É PRATA

SÃO PAULO (calma, até meia-noite ainda é hoje) – Se Yuri Gagárin subisse hoje aos céus, não diria que a Terra e azul. É prata. Aquela minha implicância com a preferência brasileira por carros pintados de prata, agora temos dados para comprovar, pode ser estendida para o resto do planeta. Vejam neste link, com um gráfico bem bacana. Ele mostra que 33% dos carros brasileiros são prata. Na China, 36%. Na Coreia do Sul, 39%! Isso sem falar nas variações de cinza. No México, 15% — um bastião da resistência.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique Sousa
Henrique Sousa
13 anos atrás

Cinza/prata/branco riscou nem aparece. Já preto/vermelho/azul da para ver de longe. Para mim este é um dos motivos mais influtentes.

Fora outras conversas antropológicas e claro….

André
André
13 anos atrás

no México, 80% dos carros são brancos!
pra mim é pior!

Bianchini
Bianchini
13 anos atrás

Nem sei direito onde se enquadraria a cor do meu carro, o glorioso Marrom Alabama da linha GM 1990… marrom claro? Bege escuro? Algo levemente dourado? CBF (Cor de Burro quando Foge)? Mas preto, prata e qualquer coisa entre esses dois extremos, estou fora!

alexandre bento
alexandre bento
13 anos atrás

E por que tem tanto carro verde na Rússia?? Vejam lá no site. Deve ser para quebrar o gelo de tanta neve e paisagem cinza..

Walter - Poa RS
Walter - Poa RS
13 anos atrás

Penso que este problema de só ter três cores não é somente culpa do mercado.

Acredito que as montadoras foram dirigindo este padrão até ficar consolidado, pois o lucro de operar sem diversividade de cores deve ser imenso.

Aqui no Brasil, anos atrás inventaram aquela idéia de que câmbio automático não prestava e só mandavam carros com câmbio mecânico.

Quando comprei o New Civic gostaria imensamente que fôsse vermelho, mas aí só o Si e este além de carissímo só tem mecânico, então teve que ser branco mesmo.

Em 69 o meu pai comprou um galaxie e tinha no mínimo umas 7 cores com interiores combinando com a cor, preto, bege e até carro branco com interior vermelho.

Depois com o Landau, no inicio, inventaram de o produzir só com uma cor, lógico que era o prata, a seguir fizeram pretos para os políticos.

Talvez isso mude, acho difícil.

Abraços

Felipe "Hupiscratch" Andrade
13 anos atrás

Nada me alegra mais que meu Palio vermelho. É até mais fácil achar no estacionamento: “cinza, cinza, preto, preto, branco, preto, VERMELHO….” ehehheh

Jorge Diehl
Jorge Diehl
13 anos atrás

É por isso que gosto dos meus “velhinhos” – um gordini azul, um fusca verde e um DKW vinho. O mais bonito, em termos de cor é o fusca verde folha. Perto dele, fuscas brancos e beges somem…

Tiago
Tiago
13 anos atrás

Hoje vi um Fox cor de laranja. Achei interessante, pois eu nunca tinha visto um naquela cor.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Da vero, cameratta, da vero!

Mário Salustiano
Mário Salustiano
13 anos atrás

volta e meia Flávio, voce volta o tema das cores, não adianta reclama apenas das montadoras, vale lembrar que a FIAT já tentou inovar nas cores quando lançou o Palio e empacou nas vendas enquanto não fez a procissão de pratas e cinzas, a mesma coisa aconteceu com a GM no lançamento do Corsa, essa questão de pretos e pratas não tem a haver só com marqueteiros não, alias eles se baseiam em pesquisas de gosto do consumidor e as pesquisas já feitas sobre o tema mostram que o brasileiro vê carro como investimento e colocou na cabeça que é mais fácil vender o preto eo prata, basta ir numa loja e observar alguns clientes que fica fácil de entender, infelizmente somos um povo alegre de espirito mas de carros sem alegria nas cores

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Como já foi comentado aqui antes, vá a uma concessionária e tente pedir um carro de uma cor diferente de prata ou preto e veja a resposta.
Eu mesmo queria comprar um carro vermelho (minha cor predileta, até meu notebook é dessa cor). A resposta do vendedor foi a seguinte. Vermelho, nesse modelo, tem de esperar de 45 a 60 dias para aparecer… Se aparecer.
Resultado, estou com um preto na garagem. Assim fica dificil escolher cor diferente.
Acho que não é o mercado que dita isso, mas sim a conveniência das montadores.
Particularmente eu não acredito que tanta gente assim goste de ter um carro igual a todos os outros. Espirito de manada é bom para bois e búfalos. Humanos tem imaginação.

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
13 anos atrás

Tomara que o Novo Uno comece a quebrar esse padrão. Fica lindo em cores mais alegres, lembrando o Soul e o Cinquecento.
O problema é que, dos modelos que vi, o mais “inovador”, foi um branco (uma cor da qual sempre gostei). O resto? Só prata, cinza e preto.
Saudades do XR3 amarelo do meu pai… Minha mãe odiava o carro e o apelidou de “Pamonha”, rs.
Pena eu ser moleque à época e não ter podido dirigir o Pamonha…
O Senna teve um na mesma época. Por onde andará?

fabio
fabio
13 anos atrás

infelizmente o mundo é prata, quem quer comprar carro usado, seminovo, acaba sendo obrigado a entrar nesse mundo monocromatico =(.
mas a culpa é dos vendedores de carro zero km, eles intimam voce a comprar carro prata ou preto…. é uma desgraça…..

Verde
13 anos atrás

Bastião da resistência é a Rússia, com 18,2% de carros verdes. Bom gosto, sem dúvida.

E detesto carro com “cores sóbrias”. Não por acaso, meu carro é… verde. E achei simpáticos os novos Unos por causa disso. Cara de microcarro das grandes cidades do Mediterrâneo.

Racer-X
Racer-X
13 anos atrás

Não é qualquer carro que fica bonito prata.
Eu tenho um gol G5, preto, e as cores escuras são as melhores pra ele. Prata fica muito sem graça. É melhor para carros maiores. Os arranhões aparecem a toda hora? É o preço que se paga para ter um carro bonito.
Gosto do meu carrinho preto… Preto BATMOBILE.
E olha que nos velhos tempos, a minha cor era o AMARELO. EU NÃO ERA MOTORISTA DE TÁXI… ; )

Celso
Celso
13 anos atrás

A Fiat inovou – ou pelo menos pretendia – ao lançar o novo Uno em ”cores” e que por sinal deixa o carrinho bastante charmoso. Olha o amarelo por exemplo ! Mas, dos sete ou oito que eu ví rodando por aí, a maioria era preto ou cinza…Só um vermelho e um verde. Andar por São Paulo fica parecido com o cenário de ” 1984 ” (J.Orwell).

João Carlos Bifulco
João Carlos Bifulco
13 anos atrás

Os marqueteiros das montadoras não querem arriscar nada!
Se o mercado compra a trinca Preto, Prata, Cinza, prá que arriscar? Tome Preto, Prata e Cinza!.
Os marqueteiros não querem perder competitividade!
Se a Ford não inunda o mercado com Preto, Prata e Cinza, outra montadora o fará, logo, a Ford perderia participação.
Viva a competitividade e mediocridade!

vitão
vitão
Reply to  João Carlos Bifulco
13 anos atrás

a questão não é perder competividade, é de análise financeira. Se forem feitas mais cores são necessárias mais unidades em estoque, e o giro diminui. Antes de ser um problema mercadológico, é uma decisão financeira para reduzir o investimento em estoque . Tente comprar o Fiesta 2.011 azul . Simplesmente não existe.
Fui encomendar o meu carro na VW (importado) , e por causa da cor e do teto solar , o prazo de entrega é de 5 meses !! carros como o PAssat CC , EOS, tem prazo de entrega de 8 meses a 1 ano, e só na cor preta !

Bill
Bill
13 anos atrás

Já tive carros, vermelho, azul e verde em tons mais escuros e preto, todos terríveis de manter e de cuidar, hj tenho um prata, não quero mais saber de outras cores, prata é a melhor de todas e nem me preocupo com a valorização, prata a gente lava não precisa nem enxugar, os outros, se não enxugasse ficava pior do que antes de lavar, concordo que ficaa horrível parar no sinal e só ter carros prata, mas não estou nem aí, continuarei no prata não importa qual marca ou modelo eu compre.

Teo
Teo
13 anos atrás

Como bem disse o colega Victor, o destaque é a Rússia, com um ótimo equilíbrio entre todas as cores. E ainda um incrível azarão Verde, ultrapassando por fora e chegando em segundo lugar com surpreendente 18,2% da preferencia bolchevique, superando medalhões como o Preto e Branco.

Mas verde, porque verde?

André Grigorevski
13 anos atrás

Estou na faixa dos 10% pra baixo…

Se bem que meu 78 é “Cinza Grafite metálico”, só que de cinza aquela cor não tem nada. Considero como “outros”.

Juliana Guido
Juliana Guido
13 anos atrás

Boa noite, Flávio! Cheguei até aqui por conta daquele texto simplesmente ma-ra-vi-lho-so sobre a inspeção veicular. E percebo agora que eu não sou a única pessoa com birra de carro prata… Um abraço de Juliana, que está no terceiro carro vermelho e vai voltar amiúde para deliciar-se com seu blog.

Cardoso Filho
Cardoso Filho
13 anos atrás

Pela ordem:
1970 – fusquinha azul ( lindo, como todo primeiro carro )
1972 – fuscão – azul (acho que Niagara)
sem lembrar anos mas em sequencia:
Fuscão laranja monza / variant amarelo manga ( de doer os olhos) / variant verde ( sem gracíssima ),
Karman Ghia TC – marrom ( a nome da cor acreditem era bronze fogo metálico e foi serie especial – como se pode ver pelo nome.
Fiat 147 bege / Panorama marrom / Uno – bege / marajó – verde / belina verde
de 1998 para cá – gol branco / gol prata / gol preto / gol prata / gol prata / gol prata / fox preto .
CONCLUSÃO – A culpa é do fabricante que faz mais carros nas cores preta, branca e prata.

Rovilson Portela
Rovilson Portela
13 anos atrás

Veja que bonito fez a Mãe-Rússia! Vários cores! O verde ficou em segundo. É outro mundo mesmo…

Mikhail A. Bakunin
Mikhail A. Bakunin
13 anos atrás

É a indústria empurrando goela abaixo do consumidor o que é mais fácil para eles, o que eles lucram com essa pradronização é um absurdo!

Tente comprar um carro “colorido” em uma concessionária, vão te dizer que demora mais de 2 meses para chegar; agora pergunte por um preto ou cinza.

O mundo girou, girou e voltamos ao fordismo: “O carro é disponível em qualquer cor, contanto que seja preto.”

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
Reply to  Mikhail A. Bakunin
13 anos atrás

Perfeita a colocação. E ainda querem nos convencer (consumidores) que nós é que preferimos prata e preto…

alberto
alberto
Reply to  Mikhail A. Bakunin
13 anos atrás

Isso. Não tem nada de ascensão social, cor futurista e babaquices dessa natureza. Quem vai comprar um carro não quer ficar esperando meses e acaba comprando essa merda d cor. Já vi isso acontecer 3 vezes.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Mikhail A. Bakunin
13 anos atrás

Mikhail, simplesmente perfeito o seu comentário!!

Franco
Franco
13 anos atrás

Não tem nada mais aborrecido do que entrar em um concessionária da Ford. Você só vê carros prata e pretos. Coisa mais chata. Das que estão por aqui somente a Fiat merece elogios por arriscar mais nas cores.

victor freire
victor freire
Reply to  Franco
13 anos atrás

ford? aparece numa concessionária da vw e você vai ter ainda mais raiva! a paleta de cores do gol é de dar dó!

AS
AS
13 anos atrás

Prata é a famosa cor de alguém que nao sabe realmente a cor que gosta… e sobe no muro.

victorfreire85@gmail.com
13 anos atrás

e a rússia fazendo bonito, com uma boa quantidade de carros de cor.

impressionante como as nossas escolhas de cores são parecidas com as dos japoneses e coreanos. deve ser por isso também que nossos novos-ricos preferem tanto corolla e tucson…

Jucabala
Jucabala
13 anos atrás

Pode Crer!!!
Estava no semáforo parado e reparei que só eu estava de carro preto, todos os outros habitantes do planeta estavam em suas naves espaciais prata! Porque será???
Será que é preguiça de lavar?? Ou é pra não aparecer os riscos???? Será que é por causa do Schumacher???? Mas a pura verdade é que o mundo está ficando cada vez mais prata!!

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Jucabala
13 anos atrás

Se bem que preto também é osso, outra mania de brasileiro, pais tropical e um montão de carro preto!!

joao
joao
13 anos atrás

e ai Gomes olha só que judiação:

http://autosorfaos.wordpress.com/2010/06/29/lada-laika-3/

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Se nego tivesse mais cuidado ao abrir a porta do carro, até que eu pensaria em voltar a ter carro de outra cor. Mas está simplesmente impossível sair do supermercado e não dar de cara com aquela marca vertical na porta do nosso carro. Em carro prata é só dar um encerada que fica supimpa. Já nos outros, é engolir seco e seguir em frente.

Brown
Brown
13 anos atrás

Lembro só de uma frase de um filme nacional: “porque que é merda é prata e não preta?”

Carro cor prata é fooooda!

Hélton Fernandes
Hélton Fernandes
13 anos atrás

Se a pesquisa fosse em Brasília a maioria seria preta. Prata ficaria em segundo, com pouca vantagem sobre a vermelha.
Da janela da minha sala vejo um estacionamento quase vazio, com 26 carros. 15 são pretos, 5 pratas, 3 vermelhos e o resto coloridos.