MENU

sexta-feira, 17 de abril de 2009 - 6:47F-1

SPRING ROLLS (3)

SÃO PAULO (funciona, mas não faz milagre) - “Um difusor só não faz verão” foi o título de minha coluna no “Lance!” nesta semana, e será o mesmo daqui a pouco no texto das sextas-feiras no Grande Prêmio. Nele eu falo sobre a aprovação das peças pela FIA, afirmando no fim que se é verdade que elas ajudam, não são tudo. Brawn, Toyota e Williams, integrantes da “Gangue dos Difusores”, fizeram carros bons, e os difusores fazem parte desse conjunto. As demais, com exceção da Red Bull, fizeram carros ruins. E não serão seus novos difusores espetados no rabo que farão os carros andarem bem de um dia para o outro, milagrosamente.

Essa impressão a McLaren deu no primeiro treino da madrugada de hoje na China, com Hamilton em primeiro, mas ela foi desfeita na segunda sessão. Dos oito primeiros, seis da gangue original. Lewis e Kovalainen, que colocaram difusores “genéricos”, ficaram em nono e 13º, apenas. Os “sem-difusor” da Red Bull, Webber (quarto) e Vettel (quinto), se meteram no meio da turma. Que teve o endiabrado Button em primeiro, com 1min35s679, apenas 0s025 às frente de Rosberguinho, leão de treino livre.

Barrichello foi o terceiro, 0s202 atrás do companheiro, e depois dos touros vermelhos apareceram Trulli em sexto, Nakajima em sétimo e Glock em oitavo. Portanto, os difusores mclarianos serviram só para a equipe começar a estudar seu funcionamento. Depois da primeira sessão, houve quem tenha achado que tudo estava resolvido. Eu mesmo brinquei, dizendo que até o segundo treino começar, a verdade da F-1 era que bastava um difusor para fazer um carro andar. E não é bem assim.

A Ferrari foi ótima na segunda sessão, mantendo sua regularidade, que é o que importa na categoria: constância. Massa foi o 12º a 1s168 de Button e Raikkonen terminou em 14º, a 1s375. Novamente o time foi muito competente ao montar quatro pneus simultaneamente em cada automóvel e ao apertar muito bem os cintos de segurança de seus pilotos. Eles elogiaram, também, os espelhos retrovisores limpos e cristalinos, assim como o brilho da carenagem, polida com cera Grand Prix e estopa de primeira.

Na Renault, Nelsinho (ufa!) andou na frente de Alonsito. O brasileiro ficou em 16º e o espanhol, em 19º. A posição de Fernandinho é conhecida popularmente como “penúltima”.

78 comentários

  1. Ubirajara S. Martins disse:

    Olhando a foto, pude confirmar a dúvida que tenho. Porque os chefes de equipe e demais, ficam sentados desconfortavelmente ao lado da pista, mas de frente para esse painel de monitores e sem ver a pista?
    Que fiquem no boxe então!

  2. Jailson Silva disse:

    Nelsinho, enfim, a frente de Alonso. Tomará que tenha sido um indicativo para o treino de logo mais, que é o que realmente interessa. Por enquanto está 20 x 0 para o espanhol. Será que vai dessa vez?

  3. Foca disse:

    mas o rosberguinho tá mais pra tigresa de treino livre…

  4. Lince disse:

    A foto deste post é sensacional. Resume todo o campeonato com a Ferrari parada e a Brawn voando.

  5. Mario disse:

    Flávio, se eu botar um difusor no meu Fusca 1500 com roda aro 14 meia tala dá pra fazer curva do lado de um Porsche ou um Mustang? Ahahah… Não sei se a turma aqui lembra, há uns anos atrás se vendia um troço que se instalava na descarga dos carros e qdo eles aceleravam, fazia um esporro tipo F1 acelerando… O som era bonito mesmo, mas o que tinha de nego de madrugada num Chevette velho acordando todo mundo… se andasse como fazia barulho, pqp…

  6. Ingryd Lamas disse:

    uuahuahuhuahuahuauauahauh
    sensacional
    bem, que os difusores não são tudo, disso Buttom, Brawn e Barrica já estavam cansados de dizer
    em algumas reportagens que li por aqui, Brawn disse o seguinte qd perguntado sobre a volta por cima da equipe “Nós dissemos que iriamos sacrificar o ultimo ano para nos concentrarmos nesse carro, e o que vc vê, é o que dissemos que iriamos fazer. Totalmente racional em minha cabeça” essa saiu da AutoSport, a primeira da temporada, e na F1racing, Button disse que não se preocupava com o difusor, que o carro foi testado em todos os aspectos e que não era uma peça que ira estragar todo o resto, o carro nasceu forte e assim continuará, e em um dos jornais distribuidos pelo metro, Barrichello disse a mesmíssima coisa…
    McLaren e companhia insistiram na tentativa de quebrar as pernas dos rivais e a uncia coisa que conseguiram, foi ficar mais mancos ainda….

