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quinta-feira, 28 de maio de 2009 - 16:08F-1

O TEMPO PASSA

SÃO PAULO (mais de 15) – O Eric Lambovich mandou esta foto. Nem é tão rara assim. O episódio é até razoavelmente conhecido. Foi o dia em que Ayrton Senna testou um McLaren com motor Lamborghini no Estoril. Mas aproveito o ensejo para recordar daquele fim de semana português. Dois dias antes desse teste, Alain Prost conquistou seu quarto título mundial. No sábado (ou teria sido na sexta?), anunciou que ao final daquela temporada penduraria o capacete. Foi uma das coletivas mais concorridas a que fui, numa sala apertada do autódromo, que já não era grande coisa. Um calor desgraçado, gente saindo pelo ladrão, e o Prost falando com aquela voz que mais parecia um sussurro, um horror.

O anúncio do francês levava à conclusão óbvia que Senna, no ano seguinte, iria correr na Williams em seu lugar. Já era um daqueles segredos de polichinelo, que só não podiam ser revelados por questões contratuais.

Ron Dennis, obviamente, sabia de tudo. Mesmo assim, obrigou Ayrton a se apresentar no autódromo para andar com esse carro. No ano seguinte, a McLaren acabaria trocando os motores Ford de segunda linha por um contrato com a Peugeot, que durou apenas uma temporada.

Estávamos no final de setembro de 1993, dia 28, uma terça-feira. Aliás, apareço nessa foto aí em cima. Sou o cara de calça vermelha, pochete e óculos escuros do lado de um grandalhão. Normalmente eu voltaria ao Brasil na segunda-feira, mas na escala de revezamento dos grandes jornais brasileiros era minha vez de fazer uma exclusiva com Senna, e fiquei. Cada um tinha uma por ano: “Folha” (eu), “Jornal do Brasil” (acho que era o Mário Andrada e Silva), “Estadão” (se não me engano, Mair Pena Neto) e “O Globo” (Celso Itiberê). No começo do ano a assessoria de imprensa fazia um sorteio, marcava as datas e eu fiquei com a última delas.

Depois desse treino, Ayrton me recebeu no motorhome. Não havia muito o que falar sobre o teste, é claro. Primeiro, porque a McLaren jamais iria usar motores Lamborghini. Queria uma montadora grande, e não lembro bem por que resolveu andar com aquilo. Depois, porque Ayrton já não tinha muito mais a falar da McLaren. Nem estava puto com o teste, até porque depois do GP de Portugal ele iria ficar alguns dias por lá mesmo, com a Adriane Galisteu, na quinta do Braguinha lá perto. Foi, andou, e pronto.

No motorhome, me recebeu de maneira cortês, como sempre, olhei para a cara dele, ele para a minha, e falei, bicho, temos de falar da Williams, do que mais dá para falar? O Prost ganhou o título anteontem, você vai sair da McLaren, tem de falar da Williams, uai. E ele: Flavio (era o único que não me chamava de “Flavinho”), não posso, você sabe. E eu: tudo bem, eu seguro a entrevista pro dia em que sair o anúncio oficial, senão tô fodido, vai ser a pior entrevista exclusiva de todos os tempos, você não vai dizer nada de importante.

O cara estava se divertindo com minha aflição. Deu risada e falou, liga o gravador aí, vai perguntando, mas de Williams eu não posso falar. A entrevista ficou uma droga, conto essa história nesta coluna aqui. Que, por sua vez, foi escrita na itália em 2004 ou 2005, sei lá, quando Jean Todt, em Madonna di Campiglio, revelou que algumas semanas antes desse teste tinha acertado com Senna para ele correr na Ferrari dali a dois ou três anos.

Ocorre que na entrevista, lá pelas tantas, Ayrton falou sobre um “plano secreto para o futuro”, e foi o que usei como título da matéria. Mais de dez anos depois fui descobrir, afinal, qual era o tal de plano secreto. Era correr pela Ferrari e encerrar a carreira ali, depois de conquistar mais dois títulos pela Williams e igualar Fangio.

Mas não deu tempo.

