CARRO DA FIRMA (15)

SÃO PAULO (que seja doce) – Que tal o furgãozinho dos chocolates Pan? Cortesia de Telsi Pavanelli, que está curtindo a minissérie… Alguém arrisca marca, modelo e ano?

fpan3

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
mario araujo neto
mario araujo neto
13 anos atrás

furgao Ford 1948

Jose Cunha
Jose Cunha
13 anos atrás

Achei muito bom os comentários aqui descritos,e através deste espaço consegui enviar um email para a fábrica de doces Pan e espero que os mesmos respondam.Apesar de alguns não gostarem dos dadinhos,eu e minha esposa temos doces lembranças de como era bom os comer,no horário de merenda escolar.
Bons tempos

maria teresa
maria teresa
Reply to  Jose Cunha
11 anos atrás

Caro José nunca fabricamos os DADINHOS que sempre foram fabricados pela empresa Dizioli e depois pela Evelyn ambas extintas ou absorvidas por multinacionais. Nó fabricavamos os Cigarrinhos que hoje são LÁPIS DE COR . Obrigada pela lembrança.
Maria Teresa- Diretora do Conselho Executivo.

Edcléa
Edcléa
13 anos atrás

Voce tem foto do carro de doces “CONFIANÇA?”

sérgio castro
sérgio castro
14 anos atrás

Furgão Ford F-1 1951

www.blog-do-tiozao.com.br
14 anos atrás

Tinha um outro furgão famoso, de pintura azulada, quase roxa. Alguém lembra o nome da empresa. Acho que era Doces confiança, ou Neusa, sei lá, a memória não me ajuda.

Eduardo Pimentel de Souza
Eduardo Pimentel de Souza
14 anos atrás

Provavelmente é um Furgão Ford fabricado entre 1946/1948.
Basta ver o detalhe do friso lateral do capô.
Att,
Edu

Glauco Porciuncula
Glauco Porciuncula
14 anos atrás

Pô, ninguém lembrou das moedinhas de chocolate da Pan??

Essas eu ainda compro atualmente.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Comi muito cigarrinho de chocolate da Pan quando era moleque. Bacana.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Comi muito cigarrinho de chocolate Pan quando era moleque. Bacana.

vitão
vitão
14 anos atrás

a primeira fábrica deles era na rua Salete em Santana, antes da mudança para SCSul.

maria teresa
maria teresa
Reply to  vitão
11 anos atrás

LÁ ERA A LAF .A PAN NASCEU E AINDA ESTÁ EXATAMENTE NO MESMO LUGAR !

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
14 anos atrás

Bonito carrinho, mas gostoso mesmo era o cigarrinho de chocolate, o guarda-chuva de chocolate, chocolate com licor dentro e abala de goma……………………….

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Eu comprava os cigarros de chocolate na escola. Tempo bom. Acho que não tinha esses furgões no Rio, mas de outras empresas sim. Acho furgão muito charmoso, tive uma chance de ter um há anos, mas não deu samba. Agora, vai comprar um…

Felipe Garcia - F2G
Felipe Garcia - F2G
14 anos atrás

Fala flávio a Globo finalmente chamou a Virgin de Virgin!!
Olha nesta página!
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1496739-15011,00-EM+DIA+DE+TEMPO+BOM+E+CAMPEOES+NA+PISTA+BUTTON+E+O+MAIS+RAPIDO+DA+MANHA.html

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Felipe Garcia - F2G
14 anos atrás

Não chamou não Felipe, isso é o que dá recortar e colar, entendeu? na matéria escrita nas duas citações ao Lucas a referência é manor, só na tabela é que aparece o “erro” da Rede Roubo que inadvertidamente chama a equipe pelo verdadeiro nome, tomara que tomem outro processo pela cara, pois o Sport Recife já empurrou um na vênus pratinada. tomara que enfiem um sabugo nos marinhos para aprenderem a não subverter a verdade eo estabelecido ao seu gosto.

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
Reply to  Felipe Garcia - F2G
14 anos atrás

O cara que “errou” na tabela de tempos acabará sendo demitido.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Felipe Garcia - F2G
14 anos atrás

Rubem, essa do Sport é uma bobagem sem fim. Esse campeonato de 87 foi todo torto. O Clube do 13 tentou fazer algo decente mas a CBF melou tudo ao inventar o play-off dos campeão e vice da primeira divisão com os da segunda. Enfim, é um novelo. Nos bastidores, todos admitem que os dois são campeões, mas não pode ser de direito, devido a uma decisão do STF. Acho que todos os torcedores de clubes integrantes do clube dos 13 não podem sacanear o Flamengo, pois foi uma decisão dos signatários, capitaneados pelo presidente do São Paulo, cuja diretoria agora cospe no que assinou. Eu, torcedor do Fluminense, ficaria puto se fosse capeão do modulo verde de 87 e não reconhecessem o título… Agora quero ver o Sport manter a firmeza até o fim. Quando neguinho vai na Globo e pede adiantamento das cotas da TV, tem que ajoelhar e…