  7. Jackspeed disse:

    o tal roberto esta coberto de razão!temos 03 campeões do mundo e onde estao agora?de uma vez por todas entendam que quem ganha é o carro!os pilotos apenas o fazem perder a corrida!nao existe magica!senna nao era magico!se ele andava bem com equipes menores era pq o carro permitia,ou sera que ele tinha um super kers embutido?se fosse assim pq o senna nao ganhou em 92 e 93??oras pq o carro nao era o melhor e ponto,simples assim.acho que o maior merito de um piloto é tirar do carro tudo o que ele pode,belos exemplos sao o senna em 93,para mim o auge dele e o schumacher ddesde o inicio na benetton!isso nao sao todos que fazem.

  8. Ola Flávio,

    Tá piada ver o Briatore chorar igual um diriginte de corrida de kart amador.
    Onde me disseram que o escândalo do Max “Tarado” Mosley foi distribuído a impresa pelo Ron “Bom Trapaceiro” Dennis. Será ??
    Não duvido !!
    Viu o grid do treino de ontem : BMW, Ferrari, Mclaren e Renault entre os 10 a 20 no grid
    Tinha uma Force India atrapalhando eles mas tudo bem !!!

    Ferrari diz que não vai correr com o KERS… KERS.. o que é isso mesmo ?? Gastaram milhões e milhões numa coisa que pesa 40 kilos.. Fizeram até os pilotos penderem pesos .. Coisinha cara e ridícula !!! Legal mesmo só vendo a apresentação da RedBull sobre o carro de 2009 .. o resto .. nas revistas especialidas da Europa já tem até KERS para carros os WRC

    Falar nisso a revista http://www.racecar-engineering.com/ anuncia : The Beast from Brazil !! para o próximo mês
    Achei que seria uma reportagem sobre a Amazônia numa revista especializada de automobilistmo .. mas eh sobre o carro do capô voador !! Isso mesmo !! A cópia da DTM sem capô !!

    WHO KERS !!!

    Enquanto isso, em Brasília, cidade que gosto de morar, a viúva do senador Jefferson “Não sei o Sobrenome” recebeu 118 mil reais pelas passagens área que o finado senador não utilizou.
    Logo fiquei pensando:
    - POR QUE ELE NÃO UTILIZOU ESSAS PASSAGENS !?!?!
    Segundo a viúva era um direito que ela tinha.

    Mas afinal de contas: para que server a ordem se pudemos fazer diferente !!

    WHO KERS !! NOBODY !!

    Parece brincadeira , mas VIVA A DESORDEM !!!

    Abraço
    Dynastes N. Marinho

  9. vitão disse:

    O Bourdais na fernte das Ferraris, com o mesmo motor e também sem difusor. O problema não é só a peça, o buraco é mais embaixo.

  10. Luiz Sergio de Andrade disse:

    Preguntar não ofende:

    Porque Force India pode andar atraz da Ferrari, e o inverso não?

    É a vida, nada como um dia após o outro!

  11. Adriano Muhammad disse:

    FG, me esclareça uma coisa. O Lito disse que só o Hamilton estava com o difusor genérico. O Kovalainen também estava?

  12. Francisco M disse:

    Sou mais barrica na tomada de tempo…. E a ferrari… ruim com kers, pior sem ele. O Massa não tá nem um pouco feliz, como se pode ver aqui: http://www.gazzetta.it/Motori/Formula1/Primo_Piano/2009/04/17/parlanoferraristi.shtml

  13. Sergio Costa Filho disse:

    Flavio, estava lendo uma entrevista do Massa no Estadão, ele disse que hoje a F1 tem 03 categorias diferentes em uma só.
    Engraçado quando a Ferrari ganhava tudo, fazia dobradinhas todas corridas, não ouvi ninguém da Ferrari falar que tinha categoria diferente etc…..
    Agora que esta andando atrás, reclama.
    Resumindo, em vez de trabalhar sai reclamando “é mais fácil”
    Um abraço

  14. antonio disse:

    Sei lá se é só uma questão de difusor.
    Fosse apenas isto , porque a Ferrari a McLaren e a Renaul estão tão proximas de Toro Roso e Force India ? No campeonato passado ela rodavam 2% mais rápidas que estes carros . Neste ano andam a menos de 1% mais rápidas,quando andam. Se ninguém tivesse difusor duplo ,todos estariam correndo atrás da Red Bull . E aí, qual seria a desculpa ? Ter equipe satélite ?

