AMIGOS E IRMÃOS

FOTOJORNALISMO 2 TEMPOS from joaowainer.com on Vimeo.

SÃO PAULO (até dói de saudades) – Este vídeo chegou pelo Twitter. Foi feito por uma turma de trainees da “Folha”. É curtinho e possivelmente a maioria de vocês não vai se interessar demais, a não ser que tenham algum gosto específico por jornalismo. Mas me deixou muito emocionado. Trabalhei com toda essa turma: Jorginho, Murauskas, Fernando Santos, Tomizaki, Matuiti… E tantos outros heróis das lentes, os caras com quem mais aprendi na vida. O fotógrafo é a alma de um jornal.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edson Del Rio
Edson Del Rio
13 anos atrás

Fotografia como a alma de um veículo e a valorização da imagem nos atuais tempos de incerteza talvez mostre um caminho a ser seguido comprometido com a verdade e a informação.

Helio Jardim
Helio Jardim
13 anos atrás

Melhor post do ano! Fiquei super feliz em poder ver a matéria. Com 63, vivi intensamente as épocas. Parabéns, um ótimo Natal e Ano Novo pra vc e pra todos nós que acompanhamos seu blog, nascido timido e atualmente um sítio indispensável pra quem aprecia automobilismo e cidadania sem hipocrisia.
Abrax

Marcos Antonio
Marcos Antonio
13 anos atrás

Salve Flávio, jóia? Queria esclarecer uma curiosidade por gentileza. Sei que você simpatiza com o comunismo; bem como o PT. Gostaria de saber o porquê de você não gostar da revista Veja e do jornal Folha de SP. É pelo tipo de matéria; pelo modo como é escrita; se você acha que sempre são coisas tendênciais, etc? Ou você crê que em qualquer publicação sempre veremos mesmo que subjetivamente uma tendência política? Se puder esclarecer a curiosidade, agradeço.

É bem bacana o vídeo; isso faz lembrar que apesar de ter 3 câmeras digitais, ainda uso a minha Olympus OM40.

Abraço.

Egon Kniggendorf Jr.
Egon Kniggendorf Jr.
13 anos atrás

Sabe Flavio, sempre fui meuito de me colocar no lugar das pessoas na maioria das vezes. Sempre procuro interpretar as coisas procurando me colocar na ótica de quem viveu ou está sentindo aquilo naquele momento. Fico imaginando pra voce como deve ser interessante ver essas pessoas com quem trabalhou, teve amizade profissional ou até pessoal, falarem de um trecho de suas vidas em que voce viveu também… A chegada de novos tempos, novas tecnologias que impactaram seus trabalhos, novos comportamentos, enfim o passar dos tempos em todas as óticas possíveis!
E voce lendo e vendo esse vídeo e se lembrando assim como eles, como tudo passou rápido emudou tanta coisa.
Onde voce estava e era, e onde voce está e é hoje.
Muuito legal viver e “prestar atenção na vida”.

Abraço,

Rogério Leonardo
Rogério Leonardo
13 anos atrás

Os repórteres fotográficos merecem todo o respeito do leitor, mas a tal de Folha de São Paulo, já faz muito tempo que não sabe o que é jornalismo.

Inventa notícias ao bel prazer de seus interesses corporativos e manipula a verdade como ninguém.

Aliás, ver funcionários da Folha de São Paulo falando com pesar dos tempos da ditadura é de uma contradição sem tamanho, pois a “Folha da Tarde”, que pertencia ao grupo dos Frias, disponibilizava seus veículos (camburões) para o transporte de presos políticos para serem torturados pelo regime militar.

É muito legal ver jornalistas das antigas querendo mostrar serviço, mas sugiro que eles saiam deste jornal.

Cesar Eugênio Dias
Cesar Eugênio Dias
13 anos atrás

Ducaceta FG! a profissão não é fácil, mas são essas coisa que renovam o espírito.. Baita abraço

krlos
krlos
13 anos atrás

Emocionante!

Ricardo Abreu
13 anos atrás

O vídeo ficou muito bom. Parabéns aos seus produtores e principalemente aos fotógrafos que participaram do mesmo. Sem o fotógrafo, não é possível fazer jornalismo.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Legal o vídeo. Fotografia é um grande barato. Tô com uma máquina legal agora, tô aprendendo. É apaixonante!