EM BAIXA

SÃO PAULO (fazer o quê?) – É nessas horas que a gente vê como o automobilismo anda em baixa. A Bridgestone, que desistiu da F-1, envia release informando que renovou seu contrato com a NFL, a liga de futebol americano, e por mais cinco anos será o “pneu oficial da NFL”. 

O que é um “pneu oficial”?

Seja lá o que for, a Bridgestone é também o “pneu oficial” da liga de hóquei, da associação dos jogadores de hóquei, da associação de golfe e da liga de beisebol.

Corrida? Tem lá a Indy e aqui a Truck.

Claro que estou apenas tirando uma onda. Todas essas ligas são popularíssimas e faz todo o sentido patrociná-las nesse mercado tão agressivo quanto o de pneus. Mas tais contratos mostram claramente que o automobilismo é cada vez menos prioridade de empresas ligadas ao universo do automóvel. Provavelmente a Bridgestone gasta muito mais, mas muito mais mesmo, para patrocinar NFL, NHL e as outras sopas de letrinhas do que fazendo pneus para a F-1.

Uma realidade que o automobilismo mundial precisa começar a pensar em enfrentar.

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Ricardo Oliveira
Ricardo Oliveira
13 anos atrás

Obviamente a Bridgestone está focada no mercado americano, e a F1 não tem apelo por aquelas bandas.

donizete
donizete
13 anos atrás

Falo como funcionario , da bridgestone ,
a bridgestone não fabrica so pneus , fabrica tambem , bolas de golfe ,tacos , e materias primas utilizadas por estas ligas , e como a maioria das corporações japonesas é de assustar o seu portfolio de produtos ,

MSM
MSM
13 anos atrás

Já que a Bridgestone vai “colocar” a borracha nos pisantes dos jogadores da NHL, NFL e outras, bem que a Nike, New Balance e Adidas e Puma, poderiam “fornecer” os pneus para a F1.
Chega a ser brincadeira essa troca para uma empresa que tem a ver com carros.

Breno
Breno
13 anos atrás

E por que patrocinar uma modalidade onde os patrocinados não hesitam em descer a lenha no seu produto ao primeiro sinal de fracasso? E olha que todo mundo usa o mesmo produto! Estão mais que certos.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
13 anos atrás

uai, é simples. com a politicagem a cada dia preenchendo a F1 e espantando cada vez mais torcedores, é o resultado

WYS
WYS
13 anos atrás

Aquí no Japão, atualmente corridas de F1 não são transmitidas ao vivo, geralmente às 23:50.Dá para se vêr o interesse da companhia na atual F1.Bridgestone, que tem esse nome por causa do seu fundador de nome Ishibashi (ishi=pedra bashi”hashi”= ponte),já perdeu muitos consumidores por causa da crise que começou há tempos e conseguiu perder mais ainda com a crise de 2009 no Japão com seus pneus de altíssima tecnologia e preços de outra galáxia (linha Potenza,dentro dela o pneu mais caro beira os mil dólares).É ridículo.

Hugo
Hugo
13 anos atrás

Li os comentários concordo em parte e discordo em parte também.
Acho que poderia ter uma série de matérias na Warm Up explicando:

1- A F1 está mesmo desinteressante do ponto de vista financeiro? E para o piloto? E para o público?
2- Porque existem tantas equipes tentando ingressar nessa categoria que é absurdamente cara e que privilegia apenas os pilotos que conseguem guiar os melhores carros?
3- O mais importante na F1 é o lucro, mesmo que seja em detrimento do esporte?
4- A F1 tem mesmo que ser assim (afinal é o berço da tecnologia automotiva), privilegiando o melhor carro, ou seja, equipes que conseguem contratar os melhores projetistas serão as vencedoras?
5- Se a F1 é mesmo o berço da tecnologia automotiva, por isso a justificativa de ser tão cara, porque itens como suspensão ativa, amortecedor de massa, freio ABS, controle de tração e controle de largada foram proibidos? Foi mesmo para valorizar o piloto e a segurança ou apenas para diminuir os custos?
6- Se as ultrapassagens são tão difíceis na F1, porque, além das mudanças nos carros, os autódromos não reformam suas pistas de forma que se consiguam mais pontos de ultrapassagem?
7- A corrida de Mônaco é uma procisssão sem fim, porque não alternar o uso dessas pistas, que não permitem ultrapassagens, uma temporada sim e outra não? (As corridas em Mônaco são um saco, dá sono em qualquer um. Quem me dera esse fosse um privilégio apenas dessa pista)
8- Por que a F1 é uma categoria tão visada pelos pilotos? Pôxa, tem o WRC, BTCC, DTM, Indy, Nascar,etc…

Seria muito interessante ter essas questões discutidas porque, afinal de contas, existem muitas outras categorias que utilizam o mesmo chassi e/ou motor onde quem faz a diferença é o piloto. Existem outras categorias que o custo para uma equipe por temporada é muito menor que o da F1.
Já não seria hora de dar mais espaço na TV, aberta ou cabo, para outros campeonatos como GP2, F2 e outras categorias da carros turismo e monopostos?

Outra coisa, porque aqui no Brasil o ingresso da F1 é tão absurdamente caro? Porque a categoria não ajuda a subsidiar o valor do ingresso já que a audiência da F1 está baixa?

Hugo
Hugo
13 anos atrás

Então,
Li os comentários concordo em parte e discordo em parte também.
Acho que poderia ter uma série de matérias na Warm Up explicando:

1) A F1 está mesmo desinteressante do ponto de vista financeiro? E para o piloto? E para o público?
2) Porque existem tantas equipes tentando ingressar nessa categoria que é absurdamente cara e que privilegia apenas os pilotos que conseguem guiar os melhores carros?
3) O mais importante na F1 é o lucro, mesmo que seja em detrimento do esporte?
4) A F1 tem mesmo que ser assim (afinal é o berço da tecnologia automotiva), privilegiando o melhor carro, ou seja, equipes que conseguem contratar os melhores projetistas serão as vencedoras?
5) Se a F1 é mesmo o berço da tecnologia automotiva, por isso a justificativa de ser tão cara, porque itens como suspensão ativa, amortecedor de massa, freio ABS, controle de tração e controle de largada foram proibidos? Foi mesmo para valorizar o piloto e a segurança ou apenas para diminuir os custos?
6) Se as ultrapassagens são tão difíceis na F1, porque, além das mudanças nos carros, os autódromos não reformam suas pistas de forma que se consiguam mais pontos de ultrapassagem?
7) A corrida de Mônaco é uma procisssão sem fim, porque não alternar o uso dessas pistas, que não permitem ultrapassagens, uma temporada sim e outra não? (As corridas em Mônaco são um saco, dá sono em qualquer um. Quem me dera esse fosse um privilégio apenas dessa pista)
8) Por que a F1 é uma categoria tão visada pelos pilotos? Pôxa, tem o WRC, BTCC, DTM, Indy, Nascar,etc…

Seria muito interessante ter essas questões discutidas porque, afinal de contas, existem muitas outras categorias que utilizam o mesmo chassi e/ou motor onde quem faz a diferença é o piloto. Existem outras categorias que o custo para uma equipe por temporada é muito menor que o da F1.
Já não seria hora de dar mais espaço na TV, aberta ou cabo, para outros campeonatos como GP2, F2 e outras categorias da carros turismo e monopostos?

Outra coisa, porque aqui no Brasil o ingresso da F1 é tão absurdamente caro? Porque a categoria não ajuda a subsidiar o valor do ingresso já que a audiência da F1 está baixa?

Valdner
Valdner
13 anos atrás

Eu quero que essa tendência continue, eu acho é bom para que os dirigentes da F1 percebam que o destino escroto que resolveram tomar para o esporte acabe com os burros n’água. O marketing esportivo foi criado para pagar despesas, aumentar a profissionalismo e consequentemente o nível das competições, trazendo ainda um “plus” que é o lucro. Mas agora o marketing esportivo está ajudando apenas para matar o esporte, pois escolheram privilegiar só o lucro. Se escolheram ser é assim, que acabe de uma vez mesmo.

Lemo
Lemo
13 anos atrás

Daqui a pouco eles vão patrocinar a Liga Mundial de Petecas, pq esse negócio de F-1 não tem audiência, logo não traz retorno.

Verde
Verde
13 anos atrás

Sabe o automobilismo? Pois é. Em um mundo no qual andar de carro é demonizado e todos devemos ser metrossexuais-politicamente-corretos-ecológicos, acho que ele está com os dias contados.

Ver um monte de carros de F1 sem patrocínio é um interessante termômetro.

Clébio Júnior
13 anos atrás

É hilário para não dizer triste. Mas quem quer ter seu nome vinculado a tempos tão negros de uma F1 desfigurada?

Natal Antonini
Natal Antonini
13 anos atrás

To cheio de coisas para fazer, mas falar sobre motores dois tempos é muito mais importante, que meu chefe não me ouça… Fui pesquisar é o motor é com injeção direta. Perfeito, sem combustível escapando pela descarga em alta rotação, muito menos consumo e poluição. Para quem se interessar comecei a construir na UFRGS um motor 2T com janelas vaiáveis, mas por razões profissionais tive que abandonar o doutorado e o projeto, acho que era a solução definitiva para os 2T (modestamente falando é claro ) pois “aplainaria” a curva de torque do motor, mais que os sistemas de escape com válvula de restrição, tipo as da Yamaha, tendo mais ou menos o mesmo efeito que tem um comando de válvulas variável para um motor 4T.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Natal Antonini
13 anos atrás

Com o avanço e principalmente com a confiabilidade dos plc’s ou módulos pré programados, aliado a servos de altissima confiabilidade e resposta, tudo pode ser comandado eletronicamente e executado eletricamente com confiabilidade total, não conheço o seu sistema mas realmente o que falta é boa vontade e investimento, principalmente com esse ultimo ítem teriamos motores de 2t confiabilíssimos e poluindo bem menos que os propulsores 4t atuais, realmente aquela volta a mais que o virabrequim dá apenas para funcionar como bomba de ar deveria envergonhar a engenharia automotiva moderna, as soluções estão aí, basta apenas aplica-las. Te desejo sorte no seu projeto.

Paulo
Paulo
13 anos atrás

O automobilismo como um todo precisa ser repensado, em nível mundial……pouca disputa e muitos interesses envolvidos é nisso que dá!!

Mario
Mario
13 anos atrás

Para o automobilismo melhorar, ou melhor, renascer é necessario trazer de volta os verdadeiros apaixonados que nao existem mais. Na formula um o ultimo é o Frank Williams o resto sao “managers”, gente que nao entende picas de automovel e tenho duvidas também quanto à competencia administrativa. Vejam Briatore
Trazer times pequenos, como era no passado, que dava espaço a novos valores .
Isto foi graças aos sr. Max Mosley que entregou a “rapadura” aos grandes construtores e de consequencia os preços de uma temporada ficou proibitiva e tiveram que se retirar. Agora os mesmos picaretas estao se mancando que a F1 està uma merda e estao trazendo de volta os pequenos (sic) tipo Lotus e outras “coisas” mais, que é prà fazer numero senao largam seis carros.
abs
Mario

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Boa tarde! Flácio 69, com tanta sujeira na F1, tomara que outras grandes empresa casquem o fora também.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

DEVE SER POR CAUSA DE NOTÍCIAS IGUAIS A ESSA AQUI EMBAIXO, ACESSEM O LINK E VERÃO UM DOS MOTIVOS DE NINGUÉM QUERER LEVAR AUTOMOBILISMOA SÉRIO:

http://odia.terra.com.br/portal/ataque/html/2010/7/quando_disser_que_sou_2_piloto_nao_correrei_mais_diz_massa_99581.html

AGORA O MASSA DEFINITIVAMENTE VIROU O ZACARIAS!!! Pena que seja um Zacarias sem um pingo de graça………. como é que eu ia saber que o Massa seira o coveiro do torcedor de F-1 que havias em mim? proponho uma enquete FG, vamos ver quantos torcedores receberam o empurrãzinho final para abandonar de vez o esporte como torcedor pelas mãos do Massa?

Sou o primeiro da fila, não é por causa do Massa em si; é exatamente a gota d’agua que precisava para transbordar o copo, essa gota foi dada pelo Massa, é o que eu precisava para passar a dormir um pouco mais nas manhãs de domingo, portanto obrigado Massa por me devolver algumas horas de sono.

Luiz Salomao
13 anos atrás

Tambem, basta o cara andar mais lento q o companheiro q ja joga a culpa nos pneus!!!! Entao e melhor dar espaco p outro fornecedor pq assim o povo vai ver se o problema ta nos pneus ou no braço! Depois, o mercado americano, mesmo em crise, é melhor q qualquer outro.

Felipe
Felipe
13 anos atrás

Acho que a audiência da f1 e indy na temporada inteira não devem bater a do SuperBowl,

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
13 anos atrás

É isso o que se deve esperar com jogos de equipe como os da Ferrari e punições ridículas como a do Hélio na Indy.
E depois vem um almofadinha espanhol dizer que “temos que obedecer as equipes, pois são elas que nos pagam”. E pagam com que dinheiro, mané?
Eu fico com a filosofia do Nick Fry, o público é o cliente do automobilismo. Enquanto os cartolas desse esporte não tiverem isso em mente, as empresas vão continuar se afastando do automobilismo e migrando pra outros esportes. Inclusive as que fabricam pneus.

Antonio
Antonio
13 anos atrás

acabar com as vitórias manipuladas a qualquer custo deixariam o público mais satisfeito e atrairia mais patrocinadores

Fábio Peres
13 anos atrás

Num mundo cada vez mais preocupado com a falta de recursos naturais, seja isso hipócrita ou não, um esporte que se dedica a gastar gasolina seria cada vez mais combatido.

Aguarde para 2030 a F1 elétrica, Flávio … quer dizer, se Bernie mantiver a categoria ativa até lá.

alex
alex
13 anos atrás

Pois é Flávio. É quando ouço essas coisas que tento entender porque muita gente diz que Bernie Ecclestone “popularizou” a F-1. Nessas décadas sob seu comando a categoria declinou ano após ano, progressiva e invariavelmente. Como espetáculo, como ambiente, em competitividade. Só evoluiu no quesito segurança mas não creio que seja por ação dele. E se a F-1 declina, leva consigo todas as outras categorias.

Sergio Andrade
Sergio Andrade
13 anos atrás

Talvez seja porque ela não vê mais o automobilismo como esporte!

Pelo que eu sei o negócio da Bridgestone é fazer pneus, e não seria interessante estar vinculada a maracutaias!!!!