917

SÃO PAULO (ritmo intenso) – Ainda não chegamos a esta categoria nas apurações de nossas eleições, mas é provável que o 917 tenha vencido como protótipo de Marcas mais bonito de todos. Enquanto isso, que tal uma olhadinha neste vídeo curtinho e lindo enviado pelo André Merguglio? Um tributo ao Porsche que vive em nossos corações.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
8 anos atrás
Zé Maria
Zé Maria
13 anos atrás

Simplesmenta o carro de corridas mais espetácular da história!!!

Cenas maravilhosas, a se destacar as de chuva em Spa e Brands, entre outras e a do famoso “Pink Pig”, mesmo de relance!!

E os pilotos, então!! Só gente de primeira linha, incluindo o Steve McQueen, que mesmo sendo ator por profissão, sempre guiou o fino!!

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Quem souber, discorde ou não, o Porsche 12 branco não era um pilotado por autríacos e conhecido como “long tail”? Esse carro foi o recordista de velocidade absoluta enquanto havia a reta sem chicanes passando dos 400 km/h, recorde que foi batido bem depois numa das últimas provas antes das chicanes.

Sal Chiappetta
Sal Chiappetta
13 anos atrás

Peguei a ideia do Antonio e identifiquei os mostrados pilotos do video – por favor ajudem a completar as lacunas. Obrigado!

0:08 – Brian Redman
0:10 – ?
0:13 – Jo Siffert
0:17 – Siffert (de costas)
0:21 – Gérard Larrousse
0:32 – Vic Elford, ?, Richard Attwood, Hans Herrmann, Rolf Stommelen (de lado, rosto encoberto)
0:40 – Siffert
1:07 – Larrousse, Elford
1:17 – Pedro Rodríguez
1:18 – Steve McQueen em cena do filme “Le Mans”, piloto não identificado passa na frente
1:42 – ?
1:48 – Redman
1:52 – ?
2:14 – Redman, Siffert

A ultrapassagem mencionada pelo Alessandro (1:24) é a largada dos 1000 km de Spa de 1970, com o Rodríguez e o Siffert se espremendo nos 917 da John Wyer Racing (Gulf) em Eau Rouge.

Antonio, concordo com você, a cena aos 1:14 parece mesmo ser o “aftermath” do acidente com o David Piper durante as filmages de “Le Mans”.

Abraços a todos!

antonio seabra
antonio seabra
13 anos atrás

Compilação de imagens interessante. As primeiras cenas mostram o 917 ainda com o pequeno vidro acima do parabrisas, depois abolido. nas fotos aparecem diveros piltos conhecidos, entre eles Redman, Siffert, Rodriguez, Larrousse e até Steve McQueen.
A cena do 917 partido ao meio me parece ser do acidente de David Piper durante as filmagens de 24 h de LM, no qual o piloto perdeu parte da perna.

Antonio

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  antonio seabra
13 anos atrás

Antonio, acho justamente que é o oposto, o pequeno vidro acima é posterior à estréia do carro, acho até que foi em Daytona 70 ou 71 que foi usado pela primeira vez!

Apenas para registrar, este carro foi realmente a mais fantástica máquina de corridas jamais contruida pelo homem!!

O lance do chassis tubular ser pressurizado para evidenciar qualquer trinca é realmente espetacular!!

Tem um site argentino muito bom que destrincha a história do mito em todos os detalhes!!

Nilton "Boca"
Nilton "Boca"
13 anos atrás

os últimos monstros sagrados …

galileu
galileu
13 anos atrás

NA CENA DA BATIDA, O STEVE DISSE: NÃO QUERO DUBLÊ, EU MESMO FAÇO, MAS FAÇO APENAS UMA VEZ, FOI LÁ E FEZ E DEPOIS DEVE TER IDO TOMAR BANHO E TROCAR A CUECA, O CARA ERABOM, DEMAIS, COMO ATOR E COMO PILOTO, QUEM NÃSO LEMBRA DAS TROCAS DE MARCHA NO MUSTANG EM BULLIT, QUANDO ELE PERSEGUIA DO DODGE CHARGER NA SUBIDA DE SERRA, ÉW PURA MUSICA, VRMMMM…VRMM…VRMMMMMM

José Antônio Cabral de Medeiros
José Antônio Cabral de Medeiros
13 anos atrás

Realmente os 917, em todas as versões, são incríveis. A um tempo atrás assisiti um programa chamado “ultimate cars” (se não me engano até o Emerson aparece) que elegia os melhore dez de cada categoria e os Porsches 917 “paparam” o título de melhor carro de corridas de todos os tempos.

Alessandro
Alessandro
13 anos atrás

A ultrapassagem aos 1:24 é dar frio na espinha.

Squa
Squa
Reply to  Alessandro
13 anos atrás

… é a melhor cena do vídeo.

Eric
Eric
13 anos atrás

Em um mundo “cheio de carros de corrida” esse é um pequeno tributo ao maior de todos os de corrida….insuperável.

Juro por tudo nesse mundo, se eu pudesse, compraria um lá fora, custe o que custar, para poder andar no templo de vez em quando.
Leia-se uns 2 milhões de euros…carai….

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Eric
13 anos atrás

Eric, seguinte:

Em primeiro lugar, bom ver você de volta, mesmo que apenas de vez em quando. . .

Segundo, como comprar um autentico não deve ser fácil, independentemente da bufunfa, existe uma réplica, veja bem, réplica americana muito bem feita, apenas que sem o famoso boxer flat 12.

Custa mais ou menos uns US$ 85K e dá para sediverit bastante!!!

Abraço e feliz 2011

Zé Maria ( da pizzaiada do Luizinho em São Vicente/2008)

PS: cadê o Belair?

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
13 anos atrás

Do tempo em que carros eram carros, pilotos eram pilotos e homens eram homens e sem essa frescura que se ve por ai hoje em dia !

SMaron
SMaron
13 anos atrás

Gomes, sem dúvida os Porches, todos eles eram lindos. Vc teria alguma foto do Ford J, uma retaliação da Ford à FIA que proibiu, forçada pela Ferrari, os motores 05 litros pq os GT 40 estavam papando tudo. Ford fez o J com 03 litros ganhou Le Mans e aposentou o carro. É por aí a história, ou não?
abração. Maron

antonio seabra
antonio seabra
Reply to  SMaron
13 anos atrás

Não é assim. SMAron. O Ford J era equipado com um big block de 7 litros, e uma carroceria no formato “breadvan”, algo como um teto reto até a traseira. Era feito pra ser muito bom de aerodinamica, mas o resultado foi justo o oposto: o carro tinha serios problemas de aerodinamica, que se manifestavam acima das 220 miha por hora, dificultando a dirigibilidade. Tina sido projetado com ajuda dos computadores (da epoca !) e estava previsto para atingir quase 250 milhas por hora (400 km/h) na reta de Hunaudieres e virar abaixo dos 3:30 em Le Mans, coisas que nunca acontcerem. O melhor temo do carro foi algo em trono de 3:35, e ia apenas um pouco acima dos 350 km/h. Como referenica os MKIIA viravam em 3.31 e ultrapassavam os 350 por hora na longa reta. Levado para um teste em Riverside, e pilotado por Ken Miles (que também era engenheiro e trabalhava no desenvolvimento dos carros da Ford), 2 meses depois da primeira vitoria da Ford em Le Mans, o carro acidentou-se em plena reta, matando Miles.
O projeto foi então abando nado pela Ford, sendo que o seu chassis em “honeycomb” foi aproveitado no projeto do MKIV, que acabou vencendo Le Mans no ano seguinte (67).
O Prototipo da Ford com motor 3 litros (Cosworth) era o P68, que era muito lindo, mas se mostrou um carro ruim, igualmente de dificil dirigibilidade, e ao que me consta, nunca venceu nada. Como curiosidade, Clark foi convidado pra pilotar o carro em sua estreia em Brands (ou Silverstone ?) em abril de 1968, e acabou desistindo por conta do imposto de renda ingles, preferindo ir pilotar um F2 em Hockenheim no mesmo fim de semana, quando acabou se acidentando e falecendo.

Antonio

jorge machado
jorge machado
13 anos atrás

o filme é maravilhoso,e a musica então? mas aquela ultrapassagem na descida da eau rouge com chuva?de ter gente naquela multidão que aida está em orgasmo.

galileu
galileu
13 anos atrás

simplesmente demais, depóis de grand prix, le mans foi o melhor filme de corridas já produzido, stvie macquem estava soberbo , a cena do acidente, quem sabe a historia?
tenho o filme e o video de como foi produzido, e o carro fantastico.