SEPANGADAS (4)
SÃO PAULO (esperto, o Branson) – A notícia tem uns dois dias, já, mas não toquei no assunto aqui e é tema que merece ser aprofundado.
O SportsProDailyDeal, um site especializado em negócios do esporte, revelou que a Virgin está perto de fechar um acordo com a Brawn para 2010 de US$ 30 milhões (algumas fontes falam em 30 milhões de euros, também; está havendo uma confusão de moedas na mídia internacional). Em troca, ficaria com o direito de vender espaços publicitários nos carros da equipe durante a próxima temporada.
É um risco calculado. Pode não vender nada, e morre com os 30 paus. Para a equipe, a grana antecipada garante boa parte do orçamento para um Mundial de cabo a rabo.
A Brawn, embora seja um time sem previsão de receita, não está propriamente na pindaíba. Tem US$ 150 milhões em caixa, dinheiro que veio da Honda e dos direitos de TV distribuídos por Bernie Ecclestone. Poderia ser mais, se a FOM considerasse a Brawn uma sucessora da Honda. Mas para pagar menos, Bernie considerou o time “estreante”…
O dono da Virgin, Richard Branson, paga atualmente US$ 250 mil por corrida à Brawn, segundo o SportsPro. Por enquanto, está meio no fio do bigode, mas a tendência, claro, é que o contrato vá até o fim da temporada. Se for, o time receberá US$ 4,25 milhões pelo patrocínio do grupo.
De acordo com a Margaux Matrix Digital Eye, uma empresa que mede retorno de mídia citada pelo SportsPro, os carros da Brawn apareceram na TV durante 48 minutos e 38 segundos nas duas transmissões ao vivo do GP da Austrália — classificação e corrida. Os logotipos da Virgin foram expostos com total visibilidade por 8 minutos e 56 segundos. Segundo a Margaux Matrix, esse tempo todo, em TVs do mundo inteiro, custaria US$ 10,4 bilhões (bi, mesmo) se a empresa quisesse comprá-lo.
Claro que a conta não deve ser feita nesses termos, como se a Virgin tivesse tido um “lucro” de mais de 10 bilhões de verdinhas, já que pagou 250 mil pacotes para adesivar os carros da Brawn.
Mas foi um bom negócio, sem dúvida.
“Parece uma parceria mesmo: vocês correm que eu vendo.”
É uma boa. A Brawn fica com a parte que faz direito, que é montar carros e correr GPs e o Rick Branson faz o que sabe fazer direito: ganhar dinheiro.
Richard Branson é o dono da Brawn. Ross Brawn é um “laranja” de luxo. Ou vcs caíram nessa história de 250 mil de patrocínio???? Nem na estoque essa grana é suficiente…
Mas essa é apenas uma “idéia” do que eu acho que acontece..r.s.
8 minutos e 56 segundos custaria US$ 10,4 bilhões.
Quem aparece são os carros, propriedade das equipes, construido por elas para dar e garantir o espetáculo. Juntamente com os carros quem aparece, e cuja aparição tambem vale ouro, são os pilotos. Quando o ângulo é favorável quem aparece é a Virgin e, por pouco tempo, custaria essa fortuna se fosse em todas as TVs…
E quem ganha os bilhões, claro que não é toda essa grana, mas mesmo assim são bilhões, é o senhor Bernnie e seus asossiados e não as equipes e a própria FIA, como deveria ser. A F1 não precisaria entrar em crise nunca e a tecnologia na categoria poderia ser a maxima…
Na verdade, o espertalhao da història é o Ecclestone. Considerou a Brawn como estreante e nao deu 30 milhoes pra eles, embolsando a grana. Pra resolver o problema, arrumou um patrocìnio de 30 mihoes pra scuderia inglesa e as coisas ficaram elas por elas.
Isso demonstra que grande parte do sucesso se deve exclusivamente à Honda, que ao contrário do que a mídia faz entender, ao dizer que a BrawGP “nasceu das cinzas” e blá blá blá…não é bem assim. Na verdade a Honda deixou o carro prontinho e ainda com praticamente o orçamento para o ano inteiro! Então vamos parar com esa história de que a Honda foi a Vilã, ok?
250 mil é muito, mas muito pouco! Me parece estranho.
Um ótimo negócio para os dois lados.
A Virgin “compra” um espaço no carro pra colocar o logo dela, e ela mesma vende os demais. Parece uma parceria mesmo: vocês correm que eu vendo.
Eu tenho uma idéia melhor: por que a Brawn não contrata alguém como….o Ronaldo…leva ele para desfilar nos autódromos….dá uns vexames com ele bebendo demais no paddock….saindo com uma modelos do grid….batendo uns mercedinhos às vésperas dos GPs….estampa um Virgin atrás….daí vai chover patrocínios….
O cara é esperto e tem, mesmo, uma puta sorte.
Se estiverem falando a verdade, já que na formula 1 tudo anda parecendo meio de mentirinha(vide Hamilton e Mclaren), U$ 250 mil é uma baita pechincha para aparecer na mídia mundial desse tanto. Já que nos meios automobilisticos a única coisa que se fala é sobre a Brawn.
Quanto à Petrobras, nem que quizesse, a Mercedez vetou a porcaria do combustivel e óleo que eles fazem, lá só Mobil. Brincadeira, segundo disseram levariam no mínimo um ano para adaptar o combustível ao motor da Mercedez. Por isso mesmo, dançou! Perdeu milhões.
Retorno de mídia é assim mesmo. A conta é maior, fotos, milimetragem no papel. Ainda bem que meu lugar está garantido no 69.
Seria o Ross um laranja da Honda para 2.010? E a Dona M. Benz caiu de gaiata?
Sabe como é, Japonês não fecha o olho….
Soichiro virou pó mas deixou escola.
Eu, se tivesse muito dinheiro pagava 250 mil doletas para homenagear o meu amor!!!
Não que 250 mil seja pouco, mas para os padrões da F-1 é muito pouco, visto q as camêras não param de focar no branquinho da Brawn, já na Force India 250 mil é dinheiro p/xuxu.
Por sinal quem deve estar fazendo uma boa propaganda é o cara q vendeu aquele amarelo marca-texto
Segundo o que foi publicado, o orçamento da Brawn é de 400 milhões de dólares para 2009 ,menor apenas que o da Ferrari e da Mac Laren.
dentre outras coisas interessantes ,a virgin,através da virgins galactics,mandará pessoas em viagem a estratosfera terrestre por 250mil dolares,uma pexinxa perto dos milhões que os russos e americanos estão cobrando
É eu estou impressionado, não sou o cara dos negócios mas porra não tem o menor cabimento a Brawn ficar recebendo esse dinheiro de pinga, o Alemão é bem esperto, ta fazendo o melhor negócio no mundo da F1 sem dúvidas. A Brawn não tem que ter modestia nenhuma, tão com um dos melhores carros do campeonato é a hora certa de fazer dinheiro.
Quem eu acho que está se dando muito bem também é a caras, que deve pagar “pouco” pra ter aquele pedacinho de nada no casco do Rubinho, mas um pedacinho no meio da onde não tem nada ganha um puta destaque.
Esses caras tem que contratar a equipe de marketing do Corinthians pra aprender um pouco
Richard Branson é um gênio!
Tô meio por fora de valores de patrocínio, mas 250 paus por corrida não é pouco?? Mesmo se a Brawn estivesse andando lá atrás.
E a Petrobrás, hein? Não arriscou não petiscou.
Será que ainda dá tempo? (Se é que ainda exista algum interesse da Petrobrás…)
Esse mesmo tipo de conta, é feito para estimar prejuízo por causa de venda de CD, DVD e software pirata. Como se todo mundo que compra um produto pirata, fosse comprar original se não tivesse pirata.
Me desculpem a ignorância mas essa Virgin é uma empresa do que mesmo?