A QUEM NÃO ENTENDEU NADA

SÃO PAULO (uma boa parte) – Meu post de ontem à noite sobre a Indy em São Paulo não foi bem compreendido por muita gente. Não sou contra corrida de nada em São Paulo, nem em lugar algum. Sou pró-corridas, inclusive (e principalmente) as de rua. Adoro eventos assim.

Minhas críticas são à maneira como as coisas aconteceram nesse caso. São Paulo é uma cidade muito complicada. Mexer no trânsito é delicado. Numa metrópole deste tamanho, corrida de rua é maluquice. Dá para fazer? Dá, dá para fazer qualquer coisa. Mas há consequências, e por isso as pessoas precisam pensar bem no que fazem. É preciso planejar com um mínimo de responsabilidade. Ninguém falou em dinheiro até agora, por exemplo. E essa questão é básica: transparência. Quem paga a conta, afinal? O dinheiro da cidade é público. Sei bem quanto deixo de impostos aqui todos os meses. E gostaria que eles fossem usados com mais critério.

A situação é bem diferente da de 1990. O Brasil estava prestes a perder seu GP de F-1, evento mundial que já era realizado aqui desde 1972, importantíssimo para qualquer cidade. A toque de caixa, a prefeita Erundina, com dinheiro da iniciativa privada (foi a Shell que pagou tudo), reformou Interlagos e salvou a corrida. Não saiu um centavo dos cofres públicos. O GP está lá até hoje e traz lucros para a cidade.

A Indy foi perdida pelo Rio há alguns anos, depois da construção de um oval (com dinheiro público) que poderia estar recebendo a prova até hoje. O que me parece é que os detentores dos direitos da Indy para o Brasil, nos últimos meses, criaram um fato — conseguiram incluir o país no calendário — sem ter nada garantido nas mãos. Não havia onde fazer a corrida, mas americano não quer saber dessas coisas. Pagou, levou. Inventaram Ribeirão Preto, Salvador, Rio de novo, e ninguém teve grana para bancar. Aí, se valeram desse fato consumado para forçar uma decisão em ano eleitoral. São Paulo foi presa fácil, aqui tem dinheiro, prefeito e governador vão se candidatar em 2010 ao governo e à presidência. Isso se chama esperteza.

Não tenho nada contra a categoria Indy, fiz várias corridas no Rio e fora do Brasil, foram bárbaras. Eventos de rua acontecem aos montes, nessa e em outras categorias, mas são planejados, estudados, acontecem em cidades que não enfrentam os problemas de trânsito e sociais que São Paulo enfrenta. Para mim, está muito clara a explicação para essa pressa paulista/paulistana: governador e prefeito receberão elogios aos montes da emissora oficial, a Band, nos próximos meses. Os dois, com essa corrida, conseguiram propaganda eleitoral gratuita em nível nacional. Ninguém nesse canal, ou nas emissoras ligadas a ele (o grupo é forte em todo o país, tem rádios, retransmissoras, sites de grande audiência), fará críticas à dupla Kassab-Serra, que vai bancar um evento dela, Band.

Três meses não é tempo suficiente para fazer um evento desse tamanho direito. Ele vai sair, claro, todo mundo vai achar lindo, até eu, é evidente que vou achar o máximo ver carros e pilotos importantes correndo na minha cidade, mas não é esse o jeito correto de fazer as coisas, atropelando regras essenciais de administração de uma cidade do tamanho de São Paulo em nome de um suposto interesse pelo automobilismo. Ele não existe. Peçam para o Kassab dizer o nome de cinco pilotos da Indy, e ele não saberá. É capaz de citar o Emerson. Perguntem quem é o atual campeão, e ele não saberá, também.

cracolandia-8Que ninguém venha com esse papo de que São Paulo tem vocação internacional, tem poder econômico etc. Deem uma volta pelo centro da cidade num domingo à tarde (a foto que ilustra este post foi emprestada deste blog do link, de Marcelo Evelin). Ou em qualquer noite, durante a semana. Vejam os moradores de rua largados debaixo do Minhocão, dormindo na merda, os nômades embrulhados em cobertores velhos fumando crack, vagando pelas ruas desertas e imundas, o cenário pós-guerra nuclear, a sujeira, sofás velhos nas calçadas, o cheiro de fezes e urina, a desolação, a falta de esperança e a ausência de preocupação do poder público com o destino dessa gente.

Não sei quanto vai custar essa corrida para a cidade. A Ribeirão, pediram US$ 21 milhões. Imagine-se que São Paulo vá pagar isso, e some-se o custo das obras necessárias. Se tem dinheiro para trazer uma corrida da Band usando a falácia dos “lucros para a cidade e sua imagem internacional”, tem dinheiro para salvar essas vidas, tirá-las das ruas, atacar de frente o problema das drogas.

É o que penso, e quem pensa o contrário que se dane.

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Nelson Pedrozo da Silva Junior
Nelson Pedrozo da Silva Junior
14 anos atrás

Flavio, não quero pegar em seu pé, ou ficar de marcação, mas é que esta questão da prova de rua, gera ao meu ver muita incoerencia no meio esportivo.
O que vc aplicou a título de miséria, pobreza etc… tambem deveria ser aplicado a Copa do Mundo e a Olimpiadas no Brasil.
ocorre que o governo de um pais não existe somente para acabar com miséria etc…, isto faz parte das prioridades, mas existem pessoas que não precisam de bolsa familia ou de casa, estão precisando de mais segurança, existem jovens que não precisam de estudo, ja tem precisam é de emprego e por ai vai.
Destinar verbas ao desporto, ainda que seja um autodromo de rua, faz parte.
Sei dos diversos problemas da cidade, principalmente transito, mas o que vai acontecer na marginal, se for la mesmo, não sera muito diferente do que ocorre na região do pirajussara em 5 dias de chuva forte.
A minha preocupação é matar algo antes do nascimento, e ficar na melhor posição de um critico, se der errado ahhhh postes e postes com o famoso eu te disse “da motoquinha”.
Se for bem sucedido, um misero post de duas linhas, justifica o olhar obtuso.
Podemos estar diante de um grande fracasso, ou diante de um grande sucesso.
Outra coisa, nem tudo é incoerencia, a prefeitura tentou a Moto GP , tambem, neste caso , foi inviável e abortou-se a idéia, então a coisa não é de uma via só, ao meu ver eleitoreiro ou não, estamos diante de uma possibilidade boa ou ruim, isto o tempo dirá.

Renato Busato
Renato Busato
14 anos atrás

tens toda a razão, quase como sempre em teus comentários. A melhor frase é cenário PÓS guerra nuclear, é EXATAMENTE ISTO MESMO. Como sempre é eleitoreiro mesmo. Paisinho de merda mesmo, o povo morrendo de fome, o governo nunca sabe de nada, os cartolas de todos os esportes (com raras excessões) vendo somente seus interesses e nó apaaixonados por esporte a motor se lascando. abraço, esta cada vez mais aprendendo a falar verdades, parabéns

Timbó Deliberali
Timbó Deliberali
14 anos atrás

Assino em baixo, tudo o que disse. Por que não mandaram a prova aqui pra Curitiba, o autodromo é de primeira linha. Eu ia adorar ver uma prova da Indy aqui. Abraço Flávio!

Helio Pavan
Helio Pavan
14 anos atrás

Me danei!

hahahahha

Luis Alien
Luis Alien
14 anos atrás

Essas redes de televisão estão ficando com muito poder! Abaixo a propriedade cruzada dos meios de comunicação!

felipe barbosa
felipe barbosa
14 anos atrás

os ceguetas falam como se nos eua não houvesse problemas.. nossa distribuição de renda é um pouco pior que a norte-americana.. somos um dos piores, mas o eua tá longe da europa e quase tão mal quanto à Grande Nação Comunista da China ou o México do seu grande Zapata…

felipe barbosa
felipe barbosa
14 anos atrás

o dinheiro nao é seu eduardo, o dinheiro é de todos nós…

Alex
Alex
14 anos atrás

Olha a diferença dos nossos governantes, depois tem gente que lê o que o Flavio escreveu e não entende…

Fonte: http://br.esportes.yahoo.com/noticias/d-sport-canada-volta-calendario-da-formula-28112009-82.html

“Uma das pistas mais queridas entre os pilotos, Montreal voltará a figurar no calendário da Fórmula 1 a partir do ano que vem. Depois da ausência no campeonato de 2009, a cidade anunciou na noite desta sexta-feira um acordo com a FOM (Formula One Management) válido até 2014.

“Hoje é um dia muito importante para Montreal”, comemorou o prefeito da cidade, Gerald Tremblay. Os valores da negociação são de US$ 71 milhões, bem menos do que a proposta inicial de Bernie Ecclestone: US$ 165 milhões. Pesou, para o dirigente, a necessidade de voltar ao mercado da América do Norte.

“A Fórmula 1 disse sim a Montreal e Montreal disse sim à Fórmula 1, mas não a qualquer preço”, afirmou Tremblay. “Queríamos uma corrida de qualidade e queríamos que nosso investimento respeitasse os contribuintes”, emendou.

A prefeitura espera que a cidade arrecade US$ 84 milhões com o evento. A corrida está programada para o dia 13 de junho.

Antonio Valdoski
Antonio Valdoski
14 anos atrás

Concordo. E esse raciocínio vale também para a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016, que serão utilizadas eleitoralmente pelo Presidente e sua candidata.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
14 anos atrás

1 – Quem acompanha corridas sabe que para deixar uma prova de RUA com condições mínimas de segurança para pilotos e para o público, são necessárias INÚMERAS providências e obras. Todas as nossas ruas têm calçadas, sarjetas, algumas têm árvores e tantos obstáculos impeditivos para uma corrida. Mexer em tudo isso em 4 meses, duvido que seja possível, a menos que se gaste 10 vezes mais, para poder pagar por essa pressa. E isso implica em… 2 – A cidade é MINHA, o dinheiro é MEU (o do gasto, porque os 250 milhões de retorno para a cidade não vêm para mim), e não admito não ser consultado para a realização desse empreendimento. Até R$ X reais, dei autorização para o prefeito. Para uma obra dessa, NÃO DEI. Pede a ética e a transparência que uma consulta seja feita à população, à Câmara Municipal. Foi feito? Parece que não. GENTE: o mundo gira em bases estruturadas. Tudo o que o Flávio Gomes falou se baseia nisso. Não dá pra andar numa cidade MULAMBENTA como a nossa, e admitir uma doidivanice dessa. Um dia seremos Mônaco, seremos Dubai, seremos AO MENOS Valência… e poderemos, humildemente, pleitear uma prova de rua. Valeu Flávio, pela lucidez, que infelizmente parece faltar a muitos blogueiros.

Neto
Neto
14 anos atrás

Concordo que uma prova de rua em São Paulo é inviavel pois se um caminhão quebra na Marginal para tudo , imagina interditar varias ruas por varios dias! E Interlagos ? Baita autodromo, por que não faz lá? Agora meu amigo Flavio se fossemos pensar que a cidade tem problemas sociais e por isso não podemos fazer nehum projeto deste porte , então não podiamos nem pensar numa Olimpiada no Rio de Janeiro

abraços!

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
14 anos atrás

Falou tudo, Tio! Estive em SP nos ultimos 3 dias, pra chegar foi o purgatorio, pra sair, o inferno! Ontem (26/11) levei duas horas para ir de Cotia até a Barra Funda! Não se organiza circuito de rua elgum em três meses, é uma irresponsabilidade astronômica que os cansados Dallaras se degladiem em um circuito de rua organizado em tão pouco tempo assim!

homero
homero
14 anos atrás

são por textos como este que sou um leitor assíduo do teu blog, mesmo sem ser um fã assíduo de f-1. valeu, flávio. que bom que ainda tem gente que leva esporte a sério sem deixar de analisar conjunturas mais amplas. um brinde a você e ao juca kfouri.

Luciano Pimenta
Luciano Pimenta
14 anos atrás

Essa é mais uma historia que vai entrar goela abaixo do brasileiro que como sempre vai pagar a conta como vai fazer com a copa e as olimpíadas, cabe ao paulistano se manifestar se esta disposto a pagar esse preço alto por duas ou três horas de diversão, se realmente vai valer a pena. Nessa hora pode ter certeza que os mendingos, drogados e o caos do trânsito são apenas um mero detalhe.

Abs.

