GIRA MONDO, GIRA

dubaiSÃO PAULO (quanto tempo…) – Lá.

Dubai quebrou. A ilha da fantasia, erguida nos últimos anos às custas do trabalho quase escravo de operários asiáticos (indianos, paquistaneses, cingaleses, bengalis e outros), está devendo 80 bilhões de verdinhas na praça. É o preço da especulação imobiliária, dos hotéis faraônicos, dos arranha-céus, das ilhas artificiais, da putaria promovida pelo petróleo, que lá nem é tão farto, e pela farra financeira internacional. Uma mentira árabe, entusiasticamente abraçada pelo Ocidente irresponsável.

Aí chegou o boleto, sabe como é? Vencimento dia tal. O xeique puxou o extrato e viu que não tinha dinheiro. Só não vai quebrar o mundo inteiro porque, felizmente, não é o mundo inteiro que acredita nessa farsa no meio do deserto. Azar de quem acreditou nessa farsa. Bem-feito.

Aqui.

A “Folha” publica hoje artigo do ex-guerrilheiro César Benjamin, o “Cesinha”, um dos ícones da luta armada. Citado em quase todos os livros sobre esse período, “Cesinha” era admirado e respeitado por, aos 17 anos, ser um guerrilheiro tão vigoroso, decidido e convicto em sua ideologia. Quase um herói. Eu diria que para mim, que li tudo que se publicou sobre o período, um herói de verdade.

Preso aos 17 anos, ficou cinco encarcerado. Depois, ajudou a fundar o PT, do qual saiu em 1995.

No artigo, Benjamin diz que em 1994, durante a campanha eleitoral, ouviu de Lula que quando ele, Lula, ficou preso, tentou estuprar um garoto que dividia cela com ele. Benjamin não se lembra dos nomes dos que estavam à mesa com ele e teriam ouvido essa conversa. Aqueles de quem se lembra negam que Lula tenha dito algo parecido.

A “Folha” deu uma página inteira a “Cesinha” para fazer a acusação, que é tão grave quanto frágil — há testemunhas que negam o fato e outras que não têm nome, endereço, cara. Lula se disse “triste” com o que leu e não pretende processar ninguém.

fhcDurante anos, a “Folha” e toda a grande mídia brasileira esconderam do país a existência de um filho fora do casamento de Fernando Henrique Cardoso. O menino foi fruto de um relacionamento do então ministro da Fazenda com a jornalista Miriam Dutra, que trabalhava para a TV Globo em Brasília. A moça foi “exilada” pela emissora na Europa, onde vive até hoje com o menino, um jovem de quase 18 anos. Primeiro Portugal, depois Espanha. Como FHC seria candidato à presidência pelo PSDB, o acordo com os barões da imprensa foi de abafar o caso, porque filhos fora do casamento não pegam bem no Brasil e podem decidir eleições. Recentemente, FHC declarou que pretende reconhecer a paternidade do filho.

Conheço Miriam, um doce de pessoa, e sempre soube da existência desse filho, mas nunca me preocupei em “revelar” nada. Se eu dissesse a algum eventual chefe que tinha “descoberto” o filho de FHC, iriam dar risada na minha cara. Todos sabiam. Além do mais, política não era minha área de atuação, e sim F-1. Foi no ambiente da F-1 que conheci Miriam e o menino, e não tenho nada a ver com a vida particular de ninguém. E mais ainda: acho que ter um filho fora do casamento não diz nada sobre a capacidade de alguém de ser presidente. Ocorre que a mídia não decidiu ocultar o caso por ética, ou respeito à vida pessoal dos envolvidos. Foi para não prejudicar a candidatura de FHC, mesmo. O tratamento dispensado não seria o mesmo se o filho fosse de Lula, ou de Brizola, ou de alguém não-alinhado às ideias neoliberais que tomaram conta do Brasil na metade da década de 90.

O que está em discussão aqui é justamente a maneira de lidar com dois fatos que guardam certa semelhança. FHC tinha um filho na Europa, era algo sabido e comprovado, e ninguém falou nada para não arranhar sua reputação. Agora, vem um cara dizer que Lula tentou estuprar um colega de cela, sem prova alguma, sem evidência nenhuma, e ganha uma página inteira no maior jornal do país.

Tenho muita saudade dos tempos em que trabalhei na “Folha”, e do jornal que fazíamos então. Jamais publicaríamos um artigo desses, com acusação tão grave, sem a menor comprovação. O jornalismo, tal qual aprendi a fazer na Barão de Limeira, não existe mais.

Subscribe
Notify of
guest

246 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego Dias
Diego Dias
13 anos atrás

Meu Deus!!!! Quanta ignorância… As pessoas discutindo uma coisa tão tola…

Quem estava lá, sabe e já disse que Lula falou um monte de besteira para zoar os americanos. Ficou sacaneando os caras com histórias estapafúrdias. Um dos caras ´que estavam lá disse que a zoação foi tanta, que só mesmo um ex-militante mal intencionado para escrever uma bobagem daquelas…

Acordem…

Claudia
Claudia
14 anos atrás

Agradeço à FSP por ter descido tanto. Finalmente cancelei minha assinatura (confesso, estes jornalões são uma droga que causa dependência) e aderi de vez à blogosfera. Um blog leva ao outro, e assim li o seu post. Gostei.

marcos garcia
marcos garcia
14 anos atrás

Ademais, o Lula é um cara especial, que de revolucionário tornou-se reformista. Até é possível que tenha ocorrido esse episódio dele preso, do garoto… Foi noutro tempo, outra realidade, ambiente totalmente adverso. Isso já passou. Hoje ele é outro e como todos pode ter cometido atos que não se faria mais. Quem não tem imperfeições em suas almas? Então atire a primeira pedra!

Guilherme
Guilherme
14 anos atrás

Eu li o teu artigo e nao concordo com o que vc escreveu, muitos aqui estao dizendo que tu nao comparou os dois casos, comparou sim qdo disse que eram de certa forma semelhantes. Todos os que estao rebatendo o caso do menino do MEP e estavam na conversa, nao negaram o fato, o tal do Tendler chamou o Benjamim de idiota, mas nao negou.

Comparar esse fato com o do FHC dizendo que sao semelhantes foi ruim demais Flavio, um se trata de vida particular de uma figura publica noutro foi relatado um crime q ninguem ainda desmentiu.

Mario H Sanctos
Mario H Sanctos
14 anos atrás

Caro Flavio,
Vou encerrar aqui a discussao com o rapaz que me ensinou que R/T eh road and track…..Nossa, que sabedoria!!
Se vc. nao me contasse eu morreria sem saber…..Que perda para a humanidade !!!! Quanto ao outro que teima em me chamar de rima facil , eh porque ele quer que eu faca a rima para ele. Soh que eu nao vou fazer…..Apenar digo que eu nao pego lixo atras do armario…….E,nao fale de mulheres, acho que vc. tambem nao domina o assunto nesse quesito …. E , tambem acho que R/T e Rubem Rodriguez Gonzalez sao a mesma pessoa …Sao muito parecidos na forma de escrever,

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Mario H Sanctos
14 anos atrás

Para encerrar o assunto, obrigado porque faltava um último parágrafo para a minha tese sobre o vácuo, obrigado por fornece-la. quanto ao R/T e eu sermos a mesma pessoa lamento lhe informar que não somos conforme nosso IP pode confirmar.
Quanto ao quesito mulher, realmente não entendo nada de mulheres, aqui aonde moro quem entende tudo de mulheres são dois rapazezinhos saltitantes de um salão de beleza, sabem tanto que até se vestem igual……. prá esses eu tenho que tirar o chápeu, sabem tudo de mulher!!!!!!!!! quanto tá o corte de cabelo e a limpeza de pele aí no seu salão, ô entendedor????????

R/T
R/T
14 anos atrás

Aqueles jornalistas de esgoto podem fazer militancia pra tucanalha, quase toda fundamentada em emntiras e distorções, eo FG, sendo dono do blog, não pode fazer porque é do “outro lado” ?

Sai fora, só faltava essa, querer ditar regrinha e ofender o proprietário do blog

Mario H Sanctos
Mario H Sanctos
14 anos atrás

Eu tambem gostaria que o Flavio não vetasse o meu comentário. O seu Rubem se acha mesmo , heim ???
Estou tão chateado…… Não vejo a hora de ver um trabalho seu publicado….Posso ser seu amigo ?? Que legal,heim??
Para voce, democracia é vc. falar “M” e o outro aceitar quietinho….Larga de ser autoritário e enfie a viola no saco, o autoridade máxima de idiotrônica…Leia direito e procure entender…É , eu sei que é difícil para vc…… O que vc. chama de ódio e etc… é simplesmente saco cheio de idiotas como vc. que defendem a qualquer custo políticos safados que estão literalmente cagando montes para vc….. Mais uma vez,se sua sumidade em engenharia naval (canoeiro) permitir: Mulher , Política , Futebol , Pilotos e etc….não se discute,cada um tem a sua preferencia. E, para terminar, o seu discursinho já saiu de moda faz tempo…..Já estamos no ano de 2009 ,quase 2010…Acorda

R/T
R/T
Reply to  Mario H Sanctos
14 anos atrás

Aprende a lingua Pátria, recicle seu mediocre intelecto, se é que o tens, depois volte aqui

Enquanto isso, fale com a sua própria mente, talvez ache alguem dentro dela que te entenda, perturbado

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Mario H Sanctos
14 anos atrás

Engraçado que o autoritário é vc e vc diz que são os outros, interessante… a propósito ô enganador… cadê suas credenciais sobre os assuntos que vc tanto domina e não quer porque não quer que o blog publique outras coisas? chiliquento em santa? velho e ultrapassado é esse papo vazio de querer colocar mulher em tudo quanto é papo com se mulher fosse objeto ou um troço qualquer , isso é discurso de enganador, qualquer um sabe……
Como já disse, a democracia me obriga a aturar tipos iguais a vc, é um preço alto. mas pago com prazer.
Agora dá licença que preciso ir remendar a minha canoa, enquanto isso continua ladrando e destilando ódio tá?

PS Não sei porque ao lêr o seu comentário me veio logo a mente o estereótipo daquele milico reformado do filme “Beleza Americana” tem tudo a ver, discurso, comportamento, autoritarismo e pelo visto o resto também…. não perca m o filme, é sensacional…… agora dá licença que vou fazer uma tese de doutorado sobre o vácuo, já arrumei material suficiente em seus comentários, viu rima fácil!

PS. Não censure esse também Flávio, é uma discussão em alto nível. pelo menos da minha parte, não tem um palavrãozinho sequer……

paulino
paulino
14 anos atrás

Caro Flavio,

Te acompanho tanto no blog quanto na ESPN a um bom tempo…. sempre te achei um caro sensato, mesmo não concordando sempre com você, inclusive sempre que leio um texto interessante seu eu mando por e-mail para meu estagiário, que apesar de sermos engenheiro, tento ensinar que mais importante que calcula, são as relações pessoais e capacidade de dissernir coisas relativas ao nosso mundo..
Gosto muito dos seus textos exatamente por isso, concordando ou não, eles levama a refletir sobre temas atuais e principalmente sobre a maneria como reagimos sobre questões polemicas….
Ao ver essas respostas desses loucos aqui no site, fico imaginando que vc poderia escrever uma tese sobre comportamento humano….

Abs e saudações de um cara que te adimira muito…

Mario H Sanctos
Mario H Sanctos
14 anos atrás

Eu gostaria de fazer uma pergunta a estes “tipos” metidos a intelectuias e teoricos partidarios: O que voçes estão fazendo num blog de automobilismo ???? Quantos títulos e em qual categoria vcs. competiram ?? E,principalmente a este indivíduo que tem o codinome , alcunha ou seja lá o que for de RT. Qual é a sua ??? È puxar o saco de qual FDP que engana Trouxas como vc (achei o T ) ?? Vc, como Retardado que é ( achei o R ) acha que pode escrever o que quer e alguem vai abaixar a cabeça para vc ?? Se enxerga ,o garotinho…,. Vá escrever suas asneiras e agredir a tudo e todos que não concordam com vc. em outro lugar !!! Vc. é aquele tipo de pentelho de box que só serve para atrapalhar (O famoso Rato de Box). Cai fora , vá procurar a sua turma e por favor ,isto é um blog de esportes a motor,que graças a Deus, só de vez em quando publica posts de cunho politico.
Aprenda , Ó imberbe , política , futebol , mulher e até pilotos de F1 não se discute. Cada um tem as suas preferencias .
Então , a menos que vc. tenha alguma ligação com o esporte a motor e entenda alguma coisinha , cai fora RT

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Mario H Sanctos
14 anos atrás

Mário , Mário……. seu nome dá uma rima tão popular que nem preciso completar a quadrinha…….
De onde vem tanto ódio neste coraçãozinho? eu também jogo no time do R/T e pediria que o Flávio não vetasse esse meu comentário pois posso te falar algumas coisas para aplacar esse seu ódio e essa truculência tão fora de moda, sei que era assim na ditadura, mas fazer o que , passouu, né?
Pelo ódio das suas palavras ou vc foi a vítima do estupro do Lula ou era lavador do corredor da prisão aonde ele estava, era aquele serviçal desqualificado que sonhava um dia ter uma chance de torturador, não sei se vc conseguiu mas o ranço com certeza ficou, isso salvo é claro que não sejas a vítima da sevícia…..

Ahhhhh, ia esquecendo, quem media o s comentários aqui é o Flávio Gomes e esse blog é dele, portanto quem deve achar o que é pertinente ou não ao conteúdo do mesmo é o proprio; não é nenhum saudoso da ditadura ou borra-botas que vai ditar normas aqui, e por acaso no que tange a parte tecnica do blog tenho curriculum para dar e vender, posso discutir horas a fio sobre mecanica, mecatronica, automação, e sistemas navais. Tenho conhecimento para dar consulta tecnica a qualquer site sobre mecanica ou automoveis. Também posso discutir sobre politica ou qualquer outro assunto, Sabe por que caro amigo de rima fácil?
Simples…………………
Graças a deus vivo numa democracia e tenho direito a livre expressão, o único lado ruim é que temos que conviver com seres ignobeis iguais a você, mas fazer o que , né? nem tudo e perfeito e a democracia também cobra o seu preço…….

Saudações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

R/T
R/T
Reply to  Mario H Sanctos
14 anos atrás

“mario”

Já esperava uma reação idiota, desrespeitosa e estupida de direitrlaha recalcado e ressentido, portanto quem ta no lugar errado é voce, cai fora, retardado é voce, quem vem vomitar besteira sem sequer tem conhecimento do que fala, e o “t” tambem se aplica a voce, seu tapado, troglodita, tranqueira

Ah, é tão burro e tem “tanto” conhecimento que não sabe que “R/T” é a sigla dos Dodges mais fortes, signifca “road and track”

Portanto, tira a pata do teclado e volta pro pasto comer capim antes que o peão venha te laçar a força

R/T
R/T
Reply to  Mario H Sanctos
14 anos atrás

Ah, e só fechando o assunto

“mario”

Eu estou entre a maioria, que está satisfeita, que tal qual o restante das Nações do mundo, que notaram que a Nação melhorou depois que o barbudo assumiu o comando

E voce, de que lado está ? No minimo deve estar entre aqueles 5 ou 6 % recalcados, que babam quando falam do governo, e por outro lado, vivem num estado que vem sendo desgovernado há 15 anos pela quadrilha do psdb, crivado de pedagios, e no entanto acha tudo bom, se voce tem carro, experimente uma ida até Limeira, Sumaré e região, para sentir a facada nos bolsos, isso em estradas feitas com nossos impostos e que a quadrilha que tu da a impressão de defender, entrega a iniciativa privada a preço de banana

João Bahia
João Bahia
14 anos atrás

Flávio, numa época onde o jornalismo brasileiro chegou ao fundo do poço, e continua cavando, é muito bom ler sua coluna. Dá alguma esperança e muita saudade do jornal que você comandava na Jovem Pan. Âncoras equilibrados, ao que parece, nunca mais. Agora é só fofoca e espetáculo. Os fatos…ora, que se danem os fatos!

Rodrigo Bezerra Meirelles
14 anos atrás

Se vc acha esse tipo de jornalismo ruim, é porquê não conhece o Polibio Braga. Jornalismo nojento o dele.

Reinaldo
Reinaldo
14 anos atrás

Parabens Flavio, é de dar nojo mesmo………..

Regi Nat Rock
Regi Nat Rock
14 anos atrás

Inacreditável.
Me dei ao trabalho de ler TODOS os posts.(imagino a TUA aporrinhação ao TER QUE lê-los)
Continua tudo igual, e ando por aqui desde o primeiro post.
Um lado é uma merda porque isso e aquilo.
O outro lado é o certo porque aquilo e isso.

Essa coisa de claro x escuro, é o fim da picada.
não é mais simples o caminho do meio?
pega-se o que seja melhor de um e outro e a melhora é geral. Cagou no percurso? aplique-se a Lei. Simples né?

Ihhh…, ai não dá né, pois meu lado fez mais que o seu e vc quer tb os louros?
Lixo puro, de lá e de cá.
Não se salva ninguém nem como semente pois virá com algum defeito.
Por essa razão irreconciliável, deixei de comentar em seus posts políticos.
Pensei que tivesse melhorado.
Piorou, apesar de aumentar a frequencia. E a contundência gratuita, raivosa e ofensiva também.
De lá e de cá, seja lá isso o que quer dizer.

Mas, continuo seu amigo, apesar do radicalismo.

Jáder Ribeiro Silva Filho
Jáder Ribeiro Silva Filho
14 anos atrás

Parabéns, Flávio, pela sua exposição.
Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão.
Um dia me disseram que os ventos às vezes erram a direção. E tudo ficou tão claro… (Engenheiros do Hawaii – Somos quem podemos ser)

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Estupro é crime. Filho fora do casamento não é. Rídicula a sua comparação. Você diz que foi demitido da folha por insubordinação. Mas eu acho que foi por incompetência mesmo… Não tem outra conclusão depois de ler um artigo esdrúxulo desse. Baixa bola tampinha playboy.

Maicom
Maicom
14 anos atrás

Tb nunca entendi por quê não se falou do filho bastardo de FHC durante a campanha presidencial.
E nem por quê nunca comentaram os motivos do suicídio da filha de Antônio Carlos Magalhães quando ele ainda era o cacique na Bahia.
E também não sei por que…

Ah, deixa prá lá. Voltemos aos carrinhos….

chico rigo
chico rigo
14 anos atrás

ATÉ QUE ENFIM um gira mondo!!!
que saudades.. tanta falcatrua dos PSDB ePFL por aí e tu quietinho.. tanta conquista social e econômica(voltadas ao social) do governo Lula e você quietinho.. tem que falar mais FG. a FOLHA é muito asquerosa, ela e toda a grande mídia nojenta do Brasil. Só nos resta ler blogs como oseu. parabéns!!

Aguinaldo
Aguinaldo
14 anos atrás

É por isso que eu tenho saudades no Noticias Populares. Aquilo que era jornal.

Anarquista
Anarquista
14 anos atrás

Parece que o R/T aparelha até festa de batizado quando se trata de defender o “partidão”.
Relaxa cara. A menos, claro, que vc. faça isso a soldo. Neste caso, bom trabalho.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Anarquista
14 anos atrás

Me inclua no bolo reacioná……ops quis dizer anarquista……. o meu soldo são os olhos, é só olhar, cheirar e sentir em volta a mudança, têm sujeito que come caviar e tem ódio de quem faz três refeições. O meu soldo é esse, acredito piamente que seja o mesmo do R/T e também do Flávio, é por isso que eu digo e repito:

” O GOVERNO LULA É O PIOR QUE NÓS JÁ TIVEMOS….. COM EXCESSÃO É CLARO DE TODOS OS OUTROS QUE O ANTECEDERAM….. “

R/T
R/T
Reply to  Anarquista
14 anos atrás

“anarquista”

O Rubem já me representou muito bem, sem mesmo me conhecer, não precisaria acrescentar nada ao que ele disse, mas acho que só alguem muito idiota e mal intencionado pra não perceber o que houve de mudança pra melhor nessa Nação, ainda hoje as organizações criminosas globo noticiaram, com nenhum empenho, os ótimos numeros da Industria Naval Nacional, que fora sucateada pela quadrilha tucanalha a ponto de quase não existir mais, e hoje é a sexta maior do mundo, e emprega muita gente

Essa é apenas UMA de muitas mudanças que foram feitas e pra melhor na nossa Nação

R/T
R/T
Reply to  Anarquista
14 anos atrás

E sobre aparelhar, “anarquista”, faça nos um grande favor, sai de fininho e sem fazer barulho, volte pros blogs esgoto aparelhados pela quadrilha direitralha, aqui não tem espaço pra tipinhos que nem o seu

YPVS
YPVS
Reply to  Anarquista
14 anos atrás

Sugiro aos amigos uma experiência de trabalho no Governo atual. Aposto minha cabeça que a visão muda. E pode ter certeza de que não falo isso feliz. Na primeira eleição votei no barbudo cehio de esperança e me deixa mto triste ver o que está acontecendo.
Só não preciso querer me conformar que é bom pra não sofrer. Isso eu não faço.

Paulo Braga
Paulo Braga
14 anos atrás

Prezado Flávio,

Não poderia de deixar registrada minha admiração pela clareza e isenção do texto. Suas palavras e postura são exceção entre os muitos jornalistas que se venderam ao sistema que hoje governa a mídia.

Bruno Maia
Bruno Maia
14 anos atrás

Muito bom o texto, por essas e outras que continuo um leitor assíduo do seu blog, grande texto, vale muito a pena!!

Gostaria que todos pudessem ter o discernimento para não engolir as merdas que os jornais como a FOLHA tentam enfiar guéla abaixo da população, triste de quem acredita em tudo que lê!

Parabéns

Daniel
Daniel
14 anos atrás

A Folha agora não passa de um jornalão de 5ª categoria… Não sei o que se passa naquele jornal. A equipe do Frias agora virou um bando de vendidos da oposição do governo atual.

Andaram publicando absurdos, como o caso da Ditabranda, ficha falsa da Dilma Roussef, etc, etc… Lamentável.

fe
fe
14 anos atrás

É… eu sou advogada e quero Justiça. Você é jornalista e quer notícias reais. Mas hoje a coisa tá feia… Seria tão mais fácil adequar-se ao sistema e falar “é assim mesmo…” mas ai, uma vida vivida e não lutada, não valeria a pena.

Luiz Augusto
Luiz Augusto
14 anos atrás

Caro FG,

Independentemente da qualidade deste ou daquele veículo de imprensa ou de haver ou não provas sobre as matérias publicadas, eu acho um pouco equivocada a comparação entre um adultério e uma tentativa de estupro. Estejam ou não provadas !!!
Enveredar pelo viés político pode trazer um bom retorno em posts, mas também inflama o subterrâneo de alguns ideologistas radicais e gera discussões quase ofensivas no blog !!! Os xiitas também existem por aqui, eles não explodem bombas, ainda ……….
Em tempo, achei que você fosse falar da bancarrota de Dubai.
Grande abraço

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
14 anos atrás

Meu… será que nenhum ACESPONE nunca avisa seus patrões que já existe um negocinho chamado camisinha??? E que é barato e que dá para se comprar em farmácia???
Pô… parece que fazem de propósito para espalhar esta semente podre por aí. Depois ficam falando em “controle de natalidade”, “planejamento familiar”, e outras meia duzia de merda para iludir o povão…
E viva a hipocrisia!!!

emenelsen marucci
emenelsen marucci
14 anos atrás

…E a dupla Serra/Kassab não perde a oportunidade para fazer média com a imprensa, com a própria Folha em particular, dando nome a viaduto e hospital de….Frias!!!!

Victor
Victor
14 anos atrás

Apesar de seu artigo ser recente ignorou um fato importante e já noticiado: Há testemunha que lembra perfeitamente do episódio, alega porém que a insinuação ao estupro era uma piada de Lula, sendo idiota quem assim não entendesse.

A fala ouve, Cesinha não é louco e a Folha não foi mentirosa. Discuta-se o trato ao tema, mas reconheça que um filho fora de casamento e uma tentativa de estupro (se é que houve) por parte do presidente da republica estão em patamar bem diferentes.

R/T
R/T
Reply to  Victor
14 anos atrás

Em tom de brincadeira ou não, foi um fato desmentido inclusive pelo delegado do distrito onde ele esteve, e tambem pelos proprios companheiros que estavam com ele

A “pulha de sp” praticou um golpe, um atentado a qualquer um que tenha bom senso e que não pense com o figado ou com o intestino, tal qual 90 % da diretralha reacionária “pensa” (supostamente)

Rafael
Rafael
14 anos atrás

porque tu nao fala um pouco do filme do lulla que custou 16 milhoes de reais? ou do mensalao?
Ou do dinheiro dado pelo governo do PT através do BNDS pra Rede Globo, foram 5 bilhoes de reais! Pra amansar a imprensa…
Afinal se eh pra falar sobre politica num site de automobilismo tu podia abrir espaço pra todo tipo de opiniao.

R/T
R/T
Reply to  Rafael
14 anos atrás

Só falando assim pra um animal que nem voce entender

NÃO FALA MERDA, ESTUPIDO !

O empréstimo foi no final de 2001, quando essa Nação era desgovernada por fhc

As organizações criminosas globo tentaram por meio de sua holding globopar, uma renegociação em 2004, a qual não foi bem sucedida pois queria que o BNDES praticamente perdoasse a divida e encerrasse o caso, o que logicamente e em prol dos cofres publicos, não foi feito

O resultado foi a tentaiva de golpe em 2005, no chamado “mensalão” de USD 30 milhões, um fato que foi amplificado pela própria globo de forma a parecer um fato maior que a roubalheira de USD 5 bi ocorridas na privataria das teles em 1998 e 1999, pra ficar em um unico exemplo de roubalheira tucanalha

E ainda sobre a globo, não custa nada lembrar que fhc assinou uam espécie de “contrato” em 1999 dando a globo 75 % da verba publicitária do governo, ainda que esta emissora tivesse 59 % da audiencia de então, só que em 2006 ou 2007 a Ministra da Casa Civil, que todos sabemos quem é, quis acabar com essa farsa, e do nada passou a ser vitima de ataques feitos pela emissora em questão

Então, antes de sair por aí falando merda e poluindo a tela e o blog dos outros, se informe

Harry
14 anos atrás

Oi FG,
Mas o Lula é, sim ,neoliberal, ou não? Ele abraçou a causa tucana e até o guarda roupa com seus Ricardo Almeida de alguns milhares de reais.
Mas respeito tua posição politica, que não é a mesma que a minha.
Agora, que voce é o melhor blogueiro do país isso é unamidade aqui,
Abs
Harry

Juarez Mota
Juarez Mota
14 anos atrás

A imprensa esta inserida em grupos econômicos com interesses próprios e alinhamento politico.
Estes grupos se movem por estes interesses e não pela luta pela liberdade de opinião, democracia e tudo mais que eles em causa própria dizem. Não vou julga-los por defender seus interesses já que o ser humano é por natreza miserável. Se não fosse miserável não precisariamos nem ter o Estado que se destina unicamente a evitar a selvageria total. Também não precisariamos ser submetidos a salvar nossas almas aos domingos nem outros ritos de total hipocrisia.
A verdade dos fatos pode ser escamoteada por interpretações viesadas e por omissão de fatos relevantes que em nada ajudam a obter a verdade,
Talvez a verdade não seja uma coisa boa pois se aparecesse talvez não sobrasse um único ser humano respeitável.
De todo modo é bom ver que um jornalista faz este tipo de critica. O mesmo vale para qualquer classe profissional ou categoria econômica pois o problema é muito anterior a isso.

Gustavo
Gustavo
14 anos atrás

Concordo com as assertivas sobre a imprensa, lamento a infeliz comparação entre uma tentativa de estupro e a existência de um filho fora do casamento. Qualquer limítrofe enxerga que se trata de fruto da sua birra com o ex-presidente e adoração quase cega para com o atual.

Kruel
Kruel
Reply to  Gustavo
14 anos atrás

Acho que vc nao entendeu, vou tentar explicar. A midia toda nao divulga uma VERDADE sobre o FHC para protege-lo, mas a folha publica uma MENTIRA sobre o LULA… O Gomes nao compara estupro com filho fora do casamento, mas sim mentira com verdade.

Giancarlo
Giancarlo
Reply to  Gustavo
14 anos atrás

Como desavisado, lendo o artigo, foi o que pensei!

Alvaro José
Alvaro José
Reply to  Gustavo
14 anos atrás

Criança, aprenda a ler. Ele não comparou os fatos e sim o tratamento dado a eles pela mídia. Por que ajudar a esconder um, fato comprovado, e divulgar o outro, sem prova alguma? Interesses políticos e não jornalísticos.

Analfabetismo funcional, triste isso.

Joelma
Joelma
14 anos atrás

Cães de Guarda,é leitura obrigatória.Quem leu sabe q a Folha foi tão aliada da ditadura que até emprestava suas peruas para a polícia prender jornalistas q eram contra o regime.
O jornal era conhecido por jornalista da época por ser o jornal de maior TIRAGEM.O país precisa deixar claro quem realmente apoiou a ditadura,os motivos e quanto esse apoio custou.
Visitar o Memorial da Resistência é uma boa idéia para quem quer conhecer um pouco da verdadeira história deste período negro do país.Pobre nação sem história.

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Não só pelo seu gosto de algumas relíquias( Ladinhas,DKWs,Trebants) e preferência musical tenho também saudades daquela “Folha” dos anos¨60,70 e 80 apredi a ler com Lourenço Diaféria,pena que o o Jornal se tornou um lixo.Te admiro por se posicionar contra este mal jornalismo.

Acarloz
Acarloz
14 anos atrás

Por isso sempre preferi o Estadão. . .

Wanderson Di Oliveira
Wanderson Di Oliveira
14 anos atrás

Raramente leio um jornal ou revista; os grandes veículos de informação de nosso pais já não reproduz a verdade há muito tempo; nem vou citar os jornais de menos expressão !
A dica e a seguinte; não confie nos homens! E bíblico.
“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17:5 ACF)

Abraço.

Denison
Denison
14 anos atrás

Parabéns! concordo com vc!

A Folha é um lixo de Imprensa…

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
14 anos atrás

Nojento como tudo que acontece nesse Brasil,não precisa provar se é verdade ou não esse ou aquele fato,a verdade é que desde 1500 a Fauna a Flora e o Indio desse territorio não mereciam ocupação tão nefasta como sempre foi.Ate hoje o Brasil e a America do Sul não tem um dono daquele que cuida do que tem e defende isso com honra,alias honra no Brasil é palavra aos ventos e a culpa é do povo que nem sabe quem é! Terra de ninguem aonde qualquer caolho é rei.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  antonio stricagnolo filho
14 anos atrás

Caro amigo, se vc não for 100% índio, sugiro que pegues uma caravela de volta ou então dá um tiro na cabeça, comentário sem pé nem cabeça querendo parecer antenado e intelectual…….. parece a descrição em palavras do vácuo…….. típico de quem não endende bulhufas de badalhoca de geo política… não gostou? muda de país ou então de planeta.

JFN
JFN
14 anos atrás

O artigo mais brilhante da história do blog (ok, não conheço todos, pois não acompanho o blog desde que ele foi criado).

Mas a percepção que vc teve em relação aos fatos é perfeita! Parabéns!

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

Folha, Estadão, Veja, Isto é, Época e outros. Lê-los é perda de tempo. São veìculos que se beneficiam da corrupção.

Marcio Lamanna
Marcio Lamanna
14 anos atrás

Só um detalhe quanto aos “neoliberais” do texto….

A política neoliberal permanece há 16 anos no Brasil, continuou a pleno vapor no Governo Lula e os bancos nunca na história desse país ganharam tanto dinheiro…
Sejamos menos hipócritas….

R/T
R/T
Reply to  Marcio Lamanna
14 anos atrás

Seja menos idiota, cara

Esse governo jogou na lata de lixo a destruição de patrimonio pregada pelos neoliberais, assim como a insanidade chamada por eles de “estado minimo” que quase levou as finanças globais a ruina na crise do ano passado

Se os bancos ganham dinheiro é fruto da economia ter crescido muito mais do que antes, do povo gastando, e principalmente da ganancia das tarifas altas praticadas por eles mesmos

Elton Bovolato de Castro
Elton Bovolato de Castro
Reply to  Marcio Lamanna
14 anos atrás

Eu cursava universidade federal no tempo de FHC. O desmonte nos saltava aos olhos. Professores recebiam pessimamente e a infraestrutura estava em frangalhos. E isso não é modo de dizer. Tinhamos, então, a certeza de que o governo sucateava a universidade pública com o objetivo de privatizá-la, alegando ineficiência. Minha esposa faz, hoje, doutorado na mesma universidade. a diferença nos salta aos olhos: o campus cresceu, abriram 30 novos cursos, os prédios estão em ótimo estado, os laboratórios de informática foram modernizados. Até os carros dos professores estão melhores. E Lula vai totalizar 15 novas universidades federais.

Dizer que “é a mesma coisa”, que o governo é “tão neoliberal quanto o anterior” é mentira. Na melhor das hipóteses é um caso de cegueira.

Vocês acham que estão criticando o Lula ao compará-lo com FHC, mas, para um monte de gente nova que era jovem demais para se lembrar do governo FHC, é ele que está sendo elogiado. E depois, se os tucanos e seus privatistas voltarem ao poder, não reclamem ao serem tratados por “quinta colunas”.

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
Reply to  Marcio Lamanna
14 anos atrás

Concordo com o caso das Universidades: basta ver a bolsa auxílio, que no Governo Lula triplicou depois de 8 anos estagnada.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Marcio Lamanna
14 anos atrás

A idéia do estado mínimo é tão boa como era a idéia do “capitalismo de estado” que o Brasil praticava e o tornou a maior economia estatal perdendo apenas para a finada União Soviética. O problema, acho eu, são os orgãos que deviam fiscalizar e regular. Quando a empresa é estatal, peca-se pelo ichaço, nepotisto, currupção, ineficiencia, etc. Aí se defende que o estado não pode ser dono de empresa, a iniciativa privada faz o seu trabalho regulado e fiscalizado pelo estado. Aí, de novo, sem quem faça isso, sem instrumentos legais e com corrupção, ineficiencia, etc, acontece o que aconteceu na crise americana. Depois, o(s) governos é que vem salvar as empresas, depois da farra do boi. Em essencia, nunca vai dar certo sem leis duras e limites legais na loucura dos grupos que respondem pelo capital e pela produção em benefício da coletividade e não pra enriquecer poucos. Agora, pensar num “estado máximo”, cheio de autarquias, secretarias, ministerios e empresas estatais não parece ser a melhor solução.

Torcedor
Torcedor
14 anos atrás

Parabéns por esse artigo. Sóbrio e imparcial.

Carlos Roberto
Carlos Roberto
14 anos atrás

Flavio Gomes, parabéns , esclarecedor, mostra o quão nefasto pode ser um Jornal ou uma notícia. Infelizmente a Folha é manipuladora de pesquisas e tendenciosa.

claudio
claudio
14 anos atrás

Ler a Folha hoje é uma “frias”…triste jornal que não serve nem para embalar peixe…

Rafael LDA
Rafael LDA
14 anos atrás

Gomes, faz tempo que a imprensa brasileira só faz M. Eu não gosto do Lula (como presidente) mas esta denuncia é ridícula, sem provas e descabida. O pior é que um jornal de tanta repercussão da uma página inteira para isto. Por isso que não me deixo levar pelo que leio na imprensa em geral. Eles fazem jornalismo para se beneficiar ou apenas para dar ibope. RIDÍCULA a FOLHA (deve ser Folha de Coca pois estão todos “doidão” neste jornal).

Costa
Costa
14 anos atrás

Estão criticando mais o meio do que o fato. Afinal, o César tem ou não credibilidade? Vamos parar com essa mistificação do cara…

Edu Dias
Edu Dias
14 anos atrás

Buenas FG, tudo na paz?

Esse filho com a repórter não é novidade… e se ele tivesse OUTRO FILHO com uma doméstica que era funcionária em sua casa? Sendo que esta mulher é negra e o filho nasceu com uma diferença de 2 anos para o filho com a jornalista… essa seria uma boa pauta??? rs.

Quem sabe alguma hora algum jornalista corajoso como você se demonstra ser, corre atrás pra ver se é verdade…

Abçs

Edu

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Edu Dias
14 anos atrás

Fala mais Edu, vc não é baú mesmo…… depois dessa acusação sem provas do cesinha que deu uma página inteira do maior fornecedor de forro para tapete de carro em lava-jato ( há muito que peixeiro não usa mais jornal, estava estragando o peixe) quanto custa vc abrir esse coração? se for verdade, BOMBA!!!!! se for mentira, fica na conta dos “quem sabe? ” . Inclusive essa conta está até a boca de denúncias tucanas infundadas, está mais do que na hora de fazer uns depósitos nela…….

R/T
R/T
Reply to  Edu Dias
14 anos atrás

Rubem, isso ai saiu no blog do claudio humberto, há uns 10 dias e o pig já silenciou, embora ele continue dando detalhes, o tal filho seria de uma empregaa do ap funcional dele enquanto senador, tem 20 ans e não foi reconhecido

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Edu Dias
14 anos atrás

Edu, tranquilo, FHC já disse que tem “um pé na cozinha”… Bizarro.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Para os inimigos do Lula, um pensamento muito oportuno daquele menino o tal do SHAKESPEARE:

” RESSENTIMENTO É O PIOR DOS SENTIMENTOS, É SOFRER TUDO DE NOVO, RESSENTIMENTO É TOMAR VENENO E ESPERAR QUE O SEU INIMIGO MORRA”

É exatamente isso que os tucanos e pelo visto seus seguidores estão fazendo pela vida a fora, a Folha, o grobo e a veja toda a semana tomam um barril de veneno na vâ esperança que o Lula morra……

Beto
Beto
14 anos atrás

Já se passaram quase oito anos e, óbvio, a elite conservadora não digeriu ainda o fato de LULA ser o presidente do nosso país… Uma matéria assim é compreensível, sabendo quem eles são…
Agora, ex-guerrilheiro, só no Brasil, mesmo… Para mim, esse Cesar Benjamin é um pilantra e mentiroso… Deve ter entregue todos companheiros para escapar da morte… Um covarde… Falar assim do Presidente, que foi seu ex-colega.. Falha de caráter… O único guerrilheiro brasileiro dentre os conhecidos – não que o admire – foi o Carlos Lamarca, que lutou até o fim… O resto, fugiu da raia… Por isso estão vivos… Certo ou errado, guerrilheiro que é guerrilheiro luta até a morte!

Hélder Aguiari
Hélder Aguiari
14 anos atrás

FG

PARABÉNS PELO TEXTO, INDEPENDENTE E CORAJOSO!!!
ESCONDER FATOS E SÓ APRESENTÁ-LOS QUANDO CONVÉM É O QUE NOSSA IMPRENSSA FAZ DE MELHOR.
NÃO SOU FÃ DO SENHORES FHC E LULA, MAS ACHO O QUE CADA UM FAZ, OU FEZ, POUCO ME INTERESSA, DESDE QUE TRABALHEM PARA O BEM ESTAR DO POVO QUE OS ELEGEU.

ABRAÇO, PARABENS PELO POST.

HÉLDER