SEMPRE O SUL

SÃO PAULO (na torcida) – Recebo simpático e-mail de Jhonny Bonilla, um dos donos do Velopark, com boas novas. Repasso do jeito que veio, com sotaque gaúcho e tudo, já desejando muita sorte na empreitada e levantando as mãos para os céus para agradecer que o automobilismo brasileiro tem o Sul para não deixar que o esporte a motor morra.

Venho a ti para mostrar uma novidade que talvez tu pudesse comentar no teu blog. Acho que me ajudaria a divulgar o brinquedo, que desde já estás convidado a testar no autódromo novo do Velopark. Estou fabricando o Veloce, um minicarro de corrida sensacional. O Ademar Moro construiu os chassis e meu pai, o Ramon da empresa Maxxum, está construindo as carrocerias. Mas a novidade maior é que teremos esses carrinhos no Velopark para pessoas comuns, simples mortais que adoram correr de kart de locação, para os caras que sonham em sentar em um carro de corrida e nunca tiveram a oportunidade. O carro tem motor Fiat 1.4, amortecedores JRZ de competição, suspensão independente, freio a disco nas quatro rodas, pneus slicks, pesa 450 kg, é uma bala! Preço? Estamos pensando ao redor de R$ 500 a meia hora de treino. Vamos pegar o nosso cadastro do kart de locação, escolher os que andaram mais de 15 vezes conosco, e dar um curso de pilotagem profissional. Depois, a ideia é pegar os que já vão ficando mais espertos para correr na Veloce Cup. Aí o cara vai na federação, faz a carteira, tudo certo, criamos mais pilotos, criamos oportunidades, que tal?

Acho ótimo, como disse no início. E as fotos acima impressionam. Os carros existem, como se percebe. Ao contrário de muitas categorias que foram anunciadas nos últimos anos e nunca saíram do papel.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Robério Lessa
14 anos atrás

NEM SEMPRE NO SUL

É muito bem ver novos projetos no automobilismo brasileiro. Na Região Nordeste existem projetos tão competentes e competitivos quanto os criados no sul/sudeste.

Foi do Ceará que sairam os carros da Esprom BMW que Nelson Piquet levou para todo o país.

Das terras cearenses sairam também sairam os CTM 2000, chamada de Stock Nordeste. O CTM é Montado em cima da carroceria do VW Polo Sedan foi construído chassis de tubo treliçado, equipado com motor AP 2000 entre eixos e câmbio de Santana.

O carro foi encomendado pelo empresário Alcides Moreira para a criação de uma categoria competitiva. Essa categoria segue os mesmos moldes das principais classes de turismo do mundo e são priorizados os quesitos de igualdade e baixo custo para que a competição se torne mais acessível.

O Motor recebeu uma preparação leve com quatro cornetas independentes, comando de cabeçote trabalhado, o câmbio teve suas relações alteradas para melhorar o desempenho.

Apesar do motor traseiro o radiador foi para frente do veículo e o tanque de combustível colocado entre o motor e o piloto. A suspensão tem duplos triângulos com lincks push road; rodas de 15” TSW e Pneus Pirelli Slik fazem o carro superar o tempo de um Fórmula 3 na pista do autódromo do Eusébio. O CTM 2000 AP Motors suporta um peso mínimo de 700 kg e chega a 210 km/hora.

O Projeto do CTM Foi idealizado por Pedro Virgínio e tem todos os itens de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

O Modelo Ganhou reconhecimento na mídia onde se destaca a aprovação do modelo pela imprensa especializada: Revista Racing edição n° 198 e reportagem no programa Auto Esporte da Rede Globo, em junho de 2006.

Além do CTM Pedro desenvolveu, especialmente a pedido da Associação Cearense de Pilotos de Turismo (APT) para a criação de uma categoria acessível e competitiva, os carros da Super Turismo. Utilizando a mecânica GM do Corsa. O custo menor dos carros permite o acesso de um maior número de pilotos divididos em duas categorias. Neste ano 35 carros formam o grid da Super Turismo o que revela a aceitação e aprovação do projeto.

Montado em chassis tubular e carroceria de fibra de vidro, os bólidos recebem motor 1.6 da GM, disposto transversalmente.

A carroceria de desenho aerodinâmico foi construída especialmente para a competição, deixando o piloto em posição mais segura, mais recuada, permitindo também uma melhor distribuição de peso refletindo no desempenho.

André Scudeller
André Scudeller
14 anos atrás

Assim como na Stock Jr os pegas vão ser demais. Todo sucesso nesta nova empreitada!

Jhonny Bonilla
14 anos atrás

O Pessoal , não é só o 24 que tem , também temos outros números!!!! Mas deixei picando essa tenho que ouvir de vocês , fazê o quê né!!!

Mas brincadeira a parte , agradeço os comentarios é o apoio da galera apaixonada por carros e automobilismo , vejo que alguns de vocês querem fotos e informações , podem me mandar um email direto para mim que enviarei o andamento das coisas , [email protected] , sds Jhonny

Fulvio Oliveira
Reply to  Jhonny Bonilla
14 anos atrás

Jhonny, parabéns pela empreitada.

Seria um modelo de negócio similar a http://www.aussieracingcars.com.au/ ? Esses caras começaram há poucos anos e conseguem ao mesmo tempo custo razoável, manutenção fácil e bastante divulgacao, enfatizando que se tratam de pilotos não profissionais. Com um trabalho sério e constante da organização. Paulatinamente estão crescendo. Detalhe que os carros usados, mesmo sendo proibidas quaisquer modificações, são mais caros que os novos.

Muito sucesso ao Veloce!

Lisandro
Lisandro
14 anos atrás

Beleza Flávio? Me pareceram muito legais os carros do Velopark. Que tal incluir uma etapa, durante o recesso do autódromo, assim como Londrina, uma em setembro e outra em outubro? Fica mais barato fazer um treino e uma corrida com os carrinhos que transportar carros até o Paraná…. e o mais legal: carros equalizados! Dá pra juntar o pessoal da Clássicos e da Classic! Deve rolar até um desconto bom… Vou falar com o Alfredo pra ver se ele compra a idéia…
Abraço
Lisandro – Ad
Passat #21
CCC

Vicente Sampa
Vicente Sampa
14 anos atrás

Excelente iniciativa, torcer para dar certo , e tomara que a idéia espalhe para o Brasil . Agora ,não podia deixar passar .. é carro gaucho, então tinha que ser mesmo numero 24 !!!!!!hahaah !!! Tem até um tal de Rodrigo Salame , que “está louco de inveja” !!!!

RODRIGO SALAME
RODRIGO SALAME
14 anos atrás

Realmente, o sul do país é outro país.
Inveja tenho, mas uma inveja saudavel de não morar perto do Velopark.

abs

Adriano
Adriano
14 anos atrás

Gomes! Coloca mais fotos do chassis! Se tiver…

Carioca21
Carioca21
14 anos atrás

Podia pegar os carros que eram do museu da Ulbra e transforma-los em brinquedinhos pra gente pilotar………….semana que vem estarei de férias em POA e vou dar um pulo lá……..

Arthur Cerri
Arthur Cerri
14 anos atrás

Velopark é Velopark.

Parabéns e boa sorte. Se depender de mim, to dentro da primeira corrida.

FABIO
FABIO
14 anos atrás

Olha, não é só no Sul do país que se toma iniciativas automobilisticas. Já li a respeito de duas categorias que nasceram no Ceará e se ainda sobrevivem, eu não sei dizer. Temos que lembrar também, que os carros da Esprom ( se esse é o nome) nasceram no Nordeste com apoio de Nelson Piquet. Eu acredito mais no sucesso, se a iniciativa for regionalizada, pois torna- se mais barato para todos. Tomara que não queiram fazer da categoria um evento Nacional porque, a vaca vai pro bejo mesmo. Sucesso aos Gauchos e tomara que encontrem um belo e grande apoio.

RONEI RECH
RONEI RECH
14 anos atrás

Sencacional!! Otima essa noticia!!! Desejo que esse projeto Vire realidade o mais breve possivel. PARABENS!!!

george
george
14 anos atrás

muito bom mesmo, o Juliano e o Ademar sao dovotos ao automobilismo sempre com muita humildade! parabens Moro.

Maurício Carvalho / RJ
14 anos atrás

Parabéns pela iniciativa.
500 reais para guiar esse carro por meia hora, não está caro.
Paga-se 39 reais por 20 min de kart indoor (6,5 hp), aqui no Rio.
Desejo muito sucesso a turma do Sul, e do Paraná pra baixo, o Brasil é infinitamente melhor mesmo !
Isso aqui, Rio de Janeiro, é uma grande lata de lixo, fétida e povoada de ladrões por todos os lados. Diferente de outros lugares no Brasil? Não, mas isso aqui já era…

Clenio A. Vilela
Clenio A. Vilela
14 anos atrás

Li que o Cacá Clauset afima ter visto o protótipo do trofeu Lìnea, sendo montado! Mais uma boa idéia que vai funcionar, junto com a do Bonilla… Vamos torcer.

Italo
Italo
Reply to  Clenio A. Vilela
14 anos atrás

Clenio, ampliando a foto dos chassis enfileirados, não é um desses Linea sendo preparados no elevador, o branco à direita ?

@ndrebz
@ndrebz
14 anos atrás

grande iniciativa, são iniciativas assim que o nosso automobilismo anda precisando,espero que oa burrocratas não estraquem o projeto.

Marcelo Witt
Marcelo Witt
14 anos atrás

Hmmm… campeonato de “bolhas” sendo elogiado. Interessante… Gira Mondo !!!

Conrado
Conrado
14 anos atrás

Pode reservar o meu!!!

Rocky
14 anos atrás

Isso que me da orgulho de ser do Sul.

Outra coisa bacana são os campeonatos de Velocidade na Terra que formam muitos pilotos e sempre tem grid e arquibancadas cheias aqui em SC.

kruel
kruel
14 anos atrás

Putz, 500 pilas por 1/2 tá meio salgado demais… isso é mais que um salário mínimo e 28% da minha bolsa de doutorado. Vou ter que continuar no PS3.

Tevez
Tevez
14 anos atrás

Nossa
Vou la andar
FG nao tem como colocar as fotos maiores? ou o site deles para ver melhor?

gilson toigo
gilson toigo
Reply to  Tevez
14 anos atrás

O site deles é http://www.velopark.com.br ok???

Vinícius carvalho
Vinícius carvalho
14 anos atrás

Tomara que dê certo mesmo… como já falaram da dona leonor, uma senhora simpatica demais que trabalha no kartõdromo de Tarumã… tá valendo as baterias que disputamos la? Se estiver, Jhonny, pode me chamar também que eu me inscrevo heheeh.

acho que vai ter muita gente buscando espaço nessa categoria. Muita gente mesmo. Começamos a torcer a partir de agora pra que dê certo… grande abraço.

Anelpho Dias
Anelpho Dias
14 anos atrás

O pessoal pega no pé da gauchada, mas eles também dão cada brecha….

O primeiro carro já sai com o númeral 24.

Ernesto Brock
Ernesto Brock
14 anos atrás

Poxa muito bacana mesmo… no inicio do ano estive andando no Velopark de kart… moro perto… e aquela coisa de um dia ser piloto sempre mexe com todos que gostam de automobilismo… na epoca já tinha algumas fotos do projeto lá.. e lembro que eu e meus amigos ficamos babando e a questão do preço realmente é um pouco salgado… mas vale a pena… sei pela minha experiencia de pela primeira vez sentir realmente o vento e o cheiro de uma competição automobilistica de dentro da pista… se eu pude-se estaria todo fim de semana no velopark… o lugar é perfeito tanto para profissionais quanto amadores… inclusive a sensação de segurança que toda a infraestrutura nos passa…

Sandro Auzani
Sandro Auzani
14 anos atrás

Vou ter que fazer mais algumas corridas lá, também quero me candidatar a pilotar este brinquedinho.

cacá Clauset
cacá Clauset
14 anos atrás

Estive lá no Velopark ministrando um curso de Direção Segura junto com a Fiat coisa de quatro meses atrás. E o que tenho a dizer é que os caras são muito sérios e competentes. Com certeza pelo que vi de estrutura já montada, quando o autódromo ficar pronto será de longe o melhor do Brasil. Também vi os carrinhos sendo fabricados no meu amigo Moro. Bem legal. Vale dizer ainda que o Moro, um cara simples é de uma genialidade ímpar para fazer carros de corrida. Vale lembrar que seu carro :tupiniquim” no Endurance virou nada menos de 1m30s em Interlagos esse ano. Ford GT, Porsche, Viper, etc… não viram esse tempo. E ele usa um motor VW AP !!! Os carros do Trofeo Línea do ano que vem estnao sendo feitos por ele também. Ou seja, já nascem com pedigre.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
14 anos atrás

O mais interessante é que a categoria já tem o principal item de concreto (o carro). Com certeza com o ingresso de mais gente, o evento poderia inclusive ficar até mais barato. Boa sorte aos organizadores….. Ah, Xará… sempre que tiver novidades sobre o assunto, por favor, nos comunique. Abraços.

Italo
Italo
Reply to  Flavio Bragatto
14 anos atrás

Flavio, acho que o melhor local pra acompanhar o andamento desse projeto é o próprio site do Velopark:

http://www.velopark.com.br

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Parabéns ao Povo do Sul !!! Esse pessoal é fera em se tratando de velocidade . Tem até a pista mais veloz de skate
do mundo ( Malarrara Pro Teutônia ).

MSM
MSM
14 anos atrás

Mais um 1º lugar no pódio para o pessoal do sul. Se não fosse esse desenvolvimento de novas pistas e de buscar novos pilotos, o nosso automobilismo estaria extinto. Parabéns ao pessoal do Velopark, que pelo que vi da pista vai ser bem legal ver as corridas por lá.
E, FG, vc sabe de alguma novidade do autódromo que estão querendo fazer em Santa Catarina, com parte da pista passando por dentro da floresta? Vai sair mesmo, ou não passou de enganação?
E outra pergunta: como faço para colocar uma imagem ao lado do meu apelido nos comentários?

nilton
nilton
14 anos atrás

sucesso e grids cheios !!!

Elpidio
Elpidio
14 anos atrás

Está provado que deixados em paz, os brasileiros planejam, criam e realizam.
Resta somente a Dona CBA sair da frente e não atrapalhar.
Ou será que vamos ter que aturar a Fórmula KK eternamente.

roger V
roger V
14 anos atrás

Será que a Leonor ta com o Johny? Já tenho mais que quinze andadas por lá…pena estar tão longe!
Sorte ao Bonilla e Felipe!

Jonny'O
14 anos atrás

Se vem do sul ,são bons ventos !

Fico torcendo para dar certo , a ideia é bem original , ainda que poderia ser com pneus normais ,sempre na busca do menor custo .Mas a proposta é mesmo uma pessoa comum sentir como é andar em carro de corrida.

E acho que o melhor caminho é este ,a base , nosso automobilismo tem que recomeçar mesmo , e já assisti algumas provas do regional de marcas com muitos carros e muito equilibrio .

Acho que falta hoje uma categoria de monoposto de base , e nem precisa inventar nada ,é só copiar o regulamento da F Ford inglesa , que é multimarca no chassi,hoje são 7 marcas , nada de chassi de carbono , são todos tubulares ,e como o regulamento tecnico é bem feito ,tanto os grandes fabricantes como a Van Diemem e Mygale como os pequenos como Ray ,Mtec ou Aquila ,fazem um automobilismo barato e competitivo ,tem espaço pra todos.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
Reply to  Jonny'O
14 anos atrás

Concordamos em tudo, Johnny.
Para variar, iniciativa privada sempre. E o pessoal do Sul dando aula de automobilismo para o resto do Brasil.
Mas o *MSC* vem aí, para (tambem) romper paradigmas.
Abraços.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Jonny'O
14 anos atrás

Fantastica inciativa, gosto da ideia das rodas cobertas, diminui as possibilidades de “lançamento” pelo toque de rodas.

Antonio

Gozzi
Gozzi
14 anos atrás

Como disse, ainda bem que temos o SUL, quem sabe iniciamos assim tbm uma nova categoria, ja que estamos orfão de categarias agora com fim da vicar…….No sul temos outra fábrica, ja que o automobilisma nacional fica restrito aos moldes de uma emissora, que apoia somente pilotos e ex pilotos de F1…..
BOA SORTE
Espero ver esses carros em td territorio nacional.

Fabricio
Fabricio
14 anos atrás

Cara 500 conto 1/2h, tô dentro do 24, pois tem lugar aqui no rio cobrando 100 reais kart com motor de 10HP

Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
14 anos atrás

Boa iniciativa não, maravilhosa iniciativa…

Mas os preços sempre são infinitamente proibitivos à mortais…

Tomara que dê certo!

Kamen Rider Decade
Kamen Rider Decade
14 anos atrás

Pra mim parece uma cópia da Stock Junior, mas feita para amadores….Parabéns pela iniciativa.

SS
SS
14 anos atrás

Iniciativa sensacional, torço muito para que vá adiante. Mas, só para não perder a piada, carro de divulgação com número 24 só no Rio Grande do Sul mesmo…

Luis Fernando - Fã do Gerd º###º
Luis Fernando - Fã do Gerd º###º
14 anos atrás

Morei no sul (temps da Ftruck) e dá para perceber como o pessoal de lá adora automobilismo. Independente do que acontece por aqui por cima, estão sempre fazendo pistas e os grids são cheios. Em São Marcos, estão construíndo uma pista de arrancada, mais voltada para caminhões, mas que será aberta para todos.

Agora, olha o numero do carro de apresentação. Depois eles não querem que os caras tirem sarro.

Parabéns aopessoal do Velopark.

Penataba
Penataba
Reply to  Luis Fernando - Fã do Gerd º###º
14 anos atrás

O Bonilha não é gaúcho; é uruguaio.

joel marcos cesetti
joel marcos cesetti
14 anos atrás

Bélissima iniciativa, principalmente quando ainda só se fala em crise.

E para variar as coisas boas sempre vieram do Sul, onde eu tenho certeza, que são os mais apaixonados por automobilismo.

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Boa iniciativa essa.
Espero que não esbarre na burocracia que virou a CBA e que não faltem investimentos.