ARABESCAS (4)

aladdin-1SÃO PAULO (será que o inverno acabou?) – Merece pouquíssimas linhas este GP de Abu Dhabi. Porque uma coisa é fazer evento. Outra, fazer esporte. A corrida é, certamente, um baita evento. Muito dinheiro gasto, muito luxo, cores, luzes, exuberância, riqueza. Mas é disso que é feito o esporte? Não. Esporte é competição entre os melhores. Não houve competição em Abu Dhabi. A prova, esportivamente falando, foi melancólica. Um péssimo espetáculo. O espetáculo, como escrevi aqui no meio da semana, foi o cenário. Impressionante, sem dúvida. Belo? Vai do gosto de cada um. Tem quem goste de concreto, aço escovado, muito vidro, TVs de LCD e iates. Tem quem goste de árvores, flores e colinas.

Já disse: nada contra novas corridas, nem contra o esforço de vários países para fazerem parte do mapa-múndi organizando corridas, torneios de tênis, campeonatos de futebol etc. E todos tentam fazer o melhor possível. O que não me agrada é o caráter artificial que vem tomando conta de tudo. E a rasgação de dinheiro sem limites num mundo pobre e famélico.

Mas deixa pra lá. Não pretendo transformar uma corrida de F-1 numa discussão sociológica. Que Abu Dhabi, Qatar, Dubai e cercanias gastem a grana que têm, de origem duvidosa, com o que bem entenderem.

O GP. Um porre do começo ao fim. Hamilton largou bem, não conseguiu desgarrar, Vettel ficou por perto, voltou em primeiro depois da primeira parada, Lewis abandonou com problemas de freio, e a Red Bull colocou dois no pódio, Vettel em primeiro, Webber em segundo. Pena que a equipe, na primeira metade da temporada, e em algumas provas isoladamente, por conta de seus pilotos, não tenha sido lá muito regular. Senão, a briga com a Brawn teria sido mais interessante.

De qualquer forma, os dois troféus de hoje e as seis vitórias do time rubrotaurino no ano fazem justiça a Adrian Newey, projetista de mão cheia que andou meio apagado nos anos Schumacher, mas voltou com tudo numa ex-equipe pequena para ganhar corridas e, quem sabe, lutar pelo título no ano que vem. A Red Bull conseguiu ser o que a BMW, com toda sua tecnologia e dinheiro, não atingiu. É bom lembrar que esse time nasceu da Stewart, que depois virou Jaguar, e depois foi comprada pela turma dos energéticos. A BMW comprou a Sauber e desistiu da briga muito cedo. Sai por baixo da categoria, apesar do esforço individual de seus integrantes durante todo o ano.

De legal hoje, os pontos de Kobayashi em sua segunda corrida, tendo feito apenas uma parada, segurando a onda com os pneus desgastados, um breve sopr de vida na categoria, tratando-se de novatos. Button e Barrichello fizeram provas sólidas e sem erros. Jenson foi buscar o segundo lugar nas voltas finais, quando Webber teve uma brusca queda de rendimento, mas não conseguiu porque a pista não deixou. Tentou, pelo menos. A Ferrari foi ridícula, assim como a Renault. E fim de papo.

Rubens fecha o campeonato em terceiro, reflexo direto do mau começo de ano. Um bom resultado, mas recebido com frieza por conta da expectativa de título alimentada antes do GP do Brasil. Aliás, sorte que a decisão ficou para Interlagos, um autódromo de verdade. Se alguma coisa tivesse de ser resolvida na pista em Abu Dhabi, seria bem difícil.

Subscribe
Notify of
guest

153 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ECidade.
ECidade.
14 anos atrás

Prezados,

Prefiro árvores, florestas e colinas, ou seja, Nordschleife (Nurburgring completo), SPA (a de quatorze km, ótima, a atual, de sete km, muito boa), La Sarthe (Le Mans), Clermont-Ferrand, Hockenheim (a velha, de quase sete km) e, claro, Interlagos – o bom e velho circuito de oito km. Até nos EUA, onde correm os carros de corrida mais feios e os pilotos mais gordos do mundo, há uma pista que aprecio: Laguna Seca, com seu fantástico saca-rolha.

Mas, enfim, quem tem razão é o Piquetão: hoje em dia temos somente kartódromos e os pilotos têm que se comportar: esse negócio de ficar disputando freiada e querer ultrapassar os outros é muuuuuito perigoso.

Abraço a todos,

ECIdade.

fernando Souza
fernando Souza
14 anos atrás

Gente.. Só porque o “Tiu Galvão” mandou achar a pista ruim todo mundo acha!

Duque
Duque
14 anos atrás

Perguntinha básica: pilotos e ex-pilotos são consultados quando se projeta uma nova pista de corrida ??? Porque se for deixar nas mãos de engenheiros, que nunca pilotaram um carro de corrida na vida, sai essa porcaria mesmo !!! Ah…que saudades de Zeltweg, na Austria, com os carros descendo a reta, lá de cima da colina !!! E de Zolder, de Brands Hatch, de Zandvoort, !!! Atualmente, só existem quatro circuitos dignos desse nome: SPA FRANCORCHAMPS, INTERLAGOS, MONZA e SILVERSTONE !!!

Herico Gomes
Herico Gomes
14 anos atrás

Gostaria de sugerir uma matéria sobre o que aconteceu com algumas equipes. Você menciona a Stewart e a Sauber que hoje são Red Bull e BMW. Por que não uma análise maior daquelas que foram XPTO e hoje são XYZ? Abraços.

M.W.
M.W.
14 anos atrás

Você sempre com algum tipo de preconceito contra os árabes.
Sou brasileiro, descendente apenas.
Então fala de Monaco, com aquele traçado ridículo e a grana do principado, não é duvidosa?
Mas, que coisa, viu,,,,

Régis
Régis
14 anos atrás

gostei das luzinhas azuis que viram lilás, das fotos ao por do sol…deu pra fazer trocentos wallpaper, maneiro ver o cara de maracujá chupado ecclestone mandando o maior kaô pra cima da Naomi…agora quanto a corrida, putz…já sabia que seria horrível, esse alemão deveria fazer circuitos para o desafio das estrelas…só sabe fazer desenho de circuito pra kart…corrida horrível, inda bem mesmo que já estava tudo decidido

dinojapao
14 anos atrás

Pesquisei no Youtube sobre o Kamui Kobayashi e achei interessante este video em especial: http://www.youtube.com/watch?v=mEHqU_WflJA

Ate que enfim um japa competitivo hehe

Rodolfo Machado
14 anos atrás

Bem falado, Gomes, sobre a origem duvidosa do dinheiro destas monarquias Árabes, estas famílias reais, inclusive a da Arabia Saudita, pagam boquete para os americanos , de um lado, e do outro, dão dinheiro por baixo dos panos para a Al-Qaeda .

Wagner
Wagner
14 anos atrás

Faíscas sobre passado, presente e futuro à parte, PARABÉNS ao Kobayachi e principalmente ao campeão Buton que fez valer ficarmos um bom tempo em frente a TV sem muitas emoções.
Abraços à todos

Penataba
Penataba
Reply to  Wagner
14 anos atrás

Sem contar o prazer que é ouvir o Galvão.

vitão
vitão
14 anos atrás

E a Bridgestone já ELvis ! essa mentalidade de carrinho elétrico, ecochatamente correto, tá ficando um porre, e está contaminando o Japão todo. A Honda já foi, e agora com a saída da fazendora de rosquinhas, a Toyota é a próxima. Pena que o Kobayashi vai perder o lugar.

Antony 44
Antony 44
14 anos atrás

blz FG, vc tá certo, só tá faltando o pessoal da Abu Dhabi pegar um pedaço da nossa floresta Amazônica e levar pra lá…. ou vc acha que eles vão plantar árvores pra compensação ambiental…. acho que não, eles são do tipo “tou paganduu”… torço pelo sucesso do Kobayashi e que o nosso Massa volte em 2010 com fome de…. isto é, com sede de champanhe…. abraço, A-44

josé augusto
josé augusto
14 anos atrás

Mais uma vez o sr.Barrichelo perde um vice-campeonato, integrando a equipe do piloto campeão.
Já havia feito isso de montão na Ferrari.
Torcer por ele é a mais decepcionante das experiências.
Se bom caráter desse campeonato mundial de velocidade, a Madre Teresa de Calcutá seria hors-concours

cristiano
cristiano
14 anos atrás

voces são ignoraqntes mesmo, criticam a pista de ABU DHABI mas esquecem das outras pistas de rua, que são mais ridículas que esta, onde se quer tem area de escape, esta pelo menos tem uma grande reta e uma enorme area de escape, ou seja se algum piloto tem competencia de passar que passe na reta pegando o vácuo, assisto a formula yndi, e lá a maioria dos circuitos são ovais e a corrida cheio de ultrapassagens (e por fora), depende então é da habilidade dos pilotos, e não do erro do que está na frente, só porque o GAVIÃO BUENO criticou a pista todos estão caindo nessa, acordem minha gente……….

edu pereira
edu pereira
Reply to  cristiano
14 anos atrás

pra quem acha que fazer curva pra esquerda é corrida de carro vc está bem arrumado!!!!

ROBERTO CHRISTIANS CALDAS
ROBERTO CHRISTIANS CALDAS
14 anos atrás

Em termos de beleza de circuito, sou muito mais SPA FRANCOCHAMPS, a F1 está virando “boate” cheio de luzinhas, etc. Quanto ao Rubinho, acho que falta algo que já noto no KOBAYASHI, esse sim vai ser daqueles da categoria de um Ronnie Peterson, talvez não um Gilles Villeneuve, mas acho que o japa vai ser o novo showman. Alias neste ano pra mim, os outros estreantes foram sem graça. Acho que a F1 esta precisando de um pouco de pimenta, nada de Antonio Pizzonia ou Jacques Villeneuve(?!), mas um Sebastian Loeb, “O” Doutor, um Kyle Bush, algo do tipo…Ah sim ABU DHABI…só assisti o VT, mas dormi o tempo todo…

Marcos
Marcos
14 anos atrás

Circuito cafona, uma pista mau projetada. Será que foi só por causa dos Petrodólares.

Luiz Zahar
14 anos atrás

Sobre Abu Dhabi, bem, um circuito feio, cafona, estéril. Uma pista que serve de emblema para a F1 atual, burocrática, fria e políticamente correta.
Os pilotos são meros cartazes de Logos e Marcas, falam como robots sempre pisando em ovos para não ferir suscetibilidades. Saudades do Piquet (não preciso dizer que o pá, né?).
Aqui e ali surgem promessas fortes como a de Kobayashi neste ano. Temo que, à medida que o salário dele vá aumentando, ele se torne, pouco a pouco, em mais um administrador de sua própria carreira – apenas mais uma marca -, falando só o que deve, atacando nas pistas só quando não comprometa o resultado no final do ano, ou lidando com as possibilidades de contratação num próximo ano.
A fórmula 1 é, hoje em dia, um espaço para “homens-de-gelo”, funcionários das montadoras, para os quais, ser bonitinho é mais importante do que pilotar agressivamente e com tesão de ganhar.
Nao sei como será a F1 nos próximos anos, mas tenho visto amigos, que se juntavam religiosamente nas manhãs de domingo para assistir e até vibrar com Michael Schumacher e que hoje nem estão aí para corrida dando uma olhadinha aqui e ali, enquanto cuidam do almoçoa da família.
Tá certo que a transmissão exclusiva pela Globo, com o intragável Galvão Bueno e o seu festival ininterrupto de abobrinhas, já seria razão suficiente para tirar a bicicleta da garagem e ver os melhores momentos mais tarde. Mas é uma pena que seja assim.
Nem que fosse em memória aos nossos heróis, que deixaram suas vidas nas pistas – Jim Clark, Ayrton Senna, Gilles Villeneuve, entre outros – a F1 mereceria uma administração que priorizasse o esporte e a competição, e não uma preocupaçõ exclusiva nas cifras que podem render estes patéticos espetáculos em que se transformaram as corridas desta maltratada categoria.

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

Cara, você deve estar de mal com a vida mesmo. Foi um grande espetáculo, bonito circuito, muito dinheiro gasto sim, por que não? É um esporte caro. Por acaso você acompanha Fórmula 1? Acho que não.

junio de paiva
junio de paiva
14 anos atrás

Grande Flavio,

a unica obsevação interessante que o Galvão fez, ja foi la pelo final da corrida, quando ele reclamou de como é q se gastam $50 bilhoes pra construir um autodromo e o projetista alemão esquece colocar pontos de ultrapassagem, e nao é q o Galvao tem razão, hahahahah
Abraços

Civilidade
Civilidade
14 anos atrás

de onde vem todo esse dinheiro??

Civilidade
Civilidade
14 anos atrás

aliais provavelmente o cara assistiu de casa como todo mundo, ou teve dinheiro para pagar a diaria de um hotel em abu dhabi, que é de R$ 60000,00 por dia

Civilidade
Civilidade
14 anos atrás

alias o autor tem como provar que o dinheiro é duvidoso??

Civilidade
Civilidade
14 anos atrás

formula 1 é oque é e sempre será, seja o dinheiro duvidoso ou não

Civilidade
Civilidade
14 anos atrás

acho que não devemos levar a sério essas babaquices escrita nesta coluna

Kris
Kris
14 anos atrás

A pista é monótona, chata, sem desafios? Ok, culpa do Tilke. Mas cizer que a falta de ultrapassagens da F1 atual é culpa dele já é demais. Enquanto os carros continuarem extremamente dependentes de ar frontal vai ser assim. Quem quiser puxar pela memória vai reparar que essa escassez começou a partir do momento que os bicos começaram a levantar (Tyrrell “asa de gaivota” e Benetton “tubarão”) e o ar frontal, antes só aproveitado pelo spoiller passou a ser aproveitado também pelo assoalho do carro (de onde vem o ar do polêmico difusor traseiro deste ano, hein?). Outro fator são os freios. Sei do quesito segurança, mas acho que seria a hora de voltarmos aos discos de alumínio ou outra liga metálica como é na Indy em circuitos mistos. O chato é que qualquer pessoa que assiste F1 com atenção repara isso, mas os dirigentes…

Abraços.

Montado na grana
Montado na grana
14 anos atrás

Aqui só tem pobre…

j.artur graf
14 anos atrás

CORREÇÃO …FALOS FAMÉLICOS, A FORMULA 1 VAI SE TRANSFORMAR EM FOMUCHANCHADA, OS RI..RI..RI DICULOS MILIONÁRIOS A CUSTA DA MISÉRIA DOS OUTROS,
VÃO TRANSFORMAR O ESPORTE TECNOCRÁTICO, EM RINHAS DE GARNIZÉS DAS ARENAS ROMANAS DO SEC.2 DC…
O GALO VELHO, SEM ESPORAS, VAI SE FERRAR….BARRIBARIDADES..O PINTAINHO A..MASSA..DO NA CURVA 1…E SAIR DE SENNA..A VINGANÇA DA DKW 66,EM ANDAMENTO, http://WWW.SIBCONTRATOS.BLIG.IG.COM.BR

Lionel
14 anos atrás

Que pena acabou eta ano sem graça …tinha que terminar com a corrida mais sem graça ..parabéns texto exelente Flavio e pior o que vamos fazer até março de 2010 …

Eu que gosto de ver o unico reporter ( Flavio Gomes ) que fala as VERDADES do à quem dor…em todas corridas …mas acabou…
Será que Flavio vai por mulheres lindas…vai inventar outra viajem abstrata ….não sei o que poderia dar discussões aqui….
Bom deixa Eu dar uma pequena contribuição …que tal fazer uma pequena bolsa de apostas para quem ganha o ano que vem…
.Eu brincava com meu sócio todo fim de ano ..( e Eu nunca acertava..rsrssr)
Mas cada um tinha que entrar dar o palpite e falar por que…não apenas votar…teria que se identificar e justificar a sua torcida pelo piloto…
Flavio Vc precisa reconhecer que para o ano que vem tem muitos candidatos à PRIMEIRO LUGAR e só valeria palpite para o PRIMEIRO …o campeão de 2010…

O Rubinho é um deles rsrsrrsrs com Willians e motor Crosword …
O Hamilton
O Vettel
O Webber
O Alonso
O Massa
O Buton …
O Nico…
Até o Kubica já vi num site da Europa…

que tal….enquanto a blogaida não pega no sono…nas proximas semanas..e o pessoal ai do IG que manja de computadores não da para por uma pagina fixa ou reedita-la toda semana para o pessoal ir entrando para votar ….atéééééé´sei la Fevereiro do ano que vem…..as vezes dá …por que vai ser o assunto do momento nos proximos 3 meses…QUEM GANHA 2010
abraços Lionel

Cardoso Filho
Cardoso Filho
14 anos atrás

Que pena. Acabou o campeonato das surpresas. Não vou repetir o que está muito bem dito acima. O que espero do campeonato 2010:
1- Que Massa continue amigo de Schumacker peça conselhos e seja mais rápido que Alonso.
2- Que Rubinho ganhe pelo menos uma prova e que seja na prova de numero 300 ( quem sabe qual será ? )
3- Bruno e Piquet Jr na mesma equipe (Piquet pai iria pirar.
4- Hamilton é o favorito. Acho a McLaren consistente e em evolução
5- Kobyashi. A esperança de grandes duelos
6- Acreditem, espero que Galvão continue o mesmo. Ele não entende muito de Formula 1,( não precisa pois nós entendemos) mas é mestre em emoção e em contar histórias.Quando a corrida está chata ele fica relembrando com Leme casos antigose interessantes.Acho também que tem o dom de ver e narrar detalhes com precisão. Tentem narrar uma largada e darão mais valor ao seu trabalho.
7- Para encerrar quero agradecer a todos pelos momentos ótimos que passei lendo os comentários de todos vocês. Tem nesse BLOG, verdadeiros poetas, humoristas, críticos e profundos conhecedores de F1. A você Flavio Parabéns de coração. Você é brilhante e lapidado.
Isto não é despedida, estarei lendo todos os dias esse blog.
Continuem felizes

Levi Davet
Levi Davet
14 anos atrás

Achei que, pelo projeto suntuoso, a pista de Abu Dhabi ia ser mais desafiadora… Decepção.

Autódromo pra ser legal tem que ter personalidade. Uma curva, uma reta, um trecho que o tornem diferente dos outros. Spa, Nurburgring, Monza, Imola, Silverstone, Donington, Interlagos, Suzuka, Estoril, Laguna Seca, Montreal, A1-Ring, Monte Carlo têm isso. Joguei uns que não são de F1 no meio pra mostrar o que a gente perde por ter coisas como Bahrein e Valência no lugar deles.

Hockenheim foi mutilado. O antigo traçado foi consumido pela floresta.

Dessas pistas novas a melhor é Istambul, com um bom traçado, algumas mudanças de elevação e a curva 10. O resto… A personalidade de Abu Dhabi fica só no entorno do circuito.

