MENU

terça-feira, 21 de abril de 2009 - 23:08Nas asas

NAS ASAS

SÃO PAULO (tudo muito esquisito) – Um breve registro fotográfico de Santos Dumont (a aeronave da FAB é com vocês) com a ponte Rio-Niterói ao fundo, apenas para dizer que o novo terminal de embarque, embora seja muito prático e espaçoso, acabou com o charme do aeroporto. Sim, eu sei que era preciso, estava tudo muito apertado, era gente atropelando gente, mas precisavam matar o terminal antigo?

Pois mataram. Nisso, SP se saiu melhor. Congonhas passou por grandes reformas nos útimos anos, mas mantém a personalidade. Santos Dumont, não. No terminal antigo, que agora é exclusivo para desembarque, todas as lojas fecharam. É óbvio, porque quem chega quer mais é ir embora logo. Não vai parar para comprar um livro, ou fumo para o cachimbo. O resultado é que Santos Dumont tem, hoje, um saguão fantasma. Meio deprimente.

Ninguém pensa nessas coisas quando elabora projetos radicais de reformas. Mas agora é tarde.

47 comentários

  1. JOSÉ PERGENTINO disse:

    linda foto , parabéns! se alguem , conseguir o prefixo fab, fvr me comunicar , colociono fotos da fab. obrigado

  2. Alan Dourado disse:

    CP é foda! “a cor do cavalo branco de Napoleão” kkk…
    Ta mais do que respondido. (e ainda teve dois que erraram)

    A foto ta linda! Eu só queria saber exatamente quando o C-47 deixou de voar. Porque eu me mudei em 2003, moro próximo ao Aeroporto de Salvador (O Luís Eduardo Magalhães, talvez pelo fato do deputado federal, viciado em cocaína ter sido um “graaaaaande” aviador) e até 2003 eu ainda via – e pelo menos duas vezes por semana – ela cortar o céu suavemente, com seus motores de rugido grosso.

    Bateu saudade…

  3. Paulo Sergio disse:

    A máquina com certeza é um Douglas C-47 skytrain
    mas e essa matricula civil?

  4. Tarso Filho disse:

    Minha Mãe, profissional da área da saúde, voava em bimotores da FAB nos anos 60. Tinha um comandante que passava por baixo da Ponte da Amizade! Para sacanear os pobres passageiros.

    Imagino que não era de C-47!

  5. Luciano Gonçalves disse:

    Passei por lá anteontem, e a sensação é exatamente essa que vc descreveu…até a tabacaria com a imagem do Santos Dumont que encontrei abandonada, num primeiro monento pensei que tinha fechado, até que subi ao andar superior e vi a “nova sede” da mesma, toda modernizada…mas sem um pingo de personalidade…

  6. CP disse:

    Parece aquela pergunta famosa: qual é côr do cavalo branco do Napoleão?
    E 30 blogueiros responderam.
    Francamente!

  7. Minoru disse:

    Esse talvez seja o melhor avião já construido na história da aviação; voei num DC-3 em Cuba, entre Isla de la Juventud e Havana e foi muito divertido.

  8. Leo Couto disse:

    Flavio ,

    O que aconteceu é que depois que limitaram o Stos Dummont apenas para vôos da Ponte-Aérea o aeroporto ficou às moscas. Primeiro pq o perfil de um passageiro da Ponte-Aérea não é o de compra. O cara chega , faz o check-in -se tiver tempo abre o notebook e vê os e-mails – toma um café , avisa no celular alguém em SP que vai atrasar , entra no avião e ponto final. Qdo volta , o cara tá cansado … trabalhou o dia inteiro … ouviu um monte de M e quer ir pra casa.

    Agora com a abertura do Stos Dummont para outras rotas além da Ponto Aérea o movimento deve crescer bastante, inclusive nos finais de semana. Azul, Gol/Varig, TAM e Webjet já pediram autorização da ANAC para operar outras rotas no – ainda – charmoso aeroporto.

    Um abraço

  9. Jason disse:

    Da FAB, foi vendido para a Rico, em 1976 (dois anos depois desta foto).

    Acabou num acidente, voando pela Arara Táxi Aereo, no Pará.

  10. Ricardo Leite Lopes disse:

    A Infraero EXTERMINOU e continua exterminando os terraços panorâmicos dos aeroportos, não existia nada mais bonito que a vista da sacada do Santos Dumont com a baia ao fundo. Acabou.
    A Infraero não percebe que terraços panorâmicos atraem movimento e estimulam nas crianças o prazer e a paixão pela aviação.

  11. Sérgio Hingel disse:

    É um Douglas DC 3 ,que na versão militar era C 47.
    Cheguei a voar Rio/SP em DC 3 da VARIG, que por não ser pressurizado, voava ao redor de 3 000 metros de altitude.A vista era linda.

  12. André Buriti disse:

    Isso é a ganância meu amigo, o novo terminal está cheio de lojas e tem até um restaurante, que pegou fogo antes de ser inaugurado.
    É uma pena, acho aquele saguão antigo lindo com aquele mural.
    O avião é um C-47, quando você voltar ao Rio dê uma passada no Museu do Campo dos Afonsos, tem uns dois desses, inclusive um igualzinho da foto..

  13. Eduardo disse:

    tá escrito
    é um douglas c47

  14. Zé Zanine disse:

    FG
    Achei mais dados sobre esta maravilha na foto.

    Conversando aqui em SJ Campos, descobri que este DC3 da FAB tinha matricula civil PTFBR

    Fabricante: The Douglas Aircraft Company, Inc. – Estados Unidos da América.
    Capacidade:28 pasageiros e 3 tripulantes(piloto,co-piloto e mecânico de vôo/radiotelegrafista de vôo)
    Motores: 2 Pratt & Whitney R-1830-90C de 1.200 h.p., radial de 14 cilindros.
    Desiginação Militar: C-47B
    Comprimento: 19,63 m
    Envergadura: 28,9 m
    Altura: 5,2 m
    Peso Vazio: 7.705 kg
    Velocidade Máxima: 368 km/h
    Alcance: 3.400 km

  15. O avião é um Douglas DC-3. O projeto é de antes da F-1, mas ainda tem voando por aí.

  16. Flávio, embora não esteja ligado diretamente ao assunto, de uma olhada neste avião, ILYUSHIN IL-96-300, equivalente ao AirBus A-310:

    http://gustavoadolfo.flogbrasil.terra.com.br/foto14817334.html

    http://englishrussia.com/?p=706

    http://presidentialaircrafts.blogspot.com/2009/02/ilyushin-il-96.html

    http://www.airliners.net/search/photo.search?aircraft_genericsearch=Ilyushin%20Il-96&distinct_entry=true

    Só para constar que a industria aeronáutica russa não é só militar.
    Me lembrei do artigo da Gazeta Mercantil sobre a Lada, se seguir a mesma logica, o governo russo não deveria investir neste avião, e olha que a industria aeronáutica russa e bem mais avançada do que a Lada mas , é só uma questão de tempo para que a Lada absorva o que já existe dentro da própria Rússia, eles não precisam ir para fora para obter tecnologias como materiais cerâmicos, fibra de carbono, ligas leves etc.
    Agora este artigo é ainda mais surpreendente para que acha que os russos são atrasados em eletrônica digital:

    http://www.espacial.org/miscelaneas/computacion/elbrus_mcst1.htm

    É neste lugar que a Lada pode obter eletrônica para seus carros, pois até a gigante Intel foi buscar tecnologia com eles, o centro de pesquisas passou por grandes dificuldades financeiras, segundo o artigo, mais uma vez a logica da Gazeta Mercantil seria fechar o lugar e importar de fora mas o governo russo voltou a investir no centro, que também desenvolveu o computador da Estação Espacial Internacional.

  17. L-1011 Tristar disse:

    SDU tambem conhecido no meio por SBRJ….ou CGH ou SBSP como queiram, perderam seu encanto ao impedir seus visitantes, passageiros, curiosos de ver, apenas observar a fantastica magia de uma decolagem ou pouso de aeronaves em suas pistas. Congonhas tinhas um terraço onde se observava-o em quase toda sua extençao. GRU..SBGR..ou Guarulhos tambem perdeu seu terraço. A aviaçao sempre foi muito exclusiva, mas nao precisava banir os sonhos dos que nao podem voar, ou voam apenas observando.

  18. Artur disse:

    O avião é C-47(está na empenagem)versão militar do bravo DC-3
    Quanto ao velho aeroporto,lamentavelmente o pessoal vai matando tudo quanto era charme,na cidade mais charmosa do mundo.De doer para quem viu a Cidade Maravilhosa nos anos
    50/60/70,gente bonita ,descontraida,carrões,politicos que andavam sem um batalhão de seguranças,artistas,escritores,poetas.

  19. carlos alberto disse:

    o avião é um velho e bom DC3.

  20. Glaucio Branco disse:

    Concordo… atualizar sim, mas deve-se manter a memoria e história do local.

    Acabaram tb em quase todos os aeroportos um local para as familias observarem o pouso e decolagem dos avioes e tab (pq não) curtir um pouco o local.

    (..saudades do antigo aeroporto 2 de julho – em salvador/BA..)

    AXÉ

  21. luidhi disse:

    Parece ser um DC-3.

  22. Neto disse:

    O Avião é um C-47, versão militar do famoso Douglas DC-3.

  23. DURVAL PEREIRA disse:

    Posso estar atrasado na minha conclusão,mas, de tanto aparecerem aviões nesse blog, acho que você é um apaixonado pelo assunto, assim como eu, aliáis parece ser condição sine qua non para gostar de um (carro) ter que gostar de outro (avião).

  24. Peixe Voador disse:

    A., esse avião é fácil!
    DC-3

  25. Zé Zanine disse:

    Camarada FG
    Não sei se foi meu comentário…deu um branco aqui no micro!
    Mas é um DC3 ..um dos mais bonitos aviões que existem.
    veja este link: ttp://static.panoramio.com/photos/original/7807301.jpg
    É um VARIG DC-3 (PP-VBK) – que está no Museu Eduardo André Matarazzo, Bebedouro, SP, Brasil.
    Abraços
    Zan

  26. Zé Zanine disse:

    Camarada FG
    Tá me parecendo um DC 3, lindo avião , como desse link aqui http://static.panoramio.com/photos/original/7807301.jpg
    Este VARIG DC-3 (PP-VBK) – está no Museu Eduardo André Matarazzo, Bebedouro, SP, Brasil.
    Abraços
    Zé Zanine

  27. O avião é um Douglas DC3 na configuração militar, chamado de C47, não?

  28. Armando Vieira disse:

    Este é um C-47, a versão militar do Douglas DC-3, um dos mais famosos aviões do mundo. Deixou saudades.

    Abraços

  29. Anonimo R. disse:

    Flávio,

    Mudando um tanto de assunto, aqui em Brasília está tendo uma exposição sobre a Mãe Russia. Link explicando o evento: http://www44.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr2/bsb/DetalheEvento.jsp?Evento.codigo=33154&cod=3

    Nada a ver com carro e automobilismo, mas acredito que tenha um pouco a ver com você…

    Falow!!!

  30. DANILO TS disse:

    O avião não é o ELECTRA?

  31. Eric disse:

    Aeroporto que deixou de ser o mais charmoso do Brasil.

    Que pena.

  32. Mauro disse:

    Tá ali, marcado na cauda (profundor), C-47 no modelo militar e , DC-3 na versnao civil.

    Abraço a todos

    OBS: considerado por muitos como um dos melhores aviões já produzidos até hoje.

  33. José Brabham disse:

    Esse é um clássico DC-3, não?

  34. Carmem disse:

    Concordo plenamente. Até a lojinha que vendia chocolates e que resistia bravamente, agora sumiu. O busto do Santos Dumont fica com cara de quem não acredita que tudo aquilo ali já foi movimentado.

  35. Evandro Sada disse:

    Flávio
    Viajei neste avião aí. Um Avro. Ao contrário do que parece, são seguros e confortáveis.
    PS> Parabéns pelo comentário acerca dos campeonatos estaduais. Tem muita gente ranzinza na crônica esportiva. Imagina uma mesa de debates entre o Muricy, o Zé Trajano e o Muttley . Só quem ia gostar de ver era o Calzans e a Hiena Hard (óh céus , óh vida).
    Um abraço
    Evandro Sada, 44
    Arquiteto
    Brasília

  36. Roberto disse:

    Um DC-3 versão militar.