127 comentários

  1. Guilty disse:

    quem disse que senna perderia os titulos de 94 e 95
    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2009/interna/0,,OI3737089-EI12988,00-Veja+frases+de+personalidades+sobre+Ayrton+Senna.html
    veja la o que o schumacher disse
    se ele disse isso acho que entende mais que você de F1 não concorda comigo?Ele manja pouco de formula 1 neh??
    Michael Schumacher (ex-piloto de Fórmula 1) :
    “Se Senna não tivesse morrido, não teria conquistado os títulos de 1994 e 1995 porque ele era melhor que eu”
    depoimentos de prost
    Alain Prost (ex-piloto de Fórmula 1)
    “Senna era muito mais rápido que você conduzindo o mesmo carro e tão rápido quanto com um carro inferior”
    “Infelizmente a sua morte era previsível, pois como se costuma dizer, ele estava indo mais rápido do que os carros que pilotava”

  2. Guilty disse:

    chamou de sem opinião….huryahuryhurya….mas eh verdade cada um tem a sua…num preciso do flavio do galvão nem do reginaldo pra ter a minha..rerere

  3. Renato disse:

    Está sendo criada, oficialmente (meu nome é Galvão Bueno), a categoria das viuvas do Schumacher. O Schumacher é tão melhor que os outros que já tem viuvas antes mesmo de morrer.
    O assento número 1 da nova categoria está reservado para o Roberto Andrade – ser insuportável. O pior é que ele fica invocando as opiniões do Flávio Gomes para legitimar as dele. Se o Flávio Gomes pensa igual a esse cara, talvez eu deva procurar outra coisa para ler.
    Mas vai saber: às vezes o tal Roberto tem uns 7 anos de idade; ou só tá querendo ver o circo pegar fogo mesmo…

  4. Guti disse:

    Deificado Ele já é.

  5. The Dreamer disse:

    Depois seria deificado.

  6. Enio Peixoto disse:

    Depois seria eleito Papa no lugar do João Paulo II, derrotando o alemão Ratzinger.

  7. Guzz disse:

    Bom, já que tem várias “previsões” do que o Senna seria, resolvi mandar as minhas…

    94 campeão
    95 campeão
    Depois disso ele se candidataria a prefeito de São Paulo e ganharia, óbvio.
    Após isso seria candidato a presidente do Brasil, o que sem sombra de dúvidas ganharia em primeiro turno com direito a reeleição.
    (os anos eu não sei porque não me lembro quando ocorreram as eleições).

  8. Leo Machado disse:

    Porque os caras da Ferrari podem usar calça vermelha e o FG não? Tudo bem que os ferrariatas não usam pochete! hehe

  9. Mauricio Luis disse:

    Danilo, me desculpe, gosto muito do Barrica, mas coloca-lo melhor que o Senna, é uma loucura que nem a mãe dele pensaria. Não sei poeque tanto ódio do Senna, mas muitos outros falam que o alemão é um ótimo piloto, ma scomo já escrevi antes ele pegou uma entressafra de pilotos e isso não tem como negar, quando Mika teve carro ganhou dele e o Alonso o aposentou. Não há como compara-lo, pois não há como Comparar Senna com Emerson, Stewart, Fangio e outros, pois são carros e épocas diferentes.

  10. Felipe Fugazi disse:

    Vamos por partes:
    Rafael Dias Ramos: O carro que andava com motor Lamborghini em 1991 era da equipe Larrousse, que como vc disse era pesado.
    Squa: Acho improvavel essa historia ser verdadeira por um detalhe tecnico, os pneus…não acho que seria seguro andar kilometros de reta com um F1, só a titulo de comparação, na antiga reta Mullsane em Le Mans (tinha quase 6 Km) os carros do WSC chegavam a 400 Km/h, e os pneus deformavam, dai tiveram que colocar chicanes, imagina um F1 nos retões da Castelo Branco.
    Roberto Andrade: Cara sua bichisse schumaquiana é crônica mesmo…alguem perguntou do seu deus germanico???
    Cara se voce é capaz de adivinhar o inadivinhavel, adivinha o resultado da mega-sena acumulada…prometo reverter parte do premio pra analizar sua mente perturbada. O sapateiro merecia fãs menos otarios.

  11. Guti disse:

    Danilo Mello;
    Quer dizer que quem não morre, vence a morte é??? Logo, o fato de pilotos geniais como Senna, Clark, Ascari, Peterson, Villeneuve e Von Trips terem morrido em pista desmerecem eles?? Que análise grotesca meu caro! Você pode morrer ao descer para comprar pão na padaria, por atropelamento ou seja lá por qual razão….

    Foram pilotos fantásticos, com destaque para o Senna e Clark, só que, infelizmente, morreram em pista, no auge, jovens ainda, com vários anos de F1 pela frente. Ninguem pode afirmar o “score” de uma hipotética briga entre Senna e Schumacher caso o primeiro não tivesse morrido… mas correndo juntos (desconsiderando fins de 91, por razões óbvias), Senna ganhou 8 corridas, Schumacher 5; e fez 5 poles, contra Zero do alemão, que só começou a largar na frente após a morte do Ayrton. Isso fora 93, quando a Mclaren era inferior e Senna fez 73 pts, contra 52(acho) do alemão. Em 92 a Mclaren estava muito ruim, quebrava quase sempre, e mesmo assim Ayrton ganhou 3, contra 1 do Schumacher (que terminou 2 pontos à frente).

    Michael, mesmo correndo quase 100 GPs a mais que o Ayrton, tem apenas 3 poles de vantagem, e NÃO superou o Senna em Monaco!
    Suas vitorias e melhores voltas são merecidas em parte. Não se pode esquecer que por razões contratuais, seu companheiro não o ameaçava, pelo contrário, trabalhava em prol dele! Era um submisso!!!

    Em seus tempos áureos, Senna derrotou Prost, seu companheiro de equipe e seguramnte um dos 5 melhores da história! Ambos tiraram vitorias um do outro, isso é inegável! Os numeros de Alain seriam maiores se não tivesse sido contemporaneo de Ayrton, e vice versa, isso é fato!!
    Schumacher, com um Barrichello como companheiro e com limites contratuais estabelecidos, certamente teve a vida facilitada! Isso é óbvio e claro!

    Pra terminar, é pior você se aposentar quando surge um grande piloto e conquista dois títulos mundiais consecutivos – sendo que um deles em luta direta contra você – do que você morrer no auge, ainda competitivo, fazendo poles e vencendo corridas (2 das 4 à fatal). Quando morremos, não temos escolha!

  12. Arthur Cerri disse:

    ahhh

    entaum é assim…

    “criado pelo quarto poder e pelos Buenos”

    hmmm

    qual dos dois sentava no carro e acelerava?? O quarto poder ou os Buenos?

    sei, até parece….

    bom, se foi criado pelo quarto poder… e os buenos… entaum, o Galvão no Japão é o que? Deus?

    Blz, ainda assim, sei que jamais nenhuma das “Alemoas” aqui presente, dirá algo diferente do que já li.

    Ninguém nega a capacidade do Shumacher, grande piloto, provou ser inteligentíssimo ao reerguer a Ferrari, construindo um dos melhores carros de toda a F1.

    Acho que não adianta escrever mais nada, pq o que querem é motivo para tentar provar algo que jamas conseguirão, como disse o Felipe Augustus, só saberíamos se 1ª de maio de 1994 não tivesse acontecido.

    PS: Para o amigo Danilo Mello. Disseste “O cara venceu a morte, pra mim ja é o bastante.”
    Caro Danilo, cuidado, a psicologia indica isso como obseção, mascarar a realidade é coisa séria, estás pensando de maneira equivocada. Tu, dribla a morte todo dia, afinal as chances de morrer existem!

  13. Filipe Augustus disse:

    Agora falando sério???
    Tirando o Mika Hakkinen, quem o Schumacher pego de grande pela frente na época FERRARI???
    Barrichello?Montoya?Ralf?Kimi?
    Fala sério foi aparecer o Alonso e seu reinado de Ferrari caiu.
    Agora o Senna enfrentou alem do próprio Schumacher a vários outros nomes como o Prost o Piquet o Mansell entre outros….
    Resumindo tudo que PODERIA ter acontecido só saberíamos SE o 1º de maio de 1994 não tivesse existido, mais pelos fatos e características dos pilotos podemos imaginar pela lógica e experiência do Senna que ele ganharia alguns duelos com o Michael e outros perderia… Mais como essa teoria toda se baseia apenas em um SE isso é uma coisa que não cabe a ninguém falar.

  14. Danilo Mello disse:

    Discussão inútil, Senna ao menos viveu pra nos contar…

    E, comparar o Schumi com qualquer outro piloto, é o mesmo que comparar Chico Buarque com outro compositor, não tem nem como falar, é ridículo…

    Perda de tempo, ele faria o que com uma Ferrari? Faria o Galvão gritar mais, ok! Faria o ufanismo brasileiro lembrar os meados de 70, de Médici, “Ayrton, ame-o ou deixe-o”

    Bateria ele os principais recordes da F-1? Ergueria uma equipe praticamente “morta”? Claro que não, fez isso ele numa Lótus? A historia me ajuda a falar!

    Ele nem nos deu essa chance, de questionar, amigos, essa é a diferença dos homens e dos covardes…1999, who? O cara venceu a morte, pra mim ja é o bastante.

    Por que não falamos de Fangio, Prost, Mansell, Piquet, Schumacher, Barrichello e outros gênios, por quê lembram de um sujeito que como dizia Galvão “janta, almoça e vive F-1″, e estava pouco preocupado com os seus torcedores?

    Gomes é perito, sabe o que faz, e o que posta, mas francamente, vamos falar de pilotos de verdade, vamos falar do alemão, o maior de todos, de Fangio, o melhor do tempo em que se amarrava cão com linguiça, mas parem de lembrar desse sujeitinho criado pelo quarto poder e pelos Buenos.

    Abraços

  15. Guilty disse:

    bem sobre as declaraçoes do senna por ter visto deus…muitas pessoas pensam q foi marketing….sei la…achoq eh questão da fe d cada um…..minha namorada eh crente….eu naum sou religioso….(tadinha tenta me convencer a ser crente mas sei la naum faz parte d mim mas respeito a religião dela)….falo isso pois as vezes uma pessoa q eh religiosa acredita tanto naquilo q quando acotnece algo inexplicavel acredita q seja milagre….ja uma pessoa mais cética como eu procura uma explicaçao mais plausivel pra isso….isso naum achoq eh questao de marketing e sim do q a pessoa acredita…se ele devido ao sol viu algo e achou q foi deus pela fe dele….paciencia….so acho q essa coisa d q o senna tinha tudo planejado pra declarar taum absurda como acusarem o schuamcher d pior crapula da terra….schumacher errou em uns momentos…como muitos outros pilotos….mas isso tb naum significa q ele eh um crepula…

  16. Guilty disse:

    alias, de novo, gosto de debater com gente q nem vc sem bitolagem o q torna o papo saudavel sobre nossas opiniões…eu acho o senna melhor…vc o schumy e te respeito por isso….abraço Gustavo…

  17. Guilty disse:

    alias obrigado pelo video…pois essa corrida eu naum cosnegui gravar pois foi exatamente no dia q me mudei de casa…so assisti e naum gravei…

  18. Guilty disse:

    Gustavo Alfaro

    Eu vi o video…mas o erro da ferrari foi no pitstop…po o schumacher eh bom mermo….ate no pitstop ele coordena os mecanicos alem d pilotar….bem sem duvida o schumacher faria muito melhor q o irvine pois esta anos luz….acho q ate o barrichello faria mais q ele….mas naum entendi no q isso tem haver no q foi falado….a ferrari tinha uma puta equipe sim….Ross Braun, jean todt o engennheiro na qual me fugiu o nome….so por causa d uma corrida na qual teve um pitstop desorganizado isso naum faz com q a equipe seja uma porcaria.Se for para comparar no mesmo ano mostre as vitorias do irvine na qual schumacher nem estava….foram muito mais do q esse erro….sem contar q foi uma corrida totalmente embaralhada pela chuva sem estrategias planejadas….A equipe faz sim diferença q o diga felipe massa e raikkonen nesse ano e ano passado….tanto q raikkonen ainda sobre o comando de jean todt foi campeao em 2007….e hj ross Brawn mostra a competencia com o seu carrinho branco….esse video realmente naum mostrou nada…

  19. Bianchini disse:

    Flávio, erro imperdoável: jamais, jamais se assume publicamente que usou a combinação de pochete com calças vermelhas… para completar o visual da música do Cidade Negra ficou faltando o casaco de general e os anéis… tsk, tsk, tsk… pega menos mal dizer que usou mullets…

  20. Leo Machado disse:

    Justica seja feita. Foi o Mauricio que levou a sapecada do FG.
    Mas o Djalma ainda sim levantou o “Trofeu Imbecil”.
    Não me lembro de nenhum Djalma Camargo com 91 vitórias e TODAS as poles na F1.
    Vai dirigir Tromba Tromba no Parque da Cidade, rapaz!
    Alguém de um beliscão nesse cara pra ele acordar, por favor?
    Só de falar o nome Schumacher o cara deve ter um orgasmo!

  21. Leo Machado disse:

    Esse Djalma e um lesado da cabeça! Não me lembro de nenhum Djalma Camargo Hexa-Campeao na F1. O Schumacher foi hepta! Acho que se o alemão cair na piscina o Djalma morre afogado. Vai puxar saco assim em Colonia(Alemanha)! Kkkkkkkkk
    Ganhou o “Trofeu Imbecil” da reportagem.
    Há! Depois de levar uma sapecada na maior classe FG, começou a puxar saco dele tbm… Hahahaha
    Tapado mesmo!

