SEMANA DO MURO (7)
O link indicado hoje é para o excepcional trabalho do iG em sua página especial sobre os 20 anos da queda do Muro. Artigos e entrevistas muito bons, infográficos, galerias de fotos, vale muito a pena ler tudo. Para ilustrar, nove fotinhos que tirei em Berlim um mês atrás, sem nenhum valor estético, mas que me dão uma enorme saudade da viagem. Minha “ostalgie” particular. Legendando, pela ordem: 1) o luxo do meu quarto de hotel; 2) o rádio ao lado da cama, companheiro das madrugadas insones; 3) Checkpoint Charlie, antigo posto de fronteira entre as duas Berlins, controlado pelos americanos; 4) a famosa placa: “You are leaving the American sector”; 5) o simpático apresentador da TV alemã-oriental no Museu DDR; 6) uma típica estante de apartamento alemão-oriental, TV, gravador, alguns livros, alguns enfeites; 7) os bonequinhos do semáforo, Ampelmann, símbolos de Berlim; 8) Alexanderplatz e minha cerveja num fim de tarde lindo e solitário; 9) o abandonado aeroporto de Tempelhof, que entre 1948 e 1949 funcionou como linha de abastecimento para Berlim, cercada pelos soviéticos.
Flavio na existe um equivoco nas datas dessa parte final do seu texto “que entre 1948 e 1948 funcionou como linha de abastecimento para Berlim, cercada pelos soviéticos.”…
FG, tenho umas fotos do Muro para mandar para você. Para qual o e-mail que eu mando?
Não me mande nada, amigo. Estou com overdose de Muro e fotos… Acho que já vi todas! De qualquer forma, obrigado.
Flavio:
acabei de assistir a um documentario de 2 horas do “History Channel” chamado “The Rise and Fall of the Berlin Wall” . eh simplesmente espetacular, mostra um lado mais humano da historia com relatos pessoais de envolvidos nos dois lados do conflito. particularmente interessante eh um episodio no qual um alemao ocidental tenta travessar a fronteira com a namorada (alema oriental), dentro do capo do seu fusca! detallhe: ele tirou o tanque de gasolina para acomodar a amada. se passar no Brasil nao deixe de assitir; tem muitas imagens de carros antigos e milhoes de VW.
abs.
ontem assiti documentário na Tv Cultura sobre queda do muro.
quantos TRrrrabaNNNt. hem!!!
Show de bola….no seu Walt tem um Apelmann não tem???
Flavio, onde se lê “9) o abandonado aeroporto de Tempelhof, que entre 1948 e 1948 funcionou como linha de abastecimento para Berlim, cercada pelos soviéticos”, na verdade, não seria “de 1948 a 1984”?
A 1949. Já corrigido.
excelente dica Flávio1
FG, veja a verdade de uma guerra, nua e crua: A mão que apedreja é a mesma mão que afaga. Os USA bombardearam Berlim e 3 anos após implantam uma ponte aérea usando o aeroporto de Tempelhof, para abastecer os berlinenses ocidentais de mantimentos e carvão para aquecimento. O resultado é que os americanos ganharam a simpatia do povo berlinense. Vai entender!
Que tal ouvir um som dos bons tempos que se podia andar em São Paulo e apreciar as coisas boas?
http://www.youtube.com/watch?v=Czvc6QMmE-k
Boa lembrança,Clezio.Tenho até hoje este vinil,ainda em Compacto Duplo.
Sinto saudades do tempo que ia com minha avó ao centro da cidade comprar brinquedos. Íamos de bonde da Penha
(porque na loja da Bagunça não tinha o fusca ambulância a pilha)à Pça Clovis, e à pé íamos pela Direita (nossa quanta gente!)até o Mappin na Pça Ramos. Cadê o chá do viaduto? Perguntava eu– Vamos voltar de bondi? Não, vamos de onibus. Eu queria voltar de bonde, não sabia, mas foi a última viagem fiz neste veiculo, alguns dias depois acabou o bonde da Penha, ficando só o velho onibus FNM da CMTC da linha vila Nhocuné que nos levaria à vila Matilde.
Êita!!! Nem para passar um paninho embaixo da TV!
Tempelhof?! É esse pedaço de prédio ao fundo dessa foto de Gerd? rs
Enquanto isto no Brasil, fui na concessionária FIAT para ver o Fiat 500. Carrrinho simpático, para mim concorreria com o KA. Olhei o interior, legal, cheio de bugingangas. Fui saber do preço da versão básica… quase R$ 70 mil. Achei que o cara estava de brincadeira e que este era o preço da TOP. Não ele falou é a de entrada… Por este valor compro um Subaru Impreza eum fusquinha de troco.