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Felipe Garcia - F2G
14 anos atrás

Mário, também sou tricolor. mas por mais que esperneiem o titulo de direito de 1987 é do Sport, entenda-se como direito o que é estabelecido em regra, convenção ou o que o valha do orgão ou entidade reguladora ou gestora da atividade em questão; eis o fato: O monopólio do futebol no Brasil é da CBF, assim como a única entidade esportiva no mundo que detém todos os direitos sobre o futebol é a FIFA, e não tem clube dos 13 ou dos 13.000 que irão contestar isso, quem não quiser que crie uma liga alternativa e se desfilie da FIFA e no caso do Brasil da CBF.
Que o futebol brasileiro era uma bagunça isso é fato, mas essa hist´ria de dizer que o modulo do Fla, Flu e outros do clube dos 13 era a primeira divisaõ e o resto seria segunda divisão é forcação de barra e subversão da verdade, se assim fosse por que o Guarani e o America ( 2º e 3º colocados respectivamente do campeonato anterior ) disputaram a chamada segunda divisão? cairam porque fizeram campanhas impecáveis? ou será que ficaram no outro modulo por resultado de não pertencerem a patota do do clube dos 13 mais os 03 convidados por estes?
A resposta é fácil: tudo era uma bagunça, e no meio desta bagunça toda o Fla e o Inter não compareceram a campo para a disputa do cruzamento olimpico entre os grupos , perdendo seus respectivos jogos por WO ( 2×0) , o Sport decidiu com o Guarani, levou a melhor e o Flamengo e o Inter tiverma que assistir ao Sport e o Guarani disputar a libertadores do ano seguinte. E ainda têm mais Mário, só não foram punidos severamente graças a interferência do Eurico Miranda junto a CBF pois não iriam nem disputar o campeonato brasileiro de 1988…..

Mas Mário, o que nós discutimos aqui foi sobre futebol, não acredito que a Globo tenha comprado o Barulho do Flamengo por ideologismo, simplismente dá mais retorno de midia o clube com maior torcida do Brasil do que um simples time de um longinquo estado do nordeste, nós podemos nunca chegar a um termo sobre isso, mas te garanto que o interesse da Globo na historia passa bem longe do futebol, seu negócio é manipulação e grana.
Além do mais contrariar rubro negro faz parte das minhas atribuições, só isso já justificaria a defesa do Sport…….

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Felipe Garcia - F2G
14 anos atrás

Pois é, Rubem, a estória toda é uma novela mexicana, das ruins (falha minha, todas as novelas mexicanas são ruins).

A CBF é a maior culpada. Vide a novela do reconhecimento dos títulos de 58 a 70.

Mas quero ver se o Sport não vai peidar na farofa quando for no Jardim Botanico esmolar adiantamento de cotas de transmissão do seus jogos. Relembre que nem o nefasto Eurico Miranda se deu bem peitando a Globo. Sacaneou colando um SBT na camisa do Vasco. Rapidamente a Globo mostrou as casas em Miami, as contas em paraisos fiscais, etc… O bicho bateu no tatame rapidinho…

Denis
Denis
14 anos atrás

Primeiramente quero dar os parabéns ao Flávio por essa série. Sou fascinado por carros e acompanho seu blog diariamente.

Sobre a PAN, digo o seguinte: meu Pai é um dos funcionários dessa fábrica desde 1989, a empresa sempre resistiu a concorrência dos gigantes, poucos sabem, mas ela saiu da concordata, ainda não está 100%, mas a equipe de vendedores correm atrás e muito.

Os produtos da PAN são de ótima qualidade, porém, são incomparáveis com os da Nestlé, Kraft (lacta), tendo em vista que o carro chefe da PAN são os confeitos e suas maravilhosas balas.

Outros grandes sucessos são: a Pipoca de chocolate, o bombom de gianduia e a pasta de amendoim. Muitas empresas tentaram engolir a PAN, no entanto a estrutura familiar que administra a mesma não aceitou nenhuma dessas ofertas.

Infelizmente para ganhar mercado precisa de “grana”, coisa que a PAN ainda não tem, mas ela vem lutando ao longo do tempo e tenho certeza de que irá vencer, pois uma empresa fundada em 1935 manter no mercado os mesmos produtos, ou seja a tradição merece uma homenagem.

Desculpem se fugi um pouco do foco….gostaria de ver algumas fotos de ônibus, como por exemplo os primeiros Tribus e os Nielsen da Expresso Brasileiro.

Abraços a todos.

tiozão
tiozão
Reply to  Denis
14 anos atrás

sem falar, que a fábrica ocupa quase um quarteirão do bairro mais nobre de São Caetano, um dos m2 mais caros
e seus bombons e ovos de páscoa são uma delícia.

Leandro Caruso
Leandro Caruso
14 anos atrás

Pelo friso no capo, não tem como errar: Ford Furgão F-1 1951.

tiozão
tiozão
Reply to  Leandro Caruso
14 anos atrás

Isso mesmo

Fabao
Fabao
14 anos atrás

Fora os cigarrinhos tinha tambem aqueles bombons de paças ao rum…. bom pacas!

Eric
Eric
14 anos atrás

A foto é no minimo de 1970,devido a placa amarela.

Com as letras CS,mais de 74.

Olavo
Olavo
14 anos atrás

Mas esse não tem o foguete da Pan… será que alguém tem a foto ?
Só pra atiçar eram ADLER da Auto Union … maldade ….

rs

Telsi Pavanelli
Telsi Pavanelli
Reply to  Olavo
14 anos atrás

Cobra do Flavio quer a imagem do Adler já foi enviada para ele. E também do furgão International 1938 ou 39 .

henry H
henry H
14 anos atrás

Ñ foi na década de 1970 que a Pan quase foi pro espaço? Pois foi nessa época que toda a industria brasileira de chocolates enfrentou provações terríveis. Essa tempestade vinha da Bahia, naépoca o principal centro de produção de cacau do país. Ocorreu que uma eminência parda – conhecida como Ângelo Calmon de Sá, cacaueiro e banqueiro (Banco Econômico), foi guinado a Ministro da Indústria e Comércio. Guiado por seus próprios interesses, Calmon de Sá praticou uma modalidade terrivelmente predatória de dumping no mercado nacional de cacau. Através de seu Banco Econômico, arrematava enormes e caríssimos lotes de seu próprio produto para saturar o comércio de produtos com preços artificiais muito abaixo dos praticados por seus concorrentes. Isso desestabilizou gravemente a maior parte da industria de chocolates do Brasil, alguns até à insolvência. Acho que a Pan era uma dessas.

FIAT Group
FIAT Group
14 anos atrás

A Chocolates Pan (Produtos Alimenticios Nacionais) entrou em concordata e parou de produzir o seu chocolate, vindo a apenas beneficiar o mesmo. Por isso que quanto a qualidade uns dizem que melhorou, outroz que piorou. Eu fico com os que acham que piorou, pois era um chocolate suave e os de hoje são muito doce. Existe uma foto do caminhao da PAN que era estilizado como avião e fazia as entregas nessa epoca.

Eduardo
Eduardo
Reply to  FIAT Group
14 anos atrás

Cigarrinhos Pan, Dadinhos Dizioli, lembrei agora dos
chocolates da Sonkesen ( assim que escreve?) A fabrica
era na Rua Vergueiro, perto de onde hoje é o Centro Cultural
Na epóca de Páscoa minha mãe comprava lá os ovos e eu ia junto, alguem lembra???

Lauro
14 anos atrás

Moro praticamente dentro da fábrica da Pan e informo o seguinte:
1- A Pan quase fechou as portas e sua história de superação é emocionante.
2- Os cigarrinhos viraram lápis de cor e chocolate.
3- O chocolate melhorou muito de uns tempos prá cá e isso se comprova pelas filas imensas na loja da fábrica em datas comemorativas como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e especialmente a Páscoa.
4- A pipoca de chocolate é impressionante.
5- Desde que mudei para o apartamento onde moro notei um fenômeno curioso: a abertura das portas dos elevadores estão diminuindo…

André Scud
André Scud
14 anos atrás

Uma gostosura…

Fabio Ferreira
Fabio Ferreira
14 anos atrás

O chocolate é clássico, mas era gordura hidrogenada pura. Uma merda. Pior que ele só bombom do Fofão ou o Grand Prix, da Dizzioli.

Furreca
Furreca
Reply to  Fabio Ferreira
14 anos atrás

Putz, Dizioli! Isso ainda existe??

Bombom do Fofão era vendido em ônibus, trens…
Era bem ruinzinho…

petrafan
petrafan
Reply to  Fabio Ferreira
14 anos atrás

Dizzioli e Pan é dureza. um mais pior que o outro.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Fabio Ferreira
14 anos atrás

Apesar de torcer pela industria nacional e ser um grande entusiasta do que é nosso, tenho que admitir: o chocolate da Pan tinha gosto de sabão, esse dizzioli também era do ramo, ambos horrorosos. Tomara que tenham melhorado, depois que descobri que derretiam parafina junto para “melhorar” a solidificação do produto descobri de onde vinha aquele sabor caracteristico de saponáceo….. mas o carro é lindo.

Fabio Ferreira
Fabio Ferreira
Reply to  Fabio Ferreira
14 anos atrás

O chocolate não sei se existe, mas o Dadinho e a Paçoca Amor são deles, e ainda estão no mercado.

Acarloz
Acarloz
14 anos atrás

Moro em SCS, pertinho da PAN, incrivel como estão resistindo a concorrencia dos gigantes.

petrafan
petrafan
Reply to  Acarloz
14 anos atrás

por outro lado, não se vê nada da Pan pra vender em lugar nenhum.

Jef
Jef
Reply to  Acarloz
14 anos atrás

Pois é…
Meu padrinho, faz entregas nos mercados com sua Kombi bege com o adesivo Pan no vidro traseiro.
Ao amigo que disse não encontrar os produtos, é que os mercados tem uma margem de lucro maior nos chocolates mais populares, e aí para manter a margem com os Pan, eles ficam caros…
Mas ainda assim, é o melhor chocolate!

Acarloz
Acarloz
Reply to  Acarloz
14 anos atrás

Existe uma loja dentro da fábrica, na rua Maranhão em SCS, ótimos preços e produtos verdadeiramente artesanais, recomendo os bombons de cereja, morango,figo e gianduia além de todos os demais produtos.

Enio Ernesto Wermuth
Enio Ernesto Wermuth
14 anos atrás

COM CERTEZA UMA FORD FURGAO 48 49 OU 50 MAXIMO 51 TERIAMOSQUE VER A GRADE FRONTAL, VEICULO MUITO USADO NA DISTRIBUIÇAO DE PRODUTOS COMO CIGARRO QUEM NAO LEMBRA DAS FURGOES DA SOUZA CRUZ EM 3 TONSDE VERDE, INCLUSIVE TEM UMA DESSAS ORIGINAL EM MINHA CIDADE OPORTUNAMENTE MANDAREI FOTO……..

Bianchini
Bianchini
14 anos atrás

O furgão é nota 10, o chocolate, com muita boa vontade, nota 4. Prefiro o Lacta – ou o Munik…

Dtricio
Dtricio
14 anos atrás

Saudades dos cigarrinhos da Pan…e dessa época do furgão…q eu nãotive o pprazer de presenciar…

Luis Fernando
Luis Fernando
14 anos atrás

Como são bonitos esses furgões. Você já viu a do Pão de açucar? Eu tenho uma foto é só “tentar” achar. Eles restauraram recentemente o primeiro carro da frota.

Felipe Olivani
Felipe Olivani
14 anos atrás

Os melhores são os retrovisores que são montados em cima de uma vareta, lá em cima… E o bocal do tanque é um charme só.

Rodrigo lombardi
Rodrigo lombardi
14 anos atrás

A 50 tinha aquela grade no capô toda aberta, e a 52 tinha o ressalto na lateral traseira mais pra fora e arredondado.

Ford Panel Wagon 1951.

Jorge machado
Jorge machado
14 anos atrás

os cigarrinhos ainda são vendidos, só que a globo parece ter agido porque apagaram eles das fotos e os meninos ficaram parecendo bobos com a mão na boca.

petrafan
petrafan
14 anos atrás

a placa é bem mais nova que o furgão.

henry H
henry H
Reply to  petrafan
14 anos atrás

A placa é da década de 1970, com a plaquetinha correspondente ao ano do emplacamento, presa a outra maior na traseira.

Marcelo Dias
Marcelo Dias
Reply to  petrafan
14 anos atrás

Pelo modelo da placa, essa foto deve ter sido tirada no início dos anos 70… O furgãozinho chamativo e diferente já não era novo!

Edson Del Rio
14 anos atrás

Quero cigarrinhos de chocolate da Pan, alguém se lembra desse produto politicamente incorreto?

Jorge machado
Jorge machado
14 anos atrás

umm…só de ver o furgão me deu saudade daqueles cigarinhos!

Sergio da  Mav
Sergio da Mav
14 anos atrás

Ford F 1 Furgão ano de fabricação 1949

Edison Guerra
Edison Guerra
14 anos atrás

Arrisco que é um Ford F-1 1948.Tenho procurado outra foto de um caminhão International de 1938,estilizado que aparece parcialmente no site da Empresa.

Romeu
Romeu
14 anos atrás

Esse á um Ford Pannel (Furgão) derivado da picape F-1 de 1951.

Rodrigo lombardi
Rodrigo lombardi
Reply to  Romeu
14 anos atrás

Ela mesmo.