E A CULPA É DA F-1…
SÃO PAULO (sei) – A Toyota vai fazer o maior recall da história nos EUA: 3,8 milhões de carros serão chamados para trocar o pedal do acelerador por culpa do… tapete! Diz que o tapete enrosca no pedal. E os mui preparados motoristas americanos podem estatelar-se em postes e processar a montadora, a Sony, o imperador Hiroito e o National Kid. Lucas Israel foi quem mandou a nota, via Twitter.
Mais: 110 mil picapes serão retiradas de circulação porque o sal corroi o chassi onde fica o estepe, e o estepe pode se soltar numa highway, e assustar o gordão do carro de trás, que pode morrer do coração e aí a família processa a montadora, a Ajinomoto, o Kobayashi e Buda.
Mais: vão instalar um chip qualquer que corta o motor quando os mui preparados motoristas americanos pisarem no freio e no acelerador ao mesmo tempo, porque isso pode ser demais para os mui desenvolvidos cérebros americanos, a quem a expressão “punta-tacco” não deve dizer muito, talvez alguma especiaria mexicana.
E é a equipe de F-1 que paga o pato.
Concordo que os gringos nao sao os melhores motoristas do planeta… mas pelo menos, as estradas sao como tapetes, viajo com a minha familia em seguranca, a grana dos pedagios acredito que e realmente utilizada para manter as estradas… e o recall nao faz mal a ninguem, apenas garante que o consumidor tenha exatamente o que pagou…. um carro em perfeita condicao.
O piloto do carro # 1 é o Emerson, já o do carro da frente usa um capacete que me lembra aquele com o nome do patrocinador “Gledson”.
Legal comentário , preciso contato com Orlando Carlos vc é o irmão do Fernando luis e filho do seu Orlando padrinho Londrina-pr
sou Brasileiro e moro nos Eua, e ninguem aqui me trarta como baratinha, apesar muitos americanos principalmente aqui na Florida dirigem muito mau mesmo, mais ainda me sinto muito mais seguro que ai no Brasil, quando vou visitar minha familia sinto uma revolta muito grande do jeito que muitos brasileiros dirigem, principalmentes motoristas de onibus, porque o que eles fazem na rua, aqui seria tentativa de homicidio e o motorista iria pra cadeia com certeza….
Agora vamos fazer chacota dos americanos por eles fazerem com que as empresas se preocupem com eles?
Bom seria o brasil que fazem o que querem e ninguém fala nada?
Money, money , money, money….
Gênero , número e grau, é pouco pra exprimir a precisão da análise dos caipiras do norte.Que mundinho besta.Essa noção de mundo perfeito deles vai leva-los pro buraco mesmo.
Segundo a matéria abaixo, o custo deste recall “tosco” será de US$ 5 BI.
http://carros.uol.com.br/ultnot/afp/2009/11/25/ult2833u148.jhtm
Uma das piores coisas são esses brasileiros auto-exilados no Tio San, eles se acham superiores. Deve ser complexo, pois para os ameicanos eles são meras baratinhas…
Nos automáticos não tem um interruptor no assoalho pra acionar o kick-down ? Talvez o tapete estivesse ativando esse interruptor fora de hora.
”e aí a família processa a montadora, a Ajinomoto, o Kobayashi e Buda.”kkkkkkkkkkkkk!!!!!!! Excelente Flávio!!!
Isso que dá vender carros em Springfield ….
Opa e pra quem quiser entrar na comunidade do orkut sobre essa “especiaria mexicana”, aí vai o link http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=4013590
E os americanos querem ir para marte se não consenguem nem dirigir corollas
ahahahahaahahahaah
rachei de rir e o pior que é verdade heheheheheh
Se os americanos estranhariam punta-taco, outras tantas bestas por aí devem achar que heel-and-toe é o nome dum personagem de quadrinhos ou caixa de sucrilhos.
é verdade… motorista estadunidense é bração, mas respeita faixa de travessia de pedestres, não faz conversões abestalhadas, se for apanhado fazendo medra no trânsito paga multas pesadas e perde o direito a conduzir o veículo. Motoristas mui bem preparados como os nossos choferes de ônibus, ou os caminhoneiros que fazem estradas de MG/BA/CE, tão bem preparados como os motoristas dos tanques de guerra/carros de transporte de valores que em Sampa jogam o carro pra cima e vc que desvie e dê passagem. Tão bem preparados como os inumeros motoristas que compram suas CNH’s em despachantes inescrupulosos espalhados de norte a sul da terra-brasilis. O mundo é assim lá eles tem cerebros mui desenvolvidos!!! e aqui o que temos. noss trânsito será que repercute educação e seriedade demais?
Estamos a anos luz do respeito (e isso temos que engolir mesmo) que os caras tem uns com os outros nos EUA… mas isso não o autoriza a rotular o nosso pais como “Brasilzinho de merda”… e como voce esta ai nos EUA… poderá perceber que os americanos – por mais bobagens que façam na economia ou em qualquer outra area – não rotulam o pais como “EUAzinho de merda”… já que voce aprendeu um monte de coisas com eles… aprenda a respeitar o seu Pais. O respeito começa quando voce dá respeito as coisas.
Obs.: Deixo claro que o meu nacionalismo não tem nada a ver com os politicos que estão hoje em Brasilia.
Abraços
Imperador.
Dentro dessa lógica, a Sony, o Hiroito, o National Kid, a Ajinomoto, o Kobayashi e o Buda são responsáveis pela decisão de uma certa equipe de Fórmula 1 de tirar o time de campo e reduzir o plantel do brinquedo de jornalista esportivo.
Acho que você perdeu a chance de ficar em silêncio ao invés de tecer comentários que flertam com o racismo.
Consumidor respeitado:
Acho que a quantidade de gordura que você consumiu nos dois anos de EUA lhe afetaram.
Esse seu “grande” exemplo acontece todos os dias por aqui. Fique por aí mesmo, com seu “sonhado” Hammer ou Cherokee.
Americano, no geral, é meio tonto mesmo. Imitação de americano então…
O excesso de banha consumida no junk food está se alojando no célebro deles. pode explicar tudo isso.
uhm…mas isso acontece no Brasil tb… e duvido q nos eua não descontem do funcionário a diferença…
Cara o pessoal ai respeita mais mesmo(quando eu fui pro eua… o unico lugar que eu vi um orelhão quebrado foi do lado de um restaurante brasileiro)
mais esse fato que você resaltou é lei no brasil… e vai por mim… acontece todos os dias em qq supermercado brasileiro!
o cliente sempre paga o menor preço… ou o do caixa ou o da peça.. mais é sempre o menor!
…Pra quem quiser se ilustrar um pouco tem um TRATADO SOBRE PUNTA-TACO na Wikipedia….. http://pt.wikipedia.org/wiki/Punta-taco ……
Acho que o assunto é sério e talvez você tenha sido um pouco infeliz em seu comentário, FG. Mas uma coisa foi ótima e estou rindo até agora… ” punta-tacco deve ser especiaria mexicana”.. hahaha, impagável. Um abraço.
Eu devia apagar seu comentário. Mas é didático, pelo final. Fique aí. O Brasilzinho de merda prefere que merdinhas como você fiquem longe.
Flávio, vc é um exímio utilizador de esterótipos hehehehe
O problema eh muito grave. Mais de dez pessoas morreram porque os Toyotas simplesmente acelereram por conta propria! A Toyota no comeco quiz por a cupla nos barbeiros motoristas americanos e nos tapetes… mas eh muito mais provavel que seja um malfuncionamento no sistema de aceleracao do carro (controlado parcialmente por computador).
Vale lembrar que 95 em cada 100 carros americamos tem cambio automatico (punta taco nao funciona).
Este mecanismo de cortar a aceleracao quando se pisa no freio jah eh padrao nos carros alemaes vendidos nos USA.
No entanto muitos especialistas estao dizendo que a solucao da Toyota eh too little too late, ou seja, um remendo pela metade.
Essa do chip foi forte… que povinho burro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas a história do recall da Tacoma cheira muito mal… Picapes fabricadas em 2004 apresentavam chassis basicamente podres. Pelo menos a Toyota pagou o valor d emercado em excelente estado delas, independente do estado em que se encontravam.
Se fosse no Brasil iriam falar que é falta de atenção e que está tudo no manual!
Teve uma tragédia na California por conta disso, reportagem no USA Today. O “condutor” travou o pedal no tapete e bateu a 120 milhas por hora, matando inclusive um guarda.
Eu tive um problema parecido com o meu Celta, mas por conta do tapete vagabundo, que às vezes escorregava e prendia o acelerador quando ele chegava no curso máximo.
Mas aí era só pisar na embreagem ou puxar o tapete no mesmo instante. Eu só não entendi porque que o gringo não tentou puxar o tapete, ou então desligar o motor e pisar no freio ou acionar o freio de mão…
Só que a história não acabou! Esse “ás do volante” ainda teve a proeza de ligar para o 911 falando que o pedal travou, gritando por ajuda. E o “garoto prodígio” da polícia também nem pensou em falar essas coisas para o motorista, que bateu a quase 200 por hora…
Só para terminar, aquele velho ditado cruel de que a “burrice mata” realmente acaba, infelizmente, fazendo sentido nesse caso.
http://www3.signonsandiego.com/stories/2009/sep/09/bn09chp-crash-probe/
me desculpe nao consegui colocar o link da reportagem, mais ai esta
antes de criticar qual povo que dirige bem ou mau, ou quem e esperto ou burro leiam essa materia que me parece onde tudo comecou, acompanhei algumas materias a respeito e a toyota proprietaria da Lexus providenciou esse recall mais do que depressa para que nao aconteca mais e tambem foi a publico para explicar o que fazer em caso seu acelerador ficar preso,,,,
Não é mais fácil trocar o bendito do tapete?
Não é mais fácil trocar o bendito do tapete?(2)
Flávio,
Você não entendeu!
Agora os japas não fazem mais haraquiri com a espada curta “Wakizashi”, mas sim com produtos “Toyota”!!!
Sayonara!!
Só pode ser o carpete. E não o tapete de borracha….
Para os americanos, “punta-tacco” deve ser algo parecido com Natchos, hehe.
Incrível! Tô rindo até agora! Punta-taco pra americano é o comer taco no espeto! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
…..tudo isso deve ser bom prá Barrichello!!!!
Os Toyotas que irão passar pelo recall são os do modelo Jarno Trulli, valeu!
Bunitoes,
Um ponto importante eh lembrar que a industria automobilistica americana esta um bagaco e a toyota eh a maior responsavel por isso (depois logicamente da admistracao das empresas). Agora com muito dinheiro do governo no jogo e muitos impostos sendo ‘desviados’ pra salvar a vaca do brejo, a toyota precisa ser ferida no que tem de melhor, que eh a confiabilidade. Americano eh gordo, mau motorista, imperialista e tudo mais. Porem eh impressionante sua leadade mercadologica em algumas linhas de produto. As montadoras americanas precisam dessa lealdade de volta e o caminho mais curto eh ferir os concorrentes no que estes tem de melhor.
A Gm ja tem o line up de veiculos mais economicos do pais (apesar dos gringos contuniarem comprando Pick ups V8)
E se o cara fazendo uma ultrapassagem rápida, por barbeiragem (comum por lá), pisar no freio e acelerador? O motor corta? Tá na roça…
no dia em que tivermos os índices de acidentes de trânsito iguais aos dos americanos, e no dia em que pudermos dirigir nossos carros sem tomarmos fechadas gratuitas, sem andarmos com o motorista de trás grudado em nossos parachoques (tem hífen?), sem que o belezão de carro importado venha a 180 por hora dando farol alto em quem está à frente, enfim, sem passar por essa série de dissabores que afligem quem tenta dirigir dentro das regras, talvez nesse dia possamos falar alguma coisa dos despreparados motoristas americanos.
A maioria dos carros japoneses modernos já conta com o sistema que corta o motor quando pisa no freio.
Os automáticos da Honda são assim.
Nos mecânicos, nunca reparei.
Pô Flavio, se os americanos processarem da Toyota até o National Kid e o Jaspion, o Japão entra em concordata.
Sensacional esse texto!
Mas vem cá, não é melhor indicar que RETIREM a porcaria do tapete do que perder tempo trocando pedal do acelerador? Afinal de contas, tapete em carro tem uma graaaaaaande utilidade mesmo, né? E não é o tapete que tá causando? Mas como é japonês, essa coisa passa, imagina se isso acontece com uma hipotética montadora portuguesa, o que não ia rolar de piadinha…
Agora, além de tudo, os fabricadores de Corolla fazem pickup lesma? Sim, porque era lesma que a gente jogava sal para matar dissolvida… agora usam a “tecnologia” para que chassi dissolva com sal… que coisa…
Vai saber se a Toyota F1 não tava testando essas coisas… ah, vai ver o Kobayashi aproveitou e deixou o tapete enroscar no pedal do acelerador e ajudar ainda mais a ele sentar a bota na pista, hehehehehe…
Ou foi o Glock que deixou o tapete enroscar no acelerador dele e meteu o carro no muro lá em Suzuka.
Tosco… e depois fazem piadas com os portugueses… LOL!!!
Como aquela do limpador de parabrisa. Dizem que foram os “Tugas” que os inventaram… e que os Alemães os colocaram para o lado de fora do vidro…”
Abraços
Imperador.
Essa notícia já tinha circulado há mais de 1 anos. Alguns tontos americanos tiveram problemas e bateram seus carros por causa do tapete. Nada de novo. O que isso tem a ver com o fim da equipe de F 1???? Saíram da categoria porque foram incompetentes. Gastaram os tubos e não ganharam nada.
Nos EUA, se vc cuspir no chão e alguém pisar e escorregar, te processa e vc pode parar na cadeia.
Parabéns…..Mais uma bela crônica sua.
Pode parecer incrível… mas as fábricas cometem erros bizarros com muita frequencia.
Flavio… no último domingo aconteceu o Encontro do Clube do Opala de Jundiaí que reuniu cerca de 400 carros. Ate onde eu sei eh o maior encontro de Opala no Brasil. Queria te mandar uma foto pra vc colocar aqui no teu blog… se vc quiser claro.
abraco
Flavio,
Já ouvi reclamações que alguns carros nacionais automáticos da GM desligam o motor caso se pressione o pedal do freio e do acelerador ao mesmo tempo. Acredito ter lido a respeito disso numa reportagem da revista oficina mecânica, cujo tema era justamente os ‘auxílios’ tecnológicos que mais atrapalham do que ajudam.
Abraços,
Wendel