DIA D
SÃO PAULO (D de difusor) – Amanhã a FIA vai dizer se os difusores de Brawn, Toyota e Williams estão dentro do regulamento. Sabe-se que várias equipes, pelo sim, pelo não, estão desenvolvendo suas versões da peça para o caso de elas serem declaradas legais.
O que vocês acham que vai dar? Meu palpite: aprovam, e que se virem os que não têm. Mas sabe como é a FIA…
Amanha – (15/04) deverá sair o veredito desta confusão toda
no site oficial da F1 tem uma matéria explicado o famoso difusor da Brawn
http://www.formula1.com/news/technical/2009/0/640.html
Copy &Paste do UOL:
CLASSIFICAÇÃO DA F-1 SE TIMES COM DIFUSORES FOREM PUNIDOS
Pilotos
Fernando Alonso – 11,5
Nick Heidfeld – 9
Sébastien Buemi – 8
Sébastien Bourdais – 8
Mark Webber –
Adrian Sutil – 5
Lewis Hamilton – 3
Giancarlo Fisichella – 3
Felipe Massa – 2,5
Nelsinho Piquet – 1
Sebastian Vettel – 1
Kimi Räikkönen – 0,5
Construtores
Toro Rosso – 16
Renault – 12,5
BMW – 9
Force India – 8
Red Bull – 7
McLaren – 3
Ferrari – 3
Resumo da ópera: Com ou sem confusor, McLaren e Ferrari estão uma josta, e Alonso is the best…
Pedir transparência,ética e coerência para a FIA ultimamente está sendo difícil,mas ela terá que aprovar esses difusores de qualquer jeito;basta lembrar episódios de anos anteriores,onde equipes menores ou empresas ligadas à elas foram prejudicadas;por exemplo 2003,com o pneu da Michelin que tinha a área de contato com o solo aumentada com o crescimento da velocidade;ou 2005,com o tanque extra do carro da BAR,que funcionava como lastro,mas nada no regulamento proibia;e finalmente,os amortecedores de massa da Renault de 2006,que só algum maluco para achar que aquilo era peça aerodinâmica,sendo que ficava dentro da carenagem,mas que,por força política da Ferrari foi banido.
Como a pedra da vez é a BrawnGP e é a maior jogada de marketing da F12009, não deverá ser alterada a sua configuração!
E mais, chega de tantas limitações bestas deste regulamento, como ter obrigação de usar dois tipos pneu por corrida; largar com combustivel de treino para os 10 primeiros, normalmente o 11º e 12º se dão bem pois conseguem fazer uma melhor estratégia de corrida, e outras besteiras mais que impedem um bom estrategista fazer seus planos como num passado remoto não há mais de 10 anos!
Os demais que desenvolvam os seus “double-deck”!!!!
Concordo com o PARDINI, me parece que tem um negócio aí chamado orgulho ferido. As equipes não querem admitir que erraram, que não pensaram nisso, não foram perpicazes e originais o suficientes, como foram a Brawn, Toyota e Williams, e querem jogar a culpa toda no regulamento, na FIA e nas equipes.
Este tal Difusor é um cara legal.
Ele ajudou a Brawn a botar no bolso um monte de equipe arrogante que nunca pensam duas vezes para abusar do poder econômico.
Vai ser declarado ilegal para dar uma força para a Ferrari.
O cúmulo da hipocrisia será decidir pela ilegalidade sem retirada de pontos.
Como que equipes que usam artifícios ilegais não são punidas?
Vejam a que situação chegamos:
1- Truli foi punido por ultrapassar com Pace Car na pista.
2- Depois o Hamilton foi chamado de mentiroso e o Truli recuperou os pontos.
3- Agora o Truli pode perder novamente os pontos se a Toyota difusorada for punida.
E assim estamos apenas começando a temporada de 2009. Ainda bem que eu decidir continuar dormindo ao invés de acordar para ver uma corrida encerrada por falta de iluminação natural.
Nunca pensei que depois de 31 anos acompanhando a Fórmula 1, um dia eu ficasse tão desinteressado devido a toda esta palhaçada que acontece do lado de fora da pista.
Mas o importante para o tio Bernie é ganhar mais dinheiro.
Outra ironia é que depois que o Ross Brawn saiu da Ferrari, apareceu um advogado da equipe italiana para dizer que o cara não sabe interpretar regulamento corretamente.
Que progresso é este? Podem me chamar de saudosista, mas tenho saudade dos tempos em que para o público o vencedor era determinado na pista.
deveriam pegar o modelo da browngp como exemplo e que todas façam igual ou pelo menos parecido,,, dai encerramos a polemica ………. se todos tiverem as mesmas ferramentas a vitória será decidida na pista e através do talento de cada piloto aliado a estratégia de cada equipe ……. fui
De acordo com os defensores da BBB, aprovar ou não, pouco importa para o desempenhao do carro! Já a Ferrari afirma que o difusor é responsavel por baixar o tempo em tres decimos por volta! Sei lá…
A bronca não é o difusor em sí. Afinal, fazer uma pequena modificação no assoalho, já na linha do eixo trazeiro ,não é nenhum bicho de sete cabeças para o nivel tecnológico da formula 1. O que deixou todo mundo “na bronca” foi a empáfia das equipes que não usaram o recurso, e agora, tentam mascarar a desonra da ineficiência , e forçam a “barra” na FIA para impedir o uso por todos, no velho estilo do “nivelar por baixo” que sempre foi um artificio de incompetentes. Vou torcer muito para que a tecnica seja aprovada, para que fique bem estabelecido,que o problema não é apenas o difusor. A inveja mata, e gera problemas de saude tambem.
Sem maiores…tudo dentro das normas…vai ser a famosa correria ctrl C e ctrl V copiar e colar, copiar da Braw que alías deveria pedir uma porcentagem pela “cola” rsrssss…
O difusor é legal
E vai ficar assim.
Ninguém perde pontos e
Lamentamos muito!!!
Escutei hoje na Jovem Pan e não concordei muito com o jornalista (não me lembro o nome dele), falando mais ou menos assim, que se a FIA mudar seu parecer, a Brawn, Toyota e Williams vão ter que se “enquadrar no regulamento”. Como não sou profissional e sou mais um mortal ao lado de um monte de doentes por automobilismo, me permito errar. Mas se não estou enganado, a Brawn, Toyota e Willams estão de acordo com o regulamento, assim como as outras equipes. Ou seja, todas estão seguindo o regulamento, apenas, pelo que compreendi, a Brawn, Toyota e Williams puseram suas cabeças para pensar e conseguiram usar o regulamento em seu favor, em favor destes difusores revolucionários.
Fico com esse argumento levantado pelo livio:
O Tribunal vai aceitar o que já se passou na Austrália e Malásia e não vai mudar os resultados, mas usar o argumento de que o julgamento do apelo foi uma oportunidade para esclarecer a regra e, a partir de agora, o uso desse tipo de difusor está proibido.
Com certeza Brawn, Toyota e Wiliams perderiam desempenho e o campeonato ficaria bem mais aberto.
Do jeito que a F-1 ficou, duvido que vão contra…
Aposto nas palavras do Fabio Seixas, Folha SP: quer marketing melhor que esse?, referindo-se à Brawn GP, que estreou ganhando…
Seria muito legal a Fia dar “o tombo” nas grandes e obrigá-las a correr atrás da tal peça…
Mesmo que a proibam, pelo menos o carro da Brawn vai continuar na frente, apenas um pouco menos distante das outras…
Mas a minha torcida é para liberarem o difusor…
Quando li o post do SPLASHANDGOPENALTY: “Se a FIA for ética,justa e coerente (até parece),os difusores serão aprovados” pensei, então amanhã reprovam a bagaça
daí continuei lendo e o post do Cassius Clay Regazonni diz: “Ao “lavar as mãos” a FIA está premiando a “esperteza” e a “traíragem” em detrimento da competência.”
então a FIA aprova, e já são 2:20am, e eu vou ficar pensando nisso antes de dormir
aprova/reprova
Os difusores serão proibidos: a Ferrari não tem, ninguém pode ter. Assim como amortecedores de massa, freios que freiam mais e outras coisinhas….
Nos últimos anos na F-1, se não foram os homens de vermelho que desenvolveram, não é permitido. Agora, calotas aerodinâmicas, claro que pode…
Se for um julgamento administrativo, político, econômico e invocando a quinta emenda, fica tudo como esta, se for técnico, o difusor com visão do céu vai ser fechado.
Abraço.
O que a FIA fará, não sei… Nem eles devem saber… E pode ter certeza, se fizerem o certo, o resultado será o errado… tá parecendo a Federação Paulista de Futebol…
Para mim, deveriam deixar os difusores, não por causa do Rubinho, nem nada, mas porque são equipes “pequenas” (no retrospecto recente) que estão se dando bem e logo logo as “grandes” chegaram junto e teremos um final de campeonato bem legal…
Veremos…
Já vistoriou várias vezes, e nessas várias vezes aprovou… Com que critérios mudariam de opnião agora? Obvio que irão aprovar.
Tem que aprovar. O difusor não está fora do regulamento, isso é chororô das outras equipes. Seria uma baita injustiça se proibissem…
Não queriam mais igualdade no campeonato. Vão proibir pq????
Nessa questão, estou em parte com o raciocínio do Lívio Orichio.
Para mim, esses difusores só foram aceitos porque a FIA queria causar um racha na FOTA.
Ao contrário do que diz a maioria, não se trata de uma “solução mágica” ou “inteligente” dos engenheiros de Brawn, Toyota e Willians e sim de má-fé por parte destes times, com ajuda de Bernie e Mosley, que resolveram “lavar as mãos” na tentativa de criar um racha.
Essas equipes fizeram sua “interpretação” particular da regra de modo a ganhar downforce, quando o espírito das restrições era exatamente diminuí-lo e foram agraciados com a benevolência da FIA. Pura sorte e pilantragem (fosse outro o momento político e teriam se dado mal).
Rory Byrne disse tudo, qualquer projetista sabe que seria possível gerar downforce com uma peça como essa, porém, os outros projetistas do MSD (movimento dos sem difusores) agiram de boa-fé acreditando que não poderiam ir contra o espírito das modificações impostas pela FIA, ou seja, gerar downforce quando as regras eram exatamente no sentido de diminuí-lo.
O que estamos vendo são carros de duas categorias distintas competindo pelo mesmo campeonato.
É bom para o espetáculo? Pode até ser, pois, tirou um pouco do marasmo de assistir somente Ferrari e McLaren lutando pelos títulos.
Mas pergunto aos outros comentaristas, é justo?
Lembrem-se que Toyota, Willians e Brawn (Honda), nos últimos anos, foram escuderias com desempenho medíocre (principalmente Honda e Toyota que tinham os maiores orçamentos da F1), enquanto Ferrari, McLaren, BMW e Renault vinham sempre se destacando, fruto de trabalho e competência de seus integrantes.
Ao “lavar as mãos” a FIA está premiando a “esperteza” e a “traíragem” em detrimento da competência.
Para o bem da categoria, espero que a FIA proíba os tais “difusores”.
Agora, senão proibí-los, espero que as outras equipes reajam o mais rápido possível (tragam o difusor em seus carros) e mostrem para a Brawn GP, Toyota e Willians que “esperteza” não ganha campeonato.
Tem que aprovar! Se não, vou dizer que é marmelada!
Não posso falar muito ….pois esses projetos são secretos e Eu como entendo de aerodinâmica acompanho bem de perto todos projetos e são LEGAIS.Por isso só posso culpar a FIA por ter deixado a situação arrastar-se até agora, obrigando à apresentação de protestos. A Toyota não tem superficie de extrator na secção central, permitindo que a estrutura feita para superar o teste de impacto esteja a servir de superficie superior o que na opinião de alguns infrige as regras, e as outras duas equipas têm extratores em dois degraus, com o degrau superior acima do máximo de 175mm permitindo pelo regulamento. SÓ POSSO FALAR ISSO .Espero que todos sejam declarados legais em Paris, a FIA poderia ter evitado esta situação ”
um abraço Lionel
Se a FIA for ética,justa e coerente (até parece),os difusores serão aprovados…até porque,como já foi dito antes pela própria FIA,o desenho deles foi “inovador e interessante”.E se as equipes que o usam tiveram competência para interpretar corretamente o regulamento,não têm o porquê de serem punidas com a perda.E as outras que se virem…principalmente Ferrari e MacLaren.
A FIA com sua imprevisibilidade banirá os difusores
É muito melhor que sejam aprovados, para que não fiquem aquelas carroças desgovernadas andando pelos circuitos da temporada.
Quem não tem que desenvolva o seu… E um pouco mais à frente teremos disputas melhores ainda…
Que se virem… anão ser que a força “política” da Ferrari se entreponha… já funciona tão bem pra ganhar uma fatia maior que a dos outros times do bolo… não teria por que nao funcionar aqui… mas… vida longa aos Independentes!!!
Eu tenho QUASE certeza que a FIA vai proibir os difusores. Aqui na Inglaterra afirmam que existe um acordo para interpretação das regras e que o Ross Brawn quebrou este acordo. Porisso a FIA vai proibir o difusor. Mas partindo dos velhinhos tudo pode acontecer, inclusive nada…….
Aconteça o que acontecer, ninguém sairá perdendo pontos.
Diante das últimas quedas de braço entre FIA X FOTA, mesmo que Ross Brawn seja o presidente, será aprovado, pois apenas uma equipe da “gangue” pertence à uma montadora.(toyota)
A briga da FIA é maior com as montadoras, e MadMax Mosley está louco para F#### com a Mclaren. Sem contar que o maior desejo dele é adotar motores padrões, algo que as montadoras não querem nem Fud####.
Primeiro dizem que são irregulares para logo em seguida desmentir o próprio comunicado. Duas horas depois, dizem que são regulares e que irão excluir a McLaren do campeonato. Faz-se silêncio de uns cinquenta minutos e depois que umas oito mulheres lindas saem da sala, os difusores são aprovados e a McLaren volta pro campeonato, mas proibida de servir cafézinho no seu Motorhome.
Acho que os difusores serão aprovados. Quem não tem competência para interpretar o regulamento, que corra atrás do prejuízo.
As grandes equipes sempre dominaram os mundiais pela força do dinheiro e, agora que o regulamento busca um pouco de igualdade, vão gritar???
Não “guenta”, bebe leite.
Boato em tablóide inglês não passa de boato. O jornalista deste pasquim só deve ter recebido ontem o release de primeiro de abril da Brawn.
uma sugestão a FIA seria liberar o KERS deixar o piloto usa-lo a vontade…acredito que diminuiriam as diferenças…quanto ao difusor se fosse questão de instalar ou não uma só peça já estaria feito em todos os carros minha aposta é que será aprovado e nada muda a curto prazo
Se depender dos manda-chuvas (tem hífen?) da FIA eles vão abolir os difusores e implantar os “confusores”…
Meu palpite: não passa, e a Brawn se ferra nessa brincadeira.
Difusor não faz milagres; se fizesse seria “São Difusor”.
Na boa: carro é e sempre foi conjunto.
Este assunto é muito mais profundo que um simples difusor.
Regulamentos, em linhas gerais, ditam tamanho e localização; Acredito sim em pacote aerodinâmico eficiente (ou não), ou seja, o difusor por ele só, não fará o carro sair das sombras para a luz.
Se isso acontecer, vai ter Aerodinamicista desempregado amanhã…
Concordo com vc Flavio. O proprio Brawn mesmo pediu que as regras fossem mais claras, como não lhe deram ouvidos, as equipes que foram contra tomaram no coco agora!
E sobre este boato que saiu na imprensa britanica de o Hamilton substituir o Rubinho (caso a Mclaren seja desclassificada do campeonato), procede mesmo???
Abs e parabens pelo BLOG
Aprova.
Na minha opinião, a FIA aprova. E o outros q se virem…
Pensamento FIA:
“A McLaren tem? Não! a McLaren vai se fo%¨$#er se não tiver? Sim!
Então libera essa po¨%a que eu tenho que escolher uns modelos novos de chicote ainda hoje…”