ROGERIO CARVALHO
ROGERIO CARVALHO
14 anos atrás

FALA FG, AQUI EM ITU A MAIOR CIDADE DO MUNDO CONTINUA TUDO BEM, A PENA É QUE DEVIDO A MOTIVOS DE FORÇA MAIOR NÃODEU PRA IR A INTERLAGOS VER A CLASSIC SABADÃO, ANO QUE VEM PROMETO QUE A GALERA DE ITU VAI SE ORGANIZAR MELHOR, E EM PRIMEIROLUGAR GOSTARIA DE AGRADECER PELA TEMPORADA QUE FOI MUITO LEGAL, FOI A PRIMEIRA QUE ACOMAONHEI VENDO AS SEÇÕES DE TESTES E E TODOS OS TREINOS E A PROVA E AO MESMO TEMPO ACOMPANHAVA TODOS OS POSTS DO BLOG, OS COMENTARIOS NOS FAZEM PENSAR E ATE BRIGAR AS VEZES,MAS SÃO OTIMOS E DÃO UMA DINAMICA E INTERAÇÃO MUITO LEGAL ENTRE A GALERA, AGORA QUANTO A PROVA EU ACHEI A PISTA LINDA, MAS NÃO SERVE PRA CORRER DE F1, SE BEM QUE ULTIMAMENTE SÃO BEM RARAS AS PISTAS QUE GERAM ALGUMA EMOÇÃO, E QUERER VER UM MONTE DE ULTRAPASSAGENS NA F1 É SONHO, AS VEZES PARECE QUE NO PASSADO ERA ALGOMAGICO, MAS É UM POUCO DE EXAGERO DA NOSSA MENTE, POIS JÁ VI CORRIDAS RUINS ATÉ NA ÉPOCA EM QUE TODO MUNDO ACHAVA A F1 UM SONHO NA ERA SENNA, TEVE PROVAS QUE PRA GENTE ERA UMA FESTA PORQUE ELE GANHAVA, MAS A PROVA NÃO TINHA EMOÇÃO NENHUMA, E FOI ASSIM TAMBEM NO PERIODO DE DOMINIO DO SHUMI, A VERDADE É QUE A COISA JÁ VEM CHATA FAZ MUITO TEMPO, PROVA DISSO É AQUELA ULTRAPASSAGEM DO PIQUET NO SENNA, TODO MUNDO SE LEMBRA DO CARA DERRAPANDO NAS 4 RODAS E PASSANDO, NOSSA COISA DE LOUCO, MAS VAMOS SER HONESTOS EM QUANTAS CORRIDAS AQUILO ACONTECEU, SIM TINHA MAIS ULTRAPASSAGENS NESSA EPOCA DO QUE HOJE EM DIA, MAS TAMBEM OS CARROS DA ATUALIDADE SÃO MUITOS MAIS PROXIMOS DO QUE ERAM OS CARROS DE ANTES,MAS CORRIDA CHATA SEMPRE EXISTIU E SEMPRE VAI EXISTIR, DEPENDE DO PONTO DE VISTA DE QUEM ESTA VENDO, GARANTO QUE NA ALEMANHA E NO JAPÃO A CORRIDA FOI UM SUCESSO. ABRAÇO AMIGO.

Spada
Spada
14 anos atrás

Francamente, quando vi aquele vídeo do Bruno Senna guiando aquele “taxi” F1, na hora vi que o circuito era uma bomba.

Como dizia o PIquet, anda, breca, para, dá o pisca, vira a direita, esquerda, para dá o pisca…..

Só não consigo entender como um Arquiteto deste porte, pode fazer uma pista desta…será que ele não teve nenhuma pessoa ao lado dele que lhe deu um toque: Não faça assim, faça assado etc…

O cara faz uma bomba desta e ninguém fala nada???
Realmente uma situação ridícula!
Concordo com você que é tudo lindo, mas, a essencia de uma boa pista de corrida…isso esqueceram de fazer.

Que venha o próximo ano…..

Abs

Gerson
14 anos atrás

essa corrida foi tão chata como dançar com a irmã.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
14 anos atrás

a pista de Hockenheim hoje em dia, da até vergonha

Rafael Chinini
Rafael Chinini
14 anos atrás

sobre a pista!
deviam usar o novo circuito do Algarve. Aquilo sim é traçado!

alex
alex
14 anos atrás

sobre competitividade e espetáculo notem a dificuldade de resolver:
o reabastecimento foi reativado em 1994 justamente com o intuito de melhorar o espetáculo. Nos anos anteriores williams e mclaren vinham tendo carros muito superiores. Ganhavam quase tudo. Largavam na frente, disparavam, e a corrida já acabava antes de começar. O reabastecimento foi, provavelmente, uma tentativa de reagrupar os carros ou pelo menos de aumentar essa possibilidade. No entanto logo ficou claro que as equipes mais ricas continuariam levando vantagem até por ter mais condições de contratar os melhores “estrategistas”.
A competitividade dos anos 70 e começo dos 80 parece impossível de ser restaurada pois era, digamos, espontânea, não era fruto de regulamento. Foi uma etapa da categoria em que os orçamentos eram infinitamente menores e boa parte das equipes compravam seus motores da Cosworth. Uma solução muito simples se comparada ao que temos agora. As grandes montadoras não estavam presentes da maneira que estão hoje.
Mas a F-1 evoluiu (de maneira negativa) para outra fase, com interesses muito maiores e muito mais dinheiro envolvido, e, ao que parece, não é possível restabelecer através de regulamento um equilibrio de forças como o daquela época. Ironicamente, o sucesso de outros tempos seja o que a levará ao fim.

reinaldo "ro4die"
14 anos atrás

Alguem se lembra da corrida de Barcelona? e de Monaco?da Hungria? talvez se lembrem Suzuka que foi mais recente.
Nehnuma dessas pistas é do Tilke, mas a corrida foi uma merda muito mais chata até que a de hoje, então vamos parar com esta palhaçada de criticar de forma tão clichê.
A F1 mudou, não é aquela que era na decada de 1980. A ultrapassagem do Kobaishi sobre Button mostrou que dá pra passar nesta pista e o Button não passou o Webber porque o australiano não deixou, foi mais piloto e se defendeu bem.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

“Fórmula 1” pode ser tudo, menos ESPORTE!!!
Forte Abraço!

Bruno
Bruno
14 anos atrás

O problema é aquele engenheiro (não me recordo seu nome) que projeta os circuitos novos e estraga os antigos, faz tudo sempre do mesmo jeito. Foi ele que estragou Nurburgring e tirou a parte da floresta, tomara que ele não estrague Spa e os outros circuitos clássicos!

Tássilo Vinicius
Tássilo Vinicius
14 anos atrás

Ô corridinha chata estamos perdidos!!!!!!!!!!!!!!! Valeu FG pela boa cobertura da f1 esse ano, e quem sabe o jean todt muda alguma coisa acho pouco provavel mais sonhar não custa nada.

Onil
Onil
14 anos atrás

Q tristeza ate mesmo brochante. Uma corrida sem graca num lugar sem nenhuma tradicao num circuito horrivel, a f1 cada vez mais sem graca. A coisa ta ficando tao ridicula q daqui a pouco vai ate ter chuva artificial. Medonho!!!!

santiago so pra constar
santiago so pra constar
14 anos atrás

concordo em genero, numero grau e o q mais for necessario com o comentario do alan

santiago
santiago
14 anos atrás

caro sir flavio gomes, gostaria de saber a sua opniao, a formula 1 ta virando uma coisa chata???? se nao me engano foi criado no ano passado ou retrasado, uma equipe com o proposito de estudar uma forma de fazer com q tivessemos belas ultrapassagens nas corridas pois bem, foi feito grandes mudanças no regulamento e esse ano tivemos um bom campeonato nesse sentido, logico q excessão seja feita nesses circuitos de rua e esse de abu dabhi, esses novos circuitos estao matando a f1 isso ta se tornando uma verdadeira corrida de siga o lider……. na minha opniao o melhor gp q tivemos esse ano foi o da belgica, italia seguido pelo do brasil……… o pior é saber q ano q vem pode ser o ultimo ano do gp de interlagos…. cade aquela F1 de antigamente em q os carros passavam pelas florestas alemãs, aqueles q os carros vinham disputando posição ate a ultima curva, hj para ter emoção ficamos a merce de uma chuva ou um safety car….. podem fazer todas as alterções do mundo no regulamento mas se todas as corridas forem disputadas em circuitos travados de q adianta??????????????

alex
alex
14 anos atrás

corrida melancólica, construções cafonas, pista mal projetada. Concordo totalmente com o Flávio. Claro que gosto é gosto. Mas não consigo entender como alguém pode achar aquele prédio cheio de luzinhas que mudavam de cor (uma breguice digna de Las Vegas) mais bonita do que as florestas de Spa, do antigo Hockenheim ou mesmo o parque de Monza.
Abraço Flávio!

Fernando Filho
Fernando Filho
14 anos atrás

Bom tarde Flávio, fim de temporada e algumas conclusões tem que ser tiradas
1- A Fórmula 1 após aquela fantástica época de Senna/Prost/Piquet/Mansel parce viver uma nova boa safra de pilotos, não vivendo apenas de Schumacher e 2 temporadas boas de Hakinen
2 – Dentre esse pilotos Hamilton,Alonso,Massa,Raikonen e Vettel me parecem superiores (tomara que Raikonen vá para a Mc Laren e possamos reviver a temporada de 2007
3- Em um 2º escalão mas de ótimo nível Rosberg, Button, Barrichelo, Kubica e Heidfeld
4- As equipes estão muito mais próximas, e salve as estreantes , em 2010 este equilibrio deve permanecer
5- A Red Bull perdeu o campeonato nos GPs de Budapeste,Valência, Spa e Monza, essa queda de rendimento não ficou clara , principalmente em Budapeste e Valência, já que em SPA e Monza o motor Renault não empurrava tanto
6- Piloto que vem pra ficar mostra serviço de cara como Buemi e Kobayashi
7- As mudanças para 2010 me parecem boas, e o fim do reabastecimento vai acabar com essa história chata de estratégia, e de aguardar o oponente parar no box dar 1 ou 2 voltas rápidas e sair na frente.Espero que no ano que vem seja assim quer passar ? que seja na pista.
8- Em 2010 o consumo de combústivel e o desgaste de pneus será crítico (no aspecto do combústivel a Ferrari tem que melhorar já que é sabido que o motor Ferrari consome mais)
9- Acredito que Alonso é o grande favorito de 2010, piloto extremamente rápido , constante ,que praticamente não comete erros , e principalmente que não desgasta muito o equipamento, principalmente os pneus.
10- 2010 será uma temporada melhor que 2009

Um abraço

Alan
Alan
14 anos atrás

Realmente, a beleza é um tanto quanto subjetiva. Será que a arborizada Spa-Francorchamps ficaria devendo neste quesito? Porque no quesito “traçado”, que creio ser bem mais importante… Chega a ser covardia comparar com essa coisa horrorosa advinda dos petrodólares. Simplesmente ridículo.
Foram três voltas de perseguição do Button ao Webber e só. Mas essa parte foi legal sim, e confesso… Até o porre do Galvão Bueno foi bem nessa, foi um ponto positivo (!) da (enfadonha) transmissão. Aliás, os caras da imprensa, quando não gostam do trabalho de alguém, não deixam passar nada. Só metem o pau. Impressionante.

Pedro Amaral
Pedro Amaral
14 anos atrás

Eu não aguentei e dormi no meio da corrida. Um complexo extravagante de prédios, luzes e tecnologia com uma pista chinfrim, parecia pista de corrida de carros a controle remoto em um parque de diversões. E os pilotos se prestam a isso, bando de vendidos. Palhaçada. E eu continuarei assistindo…

Peixe
Peixe
14 anos atrás

só 4 arabescas…
realmente, uma porcaria de corrida…
é triste terminar um campeonato assim.

Antonio Valdoski
Antonio Valdoski
Reply to  Peixe
14 anos atrás

4 ainda foram muitas

Douglas Borges Oliveira
Douglas Borges Oliveira
14 anos atrás

Bom ler seu blog porque quando você resolve escrever com dor de cotovelo outros ajudam e ai o blog fica com ótimos textos. A corrida foi normal. Várias antes foram assim e você não foi tão cético ou curto como agora. No mais me desculpo porque um compromisso de trabalho me impediu de ir a ao Blue Cloud, confesso que trabalhei com raiva a beça.

Gurgel
Gurgel
14 anos atrás

“O que não me agrada é o caráter artificial que vem tomando conta de tudo. E a rasgação de dinheiro sem limites num mundo pobre e famélico.” Quanta demagogia, hein?! O mundo da Formula 1 é exatamente isso: artificial com muita rasgação de dinheiro e os famintos e miseráveis que se danem… Um esporte medíocre onde basta ser um piloto rasoável e estar no carro certo para ser campeão. Damon Hil que o diga. Daqui a 10 anos alguém ainda vai se lembrar do Buton? Vai virar estatística assim como tantos outros…

Pierre
Pierre
14 anos atrás

Flávio, quero parabenizá-lo pela corbetura da temporada de F-1 neste ano. Apesar de uns desaforos que vc me dirigiu numa resposta, tenho que confessar (e não sou masoquista) que visitar seu blog (mais ainda que o sítio do grandepremio) se tornou um vício para mim, antes e depois das corridas, sempre para verificar seus comentários precisos, ácidos, os “furos”, as críticas com algum conteúdo social e mesmo os desaforos com a “blogoiada”, rsrs….Este é o melhor blog de automobilismo do Brasil! Boa sorte no ano de 2010!