RATO, 40

SÃO PAULO (palmas que ele merece) – Quando chegou à Europa, Emerson Fittipaldi ainda era apenas o “Rato” de Interlagos. Mais tarde, bem mais tarde, virou “Emmo” nos EUA. Ontem, dia 18, fez exatamente 40 anos de sua estreia na F-1, pela Lotus, no GP da Inglaterra em Brands Hatch. A prova aconteceu num sábado, não me perguntem por quê. Largou em 21º, chegou em oitavo. Eram 23 no grid, apenas nove completaram a prova, naqueles tempos em que carro de F-1 quebrava só de olhar feio para ele. Fosse hoje, teria estreado com pontos.

Emerson é o cara, já se disse isso muitas vezes neste blog. A data, claro, não poderia passar em branco.

E, aproveitando, lanço a pergunta: qual foi o piloto mais importante da história do automobilismo brasileiro? Importante, não necessariamente o melhor.

Para mim, foi Fittipaldi. Porque abriu todas as portas.

Subscribe
Notify of
guest

201 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bejota
Bejota
13 anos atrás

De um cara que o proprio Fangio disse que era o melhor… E olha que o Fangio era argentino… Parabens ao grande Emerson!!!

Rudolfo Lago
Rudolfo Lago
13 anos atrás

Se a memória não me engana dos meus tempos de infância na frente da televisão, aprendendo a amar o automobilismo, todas as corridas na Inglaterra naquela época eram aos sábados. Me parece que até o final da década 70, os ingleses levavam a sério essa história de “guardar domingos”

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
13 anos atrás

Abriu duas portas: da Europa e da America do Norte

Marcos Andrade
Marcos Andrade
13 anos atrás

Fit claro

ssfernandes
ssfernandes
13 anos atrás

Fittipaldi!!!

julio Cesar Gaudioso
julio Cesar Gaudioso
13 anos atrás

A importância do Emerson transcende o fato de ter sido o primeiro a vencer e conquistar o título na F1; ele estabeleceu o padrão que tem sido seguido por todos os outros pilotos brasileiros (e mesmo extrangeiros) até hoje: Fórmula Ford, F3, F2 e F1, usando equivalências eventuais. Até o Wilsinho em 1966, ao não seguir esse esquema quebrou a cara; Só faltou Le mans e seria, junto com Hill (o pai Graham, não o filho Damon) um dos dois possuidores da tríplice coroa -F1, Indy e Le Mans- algo que nem Senna nem Schummy poderiam sonhar. Apertar o pé é fácil, qualquer porraloca de sinaleira faz. Ser o mais rápido quando preciso e ainda poupar a máquina, não é para todos. O projeto F1 só entende quem conhece a trajetória anterior de construtores de Kart, protótipos, fórmulas Vê, volantes etc. No Brasil, é visto como um projeto que não deu certo. Lá fora, a opinião é outra. Admirava o velho Landi, mas a atuação dele teve um cunho mais pessoal, heróico, nada estruturado. Nisso o Emerson é inigualável!

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
13 anos atrás

Não tem o que discutir: Emerson é o mais importante personagem do automobilismo brasileiro. Mas, justiça seja feita, seu irmão Wilson, que teve papel relevante na carreira do Rato, só não leva a taça porque não foi campeão mundial. Resumindo, considero os dois os personagens mais importantes do automobilismo brasileiro.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
13 anos atrás

Emerson…sem dúvidas…

Alberto
Alberto
13 anos atrás

Emerson sem dúvida foi o mais importante. Primeiro brasileiro a ser campeão mundial de F1, no tempo que quem ganhava a corrida era o piloto e equipe. segundo por que teve culhões suficiente ao lado do irmão que era medíodre, em colocar nas pistas a primeira e última e acredito também a única equipe brasileira de F1.

MSM
MSM
13 anos atrás

Não só porque abriu as portas, mas porque era muito bom, e numa época em que os adversários tinham um nível melhor do que os mais recentes, além de ser uma pessoa acessível e sem estrelismos.
Poderia ser tri-campeão, se não tivesse ido para a Coopersucar e continuado na Mclaren.
Na época da Indy, apesar de não gostar de corrida em oval, assistia a categoria para vê-lo correr e mais recentemente na GT3 Brasil, onde aqui no RIo em 2008 fez uma corridaça com o Porsche e chegou em 2º
Merece toda a nossa saudação!!!

Edu
Edu
13 anos atrás

Emerson, tentou o que ninguem teve a ousadia de fazer uma equipe brasileira de F1, dando certo ou errado, ao menos foi lá e fez…

R Thielmann
R Thielmann
13 anos atrás

Por mais que tenha apanhado com a Copersucar e ficado meio frio e mais focado no dinheiro, com certeza, O “Rato”, “Emmo” ou somente o “Emerson” foi o grande pai de todos e o mais importante piloto nacional.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Emerson Fittipaldi é o pilot brasileiro mais importante para a nossa historia.

São poucos os paises como o Brasil que tem o privilégio de ter genios como Emerson, Pelé e Maria Esther Bueno…

Concordo com uma série de comentários que os citados são mais reconhecidos fora do Pais do que por nós mesmos.

Segue o jogo… o jeito é esperar que morram para que possam receber as devidas homenagens.

Flavio; quando voce vai sentar com o Emerson e propor a ele para escrever a biografia dele????

Abraços

Imperador

Roberto Andrade
Roberto Andrade
13 anos atrás

O mais importante piloto do automobilismo brasileiro em todos os tempos não nasceu aqui: foi o Schumacher, pois com o advento dele, o Brasil se interessou em (re)produzir um campeão mundial. O Brasil nunca teve tantos pilotos como depois que Shcumacher virou o n.1 mundial!!!!!!!!!!!!!!!!!

Brasol
Brasol
13 anos atrás

Essa corrida de Brands Hatch foi a primeira transmitida ao vivo para o Brasil.

Mas foi transmitida só essa. A primeira vitória em Watkins Glen foi via rádio. As corridas só começaram a ser transmitidas ao vivo novamente em 1972, depois do início da temporada a partir GP da Espanha, se não me engano, vencido por Emerson quando ficou claro que ele era um dos favoritos a título que veio em Monza, ou seja, com folga…

Brasol
Brasol
13 anos atrás

Emerson não era reconhecido como o mais rápido. No Brasil tinha gente que achava o Pace era mais rápido. Na Europa tinha gente que achava que Peterson era mais rápido.

De fato podiam ser mais rápido, numa volta e eram as vezes até mais espetaculares (e olha que isso é difícil). Emerson não era daqueles caras de fazer todas as poles e todas as melhores voltas , mas ganhava muito mais que a concorrência e como foi o cara certo na hora certa quando chegou na F1 muita gente não gostava dele…por ser bem sucedido demais.

Foi o campeão mais jovem da F1 por muito tempo, numa época em que isso não acontecia a toda hora…

Lio
Lio
13 anos atrás

Parabéns ao Flavio por lembrar ..e fica asugestão que todos vão AMAR…lembra aqui com uma reportagem sempre o dia que Emerson foi Campeão do mundo…Dia do seu Aniversário…Dia que ganhou as 500 milhas…enfim tudo que a gente possa Homenagear…O GRANDE RATO…

Pedro Veras
Pedro Veras
13 anos atrás

Emerson! Sem a menor sombra de dúvida. O precursor.

Luiz F. Gomes
Luiz F. Gomes
13 anos atrás

Emerson foi o mais importante, sem duvida alguma. Dificil contestar isso. Se for para ver o melhor, a conversa é mais complicada, mas não da para deixar ele de fora, ele é bom pra caramba. O mais novos não viram, mas bi campeão de F1 e Indy, nos tempos bom, é de muito respeito.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

O próprio Emerson e o Moco (JCPace).
Ambos iniciaram o brasil como uma nação de grandes pilotos e nos fizeram gostar de corridas de carro.
O primeiro por ser genial, o segundo por ser arrojado.
O Piquet aperfeiçoou a forma de dirigri do Emerson e o Senna somou o arrojo do Moco com a genialidade do Rato.
O resto é história.

Alexandre Werner
Alexandre Werner
13 anos atrás

Primeiro brasileiro a vencer uma corrida de F1, a vencer um campeonato de F1, a montar uma equipe de F1, a vencer um campeonato de F Indy, a vencer as 500 milhas de Indianápolis. Puxa, parece que para os pilotos brasileiros tudo era impossível antes de Emerson fazer pela primeira vez. Pra mim foi sim o piloto mais importante do automobilismo brasileiro.

Priscylla Queiroz
13 anos atrás

Piquet. Eu o considero um cara genial que, além de ter sido um grande piloto, era um dos poucos “cabra macho” da época dele, no sentido de tentar fazer mudanças na categoria e não aceitar calado todas as coisas feitas e ditas, até mesmo pela imprensa.

