MENU

Sunday, 5 de April de 2009 - 9:48F-1

SEPANGADAS (9)

SÃO PAULO (à tarde, Canindé) – Como só teve meia corrida, estou com vontade de escrever metade do que costumo, também. E na base dos pitaquinhos sem ordem de importância. Mas vá lá, até que esse GP da Malásia teve bastante coisa.

– Estou tentando lembrar quando foi que um GP terminou com menos de 75% de seu percurso original, valendo apenas a metade dos pontos. Acho que foi em 1991 na Austrália, aquela corrida de 14 voltas que teve Senna, já campeão uma prova antes, em Suzuka, declarado vencedor. Choveu barbaridade.

– Fosse um jogo de futebol, eu diria que o resultado da contenda foi justo. Button pode até ter largado mal, mas depois se recuperou, ganhou a posição de Little Nico nos boxes e não se atrapalhou com as escolhas de pneus. Está guiando com segurança e velocidade. Duas provas, duas vitórias. Tivesse sido adotado o sistema do Zé das Medalhas, estaria bem na fita.

– O mesmo vale para o segundo lugar de Nick “Emo” Heidfeld. Ele não tem brilhado nos treinos livres, nem nas classificações, nem se destacou nos testes de pré-temporada. Mas o rapaz, em condições adversas, consegue alguns resultados surpreendentes. É só lhe dar uma chance que pinga um pódio. O mais impressionante de Heidfeld nesta prova foi que ele parou uma única vez nos boxes. Button, Glock e Trulli fizeram três pit stops, Webber e Rosberg fizeram quatro… O alemão sabe enxergar uma corrida e é minimalista, não perde tempo com bobagens. Choveu, coloca pneu de chuva. Só. Sem apostas muito arriscadas.

– Rosberguinho merecia algo mais do que meio ponto do oitavo lugar, pela largada e pelo bom domínio da prova nas primeiras voltas. Mas quando chegou a água, se perdeu.

– Glock foi muito esperto. O único que acertou na mosca que no primeiro sinal de chuva o negócio era colocar intermediários e, depois, os de chuva forte. Se é verdade que largou muito mal, recuperou-se com os intermediários virando tempos 7 ou 8 segundos melhores que a concorrência até a chuva apertar. Pódio justo, também.

– Já a Ferrari… Duvido que Raikkonen tenha pedido os pneus de chuva forte. Ele pode até ver as nuvens negras no horizonte, mas não tem, dentro do carro, condições de avaliar se vai chover ou não, muito menos qual será a intensidade do aguaceiro. O que passa para a equipe pelo rádio é o relatório do que está vendo na pista. E, no momento de seu primeiro pit stop, o asfalto estava seco como farinha de rosca. Aí os caras metem uns pneus que nem no meu Lada eu colocaria, especiais para dilúvios, tsunamis e furacões. Enquanto isso, quem parava na mesma hora colocava pneus slicks. Kimi foi 20s mais lento do que todos por quatro voltas. Alguma coisa estava claramente errada, ali. Essa coisa era a Ferrari. Duas corridas sem pontos, última colocada no Mundial. Belo início de temporada.

– Detalhe: a melhor volta da prova, 1min36s641, foi anotada por Button. Sabe quando? Na 18ª. Foi exatamente quando Raikkonen parou nos boxes para colocar pneus de tempestade. No momento em que o piloto de outra equipe fazia a volta mais rápida da corrida. Estava molhado?

– Kovalainen me lembrou o Michael Andretti, hoje. A gente olha o cara na largada e faz um bolão não para adivinhar quantas voltas vai dar, mas quantos metros andará. Já Hamilton fez boa corrida, como fizera na Austrália. Com o tanque de guerra que a McLaren tem, chegar nos pontos está bom demais.

– Los brasileños… Barrichello largou bem e poderia sonhar com um pódio, mas a chuva não o ajudou, como costuma acontecer, e Button, com duas vitórias em duas corridas, já é o primeiro piloto do time. Algo que Rubens pode reverter, claro. Basta ganhar na China. Em caso de nova vitória de Jenson, esquece. O inglês assume a primazia no time, como acontece em qualquer equipe cujo piloto abre a temporada com três vitórias seguidas, seja ele britânico, brasileiro, boliviano ou venusiano. Massa foi discreto, largou direito, mas empacou onde estava, não passou ninguém e terminou em nono. Nelsinho, ao menos, se manteve na pista na chuva. Mas também não fez nada, resultado de sua má posição de largada.

– Por fim, a decisão de interromper a corrida. Correta, claro. Afinal, até as águas da enchente baixarem, o manto da noite já teria sido estendido sobre Sepang. E como diz o observador Galvão Bueno, carro de F-1 não tem farol — algo que eu também já havia notado. No fim, as 31 voltas válidas (pelas minhas anotações, a bandeira vermelha apareceu na 32ª) foram percorridas em 55min30s622. Tudo isso só aconteceu por conta do horário esdrúxulo da largada. Mas sobre isso já falei.

189 comentários

  1. Flávio,

    Uma coisa que ainda não vi ninguém comentar sobre o último fim-de-semana foi que, graças a uma falha de geração de sinal na Malásia, deu para a gente ver o famoso GELADÃO da Globo, utilizado nas transmissões da F1- recurso da vênus platinada para narrar e comentar as corridas de F1 sem gastar dinheiro enviando seus profissionais a todas elas.

    Exemplo prático do “efeito borboleta”: um raio cai na Malásia, e como consequência você aqui no Brasil vê a cara do Galvão, do Luciano e do Burti tentando dar emoção a uma coisa que eles estão simplesmente assistindo pela TV, como eu e você.

    Postei um vídeo no youtube. Se você achar legal, use à vontade.

  2. Guilherme - Sto André says:

    Na foto parece que o braço do Button encolheu heheheh.

    Mas o Barrichello que se cuide, porque o Bitton tá mostrando mais braço que ele.

    Se não der o troco rapidinho, já era, vai ter que servir de escudeiro do primeiro piloto (de novo!).

    Mas eu ainda acredito que dê pra ele se firmar, falta quebrar mais a cabeça nos acertos de treino e corrida.

  3. ECidade. says:

    Pois é… Dormi melhor a noite que passou… Acompanho F1 desde novembro/1964 (quando da primeira edição da Autoesporte (AE) mas só ontem o Deusão Bueno me informou que as “baratinhas” não tem faróis!
    Aproveitando o ensejo acho divertidíssimas as críticas do furibundo locutor global quanto ao horário da corrida. Parece que o raciocínio não se aplica quando seu empregador impõe jogos de futebol as 10 da noite (e às vezes, infelizmente, ele é o narrador). Se o torcedor vai chegar em casa a uma da madruga, não é problema da Platinada. Questão de pesos & medidas…

    Abraços a todos,

    ECidade.

  4. morpet says:

    Pelo jeito a Brawn já escolheu seu piloto pra brigar pelo título. Aliás, Button sempre esteve garantido na equipe, e Rubens foi chamado de última hora. O carro do Button não quebra o câmbio, não sai de frente na classificação, não erram nos pneus e os pits são mais rápidos, como vi num comentário acima. Na Ferrari até largarem o carro do Rubens em cima do cavalete no grid fizeram, e era o mesmo Ross Brawn. Vai ser difícil mudar esse jogo, pra não dizer impossível. Espero pelo menos que Rubens belisque uma ou outra corrida, porque merece.

  5. Julio Cesar says:

    A corrida acabou pela metade e estão falando de complô contra o Barrichello? Eu não acredito nisso.

    Quanto a falta de sorte? E na Austrália que ele ia terminar em 4o e de repente o 2o lugar cai no colo dele…

    Penso que tem muita coisa para acontecer no campeonato antes de decretarem qualquer coisa…aliás, a largada do Buton foi horrível e pouca gente falou algo contra ele.

  6. Ari says:

    é um absurdo que carros tão modernos não tem FAROL nem luz de pisca-pisca, nem luz de ré…
    Vamos fazer o movimento “FAROL JÁ NA F1!!!”
    Galvão Bueno será nosso porta voz.
    :-)

  7. Roberto A Silva says:

    Alguém tem dúvida da escolha de rubinho em relação ao Bruno Senna? rubinho aceitou ser segundo piloto. Foi este o motivo dele ser preterido em relação ao Senna.

    No mais como já falei teremos que aguentar a choradeira o resto do ano….

    Alguém já viu um campeão do mundo de qualquer coisa(não vale futebol) que seja “binho”?

  8. Carlos Pilz says:

    Depois dos primeiros treinos livres, os defensores do Barrica-pé-de-chinelo estavam aqui dizendo que o cara era FODA!!!
    Engraçado é que 2 corridas depois já se dividiram:
    – ou já estão culpando/acusando a Brawn de favorecer Button (a eterna teoria da conspiração que persegue o pobre Rubens)!!!
    – ou, os mais realistas, já admitem a verdade: o cara é um grande segundo piloto!!! Venho dizendo façam uma projeção a partir das estatísticas dele e verão q o cara talves, mas só talves, vença 01 corrida!!!rsrsrsrsr
    E o pior q ele já tá reclamando do carro!!!!
    é um PIADA!!!!

  9. rodrigo says:

    Caro Gomes, isso que dá colocar gente que não entende de F1 (ou de matematica) para atualizar o site: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Formula_1/0,,15011,00.html
    confere-lá
    abraços e parabéns pelo blog

  10. Byron says:

    Ah, enfim uma página de alguém sóbrio, sem patriotadas! Abraços, Flávio!

  11. Ronaldo Santos says:

    FG,

    Como sempre vcs são do contra…a temporada apenas começou e o RB está muito bem…vamos considerar que na Austrália ele bateu e na Malásia faltou um pouco de sorte e vcs ja começam a polemizar dizendo que o cara será o número 2. O que dizer então do Super Massa o Heroi Nacional e o Nelsinho que antes de começar a corrida já estava pensando na China.

  12. Claudio Soares says:

    Obrigado ao Fabio Mantovani, é assim que tem que se comportar um verdadeiro “bloguista”, auxiliando e prestando informação.

    Abraço

  13. Marco Moreira says:

    Tá de ressaca?
    O mundo não acabou porque a Portuguesa ficou de fora, novamente…
    Vamos atualizar o blog!!!

  14. Eduardo - SP says:

    e a Lusa perdeu a vaga! Luto de três dias neste blog!

  15. Fill says:

    Acho interessante como ja tem gente torcendo contra o Rubens para tentar falar depois que sabia e que ele eh ruim e bla bla bla… Estamos apenas na segunda corrida!

    Na Australia o Rubens foi mais rapido no Q1 e Q2 mas acabou superado no Q3. Na largada teve o problema que levou a troca do cambio na Malasia e levou a puniçao.

    Na Malasia cumpriu a puniçao mas largou bem. Infelizmente colocaram pneus de chuva em seu carro qdo deveriam ter colocado intermediarios. Como a corrida foi parada, nao pode melhorar sua colocaçao.

    Nao ha base para dizer que Button esta correndo mais pq ainda nao estiveram os dois com o equipamento 100%. Isso eh bobeira dos boboes de plantao, como sempre…

    As pessoas sao tao idiotas dentro de sua ignorancia, que ja tem gente dizendo que Massa nao eh mais o piloto do ano passado e que esta ruim… Cada uma!

    Esses sao os mesmos que nao tem ideia de que a F1 eh um esporte coletivo e nao individual. O melhor piloto numa FI da vida, nao vai fazer nada! E isso nao quer dizer que o cara ficou ruim da noite pro dia. A mesma coisa para quem corre em equipes boas. O Hamilton estreiou na McLaren e teve gente chamando o cara de genoi e o kcete mesmo com ele cometendo erros bobos. O cara simplesmente estreiou numa equipe foda!

    E por ai vai.. quem entende, sabe, quem nao entende, ou fica quieto ou fala M! A maioria prefere falar M!

  16. Diego says:

    “Você pode ver, né? Todos conseguem ver. Os competidores que utilizam o difusor têm muito mais ‘dawnforce’, e é muito difícil superá-los [nas pistas]. Se tivermos um campeonato com condições iguais para todos, seremos muito mais competitivos. Mas se a decisão permiti-los, será mais difícil, porque levará um pouco de tempo para conseguirmos ter o difusor em nosso carro”, finalizou o vice-campeão de 2008.
    A declaração acima é de Felipe Massa, engraçado como o discurso das equipes grandes mudaram em 2009. Igualdade é uma palavra que talvez nem existisse no vocabulários delas e é só nisso que se fala na temporada. Mas porque não tiram os difusores da Brawn e também o KERS das equipes que estão utilizando este equipamento que, por enquanto, não mostrou a sua devida utilidade?!
    É muito fácil falar em igualdade quando se está por baixo.
    Mas, apesar de tudo, continuo admirando o Felipe Massa pelo piloto que é e por admitir que a Ferrari tem que começar do zero.
    Abraço

  17. Tyago Bonifácio says:

    Infeliz a chamada no Grande Prêmio para esse post… tendênciosa, especulativa e sensacionalista.
    Depois é a Globo, Galvão Bueno, Caras e Veja que são referência de jornalismo desse tipo.

    Acho que os recordes de acesso ao blog já seriam, por si só, motivos pra que esse tipo de apelação ñ existisse.

    Triste…

  18. evandro says:

    alguem sabe onde tem o video do kimi tomando o sorvete?

  19. Marcos Rozen says:

    Alguém saberia dizer che catzo acontece com a Ferrari em relação aos pits e ao malfadado pirulito eletrônico, que tanto foi massacrado ano passado quando deu aquela zica com o Massa?

    Na Malásia, quando Haikkonen fez o primeiro pit e colocaram os pneus de chuva, utilizaram o pirulito eletrônico (não fora banido?). Mas quando Massa fez o segundo pit, trocando os de chuva pelos intermediários, usaram o pirulito tradicional, na mão. O que acontece? Eletrônico pro Kimi e manual pro Massa? Ou eletrônico quando está seco e manual quando molhado?

    Como diria minha vovó siciiana, ma che confusione!

    Abraços

  20. fe says:

    Ano passado houve a disputa emocionate entre Massa e H. (acho esse cara tão idota que me recuso escrever seu nome). Por pouco, muito pouco o Massa não foi campeão. Os muitos erros da Ferrari ajudaram a tirar os pontos de Massa.

    Massa cresce com os erros que comete, não fica procurando justificativas.

    Depois de um mea culpa da Ferrari achei que aquelas trapalhadas não iriam acontecer de novo. Mas, ao contrário de Massa, a Ferrari não consegue parar de repetir seus erros.

    Esse ano achei que o Massa daria um passeio, que ganharia o compeonato.

    Não botei fé na Honda (o B. falou tanto que (não tinha culpa das derrotas, que o carro era ruim pq a equipe estava “concentrando seus esforços” no carro de 2009).

    É, tô péssima de previsão.

  21. A. CESAR PARDINI says:

    Acho muito importante carro de corrida ter farol, É ótimo para sinalisar ao estafermo piloto que está na frente, que deveria se afastar gentilmente para ser ultrapassado sem riscos. Se o Kubica tivesse farois, e tivesse sinalisado, o Vetel não teria projetado o carro dele contra a Sauber, ele simplesmente brecaria quando as rodas estivessem alinhadas e o Kubica decolaria. Afinal de contas , o galo que ganha a briga, é o malvado, e não o bom!!!!

  22. Jef says:

    Alguém tem alguma duvida de que o Rubinho foi contratado para ser o 2º piloto?

    Explico:

    1. Ele só entrou no frigir dos ovos, quando o Ross viu que seria possível alinhar. Naquela ocasião, sem testar o carro ninguém sabia o que seria. Acreditar que fez um bom carro é uma coisa, ter certeza, só testando e isso não tinha acontecido. E claro, bancar um novato (Senna) sem grana, nem pensar…

    2. A essa altura o Button já estava contratado, com salários, metas e o cacete a quatro definidos. Alguém viu o Button reclamar de salário? Só o vi falando que quase não alinhou, incertezas, mas de grana não me lembro.

    3. Pelas entrevistas do Rubinho, ele está ganhando 5 vezes menos do que antes e só ganha mais grana se marcar pontos. Uma frase dele no fim de semana foi ótima: “para quem recebe por pontos foi péssimo…” , referindo-se a metade dos pontos computados e claro as chances de estar bem mais a frente se a corrida não fosse interrompida.

    4. Outro fato curioso é só ver nas classificações, o Barricas está sempre mais pesado e não é só isso, no Q3 de Sepang por exemplo, ele deu a volta rápida dele e ainda tinha quase 1 minuto antes de zerar o tempo, se o Button vem depois dele com carro mais leve quem faz a pole? Porque não deu outra volta se ainda tinha tempo? me parece que o acordo é: faz seu tempo com carro mais pesado que o do seu companheiro e leva a pole. Na Austrália foi a mesma coisa, a única diferença é que ao invés de 1 minuto quando ele passou só tinha 10 segundos para zerar.

    5. Durante a corrida em Sepang a equipe poderia arriscar e colocar pneu de chuva no Barricas e não o fez, obrigando ele a voltar aos boxes 2 voltas depois. Me parece obvio, que se ele ganhar as corridas a Brawn, que não tem grana nem pra comprar papel higiênico, vai ter que tirar verba do alem para pagar o Barricas, ao passo que os valores do Button já estão definidos, ou seja, é mais econômico o Button vencer eu diria.

    Porisso, acredito que já esta sacramentado que o Rubens é o second pilot. mas o que importa para ele é ter um cascalho no fim do mês para pagar as contas, ou não?

  23. Rodrigo Meira - Niterói RJ says:

    Corrida muito boa…

    Agora, a explicação do Galvão sobre as listras verdes nos pneus de “Super Chuva” e “Super Macios”… Hahahahahaha Comédia.

    Será que essa insistência do Bernie e do Max sobre o horário das provas no oriente não é para forçar uma barra com os organizadores para que instalem refletores nos autódromos???

  24. A. CESAR PARDINI says:

    O pior do Rubinho, não é a falta de sorte dele, mas sim , à sorte que ele dá ao seu companheiro de equipe. Alguem disse que se chover mulher bonita cai gorila na cabeça dele. Tá na hora do Rubinho trabalhar pra ele próprio resguardando informações que possam beneficia-lo. Consideram isso uma sacanagem?? Europeus (e gringos em geral,) fazem isso o tempo todo . Para aprender como se faz burradas, inscrevam-se no curso do prof. Domenicalli. É gratuito para brazucas.

  25. Marlon Doria says:

    Estava eu numa pousada com a patroa e o filhim neste final de semana. Eis que não havia outra maneira de assistir a corrida que não na televisão do quarto onde estávamos.

    Para não incomodar o sono da família assisti, pela primeira vez, a corrida sem som.

    Que maravilha!!!

  26. Cristiano Azevedo says:

    Boa mesmo foi o Galvão falando que o Massa estava lamentando com o Nicolas Todt por ter parado na hora errada ( ou colocado o pneu errado, não lembro ao certo ). Os caras deveriam estar falando de qualquer outra coisa. Como eu ri.

  27. Carlos Eduardo says:

    Flávio, creio o Rubens é o melhor segundo piloto da história.
    Tem alguma estatística a respeito?

  28. Gabriel de Amorim says:

    Carro de F1 não tem farol??? Eu nunca tinha reparado nisso!!! Será que o “Jason” Button – segundo o Galvão, sabia disso também???

  29. oscar says:

    O geraldo mesquita tbem acedita em Papai Noel e duendes?

  30. Francisco says:

    Palhaçada comercial. Será que os ingleses não poderiam assistir a corrida às 9:00 da manhã ao invés das 10:00 hs? Eu aqui no Brasil teria cordado uma hora antes para assistir. E agora? Quem foi lá e pagou ingresso para assistir uma corrida inteira, vai receber a metade do dinheiro de volta? Duvido.

  31. oscar says:

    Brilhante sua cronica,O Barrica vai ter que arrumar outra desculpa pra justificar ser de novo o segundo.De novo falou merda antes de iniciar a temporada.Nunca me esqueco de quando ele foi pra Ferrari e disse que nao era o segundo piloto mas o primeiroB.

  32. jonas says:

    engraçado foi na largada o sr. Gaviao Bueno se referindo
    a grande habilidade de Barrichelo, ao desviar de um carro
    que estava parado na sua frente tenha santa paciencia !!!!
    so que faltava o cara bater na trazeira.

  33. Julio Cesar says:

    A corrida da Malásia foi cheia de aprendizados:

    1) Pilotos estão aprendendo a guiar os carros com a nova regra;
    2) Mr. Bernie aprendeu que na Malásia chove pra valer depois das 17h;
    3) Patrocinadores da F1 aprenderam que é melhor uma corrida inteira num horário ruim do que meia-corrida em horário nobre;
    4) Eu aprendi que carro de F1 não tem farol (que tosco!)
    5) Já o Galvão…esse não aprende mais nada!

  34. Anderson says:

    A melhor imagem da corrida foi a do Kimi de bermuda, tênis e tomando sorvete.

    Acho que isso mostra que ele só está lá por diversão mesmo…. não está nem aí pra $$, pra campeonato, pra nada… está lá pra se divertir, o dia que cansar pára e vai fazer outra coisa

  35. Marcelo Melgaço says:

    HAHAHA!!! Pois é, F1 não tem farol!!! O pior é que com F1 não tem alternativa, exceto ter o áudio pela CBN. O pobRema é que pela CBN não se ouve bem o ronco dos motores. A tristeza maior é saber que o estrupício do Galvão vai demorar anos para deixar sua função e infectar nossos ouvidos.

  36. Thiago Azevedo says:

    É, o Button tá guiando muito. O Rubinho que fique esperto se ele não quiser ser segundo piloto. Vai ter que andar mais rápido e nem pensar em errar.

  37. vitão says:

    do jeito que a equipe do jeguinho vai, tenho uma certeza: o mecânico que operava o semafórico no GP de Cingapura foi promovido a estrategista-mor da equipe.Os caras devem estar brincando! E no final o Kimanguaça tava tomando uma gelada. Será que encontro esse picolé de vodka por aqui ?

  38. Edrisse says:

    Queria ver o Kimi tomar picolé se estivesse no lugar do Button :)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *