MENU

Sunday, 5 de April de 2009 - 7:19F-1

SEPANGADAS (8)

SÃO PAULO (antas) – Fui à Malásia umas oito ou nove vezes, sei lá. Todos os dias, por volta das 18h, chove. Chove forte, é uma região equatorial. Como Manaus, Belém. Talvez Bernie Ecclestone nunca tenha visto essa chuva. Porque nunca ficou num autódromo até tarde. Jornalistas ficam. Engenheiros e pilotos, também. Bernie poderia ter consultado alguém antes de marcar uma corrida em Sepang para as 5 da tarde. Todo mundo lhe diria que nessa hora chove muito.

Neste momento, cai o mundo sobre o autódromo. A corrida foi paralisada e está escurecendo. Estava na cara que isso ia acontecer.

Enquanto houve corrida, estava legal. Button soberano na ponta apesar da má lagada, Glock espertíssimo na escolha dos pneus para chuva e intermediários na hora certa, a Ferrari apostando na chuva três voltas antes de ela chegar, o que estragou a prova de Raikkonen (como erra, a Ferrari), Barrichello bem, dentro das circunstâncias, assim como Hamilton, Webber e Trulli — todos lidando com as incertezas sobre a quantidade de água que viria, porque que ela viria, isso era uma certeza. Heidfeld, dos que estão na pista, é o único que parou só uma vez. Quase um mágico.

O horário escolhido para essa prova foi uma irresponsabilidade absurda. Mas os pilotos e as equipes têm sua parcela de responsabilidade. Engolem tudo que Ecclestone impõe.

Vamos ver se a bagaça recomeça.

79 comentários

  1. Marcelo Teles says:

    FDP… o comentário de antes foi meu primo Zé mala quem escreveu, o Firefox salva os dados nos campos de preenchimento obrigatório e apareceu aí com meu nome, como o blog é minha página inicial e estávamos aqui numa grande turma vendo o GP o figura resolveu me gozar pelo jeito, favor desconsiderar o que está escrito (ou apaga lá FG).
    Sobre o GP, a turma já falou tudo, marcar corrida para aquele horário é uma burrice sem tamanho.
    Abs.

  2. antonio says:

    O Bernie sempre mandou e a não ser que mudem o nome de Formula 1 para outro qualquer, ele continuará mandando.

    Sr. Humberto, concordo com vc plenamente, esse projeto de “blog” voando baixo da globo é um lixo e moderado por outro, os posts são sempre tendenciosos e censura tudo e todos contrários á sua opinião. Não pode falar mal de ferrari e muito menos de massa…

  3. CorredorX says:

    Ah, sim. Teve o sarro do Raikkonen… tirou o macacão e foi se embora. KKKKKKK!

    Normalmente dizem que ele é sonâmbulo, mas ele é o retrato da F-1 até 2008. Talvez nesse ano ele acorde, porque as coisas parecem diferentes. Mas foi engraçado demais… enquanto o Button tava lá no cookpit, todo prontinho, o Kimi tava nem aí… afinal, que doido, além do Bernie, iria querer saber de corrida no escuro?

  4. decio says:

    Nunca fui a Malasia, nem tenho idéia de como é as redondesas deste autodromo, porem sei que se fosse aqui em Interlagos o nanico de cabelos brancos escorridos e com óculos de aro de bicicleta ( e pai de filhas … bem dixa isso pra lá) estarioa na churrascaria da Antiga av atlantica tomando conta de uma garrafa de uisque. sem a menor condição de ver a chuva cair………..

  5. ROMULO says:

    Ai Flavio, a Brawn continua sobrando e o Button também.O que sera que vai dar errado pro o Barrica agora? O cara é muito fraquinho e azarado, não consegue nem chegar em segundo mais, fazendo o papel de segundo piloto como fazia tão bem para o alemão.
    Se eu fosse o chefe da equipe Brawn ja elegeria o Button como primeiro piloto em 2009 e daria prioridade a ele.
    Responde pro Galvão que os carros da F1 não podem ter farol, porque se vem alguem atras do Barrica e pista o farol, ele da passagem pro camarada.
    Vamos ver na China o que vai dar errado no carro do Barrica:motor,caixa de marcha,gasolina,freio,pneu,piloto,etc…Se ele perde mais uma pro Button e não chega nem em segundo, vai começar a velha choradeira que ja conhecemos desde a epoca do alemão.O carro do Button é melhor, ele é o primeiro piloto, a equipe esta dando mais atenção a ele, e assim vai.
    Por favor!!! Volta Bruno Senna e manda este cara pra aponsentadoria dele.
    Uma sugestão pro Flavio, em vez de fazer o montoyometro, pro montoya, em seu programa da ESPN, O Limite, começe a fazer O Barricometro,pro Barrica,sera muito mais engraçado, o cara ja é um fanfarrão mesmo!!!

  6. Thiago Azevedo says:

    Definir o horário da prova porque ela bate com os das “novelas européias” é ridículo. É a mesma coisa que aqui, quando um jogo começa às 22 h porquea globo quer encaixá-la na sua programação. É um desrespeito com o público (no autódromo e no resto do mundo) e com os pilotos. Mas, todos acham bonito o que a marmota do Bernie faz…

  7. JBCarneiro says:

    Bernnie, Rubinho e Galvão. É o que existe de mais ridículo e patético na Formula 1 atual.

    O Bernnie Escrotone pela merda de horário que escolheu para a corrida. Os Europeus que se virem para assistir a corrida, como o resto do mundo faz. Como a FOTA, a GPDA e a FIA deixam esse velho gagá e esclerosado mandar na F1 dessa maneira?

    O Rubinho, na entrevista que deu ao Carlos Gil, se atrapalhou todo para tentar explicar seu pífio desempenho. Primeiro falou da Australia dizendo que “o carro saia de frente, não primeiro saia de traseira e depois de frente e, aqui na malásia, tambem começou a sair estranhamente de frente, e a escolha de pneus atrapalhou, e a chuva…” Ah, cara. Dá pra ver que o cara tá perdido diante da firmesa, da segurança e da velocidade do Buton… Chega Barrica, não era o Schummacher e nem a Ferrari que atrapalhava não, era você mesmo.

    O Galvão pediu para o Carlos Gil perguntar ao Massa se ele achava que tinha sido prejudicado pela paralização da corrida porque se tivesse parado antes ele estaria em sexto. O Massa, que é uma pessoa positiva, disse que não. Que a questão de parar antes era pelas condições da pista e da segurança, não tinha nada a ver com a posição dele, de forma nenhuma.
    Ah. O Galvão não se conformou. “o Carlos Gil não soube perguntar. O Massa não entendeu a pergunata. Óh, Gil pergunta direito” E ficou repetindo isso meia duzia de vezes. Como pode o locutor Gênio ser contrariado! Parecia o cara que estava sendo levado para o hospício e ficava gritando. “Eu sou normal. Eu estou certo. Eu é que sei a verdade. A minha opinião é a que vale. Vocês tem que confirmar minha opinião. Eu não posso ser contrariado. Faz o Massa concordar comigo, pelo amor de Deus!!!”
    É… Não é todo mundo que é obrigado a concordar, como o Reginaldo Leme e o Luciano Burti…

  8. MSM says:

    Já escrevi algumas vezes que os únicos que podem acabar com as insanidades de Bernie e Max, são os pilotos. São eles que correm perigo nos carros, e portanto tem que zelar pela segurança. Enquanto todos abaixarem a cabeça para o Bernie Esclerosado (que só visa lucros e não o esporte) a F1 terá sempre esses problemas extra-pista.
    Mas mesmo com esse big mistake, a corrida foi muito boa, Button e Trulli largaram mal e foram ultrapassados por Rosberg e Alonso, que surpreenderam. De cara Kovalainen (outra vez) e Kubica ficaram pelo caminho. Enquanto isso Button começa a reação e passa o espanhol. Realmente as ultrapassagens estão acontecendo em todos os setores e isso é muito legal.
    Tanto Renault, qt Ferrari e Mclaren, não acertam os carros e além disso a Scuderia erra bisonhamente gp atrás de gp, assim, mesmo que conserte o carro, não vai ganhar nada.
    A Williams parecia que ia chegar no pódio, mas o Rosberg que estava em 1º e conseguindo manter uma boa liderança, após o 1º pit acabou se perdendo. Enquanto isso, o Heidfeld que vinha lá de trás conseguiu chegar em 2º, ajudado pela sorte da chuva.
    A Brawn está com um bom carro realmente, principalmente o Button, que largou mal, mas passou o Alonso e conseguiu se manter próximo do Trulli e do Rosberg. Depois do 1º pit conseguiu chegar a liderança para mesmo com tantas indas e vindas ao pit conseguir ganhar o gp, não dando chance as outras equipes, principalmente a Toyota que vinha bem, com os 2 pilotos, mas que tiveram um pouco de azar qd a chuva chegou. Esse Barrichello não tem mais jeito, antes da prova, ainda não sabia se era melhor correr no seco ou na chuva, vimos no final que tanto em uma qt em outra situação não consegue desenvolver o mesmo trabalho do inglês (que é muito mais piloto) e ainda acham que ele vai ganhar alguma coisa, é um eterno 2º piloto e olha que ele está com o carro igual em matéria de rendimento, claro que este difusor está fazendo a diferença, mas temos que lembrar que as principais equipes usam o Kers e mesmo assim não conseguem diminuir a vantagem, o carro é muito bem nascido e acho que ainda na China vai incomodar, já no Bahrein, deve haver uma certa igualdade.
    Na Red Bull, o Vettel conseguiu ter uma recuperação, mas acabou rodando e o carro morreu, enquanto o Weber fez uma boa corrida e devido a chuva não chegou ao pódio, pelo menos teve uma importância essencial para o cancelamento da prova, ao consultar todos os pilotos sobre a condição de pista.
    Na Toro Rosso, o Buemi teve um péssimo fim-de-semana, não lembrando em nada a corrida na Austrália e o Bourdais não teve um bom desempenho.

