PUMA NA TELINHA

SÃO PAULO (de tirar o chapéu) – Foi ao ar ontem no “Limite” da ESPN Brasil minha materinha semanal, que fiz em Souzas, perto de Campinas, com Wlamar Paiosin. Ele é uma grande figura, apaixonado por Puma, e tem todos. Todos. Fora a documentação da fábrica, os catálogos, as reportagens, o macacão dos operários, a memorabília toda.

Morri de inveja, a boa inveja, como se diz. Os dois modelos tipo exportação são de chorar. E um dos carros da coleção é simplesmente o último a sair da linha de montagem da Alfa Metais, já em Curitiba.

Para assistir ao vídeo, basta clicar aqui. A foto é apenas ilustrativa. Tirei em 2007, quando convidamos os pumeiros para nosso encontro de DKWs, o Blue Cloud, em Pouso Alto. Eles foram em massa. E só tem gente boa.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Elcio Lamarão
Elcio Lamarão
14 anos atrás

Até hoje acesso essa matéria sobre a coleção de Pumas e fico lembrando desses modelinhos passando pelas ruas aqui em Belém.
Na minha época de colégio em 1978/80 ficava encantado com a beleza e o estilo desses puminhas e sempre dizia pra mim mesmo que um dia eu teria um. Agora o sonho é realidade e sou mais um dos felizes proprietários dessa marca, pois tenho um lindo puminha conversível 79 e sou absolutamente apaixonado por ele.
Um grande abraço ao reporter pela bela matéria e tambem é claro ao colecionador.

Douglas de Almeida
Douglas de Almeida
14 anos atrás

Meus sinceros parabéns ao amigo Wlamar, ilustre realizador, o mais comprometido e vocacionado admirador da marca Puma. Conheci esta magnífica pessoa em 2004. Há 5 anos era uma vontade, hoje é certeza e afirmação. Esteja certo que estamos colaborando na implantação, consolidação, expansão e afirmação da nossa notável indústria autmomobilística nacional, em especial a Puma. A semente lançada por você se transformou numa vigorosa coleção, que hoje nos enche de orgulho e satisfação. No ensejo desta comemoração que nos é tão valiosa, queremos nos abrir às expectativas de um futuro promissor: novos modelos, novas restaurações e novas realizações.
Pusemo-nos todos a trabalhar. E lá chegamos.
Se você realmente quiser algo, vai conseguir. Lembre-se disto. Abraços.

Douglas de Almeida
Diretor Técnico – Puma Clube do Brasil Campinas
participou das restaurações

Renatov
Renatov
14 anos atrás

Tive uma GTE 1979. Me arrependo de ter vendido.

Fefo
Fefo
14 anos atrás

Muito boa reportagem , cobre todos os pontos da história da marca. Eu tenho um GTB S/2 1983, que tem excelente relação custo-diversão. Como disse o FG no final da reportagem, isto é coisa de boy dos anos 70!!!

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Congrat’s Indy Gomov! We need more discoverys like that!!! Good work, jeaulosy kamarada!!!!

Zorzi
Zorzi
14 anos atrás

Minhas melhores lembranças, estão relacionadas com a PUMA – tive tres e vou comprar outra.
quem não curte uma Puma não sabe o que é recordar

Venax
Venax
14 anos atrás

Legal a coleção, ainda bem que a garagem é grande e cabem todos os Pumas pois se ficassem na chuva ia ser um desastre pela quantidade de água que entra nestes carros.

Parpinelli
Parpinelli
14 anos atrás

Flávio Gomes, parabéns pelas matérias apresentadas no Limite e por tudo o que é comentado a apresentado no programa.

É você que torna o Limite, um programa mais técnico e informativo!

As matérias dos antigos feitas pelo “Indiana Gomes” são demais. A TV Brasileira estava precisando de programa com este nível. Pra mim, o Limite é o melhor do automobilismo na TV Brasileira.

Uma crítica: Sacanagem da ESPN ficar brincando com os horários do programa na grade da emissora! Eles ficam jogando o Limite para horários que bem entendem para arrumar a programação em função de jogos de Basquete, Futebol, Volei, ping Pong, Truco, boliche, pôker, e tudo mais o q interessa à ESPN.. E programas excelentes como o Limite parecem ficar em segundo ou terceiro plano! Pela segunda vez seguida não consegui assistir ao programa. na semana passada, começou às 00:00h, nesta semana, as 21:00h! Sacanagem da ESPN não fixar um horário e ficar brincando com a cara de nós telespectadores assíduos que curtimos bastante esse programa!

Espero que esta mensagem seja postada como forma de protesto… Acho q ESPN deveria levar mais a sério este excelente programa!… Futebol no Brasil, é paixão, mas já tem muitas emissoras transmitindo jogos aqui e no exterior… A ESPN deveria deixar um espaço maior para o automobilismo!

Futebol a toda hora, mexendo em toda programação é sacanagem demais…

Um grande abraço!!!

Fabricio Menezes
Fabricio Menezes
14 anos atrás

Concordo, com todos, quanto ao horario. Na semana passada tambem, nao foi respeitado. Havia escrito um comentario que acabei nao enviando , mas agora vai:
Estou com bronca de futebol.

Sei que vou arranjar briga com o jornalista, apresentador, escritor, piloto, boa praça… (o qual admiro muito) e o qual nomeia esse blog, mas vou desabafar.

Estou com bronca de futebol, em um país como o Brasil, com carência em diversas áreas, mas que por outro lado com uma fartura de esportistas de diversas modalidades, a única coisa que se vê na TV (seja ela aberta ou paga) é futebol.

Não tenho nada contra nenhum time específico, aliás, o time pelo qual torci em diversas madrugadas vitoriosas, ainda da alegria a sua torcida. Mesmo assim estou com bronca do esgotamento que se faz por esse tema.

Na TV aberta então nem se fala, posso estar fantasiando demais, mas, há alguns meses atrás, começou um desinteresse pelo tema, não se falava tanto assim, até a seleção já não animava tanto….

De repente o “Ronaldo Fenômeno” é contratado pelo corinthias, ou pela Rede Globo, não sei. Mas o pouco que assisti desse canal nos últimos tempos só se falava dele,

De que ele espirrou, um close dele comendo, dele correndo….só se falava nisso, (nada contra o atleta). “De repente”, então seu time (que tem a maior torcida) começa a vencer, e assim a audiência aumentar…

E qdo chega as olimpíadas, uma delegação infinita de profissionais muito bem pagos para disputarem uma única medalha, nas quatro linhas. Enquanto nadadores, ginastas, lutadores…se esforçam com empenho e apoios ínfimos, lutando cada um por diversas medalhas .

No final das contas devido ao esforço individual, esses heróis, se sagram campeões frente aos esportes coletivos. Ainda dizem: O Brasil ganhou não sei quantas medalhas…, vai o presidente dar os parabéns, se sentido o responsável. Qdo na verdade essa medalha tem dono, que lutou muito e na maioria das vezes solitário para conseguir esse premio.

Apesar de chato, ainda sou novo, 2.8 (um 4 cilindros ainda) mau sei escrever, mas, acredito que esse país tem muito mais que apenas futebol para nos orgulharmos.

Quando uma emissora, se propõe a transmitir um programa de 1 hora semanal, com profissionais extremamente qualificados, formadores de opinião( não apenas leitores de releases mal escritos), abordando um tema diferente da mesmice, com matérias interessantes e com conteúdo, é constantemente retardado o seu horário para a transmissão de qualquer que seja o campeonato ou time de futebol que esteja jogando.

Sendo mais explícito, Se houver no mesmo horário do programa LIMITE, um jogo de botão de cegos do “23 de Piracicaba” contra o “15 de Jaú”, o programa será

transmitido em outro horário para a transmissão do jogo e que se dane os telespectadores do programa. Por isso, Estou com bronca de futebol.

Não espero de forma alguma ofender quem quer que seja, muito menos a emissora, que transmite o programa e os jogos. Acredito que ela busque lucro, como qualquer empresa, para ter lucro tem que ter audiência, então, ela deve saber mais do que eu, O que da audiência e o que as pessoas querem ver. Mas também imagino que não estou só, nessa indignação, que há também, um público grande e carente por programas como o Limite, fiéis ao tema e com conteúdo. De que esses telespectadores também merecem respeito e que a TV paga tem espaço para isso.

Essa semana a equipe do Formula SAE, de uma Faculdade de Engenharia brasileira, conseguiu o décimo lugar, melhor colocação do Brasil que participa a somente 3 anos, frente a dezenas de escolas de engenharia do mundo todo nos EUA, não vi ninguém comentar isso.

Gostaria de saber a opinião de pessoas que compartilham da minha bronca, ou que se opõe ao meu ponto de vista .

Obrigado pelo espaço e espero que continuem fazendo esse belo trabalho.

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
14 anos atrás

Até hoje a indústria brasileira não produziu um carro tão lindo quanto a Puma tubarão.
Mais que um carro esportivo, é um Clássico Esportivo!!
E pensar que tem gente que estraga uma beleza dessas com motor AP…
Motor boxer a ar SIM, sempre..

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
14 anos atrás

Muito boa a reportagem, eu sou um fã de Puma.

Mas eu queria postar mesmo para concordar com o pessoal que reclamou das constantes mudanças de horário do Limite.

Tudo bem que os canais de esportes ficam dependendo do horário dos eventos para montar suas grades de programação.
E também sabemos que eventos esportivos quase sempre não começam no horário e não tem hora pra terminar.

Minha sugestão é que avisem no programa que o da semana seguinte será em outro horário.
Sei lá, o importante é que façam alguma coisa pra gente não ficar igual barata tonta sem saber que hora vai passar (ou se já passou) o programa.

Já foi uma boa fixar o horário da reprise na quarta de manhã, assim, quando perco o programa, deixo gravando na manha seguinte para assistir a noite.

Enfim, acho que dá para melhorar isso…

leonardo
leonardo
14 anos atrás

FG q horas ta passando o Limite essa eh a segunda
semana seguida q chego em ksa ligo a tv as 10 da noite
e ta passando futebol… e na grade de programacao fala q era
pra ser o Limite… Assim vcs tao parecendo o pessoal da da emissora gloal qdo diz q vai transmitir as corridas da “estoque”
e passa volei, amistoso de futsal, enfim…

Faz o favor se foi mudado o horario de transmissao do Limite,
avisa aki no blog, pra pelo menos a gnt nao ficar perdido e com cara de tacho na frente da tv.

Luiz Seiji
Luiz Seiji
14 anos atrás

Eh verdade,o video naw abre…

marcello baviera
marcello baviera
14 anos atrás

Gomes,só foram fabricados 23 conversiveis para exportação USA,identicos ao vermelho mostrado?Tem um identico,conversível vermelho 83,com as mesmas ranhuras para ventilção abandonado ao lado da minha casa em Niteroi!Pertence ao meu primo desde 98,esta abandonado ha mais de cinco anos parado,a placa é CMV2222,SP!

JOSÉ CARLOS
JOSÉ CARLOS
14 anos atrás

FG , como sempre, parabéns a você pela matéria.E também ao Wlamar que conseguiu reunir na garagem uma coleção como esta.Nâo vi nas imagens o GTB da primeira fase?…Acho o mais bonito da linha mais possante.

E para finalizar :

A diferença de altura entre você e o Wlamar ….caramba!

abs [ ]

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
14 anos atrás

Flávio,

O pessoal tem razão…
Ontem eu liguei lá pela 21:00 hs e já estava passando há algum tempo. Tem vez que passa as 23:00hs !!!
Fica difícil acertar para ver o programa que por sinal está melhorando dia a dia !
Muitas vezes fiquei esperando e não passou nada. Talvez tenha, como ontem,passado mais cêdo !
Critica construtiva, heim…?
Alfredo Gehre

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
14 anos atrás

Babei! Adoro o Puma.
Vendo o Rino veio uma saudade danada…
Parabéns pela matéria, mostrou tudo, falou com alegria sem aquelas gracinhas sem graça que parecem fazer parte do manual de uma outra emissora.

Magoo
Magoo
14 anos atrás

Grande Flavio,

Puma, ainda vou ter um (conversivel e branco)

E é SouSas mesmo. Morei lá os 11 primeiros anos de minha vida (quando meu sonho sobre rodas era uma BMX Pantera)

É isso ai!

inté
Magoo

Geraldo Mesquita
Geraldo Mesquita
14 anos atrás

O Ceregatti tem razão. É mesmo um pé no saco ficar pululando de canal procurando o Limite. Desse jeito nós acabamos chegando no “Limite” da paciência e vamos “nanar”. Porque aguentar poquer, patinação, purrinha, etc…que saco!

Geraldo Mesquita
Geraldo Mesquita
14 anos atrás

Batistinha

Geraldo Mesquita
Geraldo Mesquita
14 anos atrás

Faz uma sobre Mavericks! Tem muita gente boa por aí, como o Paul Gregson que, inclusive, escreveu o livro sobre a história do carro. Tem também o Batistão e o Baristinha. Entre outros! Abs.

Geraldo Mesquita
Geraldo Mesquita
14 anos atrás

Matéria muito bacana!

Mário Mesquita
Mário Mesquita
14 anos atrás

Já tive um Miura Targa e um Bianco. Falta um Puma. Um 75 conversível ou GTB S1 ou S2 mui me agrada… Valeu!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Legal, então o Limite foi ao ar… A que horas? Depois do Jô?
Pois esperei pacas, até mesmo zapeando do canal 27 ao 28 por um tempão e nada…
Num canal, o cometarista do Limite de terno azul e futebol a rodo. No outro, um monte de coisas que nem “se alembro”.
Fui nanar sem ver nem os Pumas, nem o Limite, nem o FG.
O Sr. Trajano bem que podia ser mais legalzinho com a (nossa) tchurma das pistas. Haja futebol, poquer, patinação no gelo, basquete a rodo e nada.
Nada de cumprir horários e nada de mostrar qualquer coisa que ronque, alem do público vendo animadíssimos jogos de poquer.
Porque não transmitem tambem jogos de xadrex?
Ficaria perfeito para um “canal de esportes”.
Talvez depois além do poquer, dramáticos jogos de tranca das velhinhas, de truco dos bebados, de buraco das solteironas.
Ou então bridge, nobre e complexo jogo de cartas que Omar Shariff e suas olheiras à la Trajano é craque.
Éssa minha opinião não é só porque adoro corridas, e até tolero os chatos dos narradores do Speed Channel.
Mas mostrar esses enlatados chinfrins e que de esporte nada tem é abusar da paciencia dos aficcionados. Não cumprir horários então é desrespeitar a audiencia.
A gente gosta, quer ver, se desgasta e não passa.
Obrigado pela consideração e respeito.

Peixe
Peixe
14 anos atrás

Putz, Puma é um carrinho legal mesmo. Queria ter um.
Se possível, um daqueles primeiros lá, 67 né?
Deviam relançar o os Pumas. a Kombi com o motor a água agora, era só colocar uma carroceria de fibra e pronto!

Rodrigo Cesarini
Rodrigo Cesarini
14 anos atrás

Bacana sua passagem por aqui, em SouSas ;-)

Fabio Guidotti, Sousas nunca foi bairro de Campinas, é um distrito, assim como Barão Geraldo, e já foram Valinhos, Americana, etc.

Fabio Guidotti
Fabio Guidotti
14 anos atrás

Muito bom FG, mas que tal uma matéria sobre Miuras, você gosta?

Só um detalhe…. mesmo que o pessoal que mora lá não gosta que falem isso, Sousas é um bairro de Campinas!! hehehe

Carlos Eduardo Szépkúthy
14 anos atrás

é que coleção heim…. mas não vim nenhuma GT 1969.

Parabens pela reportagem, só me deixou com mais vontade de terminar a minha logo, pena que vai demorar.

Dinho Amaral
Dinho Amaral
14 anos atrás

felinos…..

Roberto Torres
Roberto Torres
14 anos atrás

Puma, the best car!!!

sergio
sergio
14 anos atrás

gomes, o video não abre………..

Eric
Eric
14 anos atrás

Tubarão e de preferencia com o pisca embaixo do parachoque.

Eric
Eric
14 anos atrás

Lindíssima.Mas só tubarão.

vitão
vitão
14 anos atrás

FG, dos projetos da Puma, ele mencionou também os caminhões, mas não sei se ele conheceu o Opala taxi, com motor diesel, que foram feitos para exportar para Portugal. Os carros eram pretos, com as portas verdes. Eu andei em um prototipo, cedido para o dr. Mario Furquim, advogado da empresa. E vi o carro muito tempo depois, durante a concordata causada por uma inundação na fábrica, parado no escritório dele na Av. Nove de julho. Segundo o advogado, tirando o cheiro e gosto de óleo de fritadeira de pastel de feira que ficava na boca, até que o desempenho era decente.

CLAUDIO SOARES
CLAUDIO SOARES
14 anos atrás

CARRO DA ÉPOCA DA DITADURA !!!

CARRO ESPORTIVO COM MOTOR DE BRASILIA ??? É PARA ESQUECER, NÃO CULTUAR.

NÃO SE IMPORTAVA CARRO DESDE 1976, TUDO QUE ERA ESPORTIVO TINHA LATARIA (??) DE FIBRA DE VIDRO E CHASSIS DE FUSCA !!!! e VC QUER QUE TENHAMOS SAUDADE OU “INVEJA” DISSO AI???

NA ÉPOCA ME RECUSEI A COMPRAR UM E NÃO ME ARREPENDI.

Luiz Batista
Luiz Batista
14 anos atrás

1) Não é SouZas. É SouSas.

2) Não é perto de Campinas. É um distrito de Campinas, logo ainda é Campinas.

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
14 anos atrás

Que horas foi o Limite ontem? Fiquei até meia-noite e… nada…
Quando repete?