponível:

http://www.youtube.com/watch?v=JW4Rln5OcaQ

morpet
morpet
14 anos atrás

O Becão rindo da Ferrari do Massa, digo, do Kimi (hahaha) caindo no chão foi demais. Mas muito melhor foi o show de pilotagem dele na pista…
Dos que estavam na pista, além dele próprio, deixaram saudades também o De Angelis e o Alboreto…

Renatov
Renatov
14 anos atrás

O cara mandava bem prá kcete…

Seidel
Seidel
14 anos atrás

isso que era piloto, isso que era formula 1, não esse circo (palhaçada), que é hoje… mais o pit stop da ferrari foi o melhor hahaha.

Ros
Ros
14 anos atrás

Espetacular! Exatamente o oposto da materiazinha piegas exibida no Limite.

O cara sai do trilho com slicks pra ultrapassar na primeira chance que tinha, sem ficar xingando pro 3 voltas, bem parecido com o que a gente vê hoje em dia…

Chico
Chico
14 anos atrás

Ê, Ferrari velha de guerra… Cagada homérica no pit-stop. Legal é ver o Senna rindo dos vermelhos.

Essa corrida mostra o que sempre gostei em Spa: a instabilidade climática.