BUS STOP
SÃO PAULO (pena que nunca vou) – Apenas uma mostra daquilo que quem foi viu neste final de semana no Memorial da América Latina, em mais uma exposição de ônibus antigos. Coisa mais linda. A Santa Rita preserva seu acervo. Está de parabéns. Quem mandou a foto foi o blogueiro Sergio Luiz.
É , por incrível que pareça… Os Ônibus da Cometa – usavam
Motores de 2 Tempos Turbo, como bem disse o Luiz.
EU ESTIVE NA EXPOSIÇÃO, FOI MUITO LEGAL,ACOSELHO A TODOS IREM NO PRÓXIMO ANO.
E eu que não tive o prazer de andar num Cometa.
Esse aí da foto parece um greyhound (criado pelo arquiteto/designer Raymond Loewy). Mesmo que não seja, é lindíssimo, mesmo parado parece que está em movimento.
ENVIEI ONTEM ALGUMAS FOTOS PARA O FLAVIO QUE TIREI NA EXPOFLORA DA EXPOSIÇÃO DA STA RITA E MAIS ALGUMAS. PARA O EMAIL [email protected] NAO SEI SE CHEGOU…
Chegou, claro. Gostei desse meu novo endereço de e-mail.
Esse ônibus é belíssimo.
A Viação Garcia de Londrina – Pr tambem também tem um “museu” particular, tem jardineira, onibus a gasogênio e muito mais.
Os onibus,aliás,TODOS os onibus da Santa Rita são impecáveis…de babar.
Será que a Cometa preservou algum exemplar do GMC/Morubixaba, ícone da década de 50/60 na linha RJ/SP?
Ainda me lembro do ronco do motor Pontiac Diesel (pra não dizer Detroit Diesel Allison) subindo a Serra das Araras e do seu ar-condicionado perfeito.
a família Masciolli, antiga proprietária da Cometa, possui um Morubixaba, um Turbo Jumbo e um Dinossauro Leito, guardados a sete chaves numa garagem da família. De vez em quando eles aparecem por aí em exposições.
Sem falar que esses motores eram 2T. Maravilhosos.
Coisa marlinda! Tú tem que botar esse na pauta do Indiana Gomes, Flávio!
Cara, que ônibus lindo. Esses cromados são incríveis.
Gostaria de viajar em um desse.
não é cromado,não, amigo… a carroceria é feita de alumínio.
Flavio:
Além de engenheiro, estudo museologia (UFRGS) e sempre que vejo um trabalho de restauro e manutenção de acervo (e ver a galera chamar assim) desse nível, acredito que a preservação de nossos amados veículos está cada mais assegurada, com as pessoas olhando para eles não mais como “ferros velhos” e sim como obras de arte tecnológica, representações de um momento de nossas vidas,de nossa sociedade que não pode se perder.
Julio Cesar Gaudioso
diretor Museu do Motor
Demec/EE/UFRGS
O evento foi muito bom, pena que os Mercedes Monobloco estavam fechados… mas gostei bastante, e a pequena Isabel também.
Eu consegui dar uma voltinha neste GM Coach do lugar da foto até o portão do memorial. Que conforto. A suspensão é coisa de outro mundo.
Café.
Já vi um ônibus antigo da Santa Rita – quiçá o da foto – ao vivo e seu estado de conservação era impressionante. De chorar.
Aliás, ônibus conservado e impecável é praxe da Santa Rita não só com os antigos, mas com toda a frota atuante…
Estive lá hoje e babei, particularmente nos ônibus da Santa Rita, impecáveis como sempre e na coleção da Caprioli, que incluía uma linda jardineira! Quem não foi perdeu!
Também estive lá hoje no Memorial e a exposição tava muito bacana mesmo. Coisas raríssimas como aquele Ford T de 1924 da Caprioli. Aliás, a Caprioli judiou esse ano, alguns já conhecidos de outras exposições, mas levou um Caio Gabriela simplesmente impecável e tava até com aquela jardineira usada na novela Tieta.
Tinha também um Papa Fila devidamente restaurado dando o ar da graça, o que me permitiu finalmente ver de perto um ônibus que só conhecia daquelas propagandas de época e fotos antigas.
Mas a trinca da Santa Rita – não só esse GM Coach que é meu ídolo, mas um MB O-321 e outro Coach da Chevrolet – estava simplesmente matadora hoje. Coisa de louco. Coisa que emociona quem, como eu, ama ônibus. Os ônibus que tanto amamos.
Cansei meu dedo de tanto tirar fotos (mandei por e-mail o link para o meu álbum, FG). Valeu demais o domingo, aliviou a decepção de, agora definitivamente, mais um ano nessa porcaria de série B…
E que venha a VVR 2010! E vê se vai na próxima, tu vais gostar (e os gominhos também)…
Uma pergunta:
Não foi feito o registro desse logotipo “STR”?
De quem é o domínio??
Aqui na minha cidade há uma empresa de ar condicionado que usa o mesmo.
toda vez que a Globo falar da “STR” vou me lembrar da Turismo Santa Rita…rs!
belo ônibus e logotipo :)
Tive o prazer de entrar dentro dessa maravilha junto com um amigo da Santa Rita. Os detalhes da restauração são primorosos, principalmente estofamentos. Lembrando que todo o trabalho foi feito na própria garagem.
Mesmo os onibus mais novos da Santa Rita estão sempre impecáveis. É impressionante o cuidado que essa empresa tem com seus “carros”.
Boa Noite, Flavio.
Do Expresso Santa Rita além desse GMC haviam também vários Mercedes Benz no mesmo estado impecável.
Mas eu não poderia deixar de escrever sobre a Caprioli. que enviou umas “jardineiras” muito bem conservadas. Eu falo jardineira mas para quem não conhece, a carroceria é parecida com aqueles onibus escolares amarelos americanos. Que por sinal, haviam 02 lá no memorial: um dos anos 60 e um outro, Ford ano 86.
Vou pedir para o meu filho mandar as fotos.
Boa noite, Flavio.
Puxa, pena que não fui! Há uns 2 anos estive numa exposição da Pássaro Marron onde estavam expostos ônibus antigos, alguns da década de 50. Estavam abertos, podia entrar, sentar no banco do motorista e tal. Muito bacana! Tinha um deles, se não me engano um Volvo de 1958, que tinha um suporte com lampião na parte da frente, abaixo do painel. Coisa de louco!
Pra quem gosta de ônibus & cia., tem um site legal com bastante informações, fotos, etc: http://www.railbuss.com .
Abraços!
Estive lá hoje, e valeu a pena.Os ônibus, e também alguns caminhões,estão com uma conservação primorosa.
Coisa linda o “busão”.
polir essa lataria deve cansar para pra caramba …
mas é lindão!
Lindo!
Tem uma música do The Hollies, que tem esse nome, Bus stop, e é linda, assim como o ôniubus da foto.