MENU

quinta-feira, 9 de abril de 2009 - 10:48Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (que tesouro…) – Se bobear, é a melhor dica que este blog já deu. Graças ao blogueiro Saulo Agostinho, que descobriu que a clássica revista americana “Popular Mechanics” está disponível, na íntegra, na internet. E sabe desde quando? Desde a primeira edição, de janeiro 1905!

É uma viagem pela história do mundo, simplesmente. Porque a “PM” não fala só de carros, mas sim de tecnologia ampla, total e irrestrita: aviação, construção civil, eletrônica, navegação, informática, robótica, absolutamente tudo que o homem foi capaz de produzir nestes mais de 100 anos. As edições estão separadas por décadas e você pode folhear uma a uma.

A internet é uma delícia quando a gente descobre essas coisas. E vejam que engraçado. Para ilustrar esta nota, escolhi a esmo a edição de janeiro de 1971. Tinha um motorhome na capa, achei legal. Clique nela e veja o primeiro anúncio que aparece. Parece algo familiar?

Viajem à vontade. É quase feriado, dá tempo de ver muita coisa legal.

49 comentários

  1. Bianchini disse:

    Um verdadeiro TESOURO!!!!! Vou procurar para ver se acho a edição inteira do recorte que achei na casa de meu finado avô com o passo a passo para se construir o próprio carro esporte, e que (depois vim a saber) foi o mesmo nº usado por Joaquim e amigos para construir um carro de corrida (ver coluna Retrovisor à respeito).

  2. Doutor Marin disse:

    Camarada Gomes:

    A melhor dica de todos os tempos, verei TODAS as ediçoes!!!

  3. Luis Carlos Mari (Luis Mari) disse:

    No início dos anos 60 ganhei algumas MP antigas (em castelhano), onde tinha um maluco que gostava de cavalos, motos e aviões, daí ele construiu um avião em que pilotava sentado como num cavalo, controlando tudo num guidão de moto.. pois acredite achei esta edição (Junho/55).. presentão de Páscoa… Flávio, aproveite para ver a edição de Jul/55, para ver a Kombi customizada, o Crysler Streamline Gilda by Ghia, o Volga feito na Molotov Auto Works em Gorky (…a rear seat that forms a bed), e o impagável comercial do Vitalis Hair Tonic (prevent dry, unruly “orang-utang hair”).. rararaaaa….

  4. Edison Guerra disse:

    Os Mercury Comet/Ford Maverick nasceram no EUA como small-car em 1969 para competir com o Fusca alemão.Claro que isto foi antes da primeira crise(?) do petróleo em 1973,quando os árabes começaram a mostrar ao mundo o poder que tinham nas mãos,ou melhor,nas reservas petrolíferas.
    Quanto à dica do acervo da revista,teremos assunto para muitos anos,até vasculharmos tudo.Este achado se soma ao da revista Life no Google,e suas fabulosas fotos em P&B.

  5. Pablo Vargas disse:

    E pensar que a Ford colocou o Comet pra brigar no nicho do Fusca (lá, é lógico…).

  6. Marcelo disse:

    Melhor dica de longe, te todas, de tudo que vi nessa tela
    Valeu Flavio!
    Abração

  7. Paulo R. Filomeno disse:

    Uma revista como Popular Mechanics desde 1905 e a Popular Science desde 1800 e bolinha… coisas como essas é que nos fazem entender por que um povo é culto e um país é desenvolvido.
    Infelizmente tem lugares que tem várias revistas diferentes pra falar de novelas e artistas e umas poucas (muito poucas…) sobre assuntos do conhecimento e do desenvolvimento.

  8. Rafael disse:

    Caramba o google cade vez me surpreende, um dia vão separar a história em pré-google e pós-google.

  9. Samuel disse:

    Muito bom!!
    Essa que o Flavio colocou é show de bolal! Principalmente a parte apresentando as categorias, e as fotos dos carros (ou desenho, sei lá). A que mais me chamou a atenção foi o dragster…com o motor na frente do piloto e sem a asa traseira…..se o motor explodisse, churrasco de piloto hehehehe…

  10. Mario Buzian disse:

    Rapaz,isso sim é OURO !!!!!!
    Sensacional a iniciativa da editora de disponibilizar todo o seu acervo online pra gente consultar…
    Como foi dito acima,é a internet fazendo um grande serviço à humanidade e conhecimento…
    Vou ter de mostrar isso pro meu sogro,ele vai PIRAR,assim como eu,hehehehe !!!
    Valeu mesmo,FG !!!!

  11. Alvaro disse:

    Interessante que o Comet/Maverick era considerado la como carro pequeno e econômico, justamente o contrário da imagem que tentaram vender aqui, de carrão de luxo, ele não era nada disso, ele competia com o fusca na terra do Tio Sam

  12. Ricardo Bigliazzi disse:

    Nem abri o Link… mas achei FANTASTICO.

    Realmente a Internet nos reserva grandes surpresas.

    Abraços

    Imperador Ricardo Bigliazzi

  13. Rodrigo Abreu disse:

    Agora que eu não saio da frente desse computador…

  14. Foca disse:

    muuuiito obrigado pela dica!!! valeu o dia gomes, já tenho o que fazer no fim de semana…

  15. Luciano,o B disse:

    Esse Google é F….ão! Primeiro digitalizaram todas as fotos da Life e agora aparece isso…

    Até vale à pena ver anúncios poluindo as páginas!

  16. Marcelo Dias disse:

    Adoro essa revista, me lembra um período bem específico da minha vida! Gostava de folheá-las e praticar meu pobre inglês com elas!

    Quanto à propaganda da contra-capa… O que diferenciava um Ford Maverick de um Mercury Comet, além do capô “estilo Lincoln”? E que ironia para nós, chamar uma “barca” dessas de “small-car’!!!

  17. ALEX B. disse:

    Grande dica Flavinho! Nossa mas é muita coisa mesmo…valeu!!

  18. Bruno Soares disse:

    Se eu ja achava estranho como os americanos viam a F1… depois de ler esse resumo do campeontato de 71 acho mais ainda…

  19. Carlos Galto disse:

    Deus do Céu!!!!

    Isso é um tesouro!!

    O chato é que, num futuro próximo, as nossas coleções não valerão uma mariola…

  20. Carlos A. Coelho disse:

    Belíssimo Maveco !!!

  21. A. CESAR PARDINI disse:

    Eu era garoto e comprei muito essa revista, na versão em espanhol, claro. Morria de raiva por não ter acesso a comprar o que era divulgado.

  22. victor freire disse:

    taí, não sabia que tinha maveco mercury…

  23. Fabio Tust disse:

    Dias muito bons olhando este achado do blog!
    Se chover, vou ficar no hotel lendo heheheheh!

    Viram o preço da revista?

  24. Rodrigo Duarte disse:

    Perder ou ganhar dias e dias Tohmé?
    hhehe

  25. vitão disse:

    feriado pra quem , cara-pálida?

  26. Rafael DIas Santos disse:

    Dez de 1937, Mercedes vs Auto Union em Avus
    Grande dica FG!

  27. Marcio Ferreira disse:

    excepcional!!!!

  28. Antonio disse:

    Muito bom,mesmo.Me lembra ninha juventude,quando estas revistas eram disputadas,se não me engano teve uma versão em brasileira.
    Antonio

  29. Oscar disse:

    Vi que é uma edição sobre corridas. É isso?

  30. Oscar disse:

    Aparece um mercury comet, um mavecão, ou um pintinho, com o perdão da palavra. Não entendi. Dá pra dar uma segunda pista?

  31. joao samuel batista disse:

    o 1º anuncio me lembra nosso cars and girls!!!!!!

  32. Seven disse:

    Eu ganhei uma dessas, mais ou menos no início dos anos 70 e trazia um projeto para montar um computador analógico. Acho que foi a primeira vez que ouvi falar de computador.

    O troço erão tão tosco que os dados numéricos entravam através de um disco de telefone (daqueles pretões, antigos mesmo).

    Hoje em dia nossos filhos não tem mais esse tipo desafio, já vem tudo pronto. Nem carrinho de rolimã se faz mais, compra-se no Carrefour…

  33. Irapuã disse:

    Sensacional dica !!!

  34. Jason disse:

    Absolutamente sensacional – quase inacreditável…

    A dica do ano. Viva a internet!

  35. Eric disse:

    Sensacional!!!!!!!!!!!

    Vixe….vou ter leitura até 2018 mais ou menos…..

  36. Breno Peixoto disse:

    Essa motor home me lembrou o antigo seriado do Capitão Marvel (Shazam!).

  37. Kleber Gabriel disse:

    Dica:

    Edição de Janeiro de 1977. Pag. 47

    Reportagem falando sobre o Tyrrell de seis rodas.
    Muito legal !!!!!

    Não consigo trabalhar mais….

    Flavio, se eu perder o emprego a culpa é sua !

  38. Leonardo disse:

    Acho que um dia vão dividir a história em pré-internet e pós-internet.

  39. maneco tt disse:

    sem nenhuma sombra de dúvida, a melhor dica!

  40. RobertoJP disse:

    Caraca… o nosso Mavecão era mesmo ‘pelado’ demais! E quem é o culpado por isso? A matriz? A filial brasileira? O mercado? O
    Geisel?

    E agora eu sei de onde é que aqueles cursos por correspondência (‘Instituto Universal Brasileiro’, ‘Instituto Monitor’, etc-etc-etc) se inspiraram para fazer aqueles seus anúncios nas revistas daquela época…

  41. Marcelo Witt disse:

    Familiar? Sim, mas não como “small-car”…

  42. Mark Kweirotz disse:

    (Simplesmente fantástico!!!) x 10^2

    Mercury Comet, o irmão rico do Ford Maverick…
    Aliás, o Maverick foi um grande injustiçado nessa onda de carros retrô. Bem que Ford poderia fazer um Maveco “conceito” só pra gente sonhar…

  43. André Buriti disse:

    Isso sim é internet sendo usada para algo relevante, bela iniciativa!

  44. Alvaro disse:

    até um tempo atras, eu tinha umas edições de Mecânica Popular em casa, em português, acho que de 1968 ou coisa assim, tinha a apresentação da linha 68 da VW alemã, bem legal.

  45. Ludimar Menezes disse:

    E aquele RoadRunner ????

  46. Tohmé disse:

    Simplesmente é um acervo imenso, a um toque.
    Vamos perder dias e dias olhando tudo….oba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *