MENU

domingo, 12 de abril de 2009 - 13:03Stock Car

NA ESTOQUE…

SÃO PAULO (cota dominical) – Não assisti à corrida pela TV porque, ao contrário do que informa a patrocinadores e público em geral, a Estoque não tem suas provas transmitidas pela emissora oficial. Não neste ano, pelo menos. Sei lá qual o esquema que foi fechado, mas o fato é que apenas flashes das etapas de Interlagos e Curitiba (a de hoje) foram exibidos até agora — nesta manhã, eles pingaram entre um vôlei e uma reportagem sobre meia-maratona, entre um dueto Parreira-Zagallo e os gols do Maracanã. E a SporTV, braço por assinatura global, também não passou nada ao vivo.

Não estou, aqui, criticando a grade de programação global. Não tenho nada a ver com isso. Nem com as dificuldades que a Estoque teve, nesta temporada, para comprar o tempo na TV.

O que critico, e sempre, é a cascata, a mentira jornalística, a farsa destinada a ludibriar o torcedor. Até o ano passado, dizia a Globo, a Estoque era a melhor categoria de Turismo do mundo, melhor que a DTM, o WTCC e o BTCC juntos. Tinha os pilotos de mais alto nível do planeta, melhores que os da F-1, do WRC e da Indy juntos. “Onde veremos pilotos tão bons quanto Valdeno Brito, Duda Pamplona e David Muffatto na mesma categoria? Hein? Hein?”, perguntavam, já respondendo, os responsáveis pelas transmissões.

Bem, pelo jeito deixou de ser a melhor do mundo. Neste ano, merece migalhas no programa matinal de esportes e desafios internacionais, não tem cobertura, e quem acreditou que era a melhor do mundo que fique chupando o dedo, agora. Não por acaso, o carro de Valdeno Brito, o vencedor de Curitiba, não tinha patrocínios. Apenas uma mensagem de cunho religioso e a estampa do governo da Paraíba, que ajuda o piloto (assim como o governo amazonense, ou a prefeitura de Manaus, não sei direito, ajuda o Pizzonia).

E, pelo jeito, será assim a saga estoquiana na TV, neste ano.

Quanto aos patrocínios de governos a pilotos, estes deixo para vocês comentarem. Eu tenho uma opinião formada. Acho que empresas estatais que competem no mercado podem, e devem, anunciar. Não no automobilismo, especificamente, mas onde seus departamentos de marketing acham que é mais adequado. Também não vejo mal no apoio estatal ao esporte de base, olímpico ou não, desde que seja algo que tenha algum fundo social, ou visando o fomento à prática esportiva.

Mas um governo, assim genericamente, que não vende nada e que certamente tem coisas mais importantes a fazer com o dinheiro público, deveria se manter longe desses caprichos motorizados. O quê o governo da Paraíba ganha patrocinando um piloto? “Ah, promove o turismo local”, dirá alguém.

Conte outra. Não nasci ontem.

173 comentários

  1. AGRA disse:

    SUSPENSÃO DO PATROCÍNIO A VALDENO BRITO

    http://www.paraibaonline.com.br//noticia.php?id=665327

    A Secretaria de Estado da Receita suspendeu o patrocínio do Programa Acelera Paraíba, que patrocinava o piloto Valdeno Brito, piloto da Stock Car.

    O secretário da Receita, Anísio Carvalho, disse que a SER irá fazer todas as análises e questionamentos para avaliar a legalidade da medida provisória.

    Segundo o secretário, o “Acelera Paraíba” patrocinava apenas o piloto Valdeno e os valores estavam acima da média de patrocínios ao esporte.

    Anísio informou que vai investigar se houve outros “mimos” concedidos pela Secretária de Receita e avisou que se houver, será suspensa também.

  2. Aldo Barros disse:

    Acho que o lance do patrocínio do governo para o Valdeno e o Pizzonia tem mais a ver com preconceito do que qualquer outra coisa.

    Já que são discriminados por serem do N/NE, seus governos resolvem que têm que apoiá-los, se não poucos o farão. É fato e nós do S/SE sabemos que é assim mesmo.

    E talvez se outros pilotos tivessem apoio da Prefeitura de SP ou do Estado do RJ essa questão talvez nem tivesse sido levantada aqui.

