LADA NA TELINHA
SÃO PAULO (ueba) – Aí está a matéria levada ao ar no “Limite”, da ESPN Brasil, nesta semana. Um pouco da história da Lada e do Meianov, contada pelo blogueiro aqui com a participação de João Carlos Albuquerque. Na semana que vem tem Karmann-Ghia.
OLA BOA TARDE, FLAVIO GOSTARIA DE POSTAR ALGUMAS FOTOS DO MEU LADA 93 TURBO SO PARA PESOOAS VEREM COMO QUALQUER CARRO SÓ PRECISA TER DONO E CUIDAR POIS MEU EU JA GASTEI BEM E ACHO QUE ´SEN DUVIDA E UM DOS MAIS BONITOS DO BRASIL!!!!!! OBRIGADO ([email protected])
Tenho uma Laika SW há 6 anos e adoro ela. Rodei mais de 35 mil km com ela sem surpresas desagradáveis. Minha guerreira.
Parabéns ao FG pela educativa matéria sobre o Lada, a mais famosa tranqueira fabricada pela finada União Soviética. Como já dizia o saudoso Paulo Francis “Como pretendiam dominar o mundo se não conseguiam sequer fabricar um carro que prestasse?”.
Flavio, você apenas contou a história bonita da Lada no Brasil, mas o lado negro da coisa deixou de falar. Eu conheço um pouco das histórias que cercaram a Lada por aqui. Então preste atenção. Primeiro, os representantes da Lada no Brasil, quando começou o grande negócio, não eram, em sua maioria, de confiança. A representação da marca foi entregue para um monte de pilantras. Aqui no RJ, por exemplo, lá pelo ano de 1992, uma concessionária chegou a enfileirar na rua(uma longa e famosa fila) os carros deixados para revisões obrigatórias, ou seja, não tinha estrutura nem organização para o serviço. Outra, as peças de reposição, eram superfaturadas, os mecânicos tiravam peças de um carro e colocava em outro que estivesse nos domínios da oficina. Essa semana fui a Quito e fiquei maluco com a quantidade de Ladas que circula por lá. Aproveitei e comprei um kit reparo do carburador para o meu Niva/91. Tem que ver o kit, tem todas as peças para montagem do carburador. Aqui no Brasil, os caras pegavam o kit e desmembrava quase todo. Ou seja, um kit que custaria no máximo R$ 25 passava a valer o triplo, é verdade. Prevalecia o mais puro amadorismo e desrespeito nas especializadas e nas oficinas de assistência técnica. Assim, um produto que requeria uma ATENÇÃO diferenciada, era tratado com o máximo de desprezo e pilantragem. Uma revendedora aqui no RJ ficou famosa por ter pego cheques de centenas de clientes, dizendo que os Ladas estavam sendo embarcados na Russia e um mês depois a loja estava fechada. Esse caso ficou famoso por aqui. Tenho mais histórias prá contar, mas é que agora estou cansado. by.
Caro Flávio, cumprimentos pela reportagem.
Essa semana, tive o privilégio de conhecer seu LADA LAIKA pessoalmente quando fui levar o meu Bóris (Laika Vermelho) na Oficina do “Mago dos Ladas”, Sr. Wilson.
Parabéns pelo veículo e pela matéria. Estou no aguardo do encontro nacional dos Ladas, com direito a tocar a Internacional e tudo e manifestos elogios aos prodígios da tecnologia Russa. Aliás a cada dia, descubro um detalhe interessante dessas nossas máquinas maravilhosas.
Quem vem de cá ou vai de LADA.
“Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado”. Karl Marx, Das Kapital, 1867. Viva a LADA, com seus carros eficientes e anti-consumo.
Legal, assisti ao video, muito bom. Gostaria de sugerir ao Flavio que provoque um grande encontro nacional de ex-proprietários e proprietários de LADAS. Esse encontro poderia ser em SP, RJ ou DF. Sou um feliz dono de um Niva/91, cinza, extremamente original, sem firulas, super conservado tanto em seu interior quanto na parte externa. Tenho histórias prá contar pois já fui proprietário do seguinte: um Laika cinza, 1991, vendi. Comprei um Niva/91, vermelho com 24000km originais, vendi. Comprei em seguida um Laika/93, branco, 100% original, equipei o bichinho com acessórios originais russos e outros comprados em Havana, em seguida comprei o atual Niva/91 que ainda tenho, comprei também um Samara/91, vermelho, 4 portas, um piteuzinho, depois comprei um Laika/SW/91, branco, ou seja, tive 04 Ladas na garagem, posso provar com fotos e testemunhas, que sempre me acharam doido(por LADAS). Infelizmente, por motivos de mudança(morava em casa e fui pra apartamento), tive que desfazer a frota. Muitas pessoas também tem histórias prá contar. Que tal a idéia???? E uma mesa redonda com proprietários loucos por LADAS???? Pensa aí, doido, você é que é o homem da mídia. Essa ultima redação está com ajustes.
