FEIO DEMAIS

SÃO PAULO (venha, chuva, inunde tudo) – Domingo saí cedo do Guarujá para levar um casal de primos até o porto de Santos, de onde embarcariam, recém-casados, para um breve cruzeiro pelo litoral do Brasil. Fomos pela balsa, que por alguma razão que nunca irei compreender eu adoro. Adoro colocar um carro numa balsa, atravessar de um lado para o outro, comer biscoito de polvilho no carro enquanto a barcaça segue lenta e forte, o motor a diesel incansável, que ao longo dos séculos leva os carros e as pessoas e as bicicletas de um lado para o outro, a balsa que reina naquele pedaço minúsculo de mar, mas ali é só dela, de mais ninguém.

Bem, esqueçam a balsa.

Saímos pela ponta da praia para procurar o cais de embarque de passageiros. Havia anos não passava pelo porto, hoje me disseram que são 8 km de extensão, e fiquei deprimido com aquela área de uma cidade tão bela como Santos. Tudo velho, quebrado, largado, abandonado, detonado, o calçamento, os armazéns, as casas e prédios e bares e puteiros ao longo do cais, e caminhões, barcos, vagões de trem, contêiners, carros, tudo jogado nas ruas, enferrujando, enfeiando, um cenário de pós-guerra, um descaso total com o bem-estar de quem ali vive e trabalha.

Os caminhões abandonados são chocantes, há dezenas de Scanias laranja, toneladas de ferro se decompondo à maresia e ao tempo, não sei como uma cidade tolera algo assim.

O cais de embarque, outro lixo, pior que rodoviária de megalópole do quinto mundo, uma zona, zero de conforto, barulhento, caótico.

Santos podia ser uma das cidades mais lindas do mundo. Dá pena.

santos 002

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Oliveira
Oliveira
13 anos atrás

Infelizmente, todo santista gosta de varrer a sujeira pra baixo do tapete. Santos, que eu conheci, muitos anos atrás, FALIU. Agora, só sujeira pra todo lado. Politico em Santos, é manga em colete. Só corruptos. Adoradores de Santos: não adianta valorizar as ‘eventuais’ coisas bonitas e fecharem os olhos para as vergonhas que saltam aos olhos. Eu adorava Santos. Agora, se puder dar a volta pra não passar lá, com certeza faço isso!

Renato Gouveia
Renato Gouveia
14 anos atrás

Não entendo essa imagem que paulistano tem de que a Ilha Porchat é em Santos, vc cruza a divisa Santos x São Vicente e já é notável a diferença….

Enfim, concordo com o seu post e acredito que a perimetral poderia esconder um pouco mais o porto, inclusive na Ponta da Praia mais e mais empreendimentos residenciais tem se aproximado do porto, o que pode vir a gerar uma revitalização no futuro…

Detalhe importante, a obra da perimetral está indefinida, ou seja, algo que deveria ser entregue nem mesmo tem data.

Marcos Lima
14 anos atrás

O LOCO GOMES, FEIO???ESSE CAMINHÃO AZUL É UMA RELÍQUIA, INTERNACIONAL…..

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
14 anos atrás

SANTOS TEM: ORQUIDARIO, ILHA PORCHAT, AQUARIO, PONTA DA PRAIA, BALSA, PRAIAS, SANTOS FUTEBOL CLUBE, TEM DE TUDO. MAS ISSO PODE SE ACABAR UM DIA. A UNICA COISA QUE INFELIZMENTE NAO ACABARÁ, SAO OS POLITICOS. UM ABRAÇO.

reinaldo
reinaldo
14 anos atrás

Mas cobram uma fortuna pela taxa de embarque!

