O LOTUS BRASILEIRO
SÃO PAULO (espetacular) – Hoje de manhã fui gravar com o simpático Guilherme Junqueira, da Garage Hot & Classics, uma matéria bem legal sobre o Emme Lotus 422T, o mais misterioso dos carros brasileiros. Ele apareceu do nada em 1997 como o primeiro sedã superesportivo do país, foi capa de “Quatro Rodas”, recebido com entusiasmo por todos numa época em que as importações já estavam liberadas havia um bom tempo, na condição de concorrente da turma da pesada, BMW, Audi, Mercedes. O grande apelo: motor Lotus e um desempenho assombroso.
E tinha mesmo, pelo menos o motor. Mas a história é bem mais cabeluda. O carro teria sido projetado na Suíça e ninguém nunca soube direito quem era o dono da Megastar Veículos, fábrica instalada em Pindamonhangaba com incentivos fiscais do município para montar o Emme. O grupo proprietário, pelos registros disponíveis, era de Liechtenstein.
Os motores de quatro cilindros e 2,2 litros, turbinados, de fato foram vendidos pela Lotus para a Megastar, mas nunca houve participação da fábrica inglesa no projeto. Só que meteram o logotipo verde e amarelo na carroceria e Lotus no nome do carro. Depois, descobriu-se que o Emme era nada mais, nada menos, que uma cópia do Volvo S80, apresentado como protótipo em 1992 e lançado em 1998 pela montadora sueca.
Foram vendidas entre 12 e 15 unidades. Em 1999, apesar de terem prometido investir US$ 200 milhões na fábrica, os donos da Megastar desapareceram e a empresa foi à falência. Quem comprou ficou com um mico nas mãos.
Mico que hoje, dez anos depois, é item de coleção. Não se sabe quantos sobreviveram. Esse da matéria, chassi 00009, foi exposto no Salão do Automóvel de 1999. Está zerado, tem pouco mais de 4 mil km rodados. E é um carrão, apesar de toda a névoa que envolve sua história. A carroceria é de plástico, um produto de nome VeXtrim, patenteado na Europa. O acabamento é bom, o painel é uma maluquice, anda pra cacete. Os fabricantes juravam que passava dos 270 km/h, o que faria dele o carro nacional mais rápido de todos os tempos. O velocímetro marca 300 km/h.
Toda essa história será contada terça-feira que vem no “Limite”, da ESPN Brasil.
ATUALIZANDO…
O Marcos Smirnoff mandou e-mail para contar que seu cunhado participou do projeto do Emme. E na sua página na internet, mantém um link para o site original da empresa, que está aqui. Arqueologia da internet…
Faço diversos cadastros de carros pelo Brasil.
Cheguei a 11 exemplares registrados no Detran. Sendo o de chassi mais baixo o de número 07 e o mais alto o de chassi de número 21.
eu tenho um desses, amarelo, aqui no rio, comprei em um leilao ha uns quase 10 anos atras, como nao iria conseguir vender, acabei aumentando um pouco a potencia dele, afim d brincar nos fins de semana hehe, abs
Fotografei um prata semana passada. Já conhecia a história deste modelo porque sempre procurei informações sobre ele desde a sua mostra no salão de 1998 (quando havia um modelo amarelo exposto). Posso ser a exceção da regra, mas acho-o lindo e, se tivesse condições, compraria um dos que estão à venda (especialmente o modelo branco que está na Maxicar) e o deixaria sobre cavaletes. Se já é um modelo raro hoje, daqui a 15 ou 20 anos será ainda mais – e, espero, reconhecido como um dos grandes carros brasileiros do passado, ainda que sua história tenha tantos episódios “negros”.
Acho meio dificil, ter mais que tres carros desse rodando, trabalhei nessa fabrica ate o ano de 1998, e realmente tinha um com carroceria amarela, um prata, um preto e um azul escuro, mas sempre desmontava um para funcionar outro, o dono era um italiano dono de uma fabrica de espuma para bancos automotivos.
depois ele inventou uma escuter de nome “MIRAGE”
o Bestcars Web Site tem uma boa reportagem sobre a história do Emme: http://www2.uol.com.br/bestcars/artigos/emme-1.htm
AQUI EM BELO HORIZONTE TEM UM BRANCO-PEROLA QUE SAI MUITO POUCO NA RUA.
TENHO UM CARRO DESSE PRATA,FAZ 8 ANOS,ESTA ABANDONADO NA GARAGEM,ESTA TUDO FUNCIONANDO,NAO SEI O QUE FAZER COM ELE
Me chama que eu vou buscar….rs
Mico se escreve com “emme”…
Fiz a reportagem sobre o carro no Best Cars, depois de ter conhecido um proprietário do exemplar prata em BH/MG. Foi uma aventura tentar desvendar a história deste misterioso carro.
conheci este carro num leilão alguns anos atrás, tinha uns 05 destes um estava batido, mas eram zero km, como gosto de carros diferentes me chamou muito atenção pelo seu estilo exótico e motorização, hoje eu tenho um, semi-novo, ficou muito tempo parado e precisa de ajustes no motor, como é dificil quem conheça esta mecanica peço aos colegas que tenham o carro ou conheçam para trocar idéias.
Parece de frente um buggy,daqueles fora de serie.
O visual lembra o alfa romeo 165,a frente um pouco exage-
rado meio retrô,descacaracteriza o carro. Só vi a foto no site
da dianteira,mas pelo pouco que poderia ter sido um proje
melhor aproveitado.
oi flavinho,olha só eu tenho uma revista que se chama hot numero 18 que era editada pela sisal,nela tem um emmelotus que foi preparado e segundo o texto o dono desse tem mais 8 carros que foram adiquiridos em leilao,a preparadora é a select sales racing,e o preparador é carlos alberto ferreira,sei que é dai de sao paulo, procure ele e vc vai achar o caminho do tesouro,abraços e espero ter ajudado um pouco.
Flávio, no programa você falou que só tem conhecimento de dois desses “Lotus genéricos”. Aqui em São Luís-MA tem (ou tinha, pois faz uns meses que não vejo) um, preto. Já se sabe do paradeiro de três!:)
nossa… nunca soube que carro éra esse, perto de casa tem um amarelo… qq dia tiro uma foto e te mando….
ele fica na Av. cupece proximo de diadema em uma consecionária.
FG, as últimas carrocerias completas, montadas e pintadas, estão aqui em Taubaté. Conheço pelo menos 4, prata, vermelha, amarela e preta. Um conhecido arrematou todas as restantes na fábrica, mais um monte de peças. Faltam o interior e o motor. Os entendidos dizem que o chassi e o berço do motor são muito fracos para colocar um motor pesado. Carro grandão e esquisito.
Samuca, voce poderia me enviar o contato do seu amigo no meu email ? [email protected]
Quero arrumar uma caixa seca pra esse motor!
abraço!
Como tudo no Brasil. Um mico.
No inicio do ano havia um vermelho a venda no MercadoLivre por R$100mil…
Tem um vermelho em um estacionamento numa travessa da Rua 21 de Abril no Brás de um (acho) coreano que está pê da vida pois o carro está com problemas mecânicos e não sabe a quem recorrer! Como pode acontecer essas coisas, só no Brasil mesmo, é prédio feito de areia que desaba, é ponte que cai durante a construção, tunel de metrô que engole casas, carros! Aqui parece que cada um faz o que bem entende, não tem fiscalização mesmo! Bom voltando ao carro, me desculpem ô coisinha feia ! ! !
Vi um desses, amarelo, para restaurar em uma oficina na Vila Maria, em Sampa… horrendo o carro, mas a visão do motor Lotus embaixo do capô é muito legal…
até onde sei, a Lotus não teve nada a ver com o projeto, na verdade os caras compraram um lote de motores 4 cilindros do antigo Esprit e usaram a identifcação , quando a Lotus soube ameaçou mandar a RAF dar uma passadinha no vale do paraíba……
O carro nacional mais raro é o Dodge Dart 1981 com apenas 10 unidades fabricadas.
Flávio,
Pode ser uma baita máquina mas que é estranho demais, isso é verdade. rs
Por acaso, tem um deste à venda e está no site do Maxicar: http://www.maxicar.com.br/old/carrosview.asp?key=2866
Abraço,
Pessoal,
Segue link da matéria na Best car sobre o “Mister Emme”
http://www2.uol.com.br/bestcars/artigos/emme-3.htm
Um abraço,
Cacete, que carro horroroso. Até para os padrões do Flavio Gomes. :-)
Para quem quiser ver mais:
http://www.youtube.com/watch?v=kpuykmiesvE
é um video com o carro andando em Mônaco.
e tem a comunidade no Orkut, por lá dá para saber o paradeiro de alguns dos carros:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=5402259
Tive um Scooter deles. Era lindo e muito bom. Motor 50cc dois tempos.
Eu sou um dos 12-15 malucos… hahaha
O meu é o chassi nº 7 e está em estágio “Overhaulin”, totalmente desmontado para restauração (sem preocupação com originalidade, já vou avisando).
Muito legal ver este comentário sobre o carro. 3ª f vou tentar assistir o programa.
Ronaldo, voce poderia me enviar um email com o seu contato ? Gostaria de medir a caixa seca pois vou adaptar esse motor em outro carro. [email protected]
Esse motor seria o mesmo que o maluco 2 está botando no Lada, que qdo. foi ver era o Piquet quem estava vendendo?
http://ladalotus.blogspot.com/
O próprio !
Moro na lagoa e trabalho em botafogo, no estacionamento onde guardo o carro havia um amarelo,original de carroceria emas com um turbo maior, na epoca ha uns 2 anos estava a venda por R$ 85.000.00, segundo o dono do estacionamento era de um dos diretores da rede bandeirantes.Ele desapareceu do estacionamento foi vendido para alguem de SP.
tinha um scooter tambem, que na época as revistas especializadas em motos publicaram, era bastante avançado pra epoca!
Como transformar um S80 no carro mais feio do mundo… Em outras palavras, transformar numa Emme.
Trabalhei no processo de fabricação dos moldes para a carroceria e tambem no dispositivo de ajuste mecanico dos bancos, era bem artesanal e a maioria que estava lá não entendia nada de industria automotiva, a empresa na verdade fabricava a espuma dos bancos para os carros da fiat e as motos da yamaha, mas era bem divertido a carroceria inclusive suportava tiros de revolver .38 devidamente comprovado por um dos encarregados, veja só o amadorismo da coisa. E para completar a salada de paises o proprietario era um italiano que adorava gritar com os funcionarios.
Flávio, sou leitor do blog a tempos e a 29 anos sou afcicionado por diversos carros. Já dirigi DKW Belcar 4pts de um antigo vizinho e já inclusive quando moleque, ajudei-o a desmontar o motor de 3 cilindros e 3 bobinas para retificá-lo. Era engraçado andar naquele carro de portas contrárias que era muito melhor do que o VW Sedan (fusca). O dele lembro como se fosse hoje, era verde com o teto branco.
Em relação ao carro em questão, vejo constantemente um exemplar deste aparentemente em perfeito estado em uma loja de veículos na Av Cupecê, Zona Sul de SP. Provavelmente é do dono da loja que o deixa exposto na avenida correndo riscos de ser vítima de uma colisão por causa das inúmeras linhas de ônibus que passam na região indo de Diadema sentido Shopping Morumbi. O carro deles é amarelo, bonito, porém muito chamativo. Se eu vê-lo novamente eu vou tirar uma foto e mandar para você. Por acaso qual o valor de um carro deste no mercado?
abraços
Sempre achei que o motor fosse de Monza-Vectra-Astra, com um “tratamento” Lotus.
Só não comprei esse mesmo ai da foto lá no salão porque custava mais que o omega… Se tivesse comprado 4mil teriam sido rodado só no primeiro mês… Não sou o tipo de pessoa que deixa brinquedos parados na garagem.
esquisitices a parte… até que não é tão feio!
Ví um desses aqui na Av Brasil (RJ) algum tempo atras. Conhecia de revista (AE), quase não acreditei. Foi uma vez só, tambem.
Joinha! Gomov, valeu! Mal podemos esperar…
Excelente a materia do Best Car Website sobre esse carro.
http://www2.uol.com.br/bestcars/artigos/emme-1.htm
Vale uma lida.
Pedro, não existiu qualquer maracutaia no que se refere ao De Lorean. O dono da empresa foi absolutamente sacaneado pelo serviço secreto norte americano que forjou um flagrante de tráfico contra ele. Anos depois ficou comprovada a fraude e todo o resto, só que aí já era tarde, a empresa já tinha ido pro buraco e o proprietário, salvo engano, havia se suicidado. Uma história muito triste de alguém que fez um belo carro e acabou tragado pelo sistema, ao menos foi bem homenageado no “De volta para o futuro”…abs
CARAMBA…que rolo!
mas o carro era foda, tive a oportunidade de andar em um, era uma NAVE!
john de lorean morreu de cancer a uns 5 anos,.
Suiça? Liechtenstein? Tem cara de lavagem de dinheiro, sem dúvida…
A fábrica fica a 2km de casa. As máquinas e várias peças do Emme’s foram abandonadas quando o pessoal da fábrica sumiu.
Segundo me consta, algumas pessoas souberam disso e foram até lá dar uma “espiada”. Na época, parece que encontraram até motores embalados ainda.
Hoje, funciona uma fábrica de componentes de celular no local.
Cara, entre 1996 e 1998 eu morei em Pindamonhangaba desenvolvendo um projeto com o meu cunhado e sempre saia de bicicleta para pedalar, ja que não tinha muitas opções de lazer por lá… Uma vez na entrada da cidade, onde hoje ha um polo industrial vi uma pequena instalação industrial com as bandeiras da Lotus asteadas. Achei aquilo tudo um tanto quanto irreal… A Lotus em Pinda (!?!)aquilo estava tão estranho quanto aparecer um ET em Varginha… Agora esta explicado!!! Será que a história do ET em Varginha também é veridica?!? rsrsrsr
Abraço e parabéns pela matéria.
Alexandre
visual é de menos, o que manda é o acelerador, quando você esta dentro do carro, não vê a carroceria.
Por falar em coisa estranha, cadê o motor ELKO? Alguém tem idéia do que aconteceu?
Taí um grande mistério; a 4 rodas, publicou um teste, muitos anos atrás, com um chevette equipado com motor elko ( 3 cilindros turbo ), na materia, mostrava o reporter comprando latas de azeite, pois o motor funcionava com qualquer combustivel, e o detalhe que mais chamava a atenção era a ausencia do radiador. Na época o motor prometia ser uma revolução e subitamente não se falou mais nele. O FG podia usar o espaço que tem no programa “limite” pra pesquisar essas “estórias” que fazem parte da história do automóvel, no Brasil; fica aí a sugestão.
Ainda existe a tecnologia Elko sim pessoal.
Li outro dia sobre isso.
Nesse caso não foi picaretagem não.
O criador da tecnologia desenvolve hoje kits para adaptar motores diesel para trabalhar com oleos de origem vegetal (tecnologia do motor Elko).
Vou dar uma pesquisada melhor e trago aqui.
Pior que li sobre isso não faz nem um mes, mas eu realmente esqueci onde li… preciso tomar Fosfosol ou Vitassay (os mais antigos sabem o que se trata…rsrs)
Eu vi um em exposição no autódromo aqui em BSB, em 97 ou 98, fiquei de boca ao ver aquele motor vermelho da lotus. Acho que ainda tenho o panfleto da propaganda do carro, mostrava também esse tal de Vextrim, um plástico ultra mega moderno mas que nunca mais ouvi falar. Um maluco até tentou dar um chute no para-lamas pra ver se era verdade.
Taí, desconhecia esse carro. Terça, não perderei…
Boa sorte Pedro Giulliano………..
Aqui neste video fala de um rodando em Montecarlo
http://www.youtube.com/watch?v=kpuykmiesvE