  9. Flavio Costa says:

    Tá na hora desse velho gagá se aposentar…

  10. “Fui à Malásia umas oito ou nove vezes, sei lá…”

    FG, estou quebrando a cabeça aqui, acho que você tem a resposta: apesar de interrompida, essa não foi a melhor corridas que já aconteceu nesse circuito que em geral é “sem sal”?

  11. Humberto, antes a vênus platinada que os pastores de Del Castilho com a F-1. Se com a globo é ruim com o Macedão vai ser muito, mas muito pior !!!!

  12. Luis Carlos says:

    Mais uma do “Ultiminho Barrichelo”, reclamava da Stewart que não andava…..reclamava na Ferrari que era preterido…..Reclamava da Honda que o carro saia de frente, de lado , não tinha velocidade nos fins de reta, agora reclama da Brawn que só é o melhor carro da F1, bom o “Ultiminho Barrichelo” é bom mesmo em reclamações e incompetências isso ele sabe como ninguém, fico imaginando uma coisa meus amigos este carro com o Alonso hein???Ou com o Hamilton hein??? para não ser injusto o próprio Button esta atropelando ele, e vamos falar a verdade o Button é um Piquet (filho) melhorado nada mais que isso. Abraços Falvinho

  13. Luis Carlos says:

    Cadê o “Ultiminho Barrichelo” estou surpreso com a rapidez dele…ele já é o SEGUNDO piloto da Brawn rsrsrs ……….Muito muito fraco devia ter deixado o sobrinho do mestre correr, este sim tem vontade…..Abraços Flavinho

  14. João says:

    Sr. Duque, precisa entender que tartarugas (e cágados) são mais ágeis na água, daí ele pedir chuva em todas as corridas…

  15. geraldo nunes says:

    E alguém consegue dizer “não dá” para o chefe, em qualquer empresa?
    E depois, Mr. E. procurará algum bode expiatório, que não tenha lhe avisado antes…

  16. Marilia Compagnoni Martins says:

    Bernie em entrevista amanhã: “A chuva? É culpa da McLaren. Eu perguntei ao Ron, corrida as 17h locais tem risco de chuva? Ele mentiu descaradamente ao dizer que não!!!! E eu ingênuo que sou, acreditei…”

  17. Humberto says:

    Ah, sobre a não-publicação do meu comentário no blog da Globo, vai minha última mensagem:

    Que papelão, hein, sr. Rafael? Não vai publicar meu comentário comparando a Globo ao Bernie Ecclestone? Atentem para o notociário esportivo da Record e do SBT a partir de hoje. Vão falar de vocês, com certeza…

    Tudo bem que um blog é pessoal e não deve ter tanto papel de mídia, mas cercear a opinião de quem comenta mostra que o rabo das organizações Globo está extremamente preso…

    Passar bem, um leitor ao menos para o seu blog…

  18. Humberto says:

    Lembram do meu post sobre uma mensagem que mandei no blog Voando Baixo? Pois é, fácil perceber que não publicaram…

    Aliás, que blog de débeis mentais. um bando de alienados batendo palmas para a Globo e criticando tio Bernie (como se um e outro não fizessem a mesma coisa).

    E pensar que os direitos da F-1 estão nas mãos desses caras. Como eu torço pra Record conseguir logo essa bagaça…

  19. Alex Martins says:

    A F-1 tem um gestor centralizador e que não ouve muito os outros antes de tomar decisões. Parece um cara que chamam de papa…

  20. Alan Jones says:

    Update:

    O que tem a Brown de excelência, tem o Rubinho de incompêtencia.

  21. Alan Jones says:

    Realmente n dá pra entender esse Rubens. Imagina esse carro da Brawn na mao do Fernando Alonso, que faz milagres com aquela carroça da Renault. O Rubinho só reclama e reclama e reclama. Pra mim, o pior piloto da atualidade.

  22. Antonio Luiz Siqueira says:

    As boas imagens da corrrida/regata.
    Kimi de bermudão, sorvete e coca-cola….e o Massa se molhando.
    Brawn empurrando carrinho de pneus….corte de pessoal.
    Comissário da FIA alinhando os carros ?!?!?! …esperançoso.
    Webber mobilizando os pilotos……outro esperançoso.
    Os sons da corrida/regata.
    O Galvão criticando o horário da prova…penso diferente da maioria dos post anteriores…..acho que Galvão/Globo ainda cumprem seu papel…..sua critica tem viés economico e não esportivo, pois se reduziu a corrida, exposição de patrocinios etc.
    Aproveitaram a situação esportiva….são coerentes e mentirosos, hahaha.

  23. O mais patético foi a desunião dos pilotos (nada de novo) e dos chefões de equipe (isso sim um pouco diferente) sobre uma decisão, tipo pau na mesa, que a corrida estava inviabilizada quando o verdadeiro toró dava toda a pinta que não pararia até escurecer.

  24. Aliandro Miranda says:

    A GPDA e a FOTA deveriam se alinhar muito mais à FIA, porque ganhariam força política e, assim, ganhariam por tabela poder de decisão. E cortaria um pouco das asinhas de Ecclestone.

    Mas a FIA é outra entidadezinha sem-vergonha no que diz respeito à organização… Quer dizer, o lado esportivo vai ter de continuar a ser uma voz no deserto.

  25. Torcedor de 52 anos - Vejo / Escuto F1 desde 1969!!!!!! 40 anos - Cansei.... says:

    Estou pensando seriamente em não ver F1 mais. Alguém mais está com este sentimento?

  26. Felipe Passos says:

    A maioria aqui (inclusive eu) gosta de malhar o Raikkonen porque geralmente ele pede pra ser malhado, mas hoje, na minha opinião, ele está de parabéns! Foi o único piloto que não ficou participando daquela “brincadeira” do velho Bernie Escclerosado. Tá certo que ele já tava praticamente fora da briga, mas numa corrida com pista molhada e todo mundo junto ele poderia até brigar por pontos. Mas ele mandou muito bem. Botou uma berma, catou um picolé e uma coca e não ficou fazendo papel de otário (só fez papel de otário quando a Ferrari botou pneu de chuva antes da hora hehehehehe). A corrida estava muito boa mas o final foi um dos piores momentos da F1, ganhando até das confusões causadas por comissários ultimamente.

  27. CorredorX says:

    Quero só ver o que o Bernie vai dizer…

  28. José Angelo says:

    Já passou da hora do Galvão se aposentar. O pior é que tá “contaminando” o Regi…

    O Burti às vezes parece que tenta mascarar o constrangimento de ter que ouvir e aceitar tanta asneira.

    Além da hipocrisia de criticar o horário da corrida (que realmente estava errado) o que me deixou indignado foi uma observação do Galvão que parece que passou despercebida na transmissão. Certo momento ele disse que o Glock tinha acertado na escolha dos pneus, ao contrário do que fez na última corrida de 2008 quando foi o único que não trocou os pneus e acabou tirando o título do Massa. Em primeiro lugar, o grandepremio já mostrou que o Glock foi o único que acertou na estratégia de não trocar os pneus, mostrando que de todos os pilotos, foi ele quem conseguiu os menores tempos nas voltas finais da corrida. Segundo, que o campeonato não foi decidido naquele momento. Claro que foi também ali, mas e os erros da Ferrari durante o ano? E os erros do próprio Massa como na Malásia? Não contam? Tudo tem que ser pesado da mesma forma. E por fim, o que acho o pior de tudo isso… com um comentário desse tipo, ele cria uma situação extremamente constrangedora pois joga para o Glock a culpa isolada da perda do título do Brasil (sim, do Brasil e não do Massa… como se o título fosse “nosso”. Flávio já discutiu isso aqui inúmeras vezes.) Da mesma forma como é o Sr. Galvão Bueno que incita em muito nossas instrigas com os argentinos. Sou de Floripa, trabalho com turismo, diretamente com argentinos e confesso que não tenho problema algum com nenhum deles. São ótimos hóspedes com suas excessões (em muito menor escala do que dos brasileiros, diga-se de passagem).

    O Galvão deveria lembrar que ele tem um ferramenta de comunicação em massa poderosíssima e deveria cuidar mais das besteiras que fala. Ficar criando intrigas sem motivos é um ato no mínimo irresponsável, dependendo da situação até criminoso. O que fizeram com o Glock depois da corrida de Interlagos, se fosse em um dia normal aqui no Brasil, com certeza teríamos mais um caso de “danos morais”…

  29. Léo Engelmann says:

    Olha, Bernie é tão medieval nas suas ações que ele pensa que está na época das Grandes Navegações.

    Naquele tempo, os navegadores descobriam terras para colonizar e trazer notícias à Europa, que acreditavam ser o centro do mundo.

    Exatamente a mesma coisa. Bernie está descobrindo lugares para se montar um circuito e fazer uma corrida, mas obedecendo ao horário europeu.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *