SEMANA DO MURO (7)

O link indicado hoje é para o excepcional trabalho do iG em sua página especial sobre os 20 anos da queda do Muro. Artigos e entrevistas muito bons, infográficos, galerias de fotos, vale muito a pena ler tudo. Para ilustrar, nove fotinhos que tirei em Berlim um mês atrás, sem nenhum valor estético, mas que me dão uma enorme saudade da viagem. Minha “ostalgie” particular. Legendando, pela ordem: 1) o luxo do meu quarto de hotel; 2) o rádio ao lado da cama, companheiro das madrugadas insones; 3) Checkpoint Charlie, antigo posto de fronteira entre as duas Berlins, controlado pelos americanos; 4) a famosa placa: “You are leaving the American sector”; 5) o simpático apresentador da TV alemã-oriental no Museu DDR; 6) uma típica estante de apartamento alemão-oriental, TV, gravador, alguns livros, alguns enfeites; 7) os bonequinhos do semáforo, Ampelmann, símbolos de Berlim; 8) Alexanderplatz e minha cerveja num fim de tarde lindo e solitário; 9) o abandonado aeroporto de Tempelhof, que entre 1948 e 1949 funcionou como linha de abastecimento para Berlim, cercada pelos soviéticos.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
doug
doug
14 anos atrás

Flavio na existe um equivoco nas datas dessa parte final do seu texto “que entre 1948 e 1948 funcionou como linha de abastecimento para Berlim, cercada pelos soviéticos.”…

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

FG, tenho umas fotos do Muro para mandar para você. Para qual o e-mail que eu mando?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  José Brabham
14 anos atrás

Não me mande nada, amigo. Estou com overdose de Muro e fotos… Acho que já vi todas! De qualquer forma, obrigado.

Leon Netp
Leon Netp
14 anos atrás

Flavio:

acabei de assistir a um documentario de 2 horas do “History Channel” chamado “The Rise and Fall of the Berlin Wall” . eh simplesmente espetacular, mostra um lado mais humano da historia com relatos pessoais de envolvidos nos dois lados do conflito. particularmente interessante eh um episodio no qual um alemao ocidental tenta travessar a fronteira com a namorada (alema oriental), dentro do capo do seu fusca! detallhe: ele tirou o tanque de gasolina para acomodar a amada. se passar no Brasil nao deixe de assitir; tem muitas imagens de carros antigos e milhoes de VW.
abs.

marcos
marcos
14 anos atrás

ontem assiti documentário na Tv Cultura sobre queda do muro.
quantos TRrrrabaNNNt. hem!!!

Eric
Eric
14 anos atrás

Show de bola….no seu Walt tem um Apelmann não tem???

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
14 anos atrás

Flavio, onde se lê “9) o abandonado aeroporto de Tempelhof, que entre 1948 e 1948 funcionou como linha de abastecimento para Berlim, cercada pelos soviéticos”, na verdade, não seria “de 1948 a 1984”?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Lucas Rafael Chianello
14 anos atrás

A 1949. Já corrigido.

Ricardo Guerrero
Ricardo Guerrero
14 anos atrás

excelente dica Flávio1

JEPeres
JEPeres
14 anos atrás

FG, veja a verdade de uma guerra, nua e crua: A mão que apedreja é a mesma mão que afaga. Os USA bombardearam Berlim e 3 anos após implantam uma ponte aérea usando o aeroporto de Tempelhof, para abastecer os berlinenses ocidentais de mantimentos e carvão para aquecimento. O resultado é que os americanos ganharam a simpatia do povo berlinense. Vai entender!

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Que tal ouvir um som dos bons tempos que se podia andar em São Paulo e apreciar as coisas boas?

http://www.youtube.com/watch?v=Czvc6QMmE-k

Edison Guerra
Edison Guerra
Reply to  Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Boa lembrança,Clezio.Tenho até hoje este vinil,ainda em Compacto Duplo.

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Sinto saudades do tempo que ia com minha avó ao centro da cidade comprar brinquedos. Íamos de bonde da Penha
(porque na loja da Bagunça não tinha o fusca ambulância a pilha)à Pça Clovis, e à pé íamos pela Direita (nossa quanta gente!)até o Mappin na Pça Ramos. Cadê o chá do viaduto? Perguntava eu– Vamos voltar de bondi? Não, vamos de onibus. Eu queria voltar de bonde, não sabia, mas foi a última viagem fiz neste veiculo, alguns dias depois acabou o bonde da Penha, ficando só o velho onibus FNM da CMTC da linha vila Nhocuné que nos levaria à vila Matilde.

Diego Soares
Diego Soares
14 anos atrás

Êita!!! Nem para passar um paninho embaixo da TV!

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

Tempelhof?! É esse pedaço de prédio ao fundo dessa foto de Gerd? rs

Formiga
Formiga
14 anos atrás

Enquanto isto no Brasil, fui na concessionária FIAT para ver o Fiat 500. Carrrinho simpático, para mim concorreria com o KA. Olhei o interior, legal, cheio de bugingangas. Fui saber do preço da versão básica… quase R$ 70 mil. Achei que o cara estava de brincadeira e que este era o preço da TOP. Não ele falou é a de entrada… Por este valor compro um Subaru Impreza eum fusquinha de troco.