BRIDGESTONE

bridgestone-back1SÃO PAULO (uai) – Agora, essa da Bridgestone, sim, foi uma novidade. Pegou todo mundo de surpresa. Um dia depois de encerrado o campeonato, os japs avisam que ficam só mais um ano. Ou seja: completarão apenas duas temporadas com os slicks. A Bridgestone chegou à F-1 para brigar com a Goodyear, ficou sozinha, depois enfrentou a concorrência da Michelin, ficou sozinha de novo e decide ir embora. Crise e “reposicionamento” da marca devem ser as explicações oficiais.

Não sei quanto se gasta para forcecer pneus para a F-1, mas não há dúvidas de que o retorno é garantido. Por contrato, todos os carros usam o logo da Bridgestone, todos os pódios têm o boné da marca e por aí vai. Eu gostava, porém, da disputa entre marcas. Por mim, teríamos vários borracheiros na categoria, algo que acrescenta mais uma variável às corridas. Mas a FIA não tem muita certeza disso e deve, a partir de agora, abrir uma concorrência para tirar uma e colocar outra, não outras.

Pirelli e Goodyear são as únicas que me parecem capazes de abastecer a F-1. A Michelin não está mais a fim, pelo que sei. Dunlop não é grande o bastante e está há muito tempo fora das competições de carros. Há as coreanas, como Hankook, e uma europeia forte, a Continental. Vamos ver que bicho que dá.

Ah, esse anúncio não afeta o Meianov. Eu uso Pirelli na Classic Cup.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Júlio
Júlio
14 anos atrás

Ninguém quer ser fornecedor, vão andar de recauchutados ou Remoldados!!!!! Na minha terra já ví pneu remold da marca FURIUS!!!! imagina só…..
Olha que vem um asiático por aí, que se for Yokohama até vai mas, se for Toyo, Kumho, Hankook será um peloamordedeus só.
Vou rezar para a Continental ou Avon ser fornecedora já que as gigantes não estão afim.

Lionel
14 anos atrás

Conheço bem o pessoal da Bridgestone do Japão ..gosto deles e por isso é dificil falar alguma coisa …mas vou falar…
Fizeram força para ficarem sozinhos …a Michelan não queria sair tinha desenvolvido UM EXELENTE LABORATORIO DE PNEUS E SUSPENSÃO para a Renault ..era só sentar e GANHAR porisso Alonso ganhou 2 anos TODOS NA MICHELAN E NA RENAULT FORAM PEGOS DE SURPRESA ..quando o Falecido max Presidente da FIA divulgou ..agora só uma fornece…ESTRANHO NÉ ! ! ! O Alonso que não tem papas na lingua ( como o Flavio Gomes ) cheiou varias vezes que sentia falta dos Michelin ( por causa do apoio que davam regulando a suspensão etc.. ) Vcs lembram de campeã a Renault caiu a quase zero no ano seguinte sem a MIchellan…
Mas enfim a Bridgestone não esta aguentando o baque sozinha…muitos gastos ..crise….FALTA DE MARKETING..etc ..etc..
Quanto a FIA não tem esse poder ( ou grana..) que tinha…de por uma só fornecedora …( e nem existe a Bridgestone que talvez seja a maior do mundo não aguenta que fará outras menores …ficarem sozinhas…isso não vai existir ..e SIM VARIOS FORNECEDORES …e vai ser otimo ja pensou 4, 5,6 …fornecedores…MARAVILHA ! ! ! o sol nasceu pra todos…
abraços Lionel

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
14 anos atrás

Flavio, a GoodYear também não tem interesse na f-1 preferindo se concentrar nas categorias da NASCAR norte americana.

Todt
Todt
14 anos atrás

Flávio, hoje em dia nâo dá pra termos mais de um fornecedor de pneus… os caras se matam pra achar 1 segundo com chassis, motores e aerodinâmica, muita pesquisa e testes, ai vem um pneu melhor e bota 2 segundos.
Veja o Alonso que ganhou um dos títulos só por conta de pneu.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

A saida da Bridgestone é uma alteração de peso para a F-1.

Acredito que o Mundo não era acabar por causa disso, fico apenas com uma duvida:

Qual será(am) a(s) equipe(s) que irá(am) testar os novos pneus que serão desenvolvidos durante esse ano???? Se não me engano os testes continuam proibidos para 2010 (deixo claro que as grandes nãp poderão testar no ano que vem).

Abraços

Imperador

claudio aun
claudio aun
14 anos atrás

Não existe essa de pegou todos de surpresa !
Por mais simples que seja um contrato sempre é citado o termo de desistência,
No caso da Bridgestone está exercendo um direito do fornecedor , desiste do fornecimento comunicando uma temporada de antecedência, contrato cumprido.
Mesmo para uma empresa do porte da Brigstone os custos são altissímos.

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

Tem um borracheiro aqui na equina que vende uns pneus usados que dão pro gasto. Se a FIA quiser é só o Todinho responder ao comentário que passo o fone/endereço.

Danilo Candido
Danilo Candido
14 anos atrás

Talvez pinte por aí os Avon, cujo sócio majoritário é Bernie Ecclestone… a marca já fornece para várias categorias européias, além de fabricar pneus de reposição para carros de competição antigos (F1 inclusive).

joão ferreira
joão ferreira
14 anos atrás

É verdade Flávio, me lembro de um post seu a respeito do fornecimento dos pneus Pirelli para o Meianov, comprados ou ganhos para treinar e correr, que moleza….rsrsrs

Voltando ao assunto Bridgestone, só espero que a marca não pare de fornecer para outras categorias…uma coisa estranha que notei, na última corrida da F-truck, é que sempre na transmissão mostrava a marca, o diretor comercial da região do autodromo, as placas publicitárias, torcida organizada da marca, camarote da marca, comercial e sempre falavam dos pneus, de repente nada disso aconteceu, será que a Bridgestone vai abandonar a F-truck, GP2, entre outras???

E o pior, quem substituiria a marca na F1??? Pirelli, Goodyear, Michelin, dunlop, Yokohama, Hankook, Kumho, Continental, Toyo, Falken, Vipal, etc?????

Eduardo-SC
Eduardo-SC
14 anos atrás

Melhor uma marca só. Tinham aquelas corridas chatas em que um carro sumia na frente e vinha aquela ladainha “pneu b é mlehor que o a, pois está ventando, e a temperatura é melhor pro outro etc..”.

Sempre vai ter uma marca de pneu que é muito melhor que a outra. A igualdade dura muito pouco. E quando num alinhamento de planetas (comentário no melhor estilo Edgar Mello) a melhor marca soma com o melhor piloto e o melhor carro…numa pista do Hermann Tilke…zzzzzz

Tássilo Vinicius
Tássilo Vinicius
14 anos atrás

Isso é que dá ficar na mão de um só!!!!!!!!! Michelin não volta goodyear e Pirelli também acho dificil vai sobrar para a AVON hihihihihihihih!!!!!!!!!!!!

Peixe
Peixe
14 anos atrás

O esquema é usar quatro pneus, um de cada marca diferente, ao mesmo tempo!
Acho que meu carro tá assim. Tem um Firestone, um Goodyear e dois Michellin
O reserva deve ser Pirelli

nilton
nilton
14 anos atrás

A Continental é alemã!

Mendes
Mendes
14 anos atrás

A Michelin que não esta mais afim?? Depois daquela palhaçada dela em indianapolis, duvido que alguma categoria séria a queira. Os idiotas franceses ficaram em desvantagem em uma unica corrida e queriam uma chjncane no fim da reta. Palhaçada. De MIchelin não, pelo amor de Deus.

claudio aun
claudio aun
Reply to  Mendes
14 anos atrás

Não vamos esqueçer da palhaçada FERRARI / BARRICA, neste GP,entregou mais uma para o Schummi mesmo sendo muito mais rapido.
E todos os pilotos que andavam de Michellin estavam com o cu na mão de fazer companhia ao Ralf que ficou estampado no muro com o estouro do pneu.
Com tudo isso perderam todos ,acabou mais um GP e a chance da F1 voltar aos USA.

Joe
Joe
14 anos atrás

Tomara que nunca volte a competição de pneus!!! Os pneus tem uma influência muito grande no comportamento dos carros.
Em 2005 o Schumacher sequer disputou o título por causa da porcaria de pneu que Bridgestone fez.
Quando isso acontece nós nunca sabemos se o problema está no carro ou no pneu…é uma nhaca.
Em 2005 até que foi fácil que o problema era pneu, pois nas 6 primeiras posições só dava Michelin.
Ainda assim alguns falaram que o Alonso derrotou o Schumacher 2 vezes como se tivesse acontecido uma disputa pelo título por parte do Schumcher em 2005, mas na verdade o Alonso disputou com o Raikkonen.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
14 anos atrás

Alé do DTM, a Dunlop fornece pneus para a LMS também, inclusive foi campeão da P2 com a equipe portuguesa ASM. Bom, só resta dizer uma coisa: Toma FOM/FIA! A michelin foi praticamente expulsa da F1 alguns anos atrás! As vezes se vê uns lampejos de justiça no mundo…

dU
dU
14 anos atrás

Na verdade a Dunlop é 75% da Goodyear e não da Pirelli.

R/T
R/T
14 anos atrás

A Dunlop é japonesa e tem seus pneus no DTM

max
max
14 anos atrás

YOKOHAMA ADVAN

Breno Peixoto
Breno Peixoto
14 anos atrás

Na minha modesta opinião, a Michelin e a Continental fabricam os melhores pneus do mundo.

Mendes
Mendes
Reply to  Breno Peixoto
14 anos atrás

A michelin não é aquela que os pneus estouravam no fim da reta em Indianapolis. Eu estava lá, e vi uma corrida de seis carros. Ela correu de medo.

Breno Peixoto
Breno Peixoto
Reply to  Breno Peixoto
14 anos atrás

Mendes,

Realmente foram os pneus Michelin que tiveram problema em Indianapolis, mas foi uma exceção que ocorreu só naquele fim de semana.

Nos tempos de hegemonia do Schumy na Ferrari, por exemplo, o único tendão de Aquiles dos rossos era o fato de utilizarem pneus Bridgestone, e a maioria da concorrência levava vantagem com os pneus Michelin.

Elogio essas duas marcas de uma forma geral, pois são os únicos fabricantes que lançam no mercado produtos de boa qualidade indicados desde bicicletas até aviões.

vitão
vitão
14 anos atrás

Dunlop é da Pirelli, a Michelin, depois que morreu o Edouard, presidente , em acidente de pesca, não vai voltar, a menos que seja por muito dinheiro, e como Todt é francês, quem sabe. Por razôes economicas, acho difícil a Goodyear retornar, o governo americano não vai deixar. a Conti não tem tradição de pneus para monopostos, e ela foi comprada por uma empresa familiar ( Acho que é a Schaeffer, mas posso estar enganado) , então fica difícil, o que vale também para a YokoOno (Yokohama) . As coreanas não tem engenharia e nem foco, o negócio deles é pneu de baixo preço, as marcas não tem cachet para serem premium. Pode ser um acordo misto, alguma marca com tradição entra com o know-how e uma aventureira entra com o talão de cheques. Esta é uma encrenca daquelas para resolver. e podem esperar que em 2.010 vai acabar a história de 3 opções de pneus slick , vai ser uma coisa só, e tem equipe que vai chiar porque diz que o carro foi projetado para pneu extra-macio e só tem o duro disponível.

Bianchini
Bianchini
14 anos atrás

Também só uso Pirelli, há muitos anos. Uma época quase passei a usar Goodyear Aquatread, mas quando estava para me decidir tiraram ele de linha para por o insosso Eagle Venture, e continuei com os Pirelli.

Delta
Delta
14 anos atrás

1) Se for para trocar uma por outra, espero que a Michelin volte. Enquanto esteve na F1 em várias corridas colocou os japas da Brigestone no chinelo (tanto que em 2006 (se não me engano), somente 2 equipes andavam de Brigestone (Ferrari e uma pequena). O que causou a saída dos franceses foi o fatídico GP dos EUA, onde só 6 carros ccorreram.

2) Mas, se a FIA quiser mesmo emoção em 2010, acho melhor abrir concorrência geral ou entre 2 fornecedores. Enquanto houve mais de um fornecedor de pneus na F1, havia sim garantia de ultrapassagens.

Juliano
Juliano
Reply to  Delta
14 anos atrás

Em 2005, ano do patético GP dos EUA de 6 carros que a Michelin fornecia apenas para a Ferrari, Jordan e Minardi. As demais usavam Michelin

Ylan Marcel
Reply to  Delta
14 anos atrás

Esse ta falou uma merda gigantesca! A Michelin botou a Brisgestone no chinelo??? Quando??? De 2001 a 2004, os franceses só pagavam mico, perderam todos. Tirando 2003, foram humilhados pela Brisgestone, que sobrava com a Ferrari. Aí em 2005 resolveram tirar o título da Ferrari e inventaram uma regra que não podia trocar pneus. Assim, a Michelin, que tinha 7 equipes na categoria, testou mais e conseguiu superar a Brisgestone. Já em 2006, com a volta das trocas de pneus, a Michelin começou melhor, mas na reta final foi engolida pela Bridgestone e, não fosse o motor de Schumacher estourado no Japão, teriam ganho mais um título.
Pra mim, a Michelin foi um fiasco na F1, “responsável” por boa parte do sucesso da Ferrari no início da década!!! Incompetentes|!

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Agora é a hora dos argentinos começarem a se mexer e tentarem voltar à F1, se não tiverem pilotos, vão de neumaticos Fate! ¿Pero que si ?

