MENU

sábado, 16 de janeiro de 2010 - 19:14Antigos em geral

CARRO DA FIRMA (2)

SÃO PAULO (veio muita coisa) – A minissérie inaugurada com o Fusquinha laranja da Telesp promete. Foram 15 e-mails de ontem para hoje com fotos dos “carros da firma”, aqueles usados por empresas que vivem em nosso imaginário.

Tem coisa muito boa, como esse Toyota Bandeirante da Light carioca. A foto foi enviada pelo Jason Vôngoli e é de 1989. Segundo ele, o jipinho já foi aposentado de suas funções na companhia e perdeu a pintura verde/abóbora (esses cariocas… É laranja!), mas continua ativo, convertido para “uso civil”.

Amanhã tem mais.

BandeLight1a

31 comentários

  1. Demais!

    Meu pai trabalhou na Light desde os anos 70 até se aposentar, a pouco menos de 10 anos. Ele fazia trabalhos internos, mas de vez em quando precisava pegar algum dos carros da empresa pra acompanhar os técnicos em alguma vistoria. Com a venda da empresa para a Électricité de France durante a era FHC, a Light começou a comprar carros das marcas francesas.

    Foi também nessa época que os carros perderam essa cor característica verde/laranja e passaram a ser brancos. Isso causou reclamações dos funcionários da época, pois os carros também eram usados pra fazer reparos em áreas mais carentes e perigosas, como morros e favelas, e com a cor antiga era bem mais fácil de serem reconhecidos de longe como sendo da Light pelas, digamos, “autoridades” dessas áreas. Com os carros brancos houve medo de serem confundidos com carros comuns ou mesmo da polícia.

  2. Wolf disse:

    Tenho 2 bandeirantes curtas, uma 91 teto de aço e outra 86 teto de lona, militarizada (canhoneira) com o kit da finada Bernardini para o EB. Carros fantásticos. Indestrutíveis, apesar de gostarem de uma ferrugenzinha……..

    à propósito: É Laranja sim. Esse negócio de abóbora é coisa de afrescalhado (hahahahaha!)

  3. Nossa, lembro que na década de 80 as viaturas (segurança e manutenção) na Riviera de São Lourenço eram todos Lada.

    Tenho certeza que tenho fotos em algum lugar, quando achar te mando!

    []´s

  4. Aliandro Miranda disse:

    Posso estar absurdamente enganado, mas eu já vi recentemente estes jipes da Light, pintado com as cores atuais (branco e verde), circulando pelas ruas. O carro até então continua na ativa, não sei se para que tipos de serviço.

    Mas que bom que ainda têm utilidade na empresa.

  5. Mario Mesquita disse:

    Mas é claro que as faixas são cor-de-abóbora. Esses paulistas…

  6. Bianchini disse:

    Meu carro urbano ideal é esse: quero ver algum cachorro louco ou taxista folgado (com o,perdão do pleonasmo) virem embaçar… Ontem mesmo, eu com um desses, um pateta desses com seu Meriva “tunado” e filmado (ô praga essa do filme no vidro!!!) tinha ido parar numa das árvores do canteiro central da Av. Luis Dumont Villares…

  7. disse:

    Catço de cor. Tem Toyota Azul Cometa, essa é verde Light.

  8. Ike disse:

    Na verdade as placas amarelas foram substituídas pelas cinzas nos anos 90, o carro e 89 mas a foto pode ter sido tirada nos anos 90. UGhhhhhhhhhhhhhhhhhhh :::::;;;

  9. Ike disse:

    Na verdade o nome da cor e alaranjada, laranja e o nome da fruta.

  10. Tiago Starke disse:

    Flávio, trabalho com inspeção de veiculos da Copel aqui do Paraná e te digo uma coisa. Temos muitos Bandeirantes ainda ativos na frota, de cada 10 carros pelo menos 1 é um Bandeirante. As Hilux, S10 e Ranger ainda não conseguem substituir eles principalmente quando é necessário fazer atendimentos na linha no interior onde as linhas passam longe de qualquer rodovia ou estrada de terra. Somente eles chegam lá. Segunda tiro umas fotos e te envio pra comprovar nossa frota. Abraços.

  11. klaus disse:

    a placa devia ser LGH ( de Light).

  12. luis antonio da matta machado disse:

    Nos 80 trabalhei na Coca Cola Industrias, e o meu carro de uso diário era um fusca todo decorado de guarana Taí, com paralamas , capuz do motor e da mala verdes e o restante todo branco, com os vidros adesivados , mas não eram translúcidos. Os fuscas não tinham retrovisores do lado direito e era um sufoco para dobrar à direita. Lembro-me de um amigo nessa época ,que comprou um Corcel 70 do Café Palheta e manteve as cores marrom e amarelo (saia e blusa). Eu achava muito legal,por que era o único Corcel que tinha essas cores pelas ruas.Como enviar algumas fotos?

  13. luis antonio da matta machado disse:

    Flavio, a laranja é cor de abóbora.

  14. Deve ser de 1999 esta foto, pois o Bandeirante tem placa cinza com três letras, que foi adotada nos anos 90…

  15. Ricardo Viana disse:

    Estranho, esta foto não pode ser de 1989 pela placa do Bandeirante: a placa cinza de três letras foi adotada nos anos 1990.

  16. Renato disse:

    Em minha memória ainda vaga uma kombi da Cibié com muuuuuitos faróis sobre o parachoque dianteiro, desfilando peças ruas de São Bernardo do Campo…

  17. fezones disse:

    Desculpem se for uma grande besteira, mas, placa cinza com 3 letras em 1989!?

  18. Rafael disse:

    Gostava de ver a Kombi azul e branca da Varig, que prestavam auxílio na pista do aeroporto. Hoje este trabalho é feito por Fiat Ducato.

  19. JFN disse:

    A foto deve ser de 1999, e não 89, pois o carro já tem placa cinza e com 3 letras. Repara só!
    abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *