TEA FOR TWO (3)

SÃO PAULO (azedou) – Aconteceu o seguinte. A Red Bull levou duas asas dianteiras novas para Silverstone. Foram testadas no último treino livre por Vettel e Webber. Mas Vettel quebrou a dele. E, na classificação, a Red Bull deu a que sobrou a… Vettel.

Sebastião Alemão fez a pole, como se sabe. Marcos Canguru ficou doido. “A equipe deve estar feliz com o resultado”, falou. O argumento do time: prioridade para quem está na frente no campeonato.

Cá entre nós, e que ninguém nos ouça. Argumentos sempre há, e engole quem quer. Vettel é melhor que Webber, e isso também me parece claro, apesar do excelente momento do australiano. Mas é sacanagem. Quem quebrou a outra asa foi Vettel. Ele que aguente.

Mas que nada. Está na cara que a Red Bull confia muito mais no alemãozinho do que em Webber para levar a taça. A Red Bull te dá asas, enfim. Mas é preciso que seu nome seja Tião.

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Rafael Nunes
Rafael Nunes
13 anos atrás

E depois dizem que “Red Bull te dá asas”. Só pro Vettel.

Cesar
Cesar
13 anos atrás

Oi, Flavio.

Olha eu realmente gosto muito de ler suas colunas, cronicas, piadas, pitacos…. enfim tudo o que escreve.

Acho que tem otimo humor associado à ótima qualidade de informação em tudo o que escreve e fala (tambem o vejo em No Limite). Mas o mais bacana é perceber sua capacidade de estabelecer uma visao critica independente, nao comprometida por outros interesses que nao os esportivos. É aí que sua opiniao ganha peso, importancia e coerencia.

Mas…. but…. exatamente pelo o que disse acima é que nao consigo entender voce se unir a uma especie de senso comum imutavel (ainda que a realidade constantemente esfregue na cara o oposto) de que VETTEL é melhor piloto que WEBBER.

Corrida apos corrida o Webber se destaca, mostra mais capacidade e competencia e talento que o companheiro e o Vettel faz alguma nova (ou velha) bobagem (lembro como falavam do Mansel, como o xingavam de burro e etc por muito menos. Mansel sempre foi respeitado como piloto rapido e agressivo mas nunca foi classificado como um craque, um grande piloto, um talento genial como acontece com o Vettel).

Ai dizem (inclusive voce) que o Webber esta em grande fase mas o Vettel é mais piloto. Que porra sem sentido é essa?

Parece que porque foi dito por todos (antes do inicio do campeonato) que o Vettel era grande piloto e era melhor que o Webber, agora não ha nada que va mudar essa opiniao.

Nem mesmo o fato de o coitado do Webber estar superando o Vettel em todas as corridas, tanto na classificação (exceto quando o carro do queridinho tem uma asa nova so pra ele), quanto na corrida.

Imagine dois boxeadores que disputam varias lutas no mesmo ano. Um ganha 7 vezes em 10, mas todos os cronistas esportivos insistem em dizer: Tudo bem, fulano esta em grande fase mas beltrano (mesmo levando porrada) é melhor lutador. Puts. é de doer, não?!
Se eu fosse esse lutador pulava do ringue e batia tambem nos cronistas (rsrsrs).

Flavio, peço-lhe que não faça isso voce tambem.Todos menos voce, por favor. Que o facam o Reginaldo, o Galvao, mas não voce.

Ou entao me explique como pode-se ver o Webber ser constamente melhor, mais competente, mais rapido na classificacao e na corrida tambem…. e ser ver o Vettel agir com erros de pilotagem, ate grosseiros, com erros de conduta etica inclusive, e ainda ser tao elogiado

abraços
Cesar

Cesar
Cesar
13 anos atrás

Oi, Flavio. Olha eu realmente gosto muito de ler suas colunas, cronicas, piadas, pitacos…. enfim tudo o que escreve. Acho que tem otimo humor associado à ótima qualidade de informação em tudo o que escreve e fala (tambem o vejo em No Limite). Mas o mais bacana é perceber sua capacidade de estabelecer uma visao critica independente, nao comprometida por outros interesses que nao os esportivos. É aí que sua opiniao ganha peso, importancia e coerencia.

Mas…. but…. exatamente pelo o que disse acima é que nao consigo entender voce se unir a uma especie de senso comum imutavel (ainda que a realidade constantemente esfregue na cara o oposto) de que VETTEL é melhor piloto que WEBBER.

Corrida apos corrida o Webber se destaca, mostra mais capacidade e competencia e talento que o companheiro e o Vettel faz alguma nova (ou velha) bobagem (lembro como falavam do Mansel, como o xingavam de burro e etc por muito menos. Mansel sempre foi respeitado como piloto rapido e agressivo mas nunca foi classificado como um craque, um grande piloto, um talento genial como acontece com o Vettel).

Ai dizem (inclusive voce) que o Webber esta em grande fase mas o Vettel é mais piloto. Que porra sem sentido é essa?

Parece que porque foi dito por todos (antes do inicio do campeonato) que o Vettel era grande piloto e era melhor que o Webber, agora não ha nada que va mudar essa opiniao. Nem mesmo o fato de o coitado do Webber estar superando o Vettel em todas as corridas, tanto na classificação (exceto quando o carro do queridinho tem uma asa nova so pra ele), quanto na corrida.

Imagine dois boxeadores que disputam varias lutas no mesmo ano. Um ganha 7 vezes em 10, mas todos os cronistas esportivos insistem em dizer: Tudo bem, fulano esta em grande fase mas beltrano (mesmo levando porrada) é melhor lutador. Puts. é de doer, não?!
Se eu fosse esse lutador pulava do ringue e batia tambem nos cronistas (rsrsrs).

Flavio, peço-lhe que não faça isso voce tambem.Todos menos voce, por favor. Que o facam o Reginaldo, o Galvao, mas não voce.

Ou entao me explique ….

abraços
Cesar

Leonardo Sena
Leonardo Sena
13 anos atrás

Flávio, seria interessante se você nos lembrasse um pouco de como o Webber tratava seus companheiros de equipe passados, como o Pizzonnia e acho que o o próprio Burti (não lembro dos outros). Que eu lembre ele criitcava as pessoas publicamente e, não sei se por bairrismo brasileiro, não era muito bem visto. Acho que agora ele está provando do próprio veneno e não sei exatamente o que ele faz na equipe para que ela tenha essa preferência tão clara pelo Vettel. Sinceramente, apesar de hoje posar de bom moço, não acho que o Webber seja um cara tão santo assim. De qualquer forma, isso é apenas uma hipótese para explicar a situação – discordo completamente da questão da asa. Mas depois daquela batida entre os dois, a Red Bull não foi mais a mesma…

Levi Davet
Levi Davet
13 anos atrás

Flávio, sinceramente, não sei por que você gosta tanto de Vettel, que não é melhor que Webber, tampouco Hamilton, Button, Alonso e Rosberg…

Acarloz
Acarloz
13 anos atrás

Putz, Red Bull te dá asas foi infame demais. . .

Jose Brabham
Jose Brabham
13 anos atrás

Depois ainda dizem que RB tinha o mesmo equipamento que MS na Ferrari…

RCRG72
RCRG72
Reply to  Jose Brabham
13 anos atrás

O que me causa antipatia pelo Rubinho foram as promessas de vitória, os pedidos por torcida e as lamúrias. Na minha opinião Rubens sabia de tudo o que estava escrito no próprio contrato dele. Assinou sabendo de tudo, que era segundo piloto, que não teria prioridade em equipamentos novos e etc. Deveria ter trabalhado de boca fechada!

Não acredito que a Ferrari tenha escrito algo diferente no contrato de Rubens e feito outra coisa depois.

Dú
13 anos atrás

O Adrian Newey tá sobrando. Isso prova que os pilotos são mais espertos que os carros. Volta rápida Vettel e Webber atingirem o limite? É o mesmo da turma do fundão! O preparo destes malucos hj. é maior que a engenharia. Visto Silverstone, a moto GP mandando 323 e a F1 302 km… E na hora de brecar e fazer a curva…

vitão
vitão
Reply to 
13 anos atrás

mas a turma do fundão , a.k.a Minardi , tem o motor da estrebaria de maranelo, então justifica o rema-rema….

Harry
Harry
13 anos atrás

A Red Bull está certa, se o Webber já decolou daquele jeito com uma asa velha, imagina de asa nova!

Filipe Augustus
Reply to  Harry
13 anos atrás

Red bull te da asas!!!

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
13 anos atrás

O Webber vai dar pau no alemãozinho amanhã!

carlini #69 do bier
carlini #69 do bier
Reply to  Cyro De Cicco
13 anos atrás

profético!

gaucho do contra
gaucho do contra
Reply to  Cyro De Cicco
13 anos atrás

PROFETA!!!

Magno Amorim
Magno Amorim
13 anos atrás

Véio, mas que sacanagem… trocando em miúdos, levaram duas asas para o Vettel e nenhuma para o webber, putz!!!!!!

EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
13 anos atrás

VOU RIR MUITO SE A REDBURRO PERDER O CAMPEONATO P A MACLAREN, DE HAMILTON. JÁ VI ESSE FILME ANTES. O WEBBER DISSE QUE IA TER CONFUSÃO NA MAC, MASPARECE QUE A REDBURR TA DOIDINHA P ENTREGARO TITULO

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Estou enjoado hoje!

É difícil mesmo saber se um piloto é mesmo ruim ou se é mesmo bom, com toda essa coisa de preferência.

Alonso venceu Schumacher, mas na minha opinião levou bota do Hamilton na McLaren. Nelsinho tinha equipamento inferior na Renault. Trulli nunca foi bom, dividiu equipe com ele na benetton e agora Massa na Ferrari. Para mim Alonso é bom, mas não é fora de série. Overrated.

Massa vinha se destacando, mas nunca apresentou uma pilotagem soberba, na chuva sempre foi fraco. Agora, acho que a diferença está mesmo grande, acho que Alonso lida melhor com os pneus, ou o Massa se diz normal depois do acidente e isso não é verdade!

O volante é feito para o Alonso, mas e daí? O carro da Mercedes foi modificado ao gosto de Schumacher, e Rosberg continua na frente. Não sei se conta por causa do pescoço do Schumi, da idade e do tempo parado.

Vettel com equipamento igual ao de Webber vem tomando tempo. Fez pole hoje por que tinha vantagem aerodinâmica.
Webber sempre foi considerado pela maioria um piloto mediano.

Toda essa coisa de controlar o que vai ou não vai ser, estraga o lado esportivo.

Acho o Hamilton, com todos os seus defeitos, o menos fresco na F1. Ele senta no carro e enfia o pé. Não dá bola para companheiro de equipe. Pra ele tanto faz!

Quem acha que Button foi favorecido na Brawn?

Quem acha que Hamilton tinha equipamento diferente do Alonso na MacLaren também acha que o Nelsinho tinha equipamento inferior ao de Alonso na Renault?

O Webber é melhor ou não do que Vettel?
Afinal, Vettel precisou de vantagem aerodinâmica para tirar a pole do Webber que vinha dando um baile em todos neste fim de semana. Falta experiência talvez. E a cara de pau dele comemorando?

A F1 as vezes enche o saco!

EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

falou tudo. o hamiltton só quer acelerar, e não chora quando perde, como o sr alonso que fica olhando o carro da redbull com cara de mané…e é fregu~es do hamilton

JackSpeed
JackSpeed
13 anos atrás

caiu a ficha da redbull que se nao priorizar um piloto o caldo pode entornar,webber que se vire.massa sempre apanha de silverstone,nenhuma novidade,e claro massa vai apanhar de alonso ate morrer,alonso é cheio dos direitos mas pilota muito,hoje deu ate pena e claro que a culpa é sempre dos pneus.

Arthur Ferraz Guerino de Andrade Figueira
Arthur Ferraz Guerino de Andrade Figueira
13 anos atrás

RCRG72 – Somente na Espanha e em Mônaco, o carro estava ao feitio de Schumacher, depois voltou tudo ao normal

Rubinho não vai consegui se manter nessa posição…Schumacher sempre larga bem
Lá na frente deve continuar o esculacho da RBR

RCRG72
RCRG72

Voltaram para o chassi mais curto? Perdi essa!

Celso Silva
Celso Silva
13 anos atrás

E o Massa vai ficar mais 5 temporadas reclamando do pneu e não vai dar um jeito de conseguir melhorar por conta alguma coisa. Que piloto esse hein…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Muito chato isso… tá na cara que a Redbull só tem olhos para o Vettel… paciencia.

Imperador
“Só resta torcer para o Webber… LOL!!!”

Luca Bastos
Luca Bastos
13 anos atrás

Tuitaram por aí e copio por aqui:

Red Bull lhe dá asas… se você é o Sebastian Vettel. Eles tomam de volta se você é o Mark Webber.

Silvio Roesler
Silvio Roesler
Reply to  Luca Bastos
13 anos atrás

sensacional!!!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Éticamente discutível, com certeza.

Cranio
Cranio
13 anos atrás

Gomes, eu nao duvido, agora com essa informação das asas, que os dois vão brigar forte desde a largada, a ponto de vermos novamente a dupla saindo da corrida…

Esses dias o Webber veio dizer que a situação de Hamilton e Button iria ficar explosiva em breve, mas tô achando que vai rolar isso com eles dois, ainda neste domingo… Esperar pra ver

Maxwell Barbosa Medeiros
Maxwell Barbosa Medeiros
13 anos atrás

Vettel é um piloto com um grande potencial. Conquistou a primeira e única vitória da história da Toro Rosso. Mas acho uma nojeira o que estão fazendo com Webber. lembra o que a Ferrari fazia com o Rubinho. Não precisavam disso. Podiam dar a taça a Webber e um pé na bunda, como fez a Willians com Nigel mansell. Não digfo que seja correto, mas é menos ofensivo do que fazem com Webber.

Maxwell Barbosa Medeiros
Maxwell Barbosa Medeiros
Reply to  Maxwell Barbosa Medeiros
13 anos atrás

Quis dizer título do campeonato, ao invés de taça. desculpem.

EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
Reply to  Maxwell Barbosa Medeiros
13 anos atrás

e o vettel só sabe correr em primeiro. na briga lá atrás ele só fez merda.

Fábio Aguilera
13 anos atrás

Estou aqui pensando numa coisa: Levar DUAS asas novas?? Leva meia dúzia, caramba!

Cranio
Cranio
Reply to  Fábio Aguilera
13 anos atrás

Facil dizer isso depois que ela funcionou… Queria ver se as asas fossem um fiasco, o que eles fariam com a meia duzia? Ok, nao precisa responder…

Pedro Sciamarella
Pedro Sciamarella
13 anos atrás

Podem escrever, se o Vettel se tornar um “multicampeão”, essa disputa apertada com o Webber, um piloto de segundo ou terceiro “escalão”, vai pesar na sua biografia…

Jr.
Jr.
13 anos atrás

Não tomo mais nenhum Red Bull por causa disso…VERGONHOSO!!!

Empresa de merd*!!!

AS
AS
13 anos atrás

Simples… primeiro e segundo piloto. O australiano praticamente estava indo embora da F1 qdo surgiu essa Red Bull. Pra resolver toda essa raiva… é só nao tirar o pé no final da reta após a largada… aliás nem deveria ter ficado bravinho e ido pro pau. Agora se fizer alguma coisa vai ficar como sem esportiva, despeitado e etc… Senao fizer nada pior… enfim é um banana e bem-feito.

Brown
Brown
13 anos atrás

Sacanagem com o Webber. De certa maneira acho bom que eles tenham feito isso com ele. É bom que, na pista, quando eles quiserem priorizar o Vettel, o Mark, puto da vida, mela o joguinho deles, como aconteceu na Turkia. E quem sai ganhando mesmo é a McLaren que, mesmo não tendo um carro tão superior vem mordendo as chances que tem de ficar à frente. A McLaren ainda tem umas 4 pistas que são favoraveis a seu carro, restantes na temporada. Vencendo três delas e pelo menos pontuando entre os 5 primeiros nas outras, será suficiente para manter os títulos de pilotos e construtores.

Carlos
Carlos
13 anos atrás

Só para apimentar um pouco mais essa discussão. O Webber está utilizando um chassi que apresentou problemas e que foi utilizado pelo Vettel no início da temporada. E com tudo isso que ocorreu ( chassi antigo, asa dianteira antiga) ele foi apenas 0,143 s mais lento que Vettel. Na prova tomara que ocorra uma disputa equilibrada entra ambos e que Vettel, mesmo sendo um piloto melhor do que Webber, não faça nenhuma maluquice. Mas vou torcer pelo Webber.

Vaaalney
Vaaalney
13 anos atrás

E o Massa, é melhor ele abrir o olho. Tá indo de mau a pior!

Vaaalney
Vaaalney
13 anos atrás

Será que a diferença entre Webber e Vettel é tão grande assim? Muita gente fala que o Vettel é muito melhor que o australiano, mas eu não concordo. Webber está mostrando que com um carro competitivo pode se dar muito bem.

O impressionante é que pode acabar o campeonato com o australiano campeão, e ainda vão falar que Vettel é melhor que ele…

Williams
Williams
Reply to  Vaaalney
13 anos atrás

Não adianta ser apenas bom… tem q ter a estrela de campeão e conquistar a equipe pra si…. coisa que o Webber nunca teve e pelo visto não vai ser dessa vez. Se conseguir ganhar o campeonato terá que fazer na raça e contra a vontade da equipe.

karkara
karkara
13 anos atrás

Nenhuma surpresa nisso. Esse discurso que os dois pilotos tem tratamento igual é pra inglês ver… pq lá dentro… no frigir dos ovos, não tem nada de igual não. Vettel é a cara da RedBull e vai ter sempre que possivel prioridade na equipe. Se ele errar, bater ou qq coisa q o tire do campeonato aí sim a RedBull vai investir no Webber. O Webber é um Barrichelo australiano! Mas ele tem muito mais personalidade do que o nosso marionete falastrão.

Rodrigo Font
Rodrigo Font
13 anos atrás

Bem…Vettel tem o Webber pra roubar pontos dos advesrsários ou vice-versa….Hamilton tem o Button pra roubar pontos dos adversários e vice-versa….

E, o Alonso>>>>>>
O Massa já não é nem segundo piloto da Ferrari…Está mais para piloto de testes da Scuderia….

Ou senão ,tá de sacanagem ,POIS DEVE ESTAR SE RASGANDO TODO DE CIÚMES PELO TRATAMENTO QUE DÃO AO ALONSO…..Pois é vergonhoso estar levando tempo de Kubica e Rosberg com carros ,nitidamente,inferiores….

Williams
Williams
Reply to  Rodrigo Font
13 anos atrás

Boa teoria.. Alonso segue na briga ainda…

José Morelli
José Morelli
13 anos atrás

Sinceramente achei que a disputa pela Pole foi muito equilibrada entre Webber e Vettel, os dois disputaram pau-a-pau até o final, com momentos inclusive em que Webber iria sobrer no início do Q3. O Webber foi o primeiro a baixar de 1.30 pra 1.29 e eu tava achando que se ele tivesse um pouco mais de tempo no treino bateria o Vettel. Agora com esta informação de que o Vettel tinha certa vantagem de equipamento, a única conclusão que posso ter é, Webber foi muito mais piloto no treino e arriscou mais, o Vettel arriscou bastante mas tinha mais vantagem de equipamento, conclusão? Webber foi melhor que Vettel. De qualquer maneira discutir na Red Bull quem é bom e quem não é está ficando cada vez mais difícil porque este carro está extremamente rápido. Ninguém tem feito esta abordagem mas a superioridade da Red Bull lembra a Williams de 1992. A Red Bull com o Adrian Newey e motores Renault são a grande herança no século XXI daquilo que foi a Williams nos anos 90.

Williams
Williams
Reply to  José Morelli
13 anos atrás

Essa é boa. Quer dizer então que o segundo foi melhor que o primeiro? ahahahahha, beleza de conclusão essa.

mendes, eb
mendes, eb
Reply to  José Morelli
13 anos atrás

Pô Wiliams,
nao leu o que Boreli escreveu, ou fez de besta???
O vetel quebrou seu carro e deram um pedaço do carro do weber para ele, simples assim. O Weber tem mais méritos.

Williams
Williams
Reply to  José Morelli
13 anos atrás

Méritos é de quem tira a mais do seu material. Cada um só fez o que poderiam fazer. Vettel com o melhor carro larga na frente, Webber com o segundo melhor carro larga em segundo? porque o Webber teria mais mérito do que Vettel? Ambos não fizeram nada de mais com os carros que tem. Se fizessem menos do que isso seriam braço duro. Se Webber botasse tempo no Vettel, aí sim seria méritos dele, com um equipamento de 1 geração anterior… Não fizeram nada de mais… ambos.

Silvio Roesler
Silvio Roesler
13 anos atrás

A Red Bull claramente escolheu Tiao como piloto numero 1.
Tem todo o direito, diga-se de passagem.
O Weber, se quiser ser campeao, vai ter que vencer o Tiao e a equipe, como Piquet fez com Mansell na Williams.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

QUe argumento mais furado. Vettel está apenas 8 pontos à frente de Webber, o que, no atual sistema de pontuação é quase nada, praticamente empate técnico.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

E outra coisa. Não há, pelo menos por enquanto, nada de Barrichellização de Massa na Ferrari.

Vejam só, o Webber com um carro bem nascido dá trabalho ao Vettel que é melhor que ele. Assim foi com Felipe, era melhor com carro bom. Agora que o carro não está lá essas coisas, perde para o Alonso. Perde no braço mesmo!

Rosberg com o carro ao feitio de Schumacher continua na frente do heptacampeão!

Raphael
Raphael
13 anos atrás

Flávio, andei pesquisando e acho que entendi o porque esse carro da Red Bull é tão rápido. Mas para entender, temos q falar do cara que criou esse carro.

O interessante é ver que o Adrian Newey é um gênio.

Primeiro ele inovou ano passado ao usar um sistema de suspensão traseira diferente chamado de “pull rod”, que ja tinha sido muito usado no passado, mas que tinha caido em desuso.

Esse ano ele trouxe esse difusor-escapamento, que ja tinha sido usado a muito tempo atrás, mais precisamente em 1983 pela Renault, que usou esse conceito para ganhar mais downforce ja que naquela época os túneis de efeito solo tinha sidos proibidos. Esse conceito foi implementado devido ao uso dos motores turbos, que mantinham fluxo suave dos escapes para os difusores e o resultado era um efeito de donwforce constante.

Quando a formula 1 mudou de motores turbos para motores aspirados, esse conceito do difusor-escapamento caiu em desuso, pois os motores aspirados não conseguem gerar um fluxo constante de ar no escapamento, sofrendo influencia forte do acelerador. Como consequencia, o efeito desse sistema fica limitado.

A ultima equipe que usou esse sistema tinha sido a Mclaren no MP4-16 em 2001. Advinhem que era o projetista nessa época??? Ele mesmo, Adrian Newey.

Ano passado com as novas regras, os projetista ficaram em duvidas se poderia ou não explorar bem os difusores, e o Adrian Newey foi um deles. O RB5 que ja era um carro aerodinamicamente fantastico sem o difusor, ficou muito melhor com o desenvolvimento que o Newey fez no RB6.

É desse sistema difusor-escapamento que vem o grande diferencial da Red Bull.

Como falei anteriormente, o uso dos difusores escapamento é limitado devido aos motores aspirados, que não mantem um fluxo constante no escapamento. Para resolver esse problema, a Red Bull desenvolveu um sistema de mapeamento da queima da mistura ar-combustivel para utilizar apenas durante os treinos ou em parte da corrida. Esse mapeamento força o motor a fazer uma queima mesmo quando não se está em aceleração plena, que é exatamente o momento que cessa o fluxo de ar do escapamento para difusor e gera um perca de downforce. O mapeamento que a RBR fez cria uma queima em excesso e mantem um fluxo mais constante de ar do escapemento sobre o difusor, mantendo um downforce mesmo nas desacelerações. Mas isso tem um custo, gera um super aquecimento dos escapamentos e, consequentemente, do motor, o que explica um pouco as diversas quebras de motor q a RBR sofreu esse ano mesmo. Alem de aumentar o consumo de combustivel. Em função disso, a RBR tem usado esse sistema apenas nos treinos e as vezes em parte da corrida.

Além disso, o calor espelido pelo difusor ajuda no aquecimentos dos pneus traseiros o que aumenta consideravamente o grip mecanico tambem. Porem isso atrapalhou durante o GP do Canadá que ocorreu em altas temperaturas e prejudicou a aderencia dos pneus.

Esse carro da Red Bull é um obra da engenharia e só poderia ter sido feito por um gênio como Adrian Newey.

Silvio Roesler
Silvio Roesler
Reply to  Raphael
13 anos atrás

Excelente comentario, muito tecnico. Nao posso dizer que seja 100% correto, mas pelo menos faz muito sentido!

RCRG72
RCRG72
Reply to  Raphael
13 anos atrás

É isso aí!

Thiago Wagner
Reply to  Raphael
13 anos atrás

caramba que bíblia …

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
Reply to  Raphael
13 anos atrás

se tudo o que vc disse é verdade só posso dizer que a Red Bull, por ter o engenheiro que tem (não vou mencionar) tem mais é que ser campeã;

ENTÃO VIVA O VETTEL!!!!!!!!!!!!!

gaucho do contra
gaucho do contra
Reply to  Raphael
13 anos atrás

É…. mas “perca” de downforce… foi duro de ler….

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Viram, no fundo a Red Bull é igualzinha as outras. Dá preferência a quem bem entende.

Estão querendo fabricar outro “grande” piloto: Vettel
Ele que se faça grande pilotando, como era antigamente!

Esse cara não consegue vencer no braço o já veterano Webber, considerado um piloto mediano pela maioria!

Hamilton meteu bota no Alonso (bi-campeão) quando era estreante.

Marcos
Marcos
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Estreante na f1 (perdeu um título ganho com toda a equipe voltada pra si, e quase perdeu no ano seguinte) , veterano na Mclaren, (ele já testava os carros de Woking desde 2005).

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Se fosse tão relevante assim ser piloto de testes, ou ter mais experiência na equipe, Massa estaria botando tempo em cima do Alonso. Hamilton era estreante na F1 em corridas, e mesmo assim Alonso não aguentou ter os mesmos equipamentos e tomar bota. Ou ele precisa de preferência ou precisa ter um piloto mais fraco como companheiro.
Hamilton tem outro campeão mundial dividindo equipe com ele, e isso não o deixa intimidado.

Ser quase campeão ou ser camapeão tão cedo não é um espanto. O Vettel vem levando tempo do Webber. Dá para comparar? O Alonso é “overrated”.
O Galvão baba o ovo dele e vocês acreditam!

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

correção:
Ser quase campeão ou ser campeão tão cedo não é um espanto?

Enio
Enio
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Vetel e Hamilton.
São dois privilegiados por cartolas que não tem a minha torcida mais.

Mendes, eb
Mendes, eb
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

RC… ,
F1 está longe de ser uma ciência exata.
Seus raciocínios simplistas para mostrar uma suposta superioridade do Hamilton não fazem sentido. Ainda mais com tanto favorecimento nos boxes.

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Enio, esqueceu do Alonso. Esse muito mais privilegiado que os outros.

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Mendes, eb. É mesmo difícil saber. Mas tento por que é o único jeito de continuar fã de automobilismo. Sempre digo que o melhor seria tirar as facilidades na pilotagem dos pilotos e não permitir preferências nas equipes. Mas mesmo considerando tudo isso, acho Hamilton o mais talentoso atualmente.
Qual seria o seu raciocínio afinal. Quem é o melhor?

Brown
Brown
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Hamilton, Vettel e Alonso podem até ser privilegiados por cartolas, mas te digo uma coisa, camarada: Dos três, o único que vem mostrando de fato o que é ser piloto de F1 é o Hamilton. E nem preciso dizer porque né? É só ter acompanhado todas as corridas de 2007 até agora.

Vettel, sinceramente, não vi fazer nada demais até agora. Desde aquela vitória com uma ToroRosso em 2008, em monza, não vem me agradando nada. Pelo contrário. É um piloto que, privilegiadissimo dentro da equipe, está tendo muitas dificuldades para bater um veterano mediano.

Alonso, depois de tomar um pau histórico do estreante Lewis Hamilton, voltou para a Renault e se envolveu numa confusão que era para ter acabado com sua carreira, mas por um movimento de protecionismo, por parte dos grandes dirigentes(Luca Di Montezemolo) da F1, e da IMPRENSA, que sequer fez pressão, usando o discurso do “nada vi, nada sei”, saiu ileso do singapura-gate, em que só quem se fudeu de verdade, foi o nelsinho.
Agora, em 2010, deu pra dar mancadas de iniciante, sem conseguir sequer ultrapassar um retardatário, vide o GP do Canadáa, quando perdeu a posição para o Button. Depois, na Espanha, esqueceu de pilotar e ficou preocupado com a corrida do Hamilton. Resultado: ficou 40 voltas atrás de um lento buemi, e ainda foi ultrapassado por uma SAUBER. Saiu da corrida e disse que a corrida foi manipulada. Ora, ora… quem é ele para falar de manipulação? Ele dentre os envolvidos do Singapura-gate, foi o único que não tomou pica. E agora, correndo como um mediano, vem querer cantar de galo?

Hamilton, neste ano, vem destruindo a concorrência. É só ver as grandes corridas que fizera desde a Austrália até aqui. Apesar de alguns idiotas da Globo ficarem dizendo que ele sentiu a pressão quando Button venceu duas corridas e ele nenhuma, ele, em nenhum momento mostrou fraqueza. Foi pra cima mostrou na pista, com grandes atuações, verdadeiros shows, que as vitórias chegariam. E vieram. E com elas a liderança do mundial. Desmentindo os “comentaristas” globais de que tinha a sentido a pressão…

Marcos
Marcos
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Eu só tento não viver num mundo de meias verdades, acompanho f1 muito antes do senhor Fernando Alonso nascer, por tanto seu argumento ( e que argumento, ehn?!) galvaniano não procede.
Ter experiência de equipamento é vital não só na f1 mas em qualquer modalidade esportiva. Saber a tocada do carro não é opção, é uma obrigação, e nisso ter experiência com o equipamento é uma grande vantagem.
Têm mais um detalhe sutil, Alonso trocou um carro de acerto super macio (Renault) por um de acerto duro ( Mclaren), alias muito duro como o próprio Jason Button relatou a pouco tempo atrás. Recentemente voltou para uma equipe com acerto macio.
E o que isso significa ?
Significa um tempo maior de adaptação ( só como exemplo Barrichello levou meia temporada para se adaptar aos freios da Brawn), não é de se espantar que ele só conseguiu vencer provas do meio da temporada pra frente.
Sobre Hamilton ter vencido Alonso, da forma como você se expressa até parece que o inglês venceu o espanhol impiedosamente em todas as provas, o que não é verdade, Hamilton terminou com apenas 1 ponto à frente de Alonso mesmo tendo um carro com ritmo de prova muito superior nos últimos Gps em relação ao seu companheiro, algo que não acontecia em toda temporada. Se você não acredita em mim procure os dados da temporada 2007.
Não estou aqui para contestar ou desmerecer o talento de Lewis Hamilton, só acredito que que ele pegou muita coisa mastiga para chegar ao topo, diferente da maioria que teve que ralar para se manter na f1. Vejo isso de certa forma negativa, até porque quando ele não tiver um equipamento à altura, o que ele fará?
Por mais talento que tenha Jóquei nenhum vence corrida montado num burro!

Brown
Brown
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

“Não estou aqui para contestar ou desmerecer o talento de Lewis Hamilton, só acredito que que ele pegou muita coisa mastigada para chegar ao topo”

Foi tudo mastigadinho né?

Inclusive quando passou mais da metade de sua temporada de estreia no pódio. Amigo, foram 9 corridas seguidas entre os três primeiros, com duas vitórias ! E isto com um bicampeão correndo na mesma equipe. Será que o Alonso mastigou os nove podiuns e deu de bandeja para o Hamilton?

Marcos
Marcos
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

É amigão Brown, como não estou afim de desenhar pra você serei curto, quando digo que ele pegou muita coisa mastigada me refiro a sua chegada na F1, o prestigio dado a ele como se fosse um veterano, os acertos do setup do companheiro que seu engenheiro não fazia questão de esconder ( o episódio do papel com informações entregue na parte final de um treino) . O que comprova o que eu digo foi a perda de um campeonato praticamente ganho pilotando o carro com o melhor ritmo de prova, coisa que seu companheiro não tinha já que o chefe da equipe o considerava o maior inimigo, palavras de Ron Dennis.

RCRG72
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Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Marcos
Não vejo tantas dificuldades para Button por exemplo, vem fazendo uma boa temporada mesmo antes da metade do campeonato com pouca experiência com a McLaren.

Kubica não sente as diferenças entre BMW e Renault, Barrichello também já parece ter esquecido os anos que passou na Honda/Brawn , ambos levam o carro mais a frente do que o carro merece.

Senna botou 1 segundo em Keke Rosberg testando a Williams em 1983. Keke era o campeão.

Senna chegou na McLAren em que Prost estava a anos e deu tanto trabalho a Prost que foi campeão logo em seu ano de estreia na McLaren. Os dois dominaram aquele campeonato, pau a pau.

Piloto bom de verdade, os fora de série, pilota o que tem nas mãos. O resto arranja desculpa esfarrapada igual a sua.
O Galvão babando o ovo do Alonso só por que o Nelsinho estava na Renault e ele querendo sacanear o Piquet pai!

O Alonso é bom, mas não é fora de série. Isso tenho certeza, o tempo irá dizer!

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Podem achar que sou viúva, mas vou escrever isto também. Senna saiu da McLAren apoś 6 anos e foi para Williams que sentiu o golpe de perder todos os aparatos que tinha antes. Suspensão ativa lembram? Em 1994 não tinham mais. Senna fez 4 poles positions no início do campeonato e reclamava do carro. Não teve sucesso nas corridas como todos sabem. MAs marcava as poles.

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Marcos, você disse:

“Estreante na f1 (perdeu um título ganho com toda a equipe voltada pra si, e quase perdeu no ano seguinte).”

Por acaso você enxerga algum favorecimento a Hamilton este ano?

As Alonsetes que me desculpem, mas o Galvão exagera nos elogios!

Marcos
Marcos
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Se seus argumentos ( ou faltas deles ) é dizer que os dos outros são desculpas esfarrapadas aí o problema é seu, mas não pegue exemplos da era mecânica da F1 quando os bólidos em concepção eram muito parecidos. Não só Senna, mas a maioria tinham mais “facilidades” de se adaptar em relação aos carros da década de 90 quando eletrônica e aerodinâmica começaram a mandar no jogo, pegue um volante 80 e compare com um 90.
Você realmente acredita que Senna botou 1 segundo em Keke? Pode ter certeza que Frank Williams teria o contratado na hora, e ofereceria um mega contrato por no mínimo uns 10 anos, eu pelo menos o faria. Você cita as bobagens do Galvão mas acaba caindo nelas.
Kubica já declarou que a tocada dos carros são parecidas, , Button disse a pouco tempo atrás que ainda está se adaptando ao novo carro, que ainda não tem o domínio 100% assim como Alonso em 2007, poxa vida eles dizem isso na imprensa e sou eu que dou desculpas esfarrapadas?!
Você cita o exemplo de Senna em 94 mas não se apega há um pequeno grande detalhe, ele era muito rápido nos treinos, algo que não era de se espantar já que era uma de suas especialidades em toda a sua carreira, mas esquecestes que f1 não é só treinos, há uma longa corrida pela frente, e naquele ano ele não conseguia manter um bom rítmo de prova, justamente por ainda não estar 100% adaptado ao carro. Lembra do pequeno grande detalhe?!
F1 é feita de sutilezas desde a era Fangio até o tempo das maluquices de Colin Chapman .
Poderia continuar citando vários exemplos aqui, mas convenhamos, isso está se alongando demais.

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Marcos

Pegar o acerto do carro do companheiro de equipe e fazer melhor na corrida. Afinal de contas os pilotos acertam seus carros a seu gosto, aí vem o outro e com o mesmo acerto faz melhor. Qual dos dois é o melhor afinal?

O que tem mais experiência e acerta melhor o carro ou o que com o mesmo acerto mete bota?

Você é chorão igualzinho ao Alonso!

Marcos
Marcos
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

E você continua sem argumentos,alias, com argumentos rasos, como o amigo aí encima disse, não há formula exata para ser da bem na F1, é uma conjuntura de fatores que determina o resultado. Pegar o acerto do carro de um companheiro de equipe e fazer melhor na corrida é um aproveitamento injusto partindo do principio que o mesmo não terá a vantagem conquistada com esforço. Nelson Piquet sabe muito bem o que é isso, durante sua passagem pela a Williams ele foi o grande responsável pelo desenvolvimento do carro, e mesmo assim a equipe trabalhou forte para favorecer Mansell, principalmente depois do afastamento de Frank Williams decorrido por um acidente perto de Paul Ricard o deixando paralítico. Queria ver você numa situação dessas, trabalhando duro para chegar em algum lugar e ver alguém se aproveitando de seu esfôrço para se dar bem. Coincidências ou não dali pra frente a equipe caiu bastante só se levantando com a chegada do talentoso Adrian Newey, que projetou talvez o melhor carro que a f1 já viu.

Ao Fernandão:
Você tá de brincadeira dizer que essa Mclaren é “pior” que as RBRs, falou se tanto em ritmo de prova e você me vem com uma dessas? Tiram as duas primeiras provas a Mclaren andou com um forte ritmo durante as provas, as RBRs são sim mais velozes em treino, mas com tanque cheio as coisas se nivelam, principalmente porque os ingleses contam com um canhão que é o motor mercedes.

Volto a reiterar que não contesto o talento do Piloto Lewis Hamilton, alias o classifico junto com Kubica, Alonso e Vettel os melhores da modalidade, e espero que eles não deixem a f1 cair numa monotonia maior do que já é, só não gostaria de ver um piloto talentoso como ele se transformar num Jacques Villeneuve da vida, muito menos um Nagel Mansell que apesar de ser muito rápido e agressivo era destrambelhado demais.

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Toda essa discussão porque disse que Hamilton meteu bota no Alonso!!!

O volante com mais botões e mais possibilidades de ajustes no carro dificultam a pilotagem? Dificultam a adptação? O que dificulta é a falta de treino da F1 hoje em dia, mas na época em questão, 2007 isso não existia.

Acho que os pilotos hoje em dia tem facilidades demais, deveriam tirar todos os ajustes que eles fazem no carro durante a corrida com a ajuda da equipe e deixar a pilotagem mais natural. As diferenças de talento apareceriam mais claramente.

Fora que em concepção, os carros se parecem muito entre si também hoje em dia, não é mesmo? Tanto que foi possível Alonso adaptar o volante da Ferrari ao seu gosto.

Acho que é mais difícil para eles estudar todos os ajustes que podem ser feitos no carro, mas quando aprendem é lógico que é mais confortável pilotar hoje em dia.

Acho que alguns pilotos, independentemente de época, tem mais facilidades para adaptação. Alonso pode não ser um destes, não teve personalidade para encarar o desafio que Webber encara hoje em dia. Queria ser primeiro piloto.
O fato dele precisar de mais tempo para adaptar-se ao carro da McLaren na época não serve de desculpa para não ter suportado o ambiente dentro da equipe. Queria as facilidades que Vettel quer hoje, e fica difícil defender pilotos babacas assim.

Marcos
Marcos
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Finalmente em uma coisa concordamos, também acredito que as facilidades dada aos pilotos de hoje prejudica o espetaculo, gostaria de um carro não tão sensível como é os de hoje, é duro ter que ver um piloto poupando pneu antes das 20 voltas inicias

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Marcos

Pegar o ajuste do outro, claro que é eticamente discutível. Mas com ajustes iguais, o talento não aparece mais?

Não gosta de argumentos rasos. A questão em que você se meteu é sobre TALENTO. Você se meteu em relação ao que eu disse: Hamilton meteu bota no Alonso em 2007!

E foi isso mesmo!

E afinal, acho que a fase “Jerry” Lewis Hamilton já passou, ou você não percebeu? Hamilton não enfia mais os pés pelas mãos! Não precisa ficar receoso com isso!

Acha a categoria ultimamente monótona. Reclamo bastante disso. Meus argumentos são rasos, então apresente-se mais nos comentários faça com que eu me aposente mais rapidamente aqui, OK?

Marcos
Marcos
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Finalmente concordamos em um ponto, também não gosto das facilidades que os pilotos têm hoje em dia.
Também gostaria que os carros fossem menos sensíveis como é os de hoje.
É duro ter que ver um piloto poupando pneu antes das 20 primeiras voltas.

Marcos
Marcos
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Não quero enfiar meus argumentos goela a baixo de ninguém, até porque minhas palavras não são leis, são só opiniões.
Sobre essa história de acertos entre companheiros sempre ouve confusão e não é de hoje, a questão ética é que na maioria das vezes o piloto que têm o acerto copiado acaba sendo prejudicado por não receber as informações de volta. Foi o que aconteceu com o Piquet, os engenheiros de Mansell achava um acerto para ele e ainda copiava o setup do brasileiro sempre buscando beneficiar o inglês, juntando útil ao agradável e não repassando as informações para a equipe toda.
O sobre a fase de Hamilton, tomara que estejas certo, como disse antes, há vários exemplos negativos de pilotos que começaram na ápice e terminaram em baixa.

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Marcos

Então não diga mais: “vou ter que desenhar para você entender”, “argumentos galvanianos”, “raciocínio raso”.

Se você se dá o direito de ter opinião, não ofenda as pessoas com frases de efeito quando as outras pessoas derem as suas opiniões. Já cometi esse erro aqui mesmo nesta discussão também.

Nem eu acho que minha palavra é lei. Só que eu não sou dobrado facilmente.

Senna foi muito bem no teste com a Williams, vou procurar saber mesmo se os tempos de volta que ele marcou foram mesmo impressionantes. Que me lembre Frank disse não tê-lo contratado por que já tinha contrato com Lafitte e Rosberg.

Para perplexidade de todos, Senna foi muito rápido desde o inicio, mostrando rápida adaptabilidade ao carro. Com aproximadamente 10 voltas, Senna já tinha igualado o tempo de Jonathan Palmer, piloto de testes da Williams, que era de 61″7′. Nas 83 voltas que deu, ele baixou em 4 décimos o tempo recorde para carros aspirados, o melhor tempo de Senna foi 60″9′, tempo este conseguido 2 vezes em sequência, e ainda ele conseguiu dar mais 22 voltas com o tempo na casa de 61″.

Palavras de Frank Williams sobre os teste:

“Não precisávamos de pilotos naquela época. Tínhamos Laffite e Rosberg e estávamos satisfeitos com os dois. Keke já era campeão. Senna era ainda um novato. Não há mistério nenhum”

Fonte mais ou menos confiável.
Certas coisas que você disse serão bem aproveitadas por mim. Abs.

Marcos
Marcos
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Tudo bem, prosa encerrada!

Eric
Eric
13 anos atrás

Finalização do post genial hehehe

vitão
vitão
Reply to  Eric
13 anos atrás

Eric, o FG está contaminado pelo sarcasmo do sub-blog……

ags
ags
13 anos atrás

FG…é..pode até ser que o molgolide do bastião seje umpouco melhor..mas..a disputa é dura…não tem nem a carne nem o carvão..mas estão fazedno churrasco com a macacada,,,eu ainda acho que o webber boy..é mais zureta que o mongoloide o bastião….mas em todo caso vamos ver..o que irão aprontar os dois cabeça vermelha………………….

Cardoso Filho
Cardoso Filho
13 anos atrás

Será que Weber vai reclamar porque é um australianozinho.

Cranio
Cranio
Reply to  Cardoso Filho
13 anos atrás

O da Matta que o diga na época da Jaguar…

Mário Salustiano
Mário Salustiano
Reply to  Cardoso Filho
13 anos atrás

Da Mata nunca correu na Jaguar, voce deve ter tentado se referir a Luciano Burti que correu junto com Weber na Jaguar, uma breve consulta ao Marlboro Guide tira sua dúvida

Anderson
Anderson
Reply to  Cardoso Filho
13 anos atrás

Pizzonia que correu com Webber na Jaguar.

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
13 anos atrás

Tenho a impressão que a imagem do Vettel como campeão, e muito jovem ainda, é tudo que eles precisam para ganharem mais com ele, que sem dúvida será muito mais lucrativa a longo prazo do que com o Marcus Canguru. Mas é uma puta falta de sacanagem (sic) o que fizeram com o Weber.

Luis Felipe
Luis Felipe
13 anos atrás

O lance é o seguinte: a Red Bull é uma empresa de bebidas energéticas. Quem é melhor garoto propaganda para um produto como esse: o garotão Vettel, ou Webber?

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  Luis Felipe
13 anos atrás

desenha cara, quem sabe o pessoal entende,por acaso a redebull esta lá para enaltecer o esporte?business is business…

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
13 anos atrás

como eu sempre disse aqui neste blog, sempre haverá um que é o 1º piloto e um que é o 2º piloto (e olha que um par de blogueiros já me criticaram quando eu falo isso).

E o 1º piloto (como o próprio número diz) sempre terá preferência e um carro melhor.

o resto é balela!!!!!!

RCRG72
RCRG72
Reply to  Marcelo Martinez
13 anos atrás

Continuo achando errado a tal de preferência. Como o próprio FG escreveu no post, é sacanagem o que fizeram com o Webber. Principalmente por que vem metendo tempo no Vettelzinho.

Isso só serve para diminuir o Vettel(zinho). O pior é ele comemorando uma pole em que ele tinha vantagem aerodinâmica sobre Webber. Ele mesmo se diminui.

Se é assim desde o início dos tempos, então está errado desde o início dos tempos.

Williams
Williams
Reply to  Marcelo Martinez
13 anos atrás

Sempre houve e sempre haverá! seja pela competência, seja pela escolha da equipe ou seja pelos dois juntos!

karkara
karkara
Reply to  Marcelo Martinez
13 anos atrás

Errado? não existe certo ou errado não. Se a equipe quer priorizar um piloto… “problema” dela. Todas as grandes fazem isso.. então não tão fazendo nada de mais.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Marcelo Martinez
13 anos atrás

Esportivamente falando é errado.