João Carrasco
João Carrasco
14 anos atrás

Vocês estão todos unanimemente enganados! Ora, não viram aquela (ridícula) abertura do Grande Prêmio do Brasil deste ano feita pela Globo!? Tá na cara: todos os carros vão abolir os pneus e flutuar na pista impulsionados por foguetes adaptados dos “podracers” de Anakin Skywalker!

X-JAPAN7
X-JAPAN7
14 anos atrás

Desculpa senhor Flávio Gomes, não sou o dono a verdade, por favor! Mas antes de passar uma notícia deveria pesquisar mais para ser criterioso no assunto e no ponto de vista, como deixou bem claro, ” anti japonês” no termo de japs e por aí vai. Infelizmente acabamos em ler vários e vários comentários contro os “japs” que vocês chamam, prefiro chamar conforme o correto, japonês ou japoneses se estiver no plural. Outra coisa, antes de saber se o retorno é garantido e proporcional ao investido vc deveria saber o quanto foi investido pela BRIDGESTONE para depois passar um comentário se realmente foi muito bom negócio para os japoneses, bom ou razoável.
Por fim não tenho nada contra ao senhor e espero apenas ler matérias muito mais bem elaboradas e com critérios e acredito que o senhor poderá fazer isto. Um grande abraço e bom trabalho.

Fábio Pinto
Fábio Pinto
Reply to  X-JAPAN7
14 anos atrás

Seguinte camarada, se tá insatisfeito com o site e espera matérias mais “bem elaboradas” acho que tu deverias procurar outro site para se informar sobre automobilismo, o que será difícil.
Não sou babão do Flávio, mas não consigo exergar preconceito em suas frases.
Acho que o Galvão Bueno faz mais o seu estilo :P

du
du
14 anos atrás

yokohama seria legal

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Putz, logo agora que Kamui San surgiu no pedaço?? Estes japas são doidos mesmo!

Skamynosflaw
Skamynosflaw
14 anos atrás

O camarada precisa ser bem bitolado para comprar e achar superior somente os pneus de marca que participam de competições…

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
14 anos atrás

Ouvi dizer que a Ferrari iniciou as conversas com o pessoal da Barrela, a McLaren vai com pneus do Carrefour e a Force India vai de reformados da Vipal.

Franco
Franco
14 anos atrás

Esses japoneses tem se mostrado uns grande cagões.

jefferson vitorio carvalho
jefferson vitorio carvalho
14 anos atrás

vamos ver o que o galvão vai dizer!! ele já diz que o rubinho ,massa,kimi,vettel,button são extrórdinários e o hamilton não é de nada, que é desleal o kers,( mas a ferrari do queridinho dele não tem tambem?) agora vai dizer que a ferrari vai andar mal ou bem por causa dos pneus, ainda mais se o massa dele andar atrás do alonso, queria que tu comentasse sobre isso se é antipatia dele com o lewis ou se o jabá que o querido dele dá não permite elogios a pilotos novos com 3 temporadas e um campeão,um vice, essa um quinto numa recuperação incrível de nurburgring pra cá!! se ele tem o kers, no começo ele não tinha o tal difusor que a brawn e a red bull tinham… em 2007 todos sabem e ele também que foi um acordo que beneficiou o kimi pq tava na frente do felipe senão o prejú da mclaren iria ser maior ainda. ACORDA GALVÃO!!!

Lucius
Lucius
14 anos atrás

Era uma chatice quando tinha duas fornecedoras de pneus. Qualidade do carro não interessava muito.

Carlos Malfitani
14 anos atrás

Se mudarem os aros das rodas, diminuindo o talão do pneu, as equipes vão ter que rever drasticamente as suspensões dos carros, uma vez que os atuais aro 13 polegadas com seus enormes talões possuem uma capacidade de absorção de impacto maior uqe a própria suspensão (é só assistir um carro atacando a zebra em slow motion).

Existe outra implicação em se diminuir o talão dos pneus, de ordem de exposição da marca do pneu, pois o espaço seria drasticamente diminuido para as tradicionais marcas gravadas em branco na lateral do pneu, diminuindo a exposição da marca…

Não sei não….acho que as medidas dos pneus devem se manter….

Abraços a todos.

Marcelo dos Santos
14 anos atrás

Já eu acho que uma marca só é tão melhor quanto não haver reabastecimentos. Na época dos Michelin e Bridgstone, muitas vezes, o pneu determinava quem andaria melhor em cada circuito.
Pra mim era uma aberração diante de projetos e tecnologias tão sofisticadas, um troço preto com um buraco no meio ser o determinante.

Tohmé
Tohmé
14 anos atrás

Não se surpreenda se um dos orientais ainda não tão aceitos por nós assumir essa bucha.

Os AVON ainda existem, Flávio. Ainda é do tio Bernie?

FRITZ JORDAN
FRITZ JORDAN
14 anos atrás

Porque haveria de ter interesse? Leia o “Arabescos 4”, abaixo e some-se o teatro do Piquezinho.

Campanha institucional nao pode ser nesse ambiente, pega ate mal. Adicione-se a falta de outra marca para se fazer uma comparacao e fica a pergunta: o que estamos fazendo aqui?

Roberto Fróes
Roberto Fróes
14 anos atrás

Em tempo:
Parabéns ao Romeu! Ridícula a obrigatoriedade de usar 2 tipos de pneu. Existe alguma justificativa para isso?

niko
niko
14 anos atrás

prefiro a F1 com uma única fornecedora de pneus, pois sempre que tem duas fica aquela história de carro bom mas pneu ruim e etc, 1 marca só equilibra melhor

Roberto Fróes
Roberto Fróes
14 anos atrás

Não entendo o porquê de uma única marca. Lembro-me de Good-Year, Firestone, Michelin, Pirelli, Dunlop – não ao mesmo tempo – disputando as vitórias.
Detesto, aliás, a tal da monomarca. Viva a concorrência! Monomarca é estagnação garantida!
Monomarca nem em encontro de DKWs, onde aparecem Wartburgs, Suzukis, Trabants…

Leandro
Leandro
14 anos atrás

Já sei: vai ser esses lixos que o lisarB “importa”, remolda, e vende pros otários que acham que tão comprando uma coisa bem segura pra colocar em seus carros e arriscar a vida dos filhos.

Thales Toledo
Thales Toledo
14 anos atrás

Os F-1 vao de BS COWAY em 2011…

Juliano
Juliano
14 anos atrás

A Dunlop, se não me engano, pertence ou pertenceu a Goodyear… A Firestone é da Bridgestone… a BF Goodrich é da Michelin…

Que tal utilizar os BS Colway??? Ou então, pegar todos os pneus que ainda existem por aí, sejam da Bridgestone, da Michelin, da Pirelli e da Goodyear, mandar tudo pra Vipal e reaproveitar, aí estaremos fazendo um bem enorme ao Meio-Ambiente, reciclando matéria-prima kkkkkkk

Alex
Alex
14 anos atrás

Não duvido que alguma chinesa entre na briga…

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
14 anos atrás

Aposto nas orientais. Tá tudo indo pra lá, mesmo… Especialmente lucros, nem que seja de lavagem de $$$.

Luis Fernando
Luis Fernando
14 anos atrás

Não sei não, pode ser que eles estejam abandonando a F1, para entrarem com tudo na Classic Cup!

Romeu
Romeu
14 anos atrás

Eu ainda acho que uma “briguinha” entre borracheiros seria muito saudavel para a Formula 1, principalmente agora que o reabastecimento está proibido e eles terão que fazer os “chicletes” serem mais resistentes para suportar o peso dos tanques cheios.
Pelo menos com duas borracharias na parada, a coisa iria ficar mais interessante.
Só falta tambem mudarem aquele o ridículo item do regulamento que obriga as equipes a usarem dois tipos diferentes de pneus por corrida.

Smirkoff
Smirkoff
14 anos atrás

Flavio, a Dunlop é a fornecedora oficial do DTM, e também equipa equipes da Le Mans Series. É uma marca a considerar. A Yokohama, fornecedora das várias F3 e do WTCC também. Qualquer que seja, quem entrar vai provavelmente mudar a configuração de aro dos pneus, que o Mosley já dizia achar fora da realidade há uns dez anos e que a Bridgestone mantinha por conta de seu maquinário.

Maurice Stambouli
Maurice Stambouli
14 anos atrás

Olá Flávio,
Qual o modelo e medida do pneu que você calça o carro?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Maurice Stambouli
14 anos atrás

Redondo e preto!

Smirkoff
Smirkoff
Reply to  Flavio Gomes
14 anos atrás

Redondo, preto (quem sabe…), aro 15 ou 16 e perfil baixo, provavelmente. Vai ser o delírio dos “tunadores” e afins. Arghhh!

Claudio Pessoa
Claudio Pessoa
14 anos atrás

Flávio, você esqueceu da Yokohama. É verde que não grande como a Bridgestone, mas fornece os pneus do WTCC. E a BF Goodrich, que pertence a Michelin, e que forneceu para uma temporada inteira do WRC.