sexta-feira, 9 de julho de 2010 22:02 71 comentários
Essa coisa linda aí está no Museu da TAM em São Carlos. Quem mandou foi o Fabrício Passos. Já vi coisas bem rápidas com essa pintura… Alguém identifique a aeronave, por favor?
Na época da guerra fria a Russia não falava com o ocidente e os americanos maquearam as vitórias russas alegando falhas mecanicas. A verdade é que o F86, sabre era pior que o Mig15 e obrigou aos americanos colocar o F100 em produção rapidinho…
Fabio Amparo
13 anos atrás
Essa cor me lembra as aeronaves soviéticas que sucederam este modelo.
São as únicas coisas rápidas que me vêm à cabeça… :-)
Abraços
Joao Henrique Levada
13 anos atrás
ANO DE FABRICAÇÃO 1957
LOCAL DE FABRICAÇÃO URSS
FABRICANTE Russian Aircraft Corporation MiG
COMPRIMENTO 11,09 m
ENVERGADURA 10,56 m
PESO VAZIO 4.470 kg
PESO MÁXIMO 7.030 kg
Nº LUGARES 1
VELOCIDADE MÁXIMA 1114 km/h
VELOCIDADE DE CRUZEIRO 670 km/h
FABRINCANTE DO MOTOR Klimov Company
LOCAL DE MONTAGEM DO MOTOR URSS
CARACTERÍSTICAS DO MOTOR Klimov VK-1, turbina VK-1, 6.989 Ib de empuxo
Avião de caça da União Soviética, começou a ser produzido em série em 1952. Foi criado pelo projetista russo Mikoyan Gurevich e tinha como um dos objetivos abater aeronaves norte-americanas. O modelo em exibição foi adquirido na Polônia e pintado com as cores da Força Aérea da ex-URSS.
Crédito: Otávio Gentil dos Santos
Marcvs Avrelivs
13 anos atrás
É o MIG 15, estrela comunista na guerra da Coréia. Lindo e rápido, armado com 4 canhões ponto 50. Mas durante a guerra tomou ferro dos Sabres americanos. O escore durante os três anos da guerra foi Sabres com 750 vitórias x MIG 15 com 75. Mas o problema não era o MIG, eram os pilotos chineses e russos.
Bem lembrado Marcos, na epoca da Coreia grande prte dos pilotos de caça americano já eram veteranos em combate e muitos deles ases da II grande guerra..
william
13 anos atrás
…o legal mesmo é a deriva da aeronave q aparece no segundo plano…acho q é de um mig-19…
Abraço!!!
Helio
13 anos atrás
Assim, sempesquisar nada, acho que é um MIG 17. O MIG 19 tem detalhes mais avançados, e “MIG 15”, eu nunca nem vi.
Pedro Veras
13 anos atrás
Mig 17
Lá tem também, logo que vc entra, o 15 e o eterno “avião do mal” (Mig 21) do filme TOP GUN.. rsrsrs
Fui lá antes da reforma e já era lindo, com certeza na primeira oportunidade vou novamente conferir as novidades.
Cara, acho que no filme não aparece não aparece nenhum MIG de verdade… são Northshop F-5 (americanos, que a FAB tem tb) “fingindo” de MIG… na verdade são (ou eram) uma versão para exportação barata para os aliados pobretas com caracteristicas similares as antigos MIGs 17 / 21 dos inimigos pobretas, que inclusive, formam (ou formavam) uma esquadrilha “inimiga” na USAF para treinamento…
huahuahuahauhua… esse foi um dos primeiros jatos, ainda era arrefecido a ar, por isso precisava dessa entrada enorme… os jatos modernos tem radiador, são arrefecidos a água, não precisam de tanto ar… imagina pra refrescar um motor a jato…
Jorge Barata
13 anos atrás
Não sei não, mas o MIG 17 era o caça da Força Áerea de Moçambique durante a guerra.
Ja estive no cabine de um desses. Simplesmente o piloto vai sentado por cima de uma turbina.
Um abraço
Quer melhor que isto ? Só você, a turbina, as asas, o manche e a alavanca do “booster”…
Deve ser o “cão chupando manga” …
Orlando Salomone
13 anos atrás
Mig 15, um dos meus sonhos de piloto, junto com o Sabre, o Mustang P-51 e o Spitfire.
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás
Me lembrou um caça que ficava como “recepcionista” no extinto Museu da Aeronáutica , aqui em São Paulo . Acabei fazendo uma pequena pesquisa ( era um “Gloster Meteor ) e , acabei indo parar no site da Fundação Santos Dumont , super interessante ! Se o Google permitir , aqui http://www.santosdumont.org.br/index.php
ALEX B;
13 anos atrás
É um MIG-LADA XXIII! Tchêêê, mas esse museu é bem guapo, vivente! Quem dera eu pudesse ir!
Rubens Flávio
13 anos atrás
É o MIG 17. O MIG 15 está aparecendo na esquerda.
Tiago Mio
13 anos atrás
mig-15
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás
MIG 17, das aeronaves expostas (15, 17 e 21) é a mais bonita e harmoniosa.
Segue o jogo… daqui a duas semanas vou dar uma passada no Museu.
Saudades do Comandante…
Aquele sabia o prazer de voar, de estar mais perto de Deus…
Me contaram que quando a tam adquiriu o primeiro Fokker 100, ele fez questão de ir buscar e trazer o “bichin” para o Brasil. Só pelo prazer de pilotar. E ainda gostava muito de paçoca de amendoim . Este sim, sabia oque era bom …
Ricardo, vc tá de sacanagem né? Esse Avião não é mig 23 em lugar nenhum. É mig 15 ou 17, mas nunca um 23. Não comente você sobre aviação porque não parece ser sua área. o 23 é só um número de identificação. Só pode ser brincadeira…
O Mig 17 nao lutou na Coreia.
Quando ele foi declarado operacional pela força aerea sovietica a mesma ja tinha acabado.
O mesmo ocorreu com o F-100 Super Sabre, que tambem nao chegou a tempo de entrar em combate.
onde você compra os plastimodelos russos? Meu pai é louco por um MIG, na escala 1/72, mas eu nunca encontro pra comprar!!!
Marcelo
13 anos atrás
Provável mente um MIG-17F (Fresco C) mais ao fundo vc pode ver a empenagem vertical de um MIG-15UTI Midget.
Este último eu conheço, estive nas oficinas de restauração da TAM, ante do museu existir oficialmente, e ele já estava lá.
A diferença visual, mais marcante, entre os dois modelos (15 e 17) está na forma em planta da asa.
Tenho uma pequena coleção de uns 100 modelos de caças e bombardeios Russos em escala 1/72.
Eduardo Britto
13 anos atrás
No próximo dia 20 Santos Dumont completaria 137 anos. E no dia 23, 78 anos do seu falecimento. Morreu triste com o uso de aviões nas guerras, e por último, na revolução de 32. Com ele nasceu o vôo do “mais pesado que o ar”. Pai da aviação.
Ou é um Mig-15 ou um 17, o 19 é bimotor e tem o canopy diferente.
Edison Guerra
13 anos atrás
“Coisa bem rápida com essa pintura” também já vi!!! Acho que o piloto do Meianov sabe mais do que eu.
Dilor
13 anos atrás
Lindo, lindo, lindo!
Roberto Fróes
13 anos atrás
Como já disse a turma, é um MIG 15 ou 17.
Seu grande rival era o americano Sabre.
Lutaram na Corea, no início da década de 1950, e travaram o 1º combate a jato da história.
No tempo da 2ª Guerra Mundial já existiam jatos, como o Messerschmit 262 e o Heinkel 162, mas não duelaram: eram todos alemães.
Houve um caça a jato aliado, o Gloster Meteor, (que inclusive equipou a FAB) que tambem lutou na WW2
Houve um momento no finalzinho da guerra que os Meteor foram enviados na Belgica e quase chegaram a interceptar alguns Me-262, mas infelizmente esse combate nunca ocorreu.
abraços
Rodrigo
13 anos atrás
BOA NOITE!! PESSOAL, É UM MIG 15, 17, 20 , QUE RAIO DE MIG É ESSE??!!! DESCULPE, NÃO ENTENDO NADA DE CAÇA, SO PESCA!!!! KKKKKKKKKK
Interessante é a negação total a Santos Dumont no “acervo total” do site…..alío não existe 14 bis ou o pai e mãe de todos os aviões modernos que é o Demoiselle, que o paspalho do Santos Dumont não patenteou em nome do “romantismo latino” que é sempre enrabado pelo pragmatismo anglo saxão, e o pior disponibilizou tudo ao público e suas plantas forma vendidas pelo mundo afora o primeiro avião de verdade dos irmãos “metralha” Wright é uma cópia descarada do Demoiselle pois aquela bosta com asas que fabricaram e jogaram de um barranco sem uma testemunha sequer pode ser considerado tudo, menos avião. arremessada até as pedras voam……
esse MIG eh irmão do americano F-86 Sabre, ja li em algum lugar que ambos foram feitos com base em um dos muitos projetos nazistas capturados pelos aliados no final da guerra…
PC Carvalho
13 anos atrás
Este é um MIG-17, ano 1957 da antiga URSS !
Marlo Lemos
13 anos atrás
Site do Museu TAM. Mig 17 Mesmo. Mas como disse, são muito parecidos o 15, o 17 e o 19 (umpouco mais diferente). Valeu para tirar o conhecimento de aeronaves do armário. Acessem o link.
Também conhecido como ‘ fresco”
Origem: URSS
Tipo de aeronave: Caça-bombardeiro
Velocidade máxima: 1.144 km/h (Não no museu claro)
Alcance: 1.980 km
Teto operacional:
Comprimento: 11,26 m
Envergadura: 9,63 m
Altura: 3,80 m
Peso ( vazio | máximo ) : 3.930 kg | 6.075 kg
Motores: 1 x Klimov VK-1 F
Empuxo: 1 x 3.388 kg.
E aí flavio? O Meianov vai encarar?
Excelente seua coluna. Acesso sempre. Valeu !
Manoel Messias
13 anos atrás
MIG-15
Formiga
13 anos atrás
Essa até eu…
Mikoyan-Gurevich MiG 15.
Paul
13 anos atrás
Me parece um MIG17, foram utilizados na guerra do Vietnam, pelos norte-vietnamitas, depois na Coréia o irmao mais velho MIG19 deu uma canseira nos yankees.
Abraços.
Ops, irmão mais novo quis dizer, afinal o MIG19 veio depois…esses irmãos desde o 15 foram os primeiros caças com asas “enflexadas”(com formato de flexa, apontadas para trás) e depois copiadas até hoje em dia, por proporcionar maior velocidade…
Abrs.
Profº Fabio
13 anos atrás
Caro Flávio, esse é um autentico Mikoyan-Gurevich “MiG-15”, sendo o primeiro caça a reação produzido na antiga URSS, estima-se, que somando a produção soviética e as construidas sob licença foram produzidos por volta de 18.000 unidades desde 1947, tendo combatido em diversas guerra até a década de 1990.
Até 1947 não havia um motor adequado para o Mig-15, até que o governo inglês vendeu 25 motores “Rolls Royce Nene” para a URSS
Lindo caça!
Marlo Lemos
13 anos atrás
Parece um MIG 17. Com mais algumas diferenças pareceria um mig 19. Este Museu está na aminha lista de lugares para ir, certamente!
Valadão
13 anos atrás
Flavio, isso aí é um MIG, caça russo.
Só não sei dizer qual modelo exatamente, eu chutaria MIG 17.
Danilo Candido
13 anos atrás
É um Mikoyan-Gurevich MIG 17, fabricado na Pôlônia em 1957 e utilizado pela Força Aérea Soviética durante mais de 2 décadas.
Quanto ao Museu, para quem ainda não conhece, vale demais a visita !
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Na época da guerra fria a Russia não falava com o ocidente e os americanos maquearam as vitórias russas alegando falhas mecanicas. A verdade é que o F86, sabre era pior que o Mig15 e obrigou aos americanos colocar o F100 em produção rapidinho…
Essa cor me lembra as aeronaves soviéticas que sucederam este modelo.
São as únicas coisas rápidas que me vêm à cabeça… :-)
Abraços
ANO DE FABRICAÇÃO 1957
LOCAL DE FABRICAÇÃO URSS
FABRICANTE Russian Aircraft Corporation MiG
COMPRIMENTO 11,09 m
ENVERGADURA 10,56 m
PESO VAZIO 4.470 kg
PESO MÁXIMO 7.030 kg
Nº LUGARES 1
VELOCIDADE MÁXIMA 1114 km/h
VELOCIDADE DE CRUZEIRO 670 km/h
FABRINCANTE DO MOTOR Klimov Company
LOCAL DE MONTAGEM DO MOTOR URSS
CARACTERÍSTICAS DO MOTOR Klimov VK-1, turbina VK-1, 6.989 Ib de empuxo
Avião de caça da União Soviética, começou a ser produzido em série em 1952. Foi criado pelo projetista russo Mikoyan Gurevich e tinha como um dos objetivos abater aeronaves norte-americanas. O modelo em exibição foi adquirido na Polônia e pintado com as cores da Força Aérea da ex-URSS.
Crédito: Otávio Gentil dos Santos
É o MIG 15, estrela comunista na guerra da Coréia. Lindo e rápido, armado com 4 canhões ponto 50. Mas durante a guerra tomou ferro dos Sabres americanos. O escore durante os três anos da guerra foi Sabres com 750 vitórias x MIG 15 com 75. Mas o problema não era o MIG, eram os pilotos chineses e russos.
ou eram os ases americanos o problema do mig?
aqui ases israelenses
http://www.youtube.com/watch?v=XMgr6awbwEE&feature=related
Bem lembrado Marcos, na epoca da Coreia grande prte dos pilotos de caça americano já eram veteranos em combate e muitos deles ases da II grande guerra..
…o legal mesmo é a deriva da aeronave q aparece no segundo plano…acho q é de um mig-19…
Abraço!!!
Assim, sempesquisar nada, acho que é um MIG 17. O MIG 19 tem detalhes mais avançados, e “MIG 15”, eu nunca nem vi.
Mig 17
Lá tem também, logo que vc entra, o 15 e o eterno “avião do mal” (Mig 21) do filme TOP GUN.. rsrsrs
Fui lá antes da reforma e já era lindo, com certeza na primeira oportunidade vou novamente conferir as novidades.
Cara, acho que no filme não aparece não aparece nenhum MIG de verdade… são Northshop F-5 (americanos, que a FAB tem tb) “fingindo” de MIG… na verdade são (ou eram) uma versão para exportação barata para os aliados pobretas com caracteristicas similares as antigos MIGs 17 / 21 dos inimigos pobretas, que inclusive, formam (ou formavam) uma esquadrilha “inimiga” na USAF para treinamento…
É o Mig 17.
http://www.museutam.com.br/smt/jsp/default.jhtml?adPagina=445&adArtigo=4046
O Mig 15, qdo visitei o museu, me foi informado que estava em condições de voo.
É o MIG 15
http://il.youtube.com/watch?v=4bxjCI5PKMg&feature=related
Ora vejam só se não é o tatara-tio-avô do meianov. Que DNA hein!
Esse avião está de frente ou de costas? O que é esse buraco? Tiraram o motor?
huahuahuahauhua… esse foi um dos primeiros jatos, ainda era arrefecido a ar, por isso precisava dessa entrada enorme… os jatos modernos tem radiador, são arrefecidos a água, não precisam de tanto ar… imagina pra refrescar um motor a jato…
Não sei não, mas o MIG 17 era o caça da Força Áerea de Moçambique durante a guerra.
Ja estive no cabine de um desses. Simplesmente o piloto vai sentado por cima de uma turbina.
Um abraço
Quer melhor que isto ? Só você, a turbina, as asas, o manche e a alavanca do “booster”…
Deve ser o “cão chupando manga” …
Mig 15, um dos meus sonhos de piloto, junto com o Sabre, o Mustang P-51 e o Spitfire.
Me lembrou um caça que ficava como “recepcionista” no extinto Museu da Aeronáutica , aqui em São Paulo . Acabei fazendo uma pequena pesquisa ( era um “Gloster Meteor ) e , acabei indo parar no site da Fundação Santos Dumont , super interessante ! Se o Google permitir , aqui http://www.santosdumont.org.br/index.php
É um MIG-LADA XXIII! Tchêêê, mas esse museu é bem guapo, vivente! Quem dera eu pudesse ir!
É o MIG 17. O MIG 15 está aparecendo na esquerda.
mig-15
MIG 17, das aeronaves expostas (15, 17 e 21) é a mais bonita e harmoniosa.
Segue o jogo… daqui a duas semanas vou dar uma passada no Museu.
Abraços
Imperador
O MIG-15 do Museu é Bi-Place
Respondendo para Marilia Compagnoni
Vc pode importar datravés dos seguintes enderêços eletrônicos (“sites”):
http://www.aviationmegastore.com (na Holanda)
http://www.rollmodels.com (EUA)
http://www.squadron.com (EUA)
Em SP capital tem uma loja bastante boa:
Model World Hobby Modelismo – Rua Estela 245 – Sâo Paulo SP – Fone 0xx11-5579-5656 – [email protected]
Quem me falou se tratar de um Mig17, quando eu o vi ainda no meio de um engradado, foi o próprio Amaro Rolin.
