ONE COMMENT

Falavam muita bobagem da única equipe brasileira que participou do Mundial de F-1. Mas, pelo menos, ela tinha um carro. Teve vários, aliás. Enquanto que as novas de 2010…

copercomment

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
alberto
alberto
14 anos atrás

Ah, que saudades! Na minha opinião, os carros da Fittipaldi foram lendários. O F5A, pra mim foi um dos carros mais bonitos que já vi. O F6 era simplesmente lindo, anguloso, futurista. A essa altura não importa se andava ou se era ruim. Simplesmente foi a época mais transparente da F1, onde até então as montadoras, com exceção da Ferrari, não dominavam o negócio. O segundo lugar do F5A em Jacarépaguá, com o carro cruzando a linha de chegada com quase todo o pneu dianteiro já na lona, foi heróico. As ultrapassagens que o Eerson fez naquela corrida dariam arrepios na coluna que qualquer Shumacher ou Alonso. Alí, as corridas eram ainda decididas no braço e não nos atuais vídeo games.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

E depois a Brabham copiou o conceito aerodinamico e deu o segundo titulo para o Nelson Piquet

Abraços

Imperador

Antonio VK
Antonio VK
14 anos atrás

Pelo que me lembro, quando o carro começou a ficar bom, lá por 1978, acabou o dinheiro. Realmente a mídia pegou pesado, talvez pelo motivo de além de o Emerson sair de campeão mundial para coadjuvante, o Copersucar tinha meio que uma aura estatal.

Felipe Trench
Felipe Trench
14 anos atrás

Esse carro era lindo. Tenho a Quatro Rodas com a reportagem sobre o lançamento deste carro. Acho que foi no início de 79, um ano após a melhor temporada da Fitti na F1. Diziam na época os irmãos Fittipaldi que a rigidez torcional do carro era baixíssima, se não me falha a memória. Ou seja, havia um erro de projeto crasso. Um dos posts acima menciona a cara de preocupação dos Fittipaldi quando o carro saiu para a pista e a revista mostrava isto claramente. Uma pena. Queria que tivesse tido outro resultado os Fittipaldi na F1. Eles mereciam.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

É o Copersucar mais bonito de todos os tempos.

Com fundo amarelo era um arraso em materia de beleza.

Obs.: Não vou comentar o desempenho…

Abraços

Imperador

Thiago Sabino
Thiago Sabino
14 anos atrás

O negócio, é andar com ele no RFactor, na interlagos antiga….já dá pra matar alguma saudade.

Lindo, limpo, harmônico.

E concordo que teríamos condição de fazer uma equipe brazuca sim. A Embraer, no pé que tá hoje em dia, poderia dar uma ajuda técnica substancial para uma equipe brasileira. Se àquela época , eram construidos apenas aviões mais simples, hoje em dia, com o atual patamar técnico…sei não viu…..só falta (SÓ….só..) um Fittipaldi.

E.Martinez
14 anos atrás

Essa exaltação de BRIC’s não passa de uma campanha do empresariado, banqueiros e investidores de querer vender esse modelo de exploração de mão de obra barata e eliminação de direitos trabalhistas ao resto do mundo…

Eu pessoalmente prefiro nações com alto desenvolvimento humano como modelo de desenvolvimento, ao invés de meros rótulos e acrônimos, na pratica esses paises ainda são pobres, tem baixa renda per capita, democracias tropegas, ou nem isso, e fossos socias de saltar os olhos…

Dos ditos ‘BRIC’s” só a Russia possui industrialmente e não competitivamente falando tradição em automobilismo, o resto destes países só carrinhos de quinta feitos por multinacionais…

eduardo
eduardo
Reply to  E.Martinez
14 anos atrás

Já li muitas besteiras escritas nos comentários deste blog, mas esta é indiscutivelmente a campeã. Uma mistura de samba do crioulo doido com um radicalismo de esquerda capaz de levar o Brizola a pular do caixão.

Fábio Amparo
Fábio Amparo
14 anos atrás

Depois dizem que os brasileiros é que são os incompetentes.

Os americanos cada vez mais estão se saindo pior naquilo que fazem.

Abraços

Sabbag
Sabbag
14 anos atrás

Como será que a Globo chamaria a Copersucar hoje? Brasil GP?

CLAUDIO AUN
CLAUDIO AUN
14 anos atrás

ACREDITO QUE AINDA NÃO SERIA POSSIVEL A CONSTRUÇÃO DE UM F1 COMPETITIVO,MAS OS FITTI, FORÃO NO MINIM ARROJADOS.
UM TIME CAMPEÃO.: DIVILLA, JÕ RAMIRES ( SEM MUITA CERTEZA) ,KEKE ROSBERG,EMERSOM,ALEM DE CARROS FUTURISTAS ELEGANTES COMO UM F1 DEVE SER, MOTOR CARENADOS QUANDO TODOS MOSTRAVAM OS V OITÃO

Jeambro
Jeambro
14 anos atrás

Ai!!! essa doeu… foi bem na ferida.

João Carrieri
João Carrieri
14 anos atrás

Acredito que vivíamos em um tempo que se dava pouco valor ao que era feito no Brasil, somada à decepção dos brasileiros em ver o Emerson, piloto campeão mundial, largar a McLaren para correr num carro que no início era uma incógnita. Pra quem tem no acervo, dê uma olhada em algumas corridas, principalmente naquela Copersucar de 79, amarela, andando muito.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

A mídia brasileira e nosso povo em geral, tem a maldita mania de depreciar o que se faz aqui. Injustiçou os Fittipaldi, injustiça o Rubens e por aí a fora. Se não me engano, em seu ano de estréia, o Copersucar teve pontuação bem maior do que a Ferrari, por exemplo. Isso sem falar nos boicotes dos fornecedores de componentes para com a equipe. E não venham me dizer que é teoria de conspiração.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Em defesa dos piratas e picaretas de plantão na F1 de hoje, era bem mais facil construir um carro na época do Copersucar! Agora, que eles tinham estirpe, ah, tinham!

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
14 anos atrás

Esse F-6 era lindo, de cor prata. Uma vez eu passei o dia todo esperando no autodromo de Interlagos, para ver o Emerson dar algumas voltas com ele. Fazia um calor duca, e nós encima dos borres, na época terraço dos boxes. Na verdade deu poucas voltas, mas era muito lindo esse carro. Quanto a equipe nao seguir adiante, como todas, teve suas dificuldades. Infelizmente nao deu certo. Agora o que aconteceu na época, como hoje em dia é que nós, brasileiros só damos valor pro que vem de fora, e nao temos paciencia para esperar por resultados. Emerson e Wilsinho Fittipaldi., sao e sempre serao meus idolos, e garanto que sao pessoas idoneas, e sempre tiveram e tem ainda o espirito de competir. Por isso nós brasileiros devemos ter mais respeito com eles, e parar as vezes de criticar, pessoas que tiveram a coragem de tentar algo.

ELVIBRUNO
ELVIBRUNO
Reply to  JONAS MONTANARO
14 anos atrás

Esse F6 era amarelo, o resto corretíssimo.

Carlos Zanettini
Carlos Zanettini
14 anos atrás

tenho 48 anos ena epoca eu 15 anos quando o Emerson foi.
Para coopersucar, e na época eles testaram muito em interlagos e eu acompanhava muito de perto
Pelos jornais e tv, nossa como eu vibrava quando o carro o FD04 ainda fazia bons tempos.
Mas a formula 1 sempre foi uma coisa de um clube de amigos que poucos entravam e tinham
Chances, mas os FITTIPALDES foram heróis mesmo nunca tendo vencido uma corrida,
Mas foi por pouco, nunca esqueço o segundo lugar do Emerson no rio em 1978, acho que ele a
Ate passou uma Ferrari.
Pena que na época todos tiravam o sarro dele como fazem exatamente hoje com o Rubinho,
Mas valeu FITTIPALDES fizeram um sonho se tornar relalidade coisa que americanos não
Conseguem………

ELVIBRUNO
ELVIBRUNO
Reply to  Carlos Zanettini
14 anos atrás

O mais engraçado foi quando faltando umas 5 voltas , quando o Reutman passava, a arquibancada toda gritava: QUEBRA, QUEBRA, QUEBRA.

Celso BH
Celso BH
14 anos atrás

É a mídia massacrou a iniciativa na época.Eles chegaram em 2º aqui no Brasil ! Diversas equipes nem sonharam em obter esse nível.

luiz .
luiz .
14 anos atrás

foi este que conseguiu ser segundo, na melhor chegada da equipe?

ELVIBRUNO
ELVIBRUNO
Reply to  luiz .
14 anos atrás

Não, foi o F5A.

Paulo R.Guedes
Paulo R.Guedes
14 anos atrás

Eu tive o privilegio de ver este carro andando em Interlagos em seu primeiro treino. Foi empurrado desde a fabrica dos Fittipaldi (em frente ao Autodromo) até os boxes.
Era lindo, mas a expressão de preocupação do Emerson e do Wilsinho apos algumas voltas índicava que o carro não era o que esperavam. Foi uma pena porque foi juntamente com o FD01 o mais bonito da equipe

Plow King
Plow King
14 anos atrás

A Fittipaldi nunca teve ao MESMO TEMPO dinheiro, piloto e projetista. Sempre faltava um. Mas vale a tentativa….brasileiro he acostumado a querer vida facil, ser funcionario publico. Empreendedor aqui he louco. Otimos tempos…..o Barao quase morria no radio quando o Emerson fazia algo com o carro.

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

Os carros de F1 do playstation são mais reais do que os das novatas.

Flávio Silva
Flávio Silva
14 anos atrás

Na minha opinião o Fittipaldi F6 foi um dos carros de f1 mais bonitos de todos os tempos, pena que tinha problemas de “torção do chassi”, se não me engano. Até hoje as linhas deste carro são modernas e limpas.
Belo carro.

João Vitor
João Vitor
14 anos atrás

Senhores…
infelizmente não vi os carros dos irmãos Fittipaldi correndo, basci depois… Aliás, quando eu nasci ela já estava dando tchau. Mas, sim, eles tinham carros, e esses andaram, talvez com mais investimento a história seria outra.

Aí Wilson e Emerson, inscrevam-se também, vocês tem mais capacidade, talento e Know How do que esses descapitalizados, tenho certeza que daria mais certo a Fitti do século XXI.

Netinho
Netinho
14 anos atrás

Simplesmente maravilhoso, e eu tive a oportunidade de ver essa maquina andando em Interlagos.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
14 anos atrás

O F6 era belíssimo, feito com tecnologia de ponta, além das maiores inovações da época. Pena ter problemas estruturais fundamentais, e que marcaram o início do fim da equipe Fittipaldi. Acho que tanto o Wilsinho como o Emerson apostaram tudo nele (inclusive comprando a equipe Wolf, o que deu know-how e ajudou a centralizar os processos da equipe na Europa).

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
14 anos atrás

Não era a melhor equipe do mundo, mas na época, tinha o melhor piloto.

Tito Neto
Tito Neto
14 anos atrás

Este carro da Copersucar lembra bastante os carros da Indy.

ELVIBRUNO
ELVIBRUNO
Reply to  Tito Neto
14 anos atrás

COMO É QUE É??? Onde? Nas quatro rodas redondas?

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Falha do teclado, leiam “esse” no lugar de “ese” e “ter” , no lugar de “tter”.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Esse carro (F6), se não me falha a memória e a escrita, desenhado por Ralph Belamy, foi um dos modelos mais lindos da equipe Fittipaldi, mas infelizmente foi o pior chassi.
Torcia muito , não tinha comportamento constante. Uma pena. Substituiu o F5A , justamente o melhor de todos.
Uma pena ese projeto não tter dado certo. Chegaram a andar na frente de Mclaren e Williams na época.

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
14 anos atrás

Mas que carro bonito!

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
14 anos atrás

Desculpem-me a ignorância, mas… Esse carro bacana é de 1979? Mas em 1979 o patrocínio já não era da Skol?

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
Reply to  Ronaldo Brahmeiro
14 anos atrás

Esse carro da foto é o F6 de 1979, que oficialmente só andou em 1 GP (África do Sul, o 3ºdo ano), era muito ruim, voltaram ao anterior (F5A), nas últimas 6 corridas voltaram com ele revisado (F6A) mas não obteve bons resultados.
No ano seguinte que veio o patrocínio da Skol, começaram o ano de 1980 com um Wolf atualizado (F7) e depois lançaram o F8.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
Reply to  Ronaldo Brahmeiro
14 anos atrás

Ronaldo,
A Skol entrou em 1980 com o F8. Até 1979 era Copersucar.

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
Reply to  Ronaldo Brahmeiro
14 anos atrás

Não, a Skol entrou em 1980.

Weimar de Carvalho
Weimar de Carvalho
Reply to  Ronaldo Brahmeiro
14 anos atrás

Caro Ronaldo, esse é sim o carro de 1979, o F6, que mal correu devido à falta de rigidez do chassi (um dos problemas) e foi posto de lado, então eles colocaram novamente o F5 pra correr, que não tinha a menor chance contra os carros-asa da concorrência. A Skol só patrocinou a Fittipaldi no ano de 1980, quando o carro da equipe era na verdade o Wolf de 1979, que eles compraram e pintaram. Abraço!

Old parts
Old parts
Reply to  Ronaldo Brahmeiro
14 anos atrás

SKOL em 1980 com Emmo e Keke Rosberg.

Mauro
Mauro
14 anos atrás

Me lembro!!!
O fato não era ser ruim. Viviamos na era do conceito. Pesquisa. Nem de longe havia a eficiência que há hoje. Vejam fotos do período prá comprovar. Alguns conceitos se comprovararam outros não. Talvez o coopersucar teve seu conceito fundamental aliado a outro em outra equipe que fez tudo funcionar…. como o que aconteceu com os difusores no ano passado. só que time brazuca tinha como sempre ganhar todas e sempre. Pô até a Ferrari teve anos nebulosos… negríssimos. Taí a USF1 com toda a possibilidade ($$… captação) e competencia zero e taí a coopersucar e sem possibilidade ($$) nenhuma e enorme competência… Dá uma tristeza….

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Esse é o famoso “concorde” da equipe Fittipaldi, pena que o que tinha de belo tinha de ruim……. foi o responsável direto pelo afundamento da equipe que apostou todas as sua fichas neste “belo Antonio” todo feito em túnel de vento era um primor aerodinamico -isso é incontestável , duvido que algum desses monstros atuais tenham melhor penetração aerodinamica que esse aí de cima, sua limpeza de carroceria chega a impressionar- o problema é que carro não é só aerodinamica, o problema ficou na INTERFACE que é a aplicação das vantagens aerodinamicas para o solo, como foi bem lembrado os irmãos Fittipaldi se referiram a ele como o pior chassis já construído pela equipe, se era banana era amassada…. Uma pena… já fomos grandes na F1 e me lembro bem disso

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Não diria “ruim”. Não pode ser ruim o embrião do carro que dominou a F1 em…1982 (Ferrari 126C2)! Ele era, sim, muito avançado no que importa o uso do efeito-solo, e seu chassi simplesmente não “aguentava” o tranco…

Aliás, seria interessante postar fotos comparando os 2 modelos. Tenho uma 126C2 em 1/43 da Brumm (sim, não odeio Didier, e não acho que ele matou Gilles, assim como não acho que o Miguel teve algo a ver com a morte do Senna) e, infelizmente, replicas das Copersucar, se encontradas, são caríssimas… E pra mim valeria apenas esta F6, a F5-A e a F4.

Z F1 Clássica
Z F1 Clássica
14 anos atrás

Os mesmos q falam um monte de M lá no outro tópico são os q debochavam e sacaneavam o Fittipaldi e sua equipe. A campanha popular e da mídia contra ele foi dura de rachar, ao menos aqui no RJ.

Flavio Almeida
Flavio Almeida
14 anos atrás

Tinham carros, pilotos e corridas de verdade.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

EXTRA! EXTRA!

Andei pesquisando na internet e vejam o que eu encontrei neste site!!!

http://www.statsf1.com/constructeurs/modeles/modeletc.aspx?idModele=1339&alpha=S&LG=1

A Stats f1 mostrou que o Yugoslavo Zoran Stefanovic iria utilizar um f1 Lola T97/30 para disputar a temporada de 1998 com o nome de Stefan F1. Este sonho de competir na f1 já vêm de muito tempo.

E faz sentido eles serem chamados de piratas, pois eles querem mesmo invadir a F1 a qualquer custo. Me tragam uma garrafa de rum por favor.

YPVS
YPVS
14 anos atrás

Cresci ouvindo meu pai dizer que essa história de Copersucar tinha sido uma vexame, etc… Depois, mais velho, qdo li um pouco mais sobre a iniciativa achei do caralho e me surpreendo até hj como os caras foram tão longe!! Simplesmente fantástico

Wanderson Di Oliveira
Wanderson Di Oliveira
14 anos atrás

Às vezes me pergunto se nos dias de hoje o Brasil seria capaz de ter uma equipe na F-1 e ter sucesso.
O que vocês acham Flavio & demais companheiros.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
14 anos atrás

Tinha um F6 desses para a venda num site esses tempos.
Bonitinho mas ordinário.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  Ernesto Longhi
14 anos atrás

O melhor Fittipaldi foi o F6A.

ELVIBRUNO
ELVIBRUNO
Reply to  Ernesto Longhi
14 anos atrás

Trata-se de um F6A, mas precisa de trocar motor e revisar chassis.

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Belíssima observação (e comparação) Fávio!

ags
ags
14 anos atrás

Divilla……………………………………………………………………………………………………….bem que a Willians poderia contrata-lo…bem ..

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Dos países que compõem a BRIC só falta só a China para colocar uma equipe na F1

Brasil – Copersucar Fittipaldi
Russia – Midland MF1
India – Force Indian
China – ???

Está na hora dos chineses arregaçarem as mangas e colocarem uma equipe!

As más línguas dizem que vai ser cópia dos carros campeões!

Outros países têm condições de terem uma equipe
Cingapura, Indonesia, Hong Kong, Taiwan, Bahren…

Roberto
Roberto
Reply to  Roberto
14 anos atrás

Hong Kong Já havia estampado suas cores na carenagem da Teodore, uma equipe inglesa!

Lucas Galindo
Lucas Galindo
Reply to  Roberto
14 anos atrás

Amigo! Vamo estudar Geografia aê né! Hong Hong não é um país, é uma cidade da China! Foi durante muito tempo um protetorado inglês, mas em 1999 foi devolvido a China!

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
14 anos atrás

E lindos, por sinal…

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Está na hora do Brasil se redimir, hoje não somos o patinho feio do mundo. Temos grandes empresas privadas e estatais. Eletrobrás, Petrobrás, CSN, Vale. Não custaria nada reviver o sonho de termos novamente uma equipe de f1 e fazer justiça aos Fittipaldi. Os brasileiros ainda lembram da façanha do 2º lugar de Emerson aqui no Brasil com o Copersucar. Esta equipe fez história sim. Emerson disse que o ponto positivo foi que a Copersucar foi um laboratório de testes para diversos produtos nacionais do ramo automotivo e que estão no mercado até hoje. Marketeiros e publicitários de plantão vão procurar os historiadores de plantão. A equipe Copersucar apesar de algumas dificuldades foi melhor do que a Minardi. Eu ainda verei uma equipe brasileira na F1. Sonhar não custa nada.

Sugestão de nome aqui vai: RSF GP Brazilian Racing Team!

Obs: Parabéns para a Cervejaria Itaipava que ousou ao estampar a sua marca na Brawn GP.

Roberto
Roberto
Reply to  Roberto
14 anos atrás

Errata: Historiadores de plantão – só historiadores.

Rovilson Portela
Rovilson Portela
Reply to  Roberto
14 anos atrás

Sonho com isso também.

YPVS
YPVS
Reply to  Roberto
14 anos atrás

Grandes empresas e com bastante nome, em grande parte, por causa de IPOs inflacionados na marra para agradar investidor, mas com a administração tosca. Se vc vir um carro “brasileiro” será igual a qquer veículo que a gente tem aqui. Só montado.

jbchaves
jbchaves
Reply to  Roberto
14 anos atrás

Roberto, seu sonho também é o meu e, acredito, de muitos brasileiros, mas por favor, com nome em “ingrêis”…mil vezes não!

emenelsen marucci
emenelsen marucci
14 anos atrás

A jantada que o Emerson deu no Villeneuve-Ferrari em 78, (com o F5A ajeitado pelos irmãos Calliri), no stadium (no velho e bom Hockenheim) foi inesquecível….

Ainnem Agon
Ainnem Agon
Reply to  emenelsen marucci
14 anos atrás

Queria ver essa agora, fiquei curioso…

Cassio
Cassio
14 anos atrás

Pena a falta de credibilidade que a equipe conquistou… Tinha tudo para dar certo, pilotos, projetistas, chefes de equipe… mas brasileiro só acredita em investimento a curto prazo…

Lio
Lio
Reply to  Cassio
14 anos atrás

Eu era novo na época mas NÃO ME LEMBRO DE FALTA DE CREDIBILIDADE pelo contrario só me lembro de ELOGIOS tanto aqui dentro do Brasil ( torcedores ) como lá fora das outras equipes..Por que quebrar todos quebravam na epoca os carros era muito frageis a Ferrari todos.. e isso até outro dia era assim na epoca de Airton quebravam direto cambio motor..suspensão…TUDO imagina naquela epoca do Emerson…..quem entendia de F1 só ELOGIAVA ISSO EU ME LEMBRO BEM …tanto que ninguem entendeu por que pararam …simples acabou o dinheiro….PATROCINADORES COVARDES.. isso tem até hoje ..lembra da Renault fim do ano passado os PATROCINADORES COVARDES SAINDO EM FILA…..e na Brawn …OS COVARDES COM MEDO DE APOSTAR …é as coisas não mudaram muito…

Gilberto
Gilberto
14 anos atrás

Tinha carros (e bonitos) e teve também resultados. Chegou a terminar o mundial na frente de Ferrari e McLaren. Bela história, teve.

Fabio Aguilera
Fabio Aguilera
14 anos atrás

Pqp… que carro lindo. Se eu tivesse grana pra ter um desses, certamente não o deixaria aprisionado num galpão/museu… daria umas voltinhas em Interlagos…

Maxwell Barbosa medeiros
Maxwell Barbosa medeiros
14 anos atrás

Era um carro bonito mesmo! Eu não conhecia.

Lio
Lio
14 anos atrás

Faz tempo que vivia pensando como Emerson e Wilsinho se desdobraram para montar o Copersucar …gastaram TUDO que tinham ganharam corridas e quando estavam PRONTOS para ganhar o MUNDIAL o GOVERNO tirou o patrocinio e como ja tinham gasto também toda a sua FORTUNA particular …fecharam…
Ai Deus deu 1000 vezes de novo tudo que perderam
.Mas se fosse hoje jamais fechariam apareceria VARIOS outros patrocinadores de qualquer lugar do Mundo

Sergio Milani
Sergio Milani
Reply to  Lio
14 anos atrás

O Governo só patrocinou a Fittipaldi em sua última temporada, através da EMBRATUR, IBC e da PETROBRAS. A equipe chegou a propor ao governo a totalidade do patrocínio, o que dava uns US$ 4,5 mi à época, mas não foi à frente.