MENU

terça-feira, 13 de julho de 2010 - 13:11F-1

A PERMANÊNCIA DE SCHUMI

SÃO PAULO (bela dúvida) – E se Nelsinho pode voltar, Schumacher pode se mandar. Quem aposta nisso é Bernie Ecclestone. O chefão acha que o alemão vai se encher o saco, se não voltar a ganhar corridas logo. E o contrato de três anos pode virar de um só.

Será? Eu ainda acredito que com um carro de ponta Michael é tão bom quanto qualquer um dos novos moleques, apesar de ter quase o dobro da idade deles. E para vocês? Schumi fica ou para no fim do ano?

120 comentários

  1. Marco Antonio disse:

    O alemão só fica na F1 se derem um carro 1,5 segundos mais rápido que os outros e um baita freio no contrato do Nico.

  2. Rogério disse:

    Flavio Gomes,te acompanho desde que você estreou no jornal Lance, e depois quando descobri este blog.Lembro de uma coluna tua no Lance em que você fazia uma comparação Schummy X Senna,eu deveria ter guardado pois concordava com as tuas palavras.
    Sugiro que você faça um post sobre quem você considera os melhores pilotos de todos os tempos e por quais motivos,dando aos seus leitores a liberdade de também fazer o mesmo para a gente parar com essa picuinha de achar que o Senna é o melhor de todos os tempos e sem discussão,que o Suchummy só tem os recordes que tem por que o Senna morreu e por aí vai.
    Um forte abraço

  3. jackson ferrari disse:

    Não existem grandes pilotos sem grandes carros, são univitelinos, vide a quantidade de equipes que o Fangio pilotou para conquistar seus 5 títulos.

    Não há o melhor piloto de todos os tempos, há o melhor carro para cada piloto em seu tempo, e o número de títulos vai ser determinado pelo tempo que o piloto ficou “neste carro”.

    Há pilotos bons, medianos e ruins. o título é uma equação entre os 2 primeiros ítens com o melhor carro.

  4. porsche 917 disse:

    Quem desmascarou o queixada, foi Nigel Stepney, quando delatou o assoalho móvel da Ferrari, que sabe-se quanto tempo já não vinha sendo usado; tanto é que os F2002 e F2004 eram carros de outro planeta e somando-se ao apadrinhamento da FIA, o Xume e a Ferrari colecionaram títulos e vitórias; coincidencia ou não depois do escandalo, os rossos só andaram pra tras; e o Xume, taí, sem um foguete é um mero coadjuvante. Periga, em 2011, seu cockpit ir parar nas mãos do Raikonnen.

  5. Carlos Eduardo disse:

    MICHAEL SÓ GANHOU QUANDO TINHA CARRO. SEMPRE QUENDO TINHA UM PILOTO COM CARRO IGUAL AO DELE ELE PERDEU.

  6. Cristiano disse:

    O queixada já era. Cadê a corrida que todos diziam que iria ganhar esse ano?!?! Já dizem que ele tá andando no paddock de pescoço torto.

  7. Carlos disse:

    Pode ser que com um carro bom ele volte a ganhar, mas ele tem o mesmo carro do companheiro de equipe e está comendo poeira. Tem um carro melhor que o do Rubinho, idades semelhantes, e o Rubinho tá aí mostrando serviço… sei não.

  8. Guerwin disse:

    Vai continuar e ainda vai ganhar mais um campeonato.

  9. carlos costa disse:

    schumacher so fica se a mercedes contratar o barrichelo pra acertar a carro pra ele ganhar

  10. fredy disse:

    Sou fa do schumacher, e sou daqueles que acham que foi o melhor piloto de todos os tempos. Por outro lado, acho que nem o mais pessimista dos críticos poderia prever um retorno tão fraco do sete vezes campeão mundial. Realmente muito decepcionante. Das duas uma, ou o carro da mercedes é uma porcaria e o rosberg é que é um piloto do outro mundo ou o schumacher é que tá com o freio de mão puxado. Fiquei super empolgado quando houve a anúncio do retorno do schumi, mas a essa altura acho que se é pra ficar sendo ultrapassado por todo mundo é melhor que ele volte a pendurar as sapatilhas.

  11. luizao disse:

    A questão é que ele não veio…….
    Portanto, se vai ou não é irrelevante

  12. Creio que tudo dependerá de onde o Schumacher tira sua motivação. Mentalmente forte, todo mundo sabe que ele é, além de ter enorme autodeterminação. Em que pese o fato de não precisar provar nada a ninguém. Não dá p’ra arriscar palpite.

  13. Marcio Ferreira disse:

    Sei, toma pau do companheiro de equipe, mas como é o “Schummy” ele continua sendo todo poderoso.
    Sei.
    A Mercedes deve estar arrependida de ter liberado Rubens.
    Andar na frente de uma Mercedes com aquele motorzinho de dentista da Williams não é mole, mas o Barrichello é saco de pancadas aqui, fazer o quê…

  14. breno disse:

    Estou apostando em Bruno Senna na Mercedes em 2011.

  15. Estou de acôrdo com voce, mas, o problema é que voce não erra, Barrica tá certo e na dele, mas, Shumi não deve parar, exigir que a Mercedes, acrescente mais algumas vitórias a toda a sua própria Estória. Abraço. Emanoel

  16. Luiz Salomao disse:

    Nao faz parte da personalidade do Shummi desistir de um projeto, bem como, nao faz parte da historia do Shummi andar atras do seu companheiro de equipe! Tomar tempo do companheiro pode ser ruim, abandonar um projeto e ser dado como acabado pode ser pior! Eu espero q ele fique!!!!

  17. Mac disse:

    É como eu digo tirando o Senna que foi aposentado pela “Tamburello” porque Piquet, Prost, Mansell não continuaram na F1,ficaram com medo da nova geração? Quem acompanha F1 a anos sabe que independente do campeão, sempre quando uma nova geração chega ela já começa a andar junto com os pilotos já consagrados. Schumacher sem experiência já era “osso” para Piquet na Benetton. O alemão foi campeão em sua geração (94/95) e uma geração a frente entre 00 e 04, querer disputar vitórias com a terceira geração a frente é muita coisa! O Prost mesmo só voltou a F1 em 93 porque sabia que ia ser campeão, depois abandonou a F1. Nem Prost, Piquet e Mansell disputaram títulos com pilotos de gerações a sua frente. Mansell tentou, mas não tinha mais gás para acompanhar D.Hill, Villeneuve, Hakkinen e Schumacher…é a realidade gente, até para o “deus” Senna uma hora não ia dar mais, acredito que Schumacher e Senna trocariam títulos até 98, depois o brasileiro não teria mais gás para continuar, o preparo físico dos pilotos que começaram nos anos 80 era inferior aos pilotos que começaram nos anos 90 e Senna não tinham o melhor preparo físico, várias vezes teve problemas de cansaço, com 38 anos Senna não teria mais gás para continuar. Além disso, as equipes sempre reciclam os pilotos dando preferência aos talentos mais novos. Pilotos consagrados que começaram nos anos 80 não conseguiram passar de 14 temporadas porque a “cobrança” em cima é muito grande, pilotos como Patrese e Rubinho não sentiram a pressão de um Piquet, Prost, Senna ou Schumacher, esses pilotos carregavam uma pressão muito maior, logo o desgaste principalmente o mental é maior! Quem já foi campeão já escreveu sua história , por isso Rubinho ainda esta na F1 ele sabe que não é fácil mas ainda acredita e quer marcar seu nome na história. Prost e Piquet eram grandes acertadores de carros, mas com a idade avançando mesmo sendo “feras” não tinham mais forças, então melhor foi sair da F1 por cima, embora Piquet nos últimos 4 anos pouco conseguiu na Lotus e Benetton, só vencia quando os mais fortes abandonavam, Prost em 91 foi um fiasco. Curioso foi a desculpa do Senna antes de morrer , disse que sentia falta do Prost nas pistas, que estava achando a F1 sem graça, mas falou isso justo quando Schumacher da nova geração estava o vencendo. O alemão chegou forte em 94 quebrou recordes na pré-temporada, logo o papo de trapaça na quantidade de gasolina nos boxes não era real, o carro era muito bom e a equipe estreava um motor mais forte, a FIA ainda admitiu que muitas equipes estavam se aproveitando de recursos eletrônicos, suspeitando diretamente no controle de tração, mas se Schumacher tivesse tal controle ele não perderia a posição na largada para o Jean Alesi no GP do Brasil, a FIA estava de olho nas equipes e a Benneton depois das punições mesmo assim continuou vencendo. Em 95 a equipe mostrou que era mesmo forte para brigar por títulos, além disso tinha o melhor piloto disparado. Schumacher já fez história nem precisava voltar, mas se ele quer ficar qual o problema? Patrese ficou décadas e ninguém falava nada, com Rubinho acontece o mesmo, então dx o alemão também correr em paz, pelo menos ele mostrar alguns lances brilhantes e pode sim melhorar, basta ter um carro melhor. O velho tedesco esta apenas tentando provar que na Formula 1 moderna após os 40 anos é ainda possível vencer, se conseguir uma vitória já terá seu valor(será que Alonso, Vettel e Hamilton vão ficar depois dos 40 na F1? Acho bem difícil), se não vier vitórias Schumacher não precisa se preocupar é dono de todos os recordes. Quantos pilotos com mais de 40 anos tem no grid após a aposentadoria? O curioso é que os mais jovens fazem festa quando ultrapassam o velho alemão, mas aconteceria o mesmo se Schumacher tivesse na Mclaren ou RBR? Acho difícil, mesmo “enferrujado” com certeza estaria vencendo corridas , a Mercedes é quase um segundo mais lenta que Ferrari, RBR e Mclaren. Melhor a equipe se concentrar para 2011, aí sim se Schumacher não render o esperado ele mesmo vai admitir e vai sair da F1, não vejo problemas com Piquet, Prost e Mansell também aconteceu o mesmo. Lembre-se que Lauda voltou em 82, podia treinar a vontade venceu corridas, mas em 83 Lauda foi um fiasco, foi apenas o décimo no campeonato, já com um super carro foi campeão em 84.

    • jackson ferrari disse:

      Com todo o respeito quanta baboseira. Sem carro não importa quantos anos vc tem. Prost parou, voltou e foi campeão – sabia o carro que iria ter. Lauda, a mesma coisa. Shummy, pensou que a Mercedes seria a nova Brawn, errou.

      Rubinho tem alguns anos a menos, um carro inferior, e está andando na frente. Sem essa de idade, Schumacher cuidava e melhorou muito os cuidados com o físico desde o acidente com o Massa, quando iria voltar no lugar dele para o restante da temporada.

      Não voltou porque viu o que era o carro da Ferrari em 2009, e ae a coceira das corridas aqueceram, e pensou – quando a Mercedes ligou – voltar no carro campeão de 2009…. hummmmmm…

  18. PAULISDANGO disse:

    o Marcos Sapateiro é ex-piloto. Na idade dele não tem mais os reflexos e gana para brigar por posições. Só não vê quem não quer…

  19. Paulo Barros disse:

    Claro que a idade pesa prá qualquer um, mas não na idade que ele está. Dizer que ele está velho para a F1 e por isso não está vencendo, para mim é uma bobagem descabida.

    Se fizessem uma troca de alemães, Schumi por Vettel, aposto que ia ser assim: “quem ganhou, ganhou, quem não ganhou não ganha mais”

  20. Batista Lara disse:

    “Eu ainda acredito que com um carro de ponta Michael é tão bom quanto qualquer um dos novos moleques”….

    Discordo dessa sua frase, Flavio. Ele está tomando o maior canudo do Nico , e na mesma equipe! Imagina então o que seria se dividisse a mesma equipe com Hamilton, Button, Vettel, etc? O seu tempo já se foi!!! Volta pra casa… O Barrichello é que ainda tem muita gordura pra queimar!

  21. Celso Guzella disse:

    Calma gente.. esqueceram o bote em Monaco pra cima do Alonso ?Acho que tudo é uma questão de reecontrar o fio da meada em termos de acerto.E fisicamente o pescoço largo ele já tem e digo mais;concordo com quem disse que ele tem ”balls”.

  22. Luciano Martinelli disse:

    Eu acho que a Mercedes estragou o carro que Ross Brawn construiu e ganhou um campeonato e o Schumacher aparentemente não é o mesmo, se fosse, faria miséria com um carro que tem nas mãos, não sou fã dele, então pode parar de correr que não vai fazer falta.

  23. Paulo César disse:

    Michael Schumacher é a maior enganação que a F-1 já teve.

  24. TOM SEM FREIO disse:

    Deve tentar mais uma temporada. Se nao der certo, ai tchau, vai curtir a vida.

  25. Joao Henrique Levada disse:

    Cara pálida, se fosse assim ele não deveria estar à frente de seu companheiro de equipe?

    Pra quem critica os Sennistas, acho que estás sendo um Schumaquista.

  26. Ivan disse:

    Schumacher foi melhor que todos eles, mas não MUITOOOOOO melhor, e hoje em dia é pior fácil.

    Acho que deve ficar, tem sido divertidissimo ver ele ser ultrapassado por todo mundo.

    Sempre manterei minha opinião que se Schumi tivesse corrido entre 85 e 95 (auge) ele seria no máximo tri campeão, e olhe lá.

    Estarei COM TODA CERTEZA entre os melhores de todos os tempos, pois isso ele é, mas não com esses números absurdos.

  27. Mauricio Camargo disse:

    Acho que ele deveria sair, não pelo seu desempenho, mas para dar oportunidade aos outros que estão chegando. Schumacher já fez muito pela F1.

  28. FES disse:

    Eu não gosto dele mesmo…. mesmo se sair, a F1 ainda terá talentos até melhores que ele.

    Para mim, a época dele já foi e mesmo ele sendo “o cara”, já era… deixe o assento para alguem mais novo mostrar seu talento… 7 titulos é uma façanha que só daqui a 100 anos alguem pode alcançar.

  29. Robert Abe disse:

    Discordo de vc,Flavio.com carros bons,em vez do Rosberg,o companheiro dele no tal carro bom eh q se sobressairia,assim como o Rosberg vem constantemente se sobressaindo em cima do Schumacher.

  30. Roberto Andrade disse:

    Schumacher é o melhor piloto da atualidade e de toda a história do AUTOMOBILISMO.

  31. Rodrigo disse:

    Boa noite! Flávio 69, gostaria de ver ele mais um ano na F1. É mais um otimo piloto no Grid, e veremos com um carro melhor o que ele vai fazer no meio dessa turma nova que anda bem forte.
    Abraços!

  32. Antonio disse:

    se fosse melhor não estaria levando benga do Rosberg
    to com o bernie. não vejo o alemão levando benga por tres anos. vai cansar

  33. Ademir Souza disse:

    para o FG, Schumacher ainda é o melhor piloto em atividade.

  34. Paulo disse:

    Se fosse colocado na balança os três anos de aposentadoria dele, a situação não estaria ruim.

    O problema é que é o Schumacher e aí vem a comparação com o que ele fez na carreira..

    O carro da Mercedes não foi projetado nem pra ele, nem para o Rosberg, era pro Button..

    O Rosberg por estar na ativa conseguiu e ainda consegue tirar aquele decimo a mais na hora do vamos ver.

    Agora se ele vai continuar, quem sabe… a Mercedes no inicio do ano declarou que a permanencia da equipe na F1 iria depender dos resultados que alcançassem…

  35. HC disse:

    tão bom quanto os outros tomando esse pau monstruoso do Rosberg, que não parece ser nenhum gênio!?!?!?

    acho q o alemão cometeu um erro de avaliação e deve estar sim repensando esses 3 anos.
    ele não voltou para “participar”. Uma pessoa não muda assim… ele quer ganhar.

  36. O PENSADOR disse:

    O próprio Nick Fry disse que o carro da Mercedes tem alguns problemas que só serão resolvidos para o próximo ano. Então acho que o Shumacher tem que continuar sim, mesmo porque quando entrou na Ferrari (Que estava sem ganhar a vinte e um anos), demorou quase cinco anos para ganhar o primeiro titulo. Assim que o carro da Mercedes estiver com todos os problemas resolvidos, não terá para nenhum destes novos pilotos, o velho Shumy voltará e ganhará o seu oitavo titulo. Ou a Ferrari podia despedir o Alonso que não fez e nem vai fazer nada mesmo lá… e recontratar o Shumy para assim ganhar os campeonatos de 2011 e 2012, para calar a boca destes que desdenham dele… força Shumy….

  37. Williams disse:

    Final de carreira é assim mesmo. Esportistas de alto nível chega em um momento que seu rendimento cai mesmo e não adianta chorar… ter esperanças que se ele tiver carro vai ganhar… que não vai. Se ele tiver um carro alá BrawnGP, vai no máximo ficar em segundo… Só não vê isso quem não quer. Agora, se ele ta lá pra se divertir… aí são outros 500… até porque ele tá ganhando muita, MUITA grana pra isso. A Mercedes que se vire! Eu tentaria o Kimi, com certeza faria melhor que o Schumi. O que o cara fez, já ficou na história… o presente é que ele não vai mais ganhar campeonatos e não vai andar nem mais na frente do seu companheiro de equipe, a não ser que a Mercedes contrate o Barrica!

  38. Leandro disse:

    Acho que fica sim o carro dele está sendo preparado para o ano que vem! Não creio que ele esteja dando tudo de si neste carro.

  39. plow king disse:

    Ja era. Com carro para ele ou sem passou. Inclusive na parte psicologica…..ninguem tem medo mais.

    O grande tcham que ele tinha era com aquelas voltas ultra rapidas na corrida para trocar pneus e sair na frente. Hoje nao da mais. E acabou a regalia de ter um super carro so para ele.

    Virou mortal. Saber parar no apice he uma arte que poucos dominam em varios campos.

  40. Marcio Rodrigues disse:

    Acho que continua.
    Pela forma como veio chegando nos tempos do Nico, embora ainda não consiga se sustentar na frente dele, acho que ele pega a mão de novo, sim. Aparentemente, ainda há algo no carro que não se enquadra ao estilo dele. Só um palpite.
    Espero que esteja por aí ainda no ano que vem e que volte a andar na frente.

    Caso contrário, realmente, ele e Mercedes podem encher o saco.

  41. Ronaldo Santos disse:

    Poxa Flávio,

    Acorda, o Alemão herdou o melhor carro do ano passado, a única coisa que faltou – Não tem mais o “Rubens” para acertar, básico e não precisa ser jornalista especializado para saber disso.

  42. Zé Zanine disse:

    Claro que tem de ficar, o carro do ano que vem vai ser melhor, e tem mais ele não pilota em ritmo de corrida há anos, e pelas novas regras não pode treinar

  43. Palhaco disse:

    Shummy está no mesmo nível de antes. Continua a frente de seus rivais Barrica, Trulli, De la Rosa, Glock.
    Dêem a ele uma Ferrari com motor próprio pra classificação e um próprio pra corrida q ele vai chegar a vários pódiuns.

  44. Tiago disse:

    Eu acho que ele não fica.

  45. Luiz disse:

    Como pude esquecer Tazio Nuvolari!

  46. Luiz disse:

    Incrível o Schumacher lento, ninguém apostaria nisso.Parece até o Villeneuve na volta, irreconhecivel.Acho que dominar até os 47, só mesmo o Fangio.Tem outros coroas voadores que merecem menção como Emerson e Mansell.

  47. João de Oliveira disse:

    Interessante, o carro tem que se adaptar à Schumacher. A Mercedes deveria contratar Barrichello, só assim Schumacer terá chance de ganhar uma corrida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>