Legal, assisti ao video, muito bom. Gostaria de sugerir ao Flavio que provoque um grande encontro nacional de ex-proprietários e proprietários de LADAS. Esse encontro poderia ser em SP, RJ ou DF. Sou um feliz dono de um Niva/91, cinza, extremamente original, sem firulas, super conservado tanto em seu interior quanto na parte externa. Tenho histórias prá contar pois já fui proprietário do seguinte: um Laika cinza, 1991, vendi. Comprei um Niva/91, vermelho com 24000km originais, vendi. Comprei ems eguida um Laika/93, branco, 100 original, equipei o bichinho com acessórios originais russos e outros comprados em Havana, em seguida comprei o atual Niva/91 que ainda tenho, comprei também um Samara/91, vermelho, 4 portas, um pitelzinho, depois comprei um Laika/SW/91, branco, ou seja, tive 04 Ladas na garagem, posso provar com fotos e testemunhas, que sempre me acharam doido(por LADAS). Infelizmente, por motivos de mudança(morava em casa e fui pra apartamento), tive que desfazer a frota. Muitas pessoas também tem histórias prá contar. Que tal a idéia???? E uma mesa redonda com proprietários loucos por LADAS???? Pensa aí, doido, você é que é o homem da mídia.
Como feliz proprietário de diversos Lada Niva há mais de 15 anos, foi muuuuuuuuuuuuuito bom ver esta reportagem! A informação sobre os giros do Meianov me surpreendeu, eu não imaginava que fosse possível um motor Lada girar a 8.000 rpm!
Os trechos de filmes mostrando a chegada dos Lada e as instalações da Lada do Brasil, só me deixaram ainda mais curioso, quem sabe agora você faz uma reportagem sobre os demais Lada que vieram para o Brasil, principalmente o Niva!
Muito legal, gostei mesmo. Pra ver como são as coisas, US$7.000 dariam +- R$15.000 hoje. Se pudéssemos comprar um carro como esse, zerinho, por 15 mangos, seria show. O pior é pagar 23 num Uno que tem acabamento pior e motor 1.0 (aí dirão mas o Uno é mais moderno que o Layka!) Tá bom >:-< Mas pela imagem q vc fez sentado no meianov, o que vc consegue enxergar na frente? Não ficou muito baixo?
Eu adorei a reportagem, às vezes fico pensando se vale a pena às vezes dar um comentário menor do tipo Gostei, Adorei, Legal. Mas depois de pensar, acabo optando por fazer o comentário ehhe
Bela reportagem, esclarecedora sobre a História da Lada. Parabéns.
putz se essa tela ai é do seu navegador, ta uma zona hein? da uma limpeza nisso ai e ve se troca para o Firefox hehehe
Se quiser te dou uma consultoria em troca de uma volta no meianov valeu?
Terceira maior montadora do mundo foi forçada de barra…
A reportagem ficou muito boa, parabéns!!!
RESPOSTA DO FG:
Isso é informação, não é forçar a barra.
Pô, Fg!
Show de vídeo.
O Veloz vai se revirar na tumba.
P.S. : Meu filho viu você fazendo a homenagem póstuma a Karmann, quinta feira com seu beginho, saindo do CCI.
Boa Páscoa a você e todos os blogueiros
É o vovô do Corolla…
Bom…tudo muito bonito, muito bacana…mas…a pergunta que não quer calar: e o Niva, kamarada?
Santa Stolichnaya!!!!!!!!!!!! Você não mencionou o maior e mais forte 4×4 de todos os tempos!
Tomara que Ivan, O Terrível, venha puxar seu pé!
Mil demônios…
Gomes, fique atento que o Lotus Lada do Fernando ta saindo mesmo, ele já comprou mais algumas partes pro carro, incluindo pinças Brembo, e até aquele logotipo sovietico que os caras da Lotus colocaram naquela que fizeram no Top Gear
ladalotus.blogspot.com
Flavio , eu tive um Lada igualzinho , branco , era lindo , tinha rodas parecidas com as bmws antigas aquelas quadradinhas , retrovisor de gol , viajei muito com ele e era um ponto de referencia ; um amigo que via um Lada branco , tinha certeza que era eu .gostaria de saber do Lada com motor de Lotus ,se ja terminou? um abraço
Flavio, encontrei dois videos no Youtube sobre o Piora:
http://www.youtube.com/watch?v=b_XpJX7Vo9I
http://www.youtube.com/watch?v=0CdraF0yM80
Achei carro bonito pacas e parece ser muito bom, também. Será que o veremos aqui pelo Brasil?
Gde abraço.
Muito boa e esclarecedora essa matéria com o Lada.
E bom saber (me surpreendi) que o Meianov vira 8.000 RPM.
Eu já tinha visto na terça e revi agora.
“Valeu a pena ver de novo”…
Ainda bem que a ESPN tem o video na net… No dia do programa, trabalhei feito 1 camelo durante o dia, e, momentos antes da reportagem, dormi… kkkkkkkk!!! Mas achei mt joia, agora que vi! E o Meianov esta 1 show a parte!!! Lindão mesmo!
obs.: Perfeito o comentario do Rogerio Magalhaes…:
“Mas certamente ver a cara de “nerd” do JC no TV Lada foi a melhor da matéria, impagável, hahahahaha…”
Abraços p Flavio!!!
Pô, aquilo é que foi um passeio nada virtual pelo interior do Meianov… aliás, como curiosidade, vi a Porsche 914 do Paulo Sousa lá, o que é que ela tava fazendo no box nesse dia? Será que perdi de vê-la novamente andando só porque não pude ir sábado ver a SC?
Mas certamente ver a cara de “nerd” do JC no TV Lada foi a melhor da matéria, impagável, hahahahaha…
Legal a matéria, e a trilha sonora é imbatível. Tem até música clássica cristã!
Deu até vontade de ter Lada, hehehe.
Apesar daquela visão do apocalipse que era aquele pátio cheio de caixas de sapatos de todas a cores e matizes, a parte do MIGHTY MEDIANUEV foi ótima, e o “canalha” do pai Jojoca faturando uns trocos da mãe Russia foi ótima! Aguardemos ansiosos o que Indy Gomov nos trará com os Ghia!!!
Acabei de ver um Karman Guia vermelho, conversível, placa preta. Foi na Granja Viana, São Paulo. Lindão.
Flávio, vcs já pagaram aquele almoço pro Albuquerque???
Sugestão: levem-no para comer pastel, hehehe…
E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R !
Ótima trilha sonora também !
o pessoal que reclama do carro e aquele mesmo tipo de gente que compra celular ultimo tipo e depois fica sem credito ligando a cobrar para os outros , eu tenho que acordar quase sempre as quatro horas da manhã pego metro trem e onibus do jabaquara em pirituba tenho juntado uma merreca para comprar um carrinho neste estilo que me leve somente de um lugar a outro sem luxo tentei ver o lada mas não consegui ver um carro inteiro, agora tambem estou achando interessante o peugeot 205, porque dormir 20 horas a mais no mes é muito bom, seu carro de corrida ficou da hora,
Sem sombra de dúvidas, é a matéria mais divertida que eu vi em toda a história!!!!!!!
Muito bom, muito bom e muito bom
Aguardo o video onboard agora…
…esse carro foi comprado em Junho de 88… …esse carro é 1991…
Ía perguntar se você o importou por debaixo dos panos, mas depois fiquei mais confuso ainda.
Um caso para os detetives de plantão resolverem….
Mas, falando sério, a matéria ficou muito boa mesmo, só faltou falar do Niva.
RESPOSTA DO FG:
Achei que ninguém ia perceber… Bem, foi comprado da Lada em 1988, mas levou três anos para ser produzido. Na verdade, eu deveria ter dito 2008, não sei de onde tirei 88… Paciência.
Muito boa a materia FG, como faço para enviar uma dica para radio blog?
Eu acabei de ver essa matéria na ESPN (reprise do Limite), show de bola Flávio e valeu por ter nos mostrado o interior do Meianov, estamos ansiosos pelo pleno funcionamento da câmera on-board.
Eu me surpreendi quando você diz que a má fama do Lada vem por ele ser um carro simples feito para andar e não para ostentação, o que concordo também. Mas acho que muito desse preconceito é originado também pela origem dele, a União Soviética, que hoje nesse mundo capitalista doido é muito mal vista de uma maneira geral na mídia , e como os carrinhos vindos de Tagliatti eram um dos símbolos da URSS,acabou levando essa fama ruim, até os aviões russos Topolev também são muito criticados por supostamente não serem seguros , acho que é mais uma implicância do que a realidade , não achas ?
Pequeno Grande Indiana, matéria sensacional. Tinha dúvidas qto ao desempenho do Meianov. Quem diria, 8000 giros. Deve dar na casa dos 190 Km/H. Excelente!! O João Alburquerque é uma figuraça…de gravata então, nem se fala.
Fica devendo o onboard pra gente. Valeu!!
Flavio,
Gosto do Niva, ainda vou ter um. Coisa de louco, me disseram. Bom, e daí? Um amigo tem ha uns 4 anos, e tá feliz até hoje. Melhor que aquela piada cruel: Qual a diferença entre a Lada e a AIDS? Resposta: Pelo menos a AIDS vc passa pra frente…. Horrorosa, não? E contada por um cara que comprou um Laika zero…
Oi, FG.
Muito legal a sua materia com o Lada, acho apenas que faltou um pouco mais a respeito dos demais modelos, como o Niva, Samara, por exemplo. A lenda diz qur o Samara tinha alguma coisa a ver com a tecnologia do passat na eopca, não sei se é verdade…Isso vc poderia confirmar ou não!!!.
Gosatei bastante tb de ver o seu carro andando, só faltou o som né….fica pra proxima.ok.
Abraços