MENU

domingo, 25 de julho de 2010 - 12:24F-1

N’ALEMANHA (5)

SÃO PAULO (não deixem de notar que o dia está lindo em SP) – Não há muito o que falar do GP da Alemanha, tamanha a cagada da Ferrari nas voltas finais. Este GP vai ser lembrado pela presepada, mais uma, e não por aquilo que aconteceu na pista. E até que teve bastante coisa, como a largada pavorosa de Vettel, que resolveu mandar Alonso para o muro em vez de se preocupar em seguir em linha reta. O que Massa fez, assumindo a liderança.

Foi bacana também a briga lá atrás, entre Mercedes e Renault, principalmente. Kobayashi quase pontuou, De la Rosa esteve perto e fez burrada, Webber teve um dia dos velhos tempos, absolutamente discreto, e a Williams, tão bem nos treinos, decepcionou.

Mas nada foi melhor que a sutileza radiofônica da Ferrari. “Fe-li-pe, Fer-nan-do es-tá mais rá-pi-do que vo-cê. Con-fir-me que en-ten-deu es-ta men-sa-gem”, começou Rob Smedley, como se estivesse num bunker em Londres conversando com Winston Churchill em código, com medo de os nazistas interceptarem a mensagem. Por que não criaram uma senha mais criativa? Algo assim: “Felipe, a sobremesa hoje é cheese-cake com calda de framboesa”. “Calda de framboesa” é para deixar passar; se dissesse “calda de amoras”, poderia manter a posição. E o teatrinho no final? “Felipe Massa is back!” Tenham dó. Mais: Alonso perguntando de um problema de câmbio no carro do companheiro! Afemaria. Querem enganar quem, exatamente?

Aula de interpretação já, é tudo que dá para recomendar a esses caras. Ou que fiquem quietos. Principalmente porque aquele “sorry” do mesmo Smedley acabou denunciando tudo.

As ordens de equipe que interferem no resultado de uma corrida são proibidas. Isso já seria suficiente para punir a Ferrari. Mas a regra é besta. Porque se fosse uma decisão de título, ninguém iria discutir o que aconteceu. Imaginem na última corrida do ano Alonso em primeiro, Massa em segundo precisando vencer para ser campeão, o que aconteceria? O mesmo. Alonso deixaria Massa passar e ponto final. E todos achariam certo. Portanto, uma regra que é sujeita ao momento de um campeonato não funciona. Por que punir hoje e não punir, por exemplo, numa eventual ordem em fim de temporada, quando algo parecido torna-se aceitável?

A questão toda é ética e esportiva. Regulamento que diz que ninguém pode ser antidesportivo é meio idiota. Isso está implícito em qualquer esporte. Colocar no papel a obrigação de ser honesto leva a situações ridículas como a de hoje. Nisso, Coulthard tem razão. Ele disse que a FIA deve aceitar que uma equipe tome suas decisões. Pode-se gostar ou não delas, mas deve-se reconhecer o direito que os times têm de fazer o que acham melhor. E cabe aos pilotos aceitarem ou não a posição que lhes é imposta.

Exigir ética, lisura e honestidade por escrito é bobagem. Essas coisas ou a gente tem, ou não tem.

587 comentários

  1. Também existem pilotos corruptos ….

    Rubens Barrichello e Felipe Massa são bons exemplos!
    Posição social, dinheiro e fama não foram suficientes para esses dois senhores; infelizmente são brasileiros e representam nosso país mundo afora.

    Todos nós que respeitamos nossa pátria e lutamos para sermos respeitados nos sentimos extremamente decepcionados com tais atitudes que envergonham o povo brasileiro.

    Jamais poderemos inclui-los na mesma galeria de esportistas onde estāo Chico Landi, Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace ou Ayrton Senna!

    Honradez não se compra com ordens ou dinheiro, venha de onde vier, pois a falta de caráter neste episódio esta evidente em ambas partes: equipe Ferrari e pilotos.

    Essa é a diferença de um verdadeiro campeão e um submisso!
    Rubens Barrichello e Felipe Massa jamais serão Campeōes.
    Passarão à história do automobilismo como pilotos medíocres e relegados ao limbo da categoria sem respeito nem mesmo entre seus pares.

    Tenho acompanhado a Fórmula 1 desde minha juventude, a mais de 30 anos, e vivemos um momento muito delicado e importante no que diz respeito aos valores morais.

    Há oito anos, em 2002, Rubens Barrichello envergonhou-nos a todos com sua atitude covarde, cedendo de forma fraudulenta a vitória à outro piloto; em 2008 Nelson Piquet Júnior, arremedo de piloto, provocou um acidente para beneficiar a sua escuderia, e agora em 2010 a mesma fraude acontece com Felipe Massa e Fernando Alonso.

    O constrangimento que isso nos causa só faz mal ao esporte e deve ser motivo de repúdio.
    Todos temos nossos ídolos em quem nos espelhamos e eu tenho alguns que todos sabem, como Ayrton Senna e Niki Lauda.
    Deste último, o austríaco Niki Lauda, ouvi ontem, durante entrevista após o final da corrida: Foi uma vergonha!!
    Já de outro piloto, o alemão Michael Schumacher, o comentário foi: tudo normal, eu faria o mesmo!!
    Podemos perceber a diferença de caráter entre esses dois senhores; aliás este último é conhecido no circo da fórmula 1 pelo apelido honroso de ‘Dick Vigarista’ … bem apropriado.
    Rubens Barrichello apelidado nacionalmente de ‘pé de chinelo’ e Nelsinho Piquet banido da fórmula 1 tem agora mais um a fazer-lhes companhia: o fraco Felipe Massa!
    Transcrevo abaixo matéria da imprensa brasileira sobre o episódio de ontem.

    Dr. Rodolfo Simões Coelho
    Vice-Prefeito
    Artur Nogueira, SP, 26 de julho de 2010

  2. Speed Racer disse:

    Ah se todos os brazucas fechassem a conta!

    Já fechei a minha!

  3. Jefferson Zelaski disse:

    Cada macaco no seu galho, infelizmente o Massa é 2 piloto como Rubens era, que paga o salario deles é a Ferrari e tem todo o direito de fazer com ele o que quiser, até mesmo tirar-lhes a vitória certa em razão de um outro piloto que é o escolhido, assim como em qualquer empresa os dirigente pensam na empresa a equipe Ferrari pensa na equipe Ferrari, essa história de nao vou mais assistir F1, é conversa fiada, domingo que vem todos estaremos lá em frente a televisao no Gp da Hungria, Ficamos com raiva sim, falamos coisas que não queremos, mas paixão é paixão e quem gosta de corrida vai estar lá torcendo pro A”SONSO” se arrebentar no muro para que possamos dizer, o castigo vem a cavalo, as vezes em muito cavalos dentro de um motor de F1, todos aqui ficaram indignados como ficamos indignados quando aconteceu o mesmo com o Rubens em 2002, “nao vamos mais assistir”, “chega de F1”, e ai estamos nós novamente repetindo as mesmas frases, e se nao tiver nenhum Brasileiro de saco roxo, igual senna contra prost, que possa enfrentar esses babacas vamos daqui a algum tempo estar discutindo tudo de novo.

  4. Fabio Renato de Oliveira disse:

    Meus caros…onde há milhões em patrocínio (leia-se “o banco do trofeuzinho feio), jamais existirá competição limpa. Hoje em dia, disputa pelo esporte, para ver quem é o melhor somente nas peladas de fim de semana e nos campeonatos de Kart Indoor organizados entre amigos. O resto, vide futebol brasileiro em 2005, vide Ferrari 2002 e 2010 é tudo combinado. “Ganha” quem paga mais.

  5. Pedro Taveira disse:

    Lembrando que em 2007, Felipe ganharia o GP Brasil, mas deixou Raikkonen o ultrapassar e, assim, levar o campeonato (apenas para citar um exemplo do que foi dito no texto)

  6. Roberto Silva disse:

    Tenho que reconhecer, sempre critiquei o Hamilton quando ele deu o “chilique” na McLaren em relação ao Alonso.

    Hoje vejo contra o que ele estava brigando. Junto com a McLaren, que tomou a decisão certa e deixou o Alonso e o seu patrocinador irem embora.

    Restaurou o respeito e tem uma das melhores duplas da F1, que disputam firme na pista, sem a necessidade da picaretagem fora dela.

  7. João disse:

    Flávio…. vc matou a pau!!! Ética: ou vc entende o que é ou não entende. Quem não entende, não vai achar absurdo. A equipe não trabalha pra resolver os problemas do indivíduo, mas os problemas da equipe. Não gosta, ausente-se da equipe! E VIVA O SKATEBOARD!!!

  8. Rodrigo zanata disse:

    Pra mim o problema tá no patrocínio… cada piloto deveria levar o seu patrocinador para a equipe (como na Indy) assim não haveria o interesse de alguns grupos por traz do esporte….é óbivio que o santander interferiou…..$$$$$

  9. Magic disse:

    Realmente a mancharam-se as imagens da Fiat, do Santander e da Shel, mas suja mesmo ficou a imagem do Brasil, depois de Barrichello, Nelsinho Piquet, e agora Massa. Se Massa agiu certo ao obedecer seus “patrões”, deveria nunca mais associar sua imagem à bandeira do nosso país. Afinal, mercenários não podem se dar ao luxo do patriotismo. Só nos resta deixar esse circo que chamam de esporte para exclusividade de seus senhores. Não quero mais ser palhaço, para mim, fórmula 1 nunca mais.

  10. ricardo disse:

    massa não pensou que tinha milhões de brasileiro torcendo por ele, não foi só o primeiro lugar no podio que ele perdeu, perdeu o respeito do torcedor, perdeu o a honrradez ,não é um cara q deve praticar esporte, quem pretica esporte pratica a vitoria, é la que todos querem chegar…Humilhou os brasileiros, nos envergonhou…Adeus massa, vai trabalhar num escritório, vai cumprir ordem de chefe, VC NÂO È UM ESPORTISTA!!!!

  11. eduardo disse:

    No episódio de Cingapura de 2009, Massa criticou muito Nelsinho Piquet, por provocar aquela presepada e favorecer o “Principezinho das Astúrias”, pois vejam que ironia do destino, Massa só não bateu, mas também deu uma vitória para Alonso.

  12. Cassius Clay Regazzoni disse:

    A F1 só se transformou em uma atividade altamente lucrativa, única e exclusivamente por ser a categoria automobilística mais amada pelo público mundial, e, essa paixão foi construída em cima de várias batalhas limpas e éticas do ponto de vista desportivo e não em cima de episódios como o de ontem.

    É tida como uma copa do mundo entre pilotos e equipes das mais variadas nacionalidades para se escolher ao final um campeão mundial.

    O tal lado comercial, apesar de ser importante, deve sempre se submeter às normas éticas que dirigem qualquer esporte, ou, pelo menos, parecer que se submete, com pesadas punições para quem infringir tais regras.

    Não sou hipócrita de achar que as falcatruas não existem na F1 ou qualquer outro esporte, sempre existiram e sempre existirão, pois é normal em qualquer competição a tentativa de superar o outro utilizando todos os meios disponíveis, inclusive os ilícitos. Porém, apesar de ser algo comum e corriqueiro na atividade esportiva, não é algo aceitável.

    Partindo desse tipo de raciocínio, daqui a pouco todos estaremos aceitando atitudes violentas e criminosas apenas pelo fato de que elas ocorrem com certa frequência.

    A partir do momento em que tudo é feito da forma como foi feito ontem, a mais escandalosa possível, na cara dos milhares de torcedores, com a entidade esportiva responsável pelas regras do esporte tornando-se cúmplice da farsa perpetrada por uma equipe, é porque o público não tem mais a menor importância e está sendo tratado como um bando de otários.

    Muitos tentam justificar a atitude da Ferrari com um discurso de resignação de que na F1 “é assim mesmo”, ou ainda, um mais ridículo de que “se não fosse piloto brasileiro ninguém estaria ligando para a atitude da equipe”.

    Tenho muito dó dessas pessoas, pois, na minha opinião, se acostumaram a ser tratadas como idiotas.

    Faço a seguinte pergunta a quem tenta achar justificativas para a fraude de ontem: Qual é a razão da existência da F1?

    A resposta, por mais que alguns tentem negar, é a audiência de um público que aprecia corridas de automóveis. Podem até ser em segundo plano consumidores de automóveis, mas, em primeiro plano, é a paixão pelo automobilismo que dá visibilidade à categoria.

    Sem a paixão do público não existiria a F1, sem a paixão do público só teríamos autódromos vazios e um evento que de nada serviria às montadoras que investem milhões na categoria pensando no desenvolvimento e marketing de seus produtos para posterior venda aos consumidores.

    E o público só acompanha a categoria por acreditar que, apesar de existirem falcatruas, não é essa a sua essência, que esses eventos são exceções e não a regra.

    Felipe Massa sacramentou sua sorte como mais um medíocre a, infelizmente, representar o Brasil na categoria máxima do automobilismo. A Ferrari consolidou sua posição abjeta e deplorável como antro de desonestos e pessoas sem caráter. Fernando Alonso também consolidou sua posição como um asno canalha, prepotente e arrogante que acha que o mundo é obrigado a aceitar seus caprichos e devaneios. Mas, não posso acreditar que todos os envolvidos na F1 vão aceitar de cabeça baixa esse desrespeito à categoria.

    A F1 não pode ser o que se viu na Áustria/2002 e Hockeinhein/2010, não há justificativas e argumentos plausíveis para a fraude que foi o resultado dessas duas corridas.

    Aceitar isso é ser complacente com a desonestidade, arrogância e a desonestidade de algumas pessoas que se acham acima do bem e do mal é perder aquilo que separa os homens de bem dos cafagestes.

    Por isso acredito que há de existir vozes dissonantes para denunciar estes pilantras e relegar cafagestes como Domenicalli Massa e Alonso para a lata do lixo da história esportiva.

  13. Rogerio Borges da Silva disse:

    Seria muito bom se todos os brasileiros de verdade, pudessem boicotar todas as corridas, inclusive aqui no Brasil.

  14. Renato disse:

    O Massa entrou pra massa que troca o idealismo de ser “o campeão” pela “parceria do campeão”.
    Bem feito pra nós que acreditavamos que outro brasileiro poderia ser campeão de F1 novamente…

  15. Concordo com o que você disse, Flávio. Que se analize as atitudes individualmente, quando for o caso, e não estipulando-se regras que podem ou não ser convenientes. O esporte, mais do que qualquer outra atividade humana, deve ser um reduto de caráter, ética e honra. Caso contrário, nos decepciona a todos e perde sua razão de ser.

  16. Marcos disse:

    Estou vendendo minha coleção de carros da Ferrari, é minha maneira de protestar.

  17. Carlos disse:

    Assisto corrida de F1, desde que o Emerson estreiou e ficou em oitavo lugar.
    Nunca perdi mais nenhuma corrida, se não fosse ao vivo, gravava em fita, dvd etc.
    Depois desta PALHAÇADA, no qual o mínimo que o Massa deveria fazer é pegar suas tralhas e sair da Ferrari, que passe um semestre sabatico e volte com força em 2011 numa equipe decente, a não ser que o Massa seja um mercenário como foi o Rubens e ficou com dinheiro e nós AUTENTICOS BOBOS torcendo.
    Acredito que se o Massa não se explicar direitinho e a FIA ou seja la quem for não aplicar uma dura penalidade na Ferrari, com multa de no mínimo 2 milhões( para ela não é nada) e suspender a participação da equipe nesta temporada, NÃO ASSISTO MAIS NENHUMA PORRA DE F1.

    E sacrificaram o piquetzinho, e agora?

    FORA FERRARI
    Somente falta o Briatore trabalhar para a Ferrari, ai prova o mau carater dos dirigentes.
    Vamos sabotar aqui no Brasil, evitem usar combustiveis SHELL ( alias já passei a Petrobras) evitem comprar carros da FIAT ( alias acabei de comprar um FOX top de linha, um FIT automatico e um Civic automatico), falta o que…. SANTANDER…que desgraça recebo pelo Banco Real que foi comprado pelo SANTANDER, vou passar pro ITAU.
    AH!!!! Se todos fizessem o mesmo.

  18. Hélio disse:

    Ayrton Senna deve estar rolando no túmulo… Ai se fosse com ele!!! Poderia até haver disputa por posições, mas tenho certeza que o carro de Alonso não sairia inteiro, muito menos aceitaria ordens do incopetente chefe de equipe. Estou com nojo da F1… Temos que, simplesmente, parar de assintir…

  19. Bruno Taddei disse:

    Gostaria de ouvir uma entrevista com Titônio Massa.

  20. Ricardo Gomes disse:

    Gente, vcs ficam discutindo isso tudo a toa… alguem tem duvida que massa sempre foi segundo piloto da Ferrari? Foi sim e ele sabe disso. Basta ver o quanto ganhou ele e seus companheiros de equipe durante todos esses anos. Ele no maximo 5 milhoes por ano e os companheiros mais de 20 milhoes, ou seja, no minimo 4X mais.. entao me respondam? Se são pilotos que teriam hipoteticamente o mesmo tratamento e as mesmas chances e capacidade, pq tanta diferenca no salario? Ele foi para a Ferrari sim sabendo que eh segundo piloto e que esse dia poderia chegar ou nao… e infelizmente chegou.

  21. Sóstenis disse:

    Não preciso dizer nada…

  22. ral disse:

    boicotar Santander? fiat? acordem, quem conhece e acompanha f1 sabe que esse medilcre felipe massa adora vestir esse macacão vermelho, só que ele esta no posto errado deveria sim ser auxiliar de mecânico e limpar a carenagem dos carros da ferrari, é um tremendo p. saco gosta é de ser amigo do Shumi e agora vai ser do chorão Alonso. A única campanha que eu apoiaria seria a CALA – TE mASSA!!!

  23. Bruno Nóvoa disse:

    Flávio

    Smedley somente falou Sorry pro Felipe, o restante da fala com a ordem de troca de posição venho de um italiano. Presta bem atenção que é um inglês com sotaque italiano e sem ação o engenheiro Smedley pediu desculpa logo em seguida.
    Agora o Massa falar que ele que decidiu fazer isso tá achando que a gente é um bando de palhaço assistindo o circo. Até aceito que foi ordem de equipe por causa do campeonato, mas por favor não mintam pro que foi visto. (Mais uma nova campanha no Twiiter: “CALA A BOCA FELIPE MASSA”).

  24. ANTONIO CARLOS GUIMARAES disse:

    Barrichelo errou
    Massa errou
    e Senna tambem errou qd na ultima volta a equipe pediu para
    Gerhard Berger ultrapassa-lo para ganhar uma corrida
    (nao consigo lembrar qual foi essa corrida) mas o Senna ja era campeao. E ficou inconformado com o pedido da equipe.
    Mas aceitou.

  25. Elso disse:

    Que tal uma página com o título ” Cala a Boca Alonso!”.

  26. disqueoxes disse:

    Acreditem se quiserem, desliguei a televisão, corri mandei, isso mesmo mandei minha mãe desligar a tv, chega de palhaçada, isso pareçe até cocaina, ta me destruindo mas tô lá, tomei uma decisão, domingo Hungria não vou ligar a tv, tô de greve eu acho que todos deveriam fazer o mesmo, e ña segunda se perguntado: Como foi ? responder. Como foi o quê?, Já não assisto mais F1, quer saber dá Indy, truck, enfim, Pergunta existe codigo do consumidor para propaganda ?Tudo bem, a tv nada tem a ver com o caso…será.?Gente como posso gostar de um esporte de velocidade aonde um bi campeão precisa da equipe para passar o companheiro ?Putz eu sou o idiota !Velho ditado do poker, ao sentar na mesa olhe em volta e tente achar o besta, se em 30 minutos não achar, levante-se o besta é vc!

  27. Luis disse:

    Seremos tão bananas qto ao Massa se continuarmos concordando e assistindo essa porcaria!! Haaa, isso acontece a todo o momento e faz tempo e por isso temos que concordar? Não, já comentei ontem, f1 acabou, vou passear no parque ibirapuera, almoçar com familiares, brincar com o meu cão…

  28. Luis Vieira disse:

    Flavio, não entendi a conclusão deste seu artivo. Na sua opinião então as equipes deveriam ser totalmente liberadas para fazer o chamado “jogo de equipe” de forma clara, oficial e explícita. Sem qualquer perigo de multas ou advertencias?

    Sei que a atual regra é de dificil contro e interpretação pois muda de acordo com a situação. Porém simplesmente virar as costas para o problema e dizer “não tô nem aí” para que as equipes fazem ou deixam de fazer do lado esportivo, creio não ser a melhor posição.

  29. Anselmo disse:

    Essa tal de F-1 ta muito babaca….

  30. Rodrigo Melo disse:

    Sou muito fã do Felipe, só não entendo porque ele não acelera a Ferrari dele igual o Alonso, porque depois que ele conseguiu abrir 3 segundos e meio ele deixou o alonso se aproximar novamente……era so acelerar igual o Alonso estava fazendo…….acho que o pé do Felipe deve ser menor do que o do Alonso e ele não alcansa o acelerador totalmente…….e quanto ao jogo de equipe…..todo mundo sabe que existe……..so porque o Felipe fez de propósito pra todo mundo ver o que estava acontecendo, tirando o pé do acelerador daquele jeito…….queria ver se fosse ao contrário……aposto que os comentários seriam outros…….sem esquecer que o alonso jogo muito sujo mesmo!!!!

  31. Mr M disse:

    Justíssimo essa ordem de equipe.O Massa é muito inconsistente,está em oitavo no campeonato atrás até do Rosberg,não tem chance alguma de ganhar o campeonato,teve atuações medíocres ao longo do ano,enquanto o Alonso teve excelentes atuações e se o Vettel não tivesso espremido o Alonzo o Massa nunca teria ficado em primeiro.Se eu sou dono do time mandaria fazer a mesma coisa,afinal somente um ganha o campeonato,e assim ara o bem do time quem está com mais pontos é o primeiro piloto.è válido lembrar a cagada da Ferrari na Turquia quando fez o Schumacher que lutava pelo campeonato esperar o Massa para fazer o pit stop em 2007,e veja no que deu,perdeu o campeonato.
    Massa é um bom profissional,e se não fosse pela Ferrari jamais teria alcançado vitórias e esse dinheiro que ganha,e ele é funcionário e ganha para fazer o que o time quer.
    Simples,aceite isso ou não,e além do mais O Massa nunca vai ser campeão mesmo e está em queda,vai ser demitido em breve.

  32. TOM SEM FREIO disse:

    Felipe Massa, que me desculpe mas virou um BUNDAO……..

  33. Walmir Vides disse:

    LAMENTÁVEL, VERGONHOSO, RIDÍCULO E POR QUE NÃO DIZER ATO DE FALTA DE CARATER, ISTO É O QUE EU POSSO DIZER DESTE RAPAZ QUE SE DIZ UM PILOTO DE ALTO NÍVEL, ISTO SR. FELIPE MASSA, JAMAIS O SERÁ, POIS ALGUÉM QUE SE PREZA A UM ATO DESTE NÃO PODE SER INCLUÍDO NESTE SELETO PATAMAR.

    É POR ESTE E POR MOTIVOS MAIS DO QUE ÓBIVIO QUE SINTO SAUDADES DE EMERSOM, PIQUE E AIRTON, DÚVIDO QUE ESTES TRÊS ENTREGARIAM SEU LUGAR NA PROVA POR ORDEM DO BOX, JAMAIS.

    ACREDITO ATÉ QUE O FELIPE SERIA ULTRAPASSADO PELO ESPANHOL, MAS ENTREGAR O LUGAR FOI MAIS UM ATO QUE NOS ENVERGONHA, PARABÉNS FELIPE POR ENVERGONHAR TODA A NAÇÃO BRASILEIRA, QUE ACORDA CEDO AOS DOMINGOS PARA TORCER POR VOCÊ, SINTO NOJO DE SUA ATITUDE, ENVERGONHADO MAIS UMA VEZ PELA PILANTRAGEM EXISTENTE NESTA QUE SE DIZ UMA DAS MAIORES EQUIPES DE F1.

    PARABÉNS SR. FELIPE MASSA (PODRE), SUA ATITUDE FOI HUMILHANTE, E MAIS UMA VEZ TEMOS QUE AMARGAR UM ATO QUE DENIGRE A IMAGEM DO ESPORTISTA BRASILEIRO, PARABÉNS FELIPE MASSA POR NOS BRINDAR COM ALGO TÃO ULTRAJANTE.

    VIVA A SELEÇÃO DE VOLEI, NOVE VEZES CAMPEÃ DA LIGA MUNDIAL, ESTES SIM MERECEM TODA A NOSSA REVERÊNCIA, PARABÉNS JOGADORES, TECNICOS E TODOS QUE FAZEM PARTE DESTE QUE SEM DÚVIDA DIGNIFICA O ESPORTE BRETÃO.

    OBRIGADO POR ENCERRAR O NOSSO DOMINGO DE MANEIRA FELIZ, AO CONTRÁRIO QUE QUE HOUVE PELA MANHÃ.

  34. Alexandre Garrincha disse:

    Queria ver o que estariam falando nos comentários aqui se fosse o contrário…
    (Lembrando que o Raikkonen já abriu pro Massa em 2008, e o brasileiro havia feito o mesmo pro finlandês no ano anterior)

    Jogo de equipe é jogo de equipe. E o Alonso tem, sim, chances de campeonato ainda, e precisa de todos os pontos. Assim como naquele famoso episódio, onde Barrichello estava anos-luz atrás de qualquer disputa. O erro do Massa foi ter feito um mau início de campeonato, caso contrário as preferências poderiam estar invertidas…

  35. Marcelo disse:

    Pois é … deveríamos deixar as equipes fazer a coisa do modo que elas quiserem, e como consequencia nunca mais assistir corridas, de que adianta assistir para torcer por pilotos que nunca serão permitidos vencer ??? Eu não concordo em nada com as ordens de equipe, concordo com brigas na pista, se o Alonso tinha mais carro deveria ultrapassar “no braço”, e daí que o da frente está mais lento ? Ficar na frente com um carro mais lento (se você conseguir) nunca foi contra as regras, aliás é uma das coisas mais legais das corridas, se o carro mais rápido ganhassse o final de semana poderia terminar depois do treino classificatório.
    Abaixo as ordens de equipe e abaixo a Ferrari, que acha que se basta e que não precisa do público.

  36. Renato disse:

    A cara de pau do alonso em erguer o braço depois da banderada, e perguntando do cambio da outra ferrari, foi deprimente! sempre tive muita dúvida sobre aquela batida do piqueziiiiiiiiinho, e este ator espanhol dizer que não sabia de nada?????????. Masssssssinha vc vai ter que contar esta “ISTORIA” para o seu filho. Quanto a mim vou procurar outra coisa para fazer nas manhãs de domingo!

  37. Edvar disse:

    ALEMANHA 2010 = AUSTRIA 2002 = CINGAPURA 2008

    Soh falta o Senna bater para ajudar o yamamoto.

    Nao vejo diferenca nestas tres corridas ….

    • Homer disse:

      Depois da Austria 2002, o resto é pinto. Ali já quebrei (naquelas loucuras momentâneas) a miniatura da Ferrari que eu tinha. E, cá p/ nós, quando o Alonso começou a chegar perto ontem, estava com cara de que ia dar merda…

  38. Frederico disse:

    Flavio Gomes,
    Gostaria que voce comentasse o meu questionamento.
    Massa não fez a mesma coisa que o Barrichelo, na época da Ferrari?E por causa disso ele foi e é criticado e alvo de brincadeiras de muito mau gosto?O que a globo(Galvão)
    vai falar agora?Último questionamento, o que aconteceria se Massa desse um dane-se e brigasse na pista até o final, ganhando ou perdendo? É preferível continuar pilotando com a alcunha de “profissional, pegando leve” do que ser um desempregado com honra e brios?Por isso acho que Piquet,Senna e tantos outros são ou foram melhores, não pelo talento em si, mas pela postura de homem correto e digno, vide o Webber em Silverstone à uma semana atrás.

  39. Tainara disse:

    ridiculo,mas gente ainda bem que quem transmitiu a f1 foi luis alberto se fosse o pigarrento do galvão… ai nem imagino ……

    hamilton NUNCA deixaria isso acontecer,massa ñ me representa como brasileiro,nunca gostei do estilo de pilotagem dele ñ me surpreendeu pelo contrario…

  40. Carlos disse:

    FELIPE MASSA, foi um COVARDE ao aceitar a ordem.
    Se fosse um piloto autentico( como foi Emerson, Piquet, Senna e muitos outros), NÃO cederia o lugar.
    Agora somente resta esperar a hombridade de FELIPE MASSA e encerrar JÁ sua permanencia na FERRARI VAGABUNDA, afinal, rico ele já esta e não precisa de trapaças.
    Aliás, hoje, piloto brasileiro ou NÃO PRESTA ou PRESTA para ser segundo, nada mais.
    RUBINHO chegou a hora de voce abrir a boca e contar toda a verdade da FERRARI.
    Voce preparava o carro pro alemão, infelizmente voce aceitou ser o segundo piloto e ficou RICO, mas tenha santa paciencia.
    Lembre-se que N[`S brasileiros acordavamos felizes nos dias de corrida de F1, pois tinhamos Emerson, Piquet, Senna, principalmente este, sempre lutando, ISTO É SER BRASILEIRO.
    O que foi feito ontem resume numa frase:
    TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO.
    Felipe crie vergonha e peça demissão já, quem esta pedindo é aquela mesma pessoa que orou e torceu muito pela sua recuperação.
    Voce não merece fazer isto para nós.

  41. fagner disse:

    DECEPÇÃO!! hoje realmente vejo como o hamilton é o cara, moreninho como nós, ele bem que podia ser brasileiro…
    oh massa, V A I S E F E R R A R S E U C O V A R D E !!!

  42. Cássio Mota disse:

    Meu último estimulo para continuar acompanhando a F1 acabou-se nesse domingo, assistir a competição para ver apenas pilotos de outros países bringando na pista não vale a pena, nossos pilotos apesar de serem capacitados mostram-se COVARDES e DESRESPEITOSOS com essa pátria que ama esse esporte. Eu não assisto mais.

  43. Caveira disse:

    Não houve ordem de equipe. Houve uma comunicação do engenheiro com seu piloto informando que este estava mais lento que seu COMPANHEIRO DE EQUIPE. Felipe fez o certo, trabalhou pela empresa que o paga. Se Massa estivesse com mais pontos no campeonato, mesmo “mais lento” que Alonso, a comunicação de rádio seria: Felipe: “Alonso está me atacando”. Engenheiro do Alonso: “ajude Felipe a vencer, defenda-se de Vettel”. Não houve ordem de equipe, repito. Infelizmente esperamos que nossos ídolos assumam posturas que nós não temos coragem de assumir….. “Se fosse eu teria vencido”….. Coloquem-se no lugar de Felipe, reflitam sobre os acontecimentos. Apenas vejo os seguintes erros: 1) Alonso esbravejando no rádio (deveria ter dito: “estou mais rápido do que Felipe”). 2) Alonso mal agradecido (deveria, após a corrida, ter abraçado efusivamente Felipe e ter lhe agradecido, inclusive durante a entrevista coletiva após o GP). Simples assim (parafraseando FG)

    Boa Morte a todos
    Caveira

  44. Vander disse:

    Acabei de cancelar meu ingresso para o GP BRASIL 2010, sim é possível, e eles devolvem o dinheiro, acho que esse seria o melhor protesto, interlagos vazio, e claro que também não vou assistir a mais nenhuma corrida pela tv, isso iria afetar a parte mais sensível do corpo desses canalhas, o bolso. E massinha, vc foi ridículo, lembra quando o Senna não quis de dar autografo : ele já sabia.

  45. Antonio Barbosa disse:

    Flavio só tem uma maneira de impedir esse comportamnto da Ferrari, é fazermos uma campanha nacional pra não comprar mais FIAT, não abastecer em Posto Shel, não investir e não ter conta no Santander.
    Protestando contra quem os patrocina talvez eles possam ter um pouco mais de respeito com o Brasil !!!!!

  46. wanderson disse:

    O HAMILTON QUE ESTAVA CERTO EM NÃO CEDER AOS CAPRICHOS DO ALONSO E DO SANTANDER.VOU TORÇER É PELO HAMILTON ESSE SIM É UM PILOTO DE VERDADE.MASSA PERDER UMA GRANDE PARTE DOS FÃS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *