SENNA, 50 (19)

SÃO PAULO (longo, mas legal) – O vídeo enviado pelo Guzztavo Mello é longo, está dividido em sete partes (a partir desse aí em cima você chega nos demais), mas vale cada minuto. Porque é um Senna que pouca gente conhece. Divertido, embora tímido, fazendo um esforço danado para ficar à vontade com uma equipe de TV japonesa, uma espécie de TV Pirata, humoristas da época, que o levaram para uma provinha de kart na semana do GP do Japão.

O ano era 1993, e Ayrton já não defendia mais as cores da Honda. A McLaren estava de Ford. Mas Senna, depois que começou a trabalhar com os japs na Lotus, passou a ser um profundo admirador da cultura e do trabalho orientais. Acho difícil imaginá-lo fazendo coisa parecida com uma equipe de TV brasileira.

Notem, também, a ausência de assessores da McLaren, de gente policiando Ayrton. Ele tinha dessas coisas. Fazia, sem dar muitas satisfações a ninguém. Alguém poderá imaginar que o piloto cobrou para ficar algumas horas à disposição desses japoneses deliciosamente ingênuos em suas piadas, trejeitos e brincadeiras. Pode até ser, mas eu apostaria que não. Apostaria que foi uma promessa que fez um dia à emissora do Japão, que o seguia com devoção, e cumpriu. Senna talvez tenha sido o brasileiro mais japonês de todos os tempos.

Há cenas hilárias, como a do boné, acho que na segunda parte, Ayrton tentando imitar os gestos do repórter cômico, vestindo-se de samurai, fazendo graça com Mansell e Prost, e muito mais.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno
Bruno
12 anos atrás

Sou brasileiro e descendente de japoneses. O Airton tinha muita empatia com o povo japonês (e vice-versa) pois ele encarnava, sem querer, muito do espírito japonês de devoção, determinação e superação…
Mas o interessante é que o humor japonês, que considero, em geral, muito ingênuo, de certa forma permitiu ao Senna relaxar da pressão e ninho de cobras que deve ser o circuito de F1….

Muito bom vê-lo descontraído e falante…E muito emocionante revê-lo depois dos diversos domingos em que me emocionei na frente da TV…Muita saudade desse cara….

Jessica von Pepinous
14 anos atrás

Conhecía esse video há séculos =). Essas piadas foram muito engraçadas mesmo. Sim. É agradável ver ele sem tanta gente alí perseguindo e essa coisa. As dancinhas, a parte de samurai (e pensar que no Japão o relacionavam muito com os samurais…), e pensar que só no finalzinho falou uma ou duas coisas sérias em TODO o video. Isso tambêm foi legal.

Obrigada pelo especial! :) Bom, sim… gosto muito dele, vai lá, já me ferrei. Embora tento não cair na babaquice, tenho preguiça pra isso e ainda acho que não é a minha forma de fazer as coisas.

Bom trabalho! Ler artigos críticos sempre ajuda =).

Até logo!

Orlando Salomone
14 anos atrás

Ótimo ver o Ayrton sem as frescuras que hoje cercam os pilotos. Sem assessor de imprensa, sem um monte de seguranças em volta, autêntico. Legal é ver o respeito e a admiração dos japoneses com ele. Deve servir de exemplo para aqueles que fazem piada com o Rubens, que, diga-se de passagem, também é um ídolo no Japão.

Andre
Andre
14 anos atrás

SAUDADES DE AYRTON …como ele ninguem mais na F1..e duvido igual…JAMAIS..Senna um Deus das Pistas..

Jacu do Mato
Jacu do Mato
14 anos atrás

Aaaannntôôôôniooo Nunes! Plac!

Júlio César
14 anos atrás

Deliciosa a matéria.
Daquelas que dá vontade de ver de novo, mas não entendendo bulhufas dos japoneses.

adilson
adilson
14 anos atrás

Eu morava no Japão nessa época; e assisti esse programa lá. Para nós brasileiros era motivo de muito orgulho de o Senna ser brasileiro. Os japoneses viviam nos perguntando sobre o ele… Realmente, eles gostavam muito do Senna. E devem gostar até hoje. Pelo grande esportista que foi e que dificilmente outro brasileiro vai conseguir alcançar o mesmo sucesso na F-1.
Até hoje vendo este vídeo depois de tanto tempo ainda me emociono.
Abraço.

Edgar Bianchi Filho
Edgar Bianchi Filho
14 anos atrás

uma pessoa que era muito admirada por la tb esse era senna que o mundo gostava

Marcos Gaspar Carvalho
Marcos Gaspar Carvalho
14 anos atrás

Flávio você tem razão, ele parece estar ali com a maior boa vontade, espontâneo. Diferente das reportagens feitas pelo Luciano Huck com o Rubinho ou o Massa hoje em dia, o Senna escapou disso.
Sobre o livro do Ernesto Rodrigues, lançaram uma edição de bolso, comprei na Saraiva sábado passado por R$29,90. Quem não tem e gosta não pode deixar de comprar.
Abraço

Leonardo Vechi
Leonardo Vechi
14 anos atrás

Acho que é o melhor video do Ayrton que vi! Muito bom. MUITO, MUITO BOM. Se eu pudesse voltar no passado uma das coisas que ia mudar com certeza era o dia 1 de maio de 94…

Leandro
Leandro
14 anos atrás

Excelente vídeo, nunca havia visto esse lado do Senna tão brincalhão. Uma pena o destino não deixar ter a revanche no Brasil (todos sabem o porque).
OBS: bem que poderiam colocar uma legenda nesse vídeo, meu inglês está muito enferrujado e não entendo nada de japonês.

Oliveira
Oliveira
14 anos atrás

Tv Pirata!!!! Faz tempo hein?

Dav
Dav
14 anos atrás

Assisti todos os vídeos muito bom mesmo o Senna entrou na brincadeira e deve ter se divertido bastante

MAX
MAX
14 anos atrás

Senna prometeu dar o capacete ao “AYRTON TAKA”,promessa que sua irma Viviane cumpriu após sua morte.Eu assisti lá na época.O outro japones que usava o capacete do Prost, desafiava jogadores famosos do mundo em partidas de penalty, entre eles até o

MAX
MAX
Reply to  MAX
14 anos atrás

Rei Pelé ja participou da brincadeira.

Oswald Martins
Oswald Martins
14 anos atrás

E seis meses depois ele morreria naquele acidente maldito.

Tem um outro vídeo dessa sequencia em que no final o “Senna japonês” recebe um capacete ofical, isso já após Ímola e no final ele diz: “E pensar que não nos encontraremos mais novamente.”

Fernando D'Angelo
Fernando D'Angelo
14 anos atrás

Flávio,
Proponho uma votação: Qual a melhor temporada do Ayrton na F1? Na minha opinião 93. O carro era bem inferior, inclusive com motor Ford de segunda, e o cara conseguiu um vice.
Nesse ano apertou o botão do foda-se e foi pra cima. Que tal?

Marcio
Marcio
14 anos atrás

Excelente. Esse vídeo e a maneira como feito (sem assessor de imprensa), sem texto combinado, etc. fala mais do Senna do que um longo documentáro e qualquer babaquice global.

Felipe
Felipe
14 anos atrás

Show de bola esses vídeos…Já havia assistido! É muito bom ver o lado irreverente de Senna!

Ronald Wolff
Ronald Wolff
14 anos atrás

Além do mais, japa é a forma pejorativa como os brasileiros chamam os japoneses…..nessa forma, pode?
Relaxa, amigo….
Essa coisa politicamente correta é que irrita….

Ronald Wolff
Ronald Wolff
14 anos atrás

Issac Nemach,

Eu sei disso…eu fiz de propósito…posso brincar????

Edgard
Edgard
14 anos atrás

Detalhe do ulitmo video, logo no começo o Japa fala pro Senna tentar no proximo ano, Senna confirma que no proximo ano irá tentar vence-lo, todos nós sabemos o que aconteceu em 1994 né..
Muito bom os vídeos, realmente mostra pq ele era um mito dentro e fora do esporte, dentro e fora das pistas..

Ernesto Longhi
14 anos atrás

Putaquepariu. Já havia percebido isso, pois não tenho mais 12 anos mas por que a porra da RDGTV sempre pintou AS como um ser de outro planeta, sempre introspectivo, magoado com as supostas injustiças sofridas no tapetão da FIA, triste e irritado por não ter um carro à altura das FW14B e FW15? Como um messias que veio à Terra para morrer como um mártir do esporte que tanto dominava?

Nas palavras de Nuno Cobra, AS era “um camarada feliz e de bom coração”.

Não sou Sennista nem Piquetista, aliás essa merda toda me irrita.

Foi só um desabafo pois essa m… de RGTV enfia uma sonda nas pessoas e, através dela, faz os sondados engolirem o que ela quiser.
Vá pra casa do “carvalho”.

Bruno
Bruno
Reply to  Ernesto Longhi
12 anos atrás

Se liga mané….eu tbm não curto a lavagem cerebral da RGTV, por outro lado, não confundo as coisas….o Senna não era nenhum messias e nem perfeito e tal, mas não há como não admirar toda disciplina, todo ímpeto de esforço e tudo mais…..são características admiráveis e universais, independente de qualquer tentativa de manipulação…Agora se não consegue separar o joio do trigo, continuando a colocar tudo no mesmo saco, então pra mim parece coisa de um cara totalmente frustrado com as coisas que faz….

Fábio
Fábio
14 anos atrás

Puta saudade monstro que bateu do Ayrton agora…

Carlos Eduardo Trivellato
Carlos Eduardo Trivellato
14 anos atrás

Essa onda de recordações me deixou nostálgico. Nunca torci pelo Senna mas acompanhei sua carreira desde os tempos da F-3, como não admirar o talento desse cara?
Gostaria de ter um livro sobre sua carreira, realista mas não “pachequista”, o que você aconselha caro Flávio?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Carlos Eduardo Trivellato
14 anos atrás

A biografia do Ernesto Rodrigues é definitiva.

Issac Nemach
Issac Nemach
14 anos atrás

O termo “japs” era como os norte-americanos usavam para se referenciar pejorativamente aos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Ernesto Longhi
Reply to  Issac Nemach
14 anos atrás

Se for como curiosidade, legal. Se for pra chorar, “paremo”.

Bruno
Bruno
Reply to  Issac Nemach
12 anos atrás

é isso aí…apoiado…embora o politicamente correto seja uma chatice, pior ainda é ignorar a história de determinados termos, achando que é legal usar porque vê em muitos filmes americanos…país colonizado é uma bosta…mas pior é ter a mente colonizada….

Ronaldo
Ronaldo
14 anos atrás

Ahh Seninha ladrão de carta !!!

Pocha Flavio !! faça mais posts como o do Senna, só que de outros pilotos, lógico, após esta homenagem.

Muito legal esta série !! Mesmo não sendo um fâ do Senninha, estou adorando !!

Fernando Zimmermann
Fernando Zimmermann
14 anos atrás

hhaahaha que legal
boa mesmo a parte onde o cara fala
“場合は、翻訳者は、このテキストを翻訳することを試みた賢いやつあなたにぴったりだ” essa sim quase morri de rir

Arthur Cerri
Arthur Cerri
14 anos atrás

Dava indícios da troca pela willians, quando sugere ao reporter que solicite a troca de carros com Prost.

raphael barreto
raphael barreto
14 anos atrás

esses japoneses….. Que figuras

CASSIO
CASSIO
14 anos atrás

Simplesmente fantástico… O cara tinha o Kart muito na mão, tocava muito e sabia realmente se divertir com isso… Se quisesse despachava os dois japas, mas a intenção era “just for fun”, e ele sabia aproveitar estes momentos dentro de um Kart como ninguém… Não acredito que vou ver alguém assim nunca mais…

Ronald Wolff
Ronald Wolff
14 anos atrás

No início, ele parece estar pouco a vontade com as piadas e os trejeitos dos japs ….depois, ele entra no clima e acaba se divertindo. Muito engraçado na hora em que ele faz uma confusão com os bonés na parte 2, e o clone oriental dele fica todo feliz, achando que recebeu o boné do Ayrton. Deu para perceber a simplicade e a simpatia dele, coisa que aqui no Brasil ele não conseguia demonstrar por conta da puxação de saco e das papagaiadas que rolavam no território tupiniquim. E demonstrou o afeto que tem pelo país oriental ao carregar a bandeira japonesa no Kart!!!

David
David
14 anos atrás

achei engraçada a do bone kkkkkk

Filipe
Filipe
14 anos atrás

Muito legal a sequencia de videos! Esse era o Senna… saudades…
Nao foi apenas um grande campeao, mas um heroi nacional pois despertou o sentimento de orgulho de ser brasileiro que muitos haviam perdido.
O Brasil precisava de algo assim naquela epoca e o Senna representou essa ascençao do espirito brasileiro.

Fábio
Fábio
14 anos atrás

Flávio sem dúvida esse foi um momento mt especial. Mt raro vermos o Senna q sempre era tão sério, brincando, dando risada e claramente se divertindo com td a situção. De td q já vi do senna fora da pista com certeza esses videos do programa japonês foram os q me marcaram mais… =)

trackback
14 anos atrás

[…] SENNA, 50 (19) | Flavio Gomes __________________ […]

Marcelo Sousa - Montreal QC
Marcelo Sousa - Montreal QC
14 anos atrás

Em um programa desses foi o Mansell, a mesma gozacao e o japinha correndo com o capacete do Senna e tudo mais, porem ele nao deixou os caras ganharem e passou o japa na ultima volta, com direito a volta da vitoria com a bandeira da Inglaterra e o Japa com a bandeira do Brasil.
Eles haviam apostado o bigode, e o japa teve de raspar na propria pista…

Vasilly
Vasilly
14 anos atrás

Excelente material, fantástica matéria. Somente um dado curioso e estranho: ver o Senna dizendo na Part 7 ( we challenge you next year again – desafiamos você no ano que vem novamente ).

Bem aquela coisa que devemos aproveitar todos os nossos dias, e blablabla…. assim como aparentemente ele aproveitou este dia dai.

Alan Roberto
Alan Roberto
14 anos atrás

Meu

O reporter principal (unico que não está de macacão), não é o narrador Winning Eleven????

Insatisfeito com Tudo e com Todos
Insatisfeito com Tudo e com Todos
14 anos atrás

Tudo irritante. Esse Senna é um porre!!!!! mesmo depois de morto……

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Insatisfeito com Tudo e com Todos
14 anos atrás

inclusive você , imbecil!!!!!!!! se mata seu merda!!!!!!!! para ser isso que você apregoa no seu nick têm que ter talento, insatisfação sem talento dá nisso, têr que ler comentário de retardados. verdadeiro babacão.

tib
tib
14 anos atrás

muito bom o video.
o ayrton bem perdido no idioma, mas entrou na brincadeira. a do boné foi genial. hehe.

Fernando Horta
14 anos atrás

Eu ia sugerir este vídeo pra série, mas achei que já tinha sido publicado antes. Os trechos são divertidíssimos, especialmente ao ensinar o que fazer ao japonês sentado no kart: “this is throttle, this is brakes and this” – apontando pra si próprio – “is driver”. Ao voltar Ayrton inverte a posição dos pedais tirando onda com o japonês, como se ele tivesse entendido errado onde acelera e onde freia. E depois assume o volante do kart e vai na contra-mão.

Carisma é o grande diferencial dele pros outros fora-de-série.

Luiz Salomao
Luiz Salomao
14 anos atrás

Ontem o BBB mostrou uma prova no Autodromo Internacional Nelson Piquet no Rio de Janeiro, alem de terem multilado a pista, o local esta totalmente abandonado, o mato ta tomando conta de tudo! uma pista onde somente campeoes mundiais da F1 conseguiram vencer, entregue ao mato e aos mosquitos da dengue! depois q vi o programa entendi o pq das lagrimas do governador do Rio, enquanto ele falava sobre o dinheiro do petroleo, se lembrou do autodromo e comecou a chorar! rsrsrs! o Cabral quer dinheiro para pagar as despesas do funeral do autodromo! lamentavel! desculpe usar o post do Senna (que jamais venceu no Rio), mas eu precisava tratar do tema, p mim é muito relevante e o local mais apropriado p isso é o seu blog, um dos mais respeitados e acessados do nosso pais! Desculpa ai!