Douglas Hudson
Douglas Hudson
Reply to  Priscylla Queiroz
13 anos atrás

Macho era o Emerson,ele corria numa época em que haviam 2 ou 3 acidentes fatais por temporada

José Benedito Vizioli Libório
José Benedito Vizioli Libório
13 anos atrás

Grande Emerson!
Gente boa prá danar, um piloto que dispensa comentários!

Carlão
Carlão
13 anos atrás

Acho que foi o Chico Landi, não desmerecendo todos outros grandes pilotos deste país.
Chico criou uma legião de admiradores e amantes do esporte a motor, e novos pilotos nele se inspiraram.
Meteu as caras na Europa e mostrou o caminho a ser seguido.
Emerson, foi o que mostrou que a trilha foi bem feita e bem sucedida. Garanto que o Rato cumpriu uma trajetoria que o Chico mostrou. E lhe é grato.
Depois de Emerson, todos sabemos a história…

Lucas Rafael Chianello
Reply to  Carlão
13 anos atrás

Valeu Carlão, também fui de Chico Landi!

Rodolfo Matos
13 anos atrás

Só faltou Fittipaldi abrir as portas do WRC

Douglas Hudson
Douglas Hudson
Reply to  Rodolfo Matos
13 anos atrás

E das 24 Horas de Le Mans

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Não são (não eram naquele tempo pelo menos) permitidas atividades barulhentas no dia da missa em alguns lugares na Inglaterra, por isso as corridas aos sábados.

Aliandro MIranda
Aliandro MIranda
13 anos atrás

Senna.

Ele superexpôs o Brasil na F-1 e, a partir de sua morte, houve forte mudança na segurança dos carros e alteração de circuitos, por ter sido um piloto importante e de muita visibilidade que morreu. E até hoje a F-1 vive os reflexos disso.

Em seguida eu colocaria o Emerson, porque realmente foi ele quem abriu as portas para as gerações seguintes. Mas acredito que outro teria aberto também. Ir para a Europa, mesmo naquela época, era o caminho a ser feito.

lp pannis
lp pannis
Reply to  Aliandro MIranda
13 anos atrás

Ah, bom.. o Senna é o mais importante porque morreu… putz! A abertura que o Emerson fez não foi apenas porque foi para a Europa, foi porque GANHOU a Europa… como é difícil consertar os que as viúvas do Senna falam…

Douglas Hudson
Douglas Hudson
Reply to  Aliandro MIranda
13 anos atrás

Mas se não tivesse o Emerson,a gente provalvelmente não teria Piquet,Ayrton,Castroneves,De Ferran e entre outros

Aliandro Miranda
Reply to  Aliandro MIranda
13 anos atrás

Ué, agora eu achar que o Senna foi o mais importante significa eu ser viúva?

Outra coisa, não estou dizendo que ele foi o mais importante porque morreu. Dá uma lida direito no meu comentário, por favor…

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
13 anos atrás

Emerson Fitipaldi é sem dúvida o cara mais simpático, acessível, fala bem, tem boas relações, é um exemplo de ídolo.
Foi importantíssimo, porque abriu as portas do automobilismo Brasileiro para o exterior. Impulsionou o automobilismo nacional com o que fez e, para a época e condições que tinha não foi pouco.
Até hoje é um nome reconhecido e tem as portas abertas em todas as entidades do automobilismo mundial.

Adal Avin
Adal Avin
13 anos atrás

Concordo 100%, Fittipaldi!

P.S.: lindo o Fusca 66 lá no Wilson, babei!

Dynastes Neves Marinho
Dynastes Neves Marinho
13 anos atrás

Fala FG

Tive a oportunidade de conhecê-lo ano passado em Goiânia, aonde foi prestigiar e apoiar um projeto no Rally dos Sertões, e somente testemunhei as palavras e conversas sobre corrida, carros e automobilismo.
Fiquei mais impressionado ainda com sua simplicidade, conhecimento, gentileza, cultura em geral.
No final do rally chegamos em terceiro na categoria e para a minha surpresa, enquanto descansava em Noronha, o time recebe um email do próprio comentando a participação. Tenho esse email até hoje. Para um cara normal e um time normal foi uma grande emoção.
É só ler metade do que ele fez no automobilismo para entender que é o nosso maior representante.
Quem discorda não viu ou não conhece as realizações e contribuições ao esporte a motor brasileiro que ele fez e faz desde então.
É um grande desportista e campeão e a sua história lhe precede !!

Abraçao
Dynastes

rafael pipoca
rafael pipoca
13 anos atrás

Gomes, descobri dia destes que há o filme “Fabuloso Fittipaldi”, com Hector Babenco na produção e o seguinte elenco: Emerson Fittipaldi
Maria Helena Fittipaldi
Jackie Stewart
Ronnie Peterson
Clay Regazzoni
Wilson Fittipaldi
José Carlos Pace
Juse Fittipaldi
Wilson Fittipaldi Júnior
Nina Rindt
Novelli e seu Conjunto Azimuth
Denis Hulme
Denis Roland
François Cevert
Jack Ickx
Jochen Rindt
Jean Pierre Beltoise
Agora a pergunta: onde compro ou loco?

Rafael
Rafael
Reply to  rafael pipoca
13 anos atrás

Chará, se voce está a fim de procurar esse filme, recomendo o Fim de Semana de um Campeão, dirigido pelo Polansky.

Lio
Lio
Reply to  rafael pipoca
13 anos atrás

Acho que em qualquer locadora do País tem Eu sempre vi para alugar…fez o maior sucesso na época..era mais um DOCUMENTARIO do que um filme…tudo é real tudo com cenas originais…sem duvida uma maravilha para se ter e guardar…e parabenizo novamente o Flavio por lembrar…na Europa os caras lembram ..aqui ninguém lembra…

Antonio VK
Antonio VK
13 anos atrás

Barrichelo!!

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás

SENSACIONAL ! ENCONTREI AGORA ! MONZA 1972 !!!!
HERE ……….. http://www.youtube.com/watch?v=R3CoEXtkY5E

Wilson
Wilson
13 anos atrás

O cara é o cara !!!!!!!!!

joao ferreira
joao ferreira
13 anos atrás

Concordo, foi único Brasileiro a ser campeão da F1 e da Formula Indy, foi o primeiro a vencer a Indy 500, quer dizer…foi o piloto que melhor representou os brasileiros, confesso que vi poucas corridas dele na Formula1, mas correr bem com carros ruins, que quebravam só de olhar, realmente é uma proeza….

Roberto Fróes
Roberto Fróes
13 anos atrás

Como disse o Chico Camargo, Landi foi o pioneiro – inspirador de muitos, inclusive do Emerson – mas o Rato foi o mais importante, não pelo número de vitórias, campeonatos ou recordes, mas foi, realmente, quem abriu as portas na hora certa. O timing foi importantíssimo!
Sorte? Competência?
Foram ambas, a coisa certa, na hora certa!
Viva o Emerson!
Nem sempre o mais importante é o melhor (não me esqueço que li isso no Correio Brasiliense, em relação ao Jornal Nacional).
No caso dele, foi o melhor de sua época, e o mais importante para o Brasil.
E mais uma coisinha que ninguém falou, que eu tenha visto: as corridas inglesa, na época, eram sempre aos sábados (coisas de inglês, assim como dirigir na conta mão e adorar torta de rim). O mundo não era globalizado e a TV não mandava na Formula 1.

rafael pipoca
rafael pipoca
13 anos atrás

Putzz!!! Rato não, moçada, nunca concordei com isso!!!

claudio aun
claudio aun
Reply to  rafael pipoca
13 anos atrás

Se não concorda dê uma opção então!

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Pra mim, o primeiro e mais importante, que serviu de inspiração para todos, foi Chico Landi. Numa época em que ninguém sabia por aqui o que eram corridas. Esse sim, foi aventureiro, meio louco, meio gênio.

Abs

André
André
13 anos atrás

EMERSON FITTIPALDI e familiares.Ponto!

Batista Haddad
Batista Haddad
13 anos atrás

O mais importante com toda certeza absoluta do mundo:

EMERSON FITTIPALDI

Se assistimos F-1 hj na TV é graças à ele!

E tem mais: quem é campeão nas 2 categorias mais importantes do mundo e ganha as 500 Milhas de Indianápolis (2 VEZES!!!!!!!) com certeza é uma Lenda!

CALAUDIO AUN
CALAUDIO AUN
Reply to  Batista Haddad
13 anos atrás

INTERESSANTE O PENSAMENTO EXISTE BRASILEIRO QUE GANHOU TRES VEZES A 500 MILHASE VIVEM QUEIMANDO SEU FILME ,,,,,,,,,,,INCLUSIVE O EMMO

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Batista Haddad
13 anos atrás

CLAUDIO AUN, sorry!!!!!

O tal de Castroneves (até o nome ele mudou!!) é bom de marketing, vide spiderman, vuvuzela na Copa e outras merdas!!!

Agora, comparar o figurinha com o EMERSON FITTIPALDI, convenhamos, é um pouco demais, vc não acha??

claudio aun
claudio aun
Reply to  Batista Haddad
13 anos atrás

Zé Maria,não comparo apenas analiso os fatos, o cara onde foi venceu ( até na dança dos famosos), tive o cara com concorrente e posso garantir o cara é do ramo e duro de roer

chico camargo
chico camargo
13 anos atrás

Ei pessoal, o FG perguntou, qual é o piloto mais importante do Brasil e não qual foi o pioneiro na F!.

O Chico Landi foi o pioneiro e o Rato o mais importante.

Lucas Rafael Chianello
Reply to  chico camargo
13 anos atrás

Pra mim foi o pioneiro e o mais importante. Vai Landi!

Aaahhhh é Chico Landiii!

chico camargo
chico camargo
13 anos atrás

Quanto ao piloto mais importante, concordo com o Flavio Gomes. Emerson Fittipaldi, abriu as portas na F1 e na FIndy.

Aliás abriu as portas do automobilismo internacional para os brasileiros e abriu com classe, categoria, alta performance, resultados, conquistas e dignidade.

Parabéns Emerson.

Alexandre
Alexandre
13 anos atrás

Não só o Emerson, mas toda a famila Fittipaldi. O Grande Barão que começou a organizar as 1000 Milhas, fez a primeira transmissão ao vivo via rádio ( Panamericana, se não me engano) da F1. Abriu todas as portas lá fora para o país que vivia uma epóca que nem letras de música podia se fazer aqui pela censura..
O Brasileiro nunca irá dar o verdadeiro valor ao Rato, seja como Desbravador, Piloto, Empresário ou icone.
Vida longa a Famila Fittipaldi.

Luiz
Luiz
13 anos atrás

Concordo, É o mais importante, e pra mim foi o melhor. A Mclaren tem muito que agradecer também a ele,que deu seu primeiro título mundial, Emerson ensinou-os a vencer! Uma das artimanhas do Emerson era usar diferentes compostos de pneus, conforme a roda, sabiam?

Valentino Rossi
Valentino Rossi
13 anos atrás

Eu acho que foi Chico Landi…… Já nos ídos de final dos quarenta e começo dos cinquenta, foi Chico Landi que realmente desbravou os caminhos do mundo, e foi o precursor da geração de Emmerson…… Sem Chico Landi provavelmente o esporte a motor não seria popular o bastante para que crianças da época como Emmerson, José Carlos Patti, e tantos outros viessem a praticar automobilismo com tanta visibilidade…. Então acho que o Emmerson é o segundo piloto mais importante, que foi o primeiro campeão e solidificou a competência brasileira por trás de um volante de um F1, abrindo espaço para Piquet e Senna também se tornarem campeões…. Mas sem a fundação que Chico Landi deixou para a família Fittipaldi…… A CASA CAIA!!!!!!!!

Lucas Rafael Chianello
Reply to  Valentino Rossi
13 anos atrás

Irru! Mais um “Chico Landista”!!!! Vamos nós!

Thiago Pellegrini
Thiago Pellegrini
13 anos atrás

1 – Fittipaldi
2 – Senna
3 – Piquet
4 – Pace
5 – De Ferran

junior palmital/sp
junior palmital/sp
Reply to  Thiago Pellegrini
13 anos atrás

e os menos importantes ?

1 – marco greco
2 – ricardo rosset
3 – pp diniz
4 – mario haberfeld
5 – burti

Douglas Hudson
Douglas Hudson
Reply to  Thiago Pellegrini
13 anos atrás

Na verdade eu vou fazer um Top 10
1º-Chico Landi.
O Motivo:Foi o Pioneiro,ganhou 2 vezes o GP de Bari,na Italia numa epoca em que a F1 era apenas um sonho.
2º-Emerson Fittipaldi
Motivo:Abriu as portas do automobilismo nacional aqui no Brasil com seus 2 Títulos Mundiais na F1 e por ganhar por 2 vezes a Indy 500.
3º-Ayrton Senna
Motivo:Vitórias e Poles épicas,um estilo de pilotagem agressivo,arriscava tudo,pena que teve um fim tragico na Tamburello
4º-Nelson Piquet I
Motivo:Introduziu o Pit-Stop na F1,ganhou corridas com grande inteligencia aliada a um pouco de malandragem tipicamente brasileira,se não fosse a curva 4 de Indianapolis,ele podia fazer sucesso na Indy
5º -Helio Castroneves
Motivo:Foi Bicampeão da Indy 500,com maestria,o que colocou ele para fazer um teste na Toyota(Na epoca a Toyota estava entrando na F1 e a Penske competia com motores Toyota na Indy)não conseguiu convencer o pessoal da F1 mas continuou na Indy,ganhando algumas provas,e no ano passado conseguiu o Tri,depois de muitas especulações e polemicas.
6º-Tony Kanaan:
Motivo:O Baiano a alguns anos vem sendo destaque na Indy,não conseguiu vencer a Indy 500,mas conseguiu ser campeão da serie principal da Indy em 2004 com 2 feitos a serem respeitados:1º-Compeltou todas as voltas de todas as corridas do campeonato.2º-Alem de completar todas as voltas do campeonato,Tony terminou todas as provas entre os 10 primeiros colocados.
7º-Rubens Barrichello:Por mais que a midia brasileira o execrasse,Barrichello conseguiu se firmar na F1,venceu 11 GP’s na F1,é o recordista em participações de GP’s na historia da F1,Se aqui no Brasil,Barrichello é motivo de chacota,fora do pais Barrichello é respeitado pelo seu trabalho nesses ultimos 17 anos,conhecido por ser um bom acertador de carros e por ter uma habiliadade fora do comum em pistas molhadas e escorregadias,Barrichello é um dos Grandes Pilotos desses ultimos anos na F1
8º-Gil de Ferran
Motivo:Gil foi um excelente piloto na Indy/Champ Car,ganhou 2 vezes o Titulo da Champ Car e venceu com maestria a edição de 2003 da Indy 500,depois de provar que era competitivo em equipes menores Gil,chegou na Penske e provou o seu talento e valor,Hoje Gil tem uma equipe na Le Mans Series e outra na Indy.
9º-Felipe Massa
Motivo:Vem sendo competitivo desde das categorias de base,chegou na F1,depois de um tempo de injustiça e incertezas na Sauber,foi contratado pela Ferrari em 2006 para subistituir Barrichello,no 1º ano teve altos e baixos mas teve como grande momento a vitória no GP do Brasil depois de 13 anos sem ver um piloto brasileiro vencer um GP em casa.Em 2007 foi regular vecendo algumas provas,mas em 2008 teve seu melhor momento,vencendo pela 2ª vez o GP Brasil,mas no final das contas perdeu a taça para Hamilton na ultima curva.Em 2009,teve um grave acidente,mas continua lutando pra quem sabe um dia vencer o Campeonato Mundial de Pilotos de F1.
10º-Jose Carlos Pace:
Motivo:O Moco teve uma boa carreira no automobilismo,conhecido por fornecer o nome para o Autodromo de Interlagos e vencer o GP do Brasil de 1975,e vencer o Campeonato Inglês de F3 em 1970,Moco era um dos serios candidatos ao Campeonato Mundial de Pilotos da Temporada de 1977 da F1,mas morreu em 18/5/1977 num desatre aéreo,assim ceifando a vida e o talento desse grade piloto

Fowler T. Braga Filho
Fowler T. Braga Filho
13 anos atrás

Emerson, Emerson, Emerson como disse o beatle George em seu video. Não foi o pioneiro, mas foi aquele que desbravou e deixou uma trilha marcada no automobilismo profissional internacional, para que outros pilotos brasileiros seguissem o caminho.Claro que sou fã do cara, e acompanhei sua carreira desde o kart. E na estréia do Copersucar estava lá na pista.

Rafinha Dias
13 anos atrás

Pois é Chico Landi, que até ferrari ganhou, marcou e foi inspiração pra muito fera que gastou borracha depois.E correu até onde a saúde permitiu

Sérgio Castro
Sérgio Castro
13 anos atrás

O mais rato de todos…

ALEX B;
ALEX B;
13 anos atrás

Melhor e mais importante piloto tupiniquim: Rato!