MENU

sábado, 31 de julho de 2010 - 11:01F-1

HUNGARIANAS (2)

NOVA SANTA RITA (e choveu mesmo) – O que a Red Bull fez com a Ferrari e o resto, hoje, foi quase covardia. Mais de 1s do pole Vettel para Alonso, em terceiro, é para empacotar as coisas e voltar para casa. Se nenhum dos dois rubrotaurinos fizer bobagem na largada, eles terminam em primeiro e segundo, vão ao pódio e ficam lá esperando chegar o terceiro meia hora depois.

Consegui ver o treino aqui no Velopark e, como sempre acontece, alguns decepcionaram. A lista de hoje é grande: Kobaysahi, Schumacher, Button e Barrichello estão entre eles. Koba ficou no Q1, os demais empacaram no Q2, enquanto seus companheiros seguiam celeremente até o final da classificação.

E, como sempre, alguns merecem aplausos mais efusivos. De la Rosa apareceu em nono, quase um espanto. Hülkenberg ficou em décimo, mas por ter se classificado melhor que Barrichello, tem o que festejar. Petrov se classificou na frente de Kubica, para júbilo da nação soviética. Hamilton fez a dele, o primeiro do resto, entendendo-se como “resto” quem não é da Ferrari ou da Red Bull.

Na verdade, pode-se incluir a Ferrari nesse resto, também. Mas é um restinho um pouco melhor que os demais. Terceiro e quarto para Alonso e Massa, e é lá que ficarão. Não haverá milagres na corrida de amanhã, que será chatíssima. E que não se espere nenhuma briga entre o espanhol e o brasileiro. Felipe larga do lado sujo da pista. Que, no caso de Hungaroring, é imundo. A tendência é que Fernandinho parta à frente sem maiores problemas.

Palpites? Dá Vettel, com sobras. E arrisco um Petrov no pódio só para que as ruas de Moscou amanheçam mais felizes segunda-feira.

41 comentários

  1. vini officer disse:

    Grande Rubinho parabens !!

  2. Andre disse:

    Formula 1 acabou, torcer pra que? se é tudo um circo, uma armação, vergonha, acabou, torcer pra que?

  3. rubem rodriguez gonzalez disse:

    Não ia comentar porra nenhuma até porque essa paçocada aí não é digna de comentário, a F-1 já era e os yuppies e operadores de bolsa travestidos de chefes de equipe além dos izpessialistas em marquetingue devem estar espantados com a repercussão da lambança promovida pela Ferrari, o santander e com a participação especial do patife do alonso e do banana do massa -que não teve culhões de peitar o mau caráter do alonso nem na seman que o seu tio morreu, imagina essa semana que não morreu ninguém na sua familia…….

    Porém não perdendo o vício e analisando o treino – que não perdi meu tempo assistindo – é de se estranhar o desempenho da equipe do mijo enlatado nos treinos, alí tem treta….. apesar de ser o melhor carro da temporada, teoricamente um carro desses era obrigado a transformar todos os outros em GP2 prá lá na corrida, e não é isso que acontece. Quando ganham é na média de 5 a 10 seg. de dianteira e quando ficam pra trás não recuperama ponta com facilidade, haja vista o desempenho assombroso de poles avassaladoras que na corrida não seguem essa tendencia.

    Essa corrida tem tudo para dar errado e tomara que dê…. o Alonso e o Vettel largam pior que o Massa e o Webber e ainda tem o atevido e porra louca do Hamilton logo atrás, com um pouco de sorte embola todo mundo e se dependesse da minha torcida dava uma dobradinha da Renault com o Petrov em primeiro e Kubica em segundo ou quem sabe uma viória do Rosberguinho para aposentar de vez aquele morto vivo do Schumacher, está na hora da F-1 se livrar dos seus trastes.

    Chicotinho- Max Mosley- e o duende verde – tio bernie – deveriam se espatifar em algum jatinho em companhia do Todt e de preferência que o Herman Tilke estivesse também a bordo, para tudo ser perfeito o jatinho deveria cair em cima da lancha do Briatore, de uma vez só nos livrariamos do maior câncer da categoria e suas metástases, está na hora da Fenix ressurgir das cinzas, prefiro um grid cheio de Hispanias, Lotus e Virgins a assistir esse misto de ópera bufa e charlatanismo que hoje reina soberana nos autodromos do mundo.
    Manda aquele velho escroto que é presidente do Santander lavar dinheiro na puta que o pariu, idem para as outras lavanderias em funcionamento na categoria, vamos nos esforçar para que todas as arquibancadas de hoje em diante sejam iguais aquelas da China, vazias!!!!!!! é só aparecer uma crise que essa ratatuia some depressa para mares mais seguros, e pensar que falavam mal do Balestre , do Ken Tyrrel e do Chapman….. são três coitados cursando o jardim de infância no curso de vigarice se comparados a esses que aí estão…….

    UMA BOA CORRIDA PARA TODOS, LEIO OS COMENTÁRIOS DEPOIS À NOITE. COMO JÁ DISSE ANTERIORMENTE NÃO PERCO MAIS MEU TEMPO ASSISTINDO ESSE CIRCO DE QUINTA CATEGORIA – SÓ AGORA DESCOBRI PORQUE A F-1 SE CHAMA CIRCO E AINDA NÃO ENTENDI PORQUE NESTE TIPO DE ESPATÁCULO O PALHAÇO FICA NA ARQUIBANCADA…….

  4. Felipe Marcos disse:

    FG, depois de ler o seguinte post no blog do Lívio (http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/ecclestone-ameaca-tirar-brasil-do-calendario-se-interlagos-nao-for-reformado/), gostaria de ouvir uma opiniáo sua a respeito de Interlagos… as instalações são tão ruins assim para a F1?
    Achei interessante a comparação dele, sobre as obras para as Olimpíadas serem algo para 15 dias apenas; quando em um autódromo para a F1 seria algo permanente e o automobilismo brasileiro também desfrutaria disto.

    Lembro, anos atrás, de um post seu falando que o que segura a F1 no brasil era “puta e picanha” (http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2008/09/25/nao-vai-ter-pobre/)… mudou algo?

  5. Ron disse:

    Sobre o noticiário da semana e a transmissão dos treinos, a impressão que tenho é que ligou o alerta vermelho na parte comercial e de esportes da RGT. Acredito que estejam com receio de abandono de público e tentando recuperar a imagem do Massa e da categoria a todo custo para que os fãs revoltados continuem assistindo à F1 porque senão deve dar um prejuízo dos bons. Não duvido nada que emissoras e veículos especializados mundo afora que transmitem a F1 estejam passando por algo assim também.
    Se a Band for esperta, de agora em diante vai começar a transmitir a Indy de maneira decente e arrebanha mole mole os “órfãos”.
    Mas posso estar enganado a respeito de tudo isso, é claro.

  6. nilton disse:

    O que você tem contra o Rosberguinho?

  7. Orlando Salomone disse:

    Carreras son carreras. É esperar p’ra ver.

  8. CLOVIS CAMPOS disse:

    presta atenção flavio vetel e alonso batem na largada e quem vencerá será o weber.

  9. Jardel disse:

    Alonso nunca foi tão mais piloto que o Massa, Piquet, Fisichela, apenas se impoe dentro da equipe e o resto é resto.

    No caso Massa ja virou resto pra ele, vai sair “facada” nas pistas ainda entre os dois e Massa demitido no fim do ano.

    • Assino em baixo.
      Não acredito que o Alonso seja tão superior ao Massa, isso nunca foi assim.
      E tenho certeza que se não houvesse a prioridade discarada que a equipe deu para o Alonso desde o começo, a coisa estária bem mais na base da facada do que já está.
      O Massa vacilou, mais não é bobo.
      E tem um ego maior que o do Hamilton.
      Amanhã aposto em uma daquelas largadas do Massa de quando ele está furioso e o Alonso que não se meta a besta, se não vão abandonar os dois.

  10. Luciano Martinelli disse:

    E o Schumacher em um 14°. lamentável.
    Já se passou mais de meio campeonato e o alemão não reage, que fim de carreira mais triste.
    E o Rosberguinho fazendo bonito.

  11. Felix disse:

    As asas dianteiras flexíveis, “legalizadas” pela FIA.

    O chefe da Renault: “Parece que rendem cerca de três décimos de segundo por volta”.

    Button, piloto da McLaren: “Não compreendo como isso pode ser legal”.

    As equipes estariam cobrando da FIA para que ela explique como liberou as asas fronteiras, tanto para os carros da Ferrari e os da Red Bull, mostram claramente que as asas estão visualmente na pista bem a baixo do permitido.

  12. Julio Coradini disse:

    Alonso bate na primeira curva com o Vettel.!!

  13. Ricardo Bigliazzi disse:

    Bem que a Ferrari podia colocar o Nelson Piquet como parceiro do Alonso… sempre me lembro do Espanhol a dizer que o Nelson era muito bom piloto… acho que ele sabia da qualidade do carro que a Renault entregava para Piquet Filho… e dada a diferença historica entre o “Me-passa” e o Alonso começo a acreditar que o desempenho do Nelson seria muito melhor do que o do “Me-passa”.

    Segue o jogo…

    Imperador
    “Puto pra carai”…

  14. Ricardo Mallio Mansur disse:

    Massa tem que tomar muito cuidado, pois a suspensão, de quem não é primeiro piloto, literalmente se desintegra em Hungaroring. Faltou pouco na época para que Barrichello, fora o inacreditável acidente por se tratar de uma Ferrari, tivesse que pagar o prejuízo, (como se já não tivesse, pela posição que perdeu). Jean Todt o culpou por atacar demais as zebras(?). Schumacher? Não, pois voava “nas quatro”. O “Saco de Maldades” da Ferrari é imenso, principalmente quando os tempos ficam muito próximos entre os dois.
    Amanhã acho que o Fernando “cabeção” Alonso, pelo clima criado por sua causa na F1, corre sem radio, retrovisores e escrúpulos, antigo equipamento diferenciado da Ferrari!
    É sempre bom lembrar que o “cabeção”, ganhou seus dois títulos junto com Briatore, que convenhamos, não é nenhuma flor que se cheire. Se não fosse a “forçada” do Piquet, não teria ganho nenhuma prova na temporada. Ridículo para um bi-campeão mundial. Já ia esquecendo! Em Hungaroring, o pole larga na parte suja da pista. Será que Webber e Massa vão aprontar?

  15. Piloto de carrinho de supermercado disse:

    Em relação à corrida, não acho que esse 1s de diferença para a Ferrari seja tão representativo, pois é sabido que a Red Bull usa uma “gambiarra” para melhorar seu desempenho nos treinos classificatórios. Em se tratando de ritmo de corrida, as outras equipes não ficam tão atrás. Ainda acredito numa corrida razoavelmente disputada amanhã – principalmente se houver chuva.

  16. andré frej disse:

    O treino de hoje foi um dos episódios mais lamentáveis do jornalismo esportivo brasileiro.
    A forma como Galvão Bueno distorcia, omitia, manipulava fatos e tentava justificar a atitude anética de Massa me enojou.
    E o pior de tudo era ele pedindo para os torcedores “perdoarem” Felipe “meio segundo” Amassa.

  17. Piloto de carrinho de supermercado disse:

    Li no Grande Prêmio que o Vettel quebrou o recorde da pista, mas tenho a sensação que essa informação é incorreta, pois, acho eu, as voltas de treino classificatório não entram nessa estatística, apenas as de corrida – o problema é que eu não lembro onde vi essa regra. Alguém confirma?

    • Ricardo Bigliazzi disse:

      Pelo que sei os recordes normalmente são em corrida… de vez em quando saia uma notinha sobre as voltas assombrosas em treinos de classificação… se não me engano uma vez todo mundo ficou impressionado com a media horaria em Monza acima dos 250 km/hora no treino de classificação

      Imperador

  18. Marcio Ferreira disse:

    Massa resolveu a situação com o Alonso, nunca mais vai andar na frente dele.

  19. Mac disse:

    “Crime esportivo Galvão?”

    Esqueceu das patifarias do Senna no passado, cadê a ética nessa hora?

    Deixou a Tolemam na mão e fechou contrato com a Lotus(furiosa a Toleman até o proibiu de correr o GP de Monza/84).

    Senna também impediu a entrada de D.Warwick na Lotus, queria atenção da equipe só pra ele, foi assim em 85/86/87 Senna escolhia seus companheiros na equipe, só teve companheiros fraquíssimos na Lotus(Na Mclaren o Andretti era uma piada, o Berger o mais capacho de todos que passou na F1, o D.Hill nem existia na equipe Williams).

    E a trapaça de Senna nos treinos para o GP de MON/85 para segurar a pole? E no GP AUS/87 que Senna foi desclassificado com freios irregulares, isso não é trapaça? E o caso IMO/89 onde quebrou o acordo de homem para homem com Prost e levou vantagem na primeira volta e venceu a prova, isso não é trapaça? E o GP BRA/88 onde Senna foi desclassificado por ter pego carro reserva quando não era mais autorizado, isso não é trapaça?

    E o GP do JPN/89 onde cortou a chicane, se esta no regulamento que não podia cortar então violou as regras! E o GP JPN/90 jogando o carro em cima do Prost, isso não é trapaça? Fora as várias agressões físicas que o pavil-curto Senna se envolveu no mundo da F1. Deu soco na cara de jornalista, tem outro caso em vídeo no tube onde mostra o Senna estupidamente afastando com o braço outro jornalista só porque ele queria saber o que ele falava com Schumacher sobre batida entre eles no GP da FRA 92, em outro vídeo mostra ele chutando um fãn do Mansell quando pegava uma carona no carro do inglês. Foi mal educado com uma tradutora, teve outra jornalista que disse que também foi ignorada por Senna, mas o que deixou ela indignada foi que minutos depois Senna abriu o sorriso ao ver que a câmera da Globo o entrevistando!

    Pegou piloto argentino de categoria de base pelo pescoço! Deu murro na cara de piloto novato Irvine, agrediu fiscais de pista em 87 foi até multado em 10 mil dólares um valor alto na época. Pegou mecânico da Mclaren pelo colarinho, fora a tentativa muito baixa de tentar prejudicar o emprego do R.Leme na Globo. Se o Senna não era mau então as coisas nesse mundo se inverteram mesmo.

    E teve aquele caso do Senna e Galvão infringindo as leis de trânsito fora do Brasil, estavam brincando de carrinho bate-bate! A empresa proprietária dos veículos não gostou nada da brincadeira e Senna teve que pagar o prejuízo na hora! Grana não era problema, mas isso é exemplo de esportista? Como já dizia o Galvão: “ISSO É MUITO FEIO.” As viúvas querem a morte quando aparece a lista negra da carreira do “herói”…mas essas coisas realmente aconteceram e a T.A.S tem que ENGOLIR! E o Galvão ainda quer questionar a ética da Ferrari, de pilotos como Schumacher/Alonso/Raikkonen entre outros na Formula 1, quanta hipocrisia! Alguém lembra da corrida que o Kimi deu um empurrão em um fiscal de pista em 05?, o Galvão falou cobras e lagartos do piloto, “Isso é muito feito Raikkonen, é grosseiro!”

    Quando apareceu o caso de trabalho escravo em uma das fazendas da família Senna 99% dos jornalistas ficaram MUDOS, raro foram os jornalistas que divulgaram a notícia, quando o nome Senna esta envolvido em escândalos a coisa sempre é ou era ABAFADA!

    Só pra lembrar Galvão, se teve “crime esportivo” na F1, pelo menos 4 brasileiros foram “criminosos”: Senna, Rubens, Nelsinho e Massa! Se participou então esta no rolo

    Agora o Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, disse que até John Surtees e Niki Lauda foram beneficiados no passado! Até vc Lauda? Curioso porque Lauda disse que o GP da Alemanha foi uma vergonha! Quanta hipocrisia!

    E a “asa” flexível da RBR? http://joseinaciofalou.blogspot.com/2010/07/asa-flexivel-da-red-bull-prova.html, a FIA disse que esta tudo Ok, mas a foto diz o contrário, esta sim irregular e ninguém vai fazer nada, se fosse a Ferrari com Alonso…ai ai ai

    Sobre o treino é o mesmo de sempre, RBR na maioria leva, a RBR tem chance de bater o recorde de poles em uma temporada ! Vettel se fizer a primeira curva leva a corrida, precisa evitar erros se quiser buscar o título, Alonso em alta, já era esperado superar Massa…a Mclaren que se cuide! Mercedes foi bem com Nico, o jovem alemão faz o dele, mas deve estar frustrado correndo atrás sem chance de disputar o título, nem o fato de superar Schumacher o empolga! Já Schumacher cruzou os braços de vez para 2010, esta esperando a Mercedes abandonar 2010 para se concentrar totalmente em 2011, nem vale a pena gastar + 100 milhões até o fim do ano nesse carro, melhor investir tudo em 2011, A Mercedes pensa nos dois títulos, se vencer apenas um GP e Nico chegar em quarto no mundial não vai fazer muita diferença. Mellhor pegar Nico que tem o conhecimento atual e a experiência de Schumacher que sabe como organizar a equipe e melhorar o carro e dar tudo em 2011/2012! Três anos parado voltando aos 41 anos, carro feito para Button, sem poder testar e desenvolver o carro fica difícil para qualquer piloto, nem Nico e Schumacher colocaram o “dedo” nesse carro da Mercedes, e deram azar do mesmo não “casar” totalmente com o estilo de pilotagem dos dois, na primeira corrida isso ficou bem nítido, Nico chegou a 44 segundos do líder! Muita coisa para tirar em uma temporada! Que venha 2011!

  20. Felipe Hulken disse:

    Seria legal ver o Petrov no pódio de amanhã. Acho difícil , mas quem sabe? Vai que dê um salseiro entre Vettel e Webber ou entre Alonso e Massa ou entre os esses quatro logo de uma vez! Por que não? Hoje em dia, as coisas na F1 não estão das mais amigáveis para essa turminha aí.
    Acho que para ele, Petrov, foi fundamental largar na frente ( ufa! ) do Kubica, já que o Gerard Lopez está lá, vendo tudo de perto. O emprego do russo, dependendo do que fizer na corrida, já poderia se encaminhar para uma renovação de contrato para o próximo ano.
    Talvez chova na corrida, o que tornariam as coisas mais emocionantes. Lembro da vitória do Button de Honda ( ! ) em 2006 na Hungria debaixo de um aguaceiro tremendo. Corridaça em uma pista marcada pela chatice. De qualquer forma, prefiro mil vezes Hungaroring do que as nabas de autódromo do Tilke como Abu Dhabi, Bahrein, Shanghai ou qualquer outro diabo de pista que ele faça.
    Um bom Sábado a todos…

  21. Ronald.Wolff disse:

    Tsc,tsc,….agora tu bebeste muita vodka…Petrov no pódio??!!

  22. Braulio Gerhardt disse:

    Ferrari, a Red Bull está 1,2 segundo mais rápida que vc! Vc confirma que entendeu a mensagem?

  23. GIL SIQUEYRA CAMPOS disse:

    DA-LHE VETTEL!!!!!

    O ALEMONZINHO VOADOR!!!! PARA UM CARA COMO O VETTEL, FRANCO , SINCERO, LEGAL, GENTE BOA MESMO!, E PARA UMA EQUIPE QUE JOGA LIMPO COMO A RBR DA REALMENTE PRAZER EM TORCER POR ELES!!!

    JÁ PARA A FEDORENTA EQUIPE DA FERRARI, QUE FEDE A TRAMBIQUE!, A PARA O DESCARADO MERCENARIO MASSA, REALMENTE NAO DA PRAZER NENHUM EM TORCER. O FATO DE MASSA SER BRASILEIRO NA VERDADE É UMA LASTIMA PARA NOS, ELE DEVERIA SER ARGENTINO!
    -FERRARI E MASSA, QUE SE DANEM!!!!!!

  24. gorpo- eu vim do futuro disse:

    eu li na UOL o alonso dizendo que a largada na parte suja da pista pode atrapalhar ele. Então, quem tá certo, o Flávio ou a UOL?

  25. tomitao disse:

    e o Sakon tomou quase 10s do Vettel…

  26. João Vitor disse:

    Fico feliz com a pole da Red Bull pois assim eu sei que vai ter disputa, e ninguém vai entregar nada de bandeja pro “melhorzinho”.

    E, se der, o cara chama o mundo inteiro pelo rádio e conta a fofoca.

  27. Silvio Viana disse:

    O pior é o Galvão de volta. Se não bastasse a modorrenta hungaroring…

    Pra não dizer que não li os outros post:

    http://blogs.abril.com.br/novaortografia/2008/09/quando-nao-se-usa-hifen.html

    Não se usa hífen em:

    – Prefixos terminados em vogal seguidos de r ou s. Neste caso, dobra-se o r ou o s:

    ex: antirreligioso, antissocial, contrarregra, cosseno, minissaia, ultrassecreto, microssistema

    – Palavras que perderam a noção de composição para o falante de hoje:
    ex: mandachuva, paraquedas, pontapé, girassol

  28. Espanhol Canalha disse:

    E quando é que o Vettel não faz cagada?
    Ainda mais na largada…
    Vantagem é largar na 2 fila…
    Aposto em outra dobradinha da Ferrari, e quem sabe não rola até um jogo-de-equipe-comédia-pastelão pra anima a corrida e faze o pessoal da RG demoniza o espanhol por mais umas semanas!

  29. Silvio Roesler disse:

    Legal saber que FG esta de volta ao circuito “live” – parabens.

    A corrida so sera interessante se chover.

  30. Wolfpack disse:

    Só para colocar pimenta nos olhos dos outros eu acho que o Webber vai pra cima do Vettel e ganha esta corrida. Considero o Wbber e o Alonso e o Schumacher farinha do mesmo saco. Mas é assim que ganham corridas. Têm o Hamilton que também faz das suas, mas neste ano está mais calmo.
    Agora, ontem vi os comentários do Massa que nunca mais deixará acontecer o que ocorreu na Alemanha, que agora recusará qualquer ordem da equipe Ferrari. Primeiro ele têm que andar na frente do espanhol e depois reinvindicar algo, além do mais, esquece ingenuamente que hoje em dia se muda o mapa de um motor com o simples movimento de um dedo em um teclado que sugará da ECU do motor do Massa a quantidade de potência necessária para garantir Alonso sempre na frente. Felipe foi traido como o Matheus jogador da alemanha, e agora meu caro é fácil perder a confiança na equipe com este clima. Se não tivesse um contrato assinado por mais dois anos, eu pegaria o boné e caia fora, pois Don Alonso com seu patrocinador dominou a Ferrari. Está mais do que claro isso, e Felipe não pode falar que nunca viu este filme, McLaren, Renault, Hamilton que o digam. Corrida chata amanhã, com certeza. Este é o circuito da F1 mais medonho e chato da atualidade.

  31. Fowler T. Braga Filho disse:

    Sua aposta em Petrov pode se concretizar, haja vista a declaração dele que conhece bem a pista e gosta de competir ali. E na Ferrari vai dar o óbvio. Alonso na frente do Massa.

  32. douglas mizerani disse:

    amanha o webber vence outra vez!!(como em silverstone)!!
    o tiao alemao tem a cabeça fraca e vai se atrapalhar nalargada (mais uma vez)!!!
    assim eles vao se matando e o hamilton vai levando na moral, quando a red bull for por ordem na casa o hamilton já será o campeao!!!

  33. Rodrigo disse:

    Bom dia Flávio 69, acho que você vai errar feio em seu palpite em. Acho que Vettel vai aprontar junto do Webber, Alonso e Massa bem que podia dar uma bagunça com os dois ali na largada. Para mim depois do papelão de ambos, a Ferrari não tem mais minha torcida. E, você, ta faltando informações para nós Chefe.

    • Rodrigo disse:

      Olha, acabei de ver o video que do aniversário do Falso maior da F1, quem viu a cara do Massa, para mim a coisa lá vai ferder ainda mais, acho que os dois vão entrar em atrito em breve.

  34. antonio seabra disse:

    E o Massa continua tomando de 4 decimos a meio segundo por volta do Alonso…ou seja, ele é quem se coloca na posição de segundo piloto.

    Antonio

  35. Heberthy Daijó disse:

    Resultado do qualify da Hungria: 1. Vettel; 2. Webber; 3. Macho do Felipe; 4. Felipe Massa…

    É triste para nós brasileiros mas o Alonso é o piloto mais técnico da atualidade. Bateu o Schumacher em seu ápice. Aliás, ajudou-o a optar pela aposentadoria, que por sinal, deveria ter mantido. E mais: trouxe o Santander para a Ferrari. Precisa dizer mais?? Ah sim, que o Massa nunca será campeão da f1, sobretudo se considerarmos que Alonso, Hamilton, Kubica, Vettel e Button são mais pilotos que ele. Ou seja, se cada um deles levar 1 título para casa, teremos que esperar no mínimo 5 anos por um título brasileiro. E sinceramente, não creio nisso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *