LÁ VAI A HISTÓRIA

SÃO PAULO (pelo menos preservam) – Quem mandou este link foi o meu amigo Rafael Linhares, ministro do TSE em Brasília. Um colecionador inglês veio ao Brasil e comprou 16 tanques Stuart da Segunda Guerra. Não entendo nada de militaria, então não sei se eles são apenas da época da Segunda Guerra, ou se foram efetivamente usados no conflito.

Acho até que seu onde estavam, depois de Campinas, no caminho para a rodovia Dom Pedro. Alguém confirma?

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JOSE LIVRAMENTO
JOSE LIVRAMENTO
8 anos atrás

Ainda quero montar um Urutu ou qualquer outro ofideo anfíbio brasileiro para andar pela enchente em São Paulo- da para evitar que alguém morra afogado – gente ou alguma criação desafortunada- basta a parte rodante e a carcaça, motor a gente compra e instala-

Jeferson
11 anos atrás

Visite e conheça um dos maiores acervos do Brasil.

Nibert L. Jr.
Nibert L. Jr.
12 anos atrás

Não existe coisa mais bonita do que tanques de guerra, quando se trata em veículos, ainda quero comprar um, dizem que nos EUA pode andar com eles pelas ruas.
O tanque Stuart foi fabricado e usado na 2ª guerra, e além diso, quando se tratava de tanques leves, o Stuart era ótimo, pelo seu tamanho e força, eles foram usados pelos aliados em grandes quantidades, pois era barato e rápido de ser construído.

No dia em que eu tiver dinheiro, eu mandarei construir o meu próprio Tiger, quem sabe…. Acho que não é pedir muito.

Sandro
Sandro
12 anos atrás

Fico indignado com o nosso Brasil, que não preserva sua história como deveria, principalmente ao que se refere a materiais bélicos, sem nenhum museu para esses tipos de veiculos que tem uma historia tão rica na segunda guerra mundial e no pós guerra.

marco aurelio santos
marco aurelio santos
13 anos atrás

SERVI NO BCCL, Companhia de Comando em 1961.Cabo Armeiro QMP 09045. Aurelio n.58 – Municiador de Carro de Combate. Coronél Seraphin Migueis. Tenente Veiga éra o chefe do Almoxerifado onde trabalhei.Capitão Bastos,comand.da Comp.Comando que éra o último pavilhão prá quem entrava pela guarita da BR. O quinto GCAn 90 ,ARTILHARIA, éra o Quartel vizinho. Jorge de Americano Freire éra o Com II Exérc.sediado em S.Paulo,capital. O comentário na época éra de que os carros de combate vieram da AFRICA. Ninguém contou outra história.Se tiver algum militar de 1961 do BCCL, favor me contactar no FACEBOOK. – Marco Aurelio Santos –

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Resposta da mulher: Os tanques ou eu! Réplica do homem: Canhão por canhão…

Alex
Alex
13 anos atrás

Uma correção a steindorff fica no município de Panambi tb no RS.
Não tem coisa mais engraçada que esses pacifistas

Sidewinder
Sidewinder
13 anos atrás

“Desculpem, mas não sei o que leva um ser humano a colecionar qualquer coisa que sirva ou tenha servido em algum momento para matar outro ser humano. Pelo menos preservam? Armas??? Desculpe de novo, mas no mínimo de um mal gosto indiscritível.”

Carros matam muito mais pessoas no Brasil do que armas e mesmo assim, todos nós os amamos.

Sérgio Mota
Sérgio Mota
Reply to  Sidewinder
9 anos atrás

Jovem… É coisa de quem serviu o exercito, não dá para explicar! Se vc tivesse servido, saberia oque significa estas coisas para nos.

Rodrigo Telles
13 anos atrás

Oi Flavio,
Estes veículos blidados eram do 1o BCCL de Campinas, e foram vendido em leilão como sucata. Um amigo meu os comprou, e ficaram durante muito tempo em Itupeva, SP, sendo Levados depois para o Vale do Paraíba, onde estavam até a venda. Havia um Sherman também, vendido antes para os EUA. Estes blindados serviram como doadores de peças para restaurar 3 que estão em funcionamento, com particulares aqui no Brasil. um nas mãos dele, outro nas mãos do proprietário das carretas REI, de campinas (que tinha outros, 4, dois foram sucateados e dois estão com outro amigo, em Itu. provavelmente eram estes que você via na rod. D pedro, pois ficavam “expostos” no pátio de carretas da REI no acesso da Bandeirantes) Este meu amigo adquiriu um lote de 50 do exército, e estes que foram vendidos à inglaterra foram os que sobraram depois das vendas realizadas por aqui. sei de outros 4 na região de Sorocaba, SP com um colecionador. Ainda estou atrás de um para mim…este eu ainda não tenho. Quem sabe em breve…

David Medeiros
David Medeiros
Reply to  Rodrigo Telles
11 anos atrás

Caro Rodrigo.
Em visita à um parque zoo particular encontrei varios Tanques Stuart ex-EB em exposição.
Talvéz valha a pena entrar em contato com os proprietários.
Mando o link do Pampa Safari
http://www.pampasafari.com.br
Att. David

Maurice Stambouli
Maurice Stambouli
13 anos atrás

Eu não entendo violência. Eu não entendo lutas. Eu não entendo o por que da prepotência. Subjugar o inimigo. Não entendo por que fazer máquinas de guerra. Eu não entendo por que construir usinas atômicas se já existem bombas mais que suficientes para destruir nosso planeta (aliás, nem precisam de bombas). Eu não entendo colecionar armas de guerra. Faltaram brinquedos na infância? brinquedo de criança?
Que me desculpe o colecionador, que merece todo meu respeito. Foi só um desabafo.

maquiavéio
maquiavéio
Reply to  Maurice Stambouli
13 anos atrás

Então coma somente frutinhas sem semente, pois se engolir as sementes vai provocar um aborto vegetal, e não tome antibióticos pois esses provocam um holocausto das bactérias pobrezinhas…..

Sérgio Mota
Sérgio Mota
Reply to  Maurice Stambouli
9 anos atrás

Amigo! Respeito sua opinião, mas, acho que se de repente vc tivesse servido o exercito, saberia identificar o sentimento que existe nas pessoas que curtem e gostam de tanques de guerra! Espero que eu tenha conseguido expressar o “por que”?

Marco Ferreira
Marco Ferreira
13 anos atrás

Existe aqui no Brasil uma empresa, que compra, vende e cujo dono tambem coleciona viaturas militares antigas, veja em http://www.steindorffviaturas.com.br, fica em Sta Maria/RS.

Wesley Nogueira
Wesley Nogueira
13 anos atrás

Flavio,

Os Stuarts foram os tanques mais usados no Brasil, mas não na Itália, onde a FEB, que era uma unidade de infantaria usava Jeeps, ,Caminhões e veiculos blindados de reconhecimento (sobre rodas) M8. Foram entregues ao Exercito Brasileiro durante e depois da guerra.
Essa aquisição por parte desse Inglês é para reparar so Stuarts, deixando-os com aspecto de originais (só que com armamento simulado ou inutilizado) e vendê-los a colecionadores.
O Stuart foi o tanque leve americano mais usado na Segunda Guerra, por diversos paises Aliados, até pela Russia, na época que ela precisava de blindados pois a maioria dos seus foi destruida no avanço alemão, durante a operação barbarossa. Apesar de obsoletos já no começo da guerra, continuaram a ser produzidos até quase o fim dela, por não terem um projeto mais adequado para produção em grande escala, seu armamento era anemico, um canhão de 37 mm que era eficaz apenas para veiculos pouco blindados e casamatas improvisadas, e seus motores a gasolina eram perigosos pois o combustivel era muito mais infamável que o diesel, e uma vez atingido ele geralmente incendiava, e aí os 3 ou 4 da tripulação viravam churrasco.
No Brasil a Bernardini remodelou alguns, dando-lhes uma sobrevida e aumentando seu poder de fogo, mas os tanques ficaram meio desequilibrados e não sei se ainda estão na ativa.
O Mercado internacional de colecionadores tem muito interesse nesses veículos, pois foram usados por praticamenteo todos os aliados. Melhor assim que enferrujando num lugar qualquer.

Sérgio Mota
Sérgio Mota
Reply to  Wesley Nogueira
9 anos atrás

Amigo… Servi no DRMM2 em 1988 em Osasco, era um quartel deposito,lá tinham 3 unidade do M3A1, porém, só para exposição mesmo, já estavam fora de operação. O quartel foi transferido para Barueri, hoje se chama 22 Dep. Suprimentos… No Arsenal de Guerra de São Paulo, sei que eles tinham algumas unidades inclusive andavam.

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Desculpem, mas não sei o que leva um ser humano a colecionar qualquer coisa que sirva ou tenha servido em algum momento para matar outro ser humano. Pelo menos preservam? Armas??? Desculpe de novo, mas no mínimo de um mal gosto indiscritível.

VieiraBlu
VieiraBlu
Reply to  Valmir Passos
13 anos atrás

Bom , se for assim, é melhor ir embora daqui e viver no Planeta Kraton meu chapa. Talvez você deva questionar o gosto de milhares de pessoas do mundo afora que tem como hobby colecionar armas, viaturas militares e tantos outros ( e nem por isto são assassinas ou entusiastas de assassinos e seus regimes totalitários ) …. seu comentário de tão pacifista chega a ser utópico … infelizmente o homem se mata desde os primórdios e isto faz parte de sua natureza … agora, colecionar algo de cunho bélico pode ser mal gosto para você, mas pelo menos respeite quem goste.

Sérgio Mota
Sérgio Mota
Reply to  Valmir Passos
9 anos atrás

Amigo… É coisa de ex militar, talvez se vc tivesse servido o exercito, sua opinião fosse outra.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Sérgio Mota
8 anos atrás

Discordo, não sou e nem fui militar, e coleciono militaria. Se pudesse, certamente teria um tanque em casa tb. Conheço um colecionador em Brasília que tem 6 Stuart em casa, 1 Sherman e dois outros. Fora o resto, a coleção é de fazer inveja a muitos europeus e norte-americanos. Abraços.

JONAS
JONAS
13 anos atrás

Esses tanques eram do 1o. BCCL – Primeiro Batalhão de Carros de Combate Leves, unidade do exército que ficava na Fazenda Chapadão, em Campinas. Usavam motor de avião, com pistões radiais, e faziam um barulho ensurdecedor, quando em funcionamento. Meu pai foi mecânico dessas coisas e eu, quando pequeno, brincava no páteo das oficinas do 1o. BCCL….Foram, efetivamente, usados na segunda guerra e doados ao exército brasileiro na década de 50.

Heverton Ribeiro
Heverton Ribeiro
13 anos atrás

Já que estamos falando de memória:
Nas comemorações do final da Guerra do Paraguai, em 1 de março de 2010, o vice-presidente do Paraguai, Federico Franco, pede a devolução do canhão “El Cristiano” para reparar a honra do povo paraguaio. Sendo um obus de grande capacidade para a época, o mesmo estreou na Batalha de Curupayti, quando o General Mitre, a frente do comando das tropas aliadas, logrou uma severa derrota e a baixa de mais de 8 mil de seus comandados. Definitivamente, dadas as proporções de formação do contingente aliado, o bronze do canhão, não ressoando mais durante os cultos, ressoou ao expulsar projéteis, para perfazer a morte de milhares de brasileiros.

Troféus de guerra, usualmente, não são devolvidos. Embora o mesmo não explicite a humilhação do antigo dono da peça, o mesmo serve para lembrar o que lá aconteceu e a bravura dos que nele participaram. Diversas peças de artilharia, mais modernas do que “El Cristiano”, também conquistadas em batalha – na II Guerra Mundial – encontram-se expostos no Museu do Exército, Forte de Copacabana, sem que, para tanto, a dignidade dos países do Eixo fosse contestada.
Se é para agradar o governo do Paraguai, devolvendo “El Cristiano”, que façamos uma troca: que os paraguaios nos devolvam o Navio de Guerra Rio de Janeiro, da Esquadra Imperial, que se encontra exposto em memorial perto de Assunção? Se isso continuar assim, daqui a pouco, o Governo Brasileiro vai trocar o nome da cidade de Duque de Caixas, da Praça General Osório, da avenida Almirante Tamandaré, da Rua Toneleiro, da Rua Almirante Barroso, da Praça Marcílio Dias, do Humaitá, da Rua da Passagem, da Rua Mena Barreto, da General Polidoro, da Visconde de Pirajá, etc. Todos esses nomes recordam nosso Glorioso Passado Imperial, que por azar dos paraguaios, lembra um período totalitário da sua história, que eles deveriam esquecer.
NÃO A DEVOLUÇÃO DO CANHÃO “EL CRISTIANO”! O CANHÃO É NOSSO!

Participe do abaixo assinado http://www.ocanhaoenosso.com.br

AC
AC
Reply to  Heverton Ribeiro
13 anos atrás

Se eles acham que a dignigade deles depende desse supositório gigante, devolve essa merda logo.

O que interessa mesmo com o Paraguai é não abrir as pernas com a questão de Itaipu.

Antonio Pereira de Araujo Junior
Antonio Pereira de Araujo Junior
Reply to  Heverton Ribeiro
13 anos atrás

Orgulho do passado imperial ? Caiu de boca mané? Se é uma coisa que tenho VERGONHA , é do passado desse lugar…

Gabriel Gago
Gabriel Gago
13 anos atrás

Opa que bacana.

“Querida olha o que eu comprei”….
Queria saber a resposta da mulher do cidadão… ;D

RL
RL
Reply to  Gabriel Gago
13 anos atrás

kaaaaaaaaakakakaka, dependendo da resposta, ele poderia dizer eh para visitar sua mae nos passeios de domingo!

claudio aun
claudio aun
Reply to  Gabriel Gago
13 anos atrás

é para sua mãe lavar roupa !

Brasol
Brasol
13 anos atrás

Foram se os tanques, mas sem os canhões (Com a exceção do tanque verdinho que está inteiraço)

Antenor Thomé
13 anos atrás

Já visitei esses tanques uma vez, eles ficavam em um terreno fechado na cidade de Itupeva, interior de SP (próximo a campinas). Só quando o proprietário do local estava por lá que ele permitia pessoas entrarem e olharem.
Faz uns 10 anos isso, os tanques estavam em melhor estado, pena na época não existirem as máquinas digitais.

Um abraço

Durvaldisko
Durvaldisko
13 anos atrás

Esses não prestavam nem para desfile de sete de setembro.Ficavam às dúzias pelo caminho. Concepção dos anos 30,inspirado nos blindados ainda da Primeira Guerra.
As Forças Armadas, aprenderam que sucata se vende.Saudosista ,se quiserem, comprem.Colecionadores,costumam pagar bem melhor do que sucateiros.

Alexandre Mazzei
Alexandre Mazzei
13 anos atrás

Nós brasileiros usamos o seguinte princípio;
Vão-se os dedos e vendemos os anéis.

victorfreire85@gmail.com
13 anos atrás

fg, por favor, retificando meu comentário: os “m3” stuart realmente receberam canhão de 90 mm no brasil. da wikipedia:

In 1970s Brazilian company Bernardini developed a series of radical Stuart upgrades for the Brazilian Army.

* X1A.

Based on M3A1, this design had new engine (280 hp Saab-Scania diesel), improved suspension, new upper hull armor, fire controls and DEFA 90 mm gun in a new turret. 80 vehicles were produced.

* X1A1.

An X1A with improved suspension with three bogies (instead of two) each side and raised idler. Didn’t reach production.

* X1A2.

Based on the X1A1, this version retained almost nothing of the original Stuart as even its hull was redesigned. The vehicle weighed 19 tons, had crew of 3, was armed with 90 mm gun and powered by Saab-Scania 300 hp diesel. 30 vehicles were produced in 1979-1983.

RL
RL
Reply to  [email protected]
13 anos atrás

tah perdoado ….
aqui em Brasilia temos um no museu Caramaschi.

:-)

Roeland Emiel Steylaerts
Roeland Emiel Steylaerts
Reply to  RL
12 anos atrás

Conheci os tanques do meu amigo por anos Hamilton Carramachi, Em 1997 mudei de Brasilia para Alagoas. Perdi todo contato. Sei que ele e o irmão morrerem, mas gostaria de ter um contato com a familia. muitas peças que estão no museu dele, no lago vierem de mim.

cavalo branco
cavalo branco
13 anos atrás

Infelizmente aqui é assim, mandar embora pode, talvez até sem pagar nada de impostos, mas tenta trazer do Uruguai (que é nosso vizinho) um carro antigo para ver, se te pegam te enquadram como contrabando e descaminho (cadeia).
Para importar legalmente o carro enferruja esperando, é F…

Batista Lara
Batista Lara
13 anos atrás

Se for para preservá-los, então bye bye, so long, very well !!!

Eder Casagrande
Eder Casagrande
13 anos atrás

Flavio,

Desculpe usar o post pra isso, mas não achei seu e-mail (@warmup.com) para te enviar, então lá vai:

http://www.youtube.com/watch?v=InWifglIkQ0

Achei bem interessante, porque primeiro, não conheço São Paulo antes de 1988, segundo porque o video foi feito pelos americanos (se é que eu entendi bem…)

Achei interessante os pontos expostos, principalmente por ser de 1943.
Quem sabe você não acha interessante e posta aqui para vermos os comentários da blogaiada…?

Será que dos predios que aparecem, ainda tem bastante coisa em pé???

Espero que goste.
Abraços.

Cabra
Cabra
13 anos atrás

Tem um Stuart também na Pç. dos Expedicionários em Curitiba.

Mesma praça onde fica o famoso P-47 Thunderbolt da FAB.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
13 anos atrás

Também vi um que estava nesse lugar, bem próximo a pista. Ao vê-lo, imaginei que fosse antigo, mas nem tanto…

VieiraBlu
VieiraBlu
13 anos atrás

No início dos anos 90 foram apreendidos 4 lendários caminhões russos URAL … e olhem só no que deu ….

http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/CRUM.pdf

Aqui tudo tende a virar sucata mesmo.

regi nat rock
regi nat rock
Reply to  VieiraBlu
13 anos atrás

Lendários sim. Eu guiei TODOS eles no pateo do porto de Santos.
Esse papo de Itaqui é conversa fiada.
A história é podre e envolve graúdos ainda no poder.
Desnecessário dizer que fui passado pra traz. Raça FDP é o que são. O FG ganhou de mim um CD com imagens espetaculares do que eram capazes de fazer. Mesmo depois de 20 anos ainda não tem equipamentos equivalentes. Pusta caminhão.

Tohmé
Tohmé
13 anos atrás

Ótima iniciativa. Pela foto, estavam se deteriorando aqui no Brasil…

Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

O Stuarts já eram obsoletos quando do inicio do conflito.

O Brasil teve algumas centenas deles. Em Santo André temos um Stuart preservado numa especie de memorial ao veteranos da II Guerra.

Engraçado que no ABC ainda existem existem algumas praças e intalações dedicadas a memória de nossos Herois da II Guerra Mundial.

Perto da minha casa (em SBC) existe a Praça dos Expedicionários, com uma pequeno monumento que homenageia os soldados da Cidade que foram mortos em combate.

Voltando aos Tanques, na decada de 70/80 alguns Stuarts passaram por modernização no Pais, acredito que o projeto não chegou a ir para a frente, a modernização incluia a troca dos motores e de seu armamento, chegou-se a pensar num canhão de 70 mm.

Segue o jogo… esperemos que os tanques não sejam derretidos.

abraços

Imperador

Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

ops.. acho que o canhão era de 76 ou 90 mm.

Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Segue um bom link sobre a historia do tanque no Brasil

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/TER.aspx?nn=60&p=15

Abraços

Imperador

LBM
LBM
Reply to  Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Tem uma casa na margem do Lago Paranoá (DF), Setor de Mansões, que tem vários tanques, carros de conbate e canhões no jardim da casa (tem um Citroen Avant também). Mandarei a foto do Satélite por email.

Roeland Emiel Steylaerts
Roeland Emiel Steylaerts
Reply to  LBM
12 anos atrás

É a casa do falecido colecionador Hamilton Carramaschi, n o final do lago norte

Eduardo Zeller
Eduardo Zeller
13 anos atrás

Flavio estavam sim em Campinas no trevo pra Dom Pedro, numa loja que vende carretas. Eu fui atras pra comprar um e naum deu, me lasquei e fiquei sem !!!!!!!!!!

Abraços da Turma de Itupeva.

Maycon Hoffmam
Maycon Hoffmam
Reply to  Eduardo Zeller
13 anos atrás

FG estavam sim na loja de um amigo meu… Neto Blaya trevo carretas… são uns caras com pouco dinheiro em campinas… rs

Felipe Montanheiro
Reply to  Eduardo Zeller
13 anos atrás

Eduardo, seu negócio é Belina e não Stuarts, vai buscar o Engesa q te achamos e larga a mão de frescura…

Abraços Flávio,
Felipe Montanheiro.

VieiraBlu
VieiraBlu
13 anos atrás

Caro Flávio, os Stuarts foram sim utilizados na Segunda Guerra, eram apelidados de “Honey” devido à sua aparência digamos”simpática”. Provávelmente estes lotes comprados pelo Inglês foram cedidos no pós-guerra, pois nossos pracinhas possuíam apenas carros blindados (os M8 Greyhound) de apoio quando combateram na Itália. É realmente uma pena, aqui parece que tudo está fadado a virar sucata, salvo alguns valorosos colecionadores que procuram manter vivo o nosso acervo.

Pedro Navalha
Pedro Navalha
13 anos atrás

Ainda bem que apareceu esse inglês para comprar os tanques. Se ficassem aqui no Brasil iam acabar virando matéria prima para fazer pregos!

Pena que nunca apareceu um cara para salvar as centenas e centenas de locomotivas e composições ferroviárias que apodrecem pelo Brasil. Moro perto de Paranapiacaba (Santo André, ABC Paulista) e nunca me conformei com o descaso total que o povo e as autoridades tem com qualquer patrimônio histórico brasileiro.

Por isso, se for para preservar, melhor estar bem longe daqui…

Dú
13 anos atrás

Leilões antigos de sucata…

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
13 anos atrás

Pior foi a Marinha que – por um lance de US$ 1 milhão – vendeu o Minas Gerais para os chinas derreterem, em vez de passar o porta-aviões aos veteranos ingleses que queriam fazer um museu.

Bento
Bento
Reply to  Jason Vôngoli
13 anos atrás

Meu caro Jason, você não entendeu… vender para país comunista derreter “pode”… vender para país capitalista preservar, mesmo que seja em coleção particular “NÃO PODE”!!!!! …. essa nossa síndrome terceiromundista é fóda!!!

Rafael Linhares
Rafael Linhares
13 anos atrás

FG,
com a adesao dos brasileiros da FEB aos aliados, o Brasil recebeu 350 unidades, era viatura de reconhecimento e foi utilizado ateh os anos setenta. aqui em uso pelo EB recebeu motorizacao scania de 300hp. recebia canhao de 80 a 90 mm e carregava 3 combatentes.

victorfreire85@gmail.com
Reply to  Rafael Linhares
13 anos atrás

errado. os stuart tinham canhão de 37 mm, mesmo depois da modernização. podiam ter até 4 tripulantes. foram realmente modernizados com um novo motor, diesel. nunca chegaram a ser utilizados pelo exército brasileiro na itália, que mandou pra lá, de tropas de terra, apenas infantes. no entanto, americanos, ingleses, australianos, canadenses, neozelandeses e até soviéticos já usaram nas versões m2a3, m2a4 e m5.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
13 anos atrás

Quando olhei achei que fossem os Sherman, mas vi Stuart nas tags, procurei e encontrei esses da foto. O que conheço de tanques da Segunda Guerra é o que eu vi jogando Call of Duty. Gosto desses assuntos por ser filho de militar e ter estudado 6 anos em colégio militar. Tive um pedaço da vida meio militar, mas não quis ser um deles.

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
13 anos atrás

CÁRACAAAAAAAAÁAA… isso é que é heavy business! Com uma pontinha de inveja me pego pesando: quantos milhares (milhões??) de libras este cabra vai ganhar com a brincadeira??

cleiton
cleiton
Reply to  EDU H@RMEL
13 anos atrás

Vai ganhar como?
Derretendo a sucata?
Nao consigo pensar em milhoes sem ter q gastar milhoes com essa sucata.

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
Reply to  EDU H@RMEL
13 anos atrás

Voce acha mesmo que o cara se deu ao trabalho de vir até aqui comprar só para derreter? Dê uma lida na matéria (se precisar eu traduzo) e voce vai entender o meu comentário…

cleiton
cleiton
Reply to  EDU H@RMEL
13 anos atrás

Ok…. Ele pode ganhar milhões revendendo esses tanques,
mesmo assim o trabalho que esse cara vai ter pra recuperar esses tanques vai ser próximo de um pesadelo, além do deslocamento, como o proprio texto diz.
Sem funcionar, esses tanques não valem muito.
É aquela velha história, só ganha $ quem tem $.
Se ele arrumar os investidores que banquem o depósito, talvez sim, senao vira mico.

Paulo F.
Paulo F.
13 anos atrás

Caso sejam Stuarts, que bem parecem na foto , são da época da II Guerra. Caramba não tem uma lei que impede que peças consideradas patrimonio histórico sejam enviadas ao exterior.
Sds
Paulo

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
Reply to  Paulo F.
13 anos atrás

Isso… Invente uma lei para impedir a exportação e todos vão virar ferrugem ou acabarão no alto forno de Volta Redonda. Infelizmente é assim.

ALEX B.
ALEX B.
Reply to  Paulo F.
13 anos atrás

Meu caro Paulo F., o Jason tá coberto de razao. Melgor alguem levar do que ir pa um desmanche qualquer. É lamentavel, mas é o LISARB meu caro. Em vez de recuperá-los vamso todos no aerolula ver a final da copa! É isso… :(