Daniel Galante
Daniel Galante
14 anos atrás

Bom dia Flavio,
Algumas coisas devem ser ditas até para que não seja dada uma informação equivocada.
Quem cuida da admistração do porto é a a Codesp, empresa estatal do governo federal subordinada a Secretaria especial dos portos – SEP, cujo secretário, com status de ministro, é o Sr. Pedro Brito.
O estado do porto realmente não é dos melhores, contudo, a municipalidade não pode melhorar e fazer obras na região sem qualquer autorização da empresa estatal.
Parte dos terminais já foi privatizada, em minha opinião um equivoco, pois creio que o Poder Publico pode sim gerir um porto perfeitamente, desde que haja vontade politica e bons gestores, que deveria ser a regra, não a excessão.
Com a nova Avenida Perimetral, que esta sendo construida pelo Gov. Federal, obra do PAC, o acesso ao porto ficará facilitado.
Quantos aos caminhões velhos e sem condições, isto não é exclusividade de Santos, fica só mais evidente em virtude do porto, contudo não cabe a prefeitura fiscaliza-los, mas sim a PM, podendo apenas a CET guicha-los em caso de abandono, devendo ser criado um grande programa de renovação de frota, por menso poluentes e economicos, e inspeção veicular. O numero de caminhoes só diminuirá na cidade quando realmente fizerem o ferroanel, na grande São Paulo, mais especificamente o trecho sul, pois com o rodeoanel sul o fluxo de caminhões aumentará em grande escala. Apenas para informar como funciona a burocracia, a prefeitura tem um projeto para os armazens 1 a 8, no Valongo em Santos, local onde efetivamente o porto organizado começou a mais de 100 anos, para transforma-lo em restaurantes, livrarias, casas de shows e marina, algo parecido com o que fizeram em Buenos Aires e Belém, contudo a SEP não faz o repasse a prefeitura dos armazens e portanto não pode reforma-los uma fez que faria as obras juntamente com a iniciativa privade e verbas do DADE.
Convido Vc a visitar o Centro de Santos, conhecer os Bondes, Bolsa do Café, Pantheon dos Andradas, Theatro Coliseu, Rua XV, e os seculares Convento do Carmo, cadeia velha, Igreja do Valongo, Theatro Guarani, São Paulo Railway, e as dezenas de predios preservados do centro velho e as inimera praças.
Creio que se vc entrou no terminal da Concais, viu que lá dentro as coisas são organizadas, sendo avaliado como o melhor do país, então, na sua opinião, se lá é ruim imagina como são os outros.
Flavio os puteiros não existem na bacia do macuco, ali só se compra caranguejo, puteiro, os poucos que tem, ficam na general camara, bem no começo, que ainda fazem a alegria dos filipinos, indianos e malaios, que são a maioria dos tripulantes.
Um Abraço

Carlos Freire
Carlos Freire
14 anos atrás

O c idadão sai de uma cidadezinha falida, que depende de Vicente de Carvalho para sobreviver, e vem falar da minha Santos? Tá viajando!
Olhe primeiro para o próprio umbigo para depois criticar o umbigo dos outros. Ou a outrora Pérola do Atlântico do não mazelas?

Santista
Santista
14 anos atrás

Colega, desculpe… mas porto não é lugar de beleza. As coisas simplesmente são como têm de ser. É feio, mas funcional. É esse porto que gera riquezas para todas as cidades do entorno, sendo feio desse jeito mesmo. É assim que ele é o maior do país, responsável pelo embarque de um quarto de todas as riquezas que exportamos.

Concordo que poderia ser mais… funcional. Por exemplo: o terminal de passageiros poderia ficar num outro ponto da cidade, como o Centro ou a Ponta da Praia. Assim, os turistas não precisariam andar com seus carros por entre os contêineres e caminhões, ou terem que se sujeitar a pisar na lama do cais.

Quanto aos caminhões, desculpe mais uma vez, mas o problema não é do porto, e sim do nosso (Brasil) sistema injusto de distribuição de renda. O sujeito que tira seu sustento desses verdadeiros museus ambulantes certamente não o faz porque gosta, e sim por necessidade, porque não existem políticas públicas e linhas de financiamento que lhe possibilitem trocá-los por caminhões novos e modernos. E a situação não tem previsão de mudar, uma vez que continuam ganhando pouco pelos fretes, mesmo sua atividade sendo tão importante para todos nós, pois possibilita que as coisas cheguem ao mercado consumidor…

Em relação às balsas, não sei se você foi irônico ou não, mas elas, sim, são sucatas que não deveriam mais estar lá. É um absurdo esperar tanto por uma travessia de pouco mais de 500 metros pelo canal, e ainda por cima pagar tão caro por isso. Uma ponte ou um túnel cairiam muito bem.

Só não tente me fazer crer que em São Paulo (não sei se você nasceu lá, mas certamente trabalha lá) não tem mendigo, prostituta, carro velho, viaduto feio, ruas sujas, fumaça e lixo. Também não me diga que São Paulo não poderia ser linda. É a cidade mais rica do País. Tem o maior PIB do País. Deveria ser.

revelador
revelador
14 anos atrás

Pô Flavio, da um desconto, você tirou uma foto do pior lugar do porto de Santos, a bacia do Macuco. Aonde você viu puteiro lá??? No centro, sim, no centro tem vários… lá, apesar de ser um péssimo lugar, não tem.
Hoje a Avenida Perimetral está quase que pronta, ligando com a Avenida Portuária, uma obra de 55 milhões de reais. Se você chegou ao Terminal de Passageiros, Concais, pode perceber que a prefeitura está mexendo em tudo por ali, um verdadeiro canteiro de obras, e melhorou muito em relação ao que era anteriormente. Estes caminhões jogados na Av. Siqueira Campos não refletem o Porto de Santos. O crescimento e desenvolvimento é notório, basta ver pelos altissimos investimentos feitos pelos terminais. Mas recomendo mesmo que você traga seus amigos e parentes para tomar um choppinho no Heinz, comer um peixe no Vista ao Mar ou mesmo dar uma volta pelos nossos mais de 20km de ciclovias espalhadas pela cidade.

Um abraço!

Tigrão
Tigrão
14 anos atrás

Ahhh…
Estes escombros fazem a “movimentação dos containers”, dentro do porto (serviço cobrado a pêso de ouro)
Mas a coisa fica feia mesmo quando chove !
Por outro lado os preços cobrados por qualquer serviço portuário são os mais altos do mundo !
E o infeliz ainda é roubado pela Marinha Mercante e é obrigado a pagar pela Capatazia, mesmo que não use.
Viva o braZil !

Nilton Azevedo
Nilton Azevedo
14 anos atrás

Sua postagem me levou de volta ao passado onde amassei essa lama e senti esse cheiro horrivel por mais de 30 anos trabalhando com Comércio Exterior. Hoje morando no interior vejo que tudo permanece na mesma, nada evoluiu.
Pena pois como o maior porto da Amércia Latina, a cidade merecia algo melhor, que pudesse nos encher de orgulho, não de vergonha.

Marcio Ferreira
Marcio Ferreira
14 anos atrás

Não só concordo como também concordo.

Rodrigo Piedade
Rodrigo Piedade
14 anos atrás

Scania laranja abandonados ? hauahauhauahauh ISSO NÃO EXISTE

Quem mora em Santos sabe que essas sucatas, os famosos “TO TO TÓS”, cabaleam pela cidade carregando sacaria… Não tem nada de abandonado ! hehehehehehe

O restante dos “velhos enferrujados e sujos” comentados, TAMBÉM funcionam. Eu trabalho com comércio exterior e atuo diretamente no porto. Sei que poderia melhorar, mas no dia a dia, vendo tudo funcionar, não tem nada de pós apocalíptico no cenário. Beleza fica com a orla da praia… No porto as coisas funcionam e ponto.

Bugrino da Capital
Bugrino da Capital
14 anos atrás

Sou leitor assíduo do seu site mas sinto informar que hoje é a última vez! Essa história de roubar os pontos do meu bugrao, que subiu honrosamente apesar de toda a torcida contra é um absurdo, bem coisa de Português mesmo, que não consegue por conta própria e quer tirar dos outros!! Para de bobagens, flavio, da próxima vez armem uma equipe eficiente que nao precise ser ameaçada com armas de fogo para conseguir bons resultados!! O Brasil deveria ter vergonha de tais atitudes LUSITANAS…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Bugrino da Capital
14 anos atrás

Tchau, franga.

RG
RG
14 anos atrás

O porto é estatal, talvez se privatizado, melhorasse, não concorda FG?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  RG
14 anos atrás

Não.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Santos é uma cidade diferente… sempre me dei mal ao fazer negocios por lá… o bom mesmo é jogar Tamboréu na areia da Praia… trenho saudades de ver e jogar contra as feras da baixada… Clodinho… Marcelo(Aramaçan)… Canhoto… Jacson… e tantos outros – todos da minha época… é claro!

Abraços

Imperador

Marcio
Marcio
14 anos atrás

Gostei de ver, boas recordações me vieram ao ver este caminhão.

Sergio Ricardo
14 anos atrás

Como morador da cidade tenho que assinar em baixo as declarações do FG, pois a cidade só é mantida em algumas partes. O Porto e o Centro como não tem muitos eleitores como Gonzaga e aparecida não merecem a mesma atenção.

Silvia
Silvia
14 anos atrás

Bem, não conheço outros portos do Brasil mas o daqui de Santos é realmente um horror. Não só o porto, como o Centro de Santos estão abandonados e além disso muito perigosos. Essa foto aí até que não tá tão feia assim, há lugares piores.

Tito Neto
Tito Neto
14 anos atrás

Aqui na Baixada Santista é assim mesmo… Tudo que é feito, é feito na praia, onde o turista vai… Santos, São Vicente, Guarujá, etc. São cidades maquiadas para receber os turistas. E só.

vitão
vitão
Reply to  Tito Neto
14 anos atrás

sem contar que o imbecil e safado prefeito do /Gurujá quer ‘a força inclui-lo no Litoral Norte . Só se mmudar a geografia, animal.

preto
preto
14 anos atrás

E o que é mais engracado,toda cidade portuária,vê os portos como a menina dos olhos da economia municipal,que gera milhões em divisas.

Fernando Passos
14 anos atrás

Vou sempre a trabalho em Santos e, da última vez, tive que rodar a região do porto, inteira, atrás de terrenos à venda.
.
Lamentável, nojento, asqueroso e sombrio, poderia assim adjetivar a região portuária de Santos.
.
Dependendo dos lugares por onde você anda, lembra Mad Max, ou aqueles e-mails em powerpoint que recebemos de cidades miseráveis da África e da Ásia.
.
Horrível!

Paulo Z
Paulo Z
14 anos atrás

Caro Flavio Gomes

Este caminhão INTERNATIONAL NV deve ter a tua idade!

Anderson Lopes
Anderson Lopes
14 anos atrás

Flávio, experimentou passar pela orla da praia? Moro em Santos, e sei que, a pelo menos 10 anos os prefeitos daqui só se preocupam com a fachada da cidade, mas o Cais é uma zona, os hospítais um lixo.

Uma coisa que a última gestão (não votei nela, diga-se) melhorou e muito foi a educação, sem fazer injustiça, mas só. A saúde é um lixo, aliás, não só aqui, mas na região toda.

Quando você disse que Santos teria potencial para ser uma cidade das mais lindas do mundo, é verdade, mas não rola e não rolará nunca, já que há forças contrárias a isso. Não se pode acabar com o sossego dos velhinhos.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

No Rio ainda tem a perimetral que torna o local mai deprimente ainda. nao vejo como revitalizar o porto com aquela perimetral.

eu
eu
14 anos atrás

cara Santos fede….
ta hora de dar uma guaribada naquele porto ali

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
14 anos atrás

Que belíssimo cavalo International, hein? Incrível vê-lo no batente! Que Deus o conserve assim por muitos anos…

Aposto que compensou tudo de feio que você viu pelo caminho.

Antonio Valdoski
Antonio Valdoski
Reply to  Jason Vôngoli
14 anos atrás

De acordo!

Regi Nat Rock
Regi Nat Rock
14 anos atrás

Moro em Santos por opção, mantenho a casa de Sampa funcional, por conveniencia familiar e profissional.
Criticar é muito facil. Apontar o dedo para o responsável é bem mais dificil já que ele mora em Brasilia junto com os asseclas que o instruiram muito bem para não saber de nada, salvo metáforas futebolisticas que resolvem todos os problemas do mundo…
O fato é que o porto está bem equipado com modernas estruturas mecanicas.
O entorno , um horror absoluto.
Remendos (qdo os há) por todos os lados.
Armazéns novos que, chamar de feios é ofender o que é feio mas absolutamente funcionais para a necessidade do operador.
Quem se ocupa com a beleza? paga aluguel pelo espaço e olhe lá se não for um dos (muito) apaniguados com contratos vantajosos.
Os antigos, charmosos, em petição de miséria.
Para realizar qualquer miseravel mudança, a buRROcracia é de tal sorte absurda e obtusa, que fica mais fácil deixar cair tudo de podre mesmo, como a maioria desses cavalos aparentemente abandonados. A maioria absoluta está podre por transportar adubo quimico.
Está assim, aparentemente abandonado pelo descaso dos manda chuvas, desde que passou a ser terra federal.
Quem já viu descarregar e carregar um navio com mais de 1.000 conteiners no total, nem imagina a rapidez . Tem umas engenhocas com uns 10 andares de altura super modernas.
Só não é mais rápido por conta da obrigatoriedade de se utilizar um monte de operarios para uma operação que envolve no máximo 5 (cinco !!!) pessoas em qualquer porto decente. E conteiner não necessita armazem mas sim apenas área livre e plana com facilidades para as carretas encostarem.
A perda de tempo se multiplica e obviamente as taxas cobradas, são absurdas, e gera um efeito domino, .que não estimula ninguém com PODER E VONTADE, a fazer alguma coisa pra melhorar. Ali, meu caro, o Feudo existe e é defendido a ferro e fogo.
Na área de embarque dos cruzeiros, melhorou muito, mas ainda está uma merda daquelas e o pouco feito, foi por pressão das agencias marítimas já que geram uma enormidade de impostos que vão pra vala comum.

Ixi… isso vai longe, mas discordo completamente do seu comentário de quem viu e julga sem saber.
20 anos andando pela Europa e vc quer crer que aqui é primeiro mundo? Nem a av. Paulista, amigão. Até ela foi destroçada.

Teremos sorte se o Yuri e o Pedro puderem ver algo nesse sentido. Eu não tenho esperança.

Melhor rir com as aventuras desse doido de pedra do Ceregatti. E olhe que ele foi bem comedido, pois ao vivo é absolutamente proibido pra menores de 21 anos… região esta que, aliás, está se desmilinquindo já que é dificil uma tripulação com mais de 20 marinheiros que tem pouquissimo tempo disponivel pra “umazinha” que seja. Navio parado dá uma despesa brutal.

Diego
Diego
14 anos atrás

Flaaa Flávio … Dá dó mesmo ver aquele trecho de Santos naquele estado …

Mas gostei mais do comentário da balsa … Como é legal atravessar por ela … Sou do Guarujá e curto muito …

Abração

Dú
14 anos atrás

É FG, e o Pré-Picanha tá debaixo do nariz da máfia que sempre controlou a bagaça. Uma pena. Precisa ver ao lado direito da Vila Socó, o que tem de maquinário jogado fora……
Lembra da Vila Socó?

Nico Contreras
Nico Contreras
14 anos atrás

Odeio essa travessia de balsas que faço diariamente para trabalhar no Guarujá.
Existe a lei de modernização dos Portos 8.630/93 que precisa ser colocada em prática em todos os sentidos.

sergio
sergio
14 anos atrás

O Ceasa de S.Paulo,tbem virou federal,Tá um Eca gigante,teve um ano que um irmão do lula andou apitando lá é o que falam,por que será que não continuou?

marcio felomeno
marcio felomeno
14 anos atrás

Flávio, os puteiros são bons ?

sérgio barros
sérgio barros
14 anos atrás

Quando mudei definitivamente para São Paulo, descia nos finais de semana e cortava caminho pelo cais até chegar no meu apto no canal 6, fugindo do trânsito.
Até 2006 dava para passar lá, sem problemas.
Mas….. após um tempo, desci mês passado e repeti o trajeto, e tive o mesmo desgosto seu, Flávio, muito deprimente, fiquei até com vergonha de ter levado o comboio dos parentes por ali…… mas nem tudo está perdido.
De tudo que você citou, faltou o pior de tudo: o local que definiram para ser o terminal de passageiros é uma aberração e provocação descabida, pois no leito há duas pedras de tamanho bem considerável, a ponto da atracação só ser possível em maré alta, e nem todos os transatlânticos tem o calado apropriado….
Em muito temos que avançar na profissionalização do turismo, administração pública e respeito ao contribuinte.

De tudo isso, a única coisa boa foi o texto do Ceregatti….e Comendador, até um tempo atrás, de vez em quando ainda soprava uns ares para mostrar, mesmo que timidamente, como eram os tempos boêmios naquela parte da cidade, com a chegada de lotes de polacas e sulistas maravilhosas, que acabavam ficando pouco tempo pois logo eram descobertas por agentes de “modelos-atrizes” que tanto pipocam aqui e ali na mídia e programas e publicações de qualidade duvidosa…. e claro, fechar a noite no bar do toninho…

Lucas Ribeiro
Lucas Ribeiro
14 anos atrás

É, sou morador aqui da Baixada Santista, e realmente o Porto de Santos tem sido mais motivo de vergonha do que de orgulho nesses últimos anos. Acidentes, tragédias, greves e falta de planejamento transformam o que deveria ser o ponto forte de nossa região em uma grande fonte de problemas. Falam tanto sobre a revitalização do Porto, mas é só uma das promessas que nunca saem do papel, como a prometida dragagem do estuário, que enquanto não é feita, atrasa cada vez mais o comércio. E grande parte da população acaba sendo influenciada com toda a propaganda positiva da cidade feita pela mídia da região, principalmente nesta época de alta temporada, sem mostrar os pontos fracos deste cais, que deveria ser a nossa porta de entrada para o mundo. Só a praia não resolve.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
14 anos atrás

Infelizmente o porto de Santos foi abandonado, uma vez que o calçamento da área portuária era área municipal, e os armazéns pagavam IPTU. Com a União tomando conta, a área tornou-se totalmente federal, e, claro, voltamos à época da monarquia, onde essa região é mera colônia a ser explorada. E quanto à manutenção do cais ? Onde o município dava urgência à conservação das vias, a União necessita de estudos e projetos, para serem submetidos à comissão mista de planos, orçamentos públicos e fiscalização do Governo Federal. Tudo correto e transparente. Mas não é funcional. Tal errou a “patria-mãe” de Gomov, a burocracia emperra tudo, ao ponto de a manutenção não existir, de fato.
Ah ! Quanto à cidade de Santos, basta cortar o capim do jardim beira-mar e asfaltar a avenida da praia que será considerado “o melhor prefeito de todos os tempos”.
O resto da cidade que se dane, isso é intriga de “Paulista” (paulista mesmo, e não paulistano) – segundo entendimento local.
Por ser uma pessoa que ama esta cidade, sou criticado quando aponto os desmandos que existem. Mas é mais fácil tampar o sol com a peneira.

Regi Nat Rock
Regi Nat Rock
Reply to  Pablo Vargas
14 anos atrás

Ainda bem que tem quem cuida do Jardim meu caro, pois seria o caos absoluto. Dá é raiva na segunda feira o ver o “estrago’ deixado pelos civilizados visitantes de fim de semana; vivo falando disso por aqui.
Sou critico também de alguns erros (assim os entendo), mas reconheço muitos acertos da administração municipal, notadamente da área de educação e saúde. Devagar as coisas começam a ter um norte visível. Espero que continue assim. O grande problema é a segurança tanto aqui na orla, quanto lá no fundão e nos morros.
Não é fácil acabar com privilégios de muitos anos.

Luigi
Luigi
14 anos atrás

Concordo com o que você disse sobre o porto de Santos, mas o porto é uma parte apénas da cidade que de resto é bonita e bem cuidada. Por favor não decrete inundação total pois EU moro lá. Parabens pela matéria no Limite sobre o Ford XR3, tive um ’86 vermelho como o da materia. Saudade.

José
José
14 anos atrás

INTERNATIONAL NV made in Santo André, fabricavam tratores, esteiras e outros implementos agrícolas, hj só sobraram os alambrados da antiga fábrica…..agora é uma droga de um Carrefour.

Tramontini
Tramontini
14 anos atrás

Ninguém comentou sobre o belo Internacional azul que está em destaque na foto, lembro deles quando chegavam praticamente zero km em nossa Retífica para substituir os beberrões V8 a gas. por motores mercedes-bens.
valeu Flávio!

Tevez
Tevez
14 anos atrás

Concordo totalmente, estive lá quinta feira para subir a bordo de um navio e fazer umas fotos e videos, é deprimente como as coisas estão por lá, e ainda bem que tu foi de balsa porque a fila pra chegar ao porto de embarque demora horas por causa de um viaduto novo em obras, que é mais feio ainda….

Fernandofn
Fernandofn
14 anos atrás

O texto do FG se encaixa perfeitamente para o porto do Rio. Aliás, a maioria das zonas portuarias do Brasil. Parece Cuba, se pegar uma foto de 50 anos atrás é a mesma coisa, mas contando o desgaste do tempo.

Andre Decourt
14 anos atrás

FG conheça o Caju no Rio, vc vai ver que a região portuária de Santos é Mônaco…… Rio de Janeiro governado por populistas há décadas, a cidade que derrete !

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
14 anos atrás

Putz – grila…

Acho que foi o Ceregatti quem acabou com a “zona” portuária !

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás

Se vangloria tanto do crescimento das importações . e que o PIB e o PLUNKT PLACKT ZUMM tá crescendo , etc,etc,etc . Justamente por uma das principais portas de saída , está essa verdadeira “zona” ? Eu fico com o International aí !!!

André Grigorevski
14 anos atrás

Triste, mas a zona portuária do Rio não é muito diferente disso. Carcaças de Scania, vagões que parecem que nunca mais vão ser úteis, prédios caindo aos pedaços, terminal de embarque e desembarque de passageiros a desejar…

Talvez a revitalização das zonas portuárias não produza votos.

Jayme
Jayme
14 anos atrás

A balsa é uma espécie de máquina do tempo…… e eu curto muito aquele monte de barcos pesqueiros.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Domani tem LIMITE na ESPN, as 22:07h, com toda a fleugma!
Ih! E tem Indy Gomov de Gordini! Chorareeeiii largado!

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Putz, que M! Estes aí nem pra canabalizar, só fundição mesmo! Não conheço a baixada, mas cenas como essas em cidades turisticas, é muito depreciativo!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Ahhhh… os puteiros de Santos…
A velha Av. General Câmara, a partir de 1972 no frescor dos meus 15 anos…
Só quem foi lá nessa época ou antes pode dizer o que significa a “alegria da garotada”.
Bom situar:
Em 1972 entrei no SENAI, e na época era “virjão” (com jota, acho).
Moleque de tudo, cabelo cortado estilo “americano militar” devido aos anos de chumbo, grandão e narigudão, parecia que tinha mais idade e que servia de fato no Tiro de Guerra. O Zelão, irmão de meu cunhado, esse sim estava servindo o exército. E tinha dois uniformes, verdes com quepe e o resto. Adivinharam como entrei naquele mundo?
Tudo de ilegal, da idade ao uniforme, do local ao que faríamos ali…
O Zelão contou-me do maior playground do mundo: A zona portuária de Santos, e a zona de prostituição que tinha lá, na tal General Câmara e adjacencias.
Armado da maior cara-de-pau aos 15 anos, louco de vontade de “dar a primeira de verdade” e acompanhado por um vara-pau que de fato era “de maior”, lá fomos nós de São Bernardo para Santos, um recruta de verdade e um moleque disfarçado de gente grande.
Menti para a minha mãe, dizendo que ia num baile da Mercedes Benz das 10 às 4…
Pegamos o onibus Cap-Norte na frente da antiga biblioteca e descemos a serra…
Daí, à pé da rodoviária atá o início da tal rua…
Entrei no céu!
Prédios antigos, fachadas da época áurea do café, e um puteiro ao lado do outro, por centenas de metros dos dois lados da rua, coisa de louco, nunca tinha imaginado algo assim…
Uma salada de línguas que desconhecia, marinheiros mercantes de todos os lugares do mundo, mulheres aos borbotões, tudo junto ali, em cores e ao vivo…
Entramos em várias, e o molecão ficava apaixonado por cada vagaba gorda que via… Não lembr, mas acho que depois de dez minutos de via sacra o sacoo já devia estar doendo, tamanha pau-durencia que sentia.
Num dos lugares, uma dona me pegou “por detrás”. Cigarro na boca, cheiro de álcool, música brega no meio de um ambiente à meia luz, disse que “fazia de tudo”.
Enlouqueci no ato!
Fomos “lá pra dentro”, na verdade um quarto grande de uma casa antiga, com várias baias que nem iam até o teto, divisórias de eucatex com uma cama suja e uma lata de lixo cheinha de papel higienico usado.
Perguntem se liguei pro cenário…
A madame soltou o vestido, e pela primeira vez vi uma mulher nua de verdade na minha frente.
Leitor voraz dos catecismos (quem é mais novo nem imagina o que é isso) desenhados pelo Carlos Zéfiro, pensei que sabia tudo. Obviamente não sabia nada, que não fez diferença, pois a madame tinha uma vasta experiencia.
No ato perguntou se eu era virgem. Confessei que sim.
Então o tal “faz tudo” foi confirmado. Nunca vou esquecer a primeira chupeta (não a de bebê, essa esqueci) da vida… Pois foi contar um, dois, tres e fim…
Mas excitado cpomo nunca, o tal não voltava para a posição de repouso. Aí sim, meio borrachudo, meio no jeito, realizei todos os meus sonhos solitários.

Amo Santos, adoro aquela cidade, pois passei as melhores férias – foram muitas e muitas – da minha vida lá, na praia do Embaré. E muito jovem me tornei fregues daquelas senhoras trabalhadoras.
Levei dezenas de amigos, ia quase todo o fim de semana, a ponto de estabelecer relações com algumas digamos… Pouco mais profundas. Os melhores anos da minha vida, momentos inconfessáveis e muitos outros hilários, absurdos, surreais vivi naquela zona portuária.
Sou de uma geração feliz, localizada entre o Tetrex e o início da Aids. Sexo pra mim jamais foi pecado, e nem sei como meu pinto não caiu…
Muitos e muitos anos depois passei ali ond FG esteve. Nada restou. Nem a boate Fugitivo, onde as meninas do Chacrinha faziam um extra em suas horas vagas. Nenhuma casa sobrou, o encanto se desfez, a música silenciou, os navios ficam muito menos tempo.
De todo o entorno, sobrou a casa do Café e uma ou outra construção, agora decrépita e sem vida.
Uma pena.
Até nisso os europeus são melhores do que nós.
Já estiveram no distrito de Saint Pauli, lá em Hamburgo?
Um dia a gente conta como sacanagem “da boa” tem em tudo que é canto do mundo.
Que saudade do tempo que, ainda antes de completar a maioridade, vivia como se fosse um gigolô. Adorando e adorado por um monte delas, aprendendo tudo o que interessava com as mulheres mais carinhosas e carentes do mundo…

Edison Guerra
Edison Guerra
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Putz,Cerega… vá escrever bem assim lá na….ZONA.Quando eu crescer,quero saber descrever com tantos pormenores assim.
Viajei no tempo agora,revivendo situações parecidas,só que aqui no planalto.
Abraço.

Renato
Renato
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

“Sou de uma geração feliz, localizada entre o Tetrex e o início da Aids.”

Acrescento:
E agora que estou ficando velho temos o VIAGRA. Vou me… a vida toda!!!!

Eric
Eric
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Cacete Cerega…eu me vi do seu lado na zona que pariu…hauahahahauah…sensacional.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Assino embaixo do Edison. Blog com ótimos textos, tanto do FG como dos leitores. Parabéns, Claudio.

Não conheci os puteiros de Santos, na verdade nem me lembro se já fui ao Porto. Mas as balsas, ah, as balsas! Também tenho um estranho fascínio por elas. O ponto alto das férias que passava em Ilhabela sempre foram os momentos da balsa. Falo de um tempo em que ninguém ia pra lá, além dos borrachudos. Era a época em que ainda tinha aeroporto, lembro até que das buscas pelo avião do Pacce. Mas isso é outra histtória, porque as balsas, ah, as balsas… (bom, pelo menos não sou o único maluco que se diverte com tão pouco, hehehe!)

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Sensacional!!

Roberto Martinez
Roberto Martinez
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Ceréga,
Sou alguns anos mais novo que você, mas nos meus 15/16 (época da ETI) eu andava com meus primos e amigos mais velhos e íamos ao porto em esquema parecido (não de farda). Os caras já tinham carro aos 18, descíamos a serra meio “de lado”, meu pai tinha um Apê no Gonzaga e pronto , estava feita a merd…
Lembrei do Fugitivo e do Love Story…
Deu saudades das férias de Santos…
Legal foi você lembrar do Ônibus Cap Norte, que eu nem lembrava mais, mas eu andei de Cap Norte nas vias urbanas. Para Santos , da Jurubatuba, ía de Santa Rosa
Abraço

vitão
vitão
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Pelo jeito o CErega ganhou cartão de milhagem do Fugitive ( ou será que era Fugitivo? ) ! E não era só chacrete que passava por lá, tinha muita miss de concurso de beleza também . E secretárias de empresas de SP e ABC que iam fazer bico ( no sentido figurado, por favor, não me entendam mal) . Ouvi uma história de um diretor da Mercedes que encontrou uma por lá, também da MBB, e casou com ela ! tempos bons e inocentes…….

vitão
vitão
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

e como disse o Cerega também, nada que um Tetrex ( não, não é trator, Terex, é antibiótico) não resolvesse !

Marcelo
Marcelo
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Cara parabens pelo texto, quem nao tem historias assim nao viveu, la pelos lados de campinas tambem existe uma regiao ali bem farta no quesito chupisco, mais precisamente jardim itatinga, oh lugarzinho bao este. Cidades portuarias sempre terao este tom acinzentado e o cheiro de bacalhau que ninguem descobriu se vem dos grandes pesqueiros ancorados ali ou das gurias que fazem o chamado bico extra, kkkkkkkkkkkkkkkkkk muita grana ja deixei em zona tb e nao arrependo me de nada mas que era uma epoca muito boa ahhhhhhhhhhhhhhh isso era.

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

PARABENS, REALMENTE ESSA SUA HISTORIA FEZ ME LEMBRAR DA MINHA JUVENTUDE. ISSO SIM ERA VIDA. UM ABRAÇO.

Plow King
Plow King
14 anos atrás

o melhor de santos sao os edificios ali no gonzaga que estao iguais ou piores que a torre de pisa. um show de tanto que estao bem do tipo balanca, mas um dia cai.

a cracolandia em sp se arruma antes do porto de santos. uma pena. entra politico, sai politico e tudo piora…..