Rodrigo P.
Rodrigo P.
14 anos atrás

É isso que eu admiro em seu trabalho Flávio! A capacidade de unir assuntos que para muita gente parece desconexo. Creio que todos nós deste espaço amamos automobilismo e adoramos a idéia de uma corrida de rua em São Paulo. Mas temos de abrir nossas mentes para as reações das ações. Um evento com objetivo eleitoreiro e financiado com dinheiro público não pode camuflar a pobreza e o caos que crescem diariamente na capital.

petrafan
petrafan
14 anos atrás

No quadro geral, a Shell n„o recebeu nenhum dos vinte terrenos que faziam parte dos termos de cooperaÁ„o firmado com a prefeitura, embora tenha cedido os Ùnibus e investido U$ 3.500.000,00 no autÛdromo. J· a Vega-Sopave praticamente arcou sozinha com os custos das obras de reconstruÁ„o do autÛdromo. AlÈm dos 3,5 milhıes de dÛlares que a Shell desembolsou na primeira fase de obras, pagas ‡ empreiteira e de mais U$1.000.000,00 da General Motors, que entrou no rateio para financiar parte das obras. Nenhum dos outros U$ 8.000.000,00 restantes da dÌvida que esteve estimada em U$ 12.500.000,00, foram pagos pela prefeitura. Seis meses apÛs a realizaÁ„o do GP, a empresa pediu concordata e atÈ hoje n„o conseguiu receber o que investiu no autÛdromo245.
Embora ainda corram na justiÁa dois processos contra a prefeitura, em meados de 1999 para Luiza Erundina houve absolviÁ„o nas duas aÁıes criminais que foram movidas contra ela pela Shell e Vega-Sopave. No caso das seis aÁıes populares, todas foram reunidas em uma ̇nica aÁ„o para que n„o houvesse disparidade nos julgamentos e permaneceu como autor o advogado Alberto L. Mendes Rollo, para a qual Erundina foi condenada em primeira inst‚ncia e sentenciada a arcar com os honor·rios advocatÌcios. PorÈm, o advogado da ex-prefeita ñ Dr. Fl·vio Crocci Caetano ñ recorreu ‡ inst‚ncia superior e o processo contÌnua em andamento246.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
14 anos atrás

“”””Porque esses doidos que não concordam com a opinião do dono do blog se dão o trabalho de ler e de ficar nervosos? Não é mais fácil não voltar mais?””””””

Não tem notoriedade nenhuma na vida pessoal e vêm aqui encher o saco. Simples assim. Ou você acha que alguém em sã consciência se importa com o que “Tabadesco” pensa?

Sandro.
Sandro.
14 anos atrás

F.G. se alguem não gostou manda a Ynde para Goianêsia-GO que nos tomamos de conta kkkkkkkkk. Prontofalei e quem pensa o contrario que se dane………
Muito boa suas respostas. Pega duido mesmo pra ve se acordam…….

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Sandro.
14 anos atrás

Ynde?

Antonio Valdoski
Antonio Valdoski
Reply to  Sandro.
14 anos atrás

Ynde Flavio, categoria do automobilismo, como a “estoque”.

Beno Suckeveris
Beno Suckeveris
14 anos atrás

SP não tem condições de sediar uma prova da Indy. Em compensação, com os buracos, os bueiros descobertos, o asfalto mal feito, temos tudo para receber uma etapa do Mundial de Rali. A Av. Bandeirantes poderia ser utilizada por Loeb e sua turma.

Abraços

Avery
Avery
14 anos atrás

Embora eu não concorde com tudo, mais um excelente texto. Da mesma forma que o anterior, é uma referência e uma carta aberta que deve ser lida com muita atenção pelos organizadores da corrida.

Não acho que esse argumento “se tem cracolândia não pode ter Indy” seja válido, mas acho que é necessária total transparência sobre o uso de verba pública, até porque 4 meses é pouco tempo, ainda mais nessa época.

Acho que São Paulo, que é uma cidade produtiva e eficiente, reune condições de organizar uma boa corrida, mas os desafios existem, e o Flavio Gomes demonstrou isso muito bem em ambos os textos.
Boa sorte SP, torço a favor, tem muito trabalho pela frente mas nada impossível, a sociedade amadurece é enfrentando desafios mesmo.

vitão
vitão
14 anos atrás

quem se droga faz porque quer. ninguém pode fazer nada se o drogado não quiser sair dessa. Então, pode colocar um rio de dinheiro que não salva ninguém. Como disse Millôr, povo que busca um salvador não merece ser salvo. O mesmo vale para os drogados.

Gerson
Gerson
14 anos atrás

Porque esses doidos que não concordam com a opinião do dono do blog se dão o trabalho de ler e de ficar nervosos? Não é mais fácil não voltar mais?

Sylas Mello
Sylas Mello
14 anos atrás

Texto impecavel,assino.Eu,como cidadão de quinta categoria,ando nesse lado da calçada onde se trupica em gente,que cumprimenta os “trecheiros” como iguais,que os convida pra tomar uma “lisa” no boteco do Tuíca.Sugestão:aqui na Agua Rasa começa a Av Sapopemba,que tem 45 Km de extensão,que tal os carrinhos da Indy darem um bate-e-volta?Abraços.

Adilson Antunes
14 anos atrás

A corrida é boa e não se descute. Mas o problema é que já vamos gastar muito com estádios para a Copa.

E a Indy é um artificio de luxo. Dizem que o contrato é de 4 anos, mas dúvido que chegue nisso.

Ainda sou contra as criticas do FG, tem como fazer, por exemplo, na região do Sambódromo, a Olavo Fontoura não teria tanto problema em ser fechada, assim como acontece nos grandes eventos do Anhembi.

Grandes cidades já tiveram circuitos de ruas: Denver, London, Detroit são iguais ou piores que SP.

Abs!

Rafael Camilo
Rafael Camilo
14 anos atrás

Flavio, essa corrida não vai sair, to com essa impressão… vão cancelar de ultima hora. vc vai ver

Zé Zanine
Zé Zanine
14 anos atrás

Não entendi a relação com o saber o nome ou não o nome dos pilotos! Isso para politicos é perfumaria.
Mas quanto ao resto vc tá certissimo, falta de planejamento so criará problemas.
Podem até organizar e fazer este evento nos meses que faltam, mas pagaremos um preço alto com alterações em avenidas, ruas, tais como fechamento para obras, interdição para montagem de toda estrutura por trás de um evento deste porte.
ABÇO

Chang Che Wen
Chang Che Wen
14 anos atrás

Realizar um evento desse porte é muito bom para a cidade , agora a maneira como se conduz a coisa é que espanta , especialmente em se tratando de americanos . Tem o aspecto político , que não é tão essencial assim , afinal a Bandeirantes , infelizmente está indo para o quinto lugar na audiência e o que ela produz tem efeito relativo. Quanto ao circuito , acredito que o bom senso prevaleça e escolham uma zona onde não atrapalhe o transito e o público possa ir , como a USP , não imagino isso num Parque Anhembi , Av Paulista ou algo parecido onde só a Globo teria força para impor . pela repercussão . De resto é bom curtir a corrida ….

Tabadesco
Tabadesco
14 anos atrás

“É o que penso, e quem pensa o contrário que se dane.” Realmente fantástico o iG manter pseudo jornalistas desse nível… Texto extremamente edificante… Fico orgulhoso que temos gente assim formadora de opinião!!!! Dez para vc!!! Troféu jóinha…

Manoel Junior
Manoel Junior
14 anos atrás

Nem li os comnetários dos outros leitores ainda, e sei que as opiniões serão diversas.
Moro no bairro Liberdade, região central da cidade. O FG tem razão no que está falando. Pra quem não conhece ainda, e quiser saber como é, sugiro ir até a Praça da Sé, e (a pé) seguir para a Liberdade. Andar pela rua do Glicério é sempre ruim pra quem tem alma.
E pago muitos impostos para a cidade, principalmente o ISS, que no meu caso (e de muitos outros) é bi-tributado, pois já o pago na interior. Pago 5% do meu faturamento mensal pra ajudar prefeitura traze a Indy, mas e os buracos da 23 de Maio, além do trânsito caótico, como ficam?

Tabadesco
Tabadesco
14 anos atrás

Seu cusão

Lucas Carioli
Reply to  Tabadesco
14 anos atrás

Não tem argumentos?

Getúlio
Getúlio
14 anos atrás

Nas coxas? Tio William Gates III vendeu o DOS para a IBM sem tê-lo… Hoje é somente uma das maiores fortunas do mundo… E mandar quem discorda de vc se danar? Que tipo de jornalista é vc? Alô iG, se liguem…

Alexey Karpov - Novo Hamburgo
Alexey Karpov - Novo Hamburgo
Reply to  Getúlio
14 anos atrás

Sinto muito Getúlio, mas não estamos nos EUA e nem nos anos 80. Também não da pra comparar a esperteza e inteligência de um homem que sabia o que estava fazendo ao jeitinho brasileiro. Sua colocação foi infeliz.

MSM
MSM
14 anos atrás

Concordo com tudo que vc escreveu, pelos mesmos motivos, fui contra ao PAN, a Copa e as Olimpíadas aqui no Rio. O País teria que resolver os problemas principais, coisa que os nossos governantes nunca se preocuparam. Sempre empurrando com a barriga para o próximo eleito, e a população sendo enganada.
O que ficou de “legado” aqui no Rio após o PAN, eu digo, nada. Nenhuma obra importante, apenas arenas mal aproveitadas e reformas de estádio. Tirando uma pequena maquiagem no entorno da Arena e da mal construída Vila do PAN, o resto continua o mesmo.
E os nosso políticos e empresários só enchendo os bolsos de dinheiro. Não consigo ser a favor disso. Porque ter a Indy aqui no Rio, no Aterro do Flamengo, se o nosso autódromo tem um oval. Mas detonaram tudo e agora queriam inventar essa. Se SP tem Interlagos, porque não fazer lá. Com certeza o nosso público gostaria mais de ver a corrida em Interlagos, do que numa rua da capital ou de Ribeirão Preto.

AS Adriano souza
14 anos atrás

Flávio, acho muito bom seux textos e esse não é exeção.
Só queria expor minhas idéias e saber a sua opinião. Vamos a elas.
Acho muito bom que a Indy venha ao Brasil, mas não desse jeito. Acho que precisa sim de planejamento – como tudo na vida – e que isso é um evento eleitoreiro sim.
Acho que o menor impacto para o transito da cidade seria se fizessem em lugares não tão turísticos de Sampa como o extremo leste com o carros correndo por um trecho da Ayrton Senna passando pelo Parque Ecológico do Tietê, mas por lá tem uma favela na linha de trem e precisaria esconder isso tudo. ou então fazer uma corrida na região do estádio do morumbi ou no trecho inicial da Raposo Tavares que tem umas curvas boas de fazer com pé em baixo. Mas isso não mostra o que o pessoal quer mostrar. Se tivessem revitalizado a Berrini logo poderiam usar a Roberto Marinho e a ponte nova – a título de cartão de visitas- mas acho que será no ibirapuera mesmo essa tal corrida. Se quiser te mostro o trachado que acredito ser o mais viável.
Sobre as questões sociais, tenho algumas considerações a fazer e gostaria de saber sua opinião.
Concordo que o centro tá um lixo e precisa mesmo ser revitalzado independente de corridas de carro, mas acredito que o centro está o lixo que está com os andarilhos ou drogados, bêbados, porque lá não há dinheiro. Calma deixa eu explicar. Na cracolândia ou na regiao do mercado a maioria dos moradores ou invadiu e não paga por nada que tem por ali. Uma prova disso é que na parte da avenida são luis ou praça da República a situação é um pouco melhor. Apesar de achar que essas pessoas tem sim que ser recuperadas, elas representam um peso morto nas contas públicas, é do nosso bolso que sai recuperar gente que tinha dinheiro e que perdeu tudo por conta do vício.
Não sou nenhum magnata, pelo contrário, ralo pra cacete para não dever nada e vem esses imigrantes se instalam aqui como uns parasitas e ainda degradam a cidade que eu amo. Por isso que só quando houver uma reformulação pondo gente para morar direito no centro da cidade que as coisas vão mudar.
Um abração e comenta ai.
PS: Logo vou por meu uninho 89 para ralar com o seu meianov em Interlagos.

Vinícius Oliveira
Vinícius Oliveira
14 anos atrás

Concordo com o Flávio em tudo com exceção do fato dele achar que com americano é pagou levou.
Eles são muito profissionais, planejam muito antes de fazer as coisas. No caso da Indy realmente foi feito as pressas , mas isso não é uma carcaterística comum dos americanos não, ao menos dos empresários de lá.

Varoza01
Varoza01
14 anos atrás

Como disse o Obama você é o cara.
Parabens assino em baixo onde está o “X”

Renato Muller
Renato Muller
14 anos atrás

Flavio, minha opinião sobre a Indy é a mesma das Olimpíadas ou da Copa: desperdício de dinheiro público e de uma enorme chance de trazer reais benefícios para o país. Se a corja de Brasília e afins fosse séria, daria para transformar Copa e Olimpíada em oportunidades para a melhoria da condição da população, investimentos em infraestrutura, saneamento, educação, etc. Mas no Brasil? O paradigma é o Pan 2007, um desperdício de dinheiro, assassinato do autódromo, superfaturamento monstruoso, e um monte de ginásios que ninguém vai usar nunca mais. A Indy vai ser a mesma coisa. Infelizmente. A não ser que consigam de algum jeito fazer em Interlagos (o que, ao que parece, não existe a menor vontade nem de tentar fazer)…

Gustavo
Gustavo
14 anos atrás

O Rio não perdeu, ganhou em não ter a Indy aqui. O dinheiro que iria ser roubado, perdão gasto na Indy eles vão roubar, perdão novamente na copa e nas olimpiadas…. eles nunca vão perder dinheiro esses são os nossos politicos. Por isso não acredito mais na politicas

Gustavo – Rio de Janeiro

Gustavo
Gustavo
Reply to  Gustavo
14 anos atrás

Esqueci do “dane-se”: Quem se sentiu ofendido com o “dane-se” é pq gosta de ler e escutar aquilo que quer. O ser humano tem esse grande defeito não gosta de escutar verdades…..

Abs
Gustavo – RIo de Janeiro

Gustavo Reis
Gustavo Reis
14 anos atrás

eu nao vou ficar surpreso se as otoridades sugerirem que a prova seja de noite, por causa do transito….

e de tudo q foi falado por vc, a parte final do texto é a mais fundamental. se tem grana pra fazer isso, tbm tem grana pra resolver o problema dessa gente q vive nas ruas do centro.

MARCOS ANDRÉ RJ
MARCOS ANDRÉ RJ
14 anos atrás

Você é f#da…, só falando assim…em primeiro lugar porque a palhaçada do prefeito do Rj em fazer corrida no aterrro…ainda temos um autódromo…ele está pegando a doença do Cesar Maia.

Os seus dois textos estão fantásticos….mas acredito que salvando vidas e acatando as suas e as nossa sugestões, com certeza não terão como encher as burras de dinheiro.

Não querendo defender ninguém pois odeio políticos… o governador do Rj junto com o governo federal pelo menos estão fazendo uma boa obra, o antigo prédio do Jornal do Brasil na zona portuária, está sendo transformado no INTO, hospital referencia em traumatologia. Enquanto que o cesar mais gastou uns 700 milhões para fazer a cidade da musica que continua inacabada e sem uso. Na zona norte da cidade ele fez a tal cidade das crianças um complexo fuleiro de piscinas e parquinhos lá no fim do mundo em Itaguaí…ninguém vai lá….

Essa raça de políticos é uma vergonha…e a olim-piada, é outra palhaçada e motivo de roubalheira.

Geraldo
Geraldo
14 anos atrás

Concordo plenamene com seus comentarios, só uma resalva poderia fazer aqui em campinas, campinas esta cada dia mais linda e bem conservada, temos Viracopos e varios hoteis e uma parque de industrias da maior relevancia na região metropolitana, aqui sim a coisa ia dar certo …

Kleber
Kleber
14 anos atrás

O seu Petismo, e o seu anti-tucanismo deturpam totalmente seus comentários… Falar que a Erundina fez alguma coisa boa… só pode ser piada de mau gosto… Pense nisso… e tente manter a sua habitual isenção…

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
14 anos atrás

Flávio, que tal fazer essa corrida no velho anel externo de Interlagos?

Ok, seriam necessárias algumas obras, mas creio eu que seria bem menos do que o necessário nos outros locais propostos, além de não trazer grandes transtornos à cidade.

Além disso, não custa lembrar que até pouco tempo atrás, a Indy e a F1 corriam no mesmo autódromo (Indianápolis), porém utilizando traçados totalmente diferentes. Isso abre um precedente interessante.

E aí, o que vc acha da idéia?

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Estragou a surpresa agora a dupla Kassab-Serra vão decorar os pilotos do grid para não serem pegos de calças curtas.

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

Caro Flavio, me desculpe, segurei enquanto pude.
Acho que você precisa melhorar é o nível das coisas em que você participa e comenta, se preocupe com isso que já vai estar se ajudando muito a todos, vc é o não pelo não, só vive de carro velho, carro velho tem que ficar em museu e não correr, corcel 2 ??? Pare de criticar e ajude a evolução do esporte que você tanto comenta, ficar falando de uma cadeira é fácil, mas articular, agregar para viabilizar novas idéias é difícil e dá trabalho, coisa que o típico anarquista gosta de fazer, nada, só fazer discurso bonito.
Maluco ainda é quem da espaço para isso, com tanta gente que conhece do assunto por ai. Pegue seu Corcel 2 e de uma volta ao mundo com ele para demorar bastante tempo para você voltar, grava tudo , faz bastante matérias, que tem loco que vai assistir viu!!! tenho certeza que vai ficar super interessante como tudo que você faz. Abraço e boa viagem,outro detalhe, como sugestão escreve outro livro também, vai vender muito…., sabe como é né, você é o Flavio Gomes, o sabe tudo….

Eduardo Pontes
Eduardo Pontes
14 anos atrás

Concordo com o colunista. A marginal já é um inferno, e com esse evento não é difícil imaginar as consequências. Deveriam primeiro limpar o lendário Tietê e ampliar o transporte público.Adoro corridas, mas no local correto.Tb acho lamentável gastar uma dinherama com copa do mundo e olimpíadas com tantas obras de infraestrutura que o país precisa.Acorda Brasil.

Fabio Desiderio
Fabio Desiderio
14 anos atrás

Concordo com o FG. Em três meses o que fazemos com os carros ? Caso a corrida ocorra em um trecho da Marginal Tietê, iremos improvisar balsas que transportarão os carros pelo rio enquanto fazem as adequações ? O asfalto mesmo da pista nova é cheio de ondulações. Quer comprovar ? siga de carro um pouco mais a frente, que um trecho da 3ª pista da marginal está concluido.
Desculpe Sr. Kassab, mas por que não reforma o Anel externo de Interlagos, que está lá se deteriorando a cada ano ? Temos um local adequado para isso e “não utilizará o traçado da F1”. Dá pra fazer…basta querer !!!

Willed
Willed
14 anos atrás

Não é verdade que a Erundina não tirou nenhum centavo do dinheiro público para reformar Interlagos. Ela pode até não ter pago em dinheiro, mas ENTREGOU VÁRIOS TERRENOS PÚBLICOS PARA A SHELL EM TROCA DA REFORMA, o que é a mesma coisa.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Willed
14 anos atrás

Me mostre um.

FHC
FHC
14 anos atrás

Caro FG, Você como petista que é, está levando para o lado da política uma discussão esportiva. SP tem condições de de fazer um gp de rua? Não. Não podemos parar 1 dia que seja para fazermos arquibancadas na marginal. A Band é corruptela? Sem dúvidas que o é. O IG é Corrupto, sim a corja escancarada do planalto e amigos do barba, estão todos aqui, pagos pelos fundos de pensão se estatais (ou seja o povo) para bajular o governo. inclusive você. Mas levar essa discussão para a politica mostra sua conivência com o PT é sua falta de massa cinzenta. PRONTOFALEI

João
João
14 anos atrás

Olha Flavio…
Nem vou ler esse post todo, não moro em SP e sei como as coisas se dão no Brasil.
É fim de ano e temos uma corrida em março num canto que so Deus sabe qual vai ser o canto errado. Não tem o que explicar.
Quem tem que se explicar é a nossa velha imprensa ufanista….

Sergio
Sergio
14 anos atrás

FG,

Há uma deserncontro de info na web:

1- Primeiro vc diz que em Interlagos só pode F1, para depois corrigir e dizer que F-Indy não pode;
2- Um blogueiro diz que a história de Berni vetar F-Indy em Interlagos é estória;
3- Um outro diz que o contrato com a F1 específica que corrida internacional (com mais de 5 estrangeiro) em Interlagos só com autorezação da FIA que é dirigida por Todd.

Confuso não?

Como concordo que o prazo é apertado, se as autoridades tem bom senso, IMAGINO que divulgaram que seria em circuito de rua ( o tal de plano B) enquanto negociam a autorização com a FIA ou com o Berbie ou seja lá com quem for …