DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

SÃO PAULO (A ou B) – A força política de uma equipe de F-1, grande ou pequena, tradicional ou nova, depende do lado em que ela está. Ferrari e McLaren, por exemplo, perderam força porque se alinharam contra Mosley & Bernie. Assim, as que têm interesses conflitantes (Williams, Toyota, Brawn) acabam se fortalecendo. É mais ou menos esse o raciocínio tortuoso do comentariozinho em vídeo do feioso aqui para a TViG.

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
nani
nani
15 anos atrás

Flavio Gomes: eu pegava fácil!

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Carissimo Frankengomov, o caduco do tio bernie e o tarado do Mosley vão afundar a F1!! E quanto a seu post no TViG, não tenha falsas modestias, não! Tu ainda continuas dizendo coisa com coisa. Continue assim, guri!!

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

O fato do Bernie ter colocado uma pila na Brawn não teria influenciado no resultado?

clovis
clovis
15 anos atrás

só gostaria e saber qual brasileiro esta levando vantagem,com a picaretagem entre “, como diz ai o amigo no comentario!!!!! agora torço sim p/ os brasileiros pois antes d + nd sou brasil na cabeça… com ou sem difusor.

luiz carlos de jesus
luiz carlos de jesus
15 anos atrás

Desculpem!!!!!!!!!guardanapos

Giancarlo Passos
Giancarlo Passos
15 anos atrás

Torço para que os avanços tecnológicos não sejam travados.
A fórmula 1é lugar para compententes tanto na pista como nas fábricas.
Estou torcendo para que as outras equipes encontrem soluções e façam frente a Brawn GP,se não corremos o risco de assistir a um monólogo nas pistas este ano.
Acelerem Massa,Rubinho,Nelsinho e meu xará Fisichella.

luiz carlos de jesus
luiz carlos de jesus
15 anos atrás

bem amigos da rede globo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
todo mundo vai ter que literalmente correr atrás das toyota ,braw gp
pois os difusores realmente estão fazendo a diferença, o mago da f1
deve estar se revirando no seu túmulo com tanta choradeira,desses caras acostumados a andar na frente com um montão de dinheiro prá gastar agora é a hora da onça beber agua,vamos ver quem tem mais lenha prá queimar e correr atrás !!!!!!!!!!!!!!!!!
QUEM SABE O NOME DO CARA CONHECIDO COMO O MAIOR PROJETISTA DESENHISTA DA HISTÓRIA DA F1?????????????
ESSES CARROS QUE HOJE ANDAM COLADOS NO CHÃO É INVENÇÃO DELE !!!!!!!!! EM UMA BELA TARDE EM MONTE CARLO SENTADO À MESA COM UMA LEVE BRISA NO ROSTO, E ALGUNS GARDANAPOS ELE INVENTOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marcos Azevedo
Marcos Azevedo
15 anos atrás

a formula 1 não é um campo de teste. como todos falam para depois ser vendido aos consumidores não vamos brigar só porque o outro descobriu algo inovador! vamos seguir em frente

MOACIR VIANA
15 anos atrás

Esta solução e criativa e não é dispendiosa, logo todas as equipes terão, então, levará vantagem quem tiver um difusor mais eficiente.
Com isto ganha a F-1 pois exigira ações rápidas de todas as equipes visando ser competitivo.

Breno F. Massucati
Breno F. Massucati
15 anos atrás

Não é tão feio assim… mas falando de F1, sou a favor dos difusores, e acho que as “grandes” equipes da F1 utilizarão esta peça ainda nesta temporada, contudo, não consigo torcer pro Rubinho. Pra mim ele ficou marcado como um bom piloto, porém, patético e deprimente. Vai ser o 2º pitloto na F1 até morrer…

Enio Peixoto
Enio Peixoto
15 anos atrás

Claro que a decisão foi política.
Se não estivesse acontecendo essas disputas por poder e dinheiro, duvido que a decisão teria sido essa.
E esse papo de equipes pequenas é a maior cascata.
Desde quando Toyota e Honda são pequenas?
E se fôsse apenas a Williams usando, era bem capaz de tomar uma ferrada igual a que a BAR tomou.

bira
15 anos atrás

esta certo tem que usar mesmo tudo pela competitividade !
afinal a formula 1 na é uma disputa entre tecnologia !

sergio marques
sergio marques
15 anos atrás

a formula 1 de hoje esta com este papo de gastar menos ,de mudar regras pra aumentar acompetividade ,tudo isto e conversa mole.
ali so se da bem quem tem muinta grana pra investir.
so com muito dinheiro eque se consegue os melhores projetos;os melhores pilotos .
a turma que anda reclamando e aturma que não quer meter a mão no bolso

Ricardo Divila
Ricardo Divila
15 anos atrás

“Ursini-O que me intriga e muito é que a solução encontrada pela Toyota,Willians e Brawn são idênticas, pelo menos no resultado.
Isso quer dizer que essas tres conversaram, discutiram o projetos juntas? Claro que não.”

Pois sim…de fontes seguras=”A interpretacao do difusor para o regulamento novo feito ja na equipe Honda-B, a SuperAguri foi levado de volta para a Honda pelos aerodinamicistas da mesma…um dos elementos do grupo foi para a Toyota, levando a descoberta. A Williams aparentemente chegou a sua versao sozinha.”

O unico elemento interessante foi dado por um ex-integrante da Fittipaldi F1, hoje trabalhando na Red Bull, que afirma que quando apresentaram um difusor dois andares ao Charlie Whiting, foram aconselhados a o abandonar, pois “nao estava de acordo com o regulamento”.

Isso da a impressao que houve uma certa, como posso dizer, “puxada de castanha” para o lado de equipes que poderiam desaparecer este ano…

Bronca
Bronca
15 anos atrás

É feioso, mesmo.
Só que conhece do assunto como poucos.
Parabéns, FG.

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
15 anos atrás

Go, Rubens!

Victor
Victor
15 anos atrás

Eu acho que é mutreta e tinha que proibir. Eu não duvido que todos os engenheiros pensaram nessa solução, mas apenas as equipes desesperadas mantiveram e desenvolveram as peças.

A Honda, que vivia nas últimas posições, a Toyota, que nunca justificou o investimento na equipe e a Williams, que é uma equipe-zumbi pois não tem nenhuma montadora bancando.

Cassius Clay Regazonni
Cassius Clay Regazonni
15 anos atrás

A gente tenta explicar, mas tem muit gente aqui que é na verdade torcedor e não apreciador da F1.

É o pensamento mesquinho: “Se tiver brasileiro levando vantagem com a picaretagem, que se dane o regulamento.”

Agora, quando o brasileiro só se ferra, aí vira injustiçado.

Morro de rir desses pachecos.

Edmilson
Edmilson
15 anos atrás

Na F1, engraçado, sempre ocorrem mudanças, pesquisas, inovações e este tem sido o seu forte (pelo menos nos tempos recentes, onde os pilotos são levam tudo só no braço, mas também nos botões…rs)
Portanto, os tais difusores são parte deste universo criativo e mais, Brawn propos, ano passado, regras para isto (corte de gastos, igualdade de condições na regra e nas interpretações, etc) e os que mandam sempre nem se importaram, não deram atenção…agora é isto, difusores são legais. Que as outras e poderosas equipes que sempre gannhavam tudo, terão de buscar na sua capacidade técnica e poderio financeiro, as condições para continuarem mandando pois, como sabemos, nunca se importaram com as outras equipes segundos e amis segundos atrás
Hoje choram por condições de igualdade para enfrentarem a disputa…só isto…
difusores para todos…hehe

Wando Resende
Wando Resende
15 anos atrás

Mandou bem, Feioso, hehehe… Agora, essa frase “Gangue dos Difusores” foi cunhada pela mídia, e, pela minha tese, por alguém que é também fã do “filho do Seu Titônio” (copyright Galvão Bueno) e ficou frustrado ao ver que a Ferrari está fora do páreo para 2009. Descarregando sua frustração na página impressa, chamou 3 equipes de “gangue”. Mas é assim mesmo. O Brasileiro é passional, ainda mais com o incentivo do “isento” Galvão Bueno, quase que prometendo um 2009 bem-sucedido para Felipe Massa no GP- Interlagos 2008, e a Rede Globo colocando na pré-temporada o “filho do Seu Titônio” (copyright Galvão Bueno) como favorito. Quem acompanha a F-1 deveria saber que performance em pré-temporada é muito relativo…

Leonardo Ferreira
Leonardo Ferreira
15 anos atrás

Os japoneses da Toyota, Patrick Head da Williams e o grande Ross Brawn advertem: ANO QUE VEM LEIAM O REGULAMENTO NOS MÍNIMOS DETALHES!

rodrigo adriano da silveira
rodrigo adriano da silveira
15 anos atrás

flávio gomes pra mim a FIA rasgou o regulamento pois lá ta bem claro que não pode usar este tipo de artíficio para se montar um carro e veja esta decisão vai agora a partir deste momento as equipes grandes vão usar artíficios ilegais para se ganhar as corridas e os campeonatos pois a FIA escreveu uma coisa e na hora H muda de idéia com a coisa flávio gomes.

Edson Albino Ursini
Edson Albino Ursini
15 anos atrás

Acho que não tem nada de ilegal nos difusores vencedores.
O que me intriga e muito é que a solução encontrada pela Toyota,Willians e Brawn são idênticas, pelo menos no resultado.
Isso quer dizer que essas tres conversaram, discutiram o projetos juntas? Claro que não.
A merda toda é que as demais, foram absolutamente conservadoras, ou então seus corpos técnicos estão ultrapassados e muito, o que dá até para acreditar, vendo, como foi nas primeiras corridas, as “carroças”que botaram na pista.
Não tenho conhecimento técnico para aprofundar definições, mas a gritaria geral das outras escuderias me leva a crer que tomaram um “banho” e para não ficar assim tão visivel, grita-se, inclusive com o chefão da Renault passando a ofender de uma maneira grotesca os pilotos da Brawn.Que papelão.
Espero que esses merdas tomem pau, corrida a corrida. Enquanto estiverem perdendo, vão trabalhando, ou tentando tirar da Brawn, da Willians e da Toyota os caras de projeto, tunel de vento,aerodinâmica e tudo mais.

marcelo
marcelo
15 anos atrás

politicamente está resolvido.
agora tecnicamente falando, é legal ou não?

Mayara
Mayara
15 anos atrás

Esse ano sou Rubinho … TOTAL.

Henry
15 anos atrás

FG,
Os difusores são legais. O Max e o Bernie não…

Mas são eles que mandam. E mostraram isso pra quem quiser e pra quem não quiser também.

A única coisa é que “as pequenas”, fora a histórica garageira Williams, gastaram os 2 maiores orçamentos de 2008 para chegar nesses carros:
– a maior montadora do mundo, TOYOTA, e
– a HONDA, que também empatou centenas de milhões antes da equipe de 1 libra, a franciscana BrawnGP.

Recomendo que o pessoal dê uma olhada no gráfico do InfoRace aqui do Grande Prêmio e veja o desempenho de Button e Vettel, comparado aos outros pilotos numa corrida com os mesmos pneus da China, o GP de Melbourne. É COVARDIA… Pode preparar o caneco pra BrawnGP…

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
15 anos atrás

Resta à gang que fez o pacto da “mixordia”, encabeçados por Ferrari, Mac Laren, Renault, BMW, que argumentam terem respeitado um acordo (será? ) quanto ao uso dos difusores (embora aleguem que consultaram alguem (não lembro) e receberam sinal negativo! ) A inteligencia não atua apenas na parte técnica, mas tambem, e principalmente,quem sabe avaliar o meio ambiente em que vive (ou sobrevive). Quem jogou no conceito permissivel pelas regras, mesmo que fossem dúbias, fez o correto. De vez em quando é preciso ter coragem e arriscar um pouco. Ou será que alguem duvida que um plano B já estava arquitetado, tipo — Se o segundo andar do difusor for proibido, “nois fecha”, solução muito mais simples e barata, e que deixaria as tres equipes no mesmo patamar da gang da “mixordia.”

Rodrigo Meira - Niterói RJ
15 anos atrás

Brown GP a frente !!!

Rodrigo Flareço - Guarapuava Parana
Rodrigo Flareço - Guarapuava Parana
15 anos atrás

so uma pergunta. vc grava tudo numa vez so ou sao necessarias varias gravacoes pra sair uma que voce diga: opa agora sim!

Eduardo Nascimento - Blu/SC
Eduardo Nascimento - Blu/SC
15 anos atrás

Meu caro FG!!!
O que seria a “alifção” de Barrichello na China Heim??? KKKKKKKKKKKK
Abraço

Ronald Wolff
Ronald Wolff
15 anos atrás

Apesar da maquiagem, tu continuas com olheiras……..

Seu Mário
Seu Mário
15 anos atrás

Pequeno Grande FG, eu estava analisando um desenho que mostra como funciona, na prática, os difusores da Brawn GP. É a figura de um carro, como se estivesse em movimento, sendo visto do assoalho para cima.

Através desse, deu para entender o efeito gerado pelos difusores, o que eu classificaria como um complemento para a asa traseira menor, póis, ele cria um downforce que empurra o F1 para baixo e lhe proporciona um resultado próximo ao das antigas asas traseiras.

Então, analisando sob essa questão, existiria uma razão louvável para tanta choradeira, afinal, é como se uns estivessem andando com uma asa quase do mesmo tamanho da anterior e outros não.

rosemeyer
rosemeyer
15 anos atrás

E’ logico que vc esta’ certo.

luisfernando
luisfernando
15 anos atrás

flávio,voce tá parecendo o jean todt.

Renato Penteado
Renato Penteado
15 anos atrás

Acho que é exatamante o que ocorreu,a dupla MB espesra rachar a Fota e continuar mandando mais uma decada.