  15. Vitor P disse:

    humm…. rolinho primavera é bom.

  16. Lisandro Gonçalves disse:

    Mudando de pau pra cavaco:
    Não vai comentar a nova “Classic Cup Light?”
    Abraço
    Lisandro

  17. ALEX B. disse:

    BBB, BBB, BBB rules, mates!!!

  18. André Silva disse:

    Alonso relembrando seus tempos de Minardi.

  19. XPTO disse:

    Melhor que o Rubens fique atras agora, do que ficar sempre em primeiro nos treinos e cagar na classificação…
    O campeonato vai pegar fogo quando a Red Bull tiver seu difusor…

  20. Nadson disse:

    Flávio, tenho uma estratégia boa para a Ferrari.

    Largar com combustível para 5 ou 6 voltas e pneu super macio por que desgastam rapidamente.

    Após o 1º pit, volta com o tanque cheio e pneu duro. Dessa forma, acho que da para ficar em 10º ou 11º.

    Que lamentável essa Ferrari. Se tivesse trabalhado ao invés de reclamar, não estaria neste limbo.

    Abraço.

  21. Franck disse:

    Duas corridas…duas vitórias do Button, que me parece nunca ter sido considerado piloto de ponta. O Rubinho o sempre próximo/futuro/esperado/candidato ao título a meu ver tera uma disputa árdua com o Trulli pelo vice-campeonato.
    Alguém ainda acredita nele como candidato ao título? Estará Rubens sendo sabotado por Mister Ross mais uma vez? Será o Schumacher o responsável?
    Abraços.

  22. Enio Peixoto disse:

    Difusor chinês. Ahahahahaha.
    Antes da classificação, deve ter camelô vendendo difusor de dois andares genérico bem baratinho.

  23. Leo disse:

    Tem uma cosa positiva nessa surra do Buton sobre o Barrica.

    Finalmente os iludidos vão parar de acreditar em complô da Ferrari nos tempos do Schumi. A DIFERENÇA ERA BRAÇO MESMO!!!!

  24. Bronca disse:

    AHAHAHAHAHAH A parte da Ferrari foi de rachar!!!!

  25. PEDRO CHUNG disse:

    i DO NOT LIKE THE TITLE. IT IS TOO DAMN RACIST. WILL YOU MOCK THE EUROPEANS AND THE BRAZILIANS THE SAME WAY? OF COURSE NOT!! YOU ARE WHITE BRAZILIAN OF EUROPEAN DESCENT, ARE YOU NOT??? JAPAS, SPRING ROLLS, IT’S BEEN LIKE THAT FOR A WHILE. WHEN YOU DISRESPECT A GROUP OF PEOPLE (ASIANS IN PARTICULAR)IT MEANS YOU ARE NOT RESPECTING YOURSELF. STOP! OK?
    ESPERO QUE OS ASIATICOS NO BRASIL NAO ESTEJAM LENDO O SEU WEBSITE. I AM FREAKING STUPID TO LOSE MY TIME READING YOUR STUFF. YOU HAVE GREAT IDEAS, YOU ARE ARTICULATE AND YOU SEEM TO BE A NICE PERSON BUT DARN IT! YOU INDEED HAVE PROBLEMS WITH ASIANS. CORRECT ME IF I’M WRONG.

    RESPOSTA DO FG:

    Você quer que eu te mande à merda em qual língua?

  26. MC Confúndio disse:

    Difusor de dois andares
    toda equipe quer!
    Duzentos mil reais
    pra deixar a bunda em pé!!!

  27. Léo Engelmann disse:

    Parabéns pela foto do post e pelo termo “leão de treino livre”.

  28. Marcos Reis disse:

    Até parece que já vão ter um difusor com tantos testes tal como a Brawn… pode colocar mais umas 3 corridas de vantagem aí, mesmo que mínima…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>