    Mas o Santos-Dumont continua sendo o aeroporto mais bonito do Brasil. Só a aproximação da pista já vale a passagem.

  37. Marcos Ferreira disse:

    Flávio,

    segue um pouco da história desse avião em especifico e dados técnicos dele.

    Douglas C-47 Skytrain

    Fotografado no aeroporto Santos-Dumont em 1974,o PT-FBR foi o único avião da Força Aérea Brasileira a operar com matrícula civil. A explicação para isso foi que essa aeronave era originalmente um DC-3 Dakota civil, mas que foi apreendido de bandidos pelas autoridades policiais. Consta que ele vinha sendo utilizado para contrabando e, talvez, narcotráfico. Só que a aeronave estava em tão boas condições que foi decidido o seu repasse para a FAB. Acontece que, já na época, esta já vinha se desfazendo dos seus C-47 por razões de obsolescência e de ser antieconômico. Mas ainda era muito apreciado por todos os seus pilotos e passageiros. Foi daí que decidiu-se que ele permaneceria com matrícula civil, porém ostentando a pintura e as insígnias militares brasileiras. Consta que era de uso quase que exclusivo do então brigadeiro Délio Jardim de Matos, então Comandante de uma unidade da FAB. Posteriormente, já como tenente-brigadeiro do ar, Délio Jardim de Matos seria ministro da aeronáutica no governo do presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo (1979/1985), que foi o último presidente militar brasileiro.

    Especificações Técnicas

    Fabricante: The Douglas Aircraft Company, Inc. – EUA.
    Capacidade:28 pasageiros e 3 tripulantes(piloto,co-piloto e mecânico de vôo/radiotelegrafista de vôo)
    Motores: 2 Pratt & Whitney R-1830-90C de 1.200 h.p., radial de 14 cilindros.
    Desiginação Militar: C-47B
    Comprimento: 19,63 m
    Envergadura: 28,9 m
    Altura: 5,2 m
    Peso Vazio: 7.705 kg
    Velocidade Máxima: 368 km/h
    Alcance: 3.400 km

  38. Fábio Mandrake disse:

    Flávio, isso tá com cara de ser um DC 3!Posso estar errado.

    abços

  39. CHuto, e acho q vai no angulo….

    DC-3

  40. Roberto Fróes disse:

    Tem tempo que não vou lá… deve estar bem esquisito!
    E essa foto também deve ser bem antiga. Até onde sei, tem um bom tempo que não aparece um C-47 naquela pista…
    Até alguns (bons) anos atrás, tinha até um Curtiss Commander C-46 por lá. Bela aeronave…

  41. Raul Duarte disse:

    Ei flávio, sugiro uma correção para o último parágrafo.

    NO BRASIL, PARECE QUE ninguém pensa nessas coisas quando elabora projetos radicais de reforma.

  42. Márcio disse:

    Tá la no leme: C-47, versão militar do DC-3

  43. Thiago Sabino disse:

    Grande e EMÉRITO Douglas C-47.
    Este aí, era da FAB, e foi transferido para o Projeto Rondon. Entretanto permanecia com os cocares, cores e algumas marcas da Força Aérea Brasileira.

    Flavio, existe um Grummann Albatross que VOA, e que está em campinas, no Aeroporto dos Amarais, de propriedade do grande amigo Carlos Edo ( o mesmo que é dono dos T-6 da Esquadrilha Oi, que ele mesmo lidera). É tão espetacular quanto um C-47, ainda com a vantagem que o Albatross é um avião anfíbio. Uma barca gigantesca que tem até âncora, e manhas de marinharia…..passarei-lhe uma foto posteriormente.

    Grandes tempos do Santos-Dumont.
    Grandes Aves
    Grandes Aviadores.

    Agora é só saudade.

    Senão me engano essa foto é do MAGO Vito Cedrini, grande fotógrafo aeronáutico dos anos 50, 60, 70 , 80, e 90. Seu arquivo tem coisas que faz arrepiar até o último pêlo do pé.

    Abraços.

  44. Mateus disse:

    Douglas C-47, a versão militar do glorioso DC-3.

    Caramba! SDU cheio de aviação geral, pena que agora tudo foi tomado por 737′s, a319′s e E-JETS.

  45. zeca disse:

    Olha ,o avião deve ser um Douglas DC-3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>