    Indo ainda mais longe… se a corrida não tivesse sido ganha pelo paraibano e o amazonense estivesse em terceiro no campeonato, será que estariam sem importando? Pouco provável.

    De qualquer maneira torço pra que os bispos assumam a transmissão e possamos ver as corridas em paz.

  3. Rodrigo Duarte disse:

    Soler, vou te falar, respeito sua opinião, respeito todas. Mas o Socialismo, à princípio, nunca existiu, Comunismo muito menos. A democracia brasileira, na minha opinião, também não existe. Democracia é ter direito à… Ter direitos, o principal é a liberdade de expressão. Na minha opinião, a democracia, na prática, não existe no Brasil. Se decidir falar exatamente tudo aquilo que pensa ou quer, ou você vai levar porrada, ou vai ser legalmente censurado, como por exemplo ser demitido, ou então vai desagradar alguns patrocinadores, ou até mesmo uma entidade, que por ter rabo preso com alguns meios de comunicação, vão pedir sua cabeça. Ou, no mínimo, irá ser processado, porque hoje não basta você falar aquilo que pensa, tem que provar.
    Em relação a entrar neste blog pra me divertir, com certeza é plausível e é meu objetivo também.
    Sobre a pergunta do blog, se me permitirem responder, acho que não é nem democrático nem socialista. É um blog que tem suas particularidades, suas regras, seu dono, sua subjetividade.

  4. Suetonio Almeida disse:

    Esse carro Rubro Negro ficou o mais bonito do Grid. Assim o Valdeno já larga na frente, pois leva a simpatia da maior torcida do Brasil.

    Acho que governo tem que patrocinar sim. Na NASCAR o exercito, marinha, Estado do Havaí, têm carros sendo patrocinados por estes. E olhe que o sistema de saúde americano não é o melhor do mundo, eles têm mendigos pra caramba também.

    Vamos deixar dessa mentalidade retrograda socialista e olhar pra frente. O que eu sinto é que um monte de despeitados, isso sim!

    Abs a todos e vamos torcer pra que a Globo deixe a gente assistir as corridas de stock. Era bom que a Record assumisse mesmo!

    Fui!

  5. Flávio Silva disse:

    Falem bem ou falem mal, mas falem da nossa maravilhosa Stock Car! Todas as categorias do mundo estão passando por crises, por exemplo a Moto GP com grid fraquinho, a F1 nem se fala, Honda saiu, muitas demissões…
    Mas na cultura dos “entendidos de automobilismo”, ruim mesmo é a nossa Stock.
    Ninguém comentou aqui, nem tu F.G., ja sei o blog é teu e tu só fala quando quiser, que a “eca” da TC2000 argentina esta usando o mesmo motor para todos os carros (motor feito pelo Orestes Berta) . Pra mim isso é uma categoria monomarca também, ou o público vai aos autódromos torcer pelos “monoblocos”,ha,ha,ha. Imagina os argentinos falando por exemplo: Eu prefiro o monobloco do Focus pois tem uma longarina a mais….. Qual monobloco você prefere F.G.? Toyota,Fiat, VW,Gm….ja sei é Lada mesmo.
    Nascar mexicana…sem comentarios.
    Mais uma vez repito: VIVA NOSSA STOCK CAR!
    Nunca tivemos uma categoria com tantos carros bonitos,fortes e modernos no grid.
    E para quem gosta de tudo o que é de fora: Se mudem para Argentina ou para o México.

  6. E eu acho que blog, qualquer um, é ditatorial. O meu, o do Flávio, o do Obama. Cada um põe e aprova o que quer.

  7. José João Silveira da Silva disse:

    Boa tarde FG e blogueiros,
    Independente da esfera do governo, seja Federal, Estadual ou Municipal, não existe justificativa para aplicação de recursos públicos em publicidade, pois não existe retorno dessas verbas .. elas não geram outras verbas para seram aplicadas onde deveriam .. Num país onde os recursos para educação e saúde são escassos, fica no mínimo insuficiente qualquer justificativa para um patrocínio automobílistico.
    Até os patrocínios de Banco do Brasil e Correios deveriam ser melhor aplicados .. Será que cadernos e livros com os logos do BB e EBCT não ficariam mais adequados que nas quadras de volei e futsal .. ??
    Abraços ..

  8. pinto disse:

    Não sei se vai ajudar o governo da paraíba, mas esse rubro negro fico lindo parece ate o carro do Mengão!

  9. Aurélio Neto disse:

    FG, quantas saudades eu sinto da época que ia assistir corridas de Fiat 147, Fucas, Chevetes..
    Época do Brasileiro de Marcas da década de 80.
    Como é bom visitar o blog do Sanco que deves conhecer. Puta Arqueologia do automobilismo que ele faz, hein?
    Parabenizo o Valdeno pela vitória. Mas é uma falta de respeito o que a Globo faz realmente.
    Quando vens pelas bandas lusitanas rapaz?? Traz o Meianov para disputar umas provas de clássicos por aqui, hahaha.
    Dú, as camisetas hein hein??

  10. André Soler disse:

    Bom a polêmica é: O Socilismo Ruiu a anos e foi descoberto que era mais parecido com Feudalismo do que outra coisa, e nós Brasileiros que vivemos no BRASIL, moramos num país CAPITALISTA e em um sistema DEMOCRATICO!!!Mas tamos sempre pondo defeito em algo!!!

    A verdade é me divirto aqui neste blog, e vou continuar me divertindo…

    Quando a coisa ta feia aqui na CGE (Central Globo de Engenharia) e todo mundo ta pisando em cima de mim eu entro aqui no blog para dar risada e ver as opiniões dos colegas…No final das contas este blog acaba aliviando meu dia..e as vezes consigo esquecer que tenho que matar um Leão todo dia!

    Gostaria de fazer uma pergunta BLOG é DEMOCRATICO ou Socialista?

  11. Rodrigo Duarte disse:

    Eu li esse comentário do Soler e resolvi comentar em cima disso. Só não concordo com uma coisa, o FG gosta de Lada, DKW, acha o Schumacher bom pra ca****, e tem sua simpatia pelo Socialismo ou Comunismo. Onde está a polêmica nisso? Para mim a polêmica vem em cima de alguns blogueiros que não aceitam ouvir ou ler qualquer coisa diferente daquilo que pensam e acreditam serem dogmas, sofrem da síndrome do maracujá (essa se dá porque quando você pega um maracujá e abre ele, e tira toda a polpa de dentro, ele se esvazia por inteiro e fica aquela coisa oca, vazia e esprimida). Hoje as pessoas lêem e escutam coisas e processam isso no cérebro prontas para refutá-las, não perdem um segundo pensando em como levar aquilo a um debate, ou tem preguiça de sintetizar tudo aquilo. O Flavio mesmo já falou umas mil vezes sobre isso, ele gosta de Lada, e daí? Outros não gostam, e daí? Problema, ou azar o deles.
    Sobre as respostas do FG um tanto quanto agressivas, irônicas às vezes, eu acabo me divertindo muito. Mas no fim das contas entendo ele, ontem estava escutando em um programa de rádio o Celso Unzelte e ele falou que às vezes recebe uns emails de alguns xiitas, radicais, agressivos que não tem inteligência para entender como ele pode ser corinthiano e às vezes ter a opinião de que o Corinthians pode perder um jogo. E ele responde às vezes, diante de algumas palavras agressivas, que não conhece o cara, não é amigo do cara e aquilo não é uma conversa de boteco para receber emails daquele tipo. Então, pra terminar, eu entendo o FG, tem muita gente hoje que não respeita ninguém, é fanático por aquilo que pensa e é capaz de sair xingando profissionais que não fizeram nada de mais, apenas dão a sua opinião, como devem continuar fazendo.
    Flavio, desculpe, foi mais um desabafo, no fim acho que escrevi bobagem porque não tem nada a ver com o post, se isso não for pra frente, não tem problema. Abraço.

  12. Zalex disse:

    A Stock é a categoria que dá mais IBOPE a esse blog.
    Flavio Gomes é muito esperto, fala mal da Stock, chama uma porrada de ‘seguidores’ pra falar mal, e o mais engraçado é o tempo que essas pessoas perdem (ou ganham) falando mal da categoria.
    Na verdade a Stock é que nem a VEJA, os caras falam mal mas não deixam de ver.
    Afinal, vocês gostam ou não da Stock… ficaram tão revoltados com a Globo por ela não ter transmitido a corrida !?!?
    Quem não gosta deveria ficar feliz !?!?

  13. Mark Kweirotz disse:

    Chegando meio atrasado na discussão, mas vamos lá…

    Desculpe pessoal, mas acho que vocês estão confundindo um pouco as coisas.

    O problema é que no carro está escrito GOVERNO da Paraiba.
    O que isso significa? Quando se fala em governo, você se refere aos orgãos da administração pública e das pessoas que exercem as funções desses orgãos.
    Como orgãos da administração pública temos a “Presidencia da Republica”, hoje exercida pelo Lula e sua equipe, e os governos dos Estados, cada qual exercido pelo seu governador eleito e equipe.
    Propagandas de GOVERNOS são rigorosamente regidas por leis específicas, para que não se tornem propaganda política.

    Durante seu segundo mandato como governador do Estado de Alagoas (1983-1986), Divaldo Suruagy inundou a televisão com propagandas do estado alagoano e ao final aparecia em destaque (narrado inclusive) “Governo Divaldo Suruagy”.
    Um caso típico de uso do dinheiro publico para propaganda política disfarçada de publicidade institucional.
    A constituição de 1988 proibiu isso e hoje, quando muito, podem ser usados ‘slogans’ referentes a equipe politica que exerce a admnistração pública.
    Então o governo Lula usa “Brasil, um pais de todos” (subliminarmente esta dizendo “Governo Lula”), aqui em São Paulo o Serra usa “Governo de São Paulo, trabalhando por você” e por aí vai.

    Por outro lado existem as propagandas institucionais da União e dos Estados.
    São comuns e, pelo menos na teoria, visam informar aos cidadãos acerca de atos da adminsitração publica e sobre os serviços publicos dispiníveis aos cidadãos.
    Dentro desse tipo de propaganda institucional, existem aquelas de fomento ao turismo, do tipo “Venha para a Paraiba”, “Passe suas férias no Ceará” e assemelhados.
    Isso é comum no mundo inteiro, muitos devem se lembrar do “Discover Ireland” nos carros da Jordan (acho que era a Jordan).

    Por isso tudo SOU CONTRA essa propaganda do carro do Valdeno Brito, vez que está escrito “GOVERNO da Paraiba”, o que, pra mim, configura propaganda politica do governador José Maranhão.
    Ficaria menos mal, se tivessem feito algo fomentando o turismo, na linha “Conheça a Paraiba”, com uma pintura que remetesse às belezas naturais do Estado.
    Nesse caso, a lei até permite que se coloque, DISCRETAMENTE, o salogando do goveno (creio que no caso seja “Paraiba em suas mãos”).
    Mesmo que ainda seja uma forma de propaganda política, o dinheiro público usado para fomentar o turismo, de alguma maneira, acaba retornando de forma benéfica aos cidadãos do estado.

    JAMAIS pintar o carro de vermelho e escrever em destaque, bem na frente, “Governo da Paraiba”.
    Isso não traz nenhum benefício ao Estado da Paraiba, com seu bom povo e suas belezas natuarais. Beneficia apenas o governo do senhor José Maranhão, mais ninguem.

    O povo paraibano pode e deve se orgulhar dos feitos do Valteno, mas deve lutar para que isso beneficie o Estado e não seus governantes.

  14. ALTINO disse:

    Flávio, só uma dúvida?
    A equipe do Cacá bueno na Stock é a RBR ou será que o Galvão vai se render ao verdadeiro nome finalmente!!!

  15. Enio Peixoto disse:

    Telespectador, acho que o Nilson César foi um cantor da jovem guarda. Ahahahahaha

  16. André Soler disse:

    Bom dia FLávio,
    Como você sabe adoro teu Blog e principalmente as tiradas como “Nossa que mala,….”
    São estas coisas que estão faltando em nossa época, onde todos são “politicamente corretos”, eu acho que este lance de ser politicamente correto é um verdadeiro saco… MAs em virtude da competição atual em toda a vida moderna está se adotando esta filosofia, para poder viver em PAZ, e com isto acabaram-se os Nelson Piquets da vida, os Macenroe, os LULA (VERDADEIRO do tempo do ABC)…
    Em fim o mundo ta ficando um lugar chato!!!! Por isto gostei do GP da malásia saiu do convencional deu o que falar.
    Bem continue assim polémico e mostrando coisas diferentes que este é realmente o segredo do seu sucesso!
    Abs a todos e ao Gomes.

  17. Bruno disse:

    NA f1 A BMW tinha patrocinio Visite a Malásia. É por turismo. Claro q pode haver um por fora aí, uma jogada de amigo ajudando amigo usando verba pública, mas n me surpreenderia com a finalidade de promover o estado.

  18. Alexandre Gomes disse:

    Dú,

    Foi, no time living da Cronomap, “Ao Vivo”.

    E o link da globo é que é padrão T2 (=)), o streamer…

    Abcs.

  19. Julio Cesar disse:

    Bom, acho que eu exagerei um tanto em dizer que a “Nascar Mexicana” é melhor que a Stock Car, mas lá, tal como cá, também só tem 3 ou 4 autódromos, afinal de contas, basta contar: Interlagos, Curitiba, Velopark e…acho que em bom estado só!
    Quanto às transmissões: infelizmente vai demorar muito para que 1 hora de transmissão na Record, Band ou seja lá o que for tenha o mesmo valor que 1 ou 2 minutos na Globo. A Record tá tentando chegar lá, mas, convenhamos é muito difícil. E para a Vicar, vale o dinheiro e isso não vai mudar.
    O que eu não concordo é existem dois SPORTVs. Um tava transmitindo a final da Superliga de vôlei (não gosto muito, mas tudo bem, é um campeonato nacional). Agora o SPORTV 2 tava passando VT de jogo de futebol? Será que não dava pra passar em outro horário?
    Ah! O exemplo é o da Band: se não garante a Indy na TV Aberta, garante no Bandsports…

  20. renildo gusmão disse:

    Seria ótimo se a Record assumisse a transmissão mesmo. A Glogo só tá atravancando a stock, que tem potencial pra crescer ainda mais.

    Espero que o Col negocie bem essa mudança de emissora, pra não caiur noutra roubada. Só que se for mal na Record não tem mais pra onde ir.

    Quanto aos patrocínios de governo e prefeitura, acho que estamos metendo a colher onde não devemos. Cada caso é um caso e acho que devem apoiar seus esportistas sim. Seja no volei, automobilismo ou xadrez. Assim o grid fica mais homogêneo. Que graça teria se só esportistas de SP estivessem no grid? Vai ver que a organização deve influenciar pra que os caras recebam os apoios e estejam alinhando pra competir.

    Se todos pagássemos os impostos corretamente, sem pedir meia nota, comprar gasolina mais barata do que o custo, pagássemos todas multas corretamente, e nunca colocássemos um ‘por fora’ nas negociações, nem estaríamos falando que a grana seria devida ou não. Se cada um fizesse a sua parte os hospitais seriam melhores e a educação também. Teria verba pra todos os setores. Mas como não somos nem agimos assim, não vejo como falar dos patrocinaos pelos estados, prefeituras ou suas empresas vinculadas (que no final dá no mesmo, Petrobrás, Celb, BRB, BBrasil, Vale, etc).

    Devidos ou não (acho que devem ser incentivados) parece que está dando resultado. Pelos comentários vistos e resultado nas pistas o patrocínio está sendo acertado.

  21. Carlos Mora disse:

    Porque meu comentario está aguardando moderação?

    RESPOSTA DO FG:

    O seu o os de 20 mil blogueiros que passam por aqui todos os dias. Por que o seu seria diferente?

  22. Carlos Mora disse:

    Falando em patrocinadores, o filho do locutor da emissora oficial é patrocinado pela Red Bull e a emissora oficial quando transmite a F1 diz RBR e STR. Então na estoque quando narrarem será como? Somente o nome do piloto? Nunca o patrocinador será citado? É para morder a língua nhein Gavião!
    Como isso foi visto pelo Marketing da Red Bull?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>