  22. Gustavo Alfaro disse:

    Guilty:

    A Ferrari, sem o Schumacher, perdia o rumo. Só com ele conseguiram se organizar: veja esse vídeo, nos 2min23s, e verá como a Ferrari precisava do Schuamcher, sem ele, eles erravam demais, ficavam perdidos…

    http://www.youtube.com/watch?v=44V0-TWD7AY

  23. Lionel disse:

    Bom tanta gente entrou duas ou mais vezes …e tem muita gente postando hoje ainda nesta matéria ..que resolvi falar um pouquinho mais…..ou por mais lenha na fogueira….
    Pelo o que entendi o pessoal ficou dividido entre Senna e Shumi, brigando quem é melhor..
    Eu sou Senna, como disse lá atrás…e defendendo meu ponto de vista Senna ia ser campeão em 1994 sim …e varios anos depois….agora vou provar…
    1)a Willians na época tinha o maior numero de engenheiros da Formula 1..
    2)tinha muito dinheiro….
    3)Senna brigaria com Shumi em um carro FRACO da Beneton que ganhou ..
    PRIMEIRO pelo talento de Shumi,
    SEGUNDO por que Senna não disputava mais..e
    TERCEIRO por que FALCATRUAVA….naquela época a FIA não era tão atuante ..e no Gp do Brasil em 1994 Senna largou em primeiro e entrou nos boxes em primeiro e Shumi na cola dele….só que Shumi saiu na frente dos boxes…Eu estava lá e não entendia….ai fui falar com os engenheiros da Williams, e eles não sabiam explicar como entravam juntos PUNHAM A MESMA GASOLINA E Shumi saia na frente….
    Eu levantei essa lebre…no dia da corrida no box da Willians…e um departamento de segurança ou melhor de espionagem de uma OUTRA EQUIPE que não posso falar o nome e que tambem se achava prejudicada… começou a investigar …e meses depois descobriu que na maquina que abastece …Shumi e Briatore haviam tirado uma tela ou filtro..( ninguem descobria por que colocavam depois de novo…tudo super rapido e ninguem descobria nada…realmente foi MUITO DIFICIL DESCOBRIR E PROVAR A FALCATRUA…Vcs nem imaginam….isso fazia com que injetassem mais gasolina e muito mais depressa que a Williams ..
    .Eu senti ódio pelo Briatore até a semana passada para Vcs terem ideia…e do Shumi por uns 4 ou 5 anos seguidos….Se fosse hoje Shumi teria sido punido já na volta de apresentação do Gp Brasil 1994 que para IRRITAR Senna passou sua frente varias vezes aquecendo pneus…e a FIA teria punido muito severamente por terem tirado a tela da bomba de combustivel…depois Shumi ganhou 2 titulos ROUBANDO feio …e mais uns 3 titulos Rubinho deu para ele …tinha GP que Shumi tinha 6 carros à sua disposição….um quebava Ele ia lá pegava outro, e ia experimentando todos carros Rubinho acertava o dele …Shumi ia lá e pegava….Hoje como Vcs sabem é proibido…
    agora juntando 5 Titulos desonestos …sobra somente 2 que ganhou POR COMPETENCIA…então meus amigos o Alemão não é tudo isso mesmo….é bom é rápido é constante…é um super piloto ..adorava ver Ele pilotar…..mas não chegava aos pés de Senna…tanto que Todas as pesquisas feitas até hoje na Europa ..colocam Senna como o maior do mundo….Shumi fica puto com essas pesquisas ….mas é a pura verdade….fazer o que né …abraços Lionel

  24. Guilherme disse:

    Gustavo Reis:

    “vêm os fãs dele e ficam revoltados, porque não puderam vê-lo correr, muito menos ganhar campeonatos… E, justamente por isso, desandam a falar besteiras sobre Schumy.”

    Cara, será que você não leu comentários no post errado?

  25. Mauricio D. disse:

    Os queridos amigos sennistas, conhecem Raul Seixas?

    Pois tem uma música dele que diz assim: “Quem não tem visão, BATE A CARA CONTRA O MURO!”

  26. Igor D. disse:

    Nem dêem bola pro Djalma…..meu Deus, qta maluquice, parece até uns malucos q aparecem em fórum de vez em quando…..

  27. Guilty disse:

    MAIS UMA PRA PROVOCAR…

    ALONSO BI CAMPEÃO APOSENTOU O SCHUMACHER…HURYAHRUYAHRUYA

    PROST GANHOU 4 EM CIMA DO SENNA….HURYAHURYAHURYA

    Quero ver os comentarios….

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