FOTO DO DIA
SÃO PAULO (era assim) – Aproveitando o ensejo do Desafio das Estrelas, deem uma olhada em como era o kart no Brasil nos anos… 50? 60? Quem mandou a foto foi o Luiz Varanda.
SÃO PAULO (era assim) – Aproveitando o ensejo do Desafio das Estrelas, deem uma olhada em como era o kart no Brasil nos anos… 50? 60? Quem mandou a foto foi o Luiz Varanda.
Prezado Flavio, agora viajei no passado. Quando era adolescente (anos 60) eu tinha um kart desses. Tenho a foto. Abraços! Marcos Valente Junior
Conheci Luiz Varanda em Prado na Bahia exatamente a 5 dias .Adorei a foto que ilustra bem como o esporte era naquela época.
Com certeza é uma foto legítima dado ao fato de que ele proprio foi um grande piloto de Kart.(claro que bem depois dessa foto).
isso é carrinho de rolimã, nem motor isso tem. kkkkk
o apelido era BRUXA o motor tracionava so uma roda assim como o freio, o outra roda era livre. andei muito com ela aqui em curitiba na frente do jockey clube.em 1959 /60 o motor ja era fabricado pelo Mario.
É impressão minha, ou os pneus são daqueles usados em carrinhos de mão? Muito bacana!!
Fazíamos uma corrida dessas quando estudei na ETE em São Bernardo, nos anos 92, 93, 94… por aí……..fazíamos carrinhos na oficina da escola, era muuuito lôko, saudades, tenhp ena dessa mulekada de hj!!!
Como é que freiava esse troço? Com sola de sapato?
Parece carrinho de rolimã….
Show de bola, eu que tenho 14 anos gosto de coisas antigas, esses kart são muito legais, pena que nunca vi um na vida.
Gostei também foi da Deka lá no fundo da foto.
que demais!!!!
Ouvi dizer que virariam na casa de 2:17 no circuito de interlagos.
Claudio Daniel Rodrigues foi um dos apaixonados pelo automobilismo menos valorizados do Brasil; graças ao seu pioneirismo e dedicação, tivemos três campeões mundiais e 101 vitórias na F1. Em termos mundiais, não é pouco.
Julio Cesar Gaudioso
Nossa mãe! To véio mesmo! Cheguei a andar com chassis bem parecidos com estes, e com pneus iguais! Alguns usavam até mesmo os de borracha maciça! Fazer curva com eles era sensacional! Saudades, pô…
E os primeiros motores eram de cortador de grama !!! Que maravilha, quanta diversão !!
A foto deve ter sido tirada no Jardim Marajoara ( Av. Interlagos x Washington Luis ) no início da decada de 60 quando o bairro era só um loteamento com asfalto e com esses ” karts ” e nesse local é que iniciaram-se as carreiras de Wilson e Emerson Fittipaldi, Moco, Maneco Combacau, etc, etc, etc… Como disse alguém – antes – eram meia dúzia de tubos, um pneuzinho fino, um capacete vagabundo, calça de tergal e o sapato do dia a dia e pronto…criavam-se os futuros pilotos !
uma das coisa bem interessante e o volante e o seu ponto de apoio muito interessante
O de trás era o avô do Rubinho?
Luiz Varanda era o nome de um piloto dos bons da Bahia, que corria desde a época em que as provas eram em pista de rua (no Jardim dos Namorados, em Salvador). Será que é o mesmo cara?
Olha a posição da perna do cara, devia ficar com altas caimbras…
são os famosos go-karts.
e a Rois Kart/Claudio Daniel Rodrigues anunciava na Mecânica Popular já no início dos anos 60, entre reportagens que falavam de DKWs subindo ladeiras velozmente com seus 40 HP, e anúncios de lubrificantes que podiam ser trocados apenas com 1500 km de uso…
Legal, mesmo é que os pilotos, corriam de sapatos….e o de trás estava de jaqueta de couro…..lindo.
qual a dificuldade que os atuais dirigentes do automobilismo tem pra poder fazer uma coisa tao simples como essa?
quando digo simples, é isso:
6 ou 8 barras de ferro retorcidos, estanho, um motor de geladeira velha, quatro rodas de carrinho de mão, um capacete de penico, raça, coragem, e muita diversão.
por menos de 500 contos vc via muita gente gostando e curtindo uma coisa super gostosa que é o automobilismo em uma forma geral…
hoje pra andar 1 hora em um kart indoor vagabundo é 90 contos, pra correr de kart de verdade em uma pista de verdade é seus R$ 1000 ou R$ 2000 reais
dai vão dizer, mas a tecnologia avançou, a segurança custa dinheiro tambem…mas porra, com tanta simplicidade, ninguem se machucava, todo mundo se divertia, e em alguns casos se descobriam talentos…
a tecnologia é boa? é, mas nao é necessaria quando ela nao contribuí pra evolução de nada…quando a categoria serve pra testar e separar pilotagem de diversão, nao pra testar equipamento…
por isso que brasileiro gosta de futebol, uma bola de capotão é R$ 8,00…e dá pra sonhar que vc é um Pelé, Ronaldinho, Romario…
desculpem o desabafo, mas me sinto tao distante de uma coisa que eu amo, que é tudo relacionado ao automobilismo, que é triste.
PS: há há, acertei 56 questões na prova no domingo. cortava em 30 questoes, ou seja, tô na segunda fase! \o/, muito obrigado pra quem me desejou boa sorte =)
Plagiando o saudoso Rogério Cardoso no comercial da Variant: “Cadê o Motor?”
Acho que o motor era a Força G.
Caraaaaca!!!
Esse era o tempo em que se amarrava cachorro com linguiça.
………..era um kartinho da ESTRELA sem motor…corrida de descida !!!
lembra demais um carrinho/velotrol que tive quando criança – um tipo que quase arrancava os dedos do pé
Isso é o que se chama de “carro aliviado”. Apenas os instrumentos necessários.
Complementando:
E na faixa, “Claudio Daniel Rodrigues, Rois Kart”.
Carimbo na foto do pioneiro do kartismo no Brasil, história ainda a ser contada em detalhes. Sabe-se de um pedaço aqui, outro ali.
Inteirinha, com começo, meio e fim ainda não.
Olhando esses brinquedinhos aí, das origens da brincadeira, qualquer kart indoor de hoje é uma tremenda máquina desafiadora…
Como tudo evolui, impressionante.