MENU

Sunday, 15 de November de 2009 - 16:57Museus & coleções

FENEMÊ

fenemesSÃO PAULO (haja espaço) – Colecionar carros já é uma insanidade. Caminhões e ônibus, então… Vejam este álbum de fotos enviado pelo Fernando Pinto, com muitas imagens de caminhões restaurados como esses FNMs do retrato que escolhi a esmo e que certamente pertencem a um colecionador. FNM que era a Fábrica Nacional de Motores de Xerém, Duque de Caxias. E que se dizia assim mesmo: Fenemê. O álbum ainda tem miniaturas maravilhosas e fotos de alguns Scania, Mercedes e Fiat. Se alguém souber onde estão esses caminhões, me avise que vou lá fazer matéria para a TV.

74 comentários

  1. Luiz Carlos Gonçalves says:

    Bom dia, Por gentileza, quero saber se o museu pode ser visitado. Sou de Minas
    Gerais e tenho grande vontade de conhecer a história do Caminhão FNM. Desde já agradeço.

  2. dejair ferreira says:

    transportadora covre- em limeira – sp. Sr. Joao-

  3. Profº Toninho says:

    Em Cuiabá-MT, em frente ao depósito da Coca Cola tem um caninhão antigo, me parece que é um Ford F5, Trucado á venda.

  4. mauro alves says:

    que lindos eu me chamo mauro alves e tambem tenho um modelo do alfa180 amarelo lindo quero um contacto com voce para nos trocarmos algumas experiencias meu numero e (038)91827776 eu tenho uma foto no site amigos do alfa pagina 4

  5. Cláudio Oliveira says:

    Sr. Osvaldo,

    Parabéns peças relíquas que tens! Estes Caminhões são são minha paixão desde criança! Entre em contato para trocarmos uma idéia ( [email protected] ). Sou colecionador de miniatuas de caminhões e pretendo desenvolver e pordizir minaturas em escala dos Caminhões FNM, copiando fielmente o máximo de detalhes. Trabalho com controle de qualidade há muitos anos e conheço tecnologias que posso escanear as formas do caminhão e trabalhar com escalas de redução. pretendo desenvover uma miniaturas com qualidade digna das Marcas internacionais tais como Herpa, Brekina……

    Aguardo seu contado!

  6. Vicente França says:

    O maior acervo desres caminhões que se tem noticia, é no estado de RR Boa Vista, morei lá e vi uma coleção de pelo menos 20 destes todos em perfeito estado de convervação.

  7. BRUNO CASTRO says:

    De fato, Miklos Stamer é sem dúvida a maior autoridade no assunto FNM, Salvo engano, esses caminhões fazem parte do acervo da Covre Transportes na cidade de Limeira.

  8. J. Rogerio says:

    Meu pai (ZEZINHO) trabalho 24 anos na FNM.
    Tempo Bom!!!

  9. cristiano says:

    meu amigo em barbacena mg existe uma jóia rara dessas,de garagem.Pra se ter uma ideia o proprietario não usa nem carroçeria uai.

  10. El Rodrigon says:

    Aqui tem o contato com os proprietários dos Fenemês (acho):

    http://alfafnm.wordpress.com/old_historia/

  11. Osvaldo says:

    Flávio, gostaria de enviar novas fotos dos FNM restaurados. Como posso proceder?.

    Forte abraço

  12. Jairo says:

    parabems para voces que tiveram a ideia de mostrar esas maravilhas do tempo pasado eu so um adimirador por esas reliquia falo de coraçaõ por que tambem ja fui um arfeiro ja trabalhei com o primeiro d11000 dep 180 eo fiataõ pesso se nao for posivel mandar uma foto desse alfa vermelho no mais o brigado abraço desse arfeiro apozentado

  13. jordan says:

    esses fenemes sao do meu grande amigo osvaldo T Strada… ele reside em pilar do sul

  14. alfa D-11 says:

    esses caminhoes pertencem a osvaldo tadeu strada de Pilar do Sul

  15. ALEXANDRE PEGORIN says:

    Os caminhoes se encontram na cidade de Pilar do Sul – SP, proximo a Sorocaba, os FNM´s são do Sr. Osvaldo, cara gente boa como todo dono de caminhoes antigos.
    A Transportadora Covre também possui alguns na sua coleção.
    Deus abençoe.

  16. Marcello Forte Marques says:

    Prezados, a maioria dos caminhões da foto está no Estado do Paraná. Para quem quizer encher os olhos com muitas fotos destes caminhões restaurados e também muitas fotos de época, não pode deixar de acessar o site http://alfafnm.wordpress.com.

  17. marcelo moreno says:

    tive um amigo ja falecido que dizia “tem que fazer faculdade pra operar o apareio (aparelho)” o cara era cobra no FENEME ! que Deus o tenha Lidú

  18. marcelo moreno says:

    esses sim eram caminhoes de verdade ,apesar de nenhuma tecnologia ,eram esses que desbravaram a transamzonica e sertoes nordestinos,parabens a todos os motoristas e mecanicos que fizeram seu trabalho com esses airfa romeu é assim mesmo airfa ,os caminhoes de hoje apesar de tanta tecnologia e conforto nao duram por tanto tempo no trabalho pesado abço a todos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *