QUASE, BIRD…

SÃO PAULO (erramos) – Vejam a mensagem que recebi do Rogério Artoni. Volto depois.

O motivo do meu email é um fato estranho que vi no Ristorante Cavallino (dentro do Ferrari World), em Abu Dhabi. Apenas uma sugestão de curiosidade para o seu blog… O elegante restaurante faz uma homenagem a alguns pilotos e coloca o Bird Clemente como um dos homenageados. O fato é que colocaram o nome do nosso grande piloto como “Bira Clemente”, um erro terrível, mas valeu a tentativa. Chico Landi também foi homenageado, mas esse com a grafia correta!

Seria lindo, se realmente tivessem se lembrado do Bird. Mas, na verdade, o piloto homenageado, Rogério, é Clemente Biondetti, italiano que fez relativo sucesso nos anos 30 e chegou a disputar um GP de F-1, em Monza, em 1950. O nome que vem antes do dele deve ser daquele príncipe Bira não-sei-das-quantas, do antigo reino de Sião, hoje também conhecido como Tailândia.

Se bem que a gente poderia trocar esse A do Bira por um D, não?

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Janus
Janus
13 anos atrás

Não sei se aí só tem ex-piloto da Ferrari (em diversas categorias, provavelmente), mas, alguém poderia me esclarecer quando (ou em que categoria) é que o Birabongse não-sei-do-que correu com um cavalinho na grade dianteira?

(e, só pra constar, não que isso seja muito impressionante prum cara cheio da grana como ele, mas é curioso que ele participou também de 4 Jogos Olímpicos como iatista).

Janus
Janus
Reply to  Janus
13 anos atrás

Esquece, tá certo, correu mesmo de Ferrari (125) em algumas corridas pré-1950.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Papo besta esse de esporte de rico, esporte de pobre. Esporte é coisa de quem se propõe a praticá-lo. Se o sujeito tiver determinação, chega a qualquer lugar, em qualquer esporte. Quando é que o ser humano vai aprender a cuidar de sua própria vida, canalizar sua energia para coisas produtivas, ao invés de ficar pixando os outros, achando justificativas para seus erros e fracassos? ISSO é coisa de pobre…de espírito.

Rogério Artoni
Rogério Artoni
13 anos atrás

Oi Flavinho!!! Nada como perguntar para quem conhece, não é mesmo? eu jurava que haviam escrito o nome do Brid errado. Não sei se fico feliz ou triste. Feliz por não terem escrito o nome errado e triste por não terem homenageado o piloto brasileiro. Valeu pela explicação!!! Forte abraço

Bira
Bira
13 anos atrás

Prá mim não interessa quem foi o tal, principe piloto ou o raio que o parta. E nem sei onde fica esta placa mas se nela está escrito Bira, é porque deve ser muito importante hahahaha

Pedro Navalha
Pedro Navalha
13 anos atrás

Ainda bem que essa espelunca metida a besta nem lembrou do Bird…

José Morelli
José Morelli
13 anos atrás

Mentira, tá tudo errado….nada a ver….o Bira em questão é o grande Bira do Jô Soares! Ele além de faraó do Egito, aborígene australiano, foi também um consagrado piloto da Ferrari!

luiz oliveira
luiz oliveira
13 anos atrás

E o Sommer antes do Bira é Raymond Sommer, piloto francês da Ferrari no final dos anos 40 e início dos 50.

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
13 anos atrás

Faltou o Moco, não?
Dizem que o Comendador tinha até foto dele em seu escritório.

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Vai sobra pra todo mundo:
Barão Von Trips: Gosto de futebol e de ver umas corridas em Interlagos, gosto de conversar com o Luiz Finnoti sobre carros antigos, , o Rubinho era um cara de classe média, o pai dele não tinha um pequeno comércio de material de construção? não moro em favela nem sou rico não exagere tanto, vai…
rubem rodriguez gonzalez: concordo sobre a caixa de diálogo, piorou meesmo.
julio Cesar Gaudioso: que baita história, valeu ! Se for mesmo verdade, o principe não merecia estar com seu nome lá.
O renato, é o Bira do programa do Jô ….

Victor
Victor
13 anos atrás

Epic fail para o cara o ilustríssimo Rogério Artoni.

Rogério Artoni
Rogério Artoni
Reply to  Victor
13 anos atrás

Putz foi mesmo…. mas eu não conheço tanto de Fórmula 1 assim também!!

roger.booyou!
roger.booyou!
Reply to  Victor
13 anos atrás

claro… sempre tem um babaca pra apontar o erro dos outros…
parabéns rogério pela foto, pela viagem, pela experiência em dubai e pela humildade.

josé Marinho
josé Marinho
13 anos atrás

Me tirem uma duvida, essa homenagem para alguns pilotos se refere apenas a ex-pilotos Ferrari ou outros estão na homenagem? Outra duvida o Bird pilotou pela Ferrari F-1?

Rogério Artoni
Rogério Artoni
Reply to  josé Marinho
13 anos atrás

Oi José Marinho. Apenas pilotos da Ferrari sim, pelo menos não lembro de nenhum nome que não tenha passado por outra equipe. Fiquei na dúvida quanto ao Mike Hawthorn, mas ele correu na Ferrari também.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Pelo menos seu Brid tá bem acompanhado!

Barão Von Trips
Barão Von Trips
13 anos atrás

avise ao Paheco rubem rodriguez gonzalez que automobilismo é esporte de rico , e vem ele com este papo radical de ofender os ricos só porque ele vive na pendura… Vá torcer pra futebol que é esporte das favelas e guetos , nunca existiu um piloto favelado e nunca vai existir ,deixa de ser bobo cara cai na real , estamos aqui falndo de FERRARI , BUGATTI etc…

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Barão Von Trips
13 anos atrás

Nooossa !!!!!!!!! o defensor dos bilionários oprimidos entrou em campo para defender a sua classe…….
Sai pra lá ô quebrado!!!!! eu torço para o que eu quiser e comento da forma que eu quiser , entendeu? só dei uma pequena aula de história para energúmenos iguais a você pedirem para alguém lêr e tentar entender quem era o princípe Bira, não preciso do google para saber disso, a minha origem é humilde mas a minha educação foi exemplar.
Berço entende? aquilo que o dinheiro não compra que é educação e princípios. pior para você que não recebeu na infância por falta de estrutura e não têm dinheiro para comprar agora, lido todo dia com empresários e eventualmente com quebrados que querem passar por empresários bem sucedidos, na minha atividade é necessário “felling” para discernir bem um do outro, e pelo seu linguajar vulgar e seu esnobismo tipico de “sete um” tá na cara a qual categoria vc se enquadra, vai para o ponto de ônibus pegar sua condução ou então abre o olho que B.A. tá dificílissimo de emplacar e tá dando uma cana redonda, vai procurar tua turma ô xarope!!!!!!!

Claudio
Claudio
Reply to  Barão Von Trips
13 anos atrás

O que exatamente é “felling”, teria a ver com líquido da vesícula biliar? Parece estar te tornando um tanto amargo …

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Barão Von Trips
13 anos atrás

Claudio, não tenho vesícula, provavelmente pelo seu critério educado, polido e doce é quem chama os outros de favelados e frequentadores de guetos. Típico de quem sai deles e têm amargas lembranças desse tempo….renegar o passado é foda…… um abraço para os meus amigos do gueto e da favela, julgo as pessoas pelo que elas são e não pelo que elas possuem, salvo a arrogância e a prepotência típica dos que não são nada, esse podem ir para o inferno agora mesmo.

Aos interessados entrem no link abaixo e começem a tomar um banho de civilidade e vê se começam a virar gente, nunca é tarde:

http://www.responsabilidadesocial.com/article/article_view.php?id=233

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Os dois juntos não têm cacife para limpar as sapatilhas do Bird Clemente, do italiano nada sei mas o tal do principe Bira era um condutor de elefantes bilionário em cima da miséria do seu povo e vivia nas altas rodas de playboys das decadas de 40 e 50 como Porfírio Rubirosa e o tal do Jorginho Guinle , vagabundo de carteirinha que torrou toda a sua fortuna comprando apartamentos de um milhão de dolares – valores corrigidos – para comer atrizes de Hollywood que os frentistas de posto de gasolina comiam de graça e as vezes ainda levavam algum para casa. Calcula-se que o idiota torrou um bilhão de dólares – valores corrigidos – e passsou pela vergonha de morrer na miséria e vivendo de favores. Ao contrário do que se alardeava , jamais foi dono do Copacabana Palace, esse pertencia ao ramo mais consequente da família. Só o sobrenome que era o mesmo. E voltando a vaca fria é nessa turma que se encaixava esse braço duro oriental.

PS. Caro FG, me desculpe mas a caixa de dialógos nesse formato novo ficou uma VERDADEIRA M…….., não sei se é só eu que acho, mas o modelo antigo era mais amigável, mais interativo e fácil de ordenar, o de agora diz que por exemplo existem 30 comentários e vc vai lá e só acha 15, a ordenação por páginas ao invés da opção de coloca-las todas e m ordem não existe e é confusa, a pagina 1 se repete na ultima pagina, horrível. acho até que a quantidade de comentários caiu vertiginosamente com o novo formato. pode ser só impressão minha mas que parece parece….. para mim foi down grade……

galileu
galileu
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

rubens, tirando acaixa de comentarios que fic ou confusa e nisto voce tem razão, seu8 comentario… de onde voce tirou tal sandice?

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

De uma entrevista do próprio Jorginho Guinle na Playboy se não me engano no começo dos anos 80 ou final dos anos 70, desde os dez anos de idade leio tudo que me cai nas mãos e não esqueço de nada. é um dom que eu tenho. não é pesquisa em internet, essa aí eu repassei o que o próprio J. Guinle falou.

julio Cesar Gaudioso
julio Cesar Gaudioso
13 anos atrás

O príncipe Birabongse do Sião, também conhecido como B. Bira, foi um destacado piloto dos anos 40-50. Ele ofereceu a Juan Manuel Fangio uma carona de Silverstone para Monza em seu avião particular, para participarem do GP italiano de 1952. Como seu carro quebrou no começo da corrida inglesa, foi-se embora sem levar Fangio, que se viu obrigado a dirigir a noite inteira através da Europa para, exausto largar e quebrar o pescoço, só voltando a pilotar um ano e meio depois. Não fosse isso e talvez Schumi não seria o único com tantos títulos.

Zeduardo
Zeduardo
13 anos atrás

Não, vc. “bolou as trocas”, um é Bira e o outro é Clemente Biondetti.

marcio ximenes
marcio ximenes
13 anos atrás

Como mandar algumas fotos prá vc?

galileu
galileu
Reply to  marcio ximenes
13 anos atrás

já canseoi de solicitar o endereço para mandar videos, ele ignora solenemente.

renato
renato
13 anos atrás

Não custaria nada avisá-los do engano e sugerir sua correção, né não??

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  renato
13 anos atrás

Caramba, o cara não lê o post?