INDY IN SAMPA*
SÃO PAULO (estou de queixo caído) – O incansável Victor Martins acaba de dar a notícia em primeira mão no Grande Prêmio. Esqueçam minhas desconfianças (se bem que…) sobre a realização da Indy no Brasil. A Prefeitura de São Paulo confirmou oficialmente que pegou a corrida para ela. Eu não tenho dúvidas de que o esforço e a velocidade têm a ver com o ano eleitoral. O governador será candidato à presidência e o prefeito, ao governo. Qualquer grande evento funciona muito bem, nessas horas.
Isso à parte, agora é começar a pensar onde fazer essa corrida. Não será em Interlagos. Por contrato, no caso de São Paulo, o circuito só pode fazer a F-1. Ou, melhor dizendo: não pode fazer a Indy. Isso não é regra. Montreal chegou a ter Cart e F-1 no mesmo ano. Mas com Interlagos é assim.
A prova será realizada em circuito de rua. Mas não consigo imaginar uma área da cidade que não seja afetada por um evento desse tamanho. O trânsito aqui é um caos absurdo. Uma prova desse porte vai fechar um bom pedaço de grandes avenidas por alguns bons dias. Fala-se numa área próxima ao Sambódromo, na zona norte. Poderiam fazer no Campo de Marte, até. É um pequeno aeroporto que, fechado por alguns dias, talvez não cause grandes transtornos. Sei lá, Conheço bem a cidade e realmente não vislumbro lugar algum.
As informações de que dispomos dão conta de que a Prefeitura está estudando mais dois locais, além dessa área perto do Sambódromo. Não se falou em custos, ainda. É tudo muito preliminar. A toque de caixa. Vamos ver no que vai dar.
* O título desta nota é exatamente igual à da nota do Blog do Fábio Seixas, publicada antes. Eu e ele precisamos nos reciclar.
Talvez vc precise, como diz, se “reciclar”. O Seixas tem que se “ciclar” primeiro.
bom, me senti redimido quando apareceu o “alcaide” no texto, por duas vezes.
Putz, e não é que o seu bolacha tava certo?
Portugues filho da puta… vai ganhar no campo e nao com essas desculpinhas de padeiro!!! Seu queima rosca de merda!!!
e em Interlagos na mão invertida?
E se a corrida fosse organizada longe das áreas digamos mais “nobres” ?
Se fizerem as obras certas, o complexo do Shopping Aricanduva, é ótimo, enorme, com espaço livre e longe do vuco-vuco central, porém com boas vias de acesso.
Se é pra Ferrar com paulistas e paulistanos, que façam na região do outro aeroporto, congonhas, fechando a bandeirantes desde o acesso da marginal, até a imigrantes e voltando no sentido contrário…. e assim teremos WR no trânsito…
5037 km (no mínimo) em SP na sexta feira… poderemos nos orgulhar dos eventos desses políticos estaduais.
Flavio, quem sabe não seria a oportunidade de reativar o Oval de Interlagos.
Seria uma correria, acertar com a Bernie ( Indianapolis usava o misto, usaremos o oval, jurisprudencia)
Teoricamente a pista está pronta, como a Indy não precisa de area de escape o negocío é colocar muro onde não existe, alambrado de proteção, recapear a parte ruim e completar a que falta.
Simples não?!! hehehe.
Essa eu quero ver!
Abraço
Deveria ser na USP…
lembraria os “pegas” dos anos 70
eu to pensando na possibilidade de alteração de contrato em Interlagos, deve ser muito difícil de acontecer, mas Indy nas ruas de SP, vai ser pior que a estoque em Salvador
Olha soh, vc e o Fabio Seixas andam mto fraquinhos e não “exoressam” minha vontade…. Infelizmente SP sofrerá aporrinhações em seu trânsito por um mês, para que o mundo inteiro assista a mais uma aporrinhante corrida de rua. Infelizmente essa merda ta na moda.
Já pensaram na cidade universitária? Grandes espaços, pouco transito… e vai dar dor de cabeça para os burocratas…
Já pensaram na cidade universitária? Grandes espaços, pouco transito… e vai dar dor de cabeça para os burocratas…eu gostei!
Não vai dar em nada. Podes crer!
Flávio, não conheço Sampa como você, mas observando de longe toda essa polêmica tirei algumas conclusões: primeira é obra eleitoreira sim(sou do PT); segunda para que trazer esses trambolhos americanos que correm a maior parte nos ovais; terceira por que não canalizam o metro da bosta (tietê) e fazem a pista em cima; quarta que perda de tempo ficar palpitando sobre onde vai ou não ser feita a pista; quinta quando o Pelé falou que o brasileiro não sabia votar cairam de pau nele e até hoje pegam no pé dele, a prova taí e tudo vai ter um pizza.
Sempre seus comentários são brilhantes e exoressam a nossa vontade de mandar toda essa medíocridade para aquele lugar só com passagem de ida.
Abraços.
Acredito que a prova vai ser em Interlagos. Mas, de qualquer forma, tenho um desenho preliminar de uma pista no Sambódromo, com cerca de 2700m de extensão, uma proposta, sei lá, se quiser, eu envio por e-mail.
Manda pro prefeito. Pra mim, não.
O Bolacha, narrador oficial da Band acabou de dar a noticia, agradecendo a todos da equipe da TV, que muito trabalharam pela realização desta prova, blablabla… oh nojo!!!
Quanto ao local: no blog do seixas tem um esboço interessante…
mas o que vcs acham de fazer nas ladeiras do Pacaembu? Emoção não iria faltar…
Ah, fácil. Ali não tem trânsito, ninguém passa por aquela região.
Essa me pegou de jeito !!! Parece que São Paulo (a cidade , não o time) , estava comendo pelas bordas ! Se é ou não é por interesse político , não vou entrar na discussão mas que , é bem vinda isso é !!! Mas fica mais uma “perguntinha” : E o piso ? Embora não sejam F1 , são bastante manhosos com ondulações !!!
Apesar de todos os nossos problemas, parece que agora o Brasil realmente existe para o mundo. Bem ou mal as coisas estão mudando… Copa do mundo, olimpíadas, indy… Vamos apenas “ficar de olho” para que não HAJA muito desvio de dinheiro. Infelizmente nenhum desvio eu não acredito. Mas devagar estamos mudando pra melhor! Um abração Flavinho… sou seu fã.
Continuarei duvidando dessa corrida até a hora em que o possível vencedor cruze a linha de chegada. Mesma frase que comentei no post do Seixas, tb preciso me reciclar rs. Aliás, no blog do Seixas já tá cheio de paulista meio ufanista dizendo que trânsito e asfalto não serão problema de maneira alguma. Sei não, viu.
O ideal seria em uma pista de verdade, pena que o Velopark ( http://www.velopark.com.br ) ainda está incompleto, para quem ainda nao sabe do que se trata, segue o link para um rapida visao, eu ja fui conhecer, vale a pena.
Velopark – OPEN DAY / clip one
http://www.youtube.com/watch?v=y-4C_StE41I
se no sambódromo então com megarampa.
Que tal na 25 de março?
Entendo a questão do contrato, mas será que não daria para a Prefeitura e Interlagos negociar com o Bernie a utilização do anel externo.
Não dá!!! não tem jeito!!!, imposível não sonhar com uma corrida ali, com as curvas 1, 2, 3, retão, subida do café…
Bom, se for no Sambódromo ou no Campo de Marte festejarei às pampas (e às fiorinos também), pois finalmente vou poder ver uma corrida sem atravessar a cidade toda… esperemos para ver!
Marte tem um tráfego de aviação geral e helicópteros equivalente a Guarulhos e Congonhas…
Porque não asfalta o Jóquei e faz um oval?
Interlagos…
A USP pode ser uma opção
Eu gostaria q fosse em qualquer grande avenida , mas na hora do rush , ai o mundo ia ter a confirmação , por q tivemos os melhores pilotos , do mundo , durante um bom tempo ,
Isso não acontece hoje , pois os q ai estão com 16 , ou 17 ans ja estão indo aprender a dirigir na europa
Ibirapuera.
http://blog.cancaonova.com/pink/files/2008/06/parque_ibirapuera3.jpg
Será que, para contornar a tal da exclusividade de uso na F-1, Interlagos não poderia ser utilizada de forma alternativa, usando um circuito diferente do utilizado pela F-1, talvez um circuito oval?
E as marginais? Ou talvez algum dos megaestacionamentos abertos existentes na Capital?
e parece que é oficial mesmo: http://www.indycar.com/news/
Parece? A gente dá a informação, garante e você diz “parece”? Às vezes tenho vontade de eliminar leitores.
FG, para um simples leitor, tão fácil de ser eliminado, que não tem acesso às fontes que vocês, diletos e incansáveis jornalistas, têm, é mais fácil ver umaa parecença de oficialidade na coisa toda quando confirmada pelo realizador, do que apenas acreditando nas palavras do alcaide local.
creio que seja fácil compreender, sem necessidade de piti, certo?
Não, não é oficial. Se o Galvão não se pronunciou, então não é oficial!
:) :)
O Sambódromo é uma excelente opção. Tem a reta, camarotes, pode-se usar as pistas internas do estacionamento, inclusive do Anhembi. Não é de todo impossível…
Ae o #69 já está pronto para o dia 12 ?? Já está resolvida a questão de orçamento da equipe Russa, a FINOTSKY RACING ?
Não seria difícil montar no campo de marte, o problema é que os executivos não iam gostar nada de ver o seu aeroporto de jatinhos particular ser fechado por semanas.
A ideia do DOUTORMARIN sobre o entorno do Ibira é muito boa.
Porem uma idéia me ocorreu:
E se a corrida fosse em Interlagos mesmo, mas no sentido inverso do traçado?
Ou no anel externo que ainda está lá?
Lá onde?
Faria, por acaso você leu o post do Flávio antes de postar sua mensagem? Porra, o cara fala que não pode em Interlagos por força de contrato. Como irrita ver esses comentários sobre Interlagos. Tem uns “trocentos”. Cambada de sem noção.
também não faço a menor idéia de onde possa ser montado esse circuito de rua.
mas por outro lado, a idéia é bem legal para efeito de conjecturas.
tomando como premissas que o asfalto do circuito deva ser no mínimo razoável, e que ainda enseje um recapeamento de alguns trechos (nisso a cidade pode ganhar), e que abranja trechos mais ou menos aprazíveis, vamos fazer uma lista de ruas onde o circuito poderia passar:
av. tiradentes (reta, larga e com bom asfalto)
praça campos de bagatelle (o asfalto ali já foi bem pior, hoje até que está bom)
avenida olavo fontoura (asfalto mais ou menos)
sambódromo (asfalto bom, espaço para os boxes)
brás leme (asfalto bom)
campo de marte (asfalto bom)
olha… não sei não mas acho que o caminho passa por essas avenidas e locais aí de cima.
Que tal usar as retas de ida e volta no aeroporto de Cumbica como se fosse um oval achatado?
Impossivel… ele é apenas o maior Aeroporto do Pais… talves da America do Sul…
sem duvida alguma o local mais apropriado para a corrida eh a area do sambodromo, ja tem a estrutura pronta, so seria necessario erguer algumas arquibancadas tubulares (formula 1 e truck tbm as utilizam), meu ingresso ja ta reservado, a indy eh nossa, a formula 1 eh nossa e daki a poko a moto gp tbm, abraçosssss
podia ser, descer e subir pela imigrantes num feriadão , que tal , rsrsrsrs
O Campo de Marte é realmente uma boa idéia. Ou isso ou asfaltar a pista do Jockey (rs)
Po, tem que ser no centro…
passando pela Estação da Luz… boxes perto da Julio Prestes, rodoviaria antiga…
Sei la, tinha que ser ali pra ficar legal…
Flavio, não sei se você se lembra do email que te mandei falando sobre meu TFG…enfim roubaram minha ideia de projeto de graduação em arquitetura fazendo um circuito de rua no centro da cidade…odeio isso, odeio muito
o meu seria melhor
Me contaram que vai ser no entorno do Ibirapuera.
Isso dá casamento… Flávio Seixas e Fábio Gomes!
Sugestões
Pista 1: Rep. do Líbano, vira a direita na Helio Pelegrino, entra na Faria Lima, entra a direita na Rebouças, depois na Brasil e reto até a Rep do Líbano.
Pista 2: Eng Stevaux e finalzinho da Marginal Pinheiros dá para fazer uma pista.
Pista 3: Roque Petroni, Chucri Zaidan, Espraiada (Roberto Marinho) e Berrini (imagina o caos que formará, mas dá para fazer uma pista, e ainda aproveita o “estilingue gigante”, cartão postal da cidade.
Pista 4: Na Usp
Na USP (cidade Universitária).
Puts Indy na marginal? Imagina o Luciano do Valle narrando: Lá vai Helinho, sobe a ponte do Limão, paaaaaassaaaaaa praça Campo de Bagatelli, cruuuza o Playcenter, contooooorna o Center Norte, avaaaaança em direção ao Anhembi, entra no sambódromo.
Não perde mais HE-LI-O CAS-TRO- NE-VES DO BRASSSSSSIIIIIIILLLLLLL!!!!!!
Acho que a Cidade Universitária também é uma possbilidade, não?
Com os buracos de SP, ficaria mais fácil receber uma prova do Mundial de Rally.
huahahuuaauua …..impagável o comentário…..huahuaha