N’ALEMANHA (3)

GUARUJÁ (não é mole, não) – Uma das explicações de Schumacher para seu mau desempenho no ano da volta é a proibição dos testes na F-1. Ou dos treinos, como ele diz. “É ridículo”, falou agora há pouco em Hockenheim, segundo o relato de nosso caipira voador Marcelo Ferronato. E tem razão. Qualquer esporte que proíbe seus atletas de treinarem tem alguma coisa de errada. É claro que aquele abuso do passado, especialmente da Ferrari, também não fazia sentido. Os caras testavam quase 24 horas por dia, com uso ilimitado de equipamento e numa pista no quintal de casa.

É preciso equilíbrio. Umas três sessões coletivas durante a temporada, para que os times possam experimentar suas novidades e para que os pilotos pratiquem seu ofício. Façam uma conta comigo. Num fim de semana de corrida, o piloto que ficar o tempo todo andando nos três treinos livres e na corrida vai dirigir por, no máximo, 6 horas. Exagerando. Em 19 etapas, são 114 horas de trabalho por ano. Eu trabalho isso em duas semanas. E é claro que piloto algum participa de todos os treinos livres de cabo a rabo, e nenhum GP tem duas horas de duração. Calculo que cada piloto hoje guie no máximo quatro horas por fim de semana de GP. Dá algo em torno de 76 horas por ano, apenas.

E o que se gasta fazendo experiências em simuladores e túneis de vento talvez seja mais ou menos o que se gastaria deslocando um time de testes com um carro para alguma pista europeia por três dias, umas três vezes por ano.

A FIA precisa rever esse negócio.

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Carvalho
Rodrigo Carvalho
13 anos atrás

A Fórmula 1 deixou de ser prioridade para mim assitsirei quendo for possível. Foi muito feio o ocorrido. Massa só pode ser segundo piloto.

alan reis
13 anos atrás

Concordo plenamente com o boicote à F1. Depois do fiasco de 2002 na Áustria, eu ainda tinha esperanças de assistir corridas com disputas limpas entre os pilotos, inclusive os da mesma equipe, e torcer para ver novamente um brasileiro campeão mundial. No entanto, o GP da Alemanha de 2010 foi o último que assisti… Decepção total com a FIA, com Felipe Massa, com a Ferrari. Nao com Alonso, pois sua atitude era previsível… Eu era um grande fã do esporte, porém tudo terminou ontem. A F1 acabou.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Sem dúvida.

Márcio Araújo
Márcio Araújo
13 anos atrás

Bem… desde o começo do ano eu já sabia que Massinha seria o 2º piloto. Sendo assim, não tive a menor surpresa que o fato aconteceria, mais cêdo ou mais tarde. Uma pena. Agora, ficarei surpreso se a Ferrari não for DESCLASSIFICADA. Afinal, a regra esta lá: Ordens de equipe são proibidas. Se a desclassificação não ocorrer, as “bestas” que comandam a F-1, estarão, mais uma vez, jogando no lixo, a pouca credibilidade que a F-1 ainda tem. Ah! Será muito engraçado ver a posição do presidente da FIA: Jean Toldt, o autor das ordens à Barrica na Áustria 2002. Vamos ver o que acontecerá.

Haroldo Mariano Neves
Haroldo Mariano Neves
13 anos atrás

Eu já tomei uma decisão. Não vejo mais corridas da Formula 1. Ficar duas horas diante da TV, para no final, assistir uma palhaçada desta? E ainda tocam o hino do país do cara. O povo da Espanha deveria sentir vergonha, ao ver que seu compatriota, que não teve a capacidade de vencer limpo, ser beneficiado no final. É marmelada pura.

Vanderleia
Vanderleia
13 anos atrás

Já que a Ferrari gosta de boicotar as vitórias dos pilotos brasileiros, que tal fazer o mesmo com os produtos Ferrari.

Vilton Lemes
Vilton Lemes
13 anos atrás

É uma pena que o Felipe tenha se rebaixado tanto. Mas não é de se espantar, afinal numa equipe como a ferrari (assim mesmo, em minusculas), que não tem a menor vergonha de usar qualquer estratagema para vencer, associado a um um piloto como o Alonso, que á capaz de qualquer trapaça, seria de se esperar algo assim. Se já andava desanimado com a f-1, agora é que não pretendo assistir mais nada.

Mosley
Mosley
13 anos atrás

Schumy tem razão,os treinos devem voltar sim.

Ta cheio de nego que escreve umas patuscadas aqui, afemaria, como podem ser tão limitados para uma analise.

Bom eh o Rubinho com seus 456 titulos mundiais. Ah vá !!!

Joao Henrique Levada
Joao Henrique Levada
13 anos atrás

O alemão, tem razão…

… mas que isso mudaria seu rendimento, é outra história.

Ou ele queria ser o único a treinar?

Francisco
Francisco
13 anos atrás

Se ficar por isso mesmo a Formula 1 acabou!!!!!

Davi Barbosa da Silva
Davi Barbosa da Silva
13 anos atrás

Total desrespeito ao esporte, a história da F1 e aos torcedores brasileiros, que por sinal são grandes consumidores desta marca. Eu penso que a decisão destes senhores neste episódio, pode ser associado ao desrespeito que o consumidor desta marca pode esperar.
O que mais se pode esperar deste esporte? Compensa acordar mais cêdo no domingo, para testemunhar não uma competição limpa, mas um episódio ridículo?

Dinho
Dinho
13 anos atrás

Da equipe ferrari isto era esperado. Mas minha grande decepção foi o Massa ter “entendido” e cumprido a clara ordem da equipe. Alonso – todos sabem que desde a época da renault já dava piti pelo rádio sobre os pilotos que estão a sua frente, inclusive o Massa. Massa. O rádio poderia estar com problemas, Não?? Sua carreira, pelo menos este ano acabou…….

Julio Coradini
Julio Coradini
13 anos atrás

Felipe Massa :Empregado do Mes!!!!

paulo lima
13 anos atrás

TEMOS QUE FAZER UM BOICOTE AOS CARROS DA FIAT NO BRASIL. TALVES ESTES IDIOTAS SINTAM NO BOLSO.

alessandro
alessandro
Reply to  paulo lima
13 anos atrás

E ao banco Santander também!

Jose Suricata
Jose Suricata
13 anos atrás

VERGONHA !!!

marcio
marcio
13 anos atrás

Hoje, neste GP da Alemanha, a atitude imposta pela Ferrari para que o Massa abrisse para o Alonso, foi no mínimo vergonhosa para o esporte. Para nós, brasileiros, uma decepção com o Massa, que deveria honrar sua posição no esporte e o que ele representa em nosso país. Quem estava vendo a corrida(estava porque não podemos continuar vendo), talvez não as assista por um bom tempo. É o fim da disputa saudável.

Silva
Silva
Reply to  marcio
13 anos atrás

amigo, a verdade é q massa é segundo piloto, concordo com a Ferrari, ela errou da seguinte forma: poderia ter feito
essa troca mais sutil, por ex nos box, ter chamado Alonso primeiro, depois Massa.
Alonso, na classificação esta na frete, um ponto perde_se o título.
FERRARIA ESTA CERTA, E MASSA É MASSACRADO MSM, FALOU UMA VEZ , Q JAMAIS FARIA O Q RUBINHO FEZ, KKKKKKKKK MASSA, VAI CHORRAR EM CASA, CARA….

RUBINHO
RUBINHO
13 anos atrás

Há que se lembrar que o POTENCIAL do Schumi traz consigo duas batidas em outros pilotos para conquista de campeonatos, a impossibilidde na época de Ferrari de que o segundo piloto ganhasse corridas. Retirem os pontos que o segundo piloto deu para ele e os campeonatos que ele ganhou tirando outros carros e vê o que sobra. A realidade está aí sendo mostrada nas pistas. Precisa de treino? Vá para os simuladores. As condições estão iguais para todos e na mercedes ele não tem todos os privilégios que tinha na Ferrari. Resultado? tá levando o maior ferro. Condições iguais, que vença o melhor.

Will Freitas
13 anos atrás

Tudo isso e muito coerente, mas convenhamos, parece ser choro de perdedor. Se o Shumacher estivesse na ponta estaria ele pedindo mais testes?
Olha! Eu sempre disse que o Shumi não era um piloto fenonemal, e sim a Ferrari era um carro fenomenal e com muito, mais muito, dinheiro. Sem contar que o Rubinho podia tirar pontos de todos os pilotos da época, menos do Shumi. Bom, já conhecemos a triste história. Os carros de hoje exigem mais dos pilotos; assim sendo, mostra que o Shumi não é tudo isso.

José Brabham
José Brabham
13 anos atrás

Como já disseram aqui, proibir esportista de testar é contra-senso. É preciso um ajuste.

MAS… a regra é para todos, e como também já disseram aqui, há pilotos, como Rubens, que estão evoluindo.

Ah tá… culpa deve ser da Mercedes, que fez um carro que não se adapta a ele.

Stenio Carvalho
Stenio Carvalho
13 anos atrás

Não estou aqui para defender o alemão, mas quem vem de três anos parado se encontra numa realidade diferente. Sobre os novatos, eles estavam correndo em carros muito parecidos com o F1 (na medida do possivel), o que deixa os reflexos e reações mais apurados, alem da diferença de idade. Agora na minha opinião, repito as palavras do Breno, QUEM NÃO TEM GRANA MONTA EQUIPE DE KART!!!
F1 tem que ter aquilibrio, mas não treinar é um pouco RIDICULO.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Boa noite! Flávio 69, o Alemão ta chorando? achei que ele era o ” CARA” da F1, cade o piloto de todos os tempos da F1, cara que pisava até na sombra do Rubinho, disse que preferia ficar sentado vendo T.V em casa a andar atrás de alguém, agora aguenta né chefia. Mais concordo com você, um esporte que gasta milhões e não tem teste algum? isso não podi, pois são pilotos que andam no limite o tempo todo. Para mim é uma vergonha. Mais bem feito para o que se achava o Rei da cocada da F1.

Paulão
13 anos atrás

Concordo plenamente com o Flavio e com o Schumacher, quero ver os pilotos e os carros no seu máximo desempenho, proibir os treinos deste jeito não beneficia o esporte.

Luciano Martinelli
Luciano Martinelli
13 anos atrás

Duvido que ele corra no ano que vem. O Schumi vai encerrar sua gloriosa carreira de forma ridícula.

Josele Garza
Josele Garza
13 anos atrás

É desculpa esfarrapada porque tá levando côro. Tava acostumado com as mamatas e privilégios da Ferrari e mandava e desmandava lá dentro. E todo mundo dá razão pra ele. Se fosse um certo “brasileirinho” que tivesse reclamando da falta de testes, mandariam ele calar a boca, parar de reclamar e de ser chorão… mas como é o Schumacher, todo mundo tem que dar razão a ele senão é desconstruído por todos…

Hess
Hess
13 anos atrás

Esta certo o Schumacher, sem treinos todos os pilotos ficam sem poder mostrar do que são capazes, até o Massa esta sendo prejudicado, sem poder testar como ele vai superar a dificuldade de entender os pneus? Os caras estão ganhando milhões sem pegar no “pesado”, muitos pilotos gostariam de testar por horas. A Formula 1 de 2010 esta nas mãos dos projetistas, os engenheiros e pilotos estão “aleijados”, nem estratégia do “pulo do gato” entre eles nas corridas existe mais. Se o carro nasce bom para todas as pistas como acontece na RBR, 70% é mérito do projetista! Se o carro não nasce bom fica dependendo de “pacotes” que poucos são testados, vai na sorte! Olha a Ferrari, se acerta o “pacote” vai bem se erra vai mal, os pilotos ficam impossibilitados. Schumacher interrompia as férias para testar, isso é exemplo de interesse (outros preferiam as férias, depois ficavam reclamando do domínio do alemão). Hoje os pilotos após as corridas são obrigados a fazer eventos promocionais, não é a toa que Raikkonen caiu fora! Schumacher não esta chorando esta falando por todos, ele foi bem claro: “Eu entendo porque chegamos a este ponto em que estamos. Mas assim como era ridículo fazer 90 mil km de testes durante um ano, também é completamente ridículo fazer zero de treinos”. Se o alemão estivesse 18 anos na F1 sem nenhum título até eu entenderia a choradeira, mas não é o caso! Testes para as novatas também seria ótimo, como os pilotos novatos vão evoluir suas habilidades sem testar? O problema maior do alemão foi ficar 3 anos parado, a F1 entre 07 e 09 evoluiu muito! A F1 em 2011 vem de marca nova de pneus, se a Mercedes vira um “foguete” com esses pneus muitos vão dizer que o alemão pegou um carro “pronto” para vencer(aconteceu isso com Alonso na primeira corrida e ninguém falou nada). Melhor com os testes, o carro evoluindo o piloto tem seus méritos, Schumacher foi campeão “erguendo” a Benetton e Ferrari, ele fez a diferença! Como é que eu posso acreditar que o Rubinho esta “erguendo” a Williams se ele não pode testar e desenvolver o carro? Mais fácil acreditar que a Williams acertou nos “pacotes”, pra mim essa evolução é apenas passageira, Rosberg com a mesma equipe em 09 após 10 corridas conseguiu resultados melhores que Rubinho em 2010! Uma coisa é certa, pilotos novatos não tem como chegar ao nível dos pilotos de ponta, sem poder treinar fora das corridas isso é praticamente impossível, 10 mil km de testes por ano seria ótimo para todos. Nelson Piquet admitiu certa vez que era mais mecânico que piloto, conseguia fazer um carro difícil de pilotar ficar fácil, isso ficou bem claro no teste do Senna na Brabham, o Senna era veloz mas era fraco em acertos de equipamento, passou apuros na Lotus e Mclaren já em decadência, a saída foi ir para a Williams pilotar um super carro( Bem que o Piquet disse, depois que o Senna pegou a Mclaren 88 nunca mais quis saber de pegar carro inferior, só queria “foguete”). Schumacher na RBR estaria andando atrás? Com certeza estaria vencendo corridas e disputando o título, pode até não ter a velocidade de antes, mas ele não estaria jogando resultados fora como Webber e Vettel fizeram! Mas se alguns acham que Schumacher esta chorando lembre-se que o Senna vivia choramingando na Mclaren em 92/93 por não ter um carro para disputar o título, ameaçou até abandonar a F1! Ué não sei por que o Senna chorava tanto, naquela época podia treinar a vontade e desenvolver o carro, é só fazer o carro ficar veloz (ahhhhh é…o Senna não sabia desenvolver equipamento, só conseguia ser campeão com carro “pronto” , e pior acertado pelo Prost). Isso pelo menos com alemão não aconteceu, ou vão dizer que foi o Rubinho quem “ergueu” a Benetton e Ferrari, tenha dó…nem na equipe ele estava! Se o Rubinho é grande acertador de carros cadê as vitórias dele na Jordan/Stewart/Honda(e pode colocar a Williams) quando o Rubinho venceu a primeira vez a equipe Ferrari já disputava vitórias e títulos, na Brawn GP Rubinho só venceu porque o carro era muito bom, mas antes viu o Button vencer várias etapas antes, tomou outra surra. O Rubens é tão bom acertador que levou meia temporada só para se “achar” com os freios em 2009, lembrando que Button não é conhecido por ser bom acertador de carro. Rubinho não esta nem conseguindo fazer melhor que o Nico na mesma Williams, basta comparar as 10 primeiras corridas de cada um em 2009 e 2010.

Wallace
Wallace
13 anos atrás

Boa FG, era isso mesmo dinheiro chovia…. Agora a farra acabou, tem que garimpar e parece que o Bam, bam ,bam não sabe garimpar. Será que os hepta era com o carro que o barrica acertava e depois ele trocava na calada da noite??????
Sei não, devia ter ficado em casa, vai tomar mais pau em 2011.
Trabalhar por conta própria é duro….. Chegar e achar pronto é fácil, duro é fazer e aproveitar.

Sil
Sil
13 anos atrás

Bom, mas as condições são iguais para todos e ele sabia disso qdo decidiu voltar….
Logicamente não passava na cabeça dele que um carro campeão andaria tão mal assim…
Como neste milionario circo não pode existir meio termo, ou tem ou não tem….

Fábio
Fábio
13 anos atrás

cacete… quando o FG postar algo do shummy nem lerei os comentários… bando de brasileiro anti o cara…

Se não gostam do piloto pelo menos respeitem sua trajetória e história 7 vezes campeã…

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
13 anos atrás

Foi bom ele falar isso!

Como bem dito pelo FG a Ferrari treinava quase que 24h por dia e ninguém tinha a $$$$$$$$$$$$$ pra fazer isso!

Agora com as proibições quem é competente está aparecendo, vide o Adrian Newey com sua Red Bull (ou melhor RBR).

Então pra mim isso é “chororô” e, sinceramente, tô começando a questionar todo o potencial do Schumacher, insclusive pelos tempos que tá tomando do Rosberg.

Se um monte de gente fala que o Massa é uma “merda”, pois toma tempo do Alonso e o Schumacher então: tá tomando tempo do Rosberg que nem o Massa do Alonso e, francamente, o Alonso é bem mais piloto que o Nico.

Lucas
Lucas
13 anos atrás

O Schumi tah precisando de ritmo.

E ritmo se conquista com treino.

Claudio
Claudio
13 anos atrás

Primeira vez em 19 anos que eu vejo o Michael Schumacher dar uma desculpa “esfarrapada” para seu desempenho pífio. O Regulamento é para todos, não é apenas ele que sente, todos sentem. A diferença é que ele não tem uma equipe só para ele, tem um companheiro rápido e quase 20 anos mais jovem e tem sido batido constantemente. Bem vindo a realidade Michael Schumacher… um adendo, o Barrichello tá acelerando e está chegando em você na classificação geral com uma… Williams! ABRE O OLHO ALEMÃO

Breno
Breno
13 anos atrás

Treinos de volta, tecnologia liberada… Isto é o que deveria ser a F1 (posso escrever assim ou tenho que pagar royalties à FIA?). Não agüenta os custos monta equipe de kart.

Carlos Colangelo
Carlos Colangelo
13 anos atrás

Que desculpinha hein??

Foi só o xumi que ficou proibido de treinar? E o hulk, treinou mais que ele?

guilherme
guilherme
13 anos atrás

em qualquer outro esporte quando se quer vencer , se trein mais que o concorrente . assim fazia shumacher , senna , etc . esses comentarios idiotas de que ele deveria andar so porque era tudo de acordo com ele nao faz sentido .
qualquer piloto ( esportista que se preze quer treinar mias que seu adversario afim de superalo , e assim ate na sinuca .
Se a fia quer cortar custos tudo bem , mas proibir treino e o maior absurdo que eu ja vi . Porque nao proibiram o michael Phelps de treinar tbm , ele era muito superior aos demais .

e ao meu ver proibindo treinos as mais ricas vao se sobressair mais , pq nao teremos mais “descobertas” como se faziam antigamente ( colin chapman , etc ) . a nao ser em casos esdruxulos como no ano passado , mas aquilo foi obra do acaso

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
Reply to  guilherme
13 anos atrás

Se o HAMILTON, o ALONSO, o WEBBER, o BUTTON, o VETTEL reclamarem – tá, uma colherzinha de chá, o Rosberguinho serve – vá lá, mas tá todo mundo no mesmo barco… Fica claro assim que o Miguel ganhou o que ganhou pq usava muito bem a grana e estrutura da Ferrari.
Outra coisa: nos anos 70 não tinha todo esse treino, não… Nem tinha grana pra isso.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
13 anos atrás

Se o Schumacher, com 7 títulos e 16 temporadas nas costas, está sofrendo tanto assim pela falta de treinos, o que dizer dos novatos, que só conhecem seu carro no treino livre do primeiro GP?

Alexandre perlini campos
Alexandre perlini campos
13 anos atrás

Se o carro dele estivesse andando na frente ele não estaria reclamando, com os caras desenvolvendo os carros em testes e dando para ele um carro quase perfeito é facil né, tirar do que tem em pouco tempo é o desafio, mas ele só sabe pilotar, e hoje limitadamente.

mendes
mendes
13 anos atrás

Este pessoal andou conversando com as centrais sindicais brasileiras.

Marco Antonio
Marco Antonio
13 anos atrás

Proibiram o alemão só??? Pensei que tinham proibido TODOS.
O grande piloto germánico parece que só é bom quando tudo é feito de encomenda pra ele. Se tem que correr em igualdade de condições, não passa de um Timo Glok.

Vitor
13 anos atrás

Podiam fazer os testes pós GPs. As equipes ja estariam ali, nao teria custos de deslocamento.

E fazendo depois do gp nao teria o problema de acabar com a emoção da corrida como no passado.

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

José Freire , é hepta ….

3 de Senna + 4 de Prost = 7 … rs…

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Dizem que a Ferrari testava até de noite.

Li isso que vizinhos das pitas ouviam o barulho de noite.

Não sei se é verdade…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Boa noite! RCRG72, tenho um amigo que morou perto do circuito da Ferrari, na epoca do Shumi, testavam a noite sim.

Juliano
Juliano
13 anos atrás

Hahããã! O Shumy tá reclamando que não consegue desenvolver o carro sem treinos heim!!! Como é que o próprio Rubinho está conseguindo levantar a Willians e colocando-a entres os dez do grid sem treinos? O negócio é saber acertar o carro, e isto o hepta não sabe. Nos anos dos títulos, o Rubinho estava lá, acertando a Ferrari pra ele. E mais, certa vez, ao se aposentar, o alemão, zombando, disse ao Rubinho que: “prefiro ficar em casa pescando e vendo a corrida pela TV do que ficar correndo lá atrás!” E agora?? Chupa Schumy!!!

Mário Salustiano
Mário Salustiano
Reply to  Juliano
13 anos atrás

e depois da Ferrari o Rubinho correu de Honda e de Brawn, e me parece que não ganhou nenhum titulo, será que só o fato de correr como segundo da Ferrari explica…….

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
Reply to  Juliano
13 anos atrás

Sempre os exagerados, aqueles gordões que apareceram no Youtube gritando “Um, Dois, Três…”…
Miguel sabe acertar o carro, mas fica claro o motivo de ficar integralmente dentro da Ferrari, enquanto NENHUM outro piloto faz ou fazia isso…
Por outro lado, Rubens perdeu para um cara que já era da equipe, e que mal chegou na McLaren e já foi lider do campeonato e é conhecido como o “novo Prost” na arte de conservar o equipamento… Enfim, pegou dois grandes pilotos como companheiros, dois campeões mundias com méritos. Fora que nas mesmas equipes se encontrava o tal do Ross Brawn… hehehe

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Juliano
13 anos atrás

Boa noite! Juliano, eu li esse comentário do Alemão, bem feito para ele. Agora que deveria ter algum tipo de teste, isso sim acho o certo.

Leandro
Leandro
13 anos atrás

Olá Flavio, se fosse liberado para testar nos circuitos nas segundas, no dia seguinte às corridas, o custo aumentaria muito? Seria um dia a mais nos circuitos. Claro que não seria possível em gps de rua e quando as corridas são separadas por apenas uma semana.

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
13 anos atrás

1) TODOS os outros tem as mesmas limitações. Por que só o Miguel tá chorando?
2) Se ele quiser, o Ross dá um PetroBRawn do ano passado pra ele treinar. Mas sinto que ele não consegue é desenvolver o carro… Saudades do Rubens, Miguel?
3) Falando no brasileirinho, AGORA seria hora dele aparecer e dizer: “Tá reclamando do que? Quer trocar de carro comigo?”

Mário Salustiano
Mário Salustiano
13 anos atrás

certissimo o Schumacher em expor essa distorção criada para “equilibrar” o esporte, se é tão bom deveriam outros esportes adotar a mesma conduta, que tal times de futebol sem treinar, atletas olimpicos ficarem 4 anos esperando as competições sem treinar, evidente que o desnível financeiro sempre favorece quem tem mais, é assim em qualquer modalidade esportiva, sempre foi assim e não é essa proibição que está melhorando a competição, ao contrário está facilitando a vida de Bernie e seus asseclas em transformar a F1 em espetaculo puro, sem nenhum vinculo com “esporte”, mas sempre vai aparecer engraçadinhos para achar que um cara que ganhou o que ganhou ainda precisa provar algo

Tailor Jr.
Tailor Jr.
13 anos atrás

Toda a regra deve ser explorada, F1 ainda é piloto na pista, eh so proibir… asinha aqui…aletazinha ali.. e deu manda o TOdt bancar os testes oficiais pois a FIA e o ECLE já não sabem mais onde socam tantos EUROS. O SCHUMI teve olhos de vaidade ferida, esperava ser reconhecido e foi pego de surpresa pelo proprio mundo que o criou – VÃO SE OS ANEIS FICAM OS DEDOS.

Italiano
Italiano
13 anos atrás

Concordo com o José Freire: a falta de treinos é para todos e algumas equipes estão evoluindo.

Ainda assim, acho que o banimento dos testes é uma medida equivocada. Duas sessões de testes coletivos por ano não iriam levar nenhuma equipe à falência.

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
13 anos atrás

Até concordo que deva haver uma quantidade mínima de testes durante a temporada, já que a ausência deles nivela o campeonata por baixo, no entanto não acho que seja esse o problema do Schumacher. O que atrapalha mais: a idade ou o tempo longe das pistas? De la Rosa tem ambos pesando contra si e, pelo menos nas classificações, não está apanhando do japonês. Será, então, que aquele acidente de moto deixou sequelas no alemão? Difícil saber, pois piloto de Fórmula 1 é o ser esportivo mais mentiroso que existe! Espero que os testes voltem, mas sem onerar muito o orçamento dos times, senão teremos umas 7 equipes apenas para disputar o mundial do ano que vem.

Thiago Gomes
Thiago Gomes
13 anos atrás

E aquela história de treinos nas segundas-feiras, após as Corridas ? Afinal, a estrutura das equipes continua lá, sem deslocamentos (ok, teria que levar mais peças sobressalentes), mas ainda sim viável, não?

Rafael DAuria
Rafael DAuria
13 anos atrás

Justíssima, a reclamação.

A FIA deveria instituir 2 dias de testes às segundas e terças pós-GP. Diminuiria bem os custos, já que as equipes só teriam que gastar um pouco a mais com hospedagem.

:)