VOCÊ TEM SUV?

ruralvelha

SÃO PAULO (eu não) – Tem, filhote? Santa Fé, Tucson, Prado, Sportage, essas coisas enormes, monstruosas, que os americanos adoram e agora não sabem o que fazer com elas, porque gastam muito, ocupam muito espaço e etc e tal? Pois, no fundo, você tem mesmo é uma Rural. A primeira SUV, mas na verdade só com o U de utilitário, porque esse negócio de Sport Utility não cola, ou é utilitário, ou é esportivo. Ou um, ou outro. Os dois, não dá. Ou carrega cebola, que é útil, ou faz trilha, que é esporte. Mas não conheço ninguém que carrega cebola numa Tucson, muito menos que faz trilha.

SUVs são uma invenção dos marqueteiros da indústria automobilística. É difícil definir que tipo de veículo são de verdade. Não são vans, para transporte de muita gente; não são jipes, despojados e lameiros; não são peruas na acepção da palavra. Sei lá o que é uma, ou um, SUV. Mas caíram no gosto dos brasileiros, principalmente porque com os coreanos, dá para pagar o carnê. São veículos grandes, beberrões, desajeitados, custosos para produzir, gastam muito aço e plástico, uma péssima ideia para grandes cidades, não cabem nas vagas dos prédios, mas enfim… Cada um se exibe do jeito que quiser.

A Rural, se você olhar direito, é o que hoje se chama de SUV. Podia ser usada na cidade e no campo. Mas nasceu para ser utilitário, mesmo, sem luxos, com boa capacidade de carga e de gente. É tema da materinha que fiz nesta semana para o “Limite” da ESPN Brasil, e está neste link aqui. Gravei em Guarulhos, na loja do seu Paulo, uma simpatia. A que aparece no programa é vermelha e branca como essa aí da ilustração. Mas é uma Rural da era Ford, quando a Willys já tinha sido vendida. Carro muito bacana.

Subscribe
Notify of
guest
135 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Beletti
Luiz Beletti
11 anos atrás

Gosto de SUVs, são confortáveis, tem espaço e quando se viaja, vc não precisa ficar medindo as bagagens para ver se vai caber tudo.
Quanto aos motoristas serem bestas, metidos ou truculentos no trânsito, aí infelizmente conta a falta de educação do brasileiro, por isso, irracional é condenar uma máquina pelo mau uso do condutor…
lamento apenas a NISSAN ter retirado seus SUVs do mercado brasileiro, pois a qualidade da marca é inquestionável.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Tem gente que ainda chama estes SUV de Carros, um caixao quadrado que não descobri ainda para que serve, pois só vejo idiotas que pensam que tem dinheiro dirigindo.

Sérgio
Sérgio
12 anos atrás

OS DONOS DE SUV´s NÃO COLOCAM ELAS NA LAMA PORQUE AINDA ESTÃO PAGANDO O CARNÊ , E NÃO QUEREM PAGAR ALGUÉM PRA LAVA-LAS DEPOIS, MAS COMO É MUITO DIFÍCIL TER VÁRIOS CARROS DE ESTILOS DIFERENTES, FAZ-SE A OPÇÃO PELO HÍBRIDO SUV, QUANDO EU GANHAR NA LOTERIA, COMPRAREI IMEDIATAMENTE UMA ( VOLVO ) OUTRA COISA A TRAÇÃO 4X4 MUITAS VEZES NÃO FUNCIONA, JUSTAMENTE POR FALTA DE USO, VOU COMPRAR UM VOLVO PRA COLOCAR NA LAMA, LÁ É O AMBIENTE DE SUV, NA CIDADE PREFIRO UM SUB-COMPACTO ( FORD KA T´´A BOM ) OU MINHA MOTO MESMO.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

A realidade é esta, estes trambolhos não servem para nada, a não ser ocuparem lugares nas ruas, e geralmente os donos são ignorantes ou recalcados.
abs.

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Pra quem tem pirralhos e pouca grana, SUV é um carro em cheio. Melhor que perua com certeza. Mas concordo contigo, em algum tempo vai virar um trambolho mesmo.

Marcelo # 37
12 anos atrás

Oi Flavio, tudo bem piloto? Estou meio no estaleiro esses dias ( cuidando de uns problemas de saude) e to tendo mais tempo na internet. O que eu acho legal, que o seu blog é democratico, vc publica todas, contra ou a favor aos seus comentarios e acho que a grande magia do mundo é que as pessoas são diferentes umas das outras, isso que é o bacana do planeta, que graça teria o mundo se todos só gostassem de SUV, só do amarelo, só de sei la o que……
Agora quanto se vc sabe guiar ou não, se vc alcança nos pedais ou não, esses caras fiquem a vontade para tirar uma carteira de piloto ( requisito minimo p/ categoria graduado B), não precisa comprar, pode até alugar um classic, se tiver cú, vai la com a gente já que é moleza, e anda junto, passa até por cima se quiser…….porque na verdade “FALAR PAPAGAIO TAMBEM FALA”……..
Outro detalhe não sou amigo pessoal do Flavio, conversamos 3 ou 4 vezes meio rapido, nos boxes só….somos apenas amigos de pista…..
Marcelo – Passat # 37