NA TOMADA
SÃO PAULO (apagão acontece, sem dramas, às vezes é bom ficar no escuro) – Na onda da eletricidade, o Jansle Rocha me mandou esta notícia sobre o 1º Workshop de Tecnologias de Veículos Elétricos, organizado pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética e pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico na CPFL Cultura, em Campinas. Sim, os carros elétricos estão na ordem do dia, tudo muito bom, tudo muito bem, mas… Que carrinho é esse desenvolvido pela CPFL? Alguém tem detalhes?
Prezados,
Esta na edição especial da Exame sobre sustentabilidade:
“Produzidos pela Edra,…, capacidade de carga de até 350 quilos além de motorista e passageiro,…,autonomia de suas baterias, de 90 a 120 quilômetros.”
Fico impressionado com a falta de referência ao Itaipu E-400 (salvo engano) em desenvolvimento pela Gurgel lá na década de 80, a Eletrobrás chegou a ter alguns em subestações, periga ter algum por aí na Chesf, Eletrnorte, Furnas. O Cara era o gênio, deixaram ele quebrar, mas que tinha visão de futuro, tinha.
Por que os carros elétricos constumam ser feios?
Muito interessante, e diferente também. Gostei particularmente do design, muito técnico, apesar de pouco convencional, sou fã de carteirinha de design arrojado que foge do convencional. Se vê que tem gente com dom e corajosa também por trás de um projeto desses. Carros de grande sucesso desagradaram no começo, Uno e Doblo estão entre eles, o que manda é o preço e a funcionalidade que tem. Tomara que isso seja realidade em breve. Parabéns pela iniciativa!
Se o sistema elétrico já está no pau, quantos apagões aconteceriam por dia se 1% da frota de carros e ônibus de São Paulo fossem convetidos para elétricos?
Aposto que a caçamba é a bateria do carro (espero que não seja, pois isso é uma piada), que é simplesmente horrível, horroroso, horripilante… Até os carros soviéticos são mais bonitos!
Essa é a noticia que ouvimos aqui,,,
To meio atrasado mas…
—————————————————————————
http://www.portalcbncampinas.com.br
Notícias – Jornalismo
Carro Elétrico – 19/10/2009
Projeto piloto que circula pelas ruas de Brasília será apresentado em Campinas
A apresentação será feita no 6º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos. O evento acontece no período de 09 à 11 de novembro na sede da CPFL
O veículo desenvolvido pelo engenheiro da computação Elifas Gurgel do Amaral é 100% elétrico.
Para coloca-lo em funcionamento basta reabastecer a bateria numa tomada residencial. Por enquanto a recarga demora 6 horas.
Mais detalhes sobre o projeto no site http://www.clubedocarroeletrico.com.br. No site está sendo feita uma pesquisa sobre a sua viabiliadade. O resultado será apresento no evento, em Campinas.
Flávio Botelho – Radio CBN Campinas
http://www.portalcbncampinas.com.br
Notícias – Jornalismo
Carro Elétrico – 19/10/2009
Projeto piloto que circula pelas ruas de Brasília será apresentado em Campinas
A apresentação será feita no 6º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos. O evento acontece no período de 09 à 11 de novembro na sede da CPFL
O veículo desenvolvido pelo engenheiro da computação Elifas Gurgel do Amaral é 100% elétrico.
Para coloca-lo em funcionamento basta reabastecer a bateria numa tomada residencial. Por enquanto a recarga demora 6 horas.
Mais detalhes sobre o projeto no site http://www.clubedocarroeletrico.com.br. No site está sendo feita uma pesquisa sobre a sua viabiliadade. O resultado será apresento no evento, em Campinas.
Flávio Botelho – Radio CBN Campinas
Tem o mesmo design respeitada as proporções, do Toyota Hilux camioneta dupla, que todo mundo acha o máximo e paga um pau.
Blog é uma coisa engraçado mesmo. Parece que é o lugar onde as pessoas podem escancarar seus sentimentos mais putrefos, uma boca maldita. Os carros elétricos estão ainda em desenvolvimento, é séria a questão do peso, custo e autonomia das baterias e a turba tá mais é preocupada se é bonito ou feio. Mas vamos lá.
Esse carro aí é feito em Rio Claro, interior de São Paulo, pela Edra Automotores, que também tem expertise na fabricação de aviões e helicópteros. É simples para otimizar custo. Obviamente ainda está em desenvolvimento, mas já há opções de venda. A linha deles é bem interessante e as baterias ainda são ácidas, mas as pesquisas por íons de lítio estão acontecendo. Quem quiser conferir, procure o Paolo em http://www.edraauto.com.br
Lendo a biografia de Santos-Dummont soube que ele utilizava para uso pessoal um Panhard (se não me engano) elétrico. Isso em 1906! E elogiava bastante o carrinho, ao contrário dos motores á explosão que ele à época criticava pela baixa eficiência. Lembro na década de 80, aqui no Brasil, das experiências da Gurgel copm furgões e picapes elétricos qeu chegaram a ser vendidos para algumas empresas de energia pelo país. Não evoluiram. Enquanto a economia mundial for dominada pelo petróleo, o carro elétrico será sempre uma curiosidade. Todo mundo investe em “protótipos” para sair bem na fita dio discurso politicamente correto mas é claro que não há nenhuma vontade em substituir a médio ou longuíssimo prazo o velho ciclo otto.
Elétrico, mas poderia ser mais bonitinho.
Parece que pegaram um Toyota ,um 2CV e um Fod T-bucket e bateram no liquidificador e colocaram o motor eletrico….
Mas é simpatico.
excelente iniciativa, usaria sim, aliás aguardo a tempos.
Há idéia de preço?
Existe muito barulho nessa questão dos carros elétricos, mas como sempre pouca informação de qualidade.
O problema dos carros elétricos não está nos motores, que são mais eficientes que os a combustão. O problema está em como acumular a energia! Só para ter uma idéia a bateria mais eficiente disponível hoje é a base de Lítio e tem uma capacidade de acumulo de energia 14 VEZES MENOR que a gasolina. Sem contar o peso, tempo para recarga e a questão de onde iremos encontrao o Lítio (um minerio para quem não sabe) suficiente para produzi-las em escala comercial.
Vale lembrar que com relação ao meio ambiente, não adianta nada trocar a energia produzida pela combustão do motor por energia produzida em termo elétricas, o que é empurrar a sujeira para baixo do tapete.
Em todo o mundo existe muita gente séria no trabalhando duro (todas as montadoras tem projetos de carros elétricos ou híbridos), mas esses carros só devem se tornar realidade em 20 anos.
Porque todos os carros elétricos são feios?
Eu acredito numa “teoria da conspiração”. Como as grandes fábricas não querem ainda abandonar o carro tradicional todos os carros elétricos tem que ser feios. Para não acelerar o processo de mudança de tecnologia.
Flavio:
Ele é uma versão local do Kurrent americano (um excelente carrinho!) combinado com elementos europeus e asiáticos.
Então..aí alem de ficar sem luz, aguá (as redes de abastecimento dependem da energia) o pobre ficaria também sem transporte. Eita país bão.
Acho que é um Smart For Two pick-up. Elétrico, é claro.
Parece que vamos entrar finalmente na era dos elétricos e hibridos aqui no Brasil.
Sergio Habib (ex-Citroen) está trazendo para o Brasil a BYD Auto (chinesa) que tem o E6 o F3DM.
Para quem não conhece a BYD, basta dizer que o mega investidor Warren Buffett injetou US$ 230 milhões no grupo do Sr. Wang Chuanfu ( http://www.byd.com).
De bobos Sergio Habib e Warren Buffet não tem nada.
É aguardar para ver.
Giovanni
Acabei de ver essa notícia:
http://carros.uol.com.br/ultnot/2009/11/11/ult634u3715.jhtm
Abraços.
Mais feio que um chupão no olho…
Ta certo que os veículos elétricos são (quase) todos conceitos ainda, mas tinha que ser tão feios???
Acho que excluindo certas raras excessões, estes conceitos são tão feios quando este “filhote de cruz-credo”.
Parece mais um transformer! rsrsrs
Sei lá …
Muito afrescalhado, gay, nhénhénhé.
Tá tudo aí:
http://www.edraauto.com.br/lancamento.php
As portas,a grosso modo,parecem ter sido inspiradas no Citroen 2CV.
Pelo que eu sei esses carrinhos vão ser comprados pelos Correios
“Minito”! Credo! COISORROROSA 100!
Lego.
Na boa, parece que ta dobrado no meio.
E para onde vão as baterias depois de sua vida útil acabar?
Quanto ao apagão, não é drama não. Clientes de fora de SP do meu restaurante ficaram 1:30 hs parados assustados na rua sem conseguir condução para o hotel, a vizinha foi pega num arrastão próximo à Av. Brigadeiro Luis Antonio e muita gente que conversei hoje teve equipamentos eletro-eletronicos danificados e vão arcar com o prejuízo pois a Eletropaulo senpre acha um meio de se esquivar da responsabilidade. Não é por que eu estava em casa seguro e assistindo o Limite (até acabar a luz) e depois fui dormir que acho bom ficar no escuro como vc ou até como o Dimenstein de achar romântico.
Quanto ao carrinho elétrico, minha netinha disse que é bonitinho; ela que tem que opinar pois sua geração vai usá-los efetivamente…
Parabens p/ o IPVS………tem um monte de coisas p/ ser racionalizada e melhorada antes de fazer uma m…………..dessa.
Esse é um utilitário elétrico ou um utilitário horroroso ???
Se não for lá essas coisas como elétrico, já ganhou o premio de feiura……………
Legal ser eletrico. Mto bom, mto bom, e tal. Mas nao dá pra fazer algo de bom gosto? Vai ser feio assim lá em Campinas.
Mas porque diabos todo carro elétrico tem que ser feio.
Tá na hora de mudar os designer.s
O Tesla é bonitão… E anda!
Por coincidência assisti ontem o documentário chamado: QUEM MATOU O CARRO ELÉTRICO, que diz respeito ao veículo EV-1 da GM, muito bom, recomendo.
Esse é um Carro Pavorosamente Feio e Lento…
Olhando de relance parece com o caminhão de lixo, sem ofensa.
Mas sem dados técnicos, tipo autonomia, tempo de recarga, tipo de bateria etc…, a julgar só pela aparência fico no Feinho para não ser gorsseiro.
Agora se for um carro para recolhimento de dados técnicos,
Parabens, são dessas iniciativas que precisamos.
Essa história de carro elétrico é uma palhaçada sem tamanho. Já podiam ter desenvolvido motores mesmo que a explosão mto mais eficientes, reduzir tamanho de frota, isso há mais de 50 anos. Aí agora corre todo mundo pra consertar porta arrombada. Coloca a imagem de vilão no motor a combustão, quem anda de carro vira pior que capeta e aí tem uma nova era de ganhos vendendo carros elétricos….
o que virá de aventureiro nessa onda…
Carro elétrico já existe a tanto tempo quando a combustão, já poderiam ter desenvolvido motores elétricos mais eficientes se o foco fosse outro.
Estive lá hoje e e andei. A carroceria é de alumínio colado, com as partes bonitinhas em Fibra de vidro, como o Edra Mog, este com motor a combustão. De fibra de vidro a Edra costuma entender bastante, mas peca em projeto mecânico.
Impressiona pelo desempenho, tem motor elétrico de 20 cv e acelera muito bem com apenas duas pessoas dentro.
Flavio somos um Clube de colocionadoras de Carros Antigos e vamos realizar o 1º encontro Nacional de automóveis classicos e especiais de Curitiba e seria um a grande satisfação em poder contar com a sua presença , temos cortesia para vc em um dos nossos hotéis ok! Um abraço Glenys Bessler.
Glenys, me mande as informações por e-mail, [email protected]. É improvável que eu possa ir, pelas minhas inúmeras atividades em SP, mas ajudarei no que for preciso para a divulgação.
a porta tem o formato de uma folha, hã hã hã! sacaram?? folha… ecologicamente correto…. folha. sacaram?
Ferdinand Porsche ficaria orgulhoso.
Putz! Que susto, pensei que a caçamba era a bateria!!
Pois não será? Já pensou?
olhando de soslaio (hehehe) me pareceu ter certa semelhança com o Stark.
Como o carro eétrico se comporta nas enchentes, dá choque?
Abraço
Barba
Oi, Flávio! Também quero saber que carro é esse, mas já gostei. Se descobrir me conta. ;)
Um abraço,
Dani
saber não sei, mas essa porta é feia demais, parece que o truck está dividivo no meio…
FG, é o carrinho que a CPFL desenvolveu juntamente com a Edra Automotores. É um veículo elétrico para transportar pequenas cargas. É feito de alumínio e pesa 600 quilos e vem equipado com lâmpadas LED e baterias de lítio importadas da China. Velocidade máxima de 80 km/h e autonomia entre 90 e 120 km. Tem capacidade de transportar até 350 kg, além de dois passageiros.
Detalhe: acho que a CPFL cansou de esperar pelo apoio das montadoras ditas tradicionais…