Sds
Saudades do Comandante…
Aquele sabia o prazer de voar, de estar mais perto de Deus…
Me contaram que quando a tam adquiriu o primeiro Fokker 100, ele fez questão de ir buscar e trazer o “bichin” para o Brasil. Só pelo prazer de pilotar. E ainda gostava muito de paçoca de amendoim . Este sim, sabia oque era bom …
caaaaramba!!! não sabia que tinha mig exposto aqui no brasil!
Flävio, ………, é um MIG 23, ta escrito ali cara!!!!!!
Comente sobre automoveis, porque aviacao nao é a sua praia!
Ricardo, vc tá de sacanagem né? Esse Avião não é mig 23 em lugar nenhum. É mig 15 ou 17, mas nunca um 23. Não comente você sobre aviação porque não parece ser sua área. o 23 é só um número de identificação. Só pode ser brincadeira…
Cara, qdo for falar merda, procure usar menos ” !!!!” e uma pesquisa rápida no Gúgol, ok?
Mikoyan Gurevitch 15 ou Mig-15
É um MIg, usado na guerra da Coreia, o debut da aviação de Caça em guerra.
Ernesto
O Mig 17 nao lutou na Coreia.
Quando ele foi declarado operacional pela força aerea sovietica a mesma ja tinha acabado.
O mesmo ocorreu com o F-100 Super Sabre, que tambem nao chegou a tempo de entrar em combate.
abraços
“Já vi coisas bem rápidas com essa pintura…”
Algum avião!
Bom dia! RCRG72, seria o 69 do Flávio? rsrsrsrssrrssr
Provávelmente um MIG-17F (Fresco C) mais ao fundo vc pode ver a empenagem vertical de um MIG-15UTI Midget.
Este último eu conheço, estive nas oficinas de restauração da TAM, ante do museu existir oficialmente, e ele já estava lá.
A diferença visual, mais marcante, entre os dois modelos (15 e 17) está na forma em planta da asa.
Tenho uma pequena coleção de uns 100 modelos de caças e bombardeios Russos em escala 1/72.
Marcelo,
onde você compra os plastimodelos russos? Meu pai é louco por um MIG, na escala 1/72, mas eu nunca encontro pra comprar!!!
Provável mente um MIG-17F (Fresco C) mais ao fundo vc pode ver a empenagem vertical de um MIG-15UTI Midget.
Este último eu conheço, estive nas oficinas de restauração da TAM, ante do museu existir oficialmente, e ele já estava lá.
A diferença visual, mais marcante, entre os dois modelos (15 e 17) está na forma em planta da asa.
Tenho uma pequena coleção de uns 100 modelos de caças e bombardeios Russos em escala 1/72.
No próximo dia 20 Santos Dumont completaria 137 anos. E no dia 23, 78 anos do seu falecimento. Morreu triste com o uso de aviões nas guerras, e por último, na revolução de 32. Com ele nasceu o vôo do “mais pesado que o ar”. Pai da aviação.
Há controvérsias de que tenha sido dele o primeiro voo com o “mais pesado que o ar”, e sua soberba o levou ao suicídio,
Há controvérsias entre os americanos que inventaram a asa delta, porque para o mudo inteiro quem inventou o avião foi Santos Dumond…
MIG-17 DIZEM, MAS JURAVA SER UM MIG-15
Mig 15. Segue uma foto de um voando com a mesma pintura:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.wio.ru/korea/mig15.jpg&imgrefurl=http://www.wio.ru/korea/korea-a.htm&h=364&w=586&sz=38&tbnid=yd-CcsFNzV5GvM:&tbnh=84&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3Dmig%2B15&hl=pt-BR&usg=__BYzSv22iE1M5Lgd80bmz_nEmm4E=&sa=X&ei=5lg4TPWqIoeDuAfY9MycBA&ved=0CB4Q9QEwAQ
Mig -15
Me parece ser o MEIANOV estilizado.
Ou é um Mig-15 ou um 17, o 19 é bimotor e tem o canopy diferente.
“Coisa bem rápida com essa pintura” também já vi!!! Acho que o piloto do Meianov sabe mais do que eu.
Lindo, lindo, lindo!
Como já disse a turma, é um MIG 15 ou 17.
Seu grande rival era o americano Sabre.
Lutaram na Corea, no início da década de 1950, e travaram o 1º combate a jato da história.
No tempo da 2ª Guerra Mundial já existiam jatos, como o Messerschmit 262 e o Heinkel 162, mas não duelaram: eram todos alemães.
Houve um caça a jato aliado, o Gloster Meteor, (que inclusive equipou a FAB) que tambem lutou na WW2
Houve um momento no finalzinho da guerra que os Meteor foram enviados na Belgica e quase chegaram a interceptar alguns Me-262, mas infelizmente esse combate nunca ocorreu.
abraços
BOA NOITE!! PESSOAL, É UM MIG 15, 17, 20 , QUE RAIO DE MIG É ESSE??!!! DESCULPE, NÃO ENTENDO NADA DE CAÇA, SO PESCA!!!! KKKKKKKKKK
Só falta alguém confundir com o Meianov!
Pra quem gosta de aviões… esse é o endereço da Meca da aviação… é de graça. Só cobra o estacionamento…
http://www.nasm.si.edu/museum/udvarhazy/
Interessante é a negação total a Santos Dumont no “acervo total” do site…..alío não existe 14 bis ou o pai e mãe de todos os aviões modernos que é o Demoiselle, que o paspalho do Santos Dumont não patenteou em nome do “romantismo latino” que é sempre enrabado pelo pragmatismo anglo saxão, e o pior disponibilizou tudo ao público e suas plantas forma vendidas pelo mundo afora o primeiro avião de verdade dos irmãos “metralha” Wright é uma cópia descarada do Demoiselle pois aquela bosta com asas que fabricaram e jogaram de um barranco sem uma testemunha sequer pode ser considerado tudo, menos avião. arremessada até as pedras voam……
Sejamos justos, lá está exposto o motor do Demoiselle.
Segue
http://www.aereo.jor.br/tag/f-86/
Valeu
esse MIG eh irmão do americano F-86 Sabre, ja li em algum lugar que ambos foram feitos com base em um dos muitos projetos nazistas capturados pelos aliados no final da guerra…
Este é um MIG-17, ano 1957 da antiga URSS !
Site do Museu TAM. Mig 17 Mesmo. Mas como disse, são muito parecidos o 15, o 17 e o 19 (umpouco mais diferente). Valeu para tirar o conhecimento de aeronaves do armário. Acessem o link.
http://www.museutam.com.br/smt/jsp/default.jhtml?adPagina=445&adArtigo=4046
Também conhecido como ‘ fresco”
Origem: URSS
Tipo de aeronave: Caça-bombardeiro
Velocidade máxima: 1.144 km/h (Não no museu claro)
Alcance: 1.980 km
Teto operacional:
Comprimento: 11,26 m
Envergadura: 9,63 m
Altura: 3,80 m
Peso ( vazio | máximo ) : 3.930 kg | 6.075 kg
Motores: 1 x Klimov VK-1 F
Empuxo: 1 x 3.388 kg.
E aí flavio? O Meianov vai encarar?
Excelente seua coluna. Acesso sempre. Valeu !
MIG-15
Essa até eu…
Mikoyan-Gurevich MiG 15.
Me parece um MIG17, foram utilizados na guerra do Vietnam, pelos norte-vietnamitas, depois na Coréia o irmao mais velho MIG19 deu uma canseira nos yankees.
Abraços.
Ops, irmão mais novo quis dizer, afinal o MIG19 veio depois…esses irmãos desde o 15 foram os primeiros caças com asas “enflexadas”(com formato de flexa, apontadas para trás) e depois copiadas até hoje em dia, por proporcionar maior velocidade…
Abrs.
Caro Flávio, esse é um autentico Mikoyan-Gurevich “MiG-15”, sendo o primeiro caça a reação produzido na antiga URSS, estima-se, que somando a produção soviética e as construidas sob licença foram produzidos por volta de 18.000 unidades desde 1947, tendo combatido em diversas guerra até a década de 1990.
Até 1947 não havia um motor adequado para o Mig-15, até que o governo inglês vendeu 25 motores “Rolls Royce Nene” para a URSS
Lindo caça!
Parece um MIG 17. Com mais algumas diferenças pareceria um mig 19. Este Museu está na aminha lista de lugares para ir, certamente!
Flavio, isso aí é um MIG, caça russo.
Só não sei dizer qual modelo exatamente, eu chutaria MIG 17.
É um Mikoyan-Gurevich MIG 17, fabricado na Pôlônia em 1957 e utilizado pela Força Aérea Soviética durante mais de 2 décadas.
Quanto ao Museu, para quem ainda não conhece, vale demais a visita !