NAS ASAS

SÃO PAULO (tô fraco, hoje) – Vejam que bacana a foto enviada semanas atrás pelo Rodrigo Ghigonetto. Se não me equivoco, é o aeroporto de Arlanda, em Estocolmo. O retrato é de 1969, segundo o blogueiro. Vamos ver quem adivinha que avião é esse da SAS. Mas me liguei mesmo no estacionamento: tem Fusca, SAAB, Mercedes, Fiat, Volvo… E tudo colorido.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Frederico Cavalcante
Frederico Cavalcante
14 anos atrás

É um DC-8-63. O autor da foto provavelmente é Lars Sodestorm.

Humberto Corradi
Humberto Corradi
14 anos atrás

Que beleza de foto!

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
14 anos atrás

Maverick!!! pela explicação que Alfredo dá, o erro é compreensível, foi na digitação, só faltou o Alfredo dizer que a diferença entre o dc 10 e o md 11 é que este ultimo usa winglets, aí já é oooouuuutra história…, temos até um leitor que se intitula lockheed l1011 tristar mas esse tem tres turbinas na traseira mas com configuração completamente diferente

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
14 anos atrás

E por falar em tudo colorido, porque hoje em dia os carros são todos cinza, praa e branco? faço 42 em outubro, omos quase da msma geração, e sinto muito a falta dos opalas amarelos, cimcas azulões, passats laranja, enfim, daquele arco-iris automotivo que eram os anos 70. é mesmo porque atys e mauricinhos nao querem perder valor de revenda na hora de venderem seus carrinhos insossos? muito triste, cara.

Abração.
Rodrigo monasa (sou de porto alegre mas moro no rio há sete anos.)

Leonardo Luiz Verleun
Leonardo Luiz Verleun
14 anos atrás

É um DC 8-63. A KLM usava um modelo idêntico ao da foto na rota Rio/Amsterdam, com escala em Lisboa.

Francisco M
Francisco M
14 anos atrás

Acho que é um Antonov disfarçado….

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
14 anos atrás

Para Pantaneiro :

OK

Vc. tem razaõ. Os DC-10 e MD-11 tinham 2 turbinas nas asas e 1 na traseira.

Desculpe nossa falha !

AG

Antonio Carlos Spada
Antonio Carlos Spada
14 anos atrás

DC – 8….

Ninguém matou esta:

O que mais diferenciava o 707 do DC-8, eram as entradas de ar no bico.Vejam na foto.

Stelios the Greek
14 anos atrás

na cara um DC8 ta escrito ate na “calda” dele! :P

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Douglas DC-8.

Um Avião fabricado pela Douglas e não pela McDonell Douglas que apenas surgiu nos idos da decada de 90.

Abraços

Imperador Ricardo Bigliazzi

Ximê
Ximê
14 anos atrás

Só sei que não é um 707…quando criança, meu pai dizia que o jato da Boing tinha uma antena, virada pra frente bem na parte de cima do leme…coisas que a gente não se esquece….

Andre Decourt
14 anos atrás

O DC-8 foi meio micado, o 707 era um avião muito melhor, embora precisasse de muitas pista para pousar e era um devorador de querosene. O 747 veio em seguida, começando o declínio do 07, que ainda voa como cargueiro e avião militar

Marcelo Essack
Marcelo Essack
14 anos atrás

Como eu ia dizer, parece um DC, mas o amigo de cima matou.

Fernando
Fernando
14 anos atrás

o avião em questão é um DC-8

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

A maneira mais fácil de distinguir o B707 do DC-8 é a ponteira no topo do leme (como já disseram) e as janelas dos passageiros – no DC-8 são bem maiores e mais espaçadas que no B707.

Aliás, o B707 é um avião bem mais bonito.

Pantaneiro
Pantaneiro
14 anos atrás

P/ Alfredo Denhe:

O DC10 e o MD 11 na verdade tinham duas turbinas nas asas e 1 na traseira.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Aqui está a história do bicho. Já adianto que ele sofreu um acidente em 1992…

http://www.airliners.net/search/photo.search?cnsearch=45923/383&distinct_entry=true

Mário Gasparotto
14 anos atrás

Realmente é um DC-8 da McDonnel Douglas. Esta empresa foi comprada pela Boeing, pois estava quase indo à falência (o governo dos EUA não estava mais encomendando projetos militares como na década de 60 e 70). O melhor avião que eles fizeram, na minha opinião, foi o caça F-15, embora eu goste mais do Grumman F-14.

Lockheed L1011-Tristar
Lockheed L1011-Tristar
14 anos atrás

Ele ñ está na RWY, mas sim na TWY….por isso o efeito de proximidade entre o estacionamento e a aeronave.

Kazin
Kazin
14 anos atrás

é um McDonnel Douglas DC-8-63, com os motores na primeira geração ainda.

Eduardo Garcia
Eduardo Garcia
14 anos atrás

é um Douglas DC-8

Maverick
Maverick
14 anos atrás

Chamar a velha senhora da Douglas de Boeing 707 já é complicado, de Boing então…

V. Maghetti
V. Maghetti
14 anos atrás

O Boeing 707 tem um inconfundível “rabicho” na cauda, este definitivamente não é um Boeing!

Felipe Passos
Felipe Passos
14 anos atrás

Rodrigo Santos, não sou tão viciado assim hehehehe. Gosto bastante de aviação e quando via a foto achei que era um DC-8 (não tinha reparado no leme). Aí entrei no http://www.airliners.net/ pra tirar a dúvida e encontrei inclusive esta foto que o Flávio colocou. Pra quem admira aviação recomendo este site!

Abraços

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
14 anos atrás

DOUGLAS DC-8
O único com 4 turbinas nas asas !

DC-2 = 2 motores a pistão nas asas
DC-3 = 2 motores a pistão nas asas
DC-4 , DC-6 e DC-7 = 4 motores a pistão nas asas

DC- 8 (da foto) = 4 turbinas nas asas e concorrente do Boing 707

Depois ainda vieram os :
DC-9 = 2 turbinas na traseira do avião
DC-10 = 3 turbinas na traseira do avião
MD-11 = 3 turbinas na traseira do avião

Obs : Estes modelos acima tinham ainda muitas versões !

Acabaram-se os Douglas por terem sido incorporados à BOING !

AG

JoãoLK
JoãoLK
14 anos atrás

É um DC-8 da Scandinavian Airlines System. Apesar da semelhança visual entre o DC-8 e o 707, numa pesquisa rápida descobri que a SAS jamais operou esse modelo da Boeing.
Uma coincidência: domingo à noite estava assistindo ao filme “As Sandálias do Pescador” (de 1968) no canal TCM da Sky e apareceu um DC-8 da SAS igualzinho a esse.

Ricardo Diesel
Ricardo Diesel
14 anos atrás

É um DC-8-73.

nico
nico
14 anos atrás

It’s a DC 8, or a fake B707…

Roberto Valle
Roberto Valle
14 anos atrás

DC-8, tá escrito no leme.

Glauber
Glauber
14 anos atrás

Pessoal, o colega lá em cima matou a charada e acabou com qq tipo de dúvida, o nome no avião tá na ponta do leme, dc-8

Leonard
Leonard
14 anos atrás

DC 8 Está escrito na cauda

Humberto Rodrigues Moreira
Humberto Rodrigues Moreira
14 anos atrás
Humberto Rodrigues Moreira
Humberto Rodrigues Moreira
14 anos atrás

São aviões bem parecidos, mas trata-se de um DC-8. Notem que ele tem duas portas maiores nas laterais, uma antes e outra após as asas, e duas janelinhas menores, também, uma antes e outra depois das asas. O 707 tem só duas grandes com a mesma disposição. Mais importante, uma “sobrejanela” logo acima do “parabrisas” do avião. O “bico” é um pouco mais longo que o do 707. O leme mais estreito.

Rubens
Rubens
14 anos atrás

Douglas DC-8, sem dúvida.

Joaquim de Souza
Joaquim de Souza
14 anos atrás

É um McDonnell Douglas DC-8!!!

EduardoRS
EduardoRS
14 anos atrás

DC-8, linda máquina. Tanto os carros quanto os aviões eram mais bonitos nos dias de antigamente.

Antonio Carlos
Antonio Carlos
14 anos atrás

Bulufas

Sérgio Hingel
Sérgio Hingel
14 anos atrás

Já mataram essa,é um DC8.

Guido
Guido
14 anos atrás

Concordo com a precisão do Felipe Passos, é um DC-8-63 (uma versão alongada, bem alongada, dos primeiros DC-8).
No estacinamento notei um Fiat 600 com capota de lona, uma jóia de carrinho do final dos 50 e início dos 60.

Lvcivs
Lvcivs
14 anos atrás

DC-8, provavelmente a versão 63 qeu era a mais comprida.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
14 anos atrás

Estacionamento a beira da pista?? Hoje, nem pensar!!!

Mário Gasparotto
14 anos atrás

Também acho que é o 707 da Boeing

Inacio
Inacio
14 anos atrás

Com certeza é um DC-8…..vejam :
http://www.dc8.org/

Boeing 707 é este…vejam:

http://www.portalbrasil.net/boeing_707.htm

Dú
14 anos atrás

Antigamente, outro dia, se parava e viajava.
Hoje lançam projeto da empreiteiras, do trem bala Sampa Rio.
E a imagem de chicotear usuários é mais deprimente de que uma criança cheirando crack.
Coisa mais absurda que vi. E já vi muita coisa!
Estas merdas de empresas de segurança, são manipuladas por ex-miltares, filhos da puta que doutrinam uma massa de acéfalos.
Quem nunca parou em Congonhas e vem aquela molecada ” Sim Senhor, Por Favor Senhor”
O que tem com o post?
As cores, o colorido que pouco vemos hj.

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
14 anos atrás

Lembra um 707, maior jato na época.

Don Victor
Don Victor
14 anos atrás

O avião pouco me importa, mas aquele volvinho branco da segunda fila… putz… keria um dakele pintado no azul royal da época!!! Melhor q qq lata velha de hoje!

Rodrigo Santos
14 anos atrás

Felipe Passos, seu viciado! ;-)

Labri
Labri
14 anos atrás

Também acho que é um belo Boing 707

João Kohl
João Kohl
14 anos atrás

É um 707 da Boing… ou algum projeto pirata da cortina de ferro, roubado dentro de algum tubo de pasta de dente.

JR Lemos
JR Lemos
14 anos atrás

Alo Flavio.

Fácil. Douglas DC-8, concorrente do Boing 707. A identificacao está escrita no alto do leme.

Forte abraco.
JRLemos