MENU

terça-feira, 17 de novembro de 2009 - 21:37Automobilismo brasileiro, DKW & cia.

FOTO DO DIA

175

SÃO PAULO (e o que tem de gente!) – Mais uma de Piracicaba, enviada pelos meus amigos vemagueiros. Não sei precisar o ano, e também não sei quem andava com o #15. Mas olha a curva!

21 comentários

  1. Walter Hahn Junior disse:

    Caro Flavio e amigos do blog .

    A foto é do amigo Jaime Rosenthal sim , tambem um esportista e entusiasta da nossa època em Piracicaba.
    Costumo dizer que o que fizemos nas provas de Pira não veremos nunca mais , o risco era enorme , segurança precária e todos disputando em ruas estreitas , desigualdede de carros e motores ..

    Num encontro de ex pilotos recentemente , para o lançamento do livro do Bird , o Reginaldo Leme me disse e isso me deu muito orgulho , “Walter voces foram a geração que começou tudo e me inspiraram a fazer o que faço na vida ” … é a pura verdade .

    Abraços a todos

  2. Jayme Rosenthal disse:

    Gostaria de agradecer a foto e os comentários a meu respeito. Participei de 1962 a 1967, em todas as provas em Piracicaba, conseguindo 1º lugar na categoria e 3º lugar na geral. Tive a honra de correr com Marinho, Bird Clemente, Piero Gancia, Chico Lameirão, Emerson e Wilson Fitipaldi, Afonso Giafone, Valter Hahn, Ubaldo Cesar Lolli, e o grande Jose Carlos Pace (Moco)

  3. kainan kunzler mews disse:

    oi flavio.
    olhei essa foto e lembrei que tenho umas de competiçoes dos anos 60 no computador.
    gostaria de te mandar por email mas nao tenho
    mas caso quiser me mande um email
    [email protected]
    um abraço

  4. Ararê disse:

    O Monis tá certo, é o Jayme Rosenthal (DKW nº 15) 3º colocado no Grupo II.
    O vencedor desse grupo foi o Walter Hahn Jr. (Simca nº 88)que travou um belo “pega” com Max Weiser (DKW nº 74) nas primeiras 9 voltas de um total de 25 da prova, mas o Max, em uma disputa com o Luiz C. Fagundes (Simca nº 86), se estranharam e o Max levou a pior ao bater a roda na guia e abandonando alguns metros depois sem a roda.
    Ano, acho que 1965…

  5. Ernesto disse:

    Boa tarde, pode ser o Expedito Marazzi?

  6. Monis disse:

    O local é no retorno da Av. Armando Salles para a Av. dos Operários e não são pedras demarcando a pista e sim fardos de bagaço de cana que também eram utilizados para amortecer as pancadas nas saidas de curvas.

  7. Monis disse:

    Com 99% de probalilidade de acerto, o piloto era o piracicabano Jaime Rosenthal, em uma prova de estreantes e novatos.

  8. Ehh disse:

    Se a F1 usasse o mesmo tipo de “cones”, ninguém iria mais cortar pista…..

  9. Augusto Sanchez disse:

    Pô, nenhum piracicabano se manifesta? Então vou eu falar besteira mesmo….

    O DKW era ímpar: o centro de rolagem da suspensão dianteira fica abaixo do solo: vejam como ele se inclina de um jeito na frente, rolando sobre um ponto imaginário bem abaixo do solo, enquanto a traseira rola sobre um ponto próximo ao centro do eixo traseiro, deixando o carro totalmente desequilibrado em curvas, chega quase a levantar uma roda do chão.

    Por isto é que é um carrinho gostoso de dirigir apimentadamente….., e precisava de muita “bunda” pra conseguir andar bem com uma tralha destas…mantendo as quatro rodas com pneus finos no chão….em geral alguém “jantava” uma guia, invadindo um ou outro galinheiro da vizinhança…

  10. Flavio Bragatto disse:

    Curva “à La” Gran Turismo mesmo. Mas… existia capacete naquela época??? (Nem vou perguntar sobre macacão ou cinto de segurança)

  11. Fernando Carvalho disse:

    …..E olha as pedras servindo de guard-rail….
    Quanto ao público, tenha mais gente do que hoje assistindo a GT3 …..

  12. Hummm, esse lugar aí tá difícil de identificar.

  13. Adilson disse:

    aqui na lista das corridas não aparece o dkw 15, mistério..rsrsr
    http://www.speedonline.com.br/montatela.php?t=news&sql_query=16943

  14. marcio felomeno disse:

    Era pilotado por Antonio Garcia.

  15. Adilson disse:

    Ola Flavio, achei que era o Maks Weiser, mas o Maks usava o DKW-74.
    Maks foi homenageado no mes de outubro pela sua contribuição no automobilismo de Piracicaba na decada de 60.
    http://www.rodolfopousa.com.br/2009/10/15/weiser-e-homenageado-no-aniversario-da-auto-union-dkw-club/

    abraços.

  16. GERALDO CASSELLI JÚNIOR disse:

    E tu notaste os “pedregulhos” demarcando a pista ? Viajou um pouco nas idéias…….

  17. Luca Bastos disse:

    Chutando…
    Roberto Dal Pont?
    Ou
    Max Weiser?

  18. Leonardo Telles disse:

    Av Armando Salles, retornando sentindo Rio Piracicaba!! Alguem tem o email do Flavio, ou sabe como falar com ele?? Sou de Piracicaba e queria muito essas fotos!!!

  19. Vaaalney disse:

    Se fosse em alta resolução, dava um belo de um wallpaper

  20. Romeu disse:

    Pode ser uma prova de Estreantes e Novatos, que faziam a preliminar das corridas principais.
    Legal é ver a diversidade do piso asfalto, paralelepípedos, guias, postes, trilhos de bondes, nos circuitos de rua.
    Fora os blocos de feno que delimitavam o traçado e amenizavam as pancas